Afisa-PR

Reino Unido: um 'simples' surto de PSA poderá custar £ 85 milhões

No Reino Unido, sua fiscalização agropecuária e suas entidades classistas de suinocultores não querem ser mais realistas que o rei

  

Em uma reportagem da National Pig Association (NPA), David Rutley, subsecretário parlamentar do Department for Environment Food & Rural Affairs (Defra) do Reio Unido, alertou que em um "cenário de pior caso razoável", um surto de peste suína africana (PSA) poderá custar à indústria de suínos do Reino Unido, em valores deste ano, [R$ 398,6 milhões] £ 85 milhões.

 

  

Esse prejuízo inclui o valor perdido em animais de abate, circulação e restrições comerciais (ou proibições), mais o custo do [fiscalização agropecuária pública] controle de doenças de animais e implementação de rigorosas regras de biossegurança, segundo a notícia Predicting the costs of a swine fever outbreak in the UK do The Pig Site de 20 de julho de 2019.

 

 

No entanto, a NPA alerta que, não obstante a estimativa do Defra esteja baseada em uma avaliação bem informada dos possíveis impactos de um surto de PSA, são amplos e muitos os fatores que influenciam no prejuízo final. A localização geográfica, o tipo de sistema, a epidemiologia do surto e o impacto potencial sobre a fauna nativa — nomeadamente os javalis selvagens — são fatores que altamente influenciarão um cenário de surto de PSA. Ed Barker, consultor sênior de política da NPA, acredita que o prejuízo real poderá ser muito maior, "especialmente quando a perda de exportações, que vale cerca de £ 500 milhões em 2018, é levada em conta".

 

Controles fronteiriços

Rutley também foi questionado pela NPA sobre qual investimento adicional foi alocado à força de fronteira do Reino Unido com o propósito de informar & conscientizar a população em geral e aumentar a fiscalização e a vigilância governamental sobre os produtos à base de carne que são importados das áreas afetadas pela PSA. No Reino Unido, a questão dos controles fronteiriços  tornou-se ainda mais significativa após a descoberta do DNA do v-PSA em um lote de carne ilegalmente importada e que foi apreendida pela fiscalização portuária da Irlanda do Norte. 

 

 

Segundo Rutley, no Reino Unido o Defra trabalha em conjunto com a Border Force [Força da Fronteira] a fim de concentrar os esforços de informação & conscientização em passageiros que viajam através de portos e de aeroportos, quando do retorno da  Ásia para o Reino Unido ou à União Europeia (UE); e que está em desenvolvimento "um conjunto de alertas que será distribuído pelos portos e pelos aeroportos do Reino Unido, informando as pessoas sobre o risco de doenças", além de alertar para que os viajantes "não tragam importações pessoais de carne suína" para o Reino Unido. Esses alertas serão disponibilizados através de uma combinação de cartazes, folhetos e mídias sociais.

A atuação da Defra em conjunto com a Força de Fronteira visa melhorar o compartilhamento entre ambos de inteligência e de objetivos, acrescentou Rutley. Além do mais, o Defra e a Animal and Plant Health Agency (APHA) [Agência de Sanidade Animal e Fitossanitária] rotineiramente fornecem à Força de Fronteira informações e avaliações de risco em países onde existe um alto risco de doenças animais, como é o caso da PSA. As informações são usadas para direcionar os cães farejadores especialmente treinados para a detecção de carne ilegalmente importada e de outros produtos de origem animal de alto risco.

 

 

Japão: estudante vietnamita é presa por contrabandear 10 kg de carne suína infectada com o v-PSA

Segundo a notícia Vietnamese student arrested for smuggling 10kg of ASF-infected pork into Japan do The Pig Site de 30 de julho de 2019, uma estudante de intercâmbio foi apanhada ilegalmente carregando 10 kg de rolos de carne suína fermentada que posteriormente se confirmou estar infectada com o vírus da peste suína africana (v-PSA).

De acordo com a notícia da  notícia da VnExpress, a polícia do Aeroporto Internacional de Haneda parou o estudante no dia 13 de junho, depois de detectar os itens não declarados, que exigem quarentena antes da entrada no Japão.

Após testes em ambos os produtos, as autoridades japonesas confirmaram que os rolos de carne suína fermentada estavam contaminados com o v-PSA, momento em que a polícia prendeu em sua casa a mulher de 23 anos.

 

 

Bulgária: v-PSA continua a se disseminar pela União Europeia (UE)

Segundo a notícia Fifth pig herd in Bulgaria is hit by African swine fever a Bulgária do The Pig Site de 31 de julho de 2019, confirmou o 5º surto de peste suína africana (PSA). Autoridades búlgaras anunciaram no último dia 31 de julho que matariam 17 mil porcos após detectar um surto de PSA em uma fazenda de criação no norte desse país.

A Reuters relata que o surto foi detectado em uma fazenda na aldeia de Balgarsko Slivov, perto da cidade de Svishtov Danúbio. Mais de 100.000 porcos já foram abatidos em outras quatro fazendas búlgaras nas últimas duas semanas.

 

Malásia: alerta contra a introdução do mortal vírus da PSA

Segundo a notícia Protecting Malaysia against African swine fever (por Loh Foon Fong) do The Star de 2 de agosto de 2019, trata-se de "apenas um pulo" através da fronteira do Vietnã, Camboja e Laos para a peste suína africana (PSA) se dissemine na Malásia e, potencialmente, destruir a sua indústria de carne suína. 

A PSA já atingiu a China, Mongólia, Vietnã, Camboja, Laos e Coréia do Norte e do Sul, e é provável que se espalhe para outros países da Ásia, incluindo a Malásia.

Surtos da PSA também estão ocorrendo na Europa Oriental - Ucrânia, Moldávia, Roménia, Polónia, Rússia, Bulgária, Hungria e Letónia -, incluindo a Bélgica, de acordo com as atualizações de 24 de julho dos respectivos departamentos de serviços veterinários.

A Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) descreve-a como uma das mais severas doenças virais que afetam os sistemas de produção de suínos.

A China abateu 1,16 bilhão de suínos depois que seu governo detectou a PSA  em agosto do ano passado, enquanto o Vietnã abateu cerca de três milhões de suínos desde fevereiro, e o Camboja e o Laos alguns milhares de suínos cada.

O vírus da PSA não afeta seres humanos e outras espécies animais, exceto porcos e javalis, mas os consumidores da Malásia provavelmente evitarão comer carne de porco "para ficar do lado seguro", como mostrou a experiência do surto que envolveu o vírus Nipah, alerta o consultor de saúde e produção de suínos, Henry Too.

O surto do vírus Nipah ocorreu em 1999 quando o vírus "saltou" de porcos para humanos, causando mais de 100 mortes e o quase colapso da indústria suína local.

Ele diz que, se a PSA se espalhar para a Malásia, poderá prejudicar sua indústria de suíno e até mesmo levar à falência alguns agricultores. 

 

 

China: rebanho suíno poderá cair 50% devido à PSA

Segundo a notícia China's pig herd may shrink by 50% due to African swine fever: Rabobank (por Hallie Gu​, Shivani Singh​ e Richard Pullin) da Reuters, o​ ​rebanho de suínos da China pode cair pela metade até o final de 2019, devido à epidemia de peste suína africana (PSA) que assola o maior produtor mundial de suínos, disseram no último dia 23 de julho analistas do banco holandês Rabobank.

Esse banco disse que o rebanho da China, de longe o maior do mundo, ​teve queda estimado em 40% desde o ano passado, bem acima das estimativas oficiais​ chinesas​, que variam de 15% a 26%.

A previsão​ de queda de 50%​ vem em meio à especulação da indústria de que o declínio foi muito pior do que o confirmado pe​la fiscalização agropecuária chinesa, que neste mês iniciaram uma investigação sobre os esforços das ​fiscalizações agropecuárias locais para conter a doença.

O Rabobank disse que a produção de suínos da China em 2019 deverá cair 25% em relação ao ano anterior, uma queda menor que a do rebanho de suínos devido ao grande número de animais abatidos no primeiro semestre de 2019.

​Segundo um relatório, a produção de carne suína, a carne ​predileta dos chineses, deverá cair mais 10% a 15% em 2020.​ A produção​ suína da China pode levar mais de cinco anos para se recuperar ​e alcançar os níveis anteriores ​ao início da mortal epidemia, já que os desafios, incluindo a falta de soluções para prevenir a doença e a falta de ​investimentos, restringirão o repovoamento.

​Em abril deste ano o Rabobank, que no ano passado estimou o rebanho de suínos da China em 360 milhões de animais, disse que até 200 milhões de ​suínos poderiam ser abatidos ou mortos devido à ​PSA, enquanto a produção de carne suína poderia cair 30%.

 

 

_____

1 A National Pig Association (NPA) é a associação comercial representativa dos criadores britânicos de suínos para fins comerciais e é aliada à National Farmer's Union (NFU) e também representa os interesses dos integrantes da NFU.

 

Modificado em 4-8-2019 em 17:45

 

Notícias relacionadas:

19-8-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) &  A PSA continua implacável na Ásia e na Europa Oriental [Na Ásia até 200 milhões de suínos poderão ser abatidos na China; segundo as Nações Unidas, cerca de 1.170.000 suínos já foram abatidos nesse país em um esforço para deter a disseminação da mortal peste suína africana (PSA)]

10-8-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & A PSA ameaça toda a indústria de suínos da Europa Oriental [A peste suína africana (PSA) não é uma "doença política"]

5-8-2019 - Pig Progress & ASF China: An underestimated crisis [As many as half of China’s breeding pigs have either died from African Swine Fever (ASF) or been slaughtered because of the spreading disease, Reuters reports, adding that according to insiders, this is twice as many as officially acknowledged]

2-8-2019 - The Star & Protecting Malaysia against African swine fever [It is just a hop and a skip across the border from Vietnam, Cambodia and Laos for this viral disease that kills pigs to enter our country and potentially destroy our local pork industry]

31-7-2019 - The Pig Site & Fifth pig herd in Bulgaria is hit by African swine fever [Bulgarian authorities announced today (31 July) that they would cull 17,000 pigs after detecting an outbreak of African swine fever at a breeding farm in the north of the country]

30-7-2019 - The Pig Site & Vietnamese student arrested for smuggling 10kg of ASF-infected pork into Japan [The exchange student was caught illegally carrying 10kg of fermented pork rolls which was confirmed to be infected with the African swine fever (ASF) virus]

30-7-2019 - World Organisation for Animal Health (OIE) & Boosting biosecurity and border measures to control African swine fever in Asia [Asia is facing a devastating and challenging situation after the emergence of African swine fever (ASF) in the region in 2018. Unless measures tailored to the region are implemented, the disease will continue to spread, threatening the livelihood and food security of millions of people. Given the situation, the World Organisation for Animal Health (OIE) and the Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO) convened the 2nd meeting of the GFTADs Standing Group of Experts on the disease for Asia in Tokyo, Japan on 30-31 July 2019. The meeting aims to develop recommendations on biosecurity and border controls that can help curb the spread of ASF and its devastating consequences]

29-7-2019 - Reuters & China's pig herd may shrink by 50% due to African swine fever: Rabobank

24-7-2019 - The Pig Site & Why African swine fever might create a boom in poultry production [This year might well go down as a landmark year in the global poultry and pig industries, for all the wrong reasons]

23-7-2019 - The Pig Site & Pork prices skyrocket and culls begin as ASF hits 17,000 head herd in Bulgaria [On Saturday (20 July) Bulgaria confirmed an outbreak of African swine fever at a breeding farm which housed 17,000 pigs]

17-7-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & PSA na Letônia, Vietnã, Laos, Romênia, Camboja, Hungria, Ucrânia, China, Rússia, Bélgica, Polônia, África do Sul... [A peste suína africana (PSA) é uma questão de "sorte" e de tempo?]

12-7-2019 - The Pig Site & African swine fever one step closer to UK herd [Reports have been confirmed that illegal meat imports seized by authorities in Northern Ireland were contaminated with the African swine fever virus]

11-7-2019 - Gazeta do Povo & Peste suína na China impulsiona exportação de frango brasileiro 

5-7-2019 - The Pig Site & ASF confirmed in Bulgaria [According to Reuters, two cases of ASF have been identified in Bulgaria. The disease was identified in backyard pigs from Zhernov, a village in the northern part of the country. In response, the National Food Safety Agency will cull the pigs in Zhernov and establish a 3km quarantine zone around the village. Read more about this story here]

1-7-2019 - Reuters & Mortes de animais com gripe suína na China podem ser o dobro do número oficial [Até metade dos suínos reprodutores da China morreu de peste suína africana ou foi sacrificada devido à disseminação da doença, o dobro do que mostram os números oficiais, de acordo com estimativas de quatro fontes que abastecem grandes produtores]

30-6-2019 - Gazeta do Paraná & Chuva nos EUA e "medo de porco" na China dão impulso extra à economia do Paraná [(...) As exportações de carne de frango, por exemplo, aumentaram 12% de janeiro a maio no período, compensando parte das perdas de 29% da soja. O principal destino foi a China, que enfrenta uma grave crise de peste suína africana – com o receio do consumo de carne de porco contaminada, o país passou a demandar mais carne de frango (...)]

7-6-2019 - Pig Progress & How ASF was eradicated in the Czech Republic [Of all the European countries that detected outbreaks of African Swine Fever in recent years, the Czech Republic has been the only one to actually eradicate the virus again. Strict control measures, strict biosecurity and a coordinated approach played a part in the successful eradication of the virus. Here is how that went]

5-6-2019 - Pig Progess & ASF Poland: Virus hits farm of 8,000 pigs [The African Swine Fever (ASF) epidemic in Poland is far from over. This week, a commercial production facility having 8,012 pigs had to be depopulated due to the virus – most likely the largest farm so far to be hit by AS]

2-6-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Fiscalização agropecuária pública é fundamental e estratégica [E caso a peste suína africana (PSA) apareça por aqui? É preciso política pública de Estado (e não de governadores/comissionados de confiança que transitam governos) permanente e de longo prazo em favor da fiscalização agropecuária pública; é preciso o fim da desvalorização profissional e da sub remuneração na base da carreira própria em prejuízo do fiscal agropecuário do Paraná!]

1-6-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & China: como a PSA afeta o comércio global de proteína animal [Este ano, em decorrência da peste suína africana (PSA), a China tem menos 133.862 milhões de suínos]

30-5-2019 - PIG World & OIE says China faces long struggle to tackle African Swine Fever [The World Organisation for Animal Health (OIE) said it will take years for China to contain the deadly African swine fever virus that has spread throughout the country] 

28-5-2019 - Reuters & China faces long struggle to tackle African swine fever: OIE [It will take years for China to contain the deadly African swine fever virus that has spread throughout the country, which is the world’s biggest pork producer, the World Organization for Animal Health (OIE) said on Tuesday]

4-5-2019 - RT & Cómo la peste porcina de China pone en vilo los mercados globales [Las pérdidas del mayor productor y tercer mayor consumidor per cápita de carne de cerdo moverán los mercados y hasta influenciarán la geopolítica, sostiene un analista]

16-3-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Identificação do v-PSA: teste portátil foi testado com sucesso [Em 2007, a ARS/USDA solicitou que esse tipo de teste fosse empregado na Geórgia na detecção do v-PSA, embora nunca tivesse sido testado fora do laboratório; foi um sucesso, fornecendo resultados após 60 a 90 minutos das raspagens, em comparação com as várias horas demandadas nos ensaios convencionais de PCR - ASF-v ID: Portable test has been successfully tested & In 2007, the ARS/USDA requested that this type of test be employed in Georgia in detecting ASF-V-PSA, although it had never been tested outside the laboratory; was a success, providing results after 60 to 90 minutes of the raspagens, compared to the several hours demanded in conventional PCR assays]

23-2-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & PSA se espalha pela Ásia [Relatados os primeiros surtos de peste suína africana (PSA) no Vietnã & ASF spreads across Asia & Reported the first outbreaks of African swine fever (ASF) in Vietnam]

19-1-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & O que torna tão difícil erradicar a PSA? [Torna-se crucial incluir a ciência social ao planejar medidas de prevenção, controle ou erradicação da peste suína africana (PSA).  Considerando-se apenas suas particularidades biológicas, contagiosidade, tenacidade e taxa de letalidade, mas ignorando os aspectos humanos, sua atual epidemia de PSA não será controlada & What makes ASF so difficult to eradicate? & It´s crucial to include social science when planning measures to prevent, control or eradicate African Swine fever (ASF). Considering just their biological particularities, contagiosity, tenacity and lethality rate, but ignoring human aspects, their current ASF epidemic will not be controlled]

17-11-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & China: receia-se que o surto de PSA se transforme em epidemia [Carece de investimento o controle da epizoótica peste suína africana (PSA): "A trágica ironia da alocação de investimento para o controle de doenças zoonóticas é que a PSA, eventualmente, poderá causar tanto impacto sobre uma fonte de proteína vital na cadeia alimentar para bilhões de pessoas quanto poderia causar uma epidemia humana"]

7-9-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: peste suína africana (PSA) fora de controle? [Com o aumento da velocidade da batalha global contra a PSA, setores da iniciativa privada vinculados aos negócios da agropecuária e os governos de passagem pelo poder não deveriam contar apenas com a sorte... & Opinion of Direx: African swine fever (PSA) out of control? & With the speeding up of the global battle against ASF, sectors of the private initiative linked to the agribusiness business and the governments of passage by the power shouldn't rely on luck...]