Afisa-PR

PSC: OIE relata surtos no Ceará e Piauí

E se a febre aftosa voltar? E se na área livre ocorrer um surto de peste suína clássica (PSC)? E a terrível peste suína africana (PSA)? Enquanto isso, o governo não dá satisfação à reivindicação desta associação de classe capaz de promover plena valorização profissional com justiça salarial na carreira própria do fiscal da defesa agropecuária; enquanto isso, o governo — pelo não pagamento dos constitucionais reajustes de 2017, 2018 e, muito provavelmente, 2019 —, reduzirá em 17,02% o subsídio do fiscal da defesa agropecuária

  

O Brasil tinha anunciado o lançamento de um programa para erradicar a peste suína clássica (PSC) nos últimos estados restantes. Porém, conforme a notícia CSF found in Piauí state as Brazil starts eradication (por Daniel Azevedo) do Pig Progress de 10 de abril de 2019, apenas duas semanas depois, um surto de PSC foi confirmado no norte do Estado do Piauí, localizado, segundo a notícia, a 600 km da chamada Zona Livre dessa doença.

 

 

O surto de PSC no Piauí foi confirmado no último 5 de abril, em uma pequena criação familiar não comercial com 13 animais perto da cidade de Lagoa do Piauí. No total, 7 leitões morreram e os outros foram sacrificados por razões sanitárias.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), através da Informação Sanitária Semanal, Vol. 32, nº 18, de 2 de maio de 2019, relata surtos de PSA nos estados do Ceará e, mais recentemente, no Piauí, conforme o Informe de Seguimento nº 5, de 29 de abril de 2019. 

 

Confirmação do Ministério da Agricultura

Os surtos mais recentes de PSC no Piauí foram confirmados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em virtude de um procedimento de rotina que investigou a morte de 7 suínos. Os outros animais apresentaram sinais de fraqueza, febre alta e paralisia nos membros superiores.

Segundo o Pig Progress, o MAPA informou que um animal foi morto para necropsia e amostragem. O Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Minas Gerais identificou anticorpos da PSC utilizando um teste ELISA e seu vírus foi confirmado por um teste de PCR em tempo real. A fiscalização agropecuária do MAPA iniciou uma investigação dentro de cada criação de suínos em um raio de 50 km.

 

Zona Livre do PSC ​​do Brasil

Em março, o MAPA anunciou que lançaria um "programa de erradicação" da PSC.

Atualmente, o país possui uma Zona Livre de PSC, composta por 17 estados reconhecidos pela OIE como livres dessa doença. Os estados considerados livres de PSC incluem 95% da criação de suínos do país e envolvem as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Apenas um, Santa Catarina, é reconhecido pela OIE como livre de PSC sem vacinação.

Desde janeiro de 1998, não houve nenhum surto de PSC dentro dessa Zona Livre.

 

Recentes surtos de PSC no Piauí

Conforme notícia da Suinocultura Industrial, a investigação do primeiro caso de PSC no Piauí foi "conduzida pela Adapi [Agência de Defesa Agropecuária do Piauí]".

Segundo notícia do G1, o governo do Piauí decretou "emergência sanitária", após o primeiro surto da PSC nesse estado. Ainda, segundo o G1, a Adapi "montou estratégias de fiscalização para evitar a proliferação da peste".

O governo do Piauí, no último dia 13 de abril, conforme nota técnica da Adapi, confirmou um "segundo foco de peste suína clássica (PSC) em território piauiense". A doença "foi identificada em outra propriedade no município de Lagoa do Piauí, próximo ao local onde o primeiro foco havia sido encontrado".

 

Atualização do Weekly Disease Information da OIE

Informação de 24 de maio de 2019.

 

OIE divulga novo caso de PSC em Massapê, Ceará

Conforme o Follow-up report nº 8, submetido à OIE em 28 de junho de 2019.

Os estados do Ceará e do Piauí não fazem parte da zona livre de peste suína clássica.

 

 

PSC ronda a "zona livre"

Novo surto de PSC no Piauí — O Follow-up report nº 9 de 5 de julho de 2019 da OIE reporta que a peste suína clássica (PSC) atacou 98 suínos no município de São João do Arraial, Piauí, Piauí, com 88 mortes (taxa aparente de mortalidade de 89,80%).

Segundo o relatório divulgado pela OIE a fonte do surto é desconhecida ou inconclusiva; os comentários epidemiológicos indicam que "Investigações ainda estão em curso nos estados do Ceará e do Piauí. Casos ocorrem em populações de quintal, onde os suínos estão em contato próximo com os de outras criações na mesma categoria. Os estados do Ceará e do Piauí não fazem parte da zona livre de febre suína clássica".

 

 

Ceará: OIE divulga novo surto de PSC

Segundo o Relatório de Acompanhamento nº 10 de 14 de agosto de 2019 da OIE, um novo surto de peste suína clássica (PSC) ocorreu em Viçosa, Ceará.

A origem do mais recente surto é desconhecida ou inconclusiva e que as "investigações ainda estão em curso nos estados do Ceará e Piauí". Os surtos "ocorrem em criações de quintal", onde os animais estão em contato próximo com os de outras criações na mesma condição.

Os estados do Ceará e do Piauí não fazem parte da chamada "zona livre de febre suína clássica".

 

 

Estados do Ceará e Alagoas: OIE informa novos surtos de PSC

O Relatório de Acompanhamento nº 12 de 10 de setembro de 2019 da OIE confirma novos surtos de peste suína clássica (PSC).

O surto de Alagoas é muito próximo da zona livre de PSC, que detém "aproximadamente 90% da produção suinícola" do Brasil e "100% das exportações de animais e produtos do país".

Junto à OIE o status do surto é dado como resolvido

 

 

Foco de PSC em Domingos Mourão, Piauí

Relatório de Acompanhamento nº 14 da OIE de 11 de novembro de 2019 constatou recorrência de peste suína clássica (PSC) no município de Domingos Mourão, Estado do Piauí.

 

 

Os comentários epidemiológicos deste relatório esclarecem que as "investigações estão em andamento" nos estados de Alagoas, Ceará e Piauí, estados "que não fazem parte da zona livre de peste suína clássica". Ainda, segundo este relatório, é proibido "o movimento e o comércio de animais entre as zonas livre e não reconhecida como indene" de PSC e que "existem limites claros protegidos por barreiras e pontos de controle naturais, onde é adotado continuamente os procedimentos de vigilância e mitigação do risco de introdução dessa doença na zona livre" em conformidade com as "restrições estabelecidas nas normas oficiais" do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). 

 

Modificado em 2-5-2019 em 06:04

 

Matérias relacionadas:

14-10-2021 - Pig Progress & CSF Brazil: Outbreak outside free zone in Ceará [Brazil has reported another Classical Swine Fever (CSF) outbreak in the city of Marco, Ceará state. It happened over half a year after the previous outbreaks in Brazil in neighbouring Piauí state. The town Marco is located around 900 km from Bahia state or 1,000 km from Tocantins state, the nearest states inside Brazilian CSF’s free zone. The Ministry of Agriculture, Livestock and Supply (MAPA) has notified the case to the World Organization for Animal Health (OIE), which released an official bulletin about it last Monday. (...)]

25-4-2019 – G1 & AL proíbe comércio de suínos oriundos de estados com foco da Peste Suína Clássica [Portaria foi publicada após foco da doença ser declarado nos estados do Piauí e Ceará]

25-4-2019 - Gazeta Web & Ameaça de peste suína faz governo de Alagoas proibir entrada de porcos no estado [Proibição se estende para produtos industrializados e carnes procedentes de estado com focos da doença]

14-4-2019 – Governo do Piauí & Governo confirma segundo foco de peste suína no Piauí [Segundo caso foi confirmado próximo à propriedade onde foi localizado primeiro foco, em Lagoa do Piauí]

11-4-2019 - Expo Londrina 2019 & Diminuição da oferta de boi contribui para valorização da arroba [(...) Sobre o fato de o Paraná se tornar área livre de febre aftosa sem vacinação, ainda este ano, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), como deseja o Governo, Rezende mostra-se contrário à antecipação. "Há um descompasso na programação de fechamento de barreiras dos estados vizinhos. Nós entendemos, e estudos da Cepea comprovam, que este isolamento pode trazer reflexos negativos ao Estado neste momento. Queremos a paralisação da vacinação, mas entendemos que ela seja gradual, acompanhando o movimento de outros estados, para o produtor poder ter o trânsito de animais entre os estados que estejam no mesmo período de processo", argumenta Rezende. Ele salienta que isto evitaria um possível problema econômico aos pecuaristas paranaenses e, por consequência, aos de outros estados. “Sem condições de transitar animais, podemos sofrer um déficit de animais dentro do Estado" (...)]

11-4-2019 - Expo Londrina 2019 & Governador afirma que ouvirá lideranças para decisão sobre aftosa e Iapar

10-4-2019 – Pig Progress & CSF found in Piauí state as Brazil starts eradication [Brazil recently announced the launch of a programme to also eradicate Classical Swine Fever (CSF) from the last remaining states. Only 2 weeks after, a case was confirmed in northern Piauí state, located at 600 km from the country’s CSF Free Zone]

9-4-2019 – Globo Rural & Piauí decreta estado de emergência com caso de Peste Suína Clássica [Estado registra primeiro caso da doença. Outros 44 focos já haviam sido confirmados desde outubro, no Ceará]

9-4-2019 – G1 & Governo do PI decreta emergência sanitária após confirmar foco da peste suína no estado [Adapi montou estratégias de fiscalização para evitar a proliferação da peste]

8-4-2019 – Suinocultura Industrial & Piauí tem confirmação de primeiro caso de Peste Suína Clássica [A investigação conduzida pela Adapi apontou que a doença levou à morte de sete leitões menores de três meses]

21-3-2019 - Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) & Estudo aponta os ganhos com o fim da vacinação [Representantes do agronegócio paranaense planejam as últimas etapas para retirada da vacina contra febre aftosa no Paraná]

21-3-2019 - Portal DBO & Retirada de vacinação contra aftosa preocupa setor pecuário [Indústria e produtores temem perda de mercados caso focos da doença voltem a surgir nos próximos anos e criticam pressa]

20-3-2019 - Agência de Notícias do Paraná & Estudo aponta cenários para área livre de aftosa sem vacinação [Segundo o estudo, se o Paraná conquistar esse status sanitário só as exportações de carne suína poderão dobrar das atuais 107 mil toneladas para 200 mil toneladas por ano]

23-2-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & PSA se espalha pela Ásia [Relatados os primeiros surtos de peste suína africana (PSA) no Vietnã & ASF spreads across Asia & Reported the first outbreaks of African swine fever (ASF) in Vietnam]

9-2-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Japão: a alarmante escalada da PSC ["Estamos diante de uma situação extremamente séria", disse em Tóquio o ministro da Agricultura do Japão, Takamori Yoshikawa, diante da alarmante escalada da peste suína clássica (PSC) & Japan: The alarming escalation of the CSF & "We are facing an extremely serious situation," Japan Minister of Agriculture Takamori Yoshikawa said in Tokyo in the face of the alarming escalation of classical swine fever (CSF)]

19-1-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuáia do Estado do Paraná (Afisa-PR) & O que torna tão difícil erradicar a PSA? [Torna-se crucial incluir a ciência social ao planejar medidas de prevenção, controle ou erradicação da peste suína africana (PSA).  Considerando-se apenas suas particularidades biológicas, contagiosidade, tenacidade e taxa de letalidade, mas ignorando os aspectos humanos, sua atual epidemia de PSA não será controlada & What makes ASF so difficult to eradicate? & It´s crucial to include social science when planning measures to prevent, control or eradicate African Swine fever (ASF). Considering just their biological particularities, contagiosity, tenacity and lethality rate, but ignoring human aspects, their current ASF epidemic will not be controlled]

2-1-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Valorização profissional com justiça remuneratória: Afisa-PR encaminha proposta ao governador [A proposta de valorização profissional com justiça salarial da Afisa-PR decorre de um amplo processo de discussão entre os fiscais da defesa agropecuária do Paraná. A proposta da Afisa-PR, desde que atendida pelo governador, beneficiará o interesse público e possibilitará a formação de um quadro de fiscais da defesa agropecuária adequado, qualificado, estável e permanente]

19-12-2018 - Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catatina (Cidasc) & Febre Aftosa: Santa Catarina manterá certificação independente do restante do país [Santa Catarina se manterá como uma zona separada no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA). Único estado brasileiro que já é livre de febre aftosa sem vacinação, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Santa Catarina se prepara agora para a retirada da vacina no restante do país. A posição do agronegócio catarinense foi defendida durante o Fórum de Prevenção à Febre Aftosa, realizado nesta terça-feira (18), em Florianópolis]

17-11-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & China: receia-se que o surto de PSA se transforme em epidemia [Carece de investimento o controle da epizoótica peste suína africana (PSA): "A trágica ironia da alocação de investimento para o controle de doenças zoonóticas é que a PSA, eventualmente, poderá causar tanto impacto sobre uma fonte de proteína vital na cadeia alimentar para bilhões de pessoas quanto poderia causar uma epidemia humana" &China: The PSA outbreak is feared to become an epidemic & It lacks of investment in the control of epizootic African swine Fever (ASF): "The tragic irony of investment allocation for the control of zoonotic diseases is that ASF can eventually cause as much impact on a vital protein source in the chain Food for billions of people as could cause a human epidemic"]

17-10-2019 - Empresa Brasil de Comunicação (EBC) & Força-tarefa encontra três novos focos de peste suína no Ceará [(...) A dificuldade de controlar a origem e o trânsito de suínos contribui para que o Ceará não faça parte da zona livre de peste suína clássica. Essa zona, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), é formada pelo Distrito Federal e pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Tocantis, Rondônia e Acre (...)]

17-10-2018 - G1 & Agência detecta mais três focos de peste suína no Ceará [Doença não afeta pessoas, esclarece diretor de agência]

15-10-2018 - TV ACCS & Globo Rural — Peste Suína Clássica no Ceará [Um foco de peste suína foi identificado em uma propriedade familiar em Forquilha, na região norte do Ceará. Toda a área foi isolada e permanecerá assim por 6 meses]

14-10-2018 - Globoplay & Peste suína clássica ocasionará a morte de pelo menos 130 animais em Forquilha

9-10-2018 - G1 & Foco de peste suína clássica é encontrado no Ceará [Doença foi encontrada em propriedade sem vínculo com estabelecimentos comerciais; vírus não afeta humanos]

9-10-2018 - Pig Progress & Brazil: CSF outbreak outside the disease-free zone [The Brazilian Ministry of Agriculture, Livestock and Supply (Mapa) has confirmed the outbreak of Classical Swine Fever (CSF) in the city of Forquilho, in the northern state of Ceará. It was the 1st confirmed outbreak in Brazil in almost a decade]

7-9-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: peste suína africana (PSA) fora de controle? [Com o aumento da velocidade da batalha global contra a PSA, setores da iniciativa privada vinculados aos negócios da agropecuária e os governos de passagem pelo poder não deveriam contar apenas com a sorte... & Opinion of Direx: African swine fever (PSA) out of control? & With the speeding up of the global battle against ASF, sectors of the private initiative linked to the agribusiness business and the governments of passage by the power shouldn't rely on luck...]

26-5-2016 - Governo do Paraná/Agência de Notícias do Paraná (AEN) & Organização mundial reconhece Paraná como área livre da peste suína clássica [A Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) reconheceu nesta quinta-feira (26), oficialmente, o Paraná como Área Livre de Peste Suína Clássica. O ato de reconhecimento aconteceu em Paris, durante reunião anual da OIE, com a participação dos seus 180 países membros. A concessão do reconhecimento é mais um passo para ampliar as possibilidades da indústria elevarem o volume de exportação, que atualmente está em torno de 10% em relação ao volume de carnes produzido no Estado]