HPAI se dissemina na Europa

Afisa-PR

HPAI se dissemina na Europa

Fiscalizações agropecuárias de dezesseis países da Europa relataram 561 surtos de vírus da influenza aviária altamente patogênica (HPAI, na sigla em inglês, Highly Pathogenic Avian Influenza) na avifauna e em aves de criações domésticas e industriais, de acordo com o relatório Avian influenza overview August – December 2020 da European Food Safety Authority (EFSA)

 

Frangos H5N8 HPAI

Crédito imagem: Philippe Hugen | AFP (imagem publicada no La Croix)

 

Conforme a notícia Francia ordena el sacrificio de aves de corral en casi 100 municipios para contener los brotes de gripe aviar  da RT de 30 de dezembro de 2021, em virtude do acentuado aumento no número de surtos1 de gripe aviária, a França ordenou o abate preventivo de aves em cerda de cem municípios, principalmente nos departamentos de Landes e Pirenéus Atlânticos, ambos na região administrativa da Nova Aquitânia (localizada na fronteira com a Espanha). 

Os vírus da influenza aviária, mais frequentes do que nunca, e o risco de uma nova pandemia

Afisa-PR

Os vírus da influenza aviária, mais frequentes do que nunca, e o risco de uma nova pandemia  

Relatório da britânica Open Cages alerta que os vírus da gripe aviária, mais frequentes do que nunca e altamente infecciosos, fariam o da Covid-19 parecer moderado

 

Intensive chicken farm wide

Crédito imagem: The Bureau of Investigative Journalism

 

Conforme a notícia Cheap supermarket chicken risking 'catastrophic' new pandemics, report warns (por Jane Dalton) do The Independent de 9 de novembro de 2020, a organização britânica de defesa do bem-estar dos animais Open Cages, publicou o relatório British Pandemic | The Cruelty and Danger of Supermarket Chicken no qual alerta que a carne de frango de baixo custo (o produto de origem animal final) que é vendida nos supermercados do Reino Unido tem potencial para desencadear novas e catastróficas pandemias.

O vírus SADS-CoV

Afisa-PR

O vírus SADS-CoV

Infortúnio da natureza ou mais uma consequência originária do "modelo" intensivo de exploração capitalista aplicado às atividades neoagropecuárias?

 

SADS CoV

Crédito imagem: Firstpost

 

Com base na notícia Revelan que un coronavirus 'porcino' que causa enfermedad gastrointestinal en animales, puede replicarse en humanos do RT de 14 de outubro de 2020, uma pesquisa feita pela Universidade da Carolina do Norte (EUA) sugere que a cepa coronavírus que atingiu a indústria suína também apresenta potencial de se espalhar para humanos.

O coronavírus, que causa a síndrome da diarreia aguda em suínos (SADS-CoV), "pulou" de morcegos e infectou (é transmitida através das fezes de morcego-de-ferradura-grande) suínos em toda a China desde que foi descoberto pela primeira vez em 2016. Esse vírus é especialmente fatal para leitões. Surtos do vírus SADS-CoV têm potencial para causar prejuízos econômicos em países dependentes da exploração da indústria suína.

Mortal vírus da PSA na Alemanha

Afisa-PR

Mortal vírus da PSA na Alemanha

Ministra do BMEL alemão confirma a presença do vírus da peste suína africana no Estado de Brandemburgo

 

 ca 122NID Pig Cull Swine Rostovanovskoye online

Crédito imagem: Eduard Korniyenko | Reuters (divulgada na AAAS)

 

Conforme a notícia Erster Verdachtsfall von Afrikanischer Schweinepest in Brandenburg do RBB24 de 9 de setembro de 2020, na quarta-feira (9) o Laboratório de Berlim-Brandenburg (LLBB, na sigla em alemão, Landerslabor Berlin-Brandenburg) recebeu uma carcaça suspeita de javali selvagem encontrada no distrito de Spree-Neisse que faz fronteira com a Polônia.

Uma amostra coletada dessa carcaça suspeita foi enviada do LLBB para um laboratório de referência nacional, o Instituto Friedrich-Loeffler (FLI, na sigla em alemão, Friedrich-Loeffler-Insitut), onde um exame virológico confirmou a presença do vírus da peste suína africana (PSA) em território alemão.

China detectou o SARS-CoV-2 na carne de frango congelada

Afisa-PR

China detectou o SARS-CoV-2 na carne de frango congelada

Fiscalização da cidade de Shenzhen, província de Guangdong, China, descobriu o novo coronavírus na superfície da carne de frango congeladas importada do Brasil

 

image processing20200813 7169 1p80adt

Crédito imagem: Anthony Wallace | AFP

 

Segundo a notícia Novel coronavirus detected on imported frozen chicken wings from Brazil do Global Times de 13 de agosto de 2020, o novo coronavírus SARS-CoV-2 — responsável pela doença Covid-19 — foi detectado hoje (13) pela fiscalização da cidade de Shenzhen, província de Guangdong, China, sobre a superfície da carne de frango congelada importada do Brasil.

O centro de controle e prevenção de doenças da cidade de Shenzhen retirou amostra da superfície da carne de frango congelada para testar a presença do SARS-CoV-2 e o resultado, através do teste de ácido nucleico1 (RT-PCR), foi positivo.