Afisa-PR

O que torna tão difícil erradicar a PSA?

Torna-se crucial incluir a ciência social ao planejar medidas de prevenção, controle ou erradicação da peste suína africana (PSA).  Considerando-se apenas suas particularidades biológicas, contagiosidade, tenacidade e taxa de letalidade, mas ignorando os aspectos humanos, sua atual epidemia de PSA não será controlada

What makes ASF so difficult to eradicate? & It´s crucial to include social science when planning measures to prevent, control or eradicate African Swine fever (ASF). Considering just their biological particularities, contagiosity, tenacity and lethality rate, but ignoring human aspects, their current ASF epidemic will not be controlled

 

Segundo a notícia What makes ASF so difficult to eradicate? (por Erika Chenais, Klaus Depner, Vittorio Guberti, Klaas Dietze, Arvo Viltrop e Karl Ståhl1) do The Pig Site de 18 de janeiro de 2019, com base em experiências, conhecimentos e dados obtidos a partir da atual epidemia de peste suína africana (PSA), a revisão Epidemiological considerations on African swine fever in Europe 2014–20181 destaca alguns recentes desenvolvimentos na compreensão epidemiológica dessa gravíssima epizootia.

 

 

Segundo os autores, as qualidades de três características epidemiológicas: contagiosidade, tenacidade e taxa de letalidade, tornam o VPSA (vírus da peste suína africana) eficiente tanto na persistência quanto na transmissão. A alta tenacidade garante a persistência a longo prazo do VPSA no meio ambiente, a alta taxa de letalidade torna-o amplamente disponível e a relativamente baixa contagiosidade impede o esgotamento completo da sua população hospedeira. A interação desses três parâmetros maximiza a persistência local e a disseminação geográfica do VPSA, situações que tornam sua erradicação um desafio.

A PSA não apresenta um padrão epidêmico típico com epidemia localizada autolimitada ou disseminação mais ampla por meio de uma onda epidêmica2. Ambos os padrões provavelmente exigiriam maior contagiosidade. Os padrões geralmente observados em ambientes endêmicos, com circulação constante ou presença de patógenos na população-alvo2, também não são observados.

Com uma alta taxa de letalidade e a provável ausência de um status de portador duradouro, o VPSA não pode ser mantido independentemente em uma circulação ativa por um longo período de tempo, apesar da alta capacidade reprodutiva do javali selvagem. Isso deixa um cenário epidemiológico de uma perpetuação facilitada pelo reservatório do patógeno, levando a um estado endêmico.

Com a ausência dos hospedeiros do reservatório, os suídeos africanos selvagens (javalis), os carrapatos (Ornithodoros) que infestam animais suscetíveis e o habitat como tal, incluindo as carcaças contaminadas de animais mortos, tanbém devem ser considerados como um reservatório de patógenos que leva ao cenário endêmico observado com intervalos estendidos de transmissão.

Para além da população de javalis selvagens e do habitat, a atual epidemia de PSA reconhece os seres humanos como os principais responsáveis ​​pela sua transmissão a longas distâncias e pela introdução do seu vírus nas explorações de suínos domésticas. Assim, torna-se crucial incluir a ciência social ao planejar medidas de prevenção, controle ou erradicação da PSA. Considerando apenas as particularidades biológicas da doença, contagiosidade, tenacidade e taxa de letalidade, mas ignorando os aspectos humanos, sua atual epidemia não será controlada.

 

China se juntará à corrida para desenvolver uma vacina contra a PSA

Segundo a notícia China to join the race to develop ASF vaccine do The Pig Site de 18 de janeiro de 2019, a  China quer desenvolver uma vacina contra a peste suína africana (PSA), informou ontem (18) seu Ministério da Ciência e Tecnologia.

A China também criou um projeto que estudará as origens do vírus dessa doença e a forma como ele se dissemina, disse o ministério em uma informação oficial publicada em seu portal na internet.

A China registrou cerca de 100 surtos da PSA que é altamente contagiosa desde que o primeiro no país foi confirmado na província de Liaoning, no início de agosto de 2018.

A PSA não afeta os seres humanos, mas é mortal para os suínos e não há cura.

Pesquisadores de outros países também trabalham em uma vacina contra essa doença, mas foram prejudicados por lacunas no conhecimento sobre seu vírus e a variação de cepas.

A China disse que trabalhará em uma vacina chamada "viva".

 

China abateu mais de 900.000 suínos devido à PSA

Segundo a notícia China has culled more than 900,000 pigs due to African swine fever (por Dominique Patton e Hallie Gu) da Reuters de 15 de janeiro de 2019, a China foi obrigada a sacrificar 916 mil suínos depois de 100 surtos de peste suína africana (PSA), conforme afirmação de seu ministério da Agricultura.

O problema é que a PSA continua a se disseminar para novas regiões e criações da China.

 

Rosselkhoznadzor da Rússia: vírus da PSA romperá fronteiras

Segundo a notícia ASF set to break through borders (por Vladislav Vorotnikov) do Global Meat News de 28 de janeiro de 2019, neste ano, surtos da peste suína africana (PSA) deverão ocorrer na França e na Alemanha. Também está prevista o agravamento da disseminação da PSA no Sudeste Asiático. São as previsões do serviço federal Rosselkhoznadzor (Federal Service for Veterinary and Phytosanitary Surveillance) da Rússia ditas no último 19 de janeiro (durante uma conferência em Moscou) pelo seu diretor Sergey Dankvert.

Sobre a epidemia de PSA na Ásia, Dankvert espera "consequências realmente severas", especialmente para a Tailândia, o Vietnã e as Filipinas.

O diretor do Rosselkhoznadzor disse que a disseminação da PSA na Europa aconteceu 100% como fora previsto pelo Rosselkhoznadzor. Porém, não se esperava que a PSA aparecesse na China tão cedo e não havia previsão de que a Mongólia fosse atingida (relatórios oficiais chineses sustentam que neste país a doença veio da Rússia e passou pelo Cazaquistão). “Acreditamos que esses fatos são uma evidência de que a disseminação global da PSA não está sob controle”.

Neste ano, o Rosselkhoznadzor espera novos surtos de PSA na França e na Alemanha. Nas previsões anteriores, o corpo de fiscais agropecuários, responsável pela defesa sanitária animal e vigilância sanitária na Rússia, estimou que a PSA se deslocaria para o Oeste (rumo à Europa) com uma velocidade média de cerca de 350 km por ano.

 

 

O risco da disseminação da PSA pelo turismo — Recentemente, o Rosselkhoznadzor descobriu um lote de produtos derivados com o vírus da PSA. Nos últimos anos, esses casos vêm acontecendo com regularidade na Rússia, já que vários lotes de produtos derivados com o genoma da PSA foram detectados nas prateleiras dos supermercados.

Segundo a notícia, Sergey Yuschin, presidente da Russian National Meat Association, acredita que esse problema pode acelerar a disseminação da PSA em todo o mundo, inclusive na América do Norte. Yushin alertou que os turistas que viajam de um país para outro podem simplesmente levar1 o vírus da PSA em um “sanduiche contendo o genoma da PSA”.

Além disso, o Taiwan's Council of Agriculture (Conselho de Agricultura de Taiwan) disse ter identificado pela primeira vez um caso em que uma encomenda com salsichas de carne suína infectadas por PSA transitava pelo correio, situação que aumenta ainda mais as chances de sua disseminação para outros países.

Dinamarca constrói quilométrica cerca na tentativa de evitar a PSA

De acordo com a notícia Denmark set to build wild boar fence on German border (por Ashley Williams) do Global Meat News de 29 de janeiro de 2019, o Ministry of Environment and Food  of Denmark (ministério do meio ambiente e alimentos da Dinamarca) iniciou a construção de uma cerca "anti javalis" com 70 quilômetros de extensão na fronteira com a Alemanha para combater a ameaça da peste suína africana (PSA).

A cerca, com 1,5 m de altura e com 50 cm abaixo do solo, segundo a notícia, será concluída em outono (do Hemisfério Norte) de 2019.

Partidarização política da PSA —  O Denmark’s Liberal Party (partido liberal) da Dinamarca "assumiu total responsabilidade pela decisão" para "proteger" a Dinamarca da PSA que supostamente "estaria se aproximando" das fronteiras dinamarquezas.

 

  

As exportações da indústria suína da Dinamarca somaram cerca de DKK 30 bi (1 coroa dinamarquesa vale atualmente 0,153 dólares norte-americanos); em 2016, com DKK 11 bi para fora dos países da União Europeia (UE). O governo da Dinamarca alegou que se um surto de PSA ocorrer, seriam fechadas as exportações para países de fora da EU.

"Temos 11 bilhões de boas razões para fazer de tudo o que pudermos para evitar que a peste suína africana chegue à Dinamarca. E agora, finalmente, poderemos começar a erguer nossa cerca [anti] de javalis", afirmou Jakob Elleman-Jensen, ministro de meio-ambiente e alimentos da Dinamarca.

 

Atualização (até 28 de janeiro) do surto de PSA na Bélgica

Segundo um twitter publicado pelo Pig Progress (por Vincent ter Beek) a atualização do surto de peste suína africana (PSA) na Bélgica mostra que até agora o vírus contaminou 392 (apud OIE) javalis selvagens; no total na semana passada, 31 novos animais selvagens foram encontrados; entre 1º e 28 de janeiro, 105 javalis selvagens foram contamidados. Todos os achados estão dentro da área tampão demarcada pelas autoridades belgas de fiscalização agropecuária.

 

 

Rápida atualização dos surtos de PSA em países da Ásia

surtos de PSA na Sibéria achados em 2017 e também o desenvolvimento dessa doença na Mongólia (9 surtos relatados agora, a maioria no norte, perto da estrada de Ulaanbaatar para a Rússia).

 

  

PSA: situação global

Com base na notícia ASF threat – what more can be done? Do Pig World de 8 de fevereiro de 2019, a situação global da peste suína africana (PSA), revela: 

 

Bélgica e França — Até o momento, cerca de 350 surtos de PSA em javalis selvagens foram confirmados desde que seu vírus, em setembro passado, foi descoberto pela primeira vez na região belga do Luxemburgo. O vírus da PSA ainda não atingiu os suínos de criação. No entanto, a França está em alerta máximo, incluindo o planejamento da eliminação de javalis selvagens e construção de cercas de contenção perto da fronteira com a Bélgica, depois que o vírus da doença foi confirmada no mês passado em dois javalis encontrados mortos, a cerca de 1 km da fronteira belga; 

Europa Oriental — Desde julho do ano passado caiu todos os meses o número de casos em suínos de criação nos países afetados. Em dezembro, apenas 27 surtos foram registrados em dezembro (22 na Romênia), em comparação com os 437 registrados em julho, de acordo com a última atualização da Animal & Plant Health Agency (APHA) do Reino Unido. No entanto, os casos de PSA em javalis selvagens permanecem consistentemente altos, aumentando em dezembro passado, com quase metade dos surtos relatados na Polônia, que planeja abater 185.000 javalis, de acordo com relatos;

Dinamarca — Autoridades começaram a construir uma cerca de contenção ao custo de 44 milhões de libras ao longo da fronteira com a Alemanha para impedir a entrada de javalis selvagens no país, já que a expectativa é de que a PSA poderá alcançar a Alemanha; 

China — A PSA foi relatada em 26 províncias (com exceção de cinco) em mais de 100 surtos desde agosto do ano passado, com mais de 900.000 suínos abatidos. As autoridades chinesas relataram que mais de 60% dos surtos estão associados à alimentação ou restos de comida (lavagem) de suínos e 

Austrália — O vírus ASF foi encontrado em seis produtos derivados de carne suína que foram levados para a Austrália em janeiro deste ano, quando a fiscalização de fronteira testou 152 produtos em aeroportos e centros de correios. Houve relatos semelhantes de Taiwan, Coréia do Sul e Tailândia.

 

PSA: Rússia bloqueia importação de produtos suínos da Mongólia

Com base na notícia Russia blocks pork imports from Mongolia due to ASF (por Vladislav Vorotnikov) do Pig Progress de 16 de fevereiro de 2019, a peste suína africana (PSA) fez o Rosselkhoznadzor bloquear a importação de produtos derivados da carne suína da Mongólia. Existe o temor de que os surtos dessa doença possam representar uma ameaça às regiões da Rússia que ainda desfrutam da condição de livre de PSA.

O Rosselkhoznadzor tomou uma atitude depois de ter encontrado o genoma do vírus da PSA em um lote de linguiças importadas da Mongólia. O lote infectado foi descoberto no final de janeiro de 2018.

O governo admitiu que, apesar do monitoramento constante de carne suína importada da Mongólia, as salsichas infectadas foram distribuídas localmente. Em poucos dias, as salsichas importadas foram novamente retiradas da rede comercial. Os consumidores foram incentivados para que devolvessem as salchichas compradas pelo dobro do preço.

Um total 8 toneladas de salsichas contendo o genoma do vírus da PSA foram importadas da Mongólia. Deste lote, 6 toneladas foram apreendidas em um armazém e 2 toneladas foram vendidas aos clientes. Após o alerta de contaminação pelo vírus da PSA, o serviço de fiscalização agropecuária conseguiu recuperar apenas 300 kg. Assume-se, portanto, que o resto já havia sido consumido.

 

 

A fiscalização agropecuária russa sustenta que próximas semanas será adotado um regime melhorado de monitoramento da PSA nas regiões de Buryatia e Irkutsk, onde algumas salsichas com o genoma do vírus da PSA também chegaram às prateleiras das mercearias. Os suinocultores foram instruídos a vigiar os seus animais e reportar imediatamente à fiscalização agropecuária qualquer coisa considerada suspeita.

As exportações de suínos da Mongólia para a Rússia podem ser retomadas se as autoridades mongóis fornecerem uma investigação que mostre como as salsichas infectadas com PSA entraram na cadeia de fornecimento.

 

República Tcheca oficialmente livre de PSA

Com base na notícia Czechia officially free from African Swine Fever (por Vincent ter Beek) do Pig Progress de 28 de fevereiro de 2019Após ter sido infectada nos últimos anos, a República Tcheca é o primeiro país da UE a ser oficialmente declarado livre da peste suína africana (PSA).

Como nenhum surto foi encontrado desde abril de 2018, esse país recebeu o apoio dos Estados-membros da UE para suspender todas as restrições que existiam. A Comissão Europeia adotará formalmente a decisão nas próximas semanas.

Esse apoio vem menos de dois anos após o primeiro surto de PSA ter sido relatado, seguido por esforços maciços para erradicar essa doença. Todos os surtos ocorreram em torno da cidade de Zlín, no sul do país, onde em junho de 2017 foi constatado o primeiro surto de PSA.

Desde então, a Comissão Europeia enviou a equipe de peritos de emergência veterinária da União Europeia (EU) e desenvolveu um trabalhar em estreita colaboração com as autoridades nacional e regionais da República Tcheca na adoção de medidas veterinárias para controlar a PSA.

A PSA pode ser controlada e até erradicada — A proposta de suspender todas as restrições na República Tcheca foi endossada depois de uma votação em um comitê permanente. Num comunicado de imprensa da Comissão Europeia, Vytenis Andriukaitis, comissário para a saúde e segurança alimentar da UE, afirmou: "O exemplo da República Tcheca demonstra que, quando as ferramentas e estratégias desenvolvidas na UE são aplicadas corretamente, a doença pode ser controlada e até erradicada. Isso mostra que nossas políticas são eficazes e não há lugar para injustificadas restrições comerciais. Esta é uma pequena recompensa, mas não podemos nos dar ao luxo de relaxar nossos esforços, uma vez que a luta contra a peste suína africana ainda está em andamento".

 

 

É preciso se certificar que o v-PSA "não escape" — A abordagem feita na República Tcheca consistiu em um pacote de medidas específicas. Basicamente, segundo a notícia, isso se resumiu a restringir o acesso e a entrada na "zona do núcleo" em torno de um surto, em combinação com o monitoramento e remoção imediata das carcaças dos animais infectados; em combinação com a caça intensiva de javali na área em torno da "zona do núcleo". Desta forma, o vírus "é contido, combatido e não pode escapar".

De acordo com dados fornecidos à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), na República Checa, no total, 221 javalis morreram devido ao v-PSA entre junho de 2017 e abril de 2018. O último surto foi relatado em 19 de abril. Nenhum suíno de criação foi infectado pelo v-PSA nesse país.

  

PSA: indústria de suínos belga está financeiramente quase arruinada

Segundo a notícia ASF Belgium: Financial troubles for swine farmers (por Anne-Marie van der Linde) do Pig Progress de 20 de março de 201, como resultado do surto de peste suína africana, a indústria de suínos belga está financeiramente quase arruinada. O país tem uma taxa de autossuficiência de 225% e, portanto, é fortemente dependente das exportações. Cerca de 80% das exportações permanecerão dentro da União Europeia (UE), sendo a Alemanha, a Polônia e os Países Baixos os maiores parceiros comerciais da Bélgica. Como consequência da PSA, no entanto, o comércio com países terceiros (fora da UE) praticamente desapareceu.

 

 

As exportações para os Países Baixos e a Alemanha, no entanto, também são influenciadas, uma vez que os compradores de frigoríficos holandeses e alemães querem frequentemente confirmar por escrito que a carne suína não provém da Bélgica. Esta limitação de exportação resulta que os frigoríficos não desejam pagar mais pelos suínos criados na Bélgica.

A situação está ficando difícil para muitos produtores belgas de suínos. Tanto na associação dos agricultores (Belgian Farmers Association) quanto no sindicato de fazendeiros (Algemeen Boerensyndicaat), cada vez mais se conhece os nomes das fazendas de suínos que entraram em um contrato de crédito com sua empresa de rações, já que não são mais capazes de pagar suas contas. Depende da relação entre a fábrica de ração e a fazenda de criação de suínos o tempo que ainda se pode continuar criando suínos na Bélgica.

 

PSA: fiscalização agropecuária da China aperta controle sobre frigoríficos

Com base na notícia ASF China: Slaughterhouse controls are tightened (por Vincent ter Beek) do Pig Progress de 25 de março de 2019, as autoridades chinesas de fiscalização agropecuária divulgaram novas orientações para os frigoríficos que intensificam a detecção da peste suína africana (PSA) nas carcaças dos suínos abatidos.

O Ministry of Agriculture and Rural Affairs (MARA) da China divulgou recentemente o aviso 'Fortalecendo a detecção da PSA durante o abate', visto que efetivamente reconheceu que a detecção do vírus dessa doença durante o processo de abate é um meio efetivo de eliminar sua transmissão. A tarefa para esses frigoríficos será inspecionar as carcaças aplicando o teste de PCR.

 

  

As autoridades veterinárias locais orientarão os laboratórios dos matadouros que atendem aos requisitos técnicos para testes de PCR, para fornecimento de reagentes e treinamento de técnicos. Será dada atenção, por exemplo, ao pré-teste de amostras de sangue, à detecção de lesões típicas da PSA, à interrupção imediata da produção quando esta doença for detectada, à notificação de surtos e à obtenção de indenização pelos lotes perdidos. As novas diretrizes também indicam claramente o que acontecerá em caso de fraude.

Antes de 1º de julho, todos os frigoríficos serão fiscalizados do âmbito das províncias chinesas. Caso o frigorífico não cumpra os padrões solicitados, sua qualificação poderá ser retirada escreveu o MARA. 

 

PSA reduz a produção de suínos em 4%

Com base na notícia ASF to cut global pork supplies, reports USDA (por Simon King) do Pig World de 17 de abril de 2019, a produção mundial de suínos cairá 4% em 2019, de acordo com o último relatório de previsão do Departamento de Agricultura (USDA) dos Estados Unidos.

Essa queda é devido à redução de 10% na produção chinesa de suínos devido à peste suína africana (PSA). Os surtos dessa doença resultaram em um declínio no plantel, inevitavelmente levando a uma contração na produção de carne suína.

 

  

PSA reduzirá em 35% a suinocultura China

Com base na notícia ASF tipped to cut Chinese pork production by 35% (por Aidan Fortune) do Global Meat News de 12 de abril de 2019, segundo um relatório do grupo Rabobank, a ocorrência da peste suína africana (PSA) na China deverá reduzir sua produção de suínos em até 35%.

 

 

O grupo Rabobank sustenta que o impacto da PSA na China cresceu muito mais do que o esperado e que perdas consideráveis no seu rebanho reprodutivo atrasarão ainda mais a recuperação da sua suinocultura. O Rabobank também afirma que os esforços para a reconstrução da suinocultura chinesa serão ainda mais complicados pelo risco de recontaminação, apesar dos recursos financeiros disponíveis.

"A PSA se espalhou para todas as províncias da China continental, e agora afeta entre 150 a 200 milhões de suínos, e é inédita a esperada perda de 30% na produção de carne suína", disse Christine McCracken, analista sênior da RaboResearch para proteína animal. "Essas perdas não podem ser facilmente substituídas por outras fontes de proteínas, como frango, pato e frutos do mar, e nem o aumento de importações é capaz de compensar totalmente essa perda".

O grupo Rabobanck também alertou que os países vizinhos à China poderão ter prejuízos semelhantes. "A ASF se espalhou para o Vietnã em fevereiro e, mais recentemente, para os mercados vizinhos no Sudeste Asiático. Com base nas semelhanças com a produção de suínos na China, esperamos que esses mercados vizinhos sofram perdas — em termos percentuais — consideráveis de rebanhos de suínos em virtude da PSA e experimentem semelhantes dificuldades na contenção dessa doença. Grande parte do Sudoeste Asiático terá dificuldade em repovoar seu rebanho de suínos e na garantia de suprimentos provisórios de proteína. Perdas devido à PSA no Sudoeste Asiático exacerbarão as deficiências globais de proteína, a adicionar mais pressão aos mercados globais".

O grupo Rabobank também acrescentou que a situação da China trará oportunidades aos setores com excedente exportável e acesso à China e ao Sudeste Asiático. Por outro lado, criará ineficiências logísticas e aumentará os custos ao longo de toda a cadeia de suprimentos.

A ASF já entrou na Europa: essa doença já é endêmica em partes do Leste Europeu, como os Estados Bálticos e partes da Polônia e da Rússia. Os surtos de PSA também foram registrados em outros países europeus, incluindo a Bélgica.  

No início desta semana, o National Pork Producers Council (NPPC) dos EUA tomou a decisão de cancelar a World Pork Expo deste ano devido aos temores em relação à PSA.

 

China: PSA fora de controle e comprovação de que não há "boa barreira natural" capaz de conter a doença

Com base na notícia China says African swine fever found on Hainan island do The Pig Site de 20 de abril de 2019, a Reuters relata que a peste suína africana (PSA), incurável e fatal para os suínos, mas inofensiva em humanos, foi encontrada em duas pequenas criações de suínos na cidade de Danzhou e mais duas na cidade de Wanning. A peste suína africana já foi encontrada em todas as províncias e regiões do continente chinês, incluindo a ilha de Hainan, desde que foi detectada pela primeira vez em agosto de 2018.

O novo surto da PSA sugere que a situação está "fora de controle", disse Yao Guiling, analista da Guantong Futures.

A disseminação rápida e contínua da PSA levanta preocupações sobre uma iminente escassez de suínos na China, que é no maior produtor e consumidor do mundo de produtos derivados da suinocultura.  

Comparada com o ano passado, a produção de carne suína caiu 5,2% nos primeiros três meses deste ano, informou o National Bureau of Statistics [Departamento Nacional de Estatísticas] da China na quarta-feira (17 de abril), e espera-se que caia muito mais nos próximos meses.

A ilha de Hainan, um popular destino turístico a cerca de 450 quilômetros ao sul da província chinesa de Guangdong, foi considerada pelo Ministry of Agriculture and Rural Affairs [Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais] da China como "uma boa barreira natural contra a doença".

Em um plano preliminar para estabelecer zonas para controlar a propagação da PSA, o ministério da Agricultura chinês tinha afirmado "que Hainan seria a primeira região a estabelecer áreas livres de peste suína africana".

  

UE: v-PSA alcança a Eslováquia

Segundo a notícia Slovakia: 10th EU country to report African Swine Fever (por Vincent ter Beek) do Pig Progress de 26 de julho de 2019, a Eslováquia é o 10º país da União Europeia (UE) a notificar a peste suína africana (PSA). Esse  país informou oficialmente seu primeiro surto na última quinta-feira, 25 de julho, à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O vírus foi encontrado na província de Košice, no leste do país,  em uma criação de quintal com quatro animais, perto da fronteira com a Hungria e com a Ucrânia, onde o vírus da PSA já foi confirmado nos anos anteriores.

ASF na UE — Desde que a PSA entrou em 2007 na Europa Oriental, seu vírus conseguiu encontrar um caminho para se disseminar nos seguintes países: Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, República Tcheca, Hungria, Romênia, Hungria e Bélgica. Apenas a República Checa conseguiu manter os surtos de PSA sob controle e este país foi declarado novamente livre dessa doença no início deste ano.

  

Ingredientes utilizados na fabricação da ração animal podem transportar o v-PSA

Segundo a notícia The risk of feed ingredients transporting African swine fever (por Sarah Mikesell) do The Pig Site de 26 de julho de 2019, há risco de ingredientes utilizados na fabricação de ração animal transportarem o vírus da peste suína africana (v-PSA). Dave Pyburn, vice-presidente de ciência e tecnologia da National Pork Board em Des Moines, Iowa, EUA, forneceu ao The Pig Site uma atualização sobre a situação da PSA na Ásia e o risco associado de seu vírus ser transportado para os EUA.

Em similaridade com o que aconteceu em 2014, ocasião em que uma pesquisa de Scott Dee e sua equipe decifravam como o vírus da diarreia epidêmica (v-PED) havia entrado nos EUA - um vírus que, antes do surto de 2013, nunca havia sido anteriormente detectado na América do Norte. O modelo de pesquisa para esse vírus, elaborado por Dee, mostrou claramente que certos ingredientes usados na fabricação de ração para animais sustentavam o v-PED por meio de uma jornada simulada de Pequim & Xangai a São Francisco (Califórnia) até Des Moines (Iowa). Em sua recente pesquisa, Dee queria testar se outros vírus, incluindo o v-PSA, poderiam sobreviver essa longa jornada transoceânica.

 

 

A indústria dos EUA está convencida de que o v-PED foi trazido para os EUA da China através de ingredientes de rações, baseado em mapeamento genético, disse Dee. Mas além do v-PED, a China tem várias doenças que os EUA e outros países não têm em seus rebanhos comerciais, como doença de Aujeszky (pseudo-raiva), peste suína clássica (PSC), febre aftosa e mais recentemente a PSA.

"Há muitas maneiras de mitigar esse risco. Você pode reduzi-lo através de adições à ração animal para matar o vírus, mas também de outra maneira, caso pudéssemos testá-la para se saber se é segura", alertou Pyburn.

 

______________

1 Erika Chenais, Klaus Depner, Vittorio Guberti, Klaas Dietze, Arvo Viltrop and Karl Ståhl (2019). Epidemiological considerations on African swine fever in Europe 2014–2018. Porcine Health Management, 5:6.

 

 

2 Dicker R, Coronado F, Koo D, Parrish RG. Principles of epidemiology in public health practice. Atlanta: US Department of Health and Human Services; 2006.

3 No Brasil, vige a Instrução Normativa nº 11, de 10 de maio de 2016, do Ministério da Agricultura — ato que foi contestado pela Afisa-PR —, que autoriza "o ingresso no território nacional, dos produtos de origem animal destinados ao uso e ao consumo humano ou animal, classificados como não presumíveis veiculadores de doenças contagiosas". Ora, classificados como "não presumíveis"?

 

Modificado em  29-7-2019 em 15:03

 

Matérias relacionadas:

19-8-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) &  A PSA continua implacável na Ásia e na Europa Oriental [Na Ásia até 200 milhões de suínos poderão ser abatidos na China; segundo as Nações Unidas, cerca de 1.170.000 suínos já foram abatidos nesse país em um esforço para deter a disseminação da mortal peste suína africana (PSA)]

10-8-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & A PSA ameaça toda a indústria de suínos da Europa Oriental [A peste suína africana (PSA) não é uma "doença política"]

26-7-2019 - The Pig Site & The risk of feed ingredients transporting African swine fever [Dr Dave Pyburn, vice president of science and technology at the National Pork Board in Des Moines, Iowa, USA, provides an update on the African swine fever situation in Asia and the associated risk of the virus being transported into the United States]

26-7-2019 - Pig Progress & Slovakia: 10th EU country to report African Swine Fever [Slovakia is the 10th EU country in recent years to report African Swine Fever within its borders] 

20-7-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Reino Unido: um 'simples' surto de PSA poderá custar £ 85 milhões [No Reino Unido, sua fiscalização agropecuária e suas entidades classistas de suinocultores não querem ser mais realistas que o rei]

17-7-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & PSA na Letônia, Vietnã, Laos, Romênia, Camboja, Hungria, Ucrânia, China, Rússia, Bélgica, Polônia, África do Sul... [A peste suína africana (PSA) é uma questão de "sorte" e de tempo?]

1-6-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & China: como a PSA afeta o comércio global de proteína animal [Este ano, em decorrência da peste suína africana (PSA), a China tem menos 133.862 milhões de suínos]

31-5-2019 - Pig Progress & ASF Vietnam: 2mln pigs culled; N-Korea reports outbreak [The number of culled pigs in Vietnam due to ASF keeps rising as official figures now speak of 2 million culled pigs]

30-5-2019 - PIG World & OIE says China faces long struggle to tackle African Swine Fever [The World Organisation for Animal Health (OIE) said it will take years for China to contain the deadly African swine fever virus that has spread throughout the country] 

28-5-2019 - Reuters & China faces long struggle to tackle African swine fever: OIE [It will take years for China to contain the deadly African swine fever virus that has spread throughout the country, which is the world’s biggest pork producer, the World Organization for Animal Health (OIE) said on Tuesday]

28-5-2019 - Pig Progress & ASF Vietnam: Virus in 10 new provinces; culls rise to 1.6m [African Swine Fever (ASF) is on the loose in Vietnam. In OIE reports from this week, the cull count of the animals has risen to 1.57 million and 10 more provinces reported outbreaks]

10-5-2019 - Pig Progress & Wild boar can be immunised for ASF using a vaccine [Wild boar can be immunised against African Swine Fever (ASF) by a new vaccine delivered to the animals in their food, according to new research from Spain]

10-5-2019 - Pig Progress & ASF China: Global agribusiness suffers; estimates vary [It is no secret that African Swine Fever (ASF) is having a considerable impact on the pig population in China. The global agribusiness is also starting to feel the consequences of the outbreaks. Experts disagree, however, as to how big the impact will be exactly – from 13% to over 50% reduction]

29-4-2019 - Farm Jorurnal's Pork & ASF Reported in North Korea [African swine fever may now be in another country. "DailyNK.com" reporting ASF has spread to North Korea. It's citing multiple sources inside the country saying ASF began to spread in areas on the outskirts of Pyongyang in mid-February]

24-4-2019 - Valor Econômico & Crise reformulará mercado global de proteínas animais

22-4-2019 - CNN Business & Swine fever has wreaked havoc with China's pork production, and the world is feeling it [African swine fever is plaguing China's pork production. The disease is killing multitudes of animals, hitting the global pork supply chain, and driving up prices.China is one of the biggest producers of pork in the world, with around half of the meat's global output. China's pork production has fallen 10% this year, according to US government statistics.To meet China's insatiable demand for pork products, the country is turning to imports, which are expected to hit a record high in 2019. The European Union, Brazil, Canada and the Unites States are providing the goods]

20-4-2019 - The Pig Site & China says African swine fever found on Hainan island [Reuters reports that the disease, fatal to pigs but harmless in humans, was found on two small pig farms in Danzhou city and two farms in Wanning city. African swine fever has now been found in every province and region on the mainland, including Hainan island, since it was first detected in August 2018. The new outbreak suggests that the situation is "out of control," said Yao Guiling, a livestock analyst with Guantong Futures]

17-4-2019 - Pig World & ASF to cut global pork supplies, reports USDA [Global pork production will fall by 4% in 2019, according to the latest outlook report from the United States Department of Agriculture]

12-4-2019 - Global Meat News & ASF tipped to cut Chinese pork production by 35% [The onslaught of African Swine Fever (ASF) in China is expected to cut production in the country by yo to 35% in 2019, according to a new report by Rabobank]

29-3-2019 - Global Meat News & Chinese authorities crack down on black Market pork [A spate of prosecutions against black Market pork processors and vendors has been unleashed in China's ongoing battle against African swine fever, which has caused huge damage to the country's pig sector]

25-3-2019 - Pig Progress & ASF China: Slaughterhouse controls are tightened [The Chinese authorities have released new guidelines for slaughterhouses to step up its actions to detect African Swine Fever (ASF) infection in carcasses]

22-3-2019 - Food And Agriculture Organization of the United Nations/Agriculture and Consumer Protection Department/Animal Production and Health & ASF situation in Asia update [The next updade will be issued in 29 de March 2019]

20-3-2019 - Pig Progress & ASF Belgium: Financial troubles for swine farmers [Despite the fact that the outbreaks of African Swine Fever have been restricted to wild boar, Belgian exports have halved. The price drop is putting a heavy burden on local swine producers and there doesn’t seem much room for a quick improvement]

18-3-2019 - CTV News & U.S. officials seize 1 million pounds of pork amid virus concerns [Federal authorities say 1 million pounds (0.45 million kilograms) of pork products allegedly smuggled from China have been seized at a New Jersey port. Troy Miller, field operations director for the Customs and Border Protection in New York and New Jersey, says it's the largest agricultural seizure ever made in the United States. Officials feared the meat could be contaminated with African swine fever virus, which has killed more than a million pigs in China. It's not dangerous to humans, but officials say an outbreak in America could cause $10 billion in damage to the pork industry in just one year]

16-3-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Identificação do v-PSA: teste portátil foi testado com sucesso [Em 2007, a ARS/USDA solicitou que esse tipo de teste fosse empregado na Geórgia na detecção do v-PSA, embora nunca tivesse sido testado fora do laboratório; foi um sucesso, fornecendo resultados após 60 a 90 minutos das raspagens, em comparação com as várias horas demandadas nos ensaios convencionais de PCR - ASF-v ID: Portable test has been successfully tested & In 2007, the ARS/USDA requested that this type of test be employed in Georgia in detecting ASF-V-PSA, although it had never been tested outside the laboratory; was a success, providing results after 60 to 90 minutes of the raspagens, compared to the several hours demanded in conventional PCR assays]

13-3-2019 - Successfull Farming (SF) & Why you can't believe what China says about african swine fever [A week in China shows Iowa farmers that the country's agriculture is struggling]

4-3-2019 - Pig Progress & What 1 pig can tell about ASF in China [The situation of African Swine Fever (ASF) in China appears out of control. Continental Asia will have to get used to the fact that the virus will be around for much longer. Pig Progress editor Vincent ter Beek explains why and discusses the longer-term consequences]

4-3-2019 - Pig Progress & ASF Vietnam: 22 new villages reported infected [Vietnam has reported that 22 additional villages have reported the occurrence of African Swine Fever (ASF)]

28-2-2019 - Pig Progress & Czechia officially free from African Swine Fever [Czechia is the 1st country in the EU to be officially declared free from African Swine Fever (ASF) after it was infected in recent years. As no outbreak has been found in Czechia since April 2018, the country received the support of the EU member states to lift all restrictions in the country]

23-2-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & PSA se espalha pela Ásia [Relatados os primeiros surtos de peste suína africana (PSA) no Vietnã & ASF spreads across Asia & Reported the first outbreaks of African swine fever (ASF) in Vietnam]

21-2-2019 - Pig World & Vietnam confirms first cases of African swine fever [Vietnam has announced its first cases of African swine fever (ASF), with eight outbreaks reported in two northern provinces, bordering China. The Vietnamese Ministry of Agriculture and Rural Development (MARD) Animal Health Department confirmed on Tuesday that ASF has been detected in Hung Yen and Thai Binh, southeast of the capital city of Hanoi and approximately 100 miles (160 km) from the Chinese border]

20-2-2019 - Pig Progress & ASF Vietnam: 1st outbreaks on farms near Hanoi [While it was expected, the eventual news still came as a shock: Vietnam has reported its 1st cases of African Swine Fever (ASF)]

19-2-2019 - Reuters & Vietnam confirms first African swine fever cases on three farms [African swine fever has been detected on three farms in Vietnam, authorities said on Tuesday, the first confirmed cases of the highly contagious disease in the Southeast Asia country]

16-2-2019 – Pig Progress & Russia blocks pork imports from Mongolia due to ASF [The emergence of African Swine Fever (ASF) in Mongolia has alerted Russia’s veterinary authority Rosselkhoznadzor – leading to an import stop for pigs and pork. There is fear that the outbreaks may pose a threat to Russian regions that still enjoy an ASF-free status]

15-2-2019 - Pig World & Arrests made in connection with Belgian ASF outbreak [Prosecutors investigating the cause of Belgium’s African swine fever (ASF) outbreak have made two arrests, which appear to be linked to wild boar being imported from Eastern Europe, according to reports. The Belgian news media is reporting that searches took place and four people were interviewed last Wednesday as part of the ongoing judicial investigation into the outbreak in the country’s Luxembourg region, which was discovered when two wild boar tested positive in September. Subsequently two arrests have been made, with the detention of one of the suspects extended by a month, according to the Landbouwleven website]

9-2-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Japão: a alarmante escalada da PSC ["Estamos diante de uma situação extremamente séria", disse em Tóquio o ministro da Agricultura do Japão, Takamori Yoshikawa, diante da alarmante escalada da peste suína clássica (PSC) & Japan: The alarming escalation of the CSF & "We are facing an extremely serious situation," Japan Minister of Agriculture Takamori Yoshikawa said in Tokyo in the face of the alarming escalation of classical swine fever (CSF)]

8-2-2018 - Pig World & ASF threat – what more can be done? [The global picture: Belgium/France; Eastern Europe; Denmark; China e Australia]

29-1-2019 - Global Meat News & Denmark set to build wild boar fence on German border [Denmark’s Ministry of Environment and Food has begun constructing a 70-kilometre wild boar fence in Padborg to combat the threat of African swine fever (ASF) from Germany]

28-1-2019 - The Guardian & Build a wall, wild boar will fall: Denmark erects barrier to keep out German pigs [42-mile fence on border with Germany aims to protect pig farms from African swine fever]

28-1-2019 - Global Meat News & ASF set to break through borders [In 2019, African swine fever (ASF) is likely to appear in France and Germany, and further spread of the disease in anticipated in south-east Asia, according to Sergey Dankvert, director of the Russian veterinary body Rosselkhoznadzor, speaking during an industry conference in Moscow on 19 January]

18-1-2019 - Reuters & REFILE-China says looking to develop vaccine for African swine fever

18-1-2019 - The Pig Site & What makes ASF so difficult to eradicate? [Based on experiences, knowledge and data gained from the current epidemic this review highlights some recent developments in the epidemiological understanding of ASF]

17-1-2019 - Daily Mail & African swine fever virus is discovered in pork products in Australia prompting an urgent warning [Australian border security intercepted 152 illegally imported pork products; Six were found to be contaminated with contagious African swine fever virus e The deadly disease affects pigs, with 360,000 global cases reported last year]

17-1-2019 - The Weekly Times & African Swine Fever found in pork products at Australian airports and in mail [AAuthorities have identified the contagious African Swine Fever in samples of six pork products seized at Australian airports and mail processing centres. The testing was conducted over a two-week period at the Australian Animal Health Laboratory in Geelong as part of the Department of Agriculture and Water Resources’ border activities. The department’s head of biosecurity, Lyn O’Connell said six pork products from the 152 tested were contaminated with the virus]

15-1-2019 - Reuters & China has culled 916,000 pigs as of Jan 14 due to African swine fever outbreaks - ag ministry [China has culled 916,000 pigs as of Jan. 14 due to outbreaks of African swine fever since the first case was reported in early August last year, the country’s agriculture ministry said on Tuesday]

7-1-2019 - The Pig Site & New African swine fever research: from China to US in feed ingredients? [USA - Dr Scott Dee, director of research and development with Pipestone Veterinary Services based in Pipestone, Minnesota, USA, presented new research about the ability of African swine fever (ASF) virus to move from continent to continent in contaminated feed at the North American PRRS Symposium]

17-11-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & China: receia-se que o surto de PSA se transforme em epidemia [Carece de investimento o controle da epizoótica peste suína africana (PSA): "A trágica ironia da alocação de investimento para o controle de doenças zoonóticas é que a PSA, eventualmente, poderá causar tanto impacto sobre uma fonte de proteína vital na cadeia alimentar para bilhões de pessoas quanto poderia causar uma epidemia humana" & China: The PSA outbreak is feared to become an epidemic & It lacks of investment in the control of epizootic African swine Fever (ASF): "The tragic irony of investment allocation for the control of zoonotic diseases is that ASF can eventually cause as much impact on a vital protein source in the chain Food for billions of people as could cause a human epidemic"]

7-9-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: peste suína africana (PSA) fora de controle? [Com o aumento da velocidade da batalha global contra a PSA, setores da iniciativa privada vinculados aos negócios da agropecuária e os governos de passagem pelo poder não deveriam contar apenas com a sorte... & Opinion of Direx: African swine fever (PSA) out of control? & With the speeding up of the global battle against ASF, sectors of the private initiative linked to the agribusiness business and the governments of passage by the power shouldn't rely on luck...]

3-9-2018 - The Guardian & 'It's not if, it's when': he deadly pig disease spreading around the world [Swine fever has made its way into China, home to half the world’s pigs. Farmers in Estonia are already counting the cost]