Afisa-PR

Japão: a alarmante escalada da PSC

"Estamos diante de uma situação extremamente séria", disse em Tóquio o ministro da Agricultura do Japão, Takamori Yoshikawa, diante da alarmante escalada da peste suína clássica (PSC)

Japan: The alarming escalation of the CSF & "We are facing an extremely serious situation," Japan Minister of Agriculture Takamori Yoshikawa said in Tokyo in the face of the alarming escalation of classical swine fever (CSF)

 
Na Ásia, onde os chineses lutam contra o brutal vírus da [epidemia] peste suína africana (PSA), os japoneses têm sua própria batalha contra o vírus da peste suína clássica (PSC). No Japão, nas últimas semanas, o vírus da PSC rapidamente se espalhou na sua região central.

 

 

No início de setembro do ano passado, a PSC foi detectada em uma criação de suínos na Província de Gifu. Até janeiro deste ano, foram registrados surtos regulares, mas a maioria dos casos concentrados em javalis selvagens nas províncias de Gifu e Aichi. Em 2018, segundo a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), os surtos de PSC no Japão levaram ao abate de 8.704 suínos, segundo a notícia Japan sees CSF cases rise alarmingly (por Vincent ter Beek) do Pig Progress de 9 de fevereiro de 2019.

Segundo essa notícia, "há razões para supor" que no Japão a disseminação da PSC "fica cada vez mais preocupante". Nas primeiras 5 semanas de 2019, mais de 18.369 suínos foram abatidos porque várias criações comprovaram a presença do vírus da PSC. No dia 6 de fevereiro, conforme a OIE, foram notificados vários surtos de PSC que atingiram planteis com quantidades variadas.

O mapa interativo abaixo mostra que, até o final de janeiro e início de fevereiro deste ano, os surtos notificados de PSC concentram-se em uma área ao norte da cidade de Nagoya quando, repentinamente, seu vírus se disseminou para outras regiões do Japão.

A distância entre o surto mais oriental dessa epizootia (perto de Osaka) e o surto mais ocidental (em Iida) agora é de 220 km. O vírus da PSC foi detectado em criações de suínos localizadas em 6 províncias japonesas.

 

MAFF do Japão: "uma situação extremamente séria"

Com base na notícia Japan's government warns of 'extremely serious situation' as swine fever spreads to five prefectures do The Japan Times News de 6 de fevereiro de 2019, o governo do Japão adverte sobre a "situação extremamente grave" à medida que a PSC se espalha em 5 províncias. A PSC não afeta os seres humanos, mesmo se for consumida carne suína contaminada, mas é fatal para os suínos.

Na última quarta-feira, segundo essa notícia, trabalhadores em trajes de proteção foram vistos em frente a uma criação de suínos na cidade de Toyota, Província de Aichi, depois que um surto de PSC foi detectado e que implicou o abate de cerca de 6.600 suínos.

Segundo a notícia, a "epidemia de peste suína clássica continua a se espalhar no Japão", onde na última quarta-feira (6) autoridades locais de cinco províncias do centro e oeste do Japão, alertaram que "lutam para conter o vírus da PSC, altamente contagioso", detectado pela primeira vez (desde 1992) em setembro do ano passado em uma criação de suínos na  Província de Gifu e em mais de 100 javalis selvagens nesta e na Província de Aichi.

"Estamos diante de uma situação extremamente séria", disse o ministro da Agricultura do Japão, Takamori Yoshikawa, durante uma reunião em Tóquio, ao mesmo tempo em que instruiu as autoridades de fiscalização agropecuária a tomarem "completas contramedidas". O Ministry of Agriculture, Forestry and Fischeries (MAFF) também criou um grupo de trabalho especial na Província de Gifu para intensificar os esforços que visam conter a disseminação do vírus da PSC.

Disseminando-se para fora das criações da Província de Gifu, autoridades locais recentemente detectaram o vírus da PSC nas proximidades da Província de Aichi, bem como nas províncias de  Osaka, Shiga e Nagano. O número total de suínos que terão que ser abatidos deverá chegar a 15.000.

"Preocupa-me que não saibamos como essa doença se espalha", disse um criador de suínos da cidade de Iida, Província de Nagano. "A única coisa que podemos fazer é administrar uma desinfecção completa".

Cerca de 130 javalis selvagens encontrados nas províncias de Gifu e Aichi foram testados como positivos para a PSC, apesar da suposição inicial dos especialistas de que seu vírus "não se espalharia entre" javalis selvagens, que normalmente não vivem em grandes manadas.


OIE suspende a condição do Japão

Após o surto de setembro do ano passado, a OIE suspendeu a condição do Japão como livre de PSC. Embora exista vacina eficaz contra a PSC, usá-la pode impedir que o Japão recupere sua condição de país livre e atrapalhe seu plano de expansão das suas exportações de carne suína. Yasuhiro Ozato, vice-ministro do MAFF, expressou relutância em usar a vacina: "procuraremos resolver isso seguindo os padrões de controle de higiene".

As autoridades da Província de Aichi começaram a abater cerca de 6.600 suínos em uma criação na cidade de Toyota com a ajuda da Japan Ground Self-Defense Force (força de autodefesa do solo), e proibiram os transportes de animais de 6 fazendas localizadas em um raio de 10 quilômetros da criação infectada.

Desde de janeiro deste ano, suínos da criação em Toyota haviam sido transportados para 6 outras instalações localizadas nas províncias de Nagano, Gifu, Aichi, Mie, Shiga e Osaka. O MAFF não detectou o vírus em Mie.

Na segunda-feira (4), a criação de suínos de Toyota informou ao governo que seus animais apresentavam os sintomas da PSC, que incluía perda de apetite, e a província local detectou no dia seguinte seu vírus em cinco animais. Na quarta-feira (6), testes detalhados feitos pelo governo estadual confirmaram a infecção dde suínos pelo vírus da PSC.

O governo da Província de Aichi disse que a criação em Toyota tinha enviado na última terça-feira (5) suínos para uma outra localidade na província de Nagano, "mesmo depois de notar os sintomas de diarreia" entre os animais, já que as autoridades de Aichi "suspeitavam de outra doença" e "não proibiram os carregamentos". Dos 80 suínos que foram enviados para Miyada, 79 estavam infectados com o vírus, segundo o governo da Província de Nagano. Um criador de suínos que mora perto da criação de Toyota disse: "Havia um veterinário na empresa (que administra a criação). Eu pensei que eles tomavam medidas preventivas".

 

PSC no Japão

Pela primeira vez em 26 anos, um surto de peste suína clássica (PSC) foi encontrado no Japão. A presença da doença viral, também conhecida como hog cholera, foi confirmada pelo Ministério da Agricultura japonês. Como resultado, o país suspendeu as exportações de carne de porco e javali.

Segundo o site Channel News Asia, as autoridades japonesas abateram 610 animais depois que 80 porcos morreram. Dentro de 24 horas, a fazenda também foi desinfetada. O site acrescentou que o Japão, em 2017, vendeu cerca de US $ 9 milhões em carne suína in natura para mercados estrangeiros.

Até agora, não se sabe como o vírus pode ter entrado no país.

 

 

Foco de PSC no Brasil

No dia 8 de outubro de 2018, as autoridades brasileiras notificaram à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) a ocorrência de um foco de peste suína clássica (PSC). Segundo esclarecimentos prestados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) existe um foco de PSC no município de Forquilha no Ceará, em Zona Não Livre desta doença. O diagnóstico foi feito no Lanagro/MG por RT-PCR.

Segundo a notícia 10 Key questions about the risk of ASF do Pig Progress de 8 de outubro, a peste suína africana (PSA) entrou na Europa Ocidental assim como na China, situação que causa nervosismo entre os profissionais de suínos em todo o mundo. O editor do britânico Pig Progress, Vincent ter Beek, em 10 questões-chave sobre o risco de PSA, na tentativa de deixar claro onde estão os riscos reais. As 10 questões-chave são baseadas nas respostas dadas por especialistas em PSA de vários países e colaboraram para uma resumo e visão geral da situação.

Um exemplo: A PSA está relacionada com a peste suína clássica (PSC)? Em termos de sinais clínicos, a PSA se parece muito com o seu homônimo. A doença apresenta febre, embotamento, dificuldade respiratória, vômitos, tosse, secreção nasal e ocular (conjuntivite), hemorragias na pele e morte em uma a duas semanas. Uma diferença entre os vírus é que o PSC pode causar sinais neurológicos, enquanto a PSA pode levar à diarreia sanguinolenta. Normalmente, é preciso de um laboratório para descobrir qual dos dois vírus causou a doença. 

Os vírus causadores não estão relacionados, no entanto, o da PSC é um vírus de RNA, enquanto o da PSA é um vírus de DNA grande e complexo. Para o da PSC, existem vacinas. Para o da PSA, não há vacina disponível.

A situação de momento (18 de outubro) no Brasil com relação ao surto de PSC está disponível no Follow-up report nº 1 da OIE.

 

Situação da peste suína clássica (PSC) no Ceará: último relatório da OIE

 

 

Relatório [Follow-up report No. 4 (Final report)] de 20 de dezembro de 2018.

  

PSC segue se disseminando no Japão

Segundo a notícia Japan confirms more cases of contagious swine fever do The Pig Site de 29 de março de 2019, o Japan Times noticiou que cerca de 2.400 suínos seriam abatidos nas criações afetadas pela peste suína clássica (PSC).

 

 

O último surto de PSC no Japão tingiu em fevereiro passado as cidades de Toyota e Tahara, com outro caso confirmado em Seto na quarta-feira (27 de março), todas localizadas na Prefeitura de Aichi. As criações vizinhas à cidade de Seto também tiveram dois casos positivos de PSC nesta semana.

Um segundo caso em Tahara foi confirmado em 29 de março depois que os suínos infectados estavam morrendo. A fiscalização agropecuária do Japão descobriu neste local nove animais cujos exames conformaram teste positivo para a PSC.

O governo da Prefeitura de Aichi anunciou que "fará todos os esforços" para impedir a propagação da PSC.

 

Fiscalização agropecuária do Japão encontra sérias dificuldades em se livrar do recorrente vírus da PSC

 

 

Com base no último relatório de acompanhamento (nº 41) da OIE de 20 de dezembro de 2019, persiste para a fiscalização agropecuária do Japão a dificuldade em se livrar da peste suína clássica (PSC).

 

Japão: oceano não foi "barreira de biossegurança" para a PSC 

A fiscalização agropecuária japonesa (MAFF | Food Safety/Animal and Plant Health) sofre para erradicar a peste suina clássica (PSC).

Segundo o mais recente Follow-up report nº 47 submetido à OIE em  6 de março de 2020, a 57ª criação afetada (Uruma em Okinawa): em 24 de fevereiro, os veterinários oficiais do Livestock Hygiene Service Center (LHSC) realizaram vigilância ativa (amostragem de sangue) visando as criações localizadas num raio de 3 km da 56ª criação afetada. O RT-PCR para o v-PSC foi realizado no LHSC e foi considerado positivo em 25 de fevereiro. Em 28 de fevereiro, a stamping-out (matança dos animais para supressão e erradicação da doença) e a desinfecção foram concluídas na 57ª criação afetada. 

Nota 1: em 15 de outubro de 2019, o Japão alterou as Diretrizes de Controle de Doenças de Animais Infecciosos Específicos para a PSC para permitir a vacinação em suínos de criação em prefeituras designadas ("áreas recomendadas para vacinação"). A vacinação em suínos domésticos é praticada nas seguintes prefeituras: Gunma, Toyama, Ishikawa, Fukui, Nagano, Gifu, Aichi, Mie, Shiga, Saitama, Shizuoka, Yamanashi, Kanagawa, Tóquio, Kyoto, Niigata Nara e Okinawa. 

Nota 2: Quando surtos de CSF acontecem, o Japão implementa restrições de movimento na Zona de Restrição de Embarque (SRZ, da sigla em inglês), que é estabelecida dentro de um raio de 3-10 km da fazenda afetada, e na Zona de Restrição de Movimento (MRZ, da sigla em inglês), que é estabelecida dentro de 3 km raio da criação afetada. A SRZ será levantada quando todos os resultados do programa de vigilância ativo forem negativos e 17 dias após a conclusão da implementação completa das medidas de controle (stamping-out, desinfecção etc.). O MRZ será levantado quando todos os resultados do programa de vigilância ativo forem negativos e 28 dias após a conclusão da implementação completa das medidas de controle (stamping-out, desinfecção etc.).

 

Modificado em 19-3-2020 em 18:23

 

Matérias vinculadas:

30-4-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & PSC: OIE relata surtos no Ceará e Piauí [E se a febre aftosa voltar? E se na área livre ocorrer um surto de peste suína clássica (PSC)? E a terrível peste suína africana (PSA)? Enquanto isso, o governo não dá satisfação à reivindicação desta associação de classe capaz de promover plena valorização profissional com justiça salarial na carreira própria do fiscal da defesa agropecuária; enquanto isso, o governo — pelo não pagamento dos constitucionais reajustes de 2017, 2018 e, muito provavelmente, 2019 —, reduzirá em 17,02% o subsídio do fiscal da defesa agropecuária]

18-4-2019 - Pig Progress & CSF Japan: Over 75,000 pigs culled; wild boar vaccination [In its battle to fight its own outbreaks of Classical Swine Fever (CSF), Japan has now reached a cull rate of 75,000]

29-3-2019 - The Pig Site & Japan confirms more cases of contagious swine fever [Aichi Prefectural Government announced today that additional swine fever cases have been confirmed in Seto and Tahara]

29-3-2019 - Japan Times & More swine fever cases confirmed in central Japan

15-2-2019 - Pig World & 15,000 pigs to be culled as swine fever spreads in Japan [The Japanese government had announced that the country’s African swine fever outbreak has spread to five regions including Osaka, and that more than 15,000 pigs will be culled as part of measures to prevent further contamination. Reuters in Tokyo reported that this is a different strain from the deadly African swine fever China has been battling, an agriculture ministry official said]

9-2-2019 - Pig Progress & Japan sees CSF cases rise alarmingly [Where China is fighting with African Swine Fever (ASF), the Japanese have their own battle to fight with Classical Swine Fever. The virus has been spreading quickly in the last few weeks in Central Japan]

6-2-2019 - The Japan Times News & Japan's government warns of 'extremely serious situation' as swine fever spreads to five prefectures [A swine fever epidemic is continuing to spread in Japan, with local authorities in five central and western Japan prefectures saying Wednesday they are struggling to contain the highly contagious pig virus that was first reported in September. "We are facing an extremely serious situation," agriculture minister Takamori Yoshikawa told a meeting at his ministry in Tokyo while instructing officials to take thorough countermeasures. The Ministry of Agriculture, Forestry and Fisheries also set up a special task force in Gifu Prefecture to step up containment efforts]

19-1-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & O que torna tão difícil erradicar a PSA? [Torna-se crucial incluir a ciência social ao planejar medidas de prevenção, controle ou erradicação da peste suína africana (PSA).  Considerando-se apenas suas particularidades biológicas, contagiosidade, tenacidade e taxa de letalidade, mas ignorando os aspectos humanos, sua atual epidemia de PSA não será controlada & What makes ASF so difficult to eradicate? & It´s crucial to include social science when planning measures to prevent, control or eradicate African Swine fever (ASF). Considering just their biological particularities, contagiosity, tenacity and lethality rate, but ignoring human aspects, their current ASF epidemic will not be controlled]

6-1-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & China cria suínos transgênicos resistentes à PSC [O uso de suínos transgênicos pode reduzir as perdas econômicas relacionadas à peste suína clássica (PSC), sustentam pesquisadores chineses &China creates CSF-resistant transgenic pigs & The use of transgenic pigs can reduce the economic losses related to classical swine fever (CSF), say Chinese researchers]

17-11-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & China: receia-se que o surto de PSA se transforme em epidemia [Carece de investimento o controle da epizoótica peste suína africana (PSA): "A trágica ironia da alocação de investimento para o controle de doenças zoonóticas é que a PSA, eventualmente, poderá causar tanto impacto sobre uma fonte de proteína vital na cadeia alimentar para bilhões de pessoas quanto poderia causar uma epidemia humana" & China: The PSA outbreak is feared to become an epidemic & It lacks of investment in the control of epizootic African swine Fever (ASF): "The tragic irony of investment allocation for the control of zoonotic diseases is that ASF can eventually cause as much impact on a vital protein source in the chain Food for billions of people as could cause a human epidemic"]

17-10-2019 - Empresa Brasil de Comunicação (EBC) & Força-tarefa encontra três novos focos de peste suína no Ceará [(...) A dificuldade de controlar a origem e o trânsito de suínos contribui para que o Ceará não faça parte da zona livre de peste suína clássica. Essa zona, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), é formada pelo Distrito Federal e pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Tocantis, Rondônia e Acre (...)]

17-10-2018 - G1 & Agência detecta mais três focos de peste suína no Ceará [Doença não afeta pessoas, esclarece diretor de agência]

15-10-2018 - TV ACCS & Globo Rural — Peste Suína Clássica no Ceará [Um foco de peste suína foi identificado em uma propriedade familiar em Forquilha, na região norte do Ceará. Toda a área foi isolada e permanecerá assim por 6 meses]

14-10-2018 - Globoplay & Peste suína clássica ocasionará a morte de pelo menos 130 animais em Forquilha

9-10-2018 - G1 & Foco de peste suína clássica é encontrado no Ceará [Doença foi encontrada em propriedade sem vínculo com estabelecimentos comerciais; vírus não afeta humanos]

9-10-2018 - Pig Progress & Brazil: CSF outbreak outside the disease-free zone [The Brazilian Ministry of Agriculture, Livestock and Supply (Mapa) has confirmed the outbreak of Classical Swine Fever (CSF) in the city of Forquilho, in the northern state of Ceará. It was the 1st confirmed outbreak in Brazil in almost a decade]

7-9-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: peste suína africana (PSA) fora de controle? [Com o aumento da velocidade da batalha global contra a PSA, setores da iniciativa privada vinculados aos negócios da agropecuária e os governos de passagem pelo poder não deveriam contar apenas com a sorte... & Opinion of Direx: African swine fever (PSA) out of control? & With the speeding up of the global battle against ASF, sectors of the private initiative linked to the agribusiness business and the governments of passage by the power shouldn't rely on luck...]

20-6-2015 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & O Paraná e a promessa de área livre de PSC [É insuficiente o reconhecimento de zona livre de peste suína clássica (PSC) junto à OIE; o desafio é manter essa condição sanitária]