Afisa-PR

EUA: surto de Salmonella resistente a antibióticos e contestado déjà vu como "política de segurança alimentar"

Lições a serem aprendidas: é preciso pode contar com uma fiscalização agropecuária pública plena e de excelência; é preciso valorizar o fiscal agropecuária público; é preciso contestar a inconstitucional e ilegal privatização em detrimento da fiscalização pública de produtos de origem animal — já levada a cabo em alguns estados, inclusive, no Paraná — e é preciso resguardar a segurança alimentar da população 

U.S.A.: Antibiotic-resistant Salmonella outbreak and contested déjà vu as "food safety policy" & Lessons to be learned: it´s necessary to have a full and excellent public agricultural inspection; It´s necessary to value the public agricultural inspector; It´s necessary to challenge the unconstitutional and illegal privatization to the detriment of public oversight of animal products — already put into practice in some states, including in Paraná — and it´s necessary to safeguard the food security of the population

Food Safety News Lawmaker says poultry

Crédito imagem: Food Safety News

 

A notícia Lawmaker says new outbreak shows USDA, poultry industry need to act (por Coral Beach) da Food Safety News de 18 de outubro de 2018, informa que 92 pessoas foram infectadas em virtude de um novo surto de Salmonella Infantis resistente ao tratamento tradicional com múltiplos antibióticos. Poucas horas depois desse surto, a deputada norte-americana Rosa DeLauro divulgou um comunicado onde solicita uma ação da indústria da carne, do  U. S. Departament of Agriculture (USDA) e do Congresso dos EUA para que este problema seja resolvido.

Segundo a notícia divulgada pela Food Safety News, DeLauro afirmou em seu comunicado que "Cinco anos atrás, escrevi uma carta com minha ex-colega, a falecida congressista Louise Slaughter, ao CDC [Centers for Disease Control and Prevention] e ao USDA sobre a mal administrada investigação e a falta de ação em resposta a uma cepa de [da bactéria] Salmonella resistente a antibióticos que contaminou os [à base de carne] produtos de frango do país. [À época] Foram infectadas 634 pessoas em 29 estados" e "Agora, cinco anos depois, o CDC informou ao público sobre outro surto de Salmonella resistente a antibióticos em [produtos derivados de carne de] frangos que vem acontecendo desde janeiro. [Este surto] Já afetou 92 pessoas, 21 das quais foram hospitalizadas. Isso é completamente inaceitável". O CDC em questão, sob o título Outbreak of Multidrug-Resistant Salmonella Infections Linked to Raw Chicken Products (surto de infecções por Salmonella resistente a múltiplos medicamentos associadas a produtos de frango cru), divulgou um Aviso de Investigação.  

DeLauro afirmou ainda que "O governo federal e a indústria avícola precisam levar esse problema a sério. Déjà vu [em alusão à resposta inaceitável dada pelo USDA aos frequentes surtos de Salmonella resistente a múltiplos antibióticos] não é uma política aceitável para lidar com a segurança alimentar. Precisamos ser proativos. As vidas das pessoas estão em jogo".

DeLauro pediu a seus colegas do Congresso dos EUA para que aprovem a Preservation of Antibiotics for Medical Treatment Act (lei de preservação de antibióticos para tratamento médico), que almeja proibir o uso de antibióticos de importância médica na criação de animais destinados à alimentação humana, a menos que eles sejam imprescindível para tratar suas reais doenças. "O uso excessivo de antibióticos no setor pecuário só piora esse problema, e já passou da hora de lidarmos com ele de frente, em vez de repassarmos repetidas vezes as mesmas questões", alertou DeLauro.

DeLauro, democrata de Connecticut, é a presidente da Congressional Food Safety Caucus (comissão parlamentar de segurança alimentar) e a líder democrata da Appropriations Subcommittee  (subcomissão de dotações), responsável pelo financiamento do CDC. Ela também é uma democrata sênior nas subcomissões de dotações, responsável pelo financiamento do USDA e da FDA.

No início deste ano, DeLauro assumiu o patrocínio da Preservation of Antibiotics for Medical Treatment Act que a ex-congressista Louise Slaughter defendeu durante o período que passou no Congresso nos EUA.

 

Resultados da atual investigação do surto de Salmonella resistente a antibióticos nos EUA

Segundo a notícia da Food Safaty News, a partir de 17 de outubro, 92 pessoas nos EUA foram confirmadas como portadoras de infecções causadas pela Salmonella Infantis mapeadas a partir de várias fontes, cujos derivados de carne de frango foram vendidos sob várias marcas comerciais. Nenhum recall de segurança alimentar foi iniciado.

As pessoas com confirmação de infecções espalham-se por 29 estados dos EUA e um terço delas exigiu hospitalização. Nenhuma morte foi relatada. Os pacientes confirmados têm datas de início da doença bacteriana a partir de 18 de janeiro e se estendem até 9 de setembro deste ano. Segundo a notícia, o Food Safety and Inspection Service (FSIS) (serviço de inspeção e segurança alimentar) vinculado ao USDA trabalha com o CDC na investigação desse surto de Salmonella.

Autoridades federais dos EUA entraram em contato com a indústria da carne de frango em relação às medidas que podem ser adotadas para reduzir a contaminação pela Salmonella. Segundo a notícia, o CDC afirmou que investigações e intervenções adicionais são tomadas para reduzir a prevalência dessa linhagem de Salmonella resistente a múltiplos antibióticos tanto na criação de frangos vivos como nos frigoríficos que processam carne de frango. Porém, prevê-se que doenças adicionais causadas pela Salmonella sejam confirmadas em parte devido à contaminação disseminada em granjas de criação e nos frigoríficos dos EUA.

De acordo com o relatório do CDC, "Das 54 pessoas entrevistadas, 48-89% delas relataram que prepararam ou se alimentaram de produtos derivados de carne de frango que foram comprados crus, incluindo frango moído, pedaços de frango e frango inteiro"; "Pessoas doentes relataram comprar muitas marcas diferentes de produtos [à base de carne] de frango cru de várias lojas. Além disso, uma pessoa adoeceu depois que os animais de estimação em sua casa comeram ração crua de frango. Outra pessoa doente vivia com alguém que trabalha em uma instalação que lida com frangos" e "A cepa [que causou o] de surto de Salmonella Infantis foi identificada em amostras de rações cruas de frango, de produtos crus de frango de 58 estabelecimentos de abate e/ou processamento e de frangos vivos. As amostras coletadas nos frigoríficos de abate e de processamento foram coletadas como parte dos testes de rotina do FSIS de acordo com os padrões de detecção de Salmonella".  

O sequenciamento genômico completo de isolados da bactéria Salmonella que foi encontrada em 43 dos pacientes e em 68 amostras de alimentos entre outros materiais, confirmaram que as infecções bacterianas são resistentes a múltiplos antibióticos tradicionalmente usados para combatê-las.

 

EUA: frigoríficos com "fiscalização" privada revelaram mais falhas na detecção de Salmonella na carne de frango

A notícia Privatized Inspection Plants Still Turning Out More Contaminated Chicken da Food & Water Watch de 18 de setembro de 2018, com base nos dados recentemente divulgados pelo Food Safety and Inspection Service (FSIS) do USDA, e informações asseguradas pela Lei de Liberdade de Informação (FOIA), possibilitou ao grupo de defesa do consumidor Food & Water Watch revelar que os frigoríficos de abate de frango que se converteram em "modelo de inspeção privatizado", chamado nos EUA de New Poultry Inspection System (NPIS), continuam a mostrar uma maior probabilidade de falhar no padrão de desempenho do governo para Salmonella do que as plantas que ainda usam o modelo público de inspeção agropecuária.

"Na época em que o NPIS foi proposto em 2012, as autoridades do USDA alegaram que o esquema de inspeção privatizado reduziria os níveis de patógenos em aves de criação. Parece que o oposto está acontecendo", disse Wenonah Hauter, diretora executiva da Food & Water Watch. "Alguns dos grandes participantes do processamento de [carne de] aves optaram por seguir a rota de ["fiscalização" privada] desregulamentação, e parece que eles não são confiáveis para se [auto]policiarem. É hora de o FSIS parar a conversão [da privatização] de qualquer outro frigorífico, porque os próprios dados deste Serviço mostram que o NPIS não entrega alimentos mais seguros".

"Na época em que o NPIS foi proposto em 2012, as autoridades do USDA alegaram que o esquema de inspeção privatizado reduziria os níveis de patógenos em aves de criação. Parece que o oposto está acontecendo", disse Wenonah Hauter, diretora executiva da Food & Water Watch. "Alguns dos grandes participantes do processamento de [carne de] aves optaram por seguir a rota de ["inspeção" privada] desregulamentação, e parece que eles não são confiáveis para se [auto]policiarem. É hora de o FSIS parar a conversão [da privatização] de qualquer outro frigorífico, porque os próprios dados deste Serviço mostram que o NPIS não entrega alimentos mais seguros".

Os frigoríficos que adotaram o NPIS possuem menos inspetores públicos do FSIS & USDA na linha de abate, e a maioria das tarefas de inspeção é transferida para os funcionários dos próprios frigoríficos. Sob inspeção pública, pode haver até quatro inspetores do governo designados para uma linha de abate com cada um deles responsável por avaliar até 35 carcaças de aves por minuto. Sob o NPIS, há apenas um inspetor do governo designado para a linha de abate e ele é responsável por inspecionar até três aves por segundo.

Em 14 de setembro, o FSIS publicou seus mais recentes dados regulamentares de testes de Salmonella para carcaças de aves por frigorífico.  De um total de 205 plantas de frango listadas, 189 plantas tinham dados suficientes para avaliar se elas atendiam ao padrão de desempenho de Salmonella. De acordo com os dados do USDA:

1 Trinta e quatro frigoríficos falharam no padrão de desempenho de detecção de Salmonella.

1.1 Dezesseis desses frigoríficos já haviam se convertido no sistema privatizado NPIS; mais dois estavam listados para futura conversão.

1.2 Dezoito das frigoríficos que falharam no padrão de desempenho de detecção de Salmonella estavam usando o modelo tradicional de inspeção.

2. Cinquenta e cinco frigoríficos de frango haviam se convertido no sistema privatizado NPIS a partir de maio de 2018.

2.1 Quase um terço das plantas privatizadas sob NPIS (29%) falhou no padrão de desempenho de detecção de Salmonella, em oposição a 13% das 134 plantas sob inspeção pública (sem o NPIS) que falharam neste padrão.

 

Bloqueio da carne de frango brasileira pela União Europeia teve como preocupação central a bactéria Salmonella

Conforme a notícia Poultry issues dominate European Commission Rapid Alert System for Food and Feed annual report do britânico Poultry World de 26 de setembro, de acordo com um relatório animal recém-publicado pelo European Commission's Rapid Alert System for Food and Feed (RASFF) da Comissão Europeia, os rechaços (notificações) nas fronteiras da União Europeia (UE) foram dominados pelos problemas encontrados na carne de frango e seus derivados.

O relatório final chamado The Rapid Alert System for Food and Feed 2017 Annual Report mostra que em 2017 o RASFF registrou 3.832 rechaços nas áreas de fronteiras, que visaram a segurança alimentar e a prevenção de riscos; destes, 942 foram classificados como "alerta", situação que estabelecia um risco grave para a saúde das pessoas e contra os quais foi necessária uma rápida ação da fiscalização agropecuária europeia.

Salmonella em carne de frango — Os tipos de risco que mais preocuparam a RASFF da Comissão Europeia vincularam-se à contaminação da carne de frango pela bactéria Salmonella. Em 2017, os rechaços de produtos à base de carne de frango contaminados por essa bactéria, além da contaminação do peixe-espada por mercúrio, foram os problemas mais frequentes relatado pelos controles oficiais de segurança alimentar nas fronteiras da União Europeia (UE). 

Resíduo do agrotóxico fipronil em ovos — O  RASFF também registrou um elevado número de rechaços relacionadas ao resíduo do agrotóxico fipronil em ovos, devido ao seu ilegal uso como "biocida". O problema do fipronil resultou na "troca mais intensa de informações" na história do RASFF e ajudou a rastrear e a remover os ovos contaminados com essa substância ilegal do mercado consumidor.

 

A Comissão Europeia, antes de eliminar 20 frigoríficos de carne de frango do Brasil, exigiu 100% de controles prévios para detecção de Salmonella

Conforme a notícia Exportação de carne: Comissão Europeia auditou o Brasil no início de 2018 desta associação de classe de 31 de julho, na Seção Antecedentes do relatório de auditoria DG(SANTE)2018-6460 efetuado pela Directorale-General for Health and Food Safety (DG)SANTE da Comissão Europeia foi descrito que a Polícia Federal desencadeou investigações na Operação Carne Fraca para descobrir irregularidades nos principais estados produtores de carne, envolvendo grandes FBOs (food business operators) e alegada corrupção entre servidores públicos. Esta situação levou a Comissão Europeia a realizar uma auditoria em maio de 2017, referente (DG(SANTE) 2017-6261. Esta auditoria identificou uma série de deficiências críticas, levantando sérias questões sobre não apenas a confiabilidade das garantias oferecidas pelos responsáveis brasileiros para abordar as recomendações anteriores de auditoria, mas mais geralmente sobre a credibilidade geral dos controles oficiais existentes e nas garantias fornecidas e atestadas em relação à carne e seus derivados que eram exportados à UE, que impediu a suspensão de todas as exportações de carne de cavalo; a suspensão da inclusão de novos frigoríficos autorizados para exportarem à UE e a exigência de 100% de prévios controles de detecção deSalmonella na carne de afrango, preparados de carne e produtos à base de carne para a exportação à União Europeia (UE).

A exigência de 100% de controle prévios de detecção de Salmonella em carne de frango e derivados — além da declaração adicional exigida — é descrita na Seção 5.7 [Recomendação nº 9 Relatório de Auditoria DG(SANTE)2017-6261 (Teste de Salmonella)], tópico 781. Mesmo com a exigência de 100% de controle prévios de detecção de Salmonella, o Food and Feed Safety Alerts (RASFF) da Comissão Europeia detectava que a carne de frango que era importada do Brasil apresentava alto índice de contaminação por este patógeno [Por outro lado, em notícia veiculada no Paraná, os responsáveis brasileiros garantiam que o frango brasileiro não tinha Salmonella (ndAfisa-PR)].

Conforme a notícia PF deflagra nova fase da Operação Carne Fraca contra fraudes laboratoriais do Jornal do Brasil de 5 de março de 2018, posteriormente à auditoria da Comissão Europeia de 2018, soubesse que "As investigações demonstraram que cinco laboratórios credenciados junto à pasta do governo, e setores de análises do grupo empresarial, fraudavam resultados de exames em amostras de seu processo industrial, informando ao Serviço de Inspeção Federal dados fictícios em laudos e planilhas técnicos." Com base na  notícia Operação Trapaça: tudo que você precisa saber do BeefPoint de 7 de março de 2018, "O alvo principal desta operação é a fraude nos resultados de análises laboratoriais relacionados ao grupo de bactérias Salmonella spp."

Diante da fraude nos resultados de análises laboratoriais vinculados à Salmonella, apurada durante da Operação Trapaça, não demorou muito tempo para que a UE publicasse seu Regulamento de Execução (UE) nº 2018/700 de 2018 que elimina 20 frigoríficos — 8 localizados no Paraná — que deixaram de se enquadrar no art. 12 do Regulamento (CE) nº 854/2014 e impedidos de exportar carne e produtos derivados à UE. O Estado do Paraná, líder na produção de carne de frango, é o maior prejudicado.

Em conclusão, não foi sem motivo, que o relatório anual The Rapid Alert System for Food and Feed 2017 Annual Report do RASFF elencou o Brasil como "top 10" de rechaços nas fronteiras da União Europeia (UE) por exportar de carne contaminada pela bactéria Salmonella.

 

É recorrente o problema da carne de frango exportada contaminada com Salmonella

Conforme a notícia segundo a notícia Brazil and Italy top country of origin for food recalls (por Joseph James Whitworth) da Food Qualit News de 28 de novembro de 2017, escrita com com base em informações da Stericycle Expert Solutions, no segundo trimestre deste ano o Brasil é o principal exportador de carne de frango alvo de notificações dos sistemas RAPEX e RASFF da Comissão Europeia, seguido de perto pela Itália. No terceiro trimestre deste ano — Q3 2017 & European Recall and Notification Index —, "o Brasil recebeu 85 notificações sendo 75 relacionados à carne de aves. A Itália ficou em segundo lugar com 84 avisos seguida da Espanha (49), Índia (48) e EUA (45)."

A notícia do Food Qualit News revela também — em comparação com os dados obtidos no segundo trimestre (Q2 2017 & European Recall and Notification Index) — que as notificações dos sistemas RAPEX e RASFF contra a carne avícola importada do Brasil "caíram de 223 para 137", fato que significou uma redução de 56,9%, porém, esta queda não foi suficiente para tirar o posto do Brasil de "top 10" dos rechaços da RASFF nas fronteiras da UE devido ao problema da carne de frango contaminada pela Salmonella.

 

FSA da Inglaterra revela níveis de bactérias resistentes a antibióticos na carne suína e de frango

Segundo a notícia FSA study reveals antibiotic-resistant bacteria levels in pork and chicken (por Joe Whitworth) da Food Safety News de 7 de setembro de 2018, a quantidade de resistência antimicrobiana (AMR) em bactérias encontradas em carne de porco e frango à venda no Reino Unido foi revelada por uma pesquisa feita pela Food Standards Agency (FSA).

A AMR foi detectada na proporção de todos os tipos de bactérias examinadas, com resistência às drogas clinicamente mais importantes, geralmente mais prevalentes em isolados de frango do que suínos.

No entanto, a FSA disse que o risco de adquirir infecções bacterianas relacionadas a AMR da carne de porco e de frango é baixo, desde que sejam preparados e manipulados higienicamente.

A pesquisa realizada em setembro e outubro de 2017 determinou a prevalência de AMR em bactérias patogênicas e indicadoras da condição higiênica da carne de frango fresco e congelado para venda, como aves inteiras ou porções e carne de porco moída à venda no varejo no Reino Unido. Quarenta amostras do estudo tinham um código de aprovação não-britânico, apenas cinco amostras de frango e nenhuma de porco era de fora da União Europeia.

Antibióticos são usados na agricultura para tratar ou prevenir doenças nos animais. Isso pode aumentar o risco de resistência antimicrobiana em bactérias ou organismos patogênicos no intestino dos animais ou no ambiente das fazendas de criação. A carne pode ficar contaminada com agentes patogênicos resistentes a antimicrobianos do intestino do animal durante o abate ou por contaminação cruzada no meio ambiente, enquanto frutas e vegetais podem estar contaminados pelo meio ambiente ou pela água de irrigação.

Uma revisão da AMR na cadeia alimentar pela FSA em 2016 constatou a falta de dados sobre a prevalência em alimentos produzidos na Grã-Bretanha, levando à dificuldade de monitorar tendências ou produzir avaliações de risco para a exposição dos consumidores.

Steve Wearne, diretor de política alimentar da FSA, disse que o surgimento e disseminação da RAM representa uma ameaça global significativa em termos de saúde pública e impacto econômico.

"Além de reduzir o uso de antibióticos nas fazendas, também precisamos entender o papel que os alimentos desempenham na AMR e trabalhamos com o Quadram Institute para entender como a resistência surge e como as bactérias resistentes sobrevivem e são transmitidas pela cadeia alimentar. O uso de antibióticos no setor de carne de frango diminuiu 82% entre 2012 e 2017 e o uso de antibióticos em porcos do Reino Unido caiu pela metade entre 2015 e 2017", disse ele.

 

________________

ponto 78 vinculado à auditoria DG(SANTE) 2017-6261 descreve que, em consequência das inconformidades constatadas na amostragem para Salmonella na carne de frango, a Comissão Europeia solicitou garantias adicionais, como a introdução de controles microbiológicos a 100% na pré-exportação de salmonelas para carne de aves, preparados de carne (todas as espécies) e produtos à base de carne (todas as espécies) exportados à UE. Estas garantias resultaram na introdução de um atestado adicional nos seguintes termos: "os produtos abrangidos pelo presente certificado sanitário foram sujeitos a amostragem e analisados ​​em conformidade com o Regulamento (CE) nº 2073/2005, antes da sua expedição. De acordo com estas análises pré-embarque, os produtos cumprem a legislação da UE."

Modificado em 6-12-2018 em 12:10

 

Matérias relacionadas:

15-2-2019 - Gazeta do Povo & China confirma taxa de até 32,4% sobre frango brasileiro, mas 'livra' algumas empresas [Setor produtivo brasileiro não admite que exista dumping nas exportações à China e promete contestar decisão dos asiáticos]

14-2-2019 - Gazeta do Povo & Anvisa proíbe venda de lotes de frango por suspeita de salmonela [Sintomas da infecção por salmonela incluem diarreia, febre acima de 38ºC e cólica; tratamento é indispensável, visto que a doença não passa sozinha (...) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e comercialização no país de vários lotes de carne de frango da marca Perdigão, da BRF, como consta no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 14. Conforme a Resolução 389, de 13 de fevereiro de 2019, publicada no DOU, a Anvisa considera e destaca na proibição o comunicado de 'recolhimento voluntário' encaminhado pela BRF (donas da marca Sadia e Perdigão), em decorrência da contaminação microbiológica por Salmonella enteritidis em diversos lotes de carne de frango produzidos pela unidade da cidade de Dourados (MS)]

 

 

 

14-2-2019 - Food Safety News & BRF launches massive fresh chicken recall because of Salmonella test results [BRF S.A. has recalled more than 450 tons of fresh chicken because of potential Salmonella contamination. Approximately 164.7 metric tons of chicken was destined to the Brazilian domestic market and 299.6 tons for international markets but the company did not say which countries. A total of 744 tons was distributed abroad but 445 tons has already been traced and blocked by BRF. Products were marketed domestically in Brazil’s states of Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina and São Paulo. The national recall represents less than 0.1 percent of the total BRF monthly production of chicken in Brazil]

 

 

6-2-2019 - Agro News & Carne de Frango: forte revés nas exportações em janeiro [Depois de fechar 2018 com um dos melhores resultados do ano, tanto em termos de volume como de receita cambial, as exportações de carne de frango iniciaram novo exercício registrando forte revés: comparativamente ao mesmo mês do ano passado, os embarques de janeiro de 2019 recuaram 15%, enquanto a receita foi 13% menor]

 

 

4-2-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & UE: novo escândalo da carne exige regulamentação mais rigorosa [Como fica o "autocontrole", ou seja, a privatização da fiscalização pública de produtos de origem animal? O governo do Paraná, através de portaria que introduz um "modelo" rejeitado pelo DIPOA do Ministério da Agricultura, na prática privatizou a fiscalização de produtos de origem animal nos frigoríficos que exigem a presença permanente de um fiscal agropecuário público & EU: New beef scandal requires hardest regulation & How is self-control, that is, the privatisation of public inspection of products of animal origin? The Government of Paraná state, through a ordinance that introduces a "model" rejected by the Ministry of Agriculture's  - DIPOA, in practice privatized the supervision of animal products in slaughterhouses that require the permanent presence of  agricultural inspector public]

2-2-2019 - Food Safety News & Closed Polish abattoir sent meat to 13 EU countries [Meat from a Polish slaughterhouse suspected of selling products from sick animals has been sent to at least 13 European countries. The abattoir in Kalinowo near the town of Ostrów Mazowiecka was secretly filmed slaughtering sick cows by Polish broadcaster TVN. It showed slaughter was carried out at night to avoid official veterinary supervision]

2-2-2019 - Sputnik & Europa alarmada: carne bovina contaminada da Polônia chega a Portugal e outros países [Portugal apreendeu e descartou cerca de noventa e nove quilos de carne bovina ilegal provenientes de um matadouro polonês antes de ser comercializada no mercado português]

 

 

1-2-2019 - RFI & França busca carne estragada vendida pela Polônia e distribuída no país [Produto comercializado por abatedouro clandestino teria sido exportado para dez países da União Europeia. Governo francês ainda não sabe se a carne chegou às prateleiras]

1-2-2019 - News24 & WATCH: Poland exported 5 500 pounds of meat from sick cows to EU [Poland sick cow slaughterhouse: meat from closed abattoir 'sold to nine EU countries'. Meat from a Polish abattoir at the centre of a scandal over slaughtering sick cows has been sold to nine other EU countries, Euronews has learned]

 

 

1-2-2019 - Monitor Mercantil & Depois do frango, a soja [Lobby do agrotóxico ganha espaço, e Rússia ameaça suspender importação]

 

 

31-1-2019 - Global Meat News & Polish sick cow slaughter triggers Scandinavian probes [Polish prosecutors have launched an investigation into illegal traffic and slaughtering of sick cattle after local journalists covertly filmed workers at a slaughterhouse in Ostrów Mazowiecka, in the country's central region]

 

 

29-1-2019 & Pig Progress & More reliability in Brazil's pig carcass inspection [Brazilian slaughterhouses will soon be required to use accredited external companies to hire assistants who can help and support government inspectors]

27-1-2019 - The Guardian & Secret filming shows sick cows slaughtered for meat in Poland [Undercover film raises fears of serious health risks from major EU exporting country]

 

 

26-1-2019 - TVN24 & Chore krowy trafiają do rzeźni i na nasze stoły. "Ludzie nie świnie, zjedzą wszystko" [W polskich rzeźniach od lat na masową skalę zabija się chore krowy. Jedząc ich mięso narażamy zdrowie i życie. W branży o tym procederze wiedzą wszyscy, ale liczy się tylko biznes. Bardzo opłacalny biznes. Pokazali to w swoim śledztwie dziennikarze "Superwizjera". Jeden z nich zatrudnił się w ubojni, do której trafiało chore bydło]

 

 

25-1-2019 - Food & Water Watch & Rubber Was Found In Meat The USDA Labeled 'Passed.' Did It Really Get Inspected? [Records Food & Water Watch obtained show a concerning amount of incomplete meat inspections by the USDA’s Food Safety Inspection Service — even before the government shutdown. So why is the meat still getting sold with the "Inspected and Passed" labels?]

24-1-2019 - Canal Rural & Tereza Cristina anuncia criação da Câmara Setorial de Carnes [O objetivo da ministra da Agricultura é construir uma frente fortalecida, que contemple diversos tipos de proteína animal (...) Ainda de acordo com o tuíte, Tereza Cristina falou sobre a adoção de medidas de autocontrole entre os frigoríficos. "O processo inicial é de vocês; vocês é que têm que cuidar, é que são responsáveis. Se a gente chegar numa auditoria e comprovar que tem coisa errada as punições serão mais fortes, caneta pesada", afirma a publicação no Twitter da pasta]

23-1-2019 - Food & Water Watch & "Inspected and Passed"? No, Despite What Labels Say [Documents Show Hundreds of Meat Plants – Including Two Involved in Recent Recalls – Had Inadequate USDA Staffing to Complete Inspections]

22-1-2019 - G1 & Arábia Saudita barra importação de frango de 5 frigoríficos brasileiros [Suspensão foi por 'critérios técnicos', diz a ABPA. Ao todo, 25 fábricas estão habilitadas para vender a carne para o país árabe, que é o maior comprador do Brasil]

22-1-2019 - Gazeta do Povo & Arábia Saudita veta frigoríficos brasileiros: "declarações de Bolsonaro não ajudaram" [Mais de 30 unidades frigoríficas brasileiras foram descredenciadas para exportação pela Arábia Saudita; empresário diz que Brasil precisa tratar melhor seus principais parceiros]

22-1-2019 - Sputnik & Arábia Saudita barra compra de carne do Brasil como retaliação por embaixada em Jerusalém [Maior exportador de carne de frango do Brasil, a Arábia Saudita suspendeu cinco frigoríficos da lista de exportadores brasileiros, no que pode ser o primeiro movimento de retaliação após o anúncio da transferência da embaixada de Tel Aviv para Jerusalém]

 

 

22-1-2019 - Folha de S.Paulo & Arábia Saudita importação de carne de frango de 33 frigoríficos do Brasil [Medida pode ser início de barreiras importas após transferência de frango de 33 frigoríficos do Brasil]

21-1-2019 - Poultry World & US: Poultrymeat recalls up 70% in four years [A consumer affairs group has found a huge rise in the amount of recalled meat in the United States, prompting calls for reform to the country’s food safety framework]

21-1-2019 - The Pig Site & Hazardous meat and poultry recalls nearly double, according to new report from US PIRG [USA - Increasing food recalls show flaws in current food safety systems]

21-1-2019 - The Poultry Site & Brazil shifting to self-monitoring of food, meat plants [BRAZIL (Reuters) - Brazil is moving toward a self-monitoring system for food processors, Agriculture Minister Tereza Cristina Dias said on Friday, including meatpackers still recovering from an inspection scandal that hurt trade with key markets]

21-1-2019 - GlobalMeat News & Brazil eyes self-monitoring systems for meatpackers [Brazil's agriculture minister Tereza Cristina Dias has revealed in an interview with international news organization Reuters tha the Brazilian Government is in negotiations to implement a self-monitoring for meatpackers]

 

 

s/d - United States Public Interest Research Group Education Fund (U. S. Pirg Education Fund) & How safe is our food? [Recent trends and case studies of recalls, and what they mean for our health]

18-1-2019 - Reuters & Ministra da Agricultura promete introduzir auto-controle em inspeção de frigoríficos

 

 

15-1-2019 - Agência Brasil & STF abre investigação contra políticos na Operação Carne Fraca [O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu 19 inquéritos para investigar políticos que foram citados em delações premiadas de investigados na Operação Carne Fraca, da Polícia Federal (PF), deflagrada em 2017. A ministra Cármen Lúcia será a relatora das investigações. Os detalhes das investigações não foram divulgados porque estão em segredo de Justiça. Há dois anos, a Operação Carne Fraca revelou o envolvimento de ex-fiscais do Ministério da Agricultura em um esquema de liberação de licenças e fiscalização irregular de frigoríficos por meio do recebimento de vantagens indevidas. Em 2017, as investigações levaram a União Europeia a proibir a importação de carne de frango de pelo menos 20 frigoríficos brasileiros. Empresas investigadas foram acusadas de fraudar resultados de análises laboratoriais relacionados à contaminação pela bactéria salmonella pullorum]

 

 

12-1-2019 - Pig Progress & Interview: What to expect from Brazil’s new ag minister [As of this month, the Bolsonaro administration has taken power in Brazil. In the new right-wing government, Tereza Cristina has been appointed minister of agriculture, livestock and supply. Key themes will be deregulation, self-inspection and investments]

3-1-2019 - Food Safety News & EU labs earn high marks on Salmonella typing test [A quality control test on Salmonella typing has revealed positive results among European laboratories. National Reference Laboratories (NRLs) of the 28 European Union member states were able to assign the correct name to 98 percent of the strains tested]

3-1-2019 - Reuters & Brazil meat exports slump on trade bans, logistics issues [Export sales by Brazilian meat processors lagged last year as trade bans and a domestic truckers’ strike weighed on their ability to serve major customers like Russia and the European Union, according to data released by trade group ABPA on Thursday]

 

 

24-12-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Irlanda: indústria da carne defende fiscalização agropecuária pública e regulamentação mais severa [Concorrência estrangeira da carne: indústria da carne irlandesa afirmou que está em vigência para a carne bovina um regime de fiscalização pública "que garante os mais elevados padrões de conformidade" exigidos pela regulamentação da União Europeia (UE); na Irlanda a fiscalização é pública e diária e os fiscais agropecuários do estado estão baseados em caráter permanente nos frigoríficos. Quem conquistará o comércio estrangeiro de carne: a "inspeção" privada auditada de vez em quando ou a fiscalização agropecuária pública, diária e feita por fiscais agropecuários do estado? & Ireland: Meat industry advocates public agricultural inspection and more severe regulation & Foreign meat Competition:  The Irish meat industry has stated that it is in the presence of a public inspection regime for beef "which guarantees the highest standards of conformity" required by the European Union (EU) regulation; In Ireland the inspection is public and daily and the public inspectors tax is based on a permanent basis in the refrigerators. Who will conquer the foreign trade of meat: The private "inspection" audited once in a while or the public agricultural supervision, daily and made by agricultural tax authorities of the state?]

22-12-2018 - O Estado de S.Paulo & Futura ministra quer acabar com inspeção diária em frigoríficos do País [Escolhida para comandar o Ministério da Agricultura, Tereza Cristina defende que cada produtor inspecione suas unidades]

22-12-2018 - Veja & Futura ministra quer o fim da inspeção diária em frigoríficos no Brasil [Tereza Cristina quer mudar processo de inspeção de carnes produzidas no país; atual ministro disse que medida vai contra exigência de comprador estrangeiro]

 

 

21-12-2018 - The Pig Site & Survey reveals UK consumers want ban on all 'illegal' food products after Brexit [Of the survey participants, 67 percent agree that food produced using methods prohibited in the UK should not be allowed into the country]

21-12-2018 - AgriLand & Carcass dressing standards 'properly applied across the board' [Meat Industry Ireland (MII) has defended the inspection and standards system in place in meat plants across the country, describing it as having a very high level of compliance and adding that it is set to be "further enhanced" as of January 1. The representative group released a statement in response to the Department of Agriculture, Food and the Marine publishing a list of meat factories which were guilty of excessive carcass trimming this evening (Friday, December 21)]

19-12-2018 - Food Safety News & Austria investigates increase in Salmonella cases [Austrian authorities are investigating an increase in cases of Salmonella Coeln. In August and September, cases caused by the pathogen Salmonella Coeln cluster type (CT) 1768 occurred in several Austrian provinces.The Austrian Agency for Health and Food Safety (AGES) said the accumulation of infections indicates a possible transmission through food but there is currently no indication as to the source of the outbreak]

12-12-2018 - European Food Safety Authority (EFSA) & Zoonotic diseases: progress has stalled [There were only minor fluctuations in reported cases of three main zoonotic diseases in the EU last year compared to 2016. The number of reported cases of salmonellosis and campylobacteriosis has remained stable over the past five years, although listeriosis continues to rise. After several years of decline, salmonellosis cases in the EU have flattened out. In 2017 the number fell slightly from 94,425 to 91,662 but the downward trend that began in 2008 has stalled in recent years. These are the main findings of the annual report on trends and sources of zoonoses published today by the European Food Safety Authority (EFSA) and the European centre for Disease Prevention and Control (ECDC)]

4-12-2018 - Food Safety News & G20 side deal re-establishes raw beef trade between U.S. and Argentina [(...) "Although Argentina has been eligible to export cooked and ready-to-eat processed beef products to the United States, it has not been eligible to export raw beef products for several years," according to the U.S. Department of Agriculture’s Food Safety and Inspection Service (FSIS). "Upon completion of an audit of Argentina's inspection system for beef slaughter and further processing, FSIS reinstated Argentina’s raw beef equivalency and has determined Argentina as eligible to export raw beef to the U.S. from cattle slaughtered on and after Nov. 27, 2018"]

1-12-2018 - El País & Agrotóxicos: ameaça à soberania econômica nacional [O chamado PL do Veneno, que fragiliza o processo de registro e de controle do veneno agrícola, pode comprometer a posição brasileira na disputa por mercados. (...) Em 2017, outro importante segmento do agronegócio foi abalado por denúncias que expuseram a fragilidade do nosso controle sanitário. A operação "Carne Fraca" levantou preocupações com conflitos de interesses e deficiências no processo de fiscalização. Os importadores endureceram os testes e ampliaram os lotes de produtos rejeitados. Mais do que os prejuízos econômicos imediatos – China, Chile, Coreia do Sul e União Europeia suspenderam importações –, a fraude e a desconfiança em relação à fiscalização puseram em xeque a qualidade dos nossos produtos, reduzindo mercados (...)]

26-11-2018 - Gazeta do Povo & Juiz condena chefe do esquema da Carne Fraca em Londrina e mais dez pessoas [Entre os condenados também está o delator do esquema, Daniel Gonçalves Filho, ex-fiscal do Ministério da Agricultura]

26-11-2018 - G1 & Justiça condena 11 pessoas em nova sentença da Operação Carne Fraca [Processo apurou núcleo em Londrina, no norte do Paraná, onde, de acordo como MPF, fiscais do Mapa receberam propina para beneficiar empresas da região. A Justiça Federal condenou, nesta segunda-feira (26), 11 pessoas em uma nova sentença da Operação Carne Fraca – que apura irregularidades no âmbito da Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Paraná (SFA/PR), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O processo apurou o pagamento de propina, entre 2014 e março de 2017, por empresários do ramo de produtos de origem animal, para servidores do Mapa que atuavam na Unidade Técnica Regional de Agricultura (Ultra) de Londrina, no norte do Paraná, de acordo com o Ministério Público Federal (MPF). Segundo o MPF, os empresários pagavam propina aos servidores públicos para evitar fiscalizações ou então para que irregularidades nas indústrias fossem ignoradas]

 

 

19-11-2018 - Agência Brasil & Secretário defende manutenção de programas da Agricultura [(...) O foco da apresentação será a proposta sobre uma nova forma de inspeção de carnes, elaborada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), utilizando escâneres e sistemas de inteligência artificial para identificar eventuais problemas e doenças. Hoje o trabalho é feito por fiscais. Segundo o secretário-executivo do ministério, Eumar Novacki, Tereza Cristina sinalizou interesse na iniciativa (...)]

s/d - Food Integrity Campaign & Stop Trump's Pork Rule

s/d - Food Integrity Campaign & Chemical Hazards in Meat and Poultry Processing [It is routine industry practice to use chemicals to reduce pathogens in meat products, and in poultry products particularly. FIC finds, however, that use of these chemicals can cause more harm than good]

15-11-2018 - Food Safety News & USDA won’t name turkey plants, despite 164 illnesses and 1 death [In its most recent update, the CDC reported 164 people across 35 states have been confirmed infected with the relatively rare and virulent strain of Salmonella Reading. At least 63 have been admitted to hospitals. One person has died]

15-11-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & EUA: trabalhadores dos frigoríficos de frangos temem ferimentos e o USDA/FSIS quer mais rapidez na linha de produção e privatização [Nos EUA, o aumento da velocidade na linha de produção de 140 para 175 carcaças por minuto nos frigoríficos de frangos reverteria os esforços dos defensores dos trabalhadores e do bem-estar animal. Além do aumento da velocidade na linha de produção, o USDA/FSIS propõe a privatização da fiscalização pública de produtos de origem animal & U.S.: Chicken slaughterhouse's  workers fear injury and USDA/FSIS wants faster on production line and privatization & In the U.S., the increase in speed in the production line from 140 to 175 carcasses per minute in chicken slaughterhouses would reverse the efforts of workers' defenders and animal welfare. In addition to the increase in speed in the production line, the USDA/FSIS proposes the privatization of public inspection of products of animal origin]

12-11-2018 - Farmers Guardian & Poultry sector wants to invest but UK farmers 'petrified' of trade deal with US [Preparing for the future was the key theme at the Egg and Poultry Industry Conference this week in Newport, South Wales.  And farmers were 'petrified' by the idea of a trade deal with the US which let in chlorinated chicken, according to NFU poultry board chairman Thomas Wornham]

11-11-2018 - Meat + Poultry & Police probe ensnares Joesley Batista [Police in Brazil arrested Joesley Batista, a controlling shareholder in global meatpacker JBS S.A., as part of an investigation into an illegal campaign finance scheme and bribes paid to officials in the Chamber of Deputies and Brazil’s Ministry of Agriculture]

10-11-2018 - Food Safety News & Federal Police again arrest JBS shareholder Joesley Batista in Operation Carwash

9-11-2018 - Uol & Supermercados usados pela JBS pagaram propina em dinheiro vivo até dentro de caixa de sabão, diz PF [O esquema envolvendo a JBS e políticos investigado na operação deflagrada nesta sexta-feira (9) utilizava duas redes de supermercado de Minas Gerais para fazer o repasse de recursos ilícitos, segundo a PF (Polícia Federal) (...)]

9-11-2018 - D & W & PF prende Joesley Batista e dois ex-ministros da Agricultura [Polícia Federal apura atuação de "organização criminosa" na Câmara e no Ministério durante governo Dilma, envolvendo JBS e políticos do MDB. Joesley já havia sido preso em setembro do ano passado]

9-11-2018 - Agência Brasil & Joesley é suspeito de ter praticado obstrução de justiça [PF diz que empresário omitiu e ocultou fatos. O empresário Joesley Batista foi novamente preso por suspeita de ter praticado obstrução de justiça. A informação é da Polícia Federal de Belo Horizonte, responsável pelas investigações de um esquema de corrupção que envolveria a Câmara dos Deputados, o Ministério da Agricultura e a JBS, grupo do qual Joesley é um dos donos. O Tribunal Regional Federal (TRF1) da 1º Região, que expediu os mandados, classificou como provisória a prisão de Joesley]

9-11-2018 - InfoMoney & Joesley Batista é preso por suposto esquema de corrupção no Ministério da Agricultura [O ex-executivo da J&F Ricardo Saud foi solto em março e também é alvo de mandado de prisão, mas está fora do país. (...) Com o desenrolar das investigações foi descoberto ainda um esquema de pagamento de vantagens indevida a altos dirigentes do Ministério da Agricultura por parte da grande empresa do ramo alimentício, com a produção de legislação e atos normativos que beneficiavam a essa grande empresa]

9-11-2018 - Rede Brasil Atual & Futura ministra da Agricultura admite que mantém negócios com a JBS [Tereza Cristina afirmou que tem participação em propriedade que arrendou ao frigorífico dos irmãos Batista e que recebeu, "indiretamente", recursos da empresa para sua campanha. A deputada, indicada pela bancada ruralista para assumir a pasta, também assumiu ter recebido recursos do frigorífico, mas de forma indireta. "Eu não tive doação da JBS direta para mim, foi via, se não me engano, dois parlamentares do meu Estado", conta. Cristina também afirmou que não sente desconforto em assumir o ministério].

9-11-2018 - Jornal do Brasil & PF prende Joesley e vice-governador de Minas na Operação Capitu [Segundo a PF, um deputado federal da Paraíba à época dos fatos teria recebido R$ 50 mil do grupo como contrapartida, em decorrência da tentativa de promover a federalização das inspeções sanitárias de frigoríficos por meio de uma emenda, cujo objeto tinha natureza totalmente diversa do escopo da medida provisória nº 653/2014 na qual foi inserida]

9-11-2018 - Agência Brasil & Operação Capitu: Joesley Batista, da JBS, é umd os presos [Segundo as investigações, havia um esquema de arrecadação de propina dentro do Ministério da Agricultura para beneficiar políticos do MDB, que recebiam dinheiro da JBS, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, em troca de medidas para beneficiar as empresas do grupo] 

9-11-2018 - R7 & PF prende Joesley Batista em desdobramento da Lava Jato [Andrade chefiou a pasta da Agricultura de 2013 até março de 2014. As investigações apuram suposta fraude envolvendo doações irregulares por uma empresa de processamento de proteína animal para políticos e partidos]

9-11-2018 - Correio Braziliense & Operação da PF prende Joesley Batista e vice-governador de MG [A Operação se baseou em delação de Lúcio Bolonha Funaro – doleiro ligado ao MDB – sobre supostos pagamentos de propina a servidores públicos e agentes políticos que atuavam direta ou indiretamente no MAPA em 2014 e 2015. A organização criminosa atuava na Câmara dos Deputados e no MAPA e era formada por empresários e executivos da JBS]

9-11-2018 - G1 & PF prende vice-governador de MG, Joesley Batista e Ricardo Saud em investigação sobre suposto esquema na Agricultura [De acordo com as investigações, Antonio Andrade teria beneficiado a JBS com decretos quando era ministro da Agricultura, no governo Dilma. Ele teria determinado a regulamentação da exportação de despojos, a proibição do uso da ivermectina de longa duração – droga antiparasita – e a federalização das inspeções de frigoríficos. Um grupo empresarial de Minas Gerais teria pagado R$ 2 milhões pela regulamentação da exportação de despojos e R$ 5 milhões na proibição de ivermectina de longa duração] 

 

 

31-10-2018 - Food Safety News & EU labs take part in Salmonella typing assessment; almost half use WGS [The first molecular-typing based cluster analyses at the European level has shown “very high performance,” according to the European Centre for Disease Prevention and Control]

31-10-2018 - Reuters & Rússia vai retirar restrições a importações de carnes suína e bovina de 9 fornecedores do Brasil [O órgão regulador de segurança na agricultura da Rússia disse nesta quarta-feira que permitirá importações de carnes suína e bovina de nove fornecedores do Brasil a partir de 1º de novembro, incluindo um frigorífico da Minerva Foods e outro operado pela processadora de alimentos de capital privado Aurora Alimentos]

31-10-2018 - Sputnik & Rússia retira embargo a carne suína e bovina do Brasil [O Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) avaliou as medidas tomadas pelo lado brasileiro quanto à eliminação das violações identificadas quanto ao uso de ractopamina na alimentação do gado, além de resultados dos estudos laboratoriais de produtos fabricados por empresas nacionais]

30-10-2018 - Food Safety News & Study identifies rate of outbreaks linked to produce in Brazil [Almost 3,000 people fell ill and nearly 350 were hospitalized in 30 produce-related outbreaks over a six-year period in Brazil, according to researchers. The study published in Food Quality and Safety identified foodborne outbreaks associated with fruit and vegetable consumption in Brazil from 2008 to 2014. They resulted in 2,926 illnesses, 347 hospitalizations, and no deaths]

26-10-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Segurança alimentar: alimentos inseguros custam US$ 110 bilhões por ano aos países de baixa e média renda [Estudo do Banco Mundial: seu economista agrícola líder e co-autor do estudo, Steven Jaffee, afirmou que os governos dos países de baixa e média renda — caso do Brasil, citado nesse estudo — precisam ser mais inteligentes para investir em segurança alimentar e monitorar o impacto das intervenções que fazem & Food security: Unsafe food costs US $110 billion per year to low and middle-income countries & World Bank Study: it´s leading agricultural economist and co-author, Steven Jaffee, said the governments of the low-and middle-income countries — the case of Brazil, cited in this study — need to be smarter to invest in food security and Monitor the impact of interventions that make]

25-10-2018 - Food Safety News & Unsafe food in LMICs costs $110 billion a year – World Bank [The impact of unsafe food costs low- and middle-income economies about $110 billion in lost productivity and medical expenses each year, according to the World Bank] 

20-10-2018 - Food Safety News & Almost 300 sick and one dead due to Salmonella in UK [Authorities in England and Scotland are investigating almost 300 cases and one death of Salmonella Typhimurium linked to lamb and mutton]

Outubro/novembro/2018 - Food Safety Magazine & Antibiotic-Free Production and Broiler Chicken Meat Safety

19-10-2018 - Estadão & Tudo sobre: Operação Carne Fraca

19-10-2018 - The Poultry Site & Salmonella infections linked to raw chicken products in 29 states [USA - CDC and public health and regulatory officials in several states have been investigating a multi-state outbreak of Salmonella Infantis infections linked to raw chicken products]

19-10-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & União Europeia (UE): novo relatório questiona modelo de criação intensiva de frango [Para o Eurogroup for Animals, um novo relatório da AgriBusiness Consulting, é "um argumento convincente para repensar completamente o modelo de criação intensiva de frango que predomina na União Europeia (UE) e que ameaça a saúde pública, polui o meio ambiente e pouco faz para respeitar o bem-estar animal". A criação intensiva de frango vincula-se à resistência de importantes bactérias a múltiplas substâncias antibióticas & For Eurogroup for Animals, a new report by AgriBusiness Consulting, is "a strong argument to completely rethink the intensive chicken farming model that predominates in the European Union (EU) and threatens public health, pollutes the environment and Little does to respect animal welfare." Intensive chicken breeding is linked to the resistance of important bacteria to multiple antibiotic]

19-10-2018 - Poultry World & Intensive broiler farming, rise in antimicrobial resistance [Intensive broiler rearing practices in the EU is contributing to the rise in antimicrobial resistance in bacteria of zoonotic importance, a new report has claimed]

18-10-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) EUA: surto de Salmonella resistente a antibióticos e contestado déjà vu como "política de segurança alimentar" [Lições a serem aprendidas: é preciso pode contar com uma fiscalização agropecuária pública plena e de excelência; é preciso valorizar o fiscal agropecuária público; é preciso contestar a inconstitucional e ilegal privatização em detrimento da fiscalização pública de produtos de origem animal — já levada a cabo em alguns estados, inclusive, no Paraná — e é preciso resguardar a segurança alimentar da população & U.S.A.: Antibiotic-resistant Salmonella outbreak and contested déjà vu as "food safety policy" & Lessons to be learned: it´s necessary to have a full and excellent public agricultural inspection; It´s necessary to value the public agricultural inspector; It´s necessary to challenge the unconstitutional and illegal privatization to the detriment of public oversight of animal products — already put into practice in some states, including in Paraná — and it´s necessary to safeguard the food security of the population]

18-10-2018 - Food Safety News & Lawmaker says new outbreak shows USDA, poultry industry need to act [Five years after U.S. representatives wrote to the USDA about the agency’s “unacceptable” response to Salmonella outbreaks traced to chicken, one of the lawmakers says déjà vu is not acceptable as a food safety policy]

16-10-2018 - Eurogroup for Animals & New report demonstrates detrimental impacts of intensive broiler chicken farming on public health and the environment, besides animal welfare [A new report of AgriBusiness Consulting makes a compelling case for a complete rethinking of the industrial intensive chicken production model that predominates in the EU and that threatens public health, pollutes the environment, and does little to respect animal welfare]

16-10-2018 - Food Safety Magazine & Being the Third Eye in a Plant with a Problem - Listeria, Salmonella, Extraneous Materials, or Worse?

17-10-2018 - Food Safety News & Raw chicken sickens 92 with antibiotic-resistant Salmonella [Federal official are investigating an outbreak of antibiotic-resistant Salmonella that has sickened at least 92 people and had been traced to raw chicken from multiple sources and sold under various brands]

15-10-2018 - Estadão & PF indicia Abilio Diniz por estelionato e organização criminosa [Delegado Mauricio Moscardi, da Polícia Federal em Curitiba, atribui também ao empresário crime contra a saúde pública e o de falsidade ideológica nos autos da Operação Trapaça]

 

 

12-10-2018 - Food Safety News & More retail locations disclosed in 6.9 million pound JBS ground beef recall

11-10-2018 - Consumer Reports & Why Is Ground Beef Making People Sick? [There have been two huge recalls in the past month. Here's what's going on]

5-10-2018 - Reuters & JBS sued by Kentucky woman over ground beef in salmonella recall [A Kentucky woman is suing the U.S. arm of Brazil’s JBS SA, alleging she was hospitalized after consuming ground beef produced by the company that was tainted with Salmonella, according to a lawsuit filed on Friday in Arizona state court]

5-10-2018 - CNN & 6.5 million pounds of beef recalled due to salmonella outbreak

4-10-2018 - Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro) & Inspeção privada em indústrias ainda não decola no RS, diz reportagem do jornal Zero Hora

 

 

2-10-2018 - GaúchaZH & Inspeção privada em indústrias ainda não decola no RS [Até agora, apenas sete empresas aderiram ao novo modelo de fiscalização]

 

 

30-9-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Fiscalização de produtos de origem animal do Paraná: MAPA presta esclarecimentos à Afisa-PR [As opções de "gestão pública" em detrimento de parte da fiscalização de produtos de origem animal do governo do Paraná são equivocadas e possuem potencial para colocar em risco a segurança alimentar da população paranaense: o governo Richa nomeou o staff comissionado em turno para o órgão de fiscalização agropecuária do estado; o governo Borghetti o manteve & Inspection of products of animal origin of Paraná: map provides clarifications to AFIs-PR & The "public management" options to the detriment of part of the inspection of animal products of the Government of Paraná are misguided and have the potential to put in risk the food security of the Paraná population: the government of the Richa appointed the staff Commissioned in turn for the inspection of the State; The Borghetti government kept him]

28-9-2018 - Food & Water Watch & USDA To Allow Line Speed Increase from 140 to 175 Birds Per Minute Under Privatized Inspection Model ["Industry has been pressuring the Trump Administration to lift the line speed cap and to privatize inspection. This is a big industry win and a big loss for food safety." "Today, USDA's Food Safety and Inspection Service published a Federal Register Notice that will permit chicken slaughter plants that have adopted a privatized inspection model, the New Poultry Inspection System (NPIS), to increase their line speeds from 140 birds per minute up to 175 birds per minute (bpm). Despite past assurances by agency officials that this Federal Register Notice would be subject to public comment, today's Notice does not contain a public comment period." "This notice violates a provision of the final rule creating the NPIS. In that final rule, only 20 chicken plants that had been part of a pilot of the privatized inspection model were permitted to run their line speeds up to 175 bpm. All other plants that converted to NPIS could run their lines only up to 140 bpm]

28-9-2018 - Global Meat News & Poultry issues highlighted in EU food report [Poultry and relatec products were highlighted in the european Union annual report 2017 for the Rapid Alert Sustem for Food and Feed (RASFF)]

27-9-2018 - Food Safety News & Fipronil and Salmonella lead notifications in RASFF report [Fipronil in eggs and Salmonella in poultry meat from Brazil dominated information exchanges between European countries in 2017, according to the annual Rapid Alert System for Food and Feed (RASFF) report]

26-9-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Carne de frango com Salmonella: relatório do RASFF da Comissão Europeia elencou o Brasil como "top 10" de rechaços nas fronteiras da UE [Brasil: "Top 10 - number of notifications by country of origin". É preciso fiscalização agropecuária pública — credibilidade e confiabilidade — plena e de excelência. É preciso valorizar o fiscal agropecuário público & Salmonella Chicken meat: European Commission's RASFF report listed Brazil as "Top 10" of the EU's border bumps & Brazil: "Top 10-number of notifications by country of origin". It takes public agricultural inspection — credibility and reliability — full and excellent. It´s necessary to value the public agricultural inspector]

 

 

26-9-2018 - Poultry World & Poultry issues dominate European Commission Rapid Alert System for Food and Feed annual report [Poultry issues across Europe led to a large number of alerts recorded by the European Commission’s Rapid Alert System for Food and Feed (RASFF), according to its annual report, released this week]

24-9-2018 - Sustain & US farms still using antibiotics which are ‘crucial’ for human health [Meat sample tests show that powerful antibiotics which should be reserved for human health are being used on livestock farms across the US despite rules being brought in last year to limit their use]

19-9-2018 - The Guardian & Crucial antibiotics still used on US farms despite public health fears [Tests at meat packing plants show no reduction in drugs, a year after new rules to clamp down on overuse]

European Commission’s Rapid Alert System for Food and Feed (RASFF) & New publication: the 2017 RASFF annual reporter [The 2017 RASFF annual reports provides a profound insight into the activity of the RASFF in 2017. The data on the notifications by the Member States are analysed and presented by country, type of food and type of hazard]

18-9-2018 - Food & Water Watch & Privatized Inspection Plants Still Turning Out More Contaminated Chicken [“Some of the big players in poultry processing have chosen to go down the deregulation route, and it appears that they cannot be trusted to police themselves"]

 

 

16-9-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: a mudança de comando na DG(SANTE) da Comissão Europeia [Sem que se garanta plena credibilidade e confiabilidade —  que só a fiscalização agropecuária pública pode oferecer, para o desgosto dos neoliberais brasileiros —, o Brasil pode enterrar suas expectativas de "retomar a exportação" a pleno vapor de proteína animal para a União Europeia (UE). A intenção de privatizar a fiscalização agropecuária pública está absolutamente fora de cogitação & Opinion of the Direx: the change of command in DG (SANTE) of the European Commission to ensure full & Without credibility and reliability — that only agricultural public inspection oversight can offer, to the chagrin of the Brazilian neo-liberal —, the Brazil can bury their expectations of "resume export" the full blast of animal protein to the European Union (EU). The intention to privatize agricultural public inspection is absolutely out of the question]

11-9-2018 - Sputnik & Empresário agrícola russo: 'Mercado brasileiro é grande, mas não é chave' [A Rússia, sendo anteriormente grande consumidora de carne brasileira, continua fechada para as importações do país devido ao uso fragmentado de ractapamina nas rações. Quais são as chances deste embargo ser algum dia cancelado? E caso seja, será que as vendas ficarão no mesmo nível?]

 

 

10-9-2018 - Independent & Talks over trade deal with South Americans continue amid opposition from EU farmers [EU Commission officials are in Montevideo in Uruguay this week to reconvene the trade talks with the Mercosur trading bloc. EU resistance to open access to some Mercosur food exports remains a central obstacle to completing the long-delayed agreement that has been under negotiation since 1995. Brazil's Foreign  Minister recently said he did not see any chance of altering the quota offered by the EU commission for imports of Mercosur beef of 99,000 tonnes a year, which is less than the European offer made in 2004. But Mercosur insists on that quota entering tariff-free]

2-9-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & EUA: as perigosas drogas flagradas na carne [Como é tratada essa questão no Brasil? E no Paraná, onde os frigoríficos habilitados sob a chancela estadual operam com "fiscalização" terceirizada? A segurança alimentar da população é uma questão muito séria! É preciso fiscalização agropecuária pública (e não privatizada ou terceirizada) plena e de excelência. É preciso valorizar o fiscal agropecuário público & USA: the dangerous drugs found in meat is treated As this issue & in Brazil? And in Parana, where enabled refrigerators under the State certification operate with "oversight" outsourced? The food security of the population is a very serious issue! Agricultural surveillance is needed (and not privatized or outsourced) full and excellence. It is necessary to value the agricultural inspection]

2-9-2018 - Food Safety News & Publisher’s Platform: Isn’t it time to ban chicken poop from chicken?

s/d - Autoridade de Segurança Alimentar e Econômica da República Portuguesa & Relatório sobre o aumento invulgar de infeções humanas por Salmonella Mikawasima

1-9-2018 - Food Safety News & Rare Salmonella strain sickens 50 in five EU countries

31-8-2018 - The Poultry Site & One death in recent outbreak of Salmonella

31-8-2018 - Food Safety News & Audit finds Polish food companies’ tests for Salmonella ‘practically ineffective’

Feedback period 19 July 2018 - 16 August 2018 - European Commission & Certain methods for Salmonella testing and sampling in poultry

29-8-2018 - Foodnavigator & Commission mulls cut in maximum levels for nitrites and nitrates in meat [The European Commission ins considering lowering the maximum authorised levels for nitrites and nitrates in processed meat for health reasons, it has revealed] 

27-8-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: os fiscais agropecuários do Estado do Paraná, tratados como "menos iguais", são desvalorizados e injustamente remunerados [Fundamental e estratégica para o contexto socioeconômico do Estado do Paraná, sua fiscalização agropecuária pública é subvalorizada e precisa se desenvolver & Opinion of the Direx:  the agricultural inspectors of the state of Paraná, treated as "less equal", are devalued and unfairly remunerated & Fundamental and strategic for the socioeconomic context of the state of Paraná, its public agricultural inspection is undervalued and needs to develop]

25-8-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Concorrência da carne bovina e suína: pecuaristas dos EUA exigem a volta da Country-of-origin labeling (COOL) [O Brasil precisa de uma fiscalização agropecuária pública plena e de excelência — e aprender a valorizar seus fiscais agropecuários públicos —, pois a reabertura do mercado de carne bovina in natura para os EUA vincula-se à adoção de semelhantes padrões de segurança alimentar; e caso a COOL volte a vigorar para a rotulagem de carne bovina e suína, os consumidores norte-americanos precisarão confiar na segurança alimentar da carne “made in Brazil” & Competition from beef and swine: U.S. ranchers demand about the Country-of-origin labeling (COOL) & the Brazil needs a full and public agricultural inspection of excellence — and learn how to enhance their agricultural public inspectors — because the reopening of the fresh beef market  for the U.S. binds to the adoption of similar food safety standards; and if a COOL back in force for the labelling of beef and swine, American consumers will have to trust on food safety of meat "made in Brazil"]

23-8-2018 - CNBC & UPDATE 2-Brazil meat sector reels from trade bans, transport woes

18-8-2018 - Food Safety News & Irish food safety officials unveil strategy to better protect public [(...) The Minister for Agriculture, Food and the Marine, Michael Creed launched his department’s strategy 2018-2020 to stakeholders in the agri-food sector and regulatory partners from government and state bodies last month. (...)]

 

 

18-8-2018 - Sputnik & Altos e baixos: o que atrapalha reabertura do mercado russo para carne brasileira?[A dinâmica do comércio bilateral russo-brasileiro parece estar passando hoje em dia tanto por subidas como por quedas em diferentes áreas. Pelo menos foi essa a impressão que dá a conversa da Sputnik Brasil com Yulia Melano, porta-voz do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia, Rosselkhoznadzor (...) Em um comentário oficial para a Sputnik Brasil, a representante reconheceu que o lado brasileiro apresentou uma série de materiais, porém, eles foram considerados como "inconsistentes" pela parte russa. "Até que nossos colegas façam o trabalho necessário, não poderemos sair deste impasse", explicou. "De fato, aquelas respostas evasivas, não posso chamar de outro modo aqueles materiais que nossos colegas nos apresentaram, não têm nenhum conteúdo substancial no que se trata da investigação que eles formalmente tiveram e, infelizmente, não deixam claro como a ractopamina surgiu naqueles produtos", especificou a interlocutora da agência]

15-8-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da DIREX: Arruda, Cida e Ratinho Jr. e a fiscalização agropecuária do Paraná [Para que os produtos da agropecuária tenham garantia, confiabilidade e credibilidade, é estratégico e de fundamental importância contar com uma fiscalização agropecuária pública real, autônoma, plena e de excelência. E para manter a garantia, a confiabilidade e a credibilidade, a fiscalização agropecuária deve ser pública e não ser prejudicada pela inconstitucional e ilegal privatização ou terceirização]

15-8-2018 - Food Safety News & More people sick in Salmonella outbreak traced to raw, frozen chicken products

15-8-2018 - Global Meat News & Brazilian poultry refused entry by key international markets [Brazilian poultry has had another after 10 consignments of frozen chicken were rejected by border controls in the UK, the Netherlands and Germany]

 

 

15-8-2018 - Global Meat News & Brazil set to build bridges with EU over poultry import ban [Brazil's Ministry of Agriculture, Levestock and Food Supply (MAPA) ha pledged to change its relationship with the European bloc following its emotive call for Europe to end a ban on poultry imports]

8-8-2018 - Sputnik & Brasil pode retomar exportação de carne suína para a Rússia no fim do mês [O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Blairo Maggi, afirmou que as áreas técnicas do setor agropecuário de Brasil e Rússia finalmente ajustaram suas demandas para o restabelecimento das exportações de carne suína brasileira para o mercado russo, o que, segundo ele, pode acontecer até o fim deste mês]

8-8-2018 - Empresa Brasil de Comunicação (EBC) & Norma que determina a rastreabilidade de vegetais já está em vigor [Registro facilita identificar origem e percurso de frutas e hortaliças]

Feedback period 19 July 2018 - 16 August 2018 - European Commission & Certain methods for Salmonella testing and sampling in poultry

Junho/julho 2018 - Food Safety Magazine & The Costs of Foodborne Illness, Product Recalls Make the Case for Food Safety Investments [Let’s consider some statistics on the economic cost of foodborne illness in the United States, such as medical expenses and deaths, along with lost wages and economic productivity. A 2014 estimate from the U.S. Department of Agriculture placed the direct and indirect costs associated with illnesses caused by major foodborne pathogens at $15.6 billion per year. A more recent estimate from Ohio State University that covered all causes of foodborne illness, not just illness from the major foodborne pathogens, was at least $55.5 billion]

31-7-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Exportação de carne: Comissão Europeia auditou o Brasil no início de 2018 [Entre os dias 22 de janeiro a 5 de fevereiro deste ano, a Comissão Europeia auditou a fiscalização agropecuária efetuada pelo MAPA e seu DIPOA nos frigoríficos que na ocasião eram autorizados para exportarem carne à União Europeia (UE). Esta auditoria, em virtude das descobertas posteriores da Operação Trapaça, pode não ter sido decisiva para determinar a publicação do Regulamento de Execução (UE) 2018/700 & Export of meat:  European Commission audited the Brazil at the beginning of 2018 & From 22 January to 5 February this year, the European Commission audited the inspection effected by the MAPA and your DIPOA in slaoughterhouses which at the time were allowed to export meat to the European Union (EU). This audit, because subsequent discoveries of Cheating Operation, may not have been decisive to determine the publication of the implementing Regulation (EU) 2018/700]

31-7-2018 - Food Safety News & EU seeks public comments on draft regulation for Salmonella [The European Commission has called for feedback on the draft of a regulation concerning Salmonella testing and sampling in poultry]

30-7-2018 0 Food Safety Magazine & CDC: Norovirus, Chicken, Fish, and Dairy are Top Foodborne Illness Causes and Sources [Last week, the U.S. Centers for Disease Control and Prevention (CDC) released new data on foodborne illness in Surveillance for Foodborne Disease Outbreaks--United States, 2009-2015]

28-7-2018 - The Intercept Brasil & Algo no ar [Jessica adoeceu num abatedouro de aves. Agora ela expõe os problemas dos produtos químicos (...) Um agente alvejante sem cor com um forte odor avinagrado, o PAA é utilizado para esterilizar instrumentos médicos em hospitais. Nos últimos anos, quantidades cada vez maiores dele também vêm sendo utilizadas para remover bactérias das carcaças de frangos e perus, apesar das preocupações de fiscais da indústria de que respirar o PAA poderia colocar os trabalhadores em risco, principalmente quando combinado com cloro e outros tratamentos químicos]

27-7-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & IFA irlandesa pede que Comissão Europeia amplie proibição à carne bovina do Brasil [Concorrência internacional: Irish Farmers' Association (IFA) alega que o Brasil "não segue as regras de exportação" de carne bovina para a União Europeia (UE) & IFA asks European Commission Irish extend ban to beef from Brazil & international competition: Irish Farmers' Association (IFA) claims that Brazil "doesn't  follow the rules for export of beef" to the European Union (EU)]

27-7-2018 - Gazeta do Povo & Carne fraca: ex-chefe do Ministério da Agricultura no PR é condenado à prisão [Outros dois servidores foram condenados. Essa é a primeira sentença da operação que investigou denúncias de corrupção e fraude sanitária no mercado de carnes no país]

26-7-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Na OMC, Brasil pede o fim do bloqueio da carne: UE irredutível, exige garantias [A UE proibiu a importação de carne de 20 frigoríficos brasileiros de carne de frango e bovina em abril deste ano, após uma auditoria sobre o sistema de fiscalização de produtos de origem animal & At the WTO, Brazil asks the end to the blockade of the meat: irreducible EU, requires guarantees. The EU prohibited the importation of meat from 20 Brazilian poultry and beef slaughterhouses in April this year, after an audit of the chicken and beef meat inspection system]

25-7-2018 - Food Safety News & Brazil calls for end to European Union’s poultry restrictions

22-7-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & O Brasil é considerado um país-chave no mercado mundial de carne [Porém, o Brasil, ao invés de se preparar para se fixar cada vez mais e de se  manter com sucesso no mercado global de carne, optou por ser “colecionar” suspensões, embargos e bloqueios & Brazil is considered one of main in the world meat market & However, Brazil, instead of preparing to become more established and successful in the global meat market, chose to be a "collector" of suspensions, embargoes and blockades]

24-7-2018 - Central Única dos Trabalhadores (CUT) & Frigoríficos demitem em massa e são multados por descumprirem leis trabalhistas [Marfrig pode pagar R$ 5 milhões por danos morais coletivos pelo excesso de jornada imposta aos trabalhadores e a BRF S.A e sua subsidiária SHB estão impedidas de demitir em massa sem negociar com o sindicato]

20-7-2018 - Global Meat News & Meat industry adjusting to Russia countersanctions [The Russian and European Union (EU) meat industries are beginning to accept Russia's ban on meat and livertock as an ongoing fact, with Presidente Vladimir Putin extending the exiting embargo on imports of meat and other food products to Russia from western countries and allies until 31 December 2019]

19-7-2018 - Agência Brasil & Ministério da Agricultura demite servidores envolvidos na Carne Fraca [Servidores de Londrina já tinham sido afastados das funções. O ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) demitiu nesta quinta-feira (19) quatro servidores de Londrina (PR) envolvidos na Operação Carne Fraca. Outro funcionário, lotado na mesma unidade, foi suspenso das atividades por três meses. As sanções foram aplicadas em decorrência de processo administrativo disciplinar aberto pelo ministério para investigar as irregularidades]

19-7-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: a perda do significativo mercado de carne da Rússia [O Brasil respondia por 90% da carne suína importada pela Rússia! Hoje, corresponde a 0%! E os responsáveis?]

19-7-2018 - Global Meat News & Russia's meat imports continue to shrink [Russia imported 203,500 tonnes (t) of meat during the first halt oi 2018, a drop of almost 70% compared with same period in 2017, the Federal Customs Service (FCS) said in a statement on its website on 15 July]

9-7-2018 - Meat+Poultry & IFA calls on European Commission to extend Brazil meat ban [The Irish farming group says that Brazil is not following EU exports rules]

7-7-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: Brasil destacado como parte em declínio que integra a indústria avícola mundial [Somente com a adoção, em todas as instâncias de execução previstas pelo Decreto 5.741/2006,  de uma fiscalização agropecuária pública real, autônoma, plena e de excelência, tem o poder de impedir que países embargantes das commodities agrícolas façam uso de "não adequações" como "motivo legal e técnico" para aplicarem suspensões, embargos e bloqueios. Afinal: a quem interessa enfraquecer a fiscalização agropecuária pública? & Opinion of the Direx: Brazil seconded as part in the poultry industry decline. Only with  adoption, in all instances institutionalized by Decree 5.741, agricultural and public oversight of excellence, will have the power to prevent the countries use the current inadequacies as a technical/legal irrefutable for suspensions, embargoes and blocks. After all, who cares to weaken the agricultural supervision?]

29-6-2018 - Irish Farmers' Association (IFA) & Brazil Fails Again on EU Standards for Beef - IFA

28-6-2018 - Feedstuffs & Rabobank: Global poultry trade volatility to continue [Several factors have led to major movements in trade streams and prices] 

28-6-2018 - Global Meat News & Rabobank results: poultry industry set for global turmoil [Brazil has been flagged up as integral part of the declining glbal poultry industry as trade restrictions and safeguard measures hamper the sector, according to Rabobank Poultry Q3 results]

28-6-2018 - Gazeta do Povo & Frango brasileiro nunca "apanhou" tanto em tão pouco espaço de tempo [Carne Fraca, embargo europeu, sobretaxa da China, exigências da Arábia, greve dos caminhoneiros: contra inferno astral, cooperativas aprimoram gestão e eficiência] 

 

 

28-6-2018 - Gazeta do Povo & Fim da criação de perus no Paraná: os compradores sumiram [Último polo de produção de perus no estado, em Francisco Beltrão, será desativado pela BRF; unidade é uma das que foram proibidas de vender para a União Europeia neste ano]

27-6-2018 - Banda B & BRF suspenderá produção de perus em unidade do PR embargada pela UE [A planta paranaense é uma das unidades cuja exportação para a União Europeia (UE) foi embargada neste ano]

22-6-2018 - Global Meat News & NAMI welcomes additional China beef export facilities [The US meat industry has welcomed US Departament of Agriculture's (USDA) efforts to secure approval for 20 additional facilities that are now eligible to export beef to China

15-6-2018 - Global Meat News & Brazil set to build brigges with EU over poultry import ban [Brazil's Ministry of Agriculture, Livestock and Food Supply (MAPA) has pledged to change its relationship with the European bloc following its call for europe to end a ban on poultry imports] 

8-6-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Faltava a China, agora não mais! [Como única alternativa possível, as instâncias de execução do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) devem se voltar para uma fiscalização agropecuária pública real, autônoma, plena e de excelência & China lacked, not anymore! & As the only possible alternative, the instances organized in the unified system of attention to agriculture and health (SUASA) should prioritize the construction of public agricultural inspection with excellence]

7-6-2018 - Reuters & China slaps anti-dumping deposit on Brazilian chicken [China will impose temporary anti-dumping measures on imports of Brazilian chicken meat, it said on Friday, at the same time as the United States pressures Beijing to reopen its market to American poultry products]

4-6-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) &  Opinião da Direx: a quem interessa enfraquecer a fiscalização agropecuária pública? [Qual o próximo país a bloquear a carne do Brasil? A China? & Opinion of the Direx: who matter weaken the agricultural supervision? & What's the next country to block  the brazilian meat? The China?]

1-6-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Concorrência estrangeira da carne do Brasil: a ICMSA e a "oportunidade perfeita" [A "oportunidade perfeita" criada pelo Conselho de Relações Exteriores da União Europeia (UE) capaz de impedir a facilitação do ingresso da carne sul-americana pelo acordo Mercosul & UE] 

31-5-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: O país livre de febre aftosa com vacinação [Os responsáveis prometem área livre de febre aftosa sem vacinação para 2026. Porém, alcançado o objetivo com vacinação, as portas de importantes importadores — EUA, Rússia e União Europeia (UE) — novamente se abrirão para a proteína animal do país?]

30-5-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Nova Zelândia dá exemplo de intervenção pública em vigilância de defesa sanitária animal [E no Brasil? Operações policiais e infeliz coleção de suspensão, restrição e bloqueio! Até quando a ineficiência estabelecida pela política partidária e pelo setor privado contra o serviço público será "premiada"?]

29-5-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & United States Cattlemen's Association (USCA) mostra disposição para impedir que os EUA voltem a importar carne bovina do Brasil [A USCA prometeu continuar a pressionar a Administração e o Congresso norte-americanos para manter a proibição da carne brasileira. A única saída para o Brasil: trabalhar por uma fiscalização agropecuária pública — e não privatizada ou terceirizada — plena e de excelência & United States Cattlemen's Association (USCA) shows willingness to prevent the US from reimporting beef from Brazil & USCA promised to continue to press the U.S. administration and Congress to maintain the ban on Brazilian meat. The only way out to Brazil: To work for a public agricultural oversight — and not privatized or outsourced — full and of excellence]

29-5-2018 - Portal BDO & Mapa finaliza mudanças na defesa agropecuária [Projeto prevê criação de agência para contratação de técnicos avulsos; auditores fiscais questionam]

26-5-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Exportação de carne aos EUA: USDA/FSIS realizou uma auditoria de equivalência no Brasil [O relatório Final Report of an Audit Conducted in Brazil descreve a auditoria de verificação de equivalência feita em meados de 2017 pelo USDA & FSIS no Brasil: seu objetivo foi determinar se o sistema de inspeção de carne brasileiro equivale ao norte-americano, com capacidade de exportar carne segura, saudável, não adulterada e corretamente embalada e rotulada. O resultado da auditoria não foi completamente favorável. O Brasil voltará a exportar carne fresca para os EUA? &Export of meat to the USA: USDA/FSIS conducted an accomplished audit in Brazil & The Final report of an audit conducted in Brazil describes the equivalency verification audit accomplished in mid-2017 by USDA & FSIS in Brazil: Its goal was to determine whether the Brazilian meat inspection system is equivalent to the American, with ability to export safe, healthy, unadulterated and properly packaged and labelled meat. The result of the audit was not completely favorable. Will Brazil re-export fresh meat to the USA]

21-5-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Bloqueios contra carne provoca fechamento temporário de frigoríficos [Para evitar grave prejuízo socioeconômico é obrigatório, fundamental e imprescindível manter uma fiscalização agropecuária pública real, autônoma, plena e de excelência &International blocks against brazilian meat causes temporary closure of  slaughterhouses plants & With goal avoiding serious injury required the country's socio-economic, and essential to maintain an efficient system of public agricultural inspection]

17-5-2018 - Food Safety News & Largest Listeria outbreak ever coming under control; 204 dead [The world’s largest listeriosis epidemic is now under control because meat products from Enterprise and Rainbow Chicken have been recalled, Health Minister Aaron Motsoaledi told the South African Parliament earlier this week]

17-5-2018 - Global Meat News & Brazil tradee unrest risks further plant suepensions for Aurora [Brazilian poultry processor Aurora has urged the Government to re-establish international trade relations or risk further plant suspensions following the planned closure of two of its plants in the Santa Catarina region]

17-5-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Senadores dos EUA propõem projeto de lei bipartidário para facilitar o comércio interestadual da carne [A concorrência da carne brasileira se organiza. Mais um aperto contra a carne sul-americana & U.S. Senators propose bipartisan bill to facilitate the meat interstate business & The brazilian meat competition is organized. More pressure against the south american meat]

16-5-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & As vulnerabilidades globais contra a exportação de carne [Os investidores da indústria da carne, se querem proteger seus ativos, devem exigir um maior progresso em questões como segurança alimentar, antibióticos e bem-estar animal. A Afisa-PR acrescenta à análise a imperiosa e inevitável promoção, por parte do Poder Público, de fiscalização agropecuária pública autônoma, real, plena e de excelência — e não a restrita à “propaganda de governos em turno”; prejudicada pela interferência da política partidária (nomeações de comissionados de confiança); minada pela ingerência do setor privado; adulteração da segurança alimentar como “lógica de mercado”; sucateada pela falta de investimento público adequado; falta de política pública de Estado eficiente, permanente e de longo prazo etc.]

15-5-2018 - Global Meat News & Brazil to dispute EU restrictions against poultry meat at WTO [Brazil's agriculture minister Blairo Maggi has announced that his country, as "the world's second-largest producer and largest poultry exporter", wants to contest the European Union (EU)'s restrictions on poultry meat exports at the World Trade Organization (WTO)]

15-5-2018 - Global Meat News & EU removes 12 BRF sites from export list [Brazilian processor BRF has had 12 of its facilities deslisted from its European export list]

15-5-2018 - Agência Brasil & UE proíbe importação de 20 frigoríficos brasileiros a partir de amanhã [Projeção feita recentemente pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) indica que o embargo da União Europeia ao frango brasileiro deverá gerar, neste ano, perda de 30% sobre o total do produto exportado pelo Brasil para o bloco, que é composto por 28 países. A decisão de embargo terá impacto em 20 plantas exportadoras (unidades de produção) de nove empresas. De acordo com a ABPA, o Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo. Ao longo de quatro décadas, o país embarcou mais de 60 milhões de toneladas de carne de frango, em mais de 2,4 milhões de contêineres para 203 países]

 

 

14-5-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & União Europeia (UE) publicou o Regulamento de Execução (UE) 2018/700 contra a carne do Brasil [O Anexo do Regulamento de Execução (UE) nº 2018/700 discrimina a relação dos frigoríficos brasileiros que deixaram de se enquadrar no art. 12 do Regulamento (CE) nº 854/2004 da União Europeia, portanto, impedidos de exportar carne. O Estado do Paraná, líder na produção de carne de frango, é o maior prejudicado! & European Union (EU) published the implementing Regulation (EU) 2018/700 against the meat of Brazil & The annex of the Regulation (EU) No 2018/700 discriminate the relationship of the brazilians slaughterhouses who no longer fit in the article 12 of Regulation (EC) No 854/2004 of the European Union, therefore, prevented from exporting meat. The State of Paraná, leader in the production of chicken meat, is the biggest harmed!]

11-5-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Fiscalização da carne: Associação dos fiscais agropecuários do Paraná reivindica adoção do sistema similar ao inglês de CFTV [Carta reivindicatória foi protocolada ao ministro Blairo Maggi do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento & Inspection of meat: Association of Inspectors of Agricultural and Livestock Defense of Paraná asks adoption of system similar to CCTV English & The Letter reinvindicatory was filed to the Minister Blairo Maggi from the Ministry of agriculture, livestock and supply food] 

10-5-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: o dia da sessão solene especial da Assembleia Legislativa [Determinadas circunstâncias não podem ser admitidas no âmbito da fiscalização agropecuária pública que tem a obrigação institucional de preservar seu caráter autônomo, sob pena de perder sua credibilidade e confiabilidade & Opinion of the Direx: the day of the solemn special session of the Legislative Council & Some circumstances can´t be accepted in the context of the agricultural public oversight has the obligation to preserve your institutional character as, under penalty of losing your credibility and reliability]

10-5-2018 - IEG Vu & Brazil wrong to challenge EU poultry curbs at WTO, expert warns [Brazil’s Agriculture Minister Blairo Maggi has once again stated his intention to launch a WTO challenge against EU restrictions on Brazilian poultry. For one local veteran of previous Brazilian trade disputes however – this would be a ‘complete mistake’]

5-5-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Inglaterra aprova legislação que obriga seus frigoríficos adotarem CFTV [E no Brasil? E no Paraná? No Brasil, o relatório de auditoria Final Report of an Audit Carried in Brazil de 2017 — e seus anexos Competent Authority comments on the draft report e Competent Authority response to the report recommendations — da Comissão Europeia (CE), evidencia as inconformidades na inspeção oficial de produtos de origem animal.  No Paraná, via Portaria 158, segundo o próprio Ministério da Agricultura, adota-se a inconstitucional e ilegal terceirização da inspeção oficial de produtos de origem animal a qual, obrigatoriamente, deveria ser feita pelo Poder Público. A “autofiscalização” privada da carne ou terceirização da inspeção oficial implica que empresas privadas de “inspeção” sejam contratadas e remuneradas pelos próprios frigoríficos & England approves legislation that obliges its CCTV in theirs slaughterhouses & And what will it happen in Brazil? And in the State of Paraná? In Brazil, the Final audit report- Report of an Audit Carried in Brazil of 2017 — and its Competent Authority comments on the draft report and Competent Authority response to the report recommendations — the European Commission (EC), highlights the non-conformities on official inspection of animal products. In Paraná, through 158, according to Ordinance own Ministry of agriculture, adopt the unconstitutional and illegal outsourcing of the official inspection of animal products which should be made compulsory by the public authorities. The “self inspection” of meat or official inspection outsourcing implies that private companies of “inspection” are hired and paid by slaughterhouses]

 

 

4-5-2018 - Independent & CCTV becomes legal requirement in all English abattoirs [Cameras will have to be present in every abattoir in England in all areas where live animals are present]

4-5-2018 - British Veterinary Association & CCTV becomes legal requirement in all English abattoirs [Legislation making CCTV mandatory in all abattoirs in England has come into force from today]

4-5-2018 - Gov.UK & CCTV becomes mandatory in all abattoirs in England [Legislation requiring CCTV in all abattoirs in England comes into force today]

4-5-2018 - Gov.UK & CCTV in slaughterhouses: rules for operators [Guidance for the operators of slaughterhouses in England on how to comply with the rules on the mandatory use of Closed Circuit Television (CCTV)]

3-5-2018 - G1/Paraná RPC & Encontro de embaixadores da União Europeia acontece no Paraná [O embaixador João Gomes Cravinho, resumidamente, discorre sobre o bloqueio de 20 frigoríficos de carne do Brasil. Ele é taxativo ao afirmar que o sistema de fiscalização agropecuária dos países é baseado na confiança — porque não há como promover fiscalização [apenas auditoria] sobre os países, obviamente — e que o Brasil quebrou essa confiança. Ele também afirma que os produtos agropecuários do Brasil são excelentes, e que por isso merece ter um controle sanitário do mesmo nível, disse ainda que os brasileiros e os agropecuaristas merecem um sistema de controle sanitário melhor]

 

 

26-4-2018 - Gazeta do Povo & Bom Gourmet & Anvisa proíbe venda de frango contaminado por bactéria que causa meningite [A proibição é referente a um lote do peito de frango cozido desfiado congelado]

26-4-2018 - Independent.ie & Hogan stands firm on Mercosur as EU delists Brazilian suppliers [Mr Hogan said the delisting of the 20 establishments "clearly shows" the controls and traceability systems that the EU has in place are working]

25-4-2018 - Independent & Hogan stands firm on Mercosur as EU delists Brazilian suppliers [European Agriculture Commissioner Phil Hogan insisted there would be "no deal" on Mercosur unless negotiators are fully satisfied strong standards will apply to all produce. It comes as another round of the negotiations on Mercosur got under way in Brussels this week."There will be no deal on Mercosur unless we are satisfied there will be good standards and that we will have a good sanitary and phytosanitary agreement," said Hogan, adding they needed to see "movement" on many of the demands made in recent negotiations with the South American bloc. "There is no evidence that Brazil are serious about doing a deal at the moment because they are in election mode. So the ball is in their court."]

25-4-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Afisa-PR: Comissão Especial da ALEP e a fiscalização agropecuária pública [Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Paraná: a política partidária quer avançar em terreno legal e técnico que não domina?! Interesse político eleitoral?! Ou há verdadeira disposição em preservar o interesse público em fiscalização agropecuária? & Opinion of Afisa-PR: Special Committee of ALEP and public inspection & Special Commission of the Legislative Assembly of Paraná: The partisan politics wants to advance in legal / technical terrain that doesn't dominate?! Electoral political interest?! Or true desire to preserve the public interest in state agricultural inspection?]

25-4-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Congressistas americanos repudiam a "fiscalização" privada da carne! [Há vários anos o governo dos EUA atua para privatizar sua fiscalização pública de produtos de origem animal. O “modelo” privaticionista norte-americano chama-se Inspection Models Project, que preconiza a instalação de alguns “frigoríficos-piloto” de suínos e frangos para “operar” sob o binômio Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e avaliação & /monitoramento do USDA/FSIS. E no Brasil? A União Europeia (EU) bloqueou a carne brasileira e entre as inconformidades apontadas em seu Relatório de Auditoria está a inconstitucional e ilegal “fiscalização” privada da carne!]

25-4-2018 - Food Safety News & South Africa sees listeriosis cases drop; ramps up prevention [The world’s worst listeriosis outbreak now includes 1,019 laboratory-confirmed cases including 199 deaths. The recall increased by 50 cases since March 4-5 when authorities recognized the source of the epidemic as ready-to-eat processed meats products manufactured at Enterprise Foods’ Polokwane production facility and recalls were ordered]

23-4-2018 - Food Safety News & Union’s allies in House again come out against new swine rule

23-4-2018 - Rosa Delauro & DeLauro, Pocan Tell Secretary Perdue to Withdraw Swine Slaughter Rule [WASHINGTON, DC (April 23, 2018) — Today, Congresswoman Rosa DeLauro (CT-03) and Congressman Mark Pocan (WI-02) led a letter with 61 of their colleagues urging the United States Department of Agriculture (USDA) Secretary Sonny Perdue to withdraw the Modernization of Swine Slaughter Inspection proposed rule. The rule would allow an unlimited increase in swine slaughter line speeds, endangering workers’ safety, public health, and animal welfare]

23-4-2018 - Irish Farmes' Association (IFA) & IFA demands no deal on Mercosur [Speaking from Brussels today, IFA National Livestock Chairman Angus Woods said the decision of the EU to ban another 20 Brazilian meat plants because they fail to meet EU standards fully backs up the repeated calls from the IFA to reject any increase in meat imports from Brazil in the Mercosur negotiations. As another round of the negotiations on Mercosur commences this week in Brussels, Angus Woods said EU Trade Commissioner Malmstrom needs to realise that the Brazilians will continue to fail on standards and she should pull the plug on any additional beef imports in the negotiations]

23-4-2018 - AgriLand & Mercosur negotiators must be told 'the hard truth' following delisting [On last week's delisting of meat processors on grounds of association with malpractice, the president questioned how the commission could still believe that these are individual problems rather than "demonstrating a systemic and fundamental flaw in the whole Brazilian beef sector"]

22-4-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Bloqueio da União Europeia (UE) à carne brasileira: Afisa-PR questiona ex-secretário da agricultura do Paraná [O ex-secretário estadual da agricultura do Paraná afirma que é profissional da área e que está preocupado com o bloqueio europeu à carne brasileira, porém, o que ele tem a dizer à população, visto que na sua gestão permitiu-se no território paranaense justamente o que a União Europeia (UE) rejeita, ou seja, a “autofiscalização” privada da carne & The European Union (EU) to brazilian meat: Afisa-PR questions former Secretary of Agriculture of Paraná & The previous  Secretary of Agriculture of Paraná States that is professional and you're worried about the European brazilian meat blockade, however, what he has to say to the population, whereas in your body responsible management has allowed Paraná territory that the European Union (EU) rejected, i.e. the “autofiscalização” of flesh (outsourcing of public inspection)]

20-4-2018 - Gazeta do Povo & Bloqueio europeu obriga Brasil a achar novo destino para 141 mil frangos (por dia) [Mercado avalia como fica a avicultura após decisão da União Europeia de barrar 20 frigoríficos brasileiros. Com importações estimadas em 323 mil toneladas, a UE responde por 7,65% de todo o frango exportado pelo Brasil]

 

 

20-4-2018 - AgriLand & Commission 'should halt reckless Mercosur deal' in light of Brazilian delisting [The news yesterday that the European Union is delisting 20 Brazilian meat and poultry plants from its authorised EU suppliers has provoked strong farmer reaction. The European Commission said that, for commercial reasons, it cannot share the names of the establishments before the decision is formally adopted and published in the Official Journal. The Irish Creamery Milk Suppliers’ Association (ICMSA) has commented on the unanimous decision taken by the member states, which comes in response to concerns relating to food safety, highlighting that the move is at odds with the ongoing Mercosur talks]

20-4-2018 - Foodnavigator & Brazil plans WTO appeal in ‘trade war’ as EU bans poultry imports

20-4-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: o preço do descaso com a fiscalização agropecuária pública! [EUA, Rússia e União Europeia (UE) deram um duro recado pela necessidade de uma fiscalização agropecuária pública! & Opinion of the Direx: The price of neglect with the public thing! & USA, Russia and the European Union gave a tough message to the need for public agricultural inspection!]

20-4-2018 - RFI & Le Figaro: mercado brasileiro da carne ficará marcado por escândalos sanitários [O anúncio do bloqueio pela União Europeia da importação de carne de 20 frigoríficos brasileiros repercute na imprensa francesa desta sexta-feira (20). Os jornais acompanham com atenção os desdobramentos da Operação Trapaça, que revelou irregularidades nas inspeções sanitárias dos frigoríficos do Brasil]

 

 

20-4-2018 - Daily Mail & EU bans meat imports from 20 Brazilian plants [The European Union has decided to ban meat imports from 20 Brazilian plants amid concerns about sanitary controls. The decision mostly affects poultry and was made by EU member states Thursday. European Commission spokeswoman Anca Paduraru said Friday the ban would take effect two days after its official publication. It was not clear when that would be. Brazil's Agriculture Ministry had been trying to head off the decision, including by voluntarily suspending some poultry exports for a time. Now it says the EU is using the pretext of concerns about salmonella to unfairly block Brazilian imports. It plans to file a complaint with the World Trade Organization]

20-4-2018 - 20 Minutes & Brésil: Vingt entreprises perdent le droit d'exporter vers l'UE après le scandale de la viande avariée [CORRUPTION Des entreprises avaient corrompu des inspecteurs des services d'hygiène pour qu'ils considèrent de la viande avariée comme propre à la consommation...]

20-4-2018 - Rede Brasil Atual & Embargo à exportação de frango pode afetar emprego de 40 mil trabalhadores [Para confederação dos trabalhadores na alimentação, embargo da União Europeia por suposta contaminação é desmedido. Mas resulta de resposta desastrosa do governo a "espetáculos" da PF contra o setor]

 

 

19-4-2018 - Le Figaro & Scandale de la viande avariée au Brésil: 20 entreprises perdent le droit d'exporter vers l'UE [L'Union européenne va supprimer 20 établissements brésiliens de la liste des entreprises autorisées à exporter de la viande vers les 28 pays membres, plus d'un an après l'éclatement du scandale de la viande de boeuf avariée, a annoncé jeudi la Commission européenne]

19-4-2018 - RFI & União Europeia proíbe importação de carne de 20 frigoríficos brasileiros [A União Europeia (UE) proibiu 20 frigoríficos brasileiros de exportarem carne bovina e carne de frango para os países do bloco. Com o embargo, que entra em vigor 15 dias após a decisão ser oficialmente publicada, essas empresas estão descredenciadas da lista de fornecedores europeus. A decisão foi votada em unanimidade e a reabilitação destas empresas pode levar anos. A Comissão Europeia, que fez o anúncio nesta quinta-feira (19), alega problemas sanitários nos produtos. Em relação à carne de fr ango, o problema principal é a questão da bactéria salmonela]

18-4-2018 - Euromeat News & EU's ban on Brazilian chicken is heading to WTO [Europe is planning to block exports five other BRF poultry plants and to revoke credentials for other producers in the country while Brazil is threatening with a WTO complaint]

17-4-2018 - Reuters & EU expected to block Brazil chicken exports: agriculture minister  [The European Union is planning to block exports from nine BRF SA poultry plants to the trade bloc and may also revoke import credentials for other Brazilian chicken plants, Brazil’s agriculture minister said on Tuesday]

17-4-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: A UE bloqueará a exportação de carne de frango do Brasil!? [Não faltam argumentos para os europeus & Opinion of the Direx: The EU will block the export of chicken meat from Brazil!? & There is no shortage of arguments for Europeans]

13-4-2018 - Irish Farmes' Association (IFA) & EU Commission must question credibility of Brazil in Mercosur negotiations [Joe Healy said the EU Commission cannot ignore the reports from Brazil which suggest that the current Brazilian Government no longer has the necessary support and President Temer faces a number of serious questions and accusations made by the General Prosecutor. He said the political set up in Brazil, which the EU Commission is trying to negotiate a Mercosur deal with, is marred in the most serious allegations of corruption and fraud. He said this is no basis to agree a trade deal and the EU Commission should withdraw from the process]

13-4-2018 - Gazeta do Povo & Delator diz que deputado paranaense "queria mais dinheiro" na Carne Fraca; ouça [Daniel Gonçalves Filho, que fechou colaboração premiada na Carne Fraca, acabou citando o nome do deputado federal João Arruda (PMDB-PR), que nega]

2-4-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Paraná perde mais 10 fiscais agropecuários veterinários para o Ministério da Agricultura [E continuará a perder mais, se nada for feito!]

31-3-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Concorrência da carne: IFA irlandesa acusa UE de ser ingênua em acreditar nos brasileiros [Congregados na Irish Farmers' Association (IFA), é o que pensam os concorrentes irlandeses da carne brasileira da política  de fiscalização agropecuária pública e de segurança alimentar em curso no Brasil & Meat competition:  Irish IFA accuses EU of  being naive in believing in Brazilians & Is that think about  brazilian meat competitors — gathered in the Irish Farmers' Association (IFA) — the agricultural inspection policy and food security in course in Brazil]

29-3-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: "fiscalização" privada e o "incentivo" ao consumo de carne no Paraná [Os consumidores paranaenses são informados sobre quais frigoríficos operam com a "fiscalização" privada da carne? & Opinion of the Direx:  Private self-inspection" and the "incentive" to meat consumption in Paraná & The consumers in Paraná are informed about which slaughterhouses operate under  private "self-inspection" of meat?]

23-3-2018 - Global Meat News & Irish farmers accuse EU of naivety [The Irish Farmers' Association (IFA) has accused EU trade commissioner Cecilia Malmström of being naive to believe that the Brazilians are going to conform to the rules in any Mercosur trade agreement with the EU, especially with regard to meeting EU standards on beef or other meat imports]

23-3-2018 - Instituto Humanitas Unisinos (IHU) & Para agronegócio, brasileiro ainda é consumidor de segunda categoria [A operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que chacoalhou o Brasil, completou um ano em 18/03. Em seu aniversário, mais uma denúncia veio à tona e a bola da vez agora é o escândalo da BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo. A denúncia indica deliberada omissão da empresa na falsificação de laudos de alimentos contaminados com a bactéria Salmonela. O Ministério da Agricultura suspendeu a produção e exportação de frango de dez unidades da empresa, mas vamos combinar que o mercado internacional deve se restabelecer rapidamente, provavelmente muito antes dessa história toda ser devidamente esclarecida]

19-3-2018 - Gazeta do Povo & Mapa troca superintendente do Paraná e não agrada auditores agropecuários

19-3-2018 - Food Safety News & Australia, S. Africa post high fatality rates in Listeria outbreaks [The Australian and South African listeriosis outbreaks have one thing in common — fatality rates as high as 26 to 28 percent]

19-3-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Indústria da carne de frango dos EUA, já contemplada com "fiscalização" privada, quer mais [Indústria da carne de frango dos EUA, não contente com a "fiscalização" privada, agora pressiona o USDA/FSIS pelo aumento da velocidade nas linhas de produção – É o que denuncia o Food & Water Watch & Chicken meat industry of the United States, already covered with "self-inspection", private & Chicken meat industry of the United States, not content with the "self-inspection" private, now press the U. S. Department of Agriculture (USDA) by increasing the speed in their production lines – is denouncing the Food & Water Watch]

18-3-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: indicações da política partidária, corruptores, corrompidos, "fiscalização" privada da carne etc. [Diante de tanto descalabro em detrimento da fiscalização agropecuária pública, a Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) reforça seus alertas & Opinion of the Direx: Indications of partisan politics, corrupting, corrupted, private "self inspection" of meat, etc. & Faced with so much damage to the agricultural and public inspection promoted by the Public Power, Association of Inspectors of Agricultural and Livestock Defense  of Paraná (Afisa-PR) reinforces its warnings]

17-3-2018 - Gazeta do Povo & Carne Fraca: "Eu tinha que fazer caixa com empresários para pagar deputado", diz delator [Pela primeira vez desde a deflagração da Operação Carne Fraca, o engenheiro agrônomo Daniel Gonçalves Filho não optou pelo silêncio ao ser perguntado pelo juiz federal Marcos Josegrei da Silva sobre as denúncias envolvendo propina de empresários de frigoríficos para servidores públicos, no âmbito da Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Paraná (...) "Eu estou aqui para cooperar, reconhecer meus crimes, meus erros, dizer que o Mapa tem bons profissionais, pessoas competentes, mas tem muita patologia, não só no Paraná, mas em todo Brasil. Envolve servidor público, empresário, político. Corrupção sistêmica", disse ele. "Cito aqui o anexo 24 do acordo de colaboração premiada do Wesley Batista: ele afirma que a JBS pagava de R$ 1 mil a R$ 20 mil a todos os fiscais que trabalhavam nas plantas. E não são poucas plantas", exemplificou Daniel]

16-3-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Insegurança alimentar: como a África do Sul é assolada pelo maior surto de listeriose do mundo [A listeriose, que tem alto índice de mortalidade, causa um impacto devastador em toda a indústria da carne sul-africana. Enquanto isso no Brasil, vários atores fomentam a "autorregulação" privada da carne em prejuízo da segurança alimentar e do interesse público]

16-3-2018 - Food Safety News & Health minister fears world’s worst listeriosis outbreak has yet to peak [The world’s worst listeriosis outbreak is not over and will likely sicken others in his country and throughout the region, according to South African Health Minister Aaron Motsoaledi]

16-3-2018 - AR News & O Brasil é responsável pelo pior surto mundial de listeriose na África do Sul? [Existe uma ligação entre o pior surto de listerioso do mundo na África do Sul e as indústrias de carne e aves envolvidas em escândalos no Brasil?]

16-3-2018 - Gazeta do Povo & Governo bloqueia exportações de frango da BRF para a Europa & A partir desta sexta-feira, a exportação de produtos de aves da BRF para a União Europeia está suspensa até que sejam prestados esclarecimentos às autoridades sanitárias dos países importadores]

15-3-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: proteína animal, ilusões e apologia à ilegalidade [Constitucionalmente, a fiscalização agropecuária pública é atividade exclusiva e típica de Estado e não delegável à iniciativa privada & Opinion of the Direx: Animal protein, illusions and apology to illegality.  Constitutionally, the agricultural inspection promoted by the Public Power is typical activity of State and not delegable to the private sector]

15-3-2018 - Foodnavigator & Mérieux NutriSciences' labs targeted in Carne Fraca investigation

13-3-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & 'Autofiscalização' privada: Fiscais agropecuários da carne do USDA/FSIS fazem graves denúncias [Trata-se do programa governamental preconizado pelo United States Department of Agriculture (USDA) chamado HIMP - HACCP-Based Inspection Models Project que atualmente é testado em alguns frigoríficos piloto, antes de ser adotado como "regra" e expandido para todos os demais frigoríficos norte-americanos — no Brasil, lamentavelmente, certos gestores públicos e certos congressistas intencionam seu "HIMP" piorado! & 'Self-inspection' private: agricultural inspectors of USDA/FSIS make serious complaints & This is the Government programme advocated by the United States Department of Agriculture (USDA) called HIMP-HACCP-Based Inspection Models Project that is currently tested on some slaughterhouses  pilot, before being adopted as "rule" and expanded to all other american slaughterhouses — in Brazil, unfortunately, some public managers and certain congressmen intend your "HIMP" worsened!]

10-3-2018 - G1 & Carne Fraca: veja quem são os seis investigados afastados pela Justiça das funções na BRF e empresas ligadas [Conforme o pedido do Ministério Público Federal (MPF), caso as medidas cautelares sejam descumpridas, os investigados ficam sujeitos à decretação de prisão preventiva]

11-3-2018 - Folha de S.Paulo & Operação Trapaça expõe desafios de granjeiros [Salmonela é problema corriqueiro entre fornecedores de aves para a indústria]

9-3-2018 - Food Safety News & Is broken Brazil responsible for sickened South Africa? [Is there a link between the world’s worst listeriosis outbreak in South Africa and Brazil’s broken and scandal-plagued meat and poultry industries?]

9-3-2018 - Anda & Epidemia causada por processadora de carne mata dezenas de pessoas [A carne processada da empresa sul-africana Tiger Brands Ltd. foi identificada como uma fonte do surto de listeriose que matou 180 pessoas e infectou cerca de mil]

9-3-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & EUA: Privatização da inspeção do abate de aves intensificará o uso de produtos químicos [Em Qual é o problema da inspeção da carne?] "Nos EUA em vez de diminuir o ritmo da produção para garantir o fornecimento de carne segura e saudável, a indústria apela para produtos químicos para tentar desinfetar bactérias como a Salmonella  e esterilizar as fezes que ainda podem estar na carne processada."  — Food & Water Watch. E no Brasil almeja-se, mediante a aprovação dos projetos de lei 334/2015 e 326/2016, o "HIMP" piorado em prejuízo da fiscalização agropecuária pública & USA: privatization of slaughter poultry inspection will enhance the use of chemicals &What´s the problem of meat inspection? In the US, instead of decreasing the rate of production to ensure the provision of safe and healthy beef, industry calls for chemicals to try to disinfect bacteria such as Salmonella and sterilize the feces that can still be in processed meat. (Food & Watch). And in Brazil they want to impose, via the Bills and 326, 334 HIMP worsened to the detriment of agricultural inspection promoted by public authorities]

8-3-2018 - Food Safety News & Chicken salad Salmonella cases more than double; more likely [The number of confirmed victims in a multi-state Salmonella outbreak traced to chicken salad has more than doubled since federal officials first reported on the situation. There are now 170 confirmed cases across seven states, according to an update today from the Centers for Disease Control and Prevention. Of those people for whom complete details are available, 62 have had symptoms so severe they required hospitalization. No deaths have been confirmed]

8-3-2018 - Gazeta do Povo & Em 2017, prejuízo com Carne Fraca foi de US$ 2,74 bilhões; o que esperar agora? [Desdobramento das investigações da Polícia Federal no ano passado, Operação Trapaça, a terceira fase da Carne Fraca, colocou em xeque a maior exportadora de frango do Brasil]

7-3-2018 - Gazeta do Povo & Um dia após Operação Trapaça, cidade 'refém da BRF' no Paraná vive clima de luto [Funcionários e terceiros relatam menos abates e carregamentos cancelados. Prefeitura se mostra preocupada com o futuro da própria cidade]

 

 

7-3-2018 - Gazeta do Povo & Só no mercado interno; ex-gerente da BRF nega exportação de aves com salmonela [Luiz Augusto Fossati atuava na unidade de Carambeí; ele se entregou à Polícia nesta terça-feira]

7-3-2018 - Gazeta do Povo & Teria como a BRF andar na lei? 'Ter tem', mas não é 'uma estratégia da empresa' [Ex-funcionária da empresa confirma a troca de e-mails em que afirma que burlar a fiscalização era uma prática comum na companhia]

6-3-2018 - R7 & Europa restringe circulação de lote de frango congelado do Brasil [Frango e derivados estão impedidos de cruzar postos alfandegários por risco de salmonella; Ministério diz que não há restrição às exportações brasileira]

6-3-2018 - Gazeta do Povo & Desconfiada, Europa pode impor novas barreiras à carne brasileira [Numa carta às autoridades brasileiras, a Europa quer esclarecimentos sobre a dimensão do novo escândalo da Operação Carne Fraca]

5-3-2018 - CartaCapital & Carne Fraca: a polêmica das fraudes da BRF em laudos de salmonella [Desde o início da operação, havia indícios de possível manipulação de dados sobre a bactéria. Ministério diz que não há risco à saúde]

5-3-2018 - BBC News & Listeria outbreak: South African neighbours ban meat exports [Several southern African states have banned processed meat from South Africa after it said it had identified the source of a food poisoning outbreak]

5-3-2018 - Reuters & Executivos da BRF tinham conhecimento de fraudes cometidas em análises de alimentos, diz delegado da PF

5-3-2018 - Gazeta do Povo & Carne Fraca: "braço-direito" do chefe de esquema de propina implica políticos do Paraná [Alvo de quatro das sete ações penais derivadas da Operação Carne Fraca, a servidora pública federal Maria do Rocio Nascimento, 65 anos, também implicou deputados federais do PMDB do Paraná em sua delação, homologada pela Justiça Federal em 8 de fevereiro de 2018]

5-3-2018 - Gazeta do povo & Polícia Federal deflagra nova fase da Carne Fraca, com 11 mandados de prisão [Justiça Federal no Paraná expediu 91 mandados; investigação aponta fraudes em resultados de laboratórios credenciados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)].

5-3-2018 - Agência de Notícias da Polícia Federal & PF deflagra 3ª fase da Operação Carne Fraca [A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (5/3) a 3ª fase da Operação Carne Fraca, denominada Operação Trapaça, com o objetivo de investigar fraudes praticadas por empresas e laboratórios que tinham como finalidade burlar o Serviço de Inspeção Federal e não permitir a fiscalização eficaz do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento]

5-3-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: desmascarada a 'fiscalização' privada da carne [Mais uma aterradora descoberta da Polícia Federal, ou seja, a prática de adulteração criminosa de testes laboratoriais para burlar a legislação como prática de "política de segurança alimentar" em detrimento da saúde da população &Opinion of the Direx: Unmasked the "self inspection" & A terrifying meat private discovery of Federal Police, in  the practice of criminal tampering by laboratory testing to circumvent the legislation as "policy of food security" to the detriment the health of the population]

4-3-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & No Reino Unido mais da metade dos frigoríficos apresentam violações de higiene e segurança alimentar [A dimensão dos problemas que envolvem a segurança alimentar e a higiene em grande parte dos frigoríficos processadores de carne do Reino Unido é revelada por uma nova análise, que mostra que mais de metade de todos os frigoríficos auditados tiveram nos últimos três anos pelo menos uma violação importante em segurança alimentar & In the United Kingdom over half the slaughterhouses feature violations of hygiene and food safety & The dimension of the problems involving food safety and hygiene in large part of slaughterhouses United Kingdom meat processors is revealed by a new analysis, which shows that more than half of all the slaughterhouses audited had in the last three years at least one violation important on food safety]

4-3-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Governo britânico promete exigir câmeras de televisão em todos os frigoríficos [Desde a investigação secreta promovida pelo jornal The Guardian e da ITV que revelaram práticas de insegurança alimentar, o governo britânico promete exigir a instalação de CCTVs (câmeras de televisão em circuito fechado) em todos os frigoríficos de corte de carne da Grã-Bretanha & British Government promises to require television cameras in all slaughterhouses & Since the secret research promoted by the Guardian newspaper and ITV that revealed practices of food insecurity, the British Government promises to require the installation of CCTVs (closed-circuit television cameras) in all slaughterhouse of Great Britain]

1-3-2018 - Global Meat News & Meat fraud reported to be rife in Russia [Up to 22% of meat products on the domestic market in Russia were fraudulent in 2017, according Russsian veterinary watchdog Rosselkhoznadzor]

28-2-2018 - Avicultura Industrial & Regras para exportação de aves para União Europeia passam por mudanças [Medida foi tomada depois de auditoria do bloco econômico]

27-2-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Presidente da Irish Farmers' Association (IFA) da Irlanda critica a carne brasileira ["O presidente da IFA disse que a carne bovina brasileira não é sustentável, pois não cumpre as normas da UE sobre as questões-chave de rastreabilidade, segurança alimentar, bem-estar animal e meio ambiente" & President of the Irish Farmers' Association (IFA) of Ireland criticizes Brazilian beef & "The IFA president said that Brazilian beef is not sustainable because it does not meet EU standards on the key issues of traceability, food safety, animal welfare and the environment"]

26-2-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & EUA: a ascensão de um perigoso e nocivo “sistema de fiscalização” de da carne [Sob o pretexto da “modernização”, a norma apelidada de Trump's Pork Rule privatiza os deveres de trabalho dos fiscais agropecuários do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) & Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS) e os “transfere” aos empregados dos frigoríficos que não são treinados para a “fiscalização” de produtos de origem animal &The rise of a dangerous and harmful “system” of meat inspection & Under the guise of “modernization”, the standard dubbed Trump's pork rule privatizes work duties of agricultural inspectors of the United States Department of agriculture (USDA) & Inspection Service and food safety (FSIS) and the transfers to employees of the slaughterhouses that are not trained for “inspection” of products of animal origin]

25-2-2018 - JDD & Glyphosate, bio, plan loup : ce que dit Nicolas Hulot au JDD ["En l'état, ce traité n'est pas acceptable. Il serait trop préjudiciable, notamment pour nos agriculteurs et la France a des lignes rouges très claire", tranche Nicolas Hulot] 

25-2-2018 - Acordo Mercosul-UE é "inaceitável", diz ministro francês [Em uma entrevista concedida ao diário francês "Journal du Dimanche", neste domingo (25), o ministro francês da Transição ecológica, Nicolas Hulot, declarou que o tratado de livre-comércio entre a União Europeia e o Mercosul, formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, é inaceitável] 

24-2-2018 - RFI & Macron é vaiado no Salão da Agricultura de Paris [Os agricultores franceses, preocupados com um possível acordo comercial entre a União Europeia (EU) e o Mercosul, receberam com vaias neste sábado (24) Emmanuel Macron, em sua primeira visita como presidente ao Salão da Agricultura de Paris]

23-2-2018 - Le Figaro & Qu'est-ce que l'accord UE-Mercosur qui inquiète tant les agriculteurs? [FOCUS - Alors que les négociations reprennent aujourd'hui, les agriculteurs français espèrent profiter du Salon de l'agriculture pour faire entendre leur opposition à cet accord de libre-échange qui pourrait être signé d'un jour à l'autre]

23-2-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: o que os agricultores franceses acham da carne produzida pelos países do Mercosul? [Estão em discussão entre os agricultores franceses questões ligadas à vigilância e defesa sanitária animal e à saúde pública e segurança alimentar & Opinion de la Direx: Que pensent les agriculteurs français de la viande produite par les pays du Mercosur? & Des questions relatives à la surveillance et à la protection de la santé animale et à la sécurité alimentaire sont discutées parmi les agriculteurs français]

23-2-2018 - The Guardian & Fear of meat scandal as data shows hygiene breaches at over half UK plants [Almost two-thirds of audited meat plants in breach of safety rules in England, Wales and Northern Ireland & On average, 16 major failings recorded every week over the past three years]

22-2-2018 - RFI & Macron recebe agricultores indignados com acordo UE-Mercosul [O presidente francês, Emmanuel Macron, recebeu nesta quinta-feira (22) agricultores franceses preocupados com a conclusão de um acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul. Os produtores rurais temem uma invasão de produtos brasileiros e argentinos, em especial carne]

22-2-2018 - Money Times & BRF culpa Carne Fraca por prejuízo de R$ 1,1 bilhão em 2017 [A BRF (BRFS3) registrou um prejuízo líquido de R$ 1,1 bilhão em 2017, ante um resultado negativo de R$ 367 milhões visto um ano antes, mostra um relatório enviado à CVM nesta quinta-feira (22). No quarto trimestre, o prejuízo acumulado foi de R$ 784 milhões, ante R$ 442 milhões negativos no mesmo período de 2016.

21-2-2018 - RFI & Agricultores franceses protestam contra acordo UE-Mercosul [Milhares de agricultores protestaram nesta quarta-feira (21) em todo a França contra a possibilidade de um acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul]

21-2-2018 - Le Parisien & Pourquoi les agriculteurs manifestent leur colère [Selon les organisateurs, quelque 20 000 agriculteurs ont manifesté mercredi dans près de 90 départements. Une délégation de jeunes sera reçue ce jeudi par Emmanuel Macron. Le point sur leurs revendications]

6-2-2018 - Food Safety News & UK regulators call for nationwide review of meat-cutting plants [Great Britain's food regulators are calling for a nationwide review of all meat-cutting plants after the discovery of serious incidents at production facilities of two major suppliers, 2 Sisters Food Group and Russell Hume]

1-2-2018 - The Guardian & UK launches nationwide review of meat processing plants [Renewed focus on food safety comes after ‘serious incidents’ at 2 Sisters and Russell Hume]

29-1-2018 - AgriLand & Mercosur: IFA rails against EU beef 'sell-out' in Brussels [The IFA president said that, with over half of the Irish export market for beef to the UK already under threat from Brexit, it is "lunacy" for the EU to consider a deal which will involve increased beef imports into the single market at present]

27-1-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Rússia: encontro teve como tema central a proibição da carne [Autoridades russas destacaram que proíbem o uso do cloridrato de ractopamina na produção de carne & Russia: meeting had as its central theme the ban on brazilian meat & Russian authorities have highlighted that prohibit the use of Ractopamine in meat production]

20-1-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & O 'HIMP' piorado que tenta privatizar a fiscalização agropecuária ["No entanto, o FSIS não demonstrou verdadeiramente que o seu programa piloto de abate de suínos reduz as contaminações, e, portanto, as taxas de doenças. Ao contrário, a evidência disponível sugere que o HIMP para o abate de suínos irá minar a segurança alimentar" — Carta a Vilsack & The 'HIMP' worsened that attempts to privatize agricultural surveillance & "However, the FSIS didn´t demonstrate truly that your slaughter of pigs pilot program reduces the contamination, and therefore the rates of disease. On the contrary, the evidence available suggests that the HIMP for the slaughter of pigs will undermine food security" — Letter to Vilsack]

 

 

19-1-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Cloridrato de ractopamina foi banido em 160 países! E no Brasil? [Reportagem do Sputnik afirma que o "aditivo" de crescimento ractopamina, proibido na maioria dos países, incluindo a União Europeia, China e a Rússia, encontra-se "autorizado no Brasil" & Ractopamine hydrochloride was banned in 160 countries! And in Brazil? & The report of the "Sputnik" growth additive Ractopamine, banned in most countries, including the European Union, China and Russia, is "authorized in Brazil"]

19-1-2018 - Food & Water Watch & Trump Releases Proposed Rule for Privatized Inspection Scheme in Hog Plants [Today the Trump administration released a proposed rule to privatize food safety inspection in hog slaughter plants]

18-1-2018 - Russia Beyond & Rússia impede importação de 42 toneladas de carne brasileira ilegal [Produto detido na segunda maior cidade russa e será devolvido ao país latino-americano.Na última segunda-feira (5), agentes do Rosselkhoznadzor (Serviço Federal de Controle Veterinário e Fitossanitário da Rússia) impediram a importação não autorizada de 42 toneladas de carne bovina brasileira que chegavam a São Petersburgo, segunda maior cidade do país]

18-1-2018 - Rosselkhoznadzor & Sergey Dankvert Met Brazilian Colleagues to Discuss Mutual Trade Issues

18-1-2018 - Sputnik & Rússia se compromete a avaliar rapidamente a reabertura ao mercado a carne do Brasil [O compromisso foi firmado entre o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luís Rangel e o chefe do Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária (Rosselkhoznadzor) da Rússia durante encontro na Alemanha]

12-1-2018 - Brasil 247 & Carne Fraca: juiz questina Blairo sobre volta ao trabalho de fiscais presos [O juiz federal Marcos Josegrei enviou  um ofício ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, para que ele informe se algum dos 19 fiscais presos na Operação Carne Fraca, que estão em liberdade provisória, retornaram ao trabalho, de forma ilegal; o juiz ficou sabendo sobre o suposto retorno após ser publicada pelo Valor]

4-1-2018 - Sputnik & União Europeia ataca indústria pesqueira do Brasil & [Depois do embargo à carne brasileira, decretada em março do ano passado com a divulgação da Operação Carne Fraca, agora é a vez de a União Europeia suspender a importação do pescado brasileiro, alegando irregularidades sanitárias em seis indústrias processadoras e parte da frota de pesca do Sul do país]

29-12-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Exportação de carne: Brasil e Itália no topo das notificações dos sistemas RAPEX e RASFF da CE [Porém, segundo a Stericycle Expert Solutions, as notificações (comparação entre o segundo e o terceiro trimestres deste ano) contra a carne avícola importada do Brasil caíram de 223 para 137 &Meat exports: Brazil and Italy top of the EC RAPEX and RASFF system notifications & However, according to Stericycle Expert Solutions, notifications (comparison between the second and third quarters of this year) against the poultry meat imported from Brazil have fallen from 223 to 137]

28-12-2017 – Food Qualit News & Brazil and Italy top country of origin for food recalls [Brazil was the topo country for the second quarter in a row closely followed by Italy, according to Stericycle Expert Solutions]

27-12-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & O relatório de auditoria DG(SANTE) 2017-6261 da Comissão Europeia [Relatório de auditoria DG(SANTE) 2017-6261 da Auditoria da Comissão Europeia & DG (Sante) constata que as deficiências encontradas evidenciam que para todos os setores, exceto à produção de carne bovina, o serviço brasileiro de inspeção de produtos de origem animal "não está totalmente ou eficientemente implementado e isso compromete a confiabilidade da certificação para exportação" &The Final report Report of an Audit Carried out in Brazil [DG(SANTE) 2017-6261] by DG(SANTE) of the European Commision & EU audit points out that the Brazilian inspection service of animal products "isn't fully or effectively implemented and has numerous failures"]

21-12-2017 - Russia Beyond & Rússia não levantará sanções a carne brasileira [Serviço Federal de Controle Veterinário e Fitosanitário (Rosselkhoznadzor) nega que a autorização para exportar trigo ao Brasil tenha sido moeda de troca para importação de carne do país]

14-12-2017 - Brasil 247 & Exportação de frango para Europa cai 17,5% [O Brasil segue sofrendo com os prejuízos da operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal em março; desde então, a União Europeia passou a impor mais sanções à entrada da carne brasileira no bloco; como resultado, as vendas recuaram 17,5% em relação a 2016, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA); em carta à UE, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, diz que o aperto da fiscalização tem causado "efeitos nefastos" nas vendas externas do produto; os mesmos pontos foram levantados pelo Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC), numa reunião destinada a discutir "preocupações" nas relações comerciais entre os países]

7-12-2017 - Gazeta do Povo & Juiz da Carne Fraca envia citação a deputado federal do Paraná ao STF [Sérgio Souza (PMDB) foi citado por um dos réus da operação como beneficiário de uma "mesada" paga pelo esquema investigado. À frente dos processos relacionados à Operação Carne Fraca, o juiz federal Marcos Josegrei da Silva, da 14ª Vara de Curitiba, decidiu encaminhar ao Supremo Tribunal Federal (STF) cópia do depoimento prestado pelo médico veterinário Flávio Cassou no último dia 1º]

7-12-2017 - Estadão & Homem da JBS na Carne Fraca confessa corrupção à Justiça [Flávio Evers Cassou admite que pagava propina a fiscais do Ministério da Agricultura em depoimento a juiz federal Marcos Josegrei da Silva e decifre conversas cifradas e cita repasses a políticos do PMDB]

6-12-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: os bastidores nada republicanos [Os grotescos bastidores nada republicanos de uma atividade exclusiva e típica de Estado, constitucionalmente não delegável para a iniciativa privada e que deveria ter como obrigação institucional a preservação do interesse público em benefício da população &Opinion of the DIREX: backstage nothing Republicans & The grotesque scenes nothing Republicans of a typical and exclusive State activity, the private sector and that directors should have as institutional obligation to preserve the public interest for the benefit of the population]

6-12-2017 - Gazeta do Povo & Carne Fraca: veterinário cita "mesada" a deputado do Paraná; assista [No âmbito da Operação Carne Fraca, um depoimento em especial chamou a atenção (assista trecho logo abaixo). O veterinário Flávio Cassou, de 64 anos, disse que havia uma espécie de esquema de pagamento de mesadas a políticos do PMDB do Paraná e citou o nome do deputado federal Sérgio Souza. Cassou trabalhava em uma unidade paranaense (na Lapa) da Seara Alimentos Ltda, ligada à JBS. Os repasses de dinheiro, segundo Cassou, fariam parte de um acordo entre um diretor da JBS chamado Sérgio Sampaio e o ex-superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Paraná Daniel Gonçalves Filho, que tenta homologar um acordo de colaboração premiada, no Supremo Tribunal Federal (STF)]

5-12-2017 – Folha de S.Paulo & Deputado do PMDB recebia mesada no esquema da Carne Fraca, diz testemunha

3-12-2017 - Brasil 247 & Carne Fraca: ex-executivo da JBS admite pagamento de propina [Veterinário Flávio Cassou afirmou à Justiça Federal que pagava há quatros anos uma mesada de R$ 20 mil ao ex-superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná Daniel Gonçalves Filho; preso após ser alvo da Operação Carne Fraca, Cassou disse que o dinheiro era para Gonçalves escolher quais fiscais do governo atuariam dentro das unidades da JBS no Paraná, com o objetivo de fazerem vista grossa na vigilância sanitária; operação atingiu o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) quando ele era ministro da Justiça do governo de Michel Temer]

22-11-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Rússia: Rosselkhoznadzor comenta declaração brasileira [Rosselkhoznadzor acredita que não há base na declaração do lado brasileiro]

22-11-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Rússia tem alternativas viáveis para substituir a carne brasileira [O Brasil deve reestruturar seu sistema de fiscalização agropecuária e abandonar iniciativas que visam privatizá-lo]

22-11-2017 - Gazeta do Povo & Brasil e Rússia se desentendem sobre laudos de supostos problemas na carne [Russos contestam informação do governo brasileiro de que não foi notificado oficialmente sobre a suspensão de compras de carnes bovina e suína, a partir de 1º de dezembro]

21-11-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Rússia proíbe importação de carne bovina e suína [Em nota oficial o Rosselkhoznadzor informa sua versão dos fatos]

21-11-2017 - Sputnik & Brasil pede provas à Rússia de presença de estimulantes na carne brasileira [O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (Mapa) solicitou às autoridades russas certificados do serviço de inspeção e os respetivos laudos laboratoriais indicando a presença de substâncias proibidas na carne brasileira, alvo de sanções anunciadas ontem pelo serviço veterinário e fitossanitário da Rússia, o Rosselkhoznadzor]

20-11-2017 - Sputnik & Rússia impõe restrições à importação de carne bovina e suína do Brasil [O Serviço Federal de Controle Veterinário e Fitossanitário da Rússia (Rosselkhoznadzor) informou nesta segunda-feira a imposição de restrições temporárias às importações de carne bovina e suína do Brasil para a Rússia a partir em 1º de dezembro]

 

 

15-11-2017 - Brasil 247 - Rússia analisa banir importações de carne suína e de gado do Brasil [O órgão de vigilância agrícola da Rússia está considerando proibir toda a importação de carne suína e bovina do Brasil após encontrar o aditivo alimentar ractopamina em alguns embarques, disse à Reuters na quarta-feira a porta-voz do regulador, Yulia Shvabauskene]

15-11-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Rosselkhoznadzor russo flagra ractopamina na carne brasileira [Serviço oficial russo, antes do final desta semana, pode proibir o abastecimento de carne bovina e suína importada do Brasil]

 

 

14-11-2017 - Carta Maior & Acordo entre Mercosul e União Europeia é pior que a ALCA [Acordo negociado sob estranha norma de confidencialidade traz enormes desvantagens, mas elas só afetariam os países do Mercosul]

10-11-2017 - The Food And Drink Industry Magazine (FMCG) & Impact of Brazilian 'fowl' up means poultry still dominates food Recall Index [Correlating with new reports that Brazil exported[1] more chicken than ever in August, recalls of chicken and other poultry meats in Q3 in Europe were higher than any other food category for the second quarter in a row, and Brazil was the top country of origin, the latest Recall Index from Stericycle Expert Solutions finds]

4-11-2017 - Brasil 247 & Rússia aumenta restrições à carne importada do Brasil [Quarto maior mercado para a carne brasileira, a Rússia aumentou as restrições ao produto nos últimos dias de outubro; de acordo com o Serviço Federal de Vigilância Sanitária e Veterinária na Rússia, os controles sanitários serão ampliados para cinco empresas brasileiras; motivo é que foram encontradas substâncias fora dos padrões sanitários russos; veja quais são os frigoríficos: JBS, Aurora, Frigo Estrela, Frigol e Frigon - Irmãos Gonçalves]

3-11-2017 - Gazeta do Povo & Fiscal do Paraná que originou a Carne Fraca relata irregularidades em frigoríficos [Daniel Teixeira relatou ocorrência de cobrança de propinas por agentes do Ministério da Agricultura e fraudes como uso de carne apodrecida por frigoríficos (...) Na mais longa e reveladora audiência dos processos da Operação Carne Fraca, o fiscal agropecuário federal Daniel Gouvêa Teixeira, que deu origem às investigações da Polícia Federal que abalou o setor de produção de carne e processados do Brasil, relatou esquemas de adulteração de valores nutricionais de produtos, irregularidades e tramas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento]

25-10-2017 - Gazeta do Povo & Ex-chefe da Agricultura no Paraná é solto após fiança de R$ 100 mil [A defesa de Gil Bueno de Magalhães, ex-superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná, prevê que a sentença pode sair ainda em 2017. Ele é réu em duas ações penais]

4-10-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: redução da fiscalização pública e sua privatização motivam sucessão de escândalos alimentares no Reino Unido [No Reino Unido as iniciativas que reduzem a fiscalização pública de produtos de origem animal e sua privatização revelam-se inconsequentes e nocivas à saúde pública e à segurança da população britânica e levaram a uma rotineira secessão de escândalos alimentares]

3-10-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Indústria da carne de frango: Reino Unido é sacudido por mais um escândalo alimentar [Em ambiente de privatização em prejuízo da fiscalização pública de produtos de origem animal como fica a saúde pública e a segurança alimentar das populações de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo?]

3-10-2017 - Foodnavigator & DG SANTE slams 'shortmomings' in Brasil meat audit [An audit of the Brazilian official control system for beef, horse and poultry meat has found it is not fully or effectively implemented and has numerous shortcomings, acoording to a long-awaited report]

2-10-2017 -  The Irish Farmers Association - IFA & European Commission Final Report of an Carried out in Brazil From 02 May 2017 to 12 May 2017 [ Summary - The report describes the outcome of an audit carried out by Directorate-General for Health and Food Safety in Brazil from 2 to 12 May 2017. The objectives of the audit were to evaluate the operation of official controls over the production of beef, horse and poultry meat and products derived therefrom destined for export to the European Union, the certification procedures the measures taken by the Brazilian authorities in response to Rapid Alert Notifications as well as in response to the recent police investigations in the meat sector, in particular in EU approved export establishments]

1-10-2017 - The Guardian & The chicken scandal and a dysfunctional food industry [Readers respond to the Guardian’s exposé of the fiddling of food safety dates in the chicken supply industry. I applaud the Guardian for its investigative journalism that resulted in the report on the unacceptably poor standards of hygiene in a large poultry processing plant, which supplies many of this country’s large supermarkets. Your findings (UK’s top supplier of supermarket chicken fiddles food safety dates, 29 September) call into question the acceptability of the proposals that emerged from the Food Standards Agency (FSA) in July in a document entitled Regulating Our Future]

 

 

30-9-2017 - The Guardian & Tesco admits error over repackaging of returned Lidl chicken [Retailer removes claim that Willow Farm chicken is ‘reared exclusively for Tesco’ after Guardian investigation finds otherwise]

29-9-2017 - The Guardian & M&S, Aldi and Lidl suspend buying from chicken plant that fiddles kill dates [Food Standards Agency, Tesco and Sainsbury’s investigate 2 Sisters Food Group plant after Guardian/ITV News story]

29-9-2017 - The Guardian & Chicken safety scandal: 2 Sisters faces parliamentary inquiry after revelations [Commons committee to summon founder Ranjit Singh Boparan as three supermarkets suspend contracts and FSA launches investigation]

 

 

 

28-9-2017 - The Guardian & The chicken run: blood, sweat and deceit at a UK poultry plant [We sent two undercover journalists to work in the supermarket supply chain and found some alarming food safety practices]

21-9-2017 - South China Morning Post & Hong Kong bans meat imports from Brazilian firms after pet food sold for human consumption [Some 10 batches of meat, which are not believed to have gone on sale locally, were believed to have false certificates]

19-9-2017 - The Bureau of Investigative Journalism & Blowing the whistle on the meat industry [An insider's account of work pressures in the slaughterhouse. Consumers have been exposed to meat contaminated with potentially dangerous bacteria because of poor hygiene practices and ineffective regulations in some UK abattoirs, according to a whistleblower meat inspector. After 20 years of working in abattoirs - inspecting animal carcasses for disease and making sure safety and hygiene rules are followed - he has decided to speak out. Regular hygiene lapses, coupled with poor regulation, could lead to dirty meat getting into the food chain and endangering human health, he believes. Previously unpublished official reports obtained by the Bureau of Investigative Journalism back up many of his claims]

 

 

14-9-2017 - Gazeta do Povo & Chefe do esquema da Carne Fraca fecha delação que atinge o PMDB do Paraná [Delação deve municiar investigações sobre a participação de políticos no esquema; trabalho da PF já havia indicado envolvimento da bancada de deputados do PMDB paranaense]

5-9-2017 - O Globo & Ouça e leia os principais trechos dos diálogos que podem anular a delação da JBS [Conversas entre Joesley e outros executivos mostrariam irregularidades nas negociações que deram imunidade ao empresário. "(...) Saud: 'Tudo que não precisar tocar no tipo de assunto… A gente preserva todos os nossos… como chama… consumidores… nosso mercado… nós preservamos todos os supermercados… compradores. Todos os nossos compradores. E a gente salva uns quatro ou cinco amigos. Andrea, Durval… Porque de outro jeito, não tem jeito de contar a história sem os caras… Eu acho que pelos mais fortes… (ininteligível) A questão é ter que jogar esses amigos tudo no fogo. Os governador, coitadinhos… Beto Richa… Pegou tudo em dinheiro no (ininteligível)… Foi eu aquele (ininteligível) entregar pro Beto… Beto Richa… Colombo… Fomos eu e o… entregar para o…]

2-9-2017 - Brasil 247 & Joesley: eu pedia favores e Temer pedia propinas ["Era propina, ilícito. Ele me pedindo dinheiro, eu pedindo alguma coisa a ele no Ministério da Agricultura", afirma]

2-9-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & A ingerência do setor privado na fiscalização agropecuária pública [Para conferir confiabilidade e credibilidade às commodities agrícolas destinadas à exportação, a iniciativa privada não pode ser considerada "parceira" visto que é objeto de fiscalização pública]

1-9-2017 - De Olho nos Ruralistas & Pivô da crise dos ovos na Europa, pesticida fipronil é utilizado em larga escala no Brasil [Substância foi encontrada em mananciais no Paraná; pesquisadores apontam morte de abelhas e dizem que ela pode afetar a pressão arterial e o sistema reprodutivo]

1-9-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & O estado mínimo impede a modernização da fiscalização agropecuária pública [Nova onda neoliberal impede o Estado e investimento público]

31-8-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) &  Opinião da DIREX: os suscitados "modelos modernizadores" americano, europeu etc. [O cumprimento do Decreto 5.741/2006 é hoje, por si só, a maior modernização que precisamos em benefício da fiscalização agropecuária pública]

30-8-2017 - Brasil 247 & PF investiga denúncias envolvendo servidores do Ministério da Agricultura

29-8-2017 - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) & Maggi: Brasil pode ampliar ainda mais a participação no mercado mundial de aves e suínos [Ministro reforça necessidade de fortalecer sistema brasileiro de controle e fiscalização de alimentos]

26-8-2017 - Estadão & 'Pessoal precisa de dinheiro' diz fiscal da Agricultura em pedido de 'apoio' ao PTB

21-8-2017 - Food Safety Newx & Former USDA officials say feds critically short of veterinarians [Veterinarians' groups predict shortage of highly educated staff will decrease U.S. food safety]

19-8-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: a inaceitável privatização da fiscalização pública de produtos de origem animal do RS [Diante da flagrante inconstitucionalidade e ilegalidade na privatização de setores da fiscalização agropecuária pública, resta como caminho a seguir a judicialização das "legislações" estaduais privativistas]

s/d - Sindicato dos Servidores de Nível Superior do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Sul (Sintergs) & Sintergs e Afagro estudam medidas a serem adotadas diante da aprovação da terceirização da fiscalização da carne no RS [Numa sessão marcada por ofensas contra servidores públicos, principalmente de parte do Líder do Governo Sartori, deputado Gabriel Souza (PMDB), e do deputado Marcel van Hattem (PP), a Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei 125/2017, nesta terça-feira (15/08). A partir de agora, frigoríficos e abatedouros pagarão sua própria fiscalização, fazendo com que o consumidor corra o risco de comer carne de qualidade duvidosa. Durante toda a tarde, o secretário da agricultura Ernani Polo permaneceu na Assembleia Legislativa cercado pelos principais representantes da indústria de proteína animal do Estado. O PL 125/2017 foi gestado através de suposto estudo da consultoria Foco Rural, que por sua vez foi paga pelo Fundesa, fundo irrigado pela indústria da carne do Estado]

15-8-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Europa: Alto índice de rejeição de carne de aves (93% por bactérias) [Relatório Stericycle aponta o Brasil como principal exportador envolvido nas rejeições (devido à Salmonella) de fronteira da União Europeia (UE) ocorridas no segundo trimestre]

10-8-2017 - Food News International & Europe: Chicken, poultry products highest on recall list [Recalls of chicken and other poultry meats are at their highest level since 2002, according to a Stericycle ExpertSOLUTIONS report]

31-7-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Dá para confiar? [Contaminação da carne de frango nacional com Salmonella: a verdade está com a Food and Feed Safety Alerts (RASFF) da Comissão Europeia]

 

 

30-7-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da DIREX: a 'promessa' de fiscalização agropecuária pública de 'Primeiro Mundo'... [É preciso fiscalização agropecuária pública (e não privatizada) autônoma, real, plena e de excelência para garantir confiabilidade e credibilidade perante os importadores de commodities agrícolas mundo afora]

29-7-2017 - Sputnik & JBS pagou R$ 1,1 bilhão em subornos a Temer e outros políticos, diz revista & [O frigorífico JBS pagou propinas de R$ 1,1 bilhão entre 2006 e 2017, incluindo ao presidente Michel Temer (PMDB) e vários dos seus aliados políticos, de acordo com reportagem publicada neste sábado pela revista Época]

29-7-2017 - Época & As provas da JBS [ÉPOCA teve acesso aos documentos que expõem a compra sistemática de centenas de políticos brasileiros]

27-7-2017 - Globo Rural & China suspende importação de seis frigoríficos da Austrália; dois são da JBS [Foram encontrados problemas nos rótulos das embalagens que não combinavam com os produtos]

27-7-2017 - Avicultura Industrial & Fiscais Agropecuários fazem novo protesto contra contratação temporária de veterinários [A categoria reivindica a contratação ode 1500 auditores fiscais federais agropecuários, e é contra uma série de medidas tomadas de maneira pelo ministério]

22-7-2017 - Midia News & Blairo: "Estrago na imagem do País ainda não foi dimensionado" [Ministro da Agricultura voltou a criticar operação da PF e diz que mercado exterior ficou difícil]

20-7-2017 - Reuters & Filipinas suspendem compras de carne do Brasil por preocupação sanitária [As Filipinas suspenderam as importações de carne do Brasil em razão de preocupações sanitárias, na esteira da decisão tomada em junho pelos Estados Unidos de proibir a compra de carne bovina in natura brasileira, depois que vários carregamentos do produto não passaram no controle de qualidade norte-americano]

20-7-2017 - Veja & Brasil sugere abrir mercado a produtos europeus por ajuda à carne [Há dez anos, os europeus vêm insistindo para que o Brasil aceite a importação de determinados produtos agrícolas]

19-7-2017 - Correio Braziliense & Ministério do Planejamento autoriza concurso para 600 vagas [Serão 300 postos permanentes para fiscal agropecuário e 300 temporários para médicos veterinários; salários iniciais devem ser de R$ 13.166]

18-7-2017 - AgriLand & Brazilian meat plant inspectors protest amidst meeting over US beef ban [The United States Department of Agriculture (USDA) announced the suspension of all fresh beef imports from Brazil – due to "recurring concerns about the safety of the products intended for the American market". Maggi visited the US in order to seek a lifting of the ban, which originally was issued one month ago. However, Brazil’s Anffa union believes there is a shortage of inspectors and demanded that the government hire 1,600 more, according to Reuters. Inspectors are also protesting over the temporary hiring of veterinarians to handle emergency meat inspections, Reuters added]

18-7-2017 - International Centre for Trade and Sustainable Development (ICTSD) & A carne fraca no Brasil [Apesar dos esforços do setor privado e do governo, a crise da “Carne Fraca” causou um dano considerável à marca Brazilian Beef, que sofreu queda de 40% nos volumes exportados entre os meses de março e maio de 2017, o que corresponde à redução de 150 mil toneladas exportadas. O recuo nas vendas domésticas de carne bovina já ocorria desde 2016, levando à redução do volume de abate em cerca de 20% em relação a 2015, especialmente em função da crise econômica e financeira no país]

18-7-2017 - International Centre for Trade and Sustainable Development (ICTSD) & A Operação "Carne Fraca" e o debate sobre defesa agropecuária no Brasil [A crise evidencia a relevância da atividade de inspeção de produtos de origem animal e suas peculiaridades. Além disso, coloca em destaque o debate sobre as oportunidades de melhorias dessa política pública, cujo bom funcionamento é essencial à prospecção de mercados para a indústria da carne]

17-7-2017 - Sputnik & Brasil garante que carne não é mais um espeto para os americanos [O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Mauro Blaggi, se encontrou nesta segunda-feira com o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, e mostrou as ações que vêm sendo tomadas pelo governo para atender às exigências sanitárias dos EUA, permitindo o levantamento do embargo à carne brasileira]

16-7-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & O 'prejuízo Brasil' decorrente da inaceitável desconstrução da fiscalização agropecuária pública [Enquanto as autoridades nacionais ficam apenas [de melhorar o sistema de fiscalização agropecuária pública] na promessa, a Food and Feed Safety Alerts (RASFF) da Comissão Europeia segue rejeitando cargas e mais cargas de carne frango devido a contaminação pela bactéria Salmonella]

14-7-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da DIREX: está sob ataque a fiscalização agropecuária pública [A corrupção de alguns fiscais agropecuários descoberta pela Operação Carne Fraca, lamentavelmente, auxilia a "lógica" irracional dos setores que intencionam privatizar a fiscalização agropecuária pública]

14-7-2017 - O Globo & Propina da JBS a fiscais dificulta retomada das vendas de carne [Wesley Batista admitiu em delação 'mensalinho' de até R$ 20 mil]

13-7-2017 - BeefPoint & JBS pagava 'mensalinho' a 200 fiscais sanitários [Maior processadora de proteína animal do mundo, a JBS pagou propina mensalmente, durante vários anos, a cerca de 200 fiscais do Ministério da Agricultura. O "mensalinho" chegava a R$ 20 mil por servidor. O objetivo era fazer os fiscais federais agropecuários flexibilizarem a aplicação das regras sanitárias]

13-7-2017 - Valor & JBS pagava 'mensalinho' a 200 fiscais sanitários

12-7-2017 - Gazeta do Povo & Entidades empresariais pedem que deputados barrem aumento a servidores [A medida defende que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que orienta o orçamento para 2017, congele a reposição salarial dos funcionários públicos do Paraná (...) Entre as entidades envolvidas estão: Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), da Associação Comercial do Paraná, do Movimento Pró-Paraná, da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), do Instituto Democracia e Liberdade (IDL), do Sistema Ocepar [Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná], da Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Paraná Faciap e da Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar). "O que o sistema produtivo quer é que os governos federal e estadual não gastem mais do que arrecadam", afirmou o presidente da FAEP, Ágide Meneguette]

11-7-2017 - Mercola & The Brazilian Beef Scandal and the Future of US Grass Fed Beef [According to the U.S. Department of Agriculture (USDA), since March, 100 percent of Brazilian meat imports have been inspected before being allowed into the country. Normally, 1 percent of meat imports are turned away. In the case of Brazil, 11 percent were refused, equating to about 1.9 million pounds of beef]

10-7-2017 - Extra & Problema da carne brasileira é controle sanitário, diz União Europeia [(...) — Não estamos olhando para o problema da carne, mas para o problema da fiscalização. A carne brasileira é fantástica e merece ter um sistema de controle sanitário do mais alto nível, porque, assim sendo, a carne é imbatível — comentou o embaixador]

5-7-2017 - Foodnavigator & Countries continue to find Salmonella in Brazilian meat [Border rejections for Salmonella in chicken from Brazil have been reported by six countries in the last week]

 

 

4-7-2017 - UOL Notícias & Delator da Carne Fraca dirá que esquema beneficiou todos os deputados federais do PMDB-PR

4-7-2017 - Brasil 247 & China amplia fiscalização sobre a carne brasileira [Autoridade que fiscaliza qualidade na China intensificou as inspeções de carnes importadas do Brasil após uma recente proibição dos Estados Unidos a alguns produtos brasileiros de carne bovina; país asiático adotará medidas se encontrar problemas de segurança alimentar em carnes importadas do Brasil e notificará o público em tempo hábil, informou a Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena; EUA suspenderam as importações de carne in natura brasileira no fim do mês passado, após um elevado percentual dos embarques não passar em testes de segurança]

1-7-2017 - O Globo & Ao menos 51 países mantêm restrições à carne brasileira [Três meses após operação da PF, bloqueio às exportações é completo em 9 mercados]

29-6-2017 - Tribuna & Polícia fecha abatedouro clandestino que abastecia mercados e restaurantes da Grande Curitiba [O estabelecimento não atendia às normas de higiene necessárias]

29-6-2017 - Gazeta do Povo & Polícia fecha abatedouro clandestino que abastecia mercados e restaurantes de Curitiba e RMC [Além de não ter autorização para funcionar, estabelecimento não atendia normas de higiene]

27-6-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da DIREX: o Estado que protege [O "modelo privado de 'fiscalização'" em detrimento da fiscalização agropecuária pública tem revelado uma série de problemas mundo afora e é inclusive rejeitado pela União Europeia (UE)]

26-6-2017 - Brasil 247 & Cortes do governo levaram EUA a suspender compra de carne, dizem fiscais [De acordo com o sindicato, há atualmente cerca de 270 frigoríficos brasileiros que atuam no mercado externo operando sem a presença de fiscais]

26-6-2017 - Reuters & Brazil meat inspection flaws flagged in new blow to sector [Brazil’s meat industry lacks enough inspectors to ensure the product is safe, a health inspectors union said on Monday, blaming government cutbacks for what the United States has called system-wide sanitary issues]

26-6-2017 - Reuters & Fiscais dizem que falta de equipe gerou problema para carne do Brasil [O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa) disse nesta segunda-feira que falta de equipe e cortes de verbas pelo governo causaram os problemas sanitários com embarques de carne do Brasil que levaram os Estados Unidos a suspender a compra do produto in natura do país]

25-6-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Concorrência da carne: associação de fazendeiros irlandeses afirma que os países do Mercosul descumprem os padrões da UE [Para a associação dos fazendeiros irlandeses, Irish Farmers’ Association (IFA), a proibição dos EUA contra a carne brasileira lança dúvidas sobre o acordo do Mercosul]

24-6-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Uma densa nuvem de escrutínio paira em prejuízo da indústria da carne do Brasil [Os problemas não são restritos aos EUA, pois autoridades do Canadá e da União Europeia (UE) disseram que nos últimos meses também rejeitaram algumas remessas de carne do Brasil. Notícia da Reuters afirma que o Brasil acelerou a queda da sua confiabilidade depois do bloqueio imposto pelos EUA à importação da sua carne bovina in natura]

23-6-2017 - AgriLand & US ban on Brazilian beef throws doubts over Mercosur deal [The decision by the United States Department of Agriculture (USDA) to ban fresh Brazilian beef must throw doubts over any type of Mercosur deal, according to the Irish Farmers' Association (IFA). EU authorities have to take note of this decision and remove beef from any Mercosur deal, the IFA’s National Livestock Chairman, Angus Woods, said. "Irish and European farmers will be rightly questioning how EU negotiators can continue to engage with the Mercosur countries, given this decision by the USDA. "The Department of Agriculture in the US has suspended all imports of fresh beef amid 'recurring concerns’ about the food safety of the product," he said]

 

 

23-6-2017 - Sptinik & Quem tem culpa na questão do embargo da carne brasileira pelos Estados Unidos? [A notícia causou grande impacto no Brasil: o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue, anunciou na quinta-feira, 22, a suspensão das importações de carne bovina fresca do Brasil. O que aconteceu? Membro da Academia Brasileira de Medicina Veterinária responde com exclusividade à Sputnik Brasil]

23-6-2017 - Rádio França Internacional (RFI) & Estados Unidos suspendem importação de carne brasileira [Os Estados Unidos suspenderam nesta quinta-feira (22) a importação de carne bovina fresca procedente do Brasil "devido a problemas recorrentes sobre a segurança sanitária dos produtos destinados ao mercado norte-americano", segundo informações do comunicado oficial do Departamento de Agricultura do país (USDA]

23-6-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Problemas de segurança alimentar: EUA interrompem a importação de carne bovina in natura do Brasil [Antes mesmo da Operação Carne Fraca, a Afisa-PR já tinha alertado para essa situação com base no relatório da auditoria realizada pelo USDA/FSIS sobre o sistema de fiscalização da carne do Brasil]

23-6-2017 – El País & Em novo golpe à exportação, EUA suspendem compra de carne fresca do Brasil [Revés acontece meses após Operação Carne Fraca, que levou norte-americanas a elevar inspeção]

23-6-2017 – RTE & US halts Brazil beef imports, citing safety concerns [The United States has halted imports of fresh Brazilian beef, after a high percentage of shipments failed to pass safety checks. In a statement, the US Department of Agriculture said it had "recurring concerns about the safety of the products intended for the American market," after increasing tests on Brazilian beef in March]

23-6-2017 – Gazeta do Povo & Pecuarista dos EUA é um dos culpados pelo embargo à carne brasileira, diz Governo [Desde que o Brasil passou a exportar carne in natura para o Estados Unidos, pecuaristas norte-americanos vêm trabalhando para boicotar a carne brasileira, segundo o ministro da Agricultura, Blairo Maggi]

23-6-2017 - Reuters & Brazil defends beef after 'system-wide problem' prompts U.S. ban [Brazil scrambled to shore up its beef industry’s reputation on Friday after the United States blocked shipments of fresh cuts, saying it found abscesses in the meat and signs of systemic failure of inspections in the world’s largest beef exporter]

 

 

22-6-2017 - National Cattlemen's Beef Association (NCBA) & Cattlemen Respond to USDA Ban on Fresh Brazilian Beef [ NCBA Supports Action, "Proves Food Safety System Works"]

22-6-2017 – U. S. Deparment of Agriculture (USDA) & Perdue: USDA Halting Import of Fresh Brazilian Beef

22-6-2017 – Drovers & USDA Halts Beef Imports from Brazil [mports of fresh beef from Brazil are being halted into the U.S. The announcement was made by Secretary of Agriculture Sonny Perdue after inspections by USDA-Food Safety and Inspection Service (FSIS) revealed concerns over safety issues]

22-6-2017 – Reuters & EUA suspendem compra de carne in natura do Brasil por preocupação sanitária

22-6-2017 - Sputnik & Preocupação sanitária faz EUA suspenderem importação de carne do Brasil [Os Estados Unidos suspenderam nesta quinta-feira todas as importações de carne fresca do Brasil em razão de "recorrentes preocupações sobre a segurança dos produtos destinados ao mercado loca", afirmou em comunicado o Departamento de Agricultura (USDA, na sigla em inglês)]

 

 

21-6-2017 - Ministério da Agricultura, Pecuáira e Abastecimento (MAPA) & Estados defendem modernizar legislação de inspeção [Assunto foi discutido durante reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Agricultura. Os secretários estaduais de Agricultura defenderam, nesta quarta-feira (21), mudanças para modernizar a inspeção de produtos de origem animal. Eles querem autorização, por lei federal, para inspeção privada, com a permissão para que estados que adotam esses serviços possam comercializar os produtos dentro do país. O pedido foi apresentado durante reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), em Brasília. (...) Diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa e presidente da Comissão Sul-Americana para a Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa), Guilherme Marques ressaltou que trata-se de uma experiência já adotada no mundo inteiro e reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Um dos principais defensores da mudança é o Rio Grande do Sul. Seguindo modelos já adotados em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, o estado elaborou proposta de lei estadual para contratar inspeção privada para esses produtos] 

 

 

20-6-2017 – Gazeta do Povo & "'Maquiagem proibida' é encontrada em carnes e mortadelas nos supermercados; veja marcas [Estudo da Proteste identifica substâncias proibidas em carnes e mortadelas. Aditivos têm a função de 'maquiar' produtos malconservados ou deteriorados. Confira marcas com irregularidades]

18-6-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & O que a mídia nacional não conta... ainda querem aprovar o PLS 326 de 2016? ["As autoridades brasileiras não conseguiram garantir que todas as plantas de carne de aves aprovadas para exportações da UE estavam sob a supervisão de veterinários oficiais antes e durante o abate de animais" — Food Safety Directorate - DG (SANTE)]

18-6-2017 - Globo Rural & União Europeia quer aumento no rigor da fiscalização da carne brasileira [Exigência partiu de uma avaliação, feita pelos europeus, da qualidade do produto exportado pelo Brasil]

15-6-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & A vaca está no brejo! [Irritada, União Europeia (UE) ameaça bloquear importações da carne brasileira]

14-6-2017 – Folha de S.Paulo & Europa questiona carne do Brasil e ameaça suspender importações

13-6-2017 - FarmIreland & Major Brussels crack down on Brazilian beef and poultry imports [All Brazilian poultry exports to Europe will be tested for conditions such as salmonella under stringent new regulations introduced by the EU Commission. Sources in Brussels have indicated the Commission may also delist all Brazilian meat plants which were previously approved for the export of horsemeat to Europe. The moves follow an audit of Brazilian meat plants which were undertaken last month by officials from the EU's Health and Food Safety Directorate (DG SANTE). A report on the audit, which were prompted by the recent meat scandal that has rocked the South American state, was published yesterday]

 

 

13-6-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & PLS 326/2016: Afisa-PR critica convocação de Caiado [Audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária debaterá o PLS 326/2016 que alega "instituir a Política Nacional de Defesa Agropecuária", mas na prática, intenciona privatizar a fiscalização agropecuária pública. Afisa-PR criticou a convocação do responsável pela Portaria 158/2014 que privatizou parte da fiscalização pública de produtos de origem animal do Paraná]

13-6-2017 - Brasil 247 & Irritada com governo Temer, UE ameaça bloquear importações de carnes brasileiras [Desde a eclosão da operação Carne Fraca, os mecanismos de controle de qualidade da carne produzida pelos frigoríficos brasileiros deixaram a desejar, segundo auditoria realizada pela União Europeia]

 

 

12-6-2017 - Estadão & UE demonstra 'preocupação' com medidas sanitárias na carne brasileira [Documento enviado ao ministro Blairo Maggi deixa claro que problemas continuam afetando controles realizados pelo governo, depois da Operação Carne Fraca]

9-6-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Produtos de origem animal: auditoria do Ministério da Agricultura aponta ilegalidade na inspeção do PR ["O modelo de inspeção do Paraná, com médico veterinário vinculado à empresa privada realizando inspeção, infringe os artos. 9º, § 6º, incisos II, III e VI, e 133, incisos II, III e VI do Decreto nº 5.741/2006. Além disso, infringe as Leis nº 1283/50, nº 7889/89, nº 8171/91 e a Constituição Federal, Art. 37, inciso II" — Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)]

8-6-2017 – Gazeta do Povo & Polícia apreende 4 toneladas de carnes nobres em churrascarias e distribuidoras [Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária de Curitiba, Francielle Narloch, as carnes bovinas, suínas e pescados não cheiravam mal nem apresentavam bolor, mas o problema era sua procedência]

2-6-2017 – Extra & Operação Carne Fraca afetou produção da indústria em abril

1-6-2017 - Estadão & Delator cita propina 'em espécie' a Serraglio [A proposta de delação de Daniel Gonçalves Filho, alvo da Carne Fraca, está na Procuradoria-Geral da República (PGR) e caso seja homologada o ex-ministro da Justiça de Michel Temer será investigado no STF]

31-5-2017 – Reuters  & PF prende fiscal da Agricultura acusado de apagar provas da operação Carne Fraca

29-5-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & A "ideia" de privatizar a fiscalização pública de produtos de origem animal no Brasil [A fiscalização agropecuária pública é prejudicada pela interferência da política partidária e pela ingerência de setores privados interessados em desregulamentação e privatização]

23-5-2017 – De Olho nos Ruralistas & Frigorífico no MT é acusado de destinar a consumo humano porcos mortos durante transporte [Segundo secretário da Agricultura de Juína, carne seria destinada a embutidos, em vez de reciclagem; veterinário determinou a paralisação das atividades]

16-5-2017 & Jornal de Santa Catarina & "Cúpula do Ministério da Agricultura em SC protegia empresas contra a fiscalização", diz delegado da Polícia Federal [Operação deflagrada nesta terça-feira apurou irregularidades na importação de pescados no Vale do Itajaí]

18-5-2017 – Sputnik & Operação Lucas: auditor aposentado defende fiscais do Ministério da Agricultura [Em apenas dois meses, duas notícias abalaram o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA. Em 17 de março, a Polícia Federal anunciou a realização da Operação Carne Fraca, em que donos e gerentes de alguns poucos frigoríficos foram presos. E, nesta semana, novas informações deram conta de novas prisões no âmbito do Ministério]

16-5-2017 – Agência de Notícias da Polícia Federal & PF investiga corrupção de servidores do MAPA em Itajaí/SC [A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (16/5) a Operação FUGU, que visa ao desmantelamento de grupo com atuação na Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA em Santa Catarina e contra o qual se apuraram diversas evidências relacionadas à proteção ilícita de empresas do ramo alimentício, bem como de perseguição a servidores com atuação na área de fiscalização mediante instauração de procedimentos disciplinares e remoções infundadas]

 

 

16-5-2017 – ZR & Maggi diz que "já sabia" que outros casos viriam após Carne Fraca [Foi a primeira declaração do ministro sobre a Operação Lucas, deflagrada nesta terça, que revelou esquema de pagamento de vantagens indevidas à ex-superintendente Adriana Feitosa]

16-5-2017 – Gazeta do Povo & Veja quais são os frigoríficos e laticínios investigados na Operação Lucas [Operação da Polícia Federal investiga servidores do Ministério da Agricultura e pelo menos sete frigoríficos e lacticínios em quatro estados: Tocantins, Pará, São Paulo e Pernambuco]

16-5-2017 – Congresso em Foco & Operação da PF apura corrupção entre servidores do Ministério da Agricultura e empresas do setor agropecuário [Segundo PF, a investigação foi motivada por denúncia de que frigoríficos e empresas de laticínios fiscalizadas pelo ministério foram favorecidas em processos administrativos, "por meio do retardamento na tramitação e anulação de multas"]

 

 

15-5-2017 – Gazeta do Povo & Carne Fraca provoca pior abril desde 2012 nas exportações de carne bovina [Estudo da USP relaciona efeitos da operação da Polícia Federal com o pior resultado para exportações de carne in natura dos últimos cinco anos]

12-5-2017 – Exame & Após a Carne Fraca, BRF tem prejuízo R$ 286 milhões no 1º tri [O resultado reverte o lucro líquido de 39 milhões de reais apurado entre janeiro e março de 2016]

11-5-2017 – Avicultura Industrial & Ministro rejeita demanda de auditores agropecuários e não substituirá automaticamente indicações políticas

26-4-2017 – Gazeta do Povo & Ex-assessores de deputados do Paraná viram réus na Operação Carne Fraca [Os deputados João Arruda e Sérgio Sousa, ambos do PMDB, negam irregularidades]

25-4-2017 – Notícias Agrícolas & Quinze países ainda barram entrada de carne brasileira após Operação Carne Fraca [De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), até segunda-feira, 24 de abril, estavam com suspensão total para embarques de carnes bovinas, suínas e de aves, além de embutidos, Argélia, Iraque, Bahrein, Congo, Antígua e Barbuda, Moçambique, Guiana, Santa Lúcia, Suriname, Trinidad e Tobago, Vietnã, Zimbábue, São Vicente e Granadinas, Albânia e São Cristóvão e Névis]

25-4-2017 – Empresa Brasil de Comunicação (EBC) & Justiça aceita denúncia contra 59 investigados na Operação Carne Fraca [Justiça aceita denúncia contra 59 investigados na Operação Carne Fraca]

20-4-2017 - The Bureau Of Investigative Journalism & Bullying, harassment and physical assault: Abuse faced by inspectors inside UK slaughterhouse [Vets and meat hygiene inspectors working in abattoirs face regular abuse, bullying and harassment, an investigation has found, hampering food safety and animal welfare checks.Data obtained by the Bureau reveals meat hygiene inspectors and vets working for the Food Standards Agency (FSA) had to be withdrawn from abattoirs for their own safety on more than twenty occasions between January 2013 and July 2016.The FSA’s records show there were a total of 180 reported incidents of bullying and harassment during that time period, including 106 instances of verbal abuse, 51 incidents involving aggressive behaviour, seven physical assaults and 15 acts of intimidation, among others]

 

 

20-4-2017 – Empresa Brasil de Comunicação (EBC) & MPF denuncia 60 pessoas investigadas na Operação Carne Fraca

20-4-2017 - Ministério Público Federal (MPF) & Operação Carne Fraca: MPF no Paraná denuncia 60 pessoas [Entre os envolvidos estão fiscais agropecuários, empresários do ramo frigorífico e outros integrantes do esquema criminoso. O Ministério Público Federal no Paraná (MPF/PR) ofereceu nesta quinta-feira (20) cinco denúncias contra 60 investigados no âmbito da Operação Carne Fraca, deflagrada no mês de março e que apontou um grande esquema envolvendo empresários de frigoríficos, fiscais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) que atuavam na liberação de licenças, solicitação e recebimento de vantagens indevidas, entre outras pessoas. Durante a investigação ficou comprovada a existência de uma verdadeira organização criminosa atuando no âmbito da Superintendência Federal de Agricultura do Paraná, envolvendo inclusive suas altas cúpulas.Entre os crimes apontados pela denúncia estão corrupção passiva, corrupção ativa, corrupção passiva privilegiada, prevaricação, concussão, violação de sigilo funcional, peculato, organização criminosa e advocacia administrativa. Ainda foi constatada adulteração e alteração de produtos alimentícios e emprego de substância não permitida em algumas unidades frigoríficas. Entre as provas da prática ilícita dos integrantes do esquema criminoso estão tomadas de depoimentos, afastamento de sigilo fiscal e bancário e monitoramento telefônico]

 

 

16-4-2017 – Metrópoles & Operação Carne Fraca. Polícia Federal indicia mais de 60 pessoas [Indiciamentos ocorreram no fim da noite deste sábado (15/4). Ao todo, 63 responderão por crimes como corrupção e adulteração de alimentos]

11-4-2017 - AgriLand & IFA Livestock Chairman speaks out about beef, Brexit and Brazil [IFA National Livestock Chairman Angus Woods said prospects look better for 2017 than 2016 for the EU beef market. Woods was speaking at the EU Commission’s Civil Dialogue Meeting in Brussels this week]
 
9-4-2017 – Gazeta do Povo & Juiz vê ‘risco à saúde pública’ e mantém executivo de frigorífico na cadeia [Flavio Evers Cassou é médico veterinário da Seara, que pertence ao grupo JBS]
 
2-4-2017 – Estadão & Carne brasileira não passa em controle reforçado na Eslováquia [País no leste europeu encontrou salmonella nos carregamentos e deve levar o caso ao encontro de ministros de Agricultura da Europa, nesta segunda-feira; no total, o carregamento envolvia 21 toneladas]

1-4-2017 - Instituto Humanitas Unisinos (IHU) & Adulteração de alimentos e a lógica do agronegócio

1-4-2017 - Jornalistas Livres & (Des)caminhos da cadeia industrial da carne [Quem ganha e quem perde com eles?]

 

 

31-3-2017 – Gazeta do Povo & Governo federal corta orçamento da Agricultura pela metade [Ao todo, o Mapa terá um valor de R$ 1,204 bilhão para gastar ao longo do próximo ano, de um total de R$ 2,215 bilhões de despesas aprovadas pelo Congresso Nacional]

26-3-2017 - Instituto Humanitas Unisivos (IHU) & A carne é fraca e os alimentos não são mercadorias [Em agosto de 2016, foi lançado o PlanoAgro+ pelo Governo Federal, o qual conta com 69 medidas imediatas (de quase 300 previstas) de redução da fiscalização sanitária - isto é, são medidas afetas à saúde pública, adotadas por Blairo Maggi, Ministro da Agricultura, sob o pretexto de que cabe ao mercado punir quem não produz como se deve]

26-3-2017 – R7 - Fiscalização de frigorífico brasileiro é feita por funcionários [Dos 112 agentes, apenas 8 são ligados ao Ministério da Agricultura e à prefeitura local]

25-3-2017 – El País & Funcionários de empresas da Carne Fraca tinham acesso ao sistema de informação do Ministério [Uma empregada da BRF trabalhou num escritório do MAPA no Paraná para acelerar a liberação dos certificados sanitários dos frigoríficos sem que eles fossem fiscalizados]

 

 

25-3-2017 – El País & Servidores fizeram festa com picanha e camarões apreendidos [Servidores contaram com ajuda de agente da Polícia Federal para interceptar carga que depois foi distribuída entre eles]

25-3-2017 – El País & Com 18 toneladas de peru com salmonela, fiscais avisam: “Dá para fazer mortadela” [Investigações da Operação Carne Fraca revelam a naturalidade com que fiscais e empresários tratavam do “reaproveitamento” de carne inadequada para o consumo]

25-3-2017 – El País & Operação Carne Fraca: o esquema podre que ronda os frigoríficos no Brasil [A investigação que abalou o setor revela a irresponsabilidade de fiscais ao dar brechas para que produtos insalubres entrem em linha de produção em troca de propina]

24-3-2017 – Gazeta do Povo & Hong Kong retira carne brasileira dos mercados; veja a lista completa de embargos [Retirada vale para proteína vinda dos frigoríficos investigados pela Polícia Federal, mas os asiáticos já haviam proibido as importações de forma gerar no começo da semana]

24-3-2017 - Brasil de Fato & A esquerda, o pecado da carne e o pragmatismo masoquista [Na campanha eleitoral de 2014, a Friboi fez um donativo de R$ 200 mil, declarados, em favor de Jair Bolsonaro, candidato a deputado federal no Rio de Janeiro. O mesmo frigorífico foi um dos maiores anunciantes da mídia burguesa durante todo o período em que os principais veículos de imprensa, rádio e TV do país levaram adiante a campanha golpista. Pois bem, como todos sabemos, os gigantes do oligopólio da carne, como a Friboi e a Brasil Foods, dona das marcas Sadia e Perdigão, foram denunciados por subornar fiscais da vigilância sanitária a fim de ocultar práticas ilegais que põem em risco a saúde dos consumidores. (Segundo o portal Sensacionalista, a carne da Friboi tinha até pelos do ator Tony Ramos.) Diante do escândalo, qual é a reação de boa parte da esquerda?]

23-3-2017 – Gazeta do Povo & Alvos da Carne Fraca doaram R$ 715 mil para políticos citados na investigação [Empresas e pessoas investigadas pela operação da PF fizeram repasses eleitorais em 2014 para quatro deputados que aparecem na apuração. Todos são paranaenses]

23-3-2017 – Sputnik & Governo brasileiro agora corre para tirar o boi da sombra [Os estragos na exportação de carne brasileira não param de crescer. Da última sexta-feira, quando foram divulgadas as primeiras notícias da Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal em vários estados, até quarta-feira, 22, a média diária de embarque de carnes caiu de US$ 63 milhões para US$ 74 mil segundo dados do próprio governo]

23-3-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Caiu a casa da "fiscalização" privada de produtos de origem animal [Aquilo que há muito tempo é criticado pela Afisa-PR torna-se público e notório. A fiscalização agropecuária pública que atua com poder de polícia administrativa, tipificada como uma atividade exclusiva, típida de Estado e não delegável à iniciativa privada, é prejudicada pela interferência da política partidária e ingerência da iniciativa privada]

22-3-2017 - Gazeta do Povo & Maior parte dos "fiscais da carne" é contratada pelos próprios frigoríficos [Sem estrutura e funcionários em quantidade suficiente, Ministério da Agricultura conta com "olheiros" das próprias empresas na linha de abate]

 

 

22-3-2017 - Gazeta do Povo & De “carne verde” a propina, denunciante conta tudo o que viu no esquema [Daniel Gouvêa Teixeira primeiro relatou irregularidades ao Ministério da Agricultura e, quando percebeu que providências não foram tomadas, procurou a Polícia Federal]

22-3-2017 – Sputnik & Contra 'Carne Fraca', JBS faz vídeo sobre qualidade... mostrando uma carne vencida [Saiu pela culatra a tentativa da JBS, um dos frigoríficos implicados na Operação Carne Fraca que desmantelou um esquema de adulteração de alimentos, de limpar a imagem pública. Um detalhe da campanha veiculada on-line, porém, chamou a atenção dos internautas]

22-3-2017 – Irish Farmers Journal & Sinn Féin calls for halt to Brazilian beef into EU [More than 30 companies are under investigation following accusations of rotten and dangerous meat having been sold and public officials bribed]

22-3-2017 – De Olhos nos Ruralistas & “Carne Fraca”: políticos ruralistas indicam quem fiscaliza sua comida [Superintendente de AL é afilhado político de Renan Calheiros; o da BA, de Geddel Vieira Lima; indicação no MT, em 2015, revoltou servidores]

 

 

21-3-2017 - RFI & Agricultores da UE usam crise da carne para pressionar Mercosul [As irregularidades em 21 frigoríficos brasileiros reveladas pela Operação Carne Fraca da Polícia Federal estão servindo de munição para a principal confederação de agricultores e pecuaristas europeus (Copa-Cogeca) pressionar a Comissão Europeia, o braço executivo do bloco, na rodada de negociações iniciadas nesta segunda-feira (20) com o Mercosul, em Buenos Aires]

21-3-2017 – Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública do Estado do Paraná (SindSaúde Paraná) & Operação Carne Fraca versus Sesa [De celeiro do Brasil, Paraná se transforma em vergonha nacional]

21-3-2017 – De Olho nos Ruralistas & “Carne Fraca”: número 1 na lista de prisões, diretor do Ministério da Integração Nacional é demitido [Preso pela PF, Fabio Zanon Simão foi chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério da Agricultura e fazia parte da equipe de Helder Barbalho]

21-3-2017 – El País & México suspende importação de produtos avícolas do Brasil [País adere às restrições impostas pela União Europeia e China após suspeitas de adulteração]

21-3-2017 – Sputnik & Japão suspende importações de empresas brasileiras citadas na Carne Fraca [A embaixada do Japão no Brasil anunciou nesta terça-feira (21) a suspensão das importações de aves e outros produtos provenientes de 21 empresas brasileiras de processamento de carne citadas na operação Carne Fraca]

21-3-2017 – El País & De que JBS e BRF são acusadas? Comer carne é seguro? Entenda a operação da PF [Engenheiro de Alimentos comenta supostas irregularidades cometidas por frigoríficos. Segundo a investigação, fiscais receberam propina para afrouxar controle sobre produtos]

21-3-2017 – ZN Herald & NZ could benefit from Brazil meat scandal – economist [New Zealand's meat export trade could stand to benefit from the scandal enveloping the meat industry in Brazil, ANZ rural economist Con Williams said]

20-3-2017 & Opera Mundi & Operação Carne Fraca: por que a imprensa blinda Blairo Maggi? [PF fez busca a apreensão no gabinete do ministro, em sala que abriga responsáveis por contato com o Congresso; em agosto, ele reduziu fiscalização sanitária]

20-3-2017 – Outras Palavras & Friboi, BRF e a “ética” do livre-mercado

20-3-2017 – The Intercept Brasil & Globo, Lula, Temer, Aécio e Dilma: somos todos Friboi [AS GIGANTES DO SETOR alimentício JBS e BRF, alvos centrais da Operação Carne Fraca, já ativaram suas defesas. Estão cobrando a conta de seus dois maiores investimentos: as publicidades em redes televisivas e as doações a partidos políticos. A operação investiga 22 empresas do ramo alimentício envolvidas em um esquema corrupção para liberação de frigoríficos irregulares. A Justiça Federal do Paraná determinou o bloqueio de R$ 1 bilhão nas contas da JBS e da BRF. Segundo a Polícia Federal, esta é a maior operação já realizada em toda sua história]

 

 

20-3-2017 – Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & A "culpa" é da Polícia Federal? [A bombástica carta 031/2016 do ANFFA Sindical]

20-3-2017 – Reuters & EU to block any firms involved in Brazil meat scandal

20-3-2017 – Gazeta do Povo & Países suspendem importação de carne de empresas citadas em operação da PF [A Comissão Europeia disse nesta segunda-feira que todas as empresas envolvidas em um escândalo de carne terão acesso negado ao mercado da União Europeia]

20-3-2017 – Estadão & Fiscal da Agricultura pediu R$ 300 mil para campanha eleitoral de ‘padrinho político’, diz Carne Fraca [Grampos da PF mostram que Dinis Lourenço da Silva, chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal, exigia propinas em troca de da defesa dos interesses do frigorífico BRF na Pasta]

20-3-2017 - BBC News Brasil & Qual pode ser o impacto do escândalo da carne na economia brasileira? [Terceiro maior produto de exportação do Brasil, atrás da soja e do minério de ferro, as carnes brasileiras conquistaram o mundo, tornando-se sinônimo de qualidade em mais de 150 países]

 

 

20-3-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Fiscalização da carne: a indicação política é a espinha dorsal deste esquema... [Quem de fato "fiscaliza" a sua comida? Na prática, impera o "autocontrole"]

20-3-2017 - Guardian News & Brazil meatpacking scandal over claimed exports of rotten product [ALL eyes in the beef game are keenly watching a Brazilian meatpacking scandal play out, knowing it has the potential to severely damage the big South American producer’s moves on some of Australia’s most lucrative markets. The BBC is reporting authorities in Brazil have suspended 33 government officials amid allegations that some of the country's biggest meat processors have been selling rotten beef and poultry for year]

19-3-2017 - Rede Brasil Atual & Carne Fraca é mais um entre tantos outros ataques à segurança alimentar [Direito humano, a alimentação adequada é dever do Estado, que não monitora e nem fiscaliza. Pouco saudáveis, alimentos são produzidos com agrotóxicos, transgênicos, muita gordura e açúcar]

19-3-2017 – Gazeta do Povo & Executivo da BRF tinha acesso a sistema do Ministério da Agricultura [Segunda a Polícia Federal, funcionários de empresas investigadas usam senhas de servidores para emitir certificados oficiais]

19-3-2017 – El País & União Europeia e EUA pressionam Brasil por mais informações sobre o escândalo da carne [Embaixador da UE no país diz que é preciso saber se problema é "pontual" ou afeta sistema. João Cravinho afirma que achados da Operação Carne Fraca são "perturbadores"]

17-3-2017 – The New York Times & Brazil’s Largest Food Companies Raided in Tainted Meat Scandal [Investigators said that practices by regional food processing companies included marketing a product labeled turkey sausage that had chicken and soybean protein substituted for much of the turkey, and adulterating expired meats with a type of acid that investigators said has been linked to cancer. These products were then sold to schools in the southern state of Paraná]

17-3-2017 - De Olhos nos Ruralistas & "Carne Fraca": substância usada para "maquiar" apodrecimento pode provocar câncer [Se consumido a longo prazo, ácido ascórbico pode provocar sobrecarga renal e, depois, câncer, informam pesquisadores ao portal R7. O consumo de carne vencida pode provocar câncer? O portal R7 entrevistou a professora de nutrição da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Anita Sachs, e Irene de Lourdes Noronha, chefe de equipe de Nefrologia e Transplantes da Beneficência Portuguesa de São Paulo, para confirmar os efeitos colaterais causado pelo uso excessivo de ácido ascórbico. O produto químico é utilizado em frigoríficos para disfarçar o sabor das carnes vencida]

17-3-2017 - Brasil 247 & PF faz megaoperação contra frigoríficos e cumpre quase 40 prisões [A Polícia Federal realiza na manhã desta sexta (17) uma megaoperação que investiga uma suposta organização criminosa formada por fiscais agropecuários federais e empresas do agronegócio. Batizada de "Carne Fraca", a operação tem na mira alguns dos maiores frigoríficos do país; a Justiça Federal do Paraná determinou o bloqueio de R$ 1 bilhão; cerca de 1.100 policiais federais cumprem 309 mandados, sendo 27 de prisão preventiva, 11 de prisão temporária, 77 de condução coercitiva e 194 de busca e apreensão]

18-3-2017 – De Olho nos Ruralistas & “Carne Fraca”: PF fez busca e apreensão no gabinete de Blairo Maggi [Imprensa ignorou a informação; ministro tirou licença de dez dias na quinta, um dia antes da maior operação da história da Polícia Federal]

18-3-2017 - BBC News Brasil & Carne vencida e mascarada com 'produtos cancerígenos': o escândalo que atinge as maiores empresas do Brasil [Mudar a data de vencimento de carnes estragadas, maquiar seu aspecto ou usar químicos para mascarar seu mau cheiro - até mesmo em produtos usados na merenda escolar]

 

 

18-3-2017 – Gazeta do Povo & 9 fatos horríveis descobertos pela Operação Carne Fraca [Utilização de cabeças de porco e de carne podre na fabricação de embutidos estão entre as primeiras barbaridades investigadas pela Polícia Federal]

18-3-2017 – Jornalistas Livres & É muito além de carne estragada [Carne Fraca, para não chamar de carne pobre foi o jeito de garantir o lucro sobre as vidas humanas e a degradação do meio ambiente pelos ruralistas]

18-3-2017 – Jornal GGN & A Carne Fraca e o reino dos imbecis [A Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, traz uma comprovação básica: o nível de emburrecimento nacional é invencível. O senso comum definitivamente se impôs nas discussões públicas. E não se trata apenas da atoarda que vem do Twitter e das redes sociais. O assustador é que órgãos centrais da República – como o Ministério Público, a Polícia Federal, o Judiciário – tornaram-se reféns do primarismo analítico]

18-3-2017 – Diário do Centro do Mundo (DCM) & A carne estragada, a falácia da eficiência privada e a podridão do governo Temer

18-3-2017 – Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Escândalo da carne podre e batizada? Nenhuma novidade! [A concorrência internacional, agora, tratará de barrar a carne do país, lógico, evidente e com razão]

17-3-2017 – CartaCapital & Carne Fraca: Frigorífico colocava carne de cabeça de porco em linguiça [Em gravação feita pela PF, donos do frigorífico Peccin, do Paraná, discutem fabricação ilegal de embutidos]

17-3-2017 – The Intercept Brasil & Brasil se assusta com carne que chega a sua mesa, mas fecha os olhos para discussão sobre abate [Enquanto a Operação Carne Fraca assusta os brasileiros sobre a péssima qualidade da carne que chega a sua mesa, alguém questiona a forma como os animais são abatidos neste processo? Em geral, se a criação e o abate seguem ou não a Lei de Proteção Animal e se o gado sofre ou não maus-tratos não são preocupações que costumam passar pela cabeça dos consumidores]

16-3-2017 – Gazeta do Povo & Fiscalização interdita laticínios que produziam creme de leite com matéria-prima vencida [Empresas ficam no Rio Grande do Sul e usavam leite vencido para fabricar creme de leite e outros derivados; quatro pessoas foram presas e uma está foragida]

1-3-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Making a Pig's Ear of Food Safety [As inconformidades verificadas nos cinco frigoríficos-piloto que fazem parte do projeto de privatização dos EUA contra sua fiscalização agropecuária pública, nos quais o Food Safety and Inspection Service (FSIS) e o United States Department of Agriculture (USDA) se servem para "avaliar" a "qualidade" da "fiscalização" privada da carne com base na APPCC]

15-1-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Práticas e condutas e o privatizante PLS 326/2016 [Qual o interesse dos fiscais agropecuários de boa-fé nessa discussão?]

13-1-2017 – RFI & França exigirá câmeras em abatedouros de animais a partir de 2018 [Nova lei francesa aprovada nesta sexta-feira (13) obriga matadouros a colocarem câmeras nos locais onde os animais são mortos para evitar crueldade e maus-tratos. Em 2016, a Associação L214 divulgou uma série de imagens que chocou o país, com animais sendo abatidos sem atordoamento prévio e pendurados ainda vivos em ganchos]

2-1-2017 - El País & Ameaças para o planeta das quais não se ouve falar porque estão em chinês [Um estudo alerta que os idiomas são uma barreira significativa para a ciência mundial]

16-12-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Paraná: MPPR investiga privatização de parte da inspeção de produtos de origem animal [MAPA/DIPOA considera inconstitucional e ilegal os termos da Portaria 158 de 2014 da Adapar]

11-11-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Exportação de carne bovina in natura dos EUA: negociação de 17 anos naufragará? [Eventual proibição decorrerá apenas pelo protecionismo de Trump?]

31-10-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & PLS 326/2016: modus operandi importado? [É necessário dar um rotundo não ao inconstitucional, ilegal, prejudicial e privaticionista PLS 326/2016]

28-10-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & The Guardian: Testes na carne suína britânica encontram cepa de superbactéria [Amostras de carne de suína consumida no Reino Unido estavam contaminadas com a estirpe da superbactéria MRSA (methicillin-resistant Staphylococcus aureus)]

8-10-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & PLS 326/2016: Afisa-PR encaminhou carta ao seu relator no Senado [A aprovação do PLS 326 de 2016 é inadmissível, pois visa privatizar a fiscalização agropecuária pública]

1-10-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & DTA's & urgência epidemiológica: bactéria E. coli transporta o gene mcr-1  [Pela primeira vez no Brasil o gene mcr-1 foi detectado em uma estirpe da bactéria Escherichia coli (isolado a partir de infecção no pé de um paciente diabético)]

29-9-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & 3rd Annual Food Safety and Analysis Congress: Fraude alimentar dominou as discussões [O 3rd Annual Food Safety and Analysis Congress, que ocorreu no começo deste mês na University of Cambridge na Inglaterra, reuniu líderes da indústria de alimentos e especialistas acadêmicos e governamentais, para discutir os mais recentes temas sobre vigilância, doenças de origem alimentar e fraude alimentar. A questão da fraude alimentar dominou as discussões]

14-9-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Privatização da fiscalização agropecuária pública: a Afisa-PR é contra o PLS 326/2016 [Contra os termos do PLS 326/2016, a Afisa-PR encaminhou carta à senadora Ana Amélia de Lemos]

14-9-2016 - Notícias Agrícolas & Secretários de Agricultura pedem mudanças no sistema de inspeção de produtos de origem animal [A sugestão apresentada ao ministro interino é de credenciar médicos veterinários para fazerem a inspeção, sem que ocorram perdas do controle sanitário. O secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, salientou que o Brasil é um dos poucos países com uma legislação que exige a presença de um veterinário oficial contratado pelo estado para fazer a inspeção em todos os abatedouros. "Basta um funcionário entrar de férias para o sistema não funcionar", disse]

7-9-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Afisa-PR é contra a redução da fiscalização agropecuária pública [A redução e a privatização da fiscalização agropecuária pública que intencionam afastar os fiscais agropecuários públicos das suas atividades impedirão conferir confiabilidade e credibilidade aos produtos agrícolas destinados ao comércio interno e internacional]

6-9-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Produtos de origem animal: inspeção e fiscalização são indissociáveis [A Afisa-PR alerta para a improcedente narrativa da "diferenciação conceitual" que tem o propósito de desinformar o Congresso Nacional  produzida pelo lobby que pretende, através do PL 334/2015, privatizar a fiscalização pública de produtos de origem animal]

3-9-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Fiscalização da carne deve ser reforçada na África para evitar as doenças de origem alimentar [Segurança alimentar: A carne (e demais produtos de origem animal) é uma importante fonte de proteína para os humanos. Também é uma iguaria na maioria das refeições consumidas na África, porém, pode ser potencialmente perigosa]

3-9-2016 - De Olho nos Ruralistas & Maggi reduz fiscalização sanitária: “É o mercado que vai punir quem faz coisas erradas” [Imprensa avalizou medidas anunciadas no dia 24/08; PlanoAgro+ prevê centenas de medidas de desoneração do agronegócio e fiscalizações apenas “pontuais”]

1-9-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Fiscalização pública de produtos de origem animal: ANFFA Sindical denuncia MAPA [ANFFA Sindical: o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) não cumpre medida judicial (tutela antecipada) que proíbe a celebração de novos acordos de cooperação técnica na inspeção oficial de produtos de origem animal]

24-8-2016 - TVNBR & “Fiscalização do agronegócio será concentrada em áreas de maior risco, diz ministro” 

 

 

14-8-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & EUA: recall de mais de 30 toneladas de carne moída por causa de contaminação por fragmentos de metal [No Brasil, está na Câmara o PL 334/2015 que propõe a privatização da fiscalização pública de produtos de origem animal. A transferência de competência para a iniciativa privada, parcial ou integral, caso veja a ser anuída pelos deputados, comprometerá a legalidade da tarefa atribuída ao fiscal agropecuário ingresso no serviço público por concurso público, além de comprometer a saúde e a segurança alimentar da população]

12-8-2016 - Agência FAPESP & Encontrada no Brasil bactéria resistente a um dos mais poderosos antibióticos [Recentemente descoberto na China e também encontrado em países da Europa, da Ásia e da África, o gene mcr-1, que causa resistência a uma classe de antibióticos utilizados justamente para tratar infecções por bactérias multirresistentes, foi identificado pela primeira vez no Brasil em cepas da bactéria Escherichia coli isoladas de animais de produção]

10-8-2016 - Food Safety News & 30 tons of ground beef recalled because of metal fragment [(...) The final retail destinations that received the ground beef were not included in the recall notice posted by the USDA's Food Safety and Inspection Service, but will be posted when they become available (....)]

1-8-2016 - Empresa Brasil de Comunicação (EBC) & Brasil e EUA assinam acordo para exportação de carne bovina in natura [A previsão é que os primeiros embarques do produto comecem daqui a três meses]

 

 

19-7-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Austrália: o medo da qualidade da carne sob 'fiscalização' privada [Alerta para o Brasil sobre os gravíssimos problemas decorrentes da inconstitucional e ilegal "fiscalização" privada da carne]

13-7-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & EUA: doenças transmitidas por alimentos causam a morte de 5.000 norte-americanos por ano [Estudo Food-related illness and death in the United States alerta que as doenças transmitidas por alimentos (DTAs) causam cerca de 76 milhões de casos de intoxicação, 325.000 hospitalizações e 5.000 mortes a cada ano nos EUA, custando ao sistema de saúde americano US$ 6 bilhões em despesas médicas diretas e perda de produtividade. No Brasil a Câmara dos Deputados pretende privatizar a fiscalização pública de produtos de origem animal]

 

 

7-7-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Contra o privaticionista PL 334/2015, a Afisa-PR encaminha carta ao seu relator, Onyx Lorenzoni [Contra o privaticionista PL 334/2015, a carta da Afisa-PR traz à discussão consistentes informações  dispostas em tópicos, apêndices e casos que desnudam a inconstitucional e ilegal privatização da fiscalização pública de produtos de origem animal]

26-6-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & EUA: diretora da Food Integrity Campaign crítica a privatização da fiscalização pública de produtos de origem animal ["Vamos ser apenas claros sobre isso. O novo modelo de inspeção de carne suína não é modernização; trata-se de privatização". (Amanda Hitt, diretora do Food Integrity Campaign)]

25-6-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & EUA: teste positivo para a bactéria E. coli provoca recall de carne [Segurança alimentar: em New Jersey, EUA, um frigorífico recolheu mais de 1.600 quilos de carne bovina devido à nociva bactéria Escherichia coli]

25-6-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Qual é o problema da fiscalização da carne? ["Filthy Chicken Rule": notícia Meat Inspection do Food & Water Watch lança luz sobre o "modelo" preconizado pelo USDA dos EUA que visa privatizar a fiscalização pública da carne]

19-6-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Austrália: o medo da qualidade da carne sob 'fiscalização' privada [Um claro alerta para o Brasil sobre os gravíssimos problemas ocasionados pela inconstitucional e ilegal "fiscalização" privada da carne]

19-6-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & 'Fiscalização' privada da carne de frango nos EUA: a verdade sobre a chocante 'norma do frango' [Nos EUA a chocante "norma do frango" em prejuízo da saúde pública e da segurança alimentar. É isso que os privaticionistas PL 334/2015 e PLS 326/2016 almejam em prejuízo da fiscalização agropecuária pública do país?]

19-6-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & The Australian: notícia aponta estado caótico da 'fiscalização' privada da carne na Austrália ["Muito tempo e esforço é desperdiçado tentando encontrar uma solução para uma situação, quando a resposta está bem debaixo do nariz – um retorno à completa fiscalização governamental" — Wenonah Hauter, diretora executiva do Food & Water Watch]

18-6-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & EUA: revelados os tenebrosos bastidores da privatização da inspeção do abate de aves [Nos EUA os tenebrosos bastidores da "fiscalização" privada da carne de frango. É esse o "modelo copiar e colar" que certos parlamentares e comissionados de livre nomeação querem impor contra a saúde e segurança alimentar da população?]

17-6-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & EUA: fiscais aposentados do USDA/FSIS compartilham suas críticas contra a privatização da fiscalização da carne [Joe Ferguson, que se aposentou em setembro de 2014 do USDA/FSIS, agora é um whistleblower (denunciante) e soma suas forças com outros críticos que denunciam que "programa piloto" privaticionista preconiza o aumento da velocidade nas linhas de processamento da carne suína. Este "programa piloto" é preconizado pelo USDA/FSIS "é um pesadelo" para a segurança alimentar. Seus críticos o acusam que o aumento da velocidade nas linhas de processamento da carne suína pelos frigoríficos impede a detecção dos problemas, fato que é agravado pela redução do número de fiscais agropecuários governamentais]

 

 

16-6-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & EUA: 60 congressistas reivindicam moratória contra expansão da privatização da fiscalização da carne [60 congressistas norte-americanos reivindicam moratória contra o modelo HIMP preconizado pelo USDA que visa expandir para além de 5 frigoríficos piloto a privatização da fiscalização da carne suína]

 

 

14-6-2016 - Food Safety News & Positive test result for E. Coli spurs beef recall [A Newark, NJ, meat company is recalling more than 3,500 pounds of bulk beef cuts and trimmings because a sample tested positive for E. coli O157:H7. All of the recalled beef and trimmings were produced by G&M Co. on June 8, 9 and 10 and were sent to retailers in New Jersey and New York. All of the recalled products are marked with the plant identifier number M5476. The 3,586 pounds of recalled beef and trimmings are packaged in various sized boxes, ranging from 30 to 195 pounds, according to the recall notice on the USDA’s Food Safety and Inspection Service (FSIS). "FSIS and the company are concerned that some product may be frozen and in consumers’ freezers," according to the recall notice]

 

 

12-6-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Fiscalização de produtos de origem animal e o ilegal e inconstitucional PL 334/2015 [Aprovação do PL 334/2015 pela Câmara dos Deputados levará a fiscalização de produtos de origem animal de volta à decada de 1950]

12-6-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Grã-Bretanha: planos de privatização da fiscalização da carne de frango traz de volta os sombrios dias de escândalos alimentares ["Simplificação", "autocontrole", desregulamentação e privatização: The Guardian alerta que o histórico de escândalos alimentares no Reino Unido evidencia que os problemas começam quando os frigoríficos se "autofiscalizam" e que as lições do passado não foram aprendidas]

 

 

1-6-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Especialistas alertam sobre as consequências da "autofiscalização" privada de produtos de origem animal [Além da insegurança alimentar e flagrante a inconstitucionalidade da privatização em prejuízo da Inspeção oficial de produtos de origem animal]

29-6-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Reação ao PL 334/2015: luta contra a privatização da fiscalização de produtos de origem animal é intensificada [Entidades representativas dos fiscais agropecuários públicos alertam para os riscos da privatização da fiscalização de produtos de origem animal contra a saúde e a segurança alimentar da população]

29-5-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR)  & EUA: experimento de 'fiscalização' privatizada da carne de aves compromete a segurança alimentar [A análise do Food  & Water Watch com base em relatórios de fiscalização e de não conformidade obtidos através da Freedom of Information Act (lei de liberdade de informação) relevam um grande número de falhas no polêmico projeto piloto HACCP-Based Inspection Models Project (HIMP) do USDA destinado à "fiscalização" privada da carne de aves]

 

 

29-5-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & USDA/FSIS dos EUA foi alertado de que a UE não aceita a privatização da fiscalização pública da carne [EUA versus UE: privatização da fiscalização pública de produtos de origem animal]

26-5-2016 - Food & Water Watch & The Dirty Truth about the Filthy Chicken Rule [More and more poultry comes from plants with very little government inspection. How can you be sure you’re serving poultry that’s safe to eat?]

 

 

23-5-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Afisa-PR alerta CCJC da Câmara sobre nocividade do PL 334/2015 [O PL 334/2015, que intenciona a privatização da fiscalização pública de produtos de origem animal, põe em risco a saúde, a segurança alimentar e o comércio interno e externo]

18-5-2016 - Canal Rural & Ministério da Agricultura quer veterinários particulares na inspeção de produtos animais [Medida, que chegou a ser cogitada por Kátia Abreu, é considerada por Blairo Maggi como oportunidade para cortar custos da União]

16-5-2016 - Food & Water Watch & The Dirty Truth about the Filthy Chicken Rule [More and more poultry comes from plants with very little government inspection. How can you be sure you’re serving poultry that’s safe to eat?]

3-5-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Fiscalização pública de produtos de origem animal: Justiça Federal concede liminar em favor do MPF [Justiça Federal reconhece que "é fato que os serviços de fiscalização sanitária agropecuária são relevantes, necessários em defesa da saúde pública, à segurança alimentar, respeito ao meio ambiente e demais repercussões sociais e econômicas que a situação envolve"]

22-4-2016 - Food Integrity Campaign & USDA, confusing modernization with privatization?

 

 

 

16-4-2016 - The Conversation & Meat inspection must be beefed up in Africa to cull food-borne diseases [Meat and animal products are important sources of protein. They are also a delicacy in most meals in Africa. But they can also be potentially hazardous. While most Africans relish meat, proper meat inspection has eluded the continent for decades. Meat inspection is the process that monitors the slaughtering of animals. It is done by a veterinary doctor and meat inspection officers at accredited abattoirs. They work together to ensure that ill animals are separated from healthy animals. Recent research has shown meat inspection practices in most developing nations are inadequate and that meat is becoming a major source of microbes, parasites and heavy metals]

16-4-2016 - Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (ANFFA Sindical) & MAPA vai contra decisão judicial e continua firmando novos acordos de cooperação técnica para cargo de AFFAs Veterinários [Mesmo após publicação de tutela antecipada que proíbe a celebração de novos acordos de cooperação técnica com os municípios por parte do MAPA para atividades de direito dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários Médicos Veterinários, o Ministério da Agricultura continua a firmar novos convênios dessa espécie. De acordo com a advogada do Anffa Sindical, Vivyanne Paiva, uma petição destinada ao Ministério Público (parte autora da Ação Civil Pública nº 0014166-95.2016.4.01.3400) já foi protocolada, nesta última terça-feira (16/08), informando o descumprimento da decisão (em tutela antecipada), "a fim de atender ao pleito da Categoria e resguardar o exercício de atividades privativas dos AFFA". "Novos acordos continuam sendo realizados, conforme publicações realizadas no Diário Oficial da União no Estado do Paraná. Com a petição, o ANFFA Sindical busca munir o MPF para movimentação da Ação Civil Pública e efetivo cumprimento da decisão", afirma a advogada. Para conferir a petição referente ao descumprimento da decisão, encaminhada ao MPF, clique aqui]

 

 

14-4-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Afisa-PR alerta deputados sobre os efeitos danosos da inconstitucional e ilegal privatização de parte da fiscalização de produtos de origem do PR [Nenhum dos deputados estaduais alertados prestou qualquer satisfação à carta circular da Afisa-PR]

8-4-2016 – Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Paraná: insegurança alimentar em prejuízo da população  [Parte da fiscalização agropecuária pública de produtos de origem animal do Paraná, segundo o Ministério da Agricultura, opera privatizada em desrespeito às normas constitucionais e legais]

25-3-2016 - The Guardian & Government planning to repeal animal welfare codes [Poultry industry to oversee chicken-farming standards as ministers move to create industry-led deregulation. Conservative ministers are planning to repeal an array of official guidance on animal welfare standards, starting with a move to put the code on chicken-farming into the hands of the poultry industry. Liz Truss, the environment secretary, is overseeing moves to scrap the statutory codes on farm animal welfare and move to an "industry-led" guidance as part of her department's deregulatory agenda. In a change that has caused concern with the RSPCA, Compassion in World Farming, and opposition parties, the government has already quietly tabled a draft order to scrap the official code on farming chickens for meat and breeding]

25-3-2016 - The Guardian & Poultry deregulation plans risk bringing back dark days of food scares [History shows problems start when food companies police themselves: think salmonella, BSE, foot and mouth, swine flu. Plans to further deregulate the poultry industry and let companies conduct their own welfare inspections may knock a penny or two off an already cheap chicken at the supermarket, but it flies against common sense and risks a return to dangerous days in Britain when food scares were rife and animal welfare was a joke. It follows a trend that started with Labour’s Better Regulation Taskforce and has seen successive Tory governments progressively wash their hands of inspection services via privatisation and deregulation. Many poultry factories already have industry-paid inspections rather than government-employed meat hygiene service inspections]

 

 

21-3-2016 - Public Health Newswire & USDA's Alfred Almanza: Spring forward with food safety! [Spring is finally here. That means more sun and warm weather, but also extra public health precautions — especially when it comes to keeping your food safe. Public Health Newswire caught up with U.S. Department of Agriculture Deputy Under Secretary for Food Safety Alfred Almanza to talk about the food safety-public health relationship, how food safety has changed over the years and how USDA is joining APHA during National Public Health Week]

18-3-2016 - News Hub & Export quality fears over meat inspection privatisation & THE Australian government is considering drastic changes to the way red meat destined for export is accredited as safe and free of disease by federal government-employed meat inspectors

9-3-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & MPF/DF quer impedir terceirização da fiscalização de produtos animais e vegetais [Ação civil pública com pedido de liminar do MPF/DF quer impedir a inconstitucional e ilegal a terceirização e privatização da atividade-fim da fiscalização agropecuária pública]

8-3-2016 - Correio Braziliense/Blog do Servidor & MPF/DF quer impedir terceirização da fiscalização de produtos animais e vegetais [Atividade é típica de Estado e, por lei, deve ser executada exclusivamente por fiscais agropecuários federais. Em alguns locais foi detectada a presença de servidores comissionados, com vínculo precário, no Serviço de Inspeção Federal (SIF). MPF/DF quer que o Mapa nomeie os aprovados do concurso de 2014, na especialidade de medicina veterinária. O objetivo é impedir que os acordos de cooperação técnica com estados e municípios criem problemas futuros na saúde do consumidor, ao mercado econômico interno e até a confiança do Brasil no exterior]

 

 

27-1-2016 – Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Segurança alimentar: MAPA/DIPOA afirma que parte do sistema de fiscalização de produtos de origem animal do Paraná é ilegal [O MAPA/DIPOA concluiu que a Portaria 158 de 2014 é inconstitucional e ilegal, portanto, com potencial para colocar em risco a segurança alimentar da população]

20-1-2016 - Food Safety News & Sixty Democrats ask Vilsack to delay new hog slaughter rule [Sixty liberal and mostly urban congressional Democrats have weighed in with their opinions about making bacon, telling the U.S. Secretary of Agriculture to further delay expansion of the 20-year old hog Hazard Analysis and Critical Control Point-based Inspection Models Project (HIMP) pilot program. Secretary Tom Vilsack, now President Obama’s longest serving cabinet member, already won the right to expand HIMP to all interested poultry plants over vigorous opposition that built up over two decades. The USDA’s new poultry rule was upheld by both district and appellate courts. Vilsack’s big win in the courts leaves USDA’s Food Safety and Inspection Service poised to issue a hog rule to expand HIMP beyond the five currently participating plants. A new hog slaughter rule would bring to an end the long controversial era of the HIMP pilots. But the 60 Democrats who signed the letter to Vilsack say "its too early to expand this regulatory regime." Led by Reps. Rosa L DeLauro, D-Conn., and Louise M. Slaughter, D-N.Y., the group of representatives say they support modernization of the food safety system, but “not at the expense of public health, worker safety, or animal welfare]

 

 

7-1-2016 - The Guardian & Three years on from the horsemeat scandal: 3 lessons we have learned [Smaller businesses do not have the resources to map out dangers of food fraud in their supply chain, warns the expert who led the horsemeat inquiry]

 

 

1-12-2015 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Grupo de trabalho apresenta proposta de reestruturação do SISBI/POA [O GT, instituído pela Portaria 58/2015, foi formado para apresentar as diretrizes e o projeto de reestruturação do SISBI/POA]

23-11-2015 - Food Water & Watch & New Documents Reveal Major Flaws in Nation’s Food Safety Inspection System [Records obtained by Food & Water Watch show that food safety inspectors are overworked, and it's threatening our nation's food supply]

s/d - National Cattlemen's Beef Association (NCBA) & Newly Released FSIS Inspection Report Shows Significant Flaws in Brazil’s Food Safety Inspection

16-11-2015 - Food Safety News & Retired USDA Inspectors Share Concerns About HIMP Project [Joe Ferguson says he just couldn't take it any longer. The former inspector for the U.S. Department of Agriculture’s (USDA) Food Safety and Inspection Service (FSIS) spent more than 23 years monitoring operations inside pork processing plants inspecting hog carcasses for signs of anything that could translate to a food safety problem, in particular hints of Salmonella contamination on the processing line. But Ferguson, who retired in September 2014, is now a so-called "whistleblower," joining forces with critics who say that a trial high-speed hog processing inspection program piloted by USDA is a food safety nightmare. Critics charge that the faster line speeds and fewer numbers of government inspectors on processing lines called for by the program result in carcasses flying by too fast for inspectors to spot signs of trouble. Five U.S. hog plants are participating in the USDA’s Hazard Analysis and Critical Control Points (HACCP) Inspection Models Project (HIMP), including three owned by, or contracted to supply, Hormel Foods Corporation]

 

 

29-10-2015 - Canal Rural & Mapa descarta fiscalização privada de abates [Decisão está no documento com propostas para reestruturar o Sisbi-POA]

10-9-2015 - Food & Water Watch & Meat Inspection [Meat inspection is critical for a safe food supply, and deregulating inspection is a risk we can't afford to take]

9-1-2015 - Food & Water Watch & Is FSIS Rewarding Past Bad Actors With Less Oversight? [We are about to enter a new and critical phase in the implementation of the New Poultry Inspection System (NPIS). NPIS will reduce the number of USDA inspectors in poultry slaughter facilities by removing most of them from the slaughter lines, turning their responsibilities over to company employees to perform]

12-8-2015 Jusbrasil & ANPT debate portaria Federal que trata da reestruturação do Sisbi/POA ["Em se tratando da Administração Direta e, ainda mais, de serviços como o de inspeção e de fiscalização, mormente em áreas sensíveis como aquelas que envolvem saúde pública, não se pode nem mesmo cogitar como concebível que tais funções, inerentes a ocupantes de carreiras típicas de agentes estatais, venham a ser desempenhadas por trabalhadores terceirizados ou contratados por outras formas quaisquer que não seja o regular certame"]

3-8-2015 – Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & USDA/FSIS aponta falhas significativas na inspeção de produtos de origem animal no Brasil [O problema do inconstitucional e ilegal projeto de lei 334 de 2015. A NCBA dos EUA, cujos associados concorrem com a carne do Brasil, aproveitaram as informações negativas do relatório de auditoria do USDA/FSIS]

7-7-2015 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Nota Técnica do MAPA/DIPOA contesta privatização da fiscalização de produtos de origem animal [Uma Nota Técnica do MAPA/DIPOA foi dirigida ao secretário nacional de defesa agropecuária, Décio Coutinho, a manifestar preocupação com as recentes publicações de atos legais que abrem caminho para a privação da fiscalização pública de produtos de origem animal, sem que o próprio MAPA/DIPOA tivesse a oportunidade de se manifestar]

3-7-2015 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & ANFFA Sindical alerta: privatização da fiscalização pública de produtos de origem animal coloca em risco a saúde pública ["Mais ainda: 'que atividades exclusivas de estado não podem ser atribuídas a prestadores de serviço submetidos à CLT, devendo haver a subordinação a estatuto próprio e que funções de fiscalização e outras relativas ao serviço público, pressupõe o regime estatutário objetivando conferir a autonomia funcional indispensável ao respectivo exercício"" — ANFFA Sindical]

26-6-2015 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & União Europeia (UE) rejeita "fiscalização" privada da carne da Austrália [Comissão Europeia divulgou o relatório final da auditoria feita no sistema da Austrália de "fiscalização" privada da carne e o rejeitou, pois não estava em conformidade com os regulamentos de saúde pública e segurança alimentar da União Europeia (UE)]

 

 

24-6-2015 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Os SISBIs sob a perspectiva do Decreto 5.741/2006 [A aprovação da privatização — PL 334/2015 e PLS 326/2016 — da fiscalização pública de produtos de origem animal atentará contra a organização do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA)]

28-5-2015 - The Guardian & Three-quarters of supermarket chickens contaminated with campylobacter [Tests show Asda worst for potentially lethal bug, but FSA reports signs of progress after naming and shaming retailers.Nearly three-quarters of fresh chickens in supermarkets and butchers are contaminated with the potentially lethal food-poisoning bug campylobacter, according to the final results of a year-long testing programme published by the Food Standards Agency. The cumulative results for samples taken between February 2014 and February 2015 show that 73% of poultry is contaminated with the bacteria, and 19% of chickens are heavily contaminated. The survey found that 7% of packaging tested positive for campylobacter, meaning that it could easily cross-contaminate other fresh food in shoppers' baskets]

 

 

22-5-2015 - Robyn O'Brien & Meet Ractopamine: The Drug in Your Meat that Is Banned in 100 Countries [Here in the US, the FDA approved ractopamine and allows the drug to be used widely in U.S. factory farm operations. There are 196 countries in the world, and it is estimated that 160 countries them ban or restrict ractopamine. But the US? We are not one of them]

23-3-2015 – Food & Water Watch & News Report Points to Chaos in Australian Meat Inspections [Article once again affirms the need to revoke equivalency status for Australian meat and to keep meat inspection public in the United States. "A major Australian newspaper revealed today the chaotic state of the country’s meat inspection system after the government tried to privatize it." In an article entitled, "Export Quality Fears Over Meat Inspection Privatisation," The Australianreported on the growing confusion over how meat is inspected in Australia. The article once again affirms the need to revoke equivalency status for Australian meat and to keep meat inspection public in the United States. "In 1999, Australia received the blessing of the U.S. Department of Agriculture to adopt an inspection system for U.S. meat exports copied from the HACCP-based Inspection Models Project (HIMP) that USDA was piloting in a small number of poultry and hog slaughter plants here. The Australian Meat Safety Enhancement Program (MSEP) and HIMP both removed government inspectors from the slaughter lines and turned those responsibilities over to company employees to perform. The U.S. did not receive any beef or mutton exports from Australia for several years due to the controversy in both countries about the privatized inspection model."]

 

 

18-3-2015 - Nexs Hub & Export quality fears over meat inspection privatisation [The Australian government is considering drastic changes to the way red meat destined for export is accredited as safe and free of disease by federal government-employed meat inspectors]

11-5-2015 - Compassion Over Killing & Hormel: USDA-Approved High Speed Slaughter Hell

 

 

12-12-2014 - The New York Times & Making a Pig’s Ear of Food Safety [IF, thanks to an experimental inspection program, a meatpacking firm produces as much as two tons a day of pork contaminated by fecal matter, urine, bile, hair, intestinal contents or diseased tissue, should that count as a success? The agency responsible for enforcing food safety laws has not only approved this new inspection regime but is considering whether to roll it out across the pork-processing industry. Last month, the Food Safety and Inspection Service of the United States Department of Agriculture said it wished to see if the pilot program "could be applied to additional establishments." The project dates back to 1993, when more than 500 Americans were made sick by E. coli traced to tainted hamburgers. In response, the industry’s largest trade association, the American Meat Institute, proposed a new system of microbiological testing in packinghouses as part of an inspection protocol known as Hazard Analysis and Critical Control Points. The approach resembles a system developed by NASA and Pillsbury for ensuring food safety aboard spaceflights]

 

 

4-9-2014 - The Independent & Horsemeat scandal report calls for national food crime unit [It called for a 'zero tolerance' approach to food fraud to prevent the same thing happening again in the future]

 

 

26-7-2014 - Live Science & Banned in 160 Nations, Why is Ractopamine in U. S. Pork? (Op-Ed) [If you care about the drugs that make it into the United States' food supply — or only about what happens to the animals that supply us with meat — you should care about ractopamine. Because of safety concerns, about 160 nations ban or restrict the use of this drug during pig production, including all countries in the European Union, Russia and China. But that hasn't stopped the U.S. pork industry from feeding it to an estimated 60 percent to 80 percent of American pigs to rapidly boost growth rates. If you buy pork at your local supermarket, chances are that it came from a ractopamine-treated pig]

9-4-2014 - The Independent & Horsemeat scandal report calls for national food crime unit [It called for a 'zero tolerance' approach to food fraud to prevent the same thing happening again in the future]

28-3-2014 - Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) & Paraná e cinco estados defendem a padronização da inspeção sanitária estadual ["Esta é uma oportunidade para gastar energia e unir conhecimento, com o objetivo de encontrar meios para que a nossa produção mantenha a chancela da qualidade e chegue aos mercados do mundo sem restrições", afirmou Ortigara]

 

 

13-12-2013 - Institute for Agriculture & Trade Policy (IATP) & The USDA plan for deregulating and privatizing meat and poultry inspection: A short history [In early November, the European Commission (EC) posted on its website a report evaluating Australian meat inspection. The upshot of the report will be to ban imports of Australian beef, pork and lamb because Australia allows companies producing meat products to also inspect them for safety. A Food and Water Watch press release alerted the U.S. public to the EC decision. The EC said the Australian policy creates a conflict of interest that violates EC regulations that inspectors "have no direct commercial interests in the animals or products being certified." The decision was an outcome of a May 2012 audit of Australia’s meat inspection system that had adopted new procedures and policies in 2011 that represented the introduction of “equivalency” in global standards of trade]

 

 

8-11-2013 - Food Poisoning Bulletin & EU Rejects Australian Privatized Meat Inspection System [The European Union has officially rejected Australia’s privatized meat inspection system, according to a report released of the May 2012 audit. Australia’s system, called the Australian Export Meat Inspection System (AEMIS) was implemented in September 2011. It was judged to be not in compliance with EU food safety regulations]

8-11-2013 - Food & Water Watch & European Union Officially Rejects Australian Privatized Meat Inspection System [As the Europeans have pointed out convincingly, there is an inherent conflict of interest having company-paid inspectors perform food safety functions]

 

 

23-4-2013 - CleanSafe & CleanSafe and The Horse Meat Scandal [It has been impossible to avoid the recent horse meat scandal.  Since Irish food inspectors first announced in January that traces of horse meat had been found in beefburgers sold in a number of prominent UK supermarket chains, stories have continued to emerge up until the present day where the government has promised a "wide ranging" strategic review of the scandal]

2-2013 - Food Safety Fact Sheet & Ractopamine Factsheet - Laan Meat = Mean Meat

24-10-2012 - Global Meat News & European ministers uphold EU ractopamine ban [The European Union's (EU) Council of Ministers for agriculture has upheld a ban on EU meat producers using the growth-promoting drug ractopamine and on the import of meat from cattle teated with it]

11-4-2012 - United Poultry Concerns & Privatization of Poultry Slaughter Inspection and Animal Advocacy [Reflections on the Government’s Proposal to Privatize Poultry Slaughter Inspection and Whether Animal Advocates Should Support Efforts to Make Poultry Products Safer for Human Consumption]

 

 

25-1-2012 - NBC News & Dispute ove drug in feed limiting US meat exports [A clarification to the Jan. 25, 2012, story "Dispute over Drug in Feed, Limiting US Exports” has been issued, making clear that the adverse drug effects for ractopamine were reported to the FDA. The story adds that the FDA says such data do not establish that the drug caused these effects. A drug used to keep pigs lean and boost their growth is jeopardizing the nation's exports of what once was known as "the other white meat". The drug, ractopamine hydrochloride, is fed to pigs and other animals right up until slaughter and minute traces have been found in meat. The European Union, China, Taiwan and many others have banned its use, citing concerns about its effect on human health, limiting U.S. meat exports to key markets]

2-4-2009 - European Food Safety Autority (EFSA) & Safety evaluation of ractopamine