Afisa-PR

A PSA ameaça toda a indústria de suínos da Europa Oriental

A peste suína africana (PSA) não é uma "doença política"

  

Na Bulgária, em um esforço para impedir a disseminação do mortal vírus da peste suína africana (PSA) em todo o Leste da Europa, mais de 120.000 suínos já foram abatidos, segundo a notícia African swine fever threatens Eastern European pork industry (por Elizabeth Schroeder) do Farmer's Weeklyde 7 de agosto de 2019.

 

 

O vírus da PSA já foi detectado em diversas criações da Europa Oriental, com 300 novos surtos registrados em julho apenas na Bulgária. Especialistas em saúde animal expressaram preocupação de que a PSA possa devastar a indústria de carne suína da União Europeia (UE) caso não seja contida.

Na Bulgária, o vírus da PSA foi detectado pela primeira vez nos suínos de uma aldeia de Vetren, na província de Pazardzhik, e agora há temores que esse país poderá perder toda a sua indústria de aproximadamente 600.000 suínos. No entanto, de acordo com relatos da mídia búlgara, centenas de agricultores estão protestando contra a a ordem do governo de abater todos os suínos existentes em uma zona sanitária de 20 km de raio em torno de todas as criações industriais registradas.Como a Bulgária é um dos países mais pobres da UE, muitos agricultores do sul desse país resisteà ordem da fiscalização agropecuária para eliminação dos suínos não infectados.

 

 

 

Em resposta aos protestos, o governo da Bulgária anunciou que os criadores que voluntariamente abaterem seus suínos serão compensados, enquanto sua fiscalização agropecuária tenta conter e impedir a disseminação do vírus altamente contagioso da PSA.

Durante o ano passado, o mortal vírus se espalhou por toda a Ásia e devastou a indústria chinesa de suínos. Durante os últimos anos, vários casos de PSA também foram relatados em outros países da UE.De acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), a PSA é uma doença animal transfronteiriça que pode ser transmitida por suínos vivos ou mortos, domésticos ou selvagens, bem como por produtos derivados da carne suína. "Além disso, a transmissão também pode ocorrer por meio de rações e objetos não vivos contaminados, como sapatos, roupas, veículos, facas e equipamentos, devido à alta resistência ambiental do vírus da PSA", alertou a OIE.No entanto, esta  doença não representava ameaça à saúde humana.

Conforme essa notícia, a Grécia foi rápida em proibir todas as importações de carne suína da Bulgária e implementou fiscalizações agropecuárias fronteiriças. Enquanto isso, os produtores de carne suína da Romênia acusaram o governo de não implantar na íntegra as medidas preventivas, quando optou por "marcar" esse problema como uma "doença política". Ao mesmo tempo, a Comissão Europeia emitiu uma declaração que identifica países como a Bulgária, a Polónia e a Lituânia como novas áreas de alto risco, que devem ser monitorizadas e contidas.

Segundo essa notícia do Farmer's Weekly "nenhum caso foi relatado na Europa Ocidental até o momento", no entanto, a Bélgica vem enfrentando preocupantes surtos da PSA em javalis selvagens. Não obstante,  a Bélgica [ainda] está indene de PSA em suínos domésticos e suídeos selvagens em cativeiro, nas condições previstas no artigo 15.1.3. do Código Terrestre (2018), conforme uma autodeclaração dada pela OIE.

 

Eslováquia enfrenta os primeiros surtos de PSA

A State Veterinary and Food Administration [Administração Estatal de Alimentos e Veterinária] da Eslováquia confirmou que está enfrentando quatro surtosde peste suína africana (PSA) no país.

A OIE, por enquanto, confirma apenas três surtos de PSA nesse país, conforme o Follow-up report nº 3 submetido em 12 de agosto de 2019.

Conforme a notícia African Swine Fever Hits Slovakia (por Jennifer Shike) do Farm Journal's Pork de 18 de julho de 2019, a Eslováquia foi atingida pelo primeiro surto de PSA em uma criação localizada em um vilarejo perto da fronteira húngara.

"Este é o primeiro caso de PSA diagnosticado na Eslováquia", disse à AFP Jozef Bires, diretor-geral da State Veterinary and Food Administration, acrescentando que ele ocorreu a apenas 470 metros da fronteira húngara.

A doença foi descoberta em uma fazenda com quatro suínos na província de Košice, perto da fronteira da Hungria e da Ucrânia, países que já confirmaram surtos da PSA em anos anteriores. Centenas de javalis na Hungria também foram diagnosticados com FSA este ano, informou a AFP.

A fiscalização agropecuária eslovaca disse que todos os suínos dentro de três quilômetros do surto serão abatido e que estabelecerá zonas de proteção (3 quilômetros) e de vigilância (10 quilômetros) para controlar a PSA.

 

 

Sérvia confirma primeiros surtos de PSA em seu território

Conforme a notícia African Swine Fever confirmed in Serbia (por Vincent ter Beek) do Pig Progress de 12 de agosto de 2019, "depois de mais de uma semana de especulação", a confirmação oficial chegou ontem (12): o vírus da peste suína africana (v-PSA) chegou à Sérvia no final de julho passado.

Até agora, quatro surtos da mortal doença foram oficialmente informados à Organização Muncial de Saúde Animal (OIE); eles foram encontrados em criações relativamente pequenas no território sérvio. No total, sete suínos foram diagnosticados com a PSA, e outros 114 tiveram que ser abatidos.

Conforme a notícia Serbia reports first cases of African swine fever do National Hog Farmer de 13 de agosto de 2019, dos quatro primeiros surtos da PSA na Sérvia, três deles ocorreram em áreas no entorno da capital Belgrado e um outro no distrito de Podunavlje. Segundo a OIE, com sede em Paris, todos os animais infectados eram criações de quintal.

Segundo uma fonte do Ministry of Agriculture, Forestry and Water Economy [Ministério da Agricultura, Florestas e Economia da Água] da Sérvia, os casos de PSA foram confirmados à OIE no domingo (11) que  e eu sete suínos morreram devido à doença, enquanto outros 114 tiveram que ser abatidos pela fiscalização agropecuária sérvia.

 

 

 

Depois do mortal surto de listeriose, a PSA agora assola a Africa do Sul

A peste suína africana (PSA) também se dissemina na África do Sul. Segundo a notícia African Swine Fever outbreak reported in South Africa (por Tanisha Heiberg, Ed Stoddard e Robin Pomeroy) da Reuters de 31 de maio de 2018, em meados do ano passado, um surto inicial dessa doença foi relatado  na província de Northern Cape. Segundo essa notícia, a incidência da PSA foi [ainda é] mais um golpe contra a indústria de suínos da África do Sul quando à época caiam os preços devido um gravíssimo surto de listeriose que matou mais de 200 pessoas. O surto de listeriose foi atribuído à carne processada vendida a preços populares em uma fábrica de propriedade da Tiger Brands.

 

 

O surto de listeriose na África do Sul, não relacionado à PSA, foi o maior já registrado e, conforme a Reuters, deveria causar cerca de US$ 80 milhões em prejuízos à cadeia de valor da carne suína, devido às mudanças na percepção do consumidor contra os produtos derivados da carne suína.

Uma outra notícia da ReuterseSwatini bans imports of live pigs from countries affected by African swine fever (por Lunga Masuku  e Susan Fenton) de 17 de junho de 2019, a disseminação da PSA na África do Sul (que avança em suas províncias do Noroeste, Gauteng, Estado Livre e Mpumalanga), levou o reino de eSwatini (anteriormente conhecido como Suazilândia) a proibir, desde junho passado, as importações de suínos vivos de todos os países que testaram positivo para PSA. O transporte de suínos entre criações será "estritamente controlado" e que o reino contará com um "sistema de identificação e rasteamento" de animais , segundo a fiscalização agropecuária de eSwatini.

No mês passado, o Department of Agriculture, Forestry and Fisheries (DAFF) da África do Sul disse que o surto da PSA se espalhou para uma quarta província desse país. A PSA, com base no Weekly Disease Information da OIE, continua a se espalhar pela África do Sul.

  

A mortal PSA altera o mercado global de suínos

Com base na notícia Rabobank: Disease, trade issues change the global pig Market (por Natalie Berkhout) do Pig Progress de 9 de agosto de 2019, as crescentes pressões provocadas pelas doenças infecciosas, especificamente a peste suína africana (PSA), estão desafiando o mercado global de suínos. A endêmica e epizoótica PSA continua a afetar negativamente a produção da indústria de suínos de vários países asiáticos e adiciona incerteza ao seu comércio e às perspectivas de produção em outras partes do mundo. Esse adverso cenário global foi um dos principais alertas do relatório trimestral RaboResearch do banco holandês Rabobank.

O relatório trimestral do Rabobank alerta que a PSA continua a ameaçar o mercado global de suínos e, enquanto os preços da carne suína da China começam a subir, as "respostas de produção parecem ser cautelosas" no resto do mundo. Outros fatores, "incluindo o manejo dessa doença e o clima, estão dificultando a produção na Europa e no Brasil". A retomada das negociações comerciais sino-americanas é um avanço positivo, a implicar "uma chance para a China rever as tarifas sobre as importações de carne suína" dos EUA.

PSA impacta o mercado global de suínos — Na Ásia, o Rabobank estima que a perda atual do rebanho de suínos da China seja de 40% em relação ao ano anterior e tem potencial para se expandir para mais de 50% até o final de 2019. No entanto, "devido ao grande abate do início de 2019", espera-se que a produção de suínos da China cairá em um ritmo mais lento, com queda de 25% no ano, com um declínio adicional de 10 a 15% na produção de rebanhos e suínos em 2020. Enquanto isso, a PSA "está se espalhando rapidamente no Vietnã, Laos e Camboja", enquanto "novos casos foram recentemente detectados" na Coreia do Norte. O relatório "estima que todos os rebanhos asiáticos de suínos estão sob risco" de serem infectados pelo mortal vírus da PSA durante o transcorrer deste ano. A Europa continua a ser desafiada pelos surtos de PSA, mas principalmente em javalis selvagens. O relatório acrescenta que as pressões causadas por  doenças infeccionas "devem afetar a produção global de proteína animal por mais de 5 anos e, no caso da China, pode levar ainda mais tempo".

  

PSA na Coreia do Sul

A notícia African Swine Fever confirmed on 2 farms in South Korea (por Vincent ter Beek) do Pig Progress de 19 de setembro de 2019, alerta que a peste suína africana (PSA) “continua sua marcha pela Ásia”, pois a Coreia do Sul confirmou duas criações infectadas pelo vírus desta doença, ambas na Província de Gyeonggi-do, no norte desse país.

Segundo os dois relatórios, submetidos à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o vírus foi descoberto em 16 de setembro, em uma criação ao norte da capital Seul, não muito longe da zona desmilitarizada da Coréia do Norte. A fazenda tinha 2.450 animais, dos quais 5 adoeceram e morreram por causa do vírus. O restante dos animais teve que ser abatido.

Um dia depois (17 de setembro), outra criação, localizada um pouco mais a leste, relatou um animal morto pela PSA . Nesta criação, existiam 4.732 animais e todos tiveram que ser abatidos.

A Coréia do Norte registrou a PSA no final de maio deste ano, em um local no norte do país. Segundo a notícia há um silêncio com relação à PSA na Coreia do Norte e "não está claro o que está acontecendo" nesse país.

 

________

O 4º surto de PSA na Eslováquia foi confirmado pelo Follow-up report nº 4 da OIE de 14 de agosto de 2019.

 

Modificado em 11-8-2019 em 20:38

 

Notícias relacionadas:

19-9-2019 - Pig Progress & African Swine Fever confirmed on 2 farms in South Korea [African Swine Fever is continuing its march through Asia, as South Korea confirmed 2 farms infected with the virus, both in the province Gyeonggi-do in the north of the country]

19-8-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) &  A PSA continua implacável na Ásia e na Europa Oriental [Na Ásia até 200 milhões de suínos poderão ser abatidos na China; segundo as Nações Unidas, cerca de 1.170.000 suínos já foram abatidos nesse país em um esforço para deter a disseminação da mortal peste suína africana (PSA)]

5-8-2019 - Pig Progress & ASF China: An underestimated crisis [As many as half of China’s breeding pigs have either died from African Swine Fever (ASF) or been slaughtered because of the spreading disease, Reuters reports, adding that according to insiders, this is twice as many as officially acknowledged]

2-8-2019 - The Star & Protecting Malaysia against African swine fever [It is just a hop and a skip across the border from Vietnam, Cambodia and Laos for this viral disease that kills pigs to enter our country and potentially destroy our local pork industry]

31-7-2019 - The Pig Site & Fifth pig herd in Bulgaria is hit by African swine fever [Bulgarian authorities announced today (31 July) that they would cull 17,000 pigs after detecting an outbreak of African swine fever at a breeding farm in the north of the country]

30-7-2019 - The Pig Site & Vietnamese student arrested for smuggling 10kg of ASF-infected pork into Japan [The exchange student was caught illegally carrying 10kg of fermented pork rolls which was confirmed to be infected with the African swine fever (ASF) virus]

30-7-2019 - World Organisation for Animal Health (OIE) & Boosting biosecurity and border measures to control African swine fever in Asia [Asia is facing a devastating and challenging situation after the emergence of African swine fever (ASF) in the region in 2018. Unless measures tailored to the region are implemented, the disease will continue to spread, threatening the livelihood and food security of millions of people. Given the situation, the World Organisation for Animal Health (OIE) and the Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) convened the 2nd meeting of the GFTADs Standing Group of Experts on the disease for Asia in Tokyo, Japan on 30-31 July 2019. The meeting aims to develop recommendations on biosecurity and border controls that can help curb the spread of ASF and its devastating consequences]

29-7-2019 - Reuters & China's pig herd may shrink by 50% due to African swine fever: Rabobank

24-7-2019 - The Pig Site & Why African swine fever might create a boom in poultry production [This year might well go down as a landmark year in the global poultry and pig industries, for all the wrong reasons]

23-7-2019 - The Pig Site & Pork prices skyrocket and culls begin as ASF hits 17,000 head herd in Bulgaria [On Saturday (20 July) Bulgaria confirmed an outbreak of African swine fever at a breeding farm which housed 17,000 pigs]

20-7-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR)  & Reino Unido: um 'simples' surto de PSA poderá custar £ 85 milhões [No Reino Unido, sua fiscalização agropecuária e suas entidades classistas de suinocultores não querem ser mais realistas que o rei]

17-7-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & PSA na Letônia, Vietnã, Laos, Romênia, Camboja, Hungria, Ucrânia, China, Rússia, Bélgica, Polônia, África do Sul... [A peste suína africana (PSA) é uma questão de "sorte" e de tempo?]

12-7-2019 - The Pig Site & African swine fever one step closer to UK herd [Reports have been confirmed that illegal meat imports seized by authorities in Northern Ireland were contaminated with the African swine fever virus]

11-7-2019 - Gazeta do Povo & Peste suína na China impulsiona exportação de frango brasileiro 

5-7-2019 - The Pig Site & ASF confirmed in Bulgaria [According to Reuters, two cases of ASF have been identified in Bulgaria. The disease was identified in backyard pigs from Zhernov, a village in the northern part of the country. In response, the National Food Safety Agency will cull the pigs in Zhernov and establish a 3km quarantine zone around the village. Read more about this story here]

1-7-2019 - Reuters & Mortes de animais com gripe suína na China podem ser o dobro do número oficial [Até metade dos suínos reprodutores da China morreu de peste suína africana ou foi sacrificada devido à disseminação da doença, o dobro do que mostram os números oficiais, de acordo com estimativas de quatro fontes que abastecem grandes produtores]

30-6-2019 - Gazeta do Paraná & Chuva nos EUA e "medo de porco" na China dão impulso extra à economia do Paraná [(...) As exportações de carne de frango, por exemplo, aumentaram 12% de janeiro a maio no período, compensando parte das perdas de 29% da soja. O principal destino foi a China, que enfrenta uma grave crise de peste suína africana – com o receio do consumo de carne de porco contaminada, o país passou a demandar mais carne de frango (...)]

7-6-2019 - Pig Progress & How ASF was eradicated in the Czech Republic [Of all the European countries that detected outbreaks of African Swine Fever in recent years, the Czech Republic has been the only one to actually eradicate the virus again. Strict control measures, strict biosecurity and a coordinated approach played a part in the successful eradication of the virus. Here is how that went]

5-6-2019 - Pig Progess & ASF Poland: Virus hits farm of 8,000 pigs [The African Swine Fever (ASF) epidemic in Poland is far from over. This week, a commercial production facility having 8,012 pigs had to be depopulated due to the virus – most likely the largest farm so far to be hit by AS]

2-6-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Fiscalização agropecuária pública é fundamental e estratégica [E caso a peste suína africana (PSA) apareça por aqui? É preciso política pública de Estado (e não de governadores/comissionados de confiança que transitam governos) permanente e de longo prazo em favor da fiscalização agropecuária pública; é preciso o fim da desvalorização profissional e da sub remuneração na base da carreira própria em prejuízo do fiscal agropecuário do Paraná!]

1-6-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & China: como a PSA afeta o comércio global de proteína animal [Este ano, em decorrência da peste suína africana (PSA), a China tem menos 133.862 milhões de suínos]

30-5-2019 - PIG World & OIE says China faces long struggle to tackle African Swine Fever [The World Organisation for Animal Health (OIE) said it will take years for China to contain the deadly African swine fever virus that has spread throughout the country] 

28-5-2019 - Reuters & China faces long struggle to tackle African swine fever: OIE [It will take years for China to contain the deadly African swine fever virus that has spread throughout the country, which is the world’s biggest pork producer, the World Organization for Animal Health (OIE) said on Tuesday]

4-5-2019 - RT & Cómo la peste porcina de China pone en vilo los mercados globales [Las pérdidas del mayor productor y tercer mayor consumidor per cápita de carne de cerdo moverán los mercados y hasta influenciarán la geopolítica, sostiene un analista]

16-3-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Identificação do v-PSA: teste portátil foi testado com sucesso [Em 2007, a ARS/USDA solicitou que esse tipo de teste fosse empregado na Geórgia na detecção do v-PSA, embora nunca tivesse sido testado fora do laboratório; foi um sucesso, fornecendo resultados após 60 a 90 minutos das raspagens, em comparação com as várias horas demandadas nos ensaios convencionais de PCR - ASF-v ID: Portable test has been successfully tested & In 2007, the ARS/USDA requested that this type of test be employed in Georgia in detecting ASF-V-PSA, although it had never been tested outside the laboratory; was a success, providing results after 60 to 90 minutes of the raspagens, compared to the several hours demanded in conventional PCR assays]

23-2-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & PSA se espalha pela Ásia [Relatados os primeiros surtos de peste suína africana (PSA) no Vietnã & ASF spreads across Asia & Reported the first outbreaks of African swine fever (ASF) in Vietnam]

19-1-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & O que torna tão difícil erradicar a PSA? [Torna-se crucial incluir a ciência social ao planejar medidas de prevenção, controle ou erradicação da peste suína africana (PSA).  Considerando-se apenas suas particularidades biológicas, contagiosidade, tenacidade e taxa de letalidade, mas ignorando os aspectos humanos, sua atual epidemia de PSA não será controlada & What makes ASF so difficult to eradicate? & It´s crucial to include social science when planning measures to prevent, control or eradicate African Swine fever (ASF). Considering just their biological particularities, contagiosity, tenacity and lethality rate, but ignoring human aspects, their current ASF epidemic will not be controlled]

17-11-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & China: receia-se que o surto de PSA se transforme em epidemia [Carece de investimento o controle da epizoótica peste suína africana (PSA): "A trágica ironia da alocação de investimento para o controle de doenças zoonóticas é que a PSA, eventualmente, poderá causar tanto impacto sobre uma fonte de proteína vital na cadeia alimentar para bilhões de pessoas quanto poderia causar uma epidemia humana"]

7-9-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: peste suína africana (PSA) fora de controle? [Com o aumento da velocidade da batalha global contra a PSA, setores da iniciativa privada vinculados aos negócios da agropecuária e os governos de passagem pelo poder não deveriam contar apenas com a sorte... & Opinion of Direx: African swine fever (PSA) out of control? & With the speeding up of the global battle against ASF, sectors of the private initiative linked to the agribusiness business and the governments of passage by the power shouldn't rely on luck...]