Afisa-PR

China deve introduzir um LMR ao agrotóxico glifosato

A China deve introduzir um limite máximo de resíduo (LMR) de 200 partes por bilhão (ppb) ou menos ao agrotóxico glifosato, em todos as commodities agrícolas que importa, incluindo grãos, soja e outras leguminosas antes do final de 2019, segundo fontes do Sustainable Pulse

China should introduce an MRL to the agrotoxic glyphosate & China should introduce a maximum residue limit (MRL) of 200 parts per billion (ppb) or less to the agrotoxic glyphosate, in all agricultural commodities that matter, including grains, soybeans and other legumes before the end of 2019, according to sources of Sustainable Pulse.

 

A China deve introduzir um limite máximo de resíduo (LMR) de 200 partes por bilhão (ppb) ou menos ao agrotóxico glifosato, em todos as commodities agrícolas que importa, incluindo grãos, soja e outras leguminosas antes do final de 2019, segundo fontes do Sustainable Pulse.

 

 

A possível introdução chinesa de um baixo LMR ao agrotóxico glifosato (esse limite é oficialmente baseado em preocupações com a saúde das pessoas), segundo a notícia China Set to Shock Markets with Low Glyphosate Residue Limits in Food Imports do Sustainable Pulse de 11 dezembro de 2018, decorre da sua classificação pela International Agency for Research on Cancer (IARC) da Organização Mundial da Saúde (OMS), como provável carcinógeno humano, e há muito tempo é esperada pelas organizações agrícolas norte-americanas e australianas.

Para o Sustainable Pulse, a medida que deverá ser tomada pela China "provavelmente diminuirá o uso global do glifosato como dessecante". Esta prática agrícola, conhecida como dessecação pré-colheita, é favorecida por muitos agricultores "convencionais" como uma maneira, entre outras coisas, de acelerar o amadurecimento dos grãos nas culturas da soja, trigo, aveia e cevada e outras culturas, como o girassol e a batata inglesa, embora, segundo a notícia, "não seja um uso recomendado para um agrotóxico cada vez mais controverso". A prática da dessecação eleva os níveis residuais do glifosato e seus metabólitos nos grãos destinados à alimentação humana ou animal.

Na Austrália, sua maior cooperativa agrícola, a Co-operative Bulk Handling (CBH), com receita de AUD$ 3,47 bilhão e lucro de AUD$ 247,6 milhão no ano passado, já agiu para banir a dessecação de culturas com o agrotóxico glifosato, de acordo com a notícia Australia's top barley exporter saw glyphosate as big threat to China trade (por Brad Thompson) do Australian Financial Review de 20 de novembro de 2018, depois de testou, durante a safra de  2017-2018, a presença de resíduo do agrotóxico glifosato em mais de 56% das amostras de cevada. Os testes da National Residue Survey, do Department of Agriculture and Water Resources da Austrália, detectaram o glifosato em 77% das amostras analisadas, acima dos 60% verificados na safra 2016/2017.

 

 

Segundo a notícia, antes do início da colheita de 2018, em uma apresentação aos agricultores, "a CBH afirmou que tinha a responsabilidade de proteger e manter o acesso [de suas commodities agrícolas] ao comércio estrangeiro e não acreditava que fosse possível enviar à China cevada tratada com o agrotóxico glifosato antes da sua colheita".

A China atualmente não estabelece oficialmente um LMR ao agrotóxico glifosato, mas uma figura proeminente da indústria de grãos que, segundo a notícia, não quis ser identificada enquanto conversava com a Australian Financial Review, disse que "os exportadores consideram apenas uma questão de tempo antes de Pequim levantar essa questão" e "impor retaliações contra a política externa da Austrália".

Espera-se agora que a China importe mais grãos da Rússia, onde o agrotóxico glifosato não é amplamente usado como dessecante. A questão da introdução de um LMR ao glifosato também permitirá que a China use essa questão "como uma ferramenta política na atual guerra comercial" que trava com os EUA, já que as importações de alimentos e matérias-primas deste país, que frequentemente contêm altos níveis residuais do agrotóxico glifosato, "serão submetidas a uma grande pressão".

Apesar das restrições esperadas ao glifosato na China, a situação é mais complicada do que parece; atualmente, a capacidade global de produção de glifosato concentra-se justamente na China. Em 2017, a capacidade global de produção de glifosato foi de 1.065.000 toneladas, incluindo 380.000 toneladas da Monsanto e 685.000 toneladas de empresas chinesas.

A China é um importante exportador de glifosato no mundo. Mais de 80% do glifosato que ela produz é exportado e representa mais de 60% da oferta global. A produção de glifosato na China aumentou de 316.000 toneladas em 2010 para cerca de 505.000 toneladas em 2017.

Para a Sustainable Pulse, "é por essa razão que a China anda na corda bamba do glifosato, em vez de pedir sua eliminação gradual como a França ou uma proibição total".

 

Agrotóxico à base de glifosato: uma provável causa de linfoma não-Hodgkin

Nos EUA, "o linfoma não-Hodgkin (LNH) é um dos cânceres mais comuns nos Estados Unidos, sendo responsável por cerca de 4% de todos os cânceres".

E no Brasil, como andam as estatísticas sobre a evolução da quantidade de linfoma não-Hodgkin? Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) do Ministério da Saúde, "Por razões ainda desconhecidas, o número de casos duplicou nos últimos 25 anos, principalmente entre pessoas com mais de 60 anos".

Como será que o agrotóxico à base de glifosato se insere nessas "razões ainda desconhecidas"? A Superior Court of the State of California for the Country of San Francisco, no caso CGC-16-550128, obviamente, tem as evidências mais do suficientes.

Segundo o alerta Roundup Cancer - Non-Hodgkin Lymphoma do escritório de advocacia norte-americano Baum Hedlund aristei Goldman PC, o agrotóxico à base de glifosato, o ingrediente ativo de vários herbicidas comerciais e várias empresas, foi listado como um provável indutor do câncer chamado linfoma não-Hodgkin pela International Agency for Research on Cancer (IARC), que é o braço de pesquisa sobre o câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A classificação da IARC de 2015 para o agrotóxico glifosato teve como base científica a revisão de vários estudos sobre o seu efeito trabalhadores agrícolas e florestais desde 2001.

Segundo o alerta, "As evidências mostram que as pessoas que foram expostas ao glifosato tiveram maior incidência relatada de linfoma não-Hodgkin do que aquelas que não foram expostas ao herbicida". O relatório da IARC aponta ainda que o glifosato é atualmente usado em 750 produtos comerciais em todo o mundo, e o uso do herbicida "aumentou acentuadamente com o desenvolvimento de variedades de culturas resistentes ao glifosato geneticamente modificadas".

  

A União Europeia (UE) "não planta mais nada" e "só importa"?

Segundo a notícia Brasil não pode virar as costas ao agronegócio, diz presidente da Anvisa (por Natália Cancian) da Folha de S.Paulo de 29 de janeiro de 2019, o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alega que [em resposta à crítica da demora na reavaliação de segurança de alguns agrotóxicos proibidos na Europa e outros países] "Não há possibilidade de fazer isso por reflexo, só porque os outros fazem. Não somos uma agência carimbadora. Não podemos nos pautar pela Europa, que não planta mais nada, e só importa".

 

 

Segundo a notícia Soy: this year's dirty commodity? [Europe is heavily reliant on imports of soy - both to feed its livestock and consumers' appetite for plant-based diets. However, food brands are beninning to realise that this crucial commodity comes with a heavy footprint] (por David Burrows) do Foodnavigator de 20 de janeiro de 2019, no final do ano passado, a Comissão Europeia — instituição politicamente independente e que representa e defende os interesses da União Europeia (UE) — anunciou seus planos que visam expandir a produção de proteína vegetal, incluindo a soja1, para atender a demanda local. O fato de a UE ser apenas 5% autossuficiente em uma commodity que sustenta sua indústria pecuária, torna cada vez mais importante a expansão da sua autossuficiência, ainda mais que as dietas da sua população se voltam para uma alimentação mais flexível. A atual produção da UE de soja é de 2,8 milhões de toneladas, com a Alemanha e a França que, em apenas 5 anos, passaram de poucos acres cultivados para, respectivamente, 100.000 e 250.000 acres. No ano passado, foram cultivados mais 8.000 acres de soja no Reino Unido.

David MacNaughton, diretor da Soya UK, disse para o Foodnavigator que "as coisas estão indo bem". "Certamente faz sentido para nós para nos tornarmos menos dependentes de importações com o crescimento da nossa própria proteína".  Portanto, segundo a notícia do Foodnavigator, na EU, em reação aos alimentos OGMs, ao desmatamento em países periféricos exportadores etc., a Comissão Europeia tem planos para aumentar a área cultivada de soja para tornar a UE menos depende de importações de proteína vegetal.   

 

 

Agrotóxico glifosato: sem urgentes medidas corretivas, o Rosselkhoznadzor imporá restrições temporárias à importação de soja do Brasil

O Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia, Rosselkhoznadzor, alerta que há numerosos casos da detecção de altos níveis de resíduo de agrotóxicos à base do ingrediente ativo glifosato na soja importada do Brasil.

A este respeito, o Rosselkhoznadzor informou o secretário de defesa agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) sobre a necessidade de se tomar medidas urgentes que visem garantir o cumprimento das regras técnicas russas previstas na União Aduaneira TR TS 015/2011 “Sobre a segurança dos grãos” em termos de conteúdo de resíduos de agrotóxicos em produtos agrícolas fornecidos à Rússia. 

Além disso, o Rosselkhoznadzor propôs o lado brasileiro sua disposição de abrir negociação através de vídeo ou teleconferência a fim de discutir a atual situação.

Ao mesmo tempo, o Rosselkhoznadzor informa o MAPA sobre a possível introdução de restrições temporárias à importação de soja do Brasil, caso o lado brasileiro falhe na adoção de urgentes medidas corretivas.

A decisão do Rosselkhoznadzor é devido ao alto grau de toxicidade dos agrotóxicos à base de glifosato para humanos e animais, como evidenciado por uma série de estudos científicos. 

Como referência, o Rosselkhoznadzor alerta que os agrotóxicos à base de glifosato estão entre os que podem contribuir para o surgimento de graves doenças graves como: câncer da pele, fígado e rins, anomalias genéticas congênitas de vários tipos (nanismo, albinismo, demência etc.); perturbações hormonais em crianças; uma tendência a meningite; infertilidade de mulheres e baixa testosterona em homens etc.

 

 

________

1 Em 2018 a soja triturada representou 14% — farelo e resíduos da extração de óleo de soja mais 2,8% — do total (US$ 239,89 bi) de todas as commodities brasileiras exportadas.

 

Modificado em 11-12-2018 em 19:33

 

Matérias vinculadas:

16-1-2020 - Le gouvernement luxembourgeois & Luxembourg, le premier pays de l'Union européenne à interdire l'utilisation du glyphosate [Le Grand-Duché de Luxembourg est en phase de devenir le premier pays à interdire l'utilisation de la substance active glyphosate présente dans un certain nombre d'herbicides]

13-12-2019 - Brasil de Fato & "Brasil caminha para um futuro tóxico", diz relator da ONU sobre liberação de venenos [Em missão no país, Baskut Tuncak também alertou para resíduos da mineração e criminalização da luta popular. O ritmo de liberação de agrotóxicos no Brasil chamou a atenção do relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para a área de "Implicações da gestão e eliminação ambientalmente racional de substâncias e resíduos perigosos", Baskut Tuncak. Ao encerrar uma missão oficial após 11 dias no país, ele criticou, nesta sexta-feira (13), a liberação de novos pesticidas pelo governo Bolsonaro. Em menos de um ano de mandato, a gestão autorizou mais de 400 produtos a circularem no mercado nacional. "O Brasil está em um caminho íngreme de regressão rumo a um futuro muito tóxico. As ações ou falta de ação do governo liberaram uma onda catastrófica de pesticidas tóxicos, desmatamento e mineração que vão envenenar as gerações futuras, caso ações urgentes não sejam adotadas", afirmou o emissário, ressaltando a necessidade de o país abraçar uma política de desenvolvimento sustentável. Esse é um dos pontos de realce de um relatório preliminar apresentado por Tuncak nesta sexta em Brasília (DF). O emissário reforça que o país adota "dezenas de agrotóxicos que foram proibidos em mercados internacionais." (...)]

11-12-2019 - Brasil de Fato & Anvisa aponta que mais da metade dos vegetais está contaminada com veneno no Brasil [Embora relatório mostre níveis preocupantes, agência reguladora minimizou os índices, afirmando não haver risco à saúde. Um estudo apresentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na terça-feira (10) apontou que ao menos metade dos alimentos de origem vegetal consumidos no Brasil tem resíduos de agrotóxicos. O relatório completo é intitulado Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para). (...) Segundo o engenheiro Alan Tygel, da coordenação da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida, o índice de veneno nos alimentos estudados deve ser ainda maior, já que a Anvisa pesquisou apenas 270 agrotóxicos dos 500 registrados no país. Ele faz alerta para a minimização da Anvisa ao risco vigente. "Saber que a população está comendo alimento envenenado todo dia, pelo menos metade – de cada duas garfadas, uma que você está comendo contém veneno –, é algo que nos deixa muito preocupados. E saber que 1% dos alimentos pode provocar danos agudos, também é gravíssimo. Isso traz um alerta de que a agência que deveria estar cuidando da saúde da população, na verdade, está minimizando os danos", critica. (...)]

9-12-2019 - Agence nationale de sécurité sanitaire de l'alimentation, de l'environnement et du travail (Anses) & L'Anses annonce le retrait de 36 produits à base de glyphosate [Suite à la réapprobation pour cinq ans de la substance active par l'Union européenne en 2017, l'Anses procède au réexamen des autorisations de mise sur le marché des produits à base de glyphosate commercialisés en France et a lancé une évaluation comparative avec les alternatives disponibles. Sans attendre la fin du processus en cours, l'Agence a notifié le retrait des autorisations de 36 produits à base de glyphosate et le refus d'autoriser 4 nouveaux produits, les données fournies par les industriels ne permettant pas de statuer sur leur éventuelle génotoxicité. Ces produits représentaient en 2018 près des trois quarts des tonnages de produits à base de glyphosate vendus en France, pour des usages agricoles et non agricoles (...)]

9-12-2019 - G1  & França retira permissão de venda de 36 herbicidas com glifosato [Atualmente, são comercializados 69 produtos à base do agrotóxico no país]

4-12-2019 - G1 & Pesquisadores encontram 1.200 toneladas de trigo contaminado com inseticida em silo público no Paraná [Pesticida, que não se degradou no prazo estipulado, foi encontrado nas amostras analisadas pelo projeto. Produto não traria problemas para a população se fosse vendido para indústria. Um estudo coordenado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) encontrou 1.200 toneladas de trigo contaminado por um tipo de inseticida dentro de um silo público, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. A pesquisa foi divulgada em novembro deste ano. De acordo com a Embrapa, durante a análise de silos monitorados foi detectada a presença de fosfato de alumínio - pesticida usado para controle de insetos e pragas - em um silo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Conforme a Embrapa, os inseticidas não se degradaram no prazo estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). (...)]

  

23-11-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Agrotóxico glifosato: trigo é flagrado com resíduo 100 vezes mais que o permitido [Sem considerar os eventuais níveis de resíduos adicionais ocultados (nos rótulos dos agrotóxicos) como "inocentes ingredientes inertes" (AMPA, POEA etc.) presentes na formulação comercial dos agrotóxicos à base de glifosato. Esse é o "alimento seguro" destinado à população?]

1-11-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Brasil: agrotóxicos à base de glifosato deixaram de ser extremamente tóxicos [Agrotóxicos à base de glifosato: nos EUA, segundo a atualização mais recente dos Monsanto Papers da U. S. Rignt to Know (USRTK), aproximadamente 42.700 pessoas ingressaram ações judiciais; a alegação dos queixosos é que a exposição à formulação comercial do agrotóxico Roundup fez com que eles ou seus entes queridos desenvolvessem linfoma não-Hodgkin]

1-11-2019 - Outras Palavras & Em governo tóxico, venenos sem restrições [Reclassificação da Anvisa permite que 93 produtos à base de glifosato deixem categoria de "extremamente tóxico". Enquanto isso, veneno é vetado na Europa e enfrenta ações nos EUA por sua relação com o desenvolvimento de câncer] 

31-10-2019 - El País & Anvisa retira alerta de consumo para produtos que podem até "corroer a córnea" [Levantamento inédito mostra que 93 produtos com glifosato tiveram classificação reduzida sob Governo Bolsonaro – ao mesmo tempo que o cerco ao pesticida se fecha no mundo]

31-10-2019 - Brasil de Fato & Glifosato deixa de ser considerado "extremamente tóxico" após mudança da Anvisa [Levantamento inédito mostra que 93 produtos com glifosato tiveram classificação reduzida pelo governo Bolsonaro]

31-10-2019 - Agência Pública & Glifosato deixa de ser considerado "extremamente tóxico" após mudança da Anvisa [Levantamento inédito mostra que 93 produtos com glifosato tiveram classificação reduzida pelo governo Bolsonaro – ao mesmo tempo que o cerco ao pesticida se fecha no mundo]

  

30-10-2019 - The Real Truth About Health & The Story Of Monsanto's Glyphosate by Carey Gillam [Carey Gillam is a veteran investigative journalist, researcher and writer with more than 25 years of experience covering corporate news, including 17 years as a senior correspondent for Reuters international news service. She has specialty knowledge regarding the rise of biotech crop technology and associated rise in pervasive pesticide use in our food production system. Gillam works now as research director for the nonprofit consumer group U.S. Right to Know. Gillam has won several industry awards for her work and been recognized as one of the top journalists in the country covering food and agriculture. She is a frequent commentator on broadcast programs and appears as a public speaker at conferences and universities to share her knowledge of hotly debated issues involving food and agriculture. Her new book "Whitewash-The Story of a Weed Killer, Cancer and the Corruption of Science" was released in October 2017].

13-7-2019 - G1 & Cereais matinais vendidos nos EUA têm níveis de glifosato acima do permitido, diz ONG [De acordo com a ONG Environmental Work Group, os alimentos comercializados por 20 marcas apresentaram níveis 5 vezes acima do considerado seguro]

10-5-2019 - RFI & Monsanto é acusada de 'fichar' personalidades francesas que criticavam seus pesticidas [O grupo norte-americano Monsanto teria reunido secretamente informações de centenas de políticos, jornalistas, cientistas e ativistas da França que criticavam suas atividades. O documento trata algumas personalidades como "alvos prioritários" ou indivíduos "a serem vigiados". Várias pessoas listadas decidiram apresentar queixa contra a empresa]

9-5-2019 - Câmara dos Deputados & Anvisa libera agrotóxico que poderia ser cancerígeno [A agência fez a reavaliação do glifosato, conhecido como "mata-mato", após denúncia de órgão internacional para pesquisa sobre o câncer]

3-5-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: regulamentação de agrotóxicos, EFSA, EPA...

23-4-2019 - Bob Fernandes & Crime & Tragédia [O Brasil envenena e mata ao consumir meio bilhão de quilos de agrotóxico por ano]

15-4-2019 - Global Research & Glyphosate Worse than We Could Imagine. "It's Everywhere" [Glyphosate residues have been found in tap water, orange juice, children’s urine, breast milk, chips, snacks, beer, wine, cereals, eggs, oatmeal, wheat products, and most conventional foods tested. It’s everywhere, in brief]

11-4-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & EUA: relatório federal preliminar da ATSDR 'confirma vínculos do glifosato com câncer' [O relatório federal preliminar Toxicological Profile for Glyphosate & Draft for Public Comment da Agency for Toxic Substances and Disease Registry (ATSDR) [Agência de Substâncias Tóxicas e Registro de Doenças] sobre o perfil toxicológico do agrotóxico glifosato, "confirma seu vínculo com o câncer". Nos EUA, o relatório da ATSDR está sob consulta pública]

5-4-2019 - Sustainable Pulse & Malawi Bans Import of Glyphosate Herbicides after US Cancer Verdict [Malawi's Ministry of Agriculture, Irrigation and Water Development has announced the suspension of import permits for glyphosate-based herbicides following the recent court verdict in the U.S., in which a California jury ruled for the second time that the glyphosate-based herbicide Roundup causes cancer]

14-3-2019 - Rede Brasil Atual & Nota técnica da Anvisa sobre glifosato ignora riscos à saúde da população [Documento do órgão afirma, por exemplo, que o agrotóxico não provoca mutação genética nem é cancerígeno, negando diversos estudos do meio científico. A nota técnica divulgada pela Anvisa sobre o uso de glifosato no Brasil, agrotóxico mais utilizado no país, "não é séria", segundo análise da pesquisadora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), Larissa Mies Bombardi, autora do Atlas Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia]

13-3-2019 - Sustainable Pulse & Global Glyphosate Study Pilot Phase Shows Reproductive and Developmental Effects at 'Safe' Dose [A new study, performed by multiple independent scientific institutions around the world, has found that exposure to glyphosate-based herbicides (GBHs), including Roundup, caused reproductive and developmental effects in both male and female rats, at a dose level currently considered safe in the U.S. (1.75 mg/kg bw/day)]

13-3-2019 - Le Monde & Le glyphosate suspecté d’être un perturbateur endocrinien [Une étude, publiée le 12 mars par un consortium international de chercheurs, ajoute une nouvelle controverse sur ce produit déjà soupçonné d’être génotoxique ou cancérogène]

11-3-2019 - The Ramazzini Institute & Global Glyphosate Study Pilot Phase Shows Reproductive and Developmental Effects at 'Safe' Dose [A new study has found that exposure to glyphosate-based herbicides (GBHs), including Roundup, caused reproductive and developmental effects in both male and female rats, at a dose level currently considered safe in the U.S. (1.75 mg/kg bw/day)]

7-3-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & UE: Tribunal de Justiça ordenou que EFSA libere "documentos secretos" sobre carcinogenicidade e toxicidade do glifosato [O que revelarão os "documentos secretos" vinculados à carcinogenicidade e toxicidade do glifosato liberados ao público pelo Tribunal de Justiça da União Europeia? - EU: Court of Justice has ordered EFSA to release "secret documents" about carcinogenicity and toxicity of glyphosate & What will reveal the "secret documents" linked to the carcinogenicity and toxicity of glyphosate released to the public by the Court of Justice of the European Union?]

28-2-2019 - GreenMe & Por que a Anfisa defende o uso do glifosato, a estrela dos agrotóxicos? [Em menos de 50 dias de governo, o Brasil liberou cerca de sessenta agrotóxicos, uma média de um por dia, conforme noticiado pelo GreenMe via Agência Pública. Dentre os agrotóxicos mais usados no país e no mundo está o glifosato, que este ano teve mais três novos registros autorizados no Brasil. Vale lembrar que o glifosato é um dos tóxicos mais vendidos e usados na agricultura brasileira, devido ao seu alto poder de eficácia contra pragas em lavouras de soja, milho e algodão]

14-2-2019 - The Guardian & Weedkiller 'raises risk of non-Hodgkin lymphoma by 41%' [Study says evidence ‘supports link’ between exposure to glyphosate and increased risk. A broad new scientific analysis of the cancer-causing potential of glyphosate herbicides, the most widely used weedkilling products in the world, has found that people with high exposures to the popular pesticides have a 41% increased risk of developing a type of cancer called non-Hodgkin lymphoma. The evidence "supports a compelling link" between exposures to glyphosate-based herbicides and increased risk for non-Hodgkin lymphoma (NHL), the authors concluded, though they said the specific numerical risk estimates should be interpreted with caution]

1-2-2019 - Canal Rural & Soja: Rússia detecta glifosato acima do tolerado e pede explicação ao Brasil [Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, José Guilherme Leal, governo tem até duas semanas para prestar esclarecimentos]

1-2-2019 - Monitor Mercantil & Depois do frango, a soja [Lobby do agrotóxico ganha espaço, e Rússia ameaça suspender importação]

31-1-2019 - Rede Brasil Atual & Rússia manda Brasil reduzir agrotóxicos na soja. Caso contrário, deixa de comprar [Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a "musa do veneno", já foi notificada pelas autoridades russas: produtores brasileiros tem de se adequar aos critérios. Rússia é o quinto maior importador]

31-1-2019 - Sputnik & Brasil pode ter exportação de soja temporariamente suspensa para Rússia [Devido à alta quantidade de agrotóxico na soja proveniente do Brasil, o Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) poderia proibir temporariamente a importação, reportou o órgão. (...) "A Rosselkhoznadzor informa sobre a possível aplicação de limitações temporárias à importação de soja do Brasil caso o lado brasileiro não tome medidas para corrigir em breve esta situação", indicou a organização]

30-1-2019 - Foodnavigator & Soy: this year's dirty commodity? [Europe is heavily reliant on imports of soy - both to feed its livestock and consumers' appetite for plant-based diets. However, food brands are beninning to realise that this crucial commodity comes with a heavy footprint]

29-1-2019 - Folha de S.Paulo & Brasil não pode virar as costas ao agronegócio, diz presidente da Anvisa [Não podemos nos pautar pela Europa que não planta mais nada, afirmou sobre avaliação de agrotóxicos]

28-1-2019 - Eureporter & Pesticides in food: What is the European Parliament doing to help? [Europeans are concerned about pesticide residues in food and their potential effect on health. Find out how MEPs are tackling the issue]

15-1-2019 - G1 - Corte francesa cancela licença de herbicida da Monsanto por preocupações com segurança [Tribunal considerou que aprovação do agrotóxico à base de glifosato por regulador não levou em conta riscos potenciais à saúde. Uso da substância chegou a ser proibido no Brasil]

15-1-2019 - BFMTV & Glyphosate: la justice annule l'autorisation de mise sur le marché du Roundup Pro 360 [La substance ne devrait ainsi plus être commercialisée sur le territoire français]

17-1-2019 - Sputnik & China e commodities respondem pelo aumento das exportações brasileiras [A balança comercial brasileira apresentou um superávit de US$ 58,7 bilhões puxada pelas exportações de matérias primas e comércio bilateral com a China. (...) Soja em grão, petróleo bruto e o minério de ferro explicam 82% das exportações brasileiras para a China, sendo a participação de cada um dos produtos de 43%, 22% e 17%, respectivamente]

Baum Hedlund Aristei Goldman PC & Roundup Cancer – Non-Hodgkin Lymphoma [Glyphosate, the active ingredient in the Monsanto Roundup weed killer and other companies’ products, has been listed as a probable cause of non-Hodgkin lymphoma by the International Agency for Research on Cancer (IARC), which is the World Health Organization's cancer research arm. The 2015 IARC glyphosate classification was based on a review of multiple studies on the effects of glyphosate to agricultural and forestry workers since 2001. The evidence shows that people who were exposed to glyphosate experienced higher reported incidences of non-Hodgkin lymphoma than those who weren't exposed to the herbicide. The IARC report further points out that glyphosate is currently used in 750 products around the world, and use of the herbicide has "increased sharply with the development of genetically modified glyphosate-resistant crop varieties."]

19-12-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & UE: europeus querem transparência na segurança alimentar [Atualização da legislação alimentar geral da União Europeia (UE): Parlamento Europeu apoia a publicação das partes não confidenciais dos pedidos da indústria apresentados à EFSA para autorização de aditivos alimentares, agrotóxicos e OGMs. "É um resultado direto de milhões de pessoas em toda a Europa que se mobilizaram em torno do escândalo do glifosato" (Martin Pigeon da Corporate Europe Observatory)

18-12-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & UE: PAN Europe lança Relatório Branco que revela as deficiências na autorização de agrotóxicos ["O modelo de avaliação de riscos de agrotóxicos que determina suas autorizações de comércio na União Europeia (UE) é problemático, pois não consegue impedir o uso de substâncias químicas nocivas na produção de alimentos", enfatiza o Relatório Branco]

A White Paper & Ensuring a higher level of protection from pesticides in Europe [A White paper the problems with current pesticide risk assessment procedures in the EU - and proposed solutionshite paper]

14-12-2018 - GaúchaZH & Quebra da safra de uva na Campanha por resíduos de 2,4-D pode chegar a 40% [Perdas na produção de uvas poderão passar de R$ 216 milhões, segundo o Ibravin]

14-12-2018 - GaúchaZH & Maior produtor de oliveiras no país tem pomares afetados por resíduos de agroquímicos [Área cultivada com olivais no Estado chegou a 4,5 mil hectares em 2018, quase 95% na Metade Sul]

14-12-2018 - GaúchaZH & Laudos confirmam danos milionários em parreirais e pomares causados por agrotóxico usado na soja [Resíduo da aplicação de herbicida é apontado como causador de perdas em uvas, oliveiras e maçãs]

14-12-2018 - The Pig Site & EU citizens want more transparent food safety studies [The EU is making it easier for citizens to have access to scientific studies underpinning decisions in the field of food safety on issues such as pesticides]

13-12-2018 - Pesticide Action Network Europe (PAN Europe) & New analysis reveals the shortfalls of the pesticide authorisation system in Europe and proposes solutions [A new White Paper, coordinated by Pesticide Action Network (PAN) Europe and produced by a group of 24 experts from the field of pesticides, risk assessment, human and environmental health identifies the many shortfalls in the safety assessment of pesticides in Europe that lead to dangerous substances being used in open spaces. The analysis also proposes concrete solutions on how to improve the pesticide risk assessment in Europe in line with the mandatory requirements of EU law]

12-12-2018 - Food Safety News & Consumer advocates say UK 'unprepared' to regulate pesticides after Brexit [Existing agencies in the United Kingdom are unprepared to handle pesticide issues after Brexit, according to the Pesticide Action Network UK (PAN UK). A briefing paper, written by Josie Cohen, Nick Mole and Keith Tyrell from the UK charity, said the way the UK chooses to govern pesticides after leaving the European Union next year will have implications for the health of UK citizens. It was published as part of the Food Research Collaboration’s Brexit series]

s/d - Food Research Collaboration (FRC) & Brexit and pesticides: UK food and agriculture at a crossroads

11-12-2018 - Sustainable Pulse & China Set to Shock Markets with Low Glyphosate Residue Limits in Food Imports [China is set to introduce maximum residue limits (MRLs) of 200 parts per billion (ppb) or lower for glyphosate in all imported final food products and raw materials including grains, soybeans and other legumes before the end of 2019, according to Sustainable Pulse sources]

10-12-2018 - Por trás do alimento & Contaminação recorde por agrotóxicos no Paraná atinge mais de 50 crianças [Nuvem de Paraquate, potencialmente fatal, intoxicou 96 pessoas, a maioria crianças que estavam em escola vizinha à área de plantação]

10-12-2018 - Repórter Brasil & Agrotóxicos proibidos na Europa são campeões de vendas no Brasil [Com estudos indicando grave risco à saúde, Brasil usa agrotóxicos que foram proibidos na Europa. As empresas que vendem os químicos aqui são dos mesmos países que baniram as substâncias em seus territórios]

10-12-2018 - G1 & Ibama aplica R$ 672 mil em multas a produtores de MS na fronteira com Paraguai por uso irregular de agrotóxicos [Operação Deméter foi concluída na sexta-feira (7), com a autuação de 11 propriedades na região sudoeste de Mato Grosso do Sul]

9-12-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) &  EUA: relatório do CEH denuncia altos níveis de glifosato em mais de 70% dos lanches à base de cereais [O agrotóxico glifosato, o ingrediente ativo do herbicida mais utilizado no mundo, é aplicado em fazendas que cultivam milho, soja, aveia e centenas de outras culturas. Desses cultivos, o agrotóxico pode fazer o seu caminho para a comida]

9-12-2018 - Globo Rural & Herbicida usado em lavouras de soja afeta a produção de parreiras no RS [Agrotóxico é levado pelo vento. A contaminação, confirmada por laudos da Secretaria de Agricultura do Estado, atinge mais de 1500 hectares]

8-12-2018 - Sustainable Pulse & Glyphosate Discovered in K-12 School Breakfast Foods Across America [A new report by the Center for Environmental Health (CEH) found high levels of the toxic weed killer glyphosate in over 70 percent of the oat-based breakfast foods commonly served in K-12 schools across the U.S.]

s/d - Center for Environmental Health (CEH) & Glyphosate in School Cereals [Recent testing by CEH and others have shown that pesticide residues are cropping up in everyday food products, including mainstream cereal brands. CEH tested products that schools typically feature on their breakfast menus and found that nearly 70 percent of the oat-based breakfast foods tested contain concerning levels of glyphosate]

7-12-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & UE: Comitê do Parlamento Europeu aprovou relatório pela completa e urgente revisão da regulamentação de agrotóxicos [A inevitável revisão da regulamentação de agrotóxicos da União Europeia (UE), tornando-a mais rigorosa, evidencia que o Brasil, dependente de exportações de commodities agrícolas, não pode desregulamentar sua legislação]

6-12-2018 - Pesticide Action Network Europe (PAN Europe) & EU Parliament report reveals the shortfalls of the current pesticide authorization system [Members of the European Parliament highlighted today the need to improve the European Pesticide Authorisation system. The effectiveness of Regulation (EC) 1107/2009 to protect human, animal and environmental health from pesticides requires changes in the whole pesticide approval procedure: from the industry’s application to get a pesticide active substance authorised, to the sale and use of the product containing the substance in EU Member States]

6-12-2018 - The Guardian & The weedkiller in our food is killing us [Growing research show that glyphosate, one of the most widely used herbicides in the US, causes cancer]

4-12-2018 - Instituto Humanitas Unisinos (IHU) & Agrotóxicos. Uma questão de saúde. & [A exposição aos chamados desreguladores endócrinos – produtos químicos que interferem no sistema hormonal – representa atualmente um dos maiores problemas de saúde pública em nível mundial. A literatura científica identifica hoje quase 800 produtos suspeitos de atuarem no organismo como desreguladores endócrinos. Eles estão presentes, por exemplo, nos agrotóxicos, nos hormônios da carne bovina, de frango e nos laticínios e em compostos utilizados como conservantes. Estudos conduzidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente relacionaram a exposição aos desreguladores endócrinos como um dos principais fatores de risco para doenças crônicas, como cânceres e patologias que afetam o desenvolvimento do sistema neurológico. Estima-se que os custos com o atendimento a populações expostas a estes produtos cheguem a 217 bilhões de dólares anuais na União Europeia, segundo pesquisa publicada em 2016 na revista científica Andrology, e outros 340 bilhões de dólares nos Estados Unidos, de acordo com estudo também de 2016 publicado na Lancet Diabetes and Endocrinology]

1-12-2018 - El País & Agrotóxicos: ameaça à soberania econômica nacional [O chamado PL do Veneno, que fragiliza o processo de registro e de controle do veneno agrícola, pode comprometer a posição brasileira na disputa por mercados. (...) Todavia, passemos à análise do problema sob a ótica da ameaça à soberania econômica nacional. O constituinte elegeu uma ordem econômica de base capitalista, optando por um modelo de capitalismo nacional autônomo. A soberania econômica inclui a prerrogativa de dispor dos recursos naturais, da produção, da tecnologia e da capacidade de competir no mercado mundial. O Brasil, importante produtor de commodities agrícolas, é o maior importador de veneno e admite o uso de mais de 500 tipos de agrotóxicos, 30% deles proibidos na União Europeia. Entre os venenos agrícolas mais vendidos aqui, ao menos 14 estão proibidos no mundo em razão de comprovados danos à saúde (...)]

30-11-2018 - Bayer Slashes 12000 Jobs as Monsanto Takeover Turns Sour [Sustainable Pulse Director, Henry Rowlands, commented on the shocking news on Thursday; "This just shows what happens when a company doesn't do its homework before making a huge investment. Bayer will struggle to recover from the Monsanto fiasco and investors in the company are obviously now very concerned. The only way out of this mess for Bayer is to stop selling glyphosate-based herbicides."]

29-11-2018 - Reuters & Bayer to sell businesses, cut jobs after Monsanto deal [Bayer (BAYGn.DE), the German drugmaker that bought U.S. seed company Monsanto, announced on Thursday the sale of a number of businesses, around 12,000 job cuts and 3.3 billion euros ($3.8 billion) in impairments. Chief Executive Werner Baumann is under pressure to boost Bayer’s share price after a drop of more than 35 percent so far this year, dragged down by concern over more than 9,000 lawsuits it faces over an alleged cancer-causing effect of Monsanto’s Roundup weed killer]

28-11-2018 - Le Parisien & Taxes, emploi, gouvernance : ce que réclament les Gilets jaunes [(...) Ils sont également pour l’interdiction du glyphosate, une promesse d’Emmanuel Macron. En septembre dernier, les députés ont rejeté des amendements prévoyant de graver dans la loi agriculture et alimentation la sortie du glyphosate en 2021 (...)]

27-11-2018 - Environmental Health News & Chemicals on our food: When "safe" may not really be safe [Scientific scrutiny of pesticide residue in food grows; regulatory protections questioned]

24-11-2018 - Sustainable Pulse & French Government Starts Phase-Out of Glyphosate with Online Farmer Platform and Herbicide Tax [The French government has released its glyphosate ‘phase-out’ online platform, in an attempt to help farmers across the country to stop using the world’s most used herbicide before 2020]

23-11-2018 - GMWatch & Bayer fights transparency of industry studies on pesticides, GMOs [Chemical company Bayer is fighting against a plan from the EU Commission for more transparency in the controversial approval of pesticides and GM crops, according to a report in the German daily Taz. The association of European pesticide producers ECPA, which is chiefly controlled by the German company, has rejected in a position paper the most important points of the Commission's draft regulation. For example, the Commission's draft regulation proposes that the European Food Safety Authority (EFSA) will immediately publish safety studies on a pesticide active substance as soon as it receives them. Thus far, the authorities have only published the data on which approval procedures are based after lengthy applications or court proceedings]

23-11-2018 - The Guardian & Scientist unveils blueprint to save bees and enrich farmers [Urgent planting of wildflowers will attract pollinators and boost farmers’ food crops, expert to tell UN]

23-11-2018 - RT & Bananas: Daños colaterales

23-11-2018 - RT & Trabajadores en bananeras de Ecuador: "Nos fumigan igual que al banano" [La banana es una de las frutas más consumidas del mundo, así que cabría pensar que a Ecuador, primer exportador del planeta, le ha tocado en suerte la gallina de los huevos de oro. No es así: trabajadores empobrecidos hasta la miseria, comunidades literalmente envenenadas por el uso de pesticidas, empresas que evaden su responsabilidad… El funcionamiento de la industria bananera ecuatoriana es un perfecto ejemplo de cómo la búsqueda del lucro apisona sin rubor cuanto se pone por delante]

22-11-2018 - International News & Release of glyphosate. Government website lists good practices for farmers [The government put online this Thursday, November 22 the site www.glyphosate.gouv.fr, intended to provide good practices to farmers to stop using glyphosate, a herbicide classified in 2015 "probable carcinogen" by the World Organization of health]

21-11-2018 - Mongabay & Camera-wielding robot records effects of pesticide on bees' behavior ["It's easy to quantify if insects are dead," said Harvard post-doctoral fellow James Crall, lead author of the recent study "Neonicotinoid exposure disrupts bumblebee nest behavior, social networks, and thermoregulation." What’s more challenging, according to Crall, is studying behavioral changes in living insects, specifically bees in this case. It’s now well-known that bees, vital to crop production and the survival of flowering plants, are in trouble. Neonicotinoid compounds, the most popular type of insecticides, have been shown in various studies to negatively impact wild bee populations as well, most notably by reducing colony sizes. However, the specific ways that these compounds shrink a colony’s size is still not well-understood. That’s where the robot comes in]

20-11-2018 - Australian Financial Review & Australia's top barley exporter saw glyphosate as big threat to China trade [ustralian grain industry leaders worried about China applying politically motivated trade sanctions for months but saw residue from glyphosate use as the most likely trigger for disruption in barley shipments worth billions of dollars]

20-11-2018 - Reuters & U.S. judge selects first case in federal Monsanto weed-killer litigation [A U.S. judge overseeing the federal litigation against Bayer AG's (BAYGn.DE) Monsanto unit over glyphosate-based weed-killers allegedly causing cancer on Tuesday selected the first case to be tried in federal court in February 2019]

19-11-2018 - Public Radio International (PRI) & Bayer faces billion-dollar losses related to legal claims of deadly Roundup herbicide [Pharmaceutical and chemical giant Bayer has shed some $20 billion in market value in the weeks since a California court ordered it to pay $289 million in damages to plaintiff Dewayne Lee Johnson, related to his use of the herbicide Roundup]

16-11-2018 - Food Safety News & U.S. voices concerns at WTO meeting on pesticides, tariffs, etc. [Colombia and India raised concerns on the European Union policy on maximum residue levels (MRLs) of the following pesticides: buprofezin, diflubenzuron, ethoxysulfurom, ioxynil, molinate, picoxystrobin and tepraloxydim. They said the EU has based measures on a hazard approach and a precautionary stance without considering the scientific evidence, which is not conclusive on genotoxic quality of these substances. The U.S. and 13 others – Argentina, Costa Rica, Brazil, Canada, Chile, Panama, Paraguay, Ecuador, Nicaragua, Honduras, Peru, Guatemala and Turkey – complained there is insufficient time to adjust to the new EU regulation]

13-11-2018 - Food & Environment Reporting Network & Scientists warned this weedkiller would destroy crops. EPA approved it anyway [The agency based its decision on 'shockingly insufficient' company studies. Now millions of dollars in soybeans and other crops have been destroyed]

European Commission & Endocrine disruptors

s/d - Brasil de Fato & Agricultura da morte: veja quanto sua comida está contaminada por agrotóxicos [Estudo comparativo entre Brasil e União Europeia mapeia uso de pesticidas e mostra dados alarmantes do consumo de veneno]

11-11-2018 - Sustainable Pulse & New Study Finds Harmful Agricultural Pesticides in Rural New York State Homes [In a study published in JSM Health Education & Primary Health Care, College of Human Ecology researchers Joseph Laquatra, Mark Pierce, Alan Hedge and Ann Lemley examined the extent of indoor pesticide pollution in New York state rural homes]

11-11-2018 - Sustainable Pulse & German Minister for Environment Pushing for End of Glyphosate [The German Federal Minister for the Environment is calling for pesticide-free compensation areas and a binding date for the phase-out of glyphosate. However, this has annoyed the Federal Minister of Food and Agriculture. EURACTIV Germany’s partner Der Tagesspiegel reports]

s/d - Pesticide Action Network UK (Pan UK) & Monsanto resistance continues to build following landmark verdict (an insider's perspective) by Robert F. Kennedy, Jr

9-11-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & O relatório da ONU contra os agrotóxicos não pode ser esquecido ["Usar mais agrotóxicos não tem nada a ver com a eliminação da fome. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), somos capazes de alimentar 9 bilhões de pessoas hoje. A produção está definitivamente aumentando, mas o problema é a pobreza, a desigualdade e a distribuição [de alimentos]". — Hilal Elver, relatora especial da ONU sobre o direito à alimentação]

9-11-2018 - Sustainable Pulse & California Consumer Sues Quaker Oats over Glyphosate Contamination [A California consumer has sued Quaker Oats for failing to disclose that 17 of their products contain the world’s most used weed killer, glyphosate]

9-11-2018 - Brasil de Fato & "Musa do veneno": saiba quem é a ministra da Agricultura de Bolsonaro [Líder da bancada ruralista, Tereza Cristina (DEM-MS) antecipou que agrotóxicos terão "muito espaço" em sua gestão]

8-11-2018 - Sustainable Pulse & European Parliament Group Finds Pesticides in Hair Samples Across Europe [148 hair samples were collected from six EU countries: Germany, Denmark, Wales, Italy, France and Belgium between the end of July and October 2018. The samples were then analysed for a selection of 30 pesticides including insecticides, fungicides and herbicides]

7-11-2018 - Organic Consumer Association & Bayer CEO: Roundup Weedkiller Cancer Victims Are 'Nuisances'

7-11-2018 - European Commission & Commission Communication on endocrine disruptors: Questions and Answers

6-11-2018 - Sul 21 - Justiça proíbe comercialização de produtos que contenham agrotóxicos no Mercado Livre

6-11-2018 - H2FOZ & Fronteira aberta para o contrabando de agrotóxico ["Estado de vocação agrícola, o Paraná é um centro de entrada e distribuição de agrotóxico contrabandeado]

6-11-2018 - Teller Report & Pesticides: Nicaraguans turn to France to enforce judgment [Recognized victims of a pesticide in their country, agricultural laborers resort to the French justice to force three global giants of chemistry to compensate them]

1/2-11-2018 - World Trade Organization (WTO) & Members discuss precision biotechnology as a tool for agricultural innovation [Colombia and India raised concerns regarding the EU policy on maximum residue levels (MRLs) of certain pesticides (buprofezin, diflubenzuron, ethoxysulfurom, ioxynil, molinate, picoxystrobin and tepraloxydim). They underlined that the EU has based its measures on a hazard approach and a precautionary stance without considering the scientific evidence presented by the relevant organizations, which are not conclusive with regards to the genotoxic quality of these substances]

27-10-2018 - Detox Project & Bombshell new study calls for ban on pesticide family tied to brain damage in kids [That’s the finding of a first-of-its-kind paper, published Wednesday in the peer-reviewed journal PLOS Medicine, that examined all the existing scientific literature on a class of chemicals that has for decades served as the main ingredient in farmers’ pest killers. The results are staggering. The eight researchers who authored the paper found there is no safe level of exposure to any organophosphate pesticide for pregnant women, whose babies suffer disorders ranging from impaired mental and motor skills and memory loss to autism and attention-deficit hyperactivity disorder]

27-10-2018 - Sustainable Pulse & Bombshell New Study Calls for Ban On Pesticide Family Tied To Brain Damage In Kids [The entire family of widely used pesticides known as organophosphates causes brain damage in children even at low levels of exposure ― and should be phased out]

25-10-2018 - The Guardian & Ban entire pesticide class to protect children's health, experts say [Evidence is 'compelling' that organophosphates increase risk of reduced IQs, memory and attention deficits, and autism for prenatal children]

Pablo Piovano - THE HUMAN COST

25-10-2018 - The Guardian & Ban entire pesticide class to protect children's health, experts say [Evidence is ‘compelling’ that organophosphates increase risk of reduced IQs, memory and attention deficits, and autism for prenatal children]

24-10-2018 - Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida & Fotojornalista argentino retrata o percurso da morte por agrotóxicos [Casos de malformação e aborto espontâneo aumentaram desde a chegada do glifosato na agricultura argentina]

23-10-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & UE: o lobby de alguns Estados-membros que tentam enfraquecer as regras contra o uso dos agrotóxicos disruptores endócrinos, Reino Unido à frente [Segundo a notícia do britânico The Independent, evidências crescentes sugerem que alguns agrotóxicos disruptores endócrinos ​​estão ligados a tudo, desde cânceres — não geneticamente vinculados — de mama e tireoide a testículos em homens jovens & EU: The lobby of some Member States trying to weaken the rules against the use of endocrine disruptors, UK ahead & According to the british news the Independent, increasing evidence suggests that some agrochemicals endocrine disruptors are linked to everything from cancers — no genetically linked — from breast and thyroid to testicles in young men]

22-10-2018 - Daily Mail & Pesticide-free organic food lowers your blood cancer risk by 86% - and slashes breast and skin cancer risk by more than a third, study finds [The survey of nearly 70,000 French adults comes amid a flurry of interest in the cancer risks of pesticides & It is spurred by this summer's Monsanto trial, which found Roundup gave a man cancer & DeWayne Johnson, 46, was awarded $250 million by a jury from Monsanto]

22-10-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Estudo francês: alimentos orgânicos sem agrotóxicos reduzem em 86% o risco de câncer no sangue [O maior impacto foi observado no risco de linfoma não-Hodgkin, que despencou entre aqueles que evitavam alimentos pulverizados com agrotóxicos, de acordo com um estudo feito em quase 70 mil adultos franceses & French study: Organic foods without pesticides reduce in 86% the blood cancer risk in the blood & the greatest impact was observed in the risk of non-Hodgkin's lymphoma, which crashed among those who avoided food sprayed with pesticides, according to a study made in almost 70000 french adults]

21-10- 2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & União Europeia (UE): Eurostat revela quais países do Bloco consomem mais agrotóxicos [Espanha, França, Itália e Alemanha estão entre os maiores consumidores de agrotóxicos; eurodeputado francês rejeita e denuncia lobby e vice-campeã do consumo, França fracassa na sua tentativa de reduzir o uso de agrotóxicos & European Union (EU): Eurostat reveals which bloc countries consume more pesticides & Spain, France, Italy and Germany are between the largest consumers of pesticides; euro french deputy rejects and denounces lobbying and runner of consumption, France fails in its attempt to reduce the use of pesticides]

21-10-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & União Europeia (UE): Comissão proporá a proibição de 11 ingredientes ativos de agrotóxicos [Entre os agrotóxicos na "lista de proibição" estão os ingredientes ativos  propiconazol, etoxazol, etofrofós, clorotalonil e indoxacarbe com monografia autorizada no Brasil & European Union (EU): Commission to propose the prohibition of 11 active ingredients of pesticides & Between pesticides in the "Prohibition list" are the active ingredients Propiconazole, etoxazole, Etofrofos, Chlorotalonil and Indoxacarb with monograph allowed in Brazil]

20-10-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & União Europeia (UE): investigações do britânico The Independent e do Greenpeace revelaram tática de lobby em favor do glifosato [Ambientalistas acusaram os organizadores de uma "campanha de lobby de seis dígitos" destinada a defender um polêmico agrotóxico com o emprego de "táticas dos lobistas do tabaco" & European Union (EU): investigations by the British the Independent and Greenpeace revealed lobbying tactics in pro of glyphosate & Environmentalists accused the organizers of a "six-digit lobbying campaign" aimed at defending an agrotoxic polemic with the Use of "tobacco lobbyists ' tactics"]

16-10-2018 - The Guardian & Invasion of the ‘frankenbees’: the danger of building a better bee [Beekeepers are sounding the alarm about the latest developments in genetically modified pollinators]

Parlamento Europeu/Comissões & Procedimento de Autorização da União para os Pesticidas - PEST

European Press Prize & The Investigative Reporting Award 2018 Winner, Monsanto Papers (published by Le Monde, France)

10-10-2018 - Brasil de Fato & Outubro Rosa: médica denuncia relação entre agrotóxicos e câncer de mama [Estudo publicado em maio deste ano confirma o aumento na incidência de câncer após contato com os químicos]

5-10-2018 - Le Monde & La commission d’enquête sur les pesticides sous pression [Soupçons de piratage informatique, intimidations... Des eurodéputés chargés d’enquêter sur les procédures d’homologation font face aux assauts de lobbys]

4-10-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Relatórios da FDA e da Cornell University mostram resíduos do agrotóxico glifosato em milho, soja e ração animal [Em 1999, o "nível seguro" (MRL, em inglês) estabelecido pela EPA para soja foi elevado de 0,1 mg / kg (100 ppb) para 20 mg / kg (20.000 ppb) nos EUA e na Europa. Da mesma forma, em 2004, o Limite Máximo de Resíduo (LMR) do agrotóxico glifosato no Brasil para soja foi elevado de 0,2 mg / kg (200 ppb) para 10 mg / kg (10.000 ppb) & FDA and Cornell University reports show residues of agrotoxic glyphosate in maize, soybean and animal feed & In 1999, the "Safe level" (MRL) established by the EPA for soybean was elevated from 0.1 mg/kg (100 ppb) to 20 mg/kg (20,000 ppb) in the U.S.A. and Europe. Similarly, in 2004, the maximum residue limit (MRL) of glyphosate agrotoxicity in Brazil for soybean was elevated from 0.2 mg/kg (200 ppb) to 10 mg/kg (10,000 ppb)]

28-9-2018 - Sustainable Pulse & Journal Admits Monsanto Role in Reviews of Glyphosate Cancer Risks [The scientific journal Critical Reviews in Toxicology has issued a rare “Expression of Concern” and requested corrections to articles it published that failed to fully disclose Monsanto’s role in reviews of glyphosate’s cancer risks]

28-9-2018 - Sustainable Pulse & US Food Brands Petition EPA to Ban Pre-Harvest Glyphosate Spraying [The Environmental Working Group, joined by food and nutrition companies including MegaFood, Ben & Jerry’s, Stonyfield Farm, MOM’s Organic Market, Nature’s Path, One Degree Organic Foods, National Co+op Grocers and Happy Family Organics, petitioned the Environmental Protection Agency on Thursday to sharply limit glyphosate residues allowed on oats and prohibit the pesticide’s use as a pre-harvest drying agen]

28-9-2018 - GMWatch & Monsanto's role in Roundup safety study is corrected by journal [Critical Reviews in Toxicology will issue an "Expression of Concern" [EXCERPT: "Although I'm glad the journal is now on record finding that they were misled when publishing these articles, a retraction is more than warranted for this situation," said Nathan Donley, a senior scientist at the Center for Biological Diversity, an environmental advocacy group. "Furthermore the journal appears to be allowing the phrase 'an independent review' to remain in the title of the issue. There is nothing independent about this review by any stretch of the imagination"]

27-9-2018 - Galileu & Agrotóxico mais usado no mundo está ajudando a exterminar abelhas [Segundo estudo, o glifosato, princípio ativo do Roundup da Monsanto, afeta o microbioma intestinal das abelhas e as deixa vulneráveis à infecções]

26-9-2018 - Repórter Brasil & ‘Musa do veneno’, deputada Tereza Cristina recebe doações de empresários ligados a agrotóxicos [Entre os financiadores de campanha da deputada, que é líder da bancada ruralista, estão empresários rurais com interesses na mudança na lei para flexibilizar a aprovação de agrotóxicos – uma das bandeiras da parlamentar]

26-9-2018 - El País & Campanha de defensora de lei pró-agrotóxicos já recebeu 350 mil reais de executivos ligados ao setor [Atuação da deputada Tereza Cristina (DEM-MS) foi fundamental para o avanço do Projeto de Lei 6299, que facilita a liberação dos defensivos agrícolas]

26-9-2018 - The Guardian & The man who beat Monsanto: 'They have to pay for not being honest' [A jury ruled the agrochemical company caused Dewayne Johnson’s cancer. He tells the Guardian he wants to use the victory to make a difference while he still can]

24-9-2018 - Sustainable Pulse & Glyphosate Linked to Bee Deaths in Shocking New University of Texas Study [The world’s most widely used weedkiller glyphosate may also be indirectly killing bees. New research from The University of Texas at Austin shows that honey bees exposed to glyphosate, the active ingredient in Roundup, lose some of the beneficial bacteria in their guts and are more susceptible to infection and death from harmful bacteria]

24-9-2018 - The Guardian & Monsanto's global weedkiller harms honeybees, research finds [Glyphosate – the most used pesticide ever – damages the good bacteria in honeybee guts, making them more prone to deadly infections]

22-9-2018 - Sustainable Pulse & EU Parliament Report Demands Reform of Approval Procedure for Toxic Pesticides in Europe [The Special Committee of the European Parliament, called the PEST Committee, was set up to investigate the European Union’s authorisation procedure for pesticides (PEST Committee) in the wake of the controversy over the EU’s decision to re-authorise glyphosate for five years. The PEST Committee’s draft report points out the shortfalls of the procedure and presents recommendations. The report comes at the end of five months of discussions and parliamentary hearings]

International Agency for Research on Cancer (IARC)/World Health Organization & Some Organophosphate Insecticides and Herbicides Volume 112 [IARC Monographs on the Evaluation of Carcinogenic Risks & IARC’s monograph volume 112 evaluated glyphosate and four other herbicides by reviewing the published, peer-reviewed scientific literature available and classifying it as a "probable carcinogen". It was published in March 2015]

20-9-2018 - GMWatch & EU Parliament report demands reform of approval procedure for toxic pesticides in Europe [(...) The PEST Committee report highlighted several shortfalls: - There is a lack of post-marketing monitoring to find out the levels of pesticides that farmers, residents of agricultural areas and the environment are really exposed to and evaluate the consequent adverse effects they may cause. - The quality, expertise, independence and transparency in safety assessment of pesticide active ingredients, co-formulants, and pesticide products needs to be improved. There should be greater focus on long-term toxicity and neurotoxicity from low doses. All studies used in the assessment must be made publicly available. - All available scientific literature should be used in the evaluation procedure – not only or mainly industry studies. - An application must be approved only when it is complete and all data requirements have been provided. - Measures to mitigate the effects of pesticides should be implemented in Member States and their effectiveness should be monitored in real time (...)]

20-9-2018 - News European Parliament & Pesticides: MEPs propose blueprint to improve EU authorisation process [In their draft report released today, co-rapporteurs Norbert Lins (EPP, DE) and Bart Staes (Greens/EFA, BE) point to procedural shortcomings and make recommendations how to fix them]

16-9-2018 - Sustainable Pulse & Glyphosate Industry Fails to Stop US Funding for Global Cancer Agency [In a massive victory for independent science, it was announced Sunday that the U.S. Senate and Congress appropriations committees have deleted text from a controversial Bill, which would have cut all the U.S. funding to the International Agency for Research on Cancer (IARC), after they challenged the chemical industry by classifying the world’s most used herbicide, glyphosate, as a probable human carcinogen in 2015]

15-9-2018 -  Natural Resources Defense Council (NRDC) & Win! IARC, Global Cancer Agency Fends Off Industry Attack

13-9-2018 - Greenpeace & S.O.S., as abelhas pedem socorro [O doce das abelhas vai muito além do mel. Esses insetos oferecem um serviço de valor inestimável: a polinização. Colocá-las sob ameaça é um tiro no pé]

10-9-2018 - Sustainable Pulse & Canadian Testing Shows Glyphosate Contamination in Popular Food Products [New testing conducted by an independent lab found glyphosate, the active ingredient in Monsanto’s Roundup, in common children’s lunch foods and snacks sold in Canada]

11-9-2018 - Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)/Organização Mundial da Saúde (OMS) & OPAS/OMS destaca importância da atuação conjunta dos setores da saúde, agricultura e meio ambiente na regulamentação de agrotóxicos

10-9-2018 - Instituto Humanitas Unisinos & Atlas do Agronegócio apresenta lado B da cadeia agroalimentar no Brasil e no mundo

7-9-2018 - Rede Brasil Atual & Pacote do Veneno beneficia ministro da Agricultura Blairo Maggi, diz ativista [Empresário do agronegócio, ministro de Temer controla todos os elos da cadeia agrícola industrial, dos insumos à exportação – daí tanto interesse no pacote, que afeta positivamente seus lucros]

6-9-2018 - DW & O lado nada pop do agronegócio [Atlas feito por fundações alemãs detalha impactos sociais e ambientais da atividade que é pilar da economia brasileira. Organizações defendem novos modelos de uso da terra e produção de alimentos]

6-9-2018 - Sustainable Pulse & Bayer Slashes Earnings Forecast over Rise in Roundup Cancer Cases [Bayer has slashed its earnings forecast Wednesday due to, amongst other things, a growing global legal battle surrounding the carcinogenic weedkiller Roundup. The weaker earnings forecast adds to a number of challenges facing the German drugmaker as it braces for years of legal wrangling over the cancer risks of glyphosate-based weedkillers]

5-9-2018 - Sustainable Pulse & Federal Judge Overturns Glyphosate Suspension in Brazil [A Brazilian Judge has overturned the legal suspension of the use of products containing glyphosate, the world’s most used herbicide]

5-9-2018 - Rede Brasil Atual & Propaganda do agronegócio não se sustenta', diz pesquisador [Colaborador do Atlas do Agronegócio desmistifica o modelo único da agricultura a base dos agrotóxicos nas plantações de transgênicos e alerta sobre o uso do glifosato]

4-9-2018 - Rede Brasil Atual & Agronegócio: setor nada 'pop' e insensível aos apelos da população contra agrotóxicos [Atlas que será lançado nesta terça, no Rio, mostra que poucas e gigantescas empresas controlam a cadeia produtiva do setor e como o Brasil contraria movimentos mundiais, ao discutir o Pacote do Veneno]

Heinrich Böll Stiftung & Atlas do Agronegócio: fatos e números sobre as corporações que controlam o que comemos

3-9-2018 - Rede Brasil Atual & Ministro Blairo Maggi fatura também com a venda de agrotóxicos [Segundo a Receita Federal, ministro da Agricultura tem duas firmas no ramo dos agrotóxicos, sendo uma atacadista; Maggi comemorou hoje (3) a queda da liminar que suspendia a venda de glifosato e outros]

1-9-2018 - Le Monde & Les pesticides néonicotinoïdes désormais interdits pour protéger les abeilles [Disponibles depuis le milieu des années 1990, les néonicotinoïdes sont devenus les insecticides les plus utilisés dans le monde]

1-9-2018 - Sustainable Pulse & Lawyers in Monsanto Roundup Cancer Lawsuit: “Only 10% of What We’ve Got” Was Divulged at Trial [The war against agricultural company Monsanto and its popular weedkiller Roundup is just beginning, say attorneys for Dwayne “Lee” Johnson, the former school groundskeeper who was awarded $289 million in damages after the product caused his terminal cancer]

31-8-2018 - The Telegraph & France becomes first country in Europe to ban all five pesticides killing bees [France will take a radical step towards protecting its dwindling bee population on Saturday by becoming the first country in Europe to ban all five pesticides researchers believe are killing off the insects]

30-8-2018 - UOL & Abelhas criam dependência em pesticidas como humanos se viciam em nicotina

30-8-2018 - Sputnik & Agronegócio precisa conciliar sua relação com a natureza, diz especialista [Enquanto os países onde a democracia é mais madura investem em alternativas aos agrotóxicos, o Brasil segue uma lógica "míope". A avaliação é do professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Victor Pelaez. Ele acredita que a agricultura nacional precisa conciliar sua relação com o meio ambiente]

30-8-2018 - Instituto Humanitas Unisinos (IHU) & Glifosato mata! [O glifosato é responsável por desordens gastrointestinais, obesidades, diabetes, doenças cardíacas, depressão, autismo, infertilidade, câncer, mal de Alzheimer e mal de Parkinson; doença celíaca e intolerância a glúten, destaca a nota pública da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida]

29-8-2018 - The Guardian & 'Like nicotine': Bees develop preference for pesticides, study shows [Insects’ acquired taste for pesticide-laced food is similar to nicotine addiction in smokers, say scientists]

29-8-2018 - Libération & Les pesticides néonicotinoïdes interdits à partir de samedi [Après des années de controverses, les pesticides néonicotinoïdes seront bannis à partir de samedi en France, une interdiction destinée à protéger les colonies d'abeilles en déclin mais dénoncée par les agriculteurs qui réclament du temps pour développer des alternatives]

29-8-2018 - Imperial College London & The more pesticides bees eat, the more they like them [Bumblebees acquire a taste for pesticide-laced food as they become more exposed to it, a behaviour showing possible symptoms of addiction]

29-8-2018 - U. S. Right to Know & The Monsanto Papers: Roundup (Glyphosate) Cancer Case Key Documents & Analysis

29-8-2018 - Imperial College London & The more pesticides bees eat, the more they like them [Bumblebees acquire a taste for pesticide-laced food as they become more exposed to it, a behaviour showing possible symptoms of addiction]

29-8-2018 - The Royal Society & Foraging bumblebees acquire a preference for neonicotinoid-treated food with prolonged exposure

27-8-2018 - Mongabay News & Brazil’s pesticide poisoning problem poses global dilemma, say critics [Brazil is second only to the U.S. in its use of chemical pesticides, with many of the chemicals sprayed in Brazil on soy and other crops banned by the EU and the United States. Pesticide poisoning is a major Brazilian problem. In 2016, 4,208 cases of intoxication by exposure to pesticides were registered across the nation – the equivalent of 11 per day (killing 355 people)]

Watch Live: Verdict reached in Dewayne Johnson vs Monsanto

27-8-2018 - Sustainable Pulse & General Mills Removes ‘100% Natural’ Label from Nature Valley Granola Bars after Glyphosate Lawsuit [Three U.S. NGOs jointly announced Thursday that they have resolved a consumer-protection action filed by the groups against General Mills in 2016, concerning General Mills’ labeling of its Nature Valley Granola Bars as "Made with 100% Natural Whole Grain Oats"]

26-8-2018 - Sustainable Pulse & Vietnam Set to Increase Legal Pressure on Monsanto for Millions of Agent Orange Victims [Vietnam’s Foreign Ministry has stated that they will re-visit legal channels in an attempt to receive damages for over one million people, from a group of chemical companies including Monsanto and Dow Chemical, which produced the deadly herbicide Agent Orange for the U.S. military during the Vietnam War]

26-8-2018 - Independent & Vietnam demands Monsanto pays compensation for Agent Orange victims [Toxic defoliant has been linked to birth defects, cancers and other deadly diseases from which millions suffer to this day]

24-8-2018 - RT & Bayer’s Monsanto faces thousands of glyphosate cancer-risk lawsuits [The number of lawsuits against Monsanto has surged from 5,200 to 8,000 and may cost its new owner Bayer billions of dollars in damages in the coming years.The surge in lawsuits followed the $289-million California court verdict when Monsanto was ordered to pay damages to a man who alleged the company’s glyphosate-based weed-killers, including Roundup, caused his cancer. Bayer’s shares lost more than 10 percent since then]

U. S. Right to Know & The Monsanto Papers: Roundup (Glyphosate) Cancer Case Key Documents & Analysis

CNN & Judge reads final verdict in Monsanto case [In a groundbreaking case against agricultural giant Monsanto, a jury has awarded $250 million in punitive damages and nearly $40 million in compensatory damages to a former school groundskeeper who said he got terminal cancer from the weedkiller Roundup. Fonte: kgo]

23-8-2018 - BBC News Brasil & Processos contra Monsanto disparam após empresa ser condenada a indenizar americano com câncer [A Monsanto, fabricante de produtos químicos, viu escalar o número de processos contra ela desde que foi condenada, no início do mês, a pagar indenização a um homem com câncer terminal]

20-8-2018 - Metro Jornal & Pesquisa aponta alto índice de substâncias cancerígenas em cereais nos EUA

20-8-2018 - Bakery and Snacks & Alleged contamination of breakfast cereals and bars: Senator accuses FDA of withholding information [Following allegations last week that millions of American children are being exposed to a suspected carcinogen thourgh a raft of popular oat-based foods, New Yourk Senator Chuck Schumer has now accused the FDA of withholding information on a weed killer produced by Monsanto]

19-8-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: agrotóxico glifosato e o alegado "risco zero para a saúde" [Diretor da Sociedade Rural Brasileira afirma em notícia que o "glifosato tem risco zero para a saúde" das pessoas e que o Ministério Público Federal quer "transformar 'disparates' em 'verdades absolutas'"; porém, a realidade toxicológica da formulação comercial do agrotóxico à base de glifosato é outra & Opinion by Direx: agrotoxic glyphosate and the alleged "zero risk to health" & Director of the Brazilian Rural Society says in the news that "glyphosate has zero risk to people's health" and that the Federal Public Ministry wants to "in 'absolute truths' "But the toxicological reality of the commercial formulation of glyphosate-based pesticide is another]

19-8-2018 - Brasil de Fato & Governo Temer e setor dos agrotóxicos tentam impor liberação do glifosato [Causador de câncer e outras doenças graves, o agrotóxico teve seu registro suspenso pela Justiça brasileira]

[Banca de advogados de Dewayne Johnson divulga documentos vinculados ao julgamento do caso Dewayne Johnson v. Monsanto Company] Baum, Hedlund, Aristei & Goldman PC & Dewayne Johnson v. Monsanto Company | California State Court [Dewayne Johnson v. Monsanto Company is the first Roundup cancer lawsuit to proceed to trial. The lawsuit alleges exposure to Monsanto’s Roundup weed killer and its active ingredient, glyphosate, caused Northern California resident Dewayne “Lee” Johnson to develop non-Hodgkin lymphoma (NHL)]

12-8-2018 - Rede Brasil Atual & Indústrias dos agrotóxicos e transgênicos comandam evento da CTNBio [Executivos da Monsanto e de outras empresas, além de defensores dessas tecnologias, dominam programação de encontro nacional que deveria ser um espaço para o debate aberto à cidadania]

11-8-2018 - El País & Monsanto é condenada nos EUA por não advertir que seu agrotóxico podia ser cancerígeno [Multinacional deve pagar quase 290 milhões de dólares a Dewayne Johnson, vítima de um linfoma incurável causado pelo produto, segundo a decisão judicial. A Monsanto, que já não goza de boa reputação, recebeu um duro golpe na sexta-feira, 10 de agosto, após perder o primeiro julgamento por causa de um herbicida de glifosato nos Estados Unidos. Um júri de San Francisco ordenou que o gigante industrial pague quase 290 milhões de dólares (cerca de 1,1 bilhão de reais) em danos a Dewayne Johnson por não advertir que o glifosato contido no herbicida era cancerígeno. Johnson desenvolveu um linfoma não-Hodgkin incurável que, segundo ele, apareceu após utilizar os produtos da empresa nos terrenos escolares da cidade de Benicia, na Califórnia, razão pela qual processou a multinacional]

11-8-2018 - El País & Agrotóxicos intoxicaram 26.000 brasileiros em dez anos [Levantamento feito pela agência Pública revela que 1.824 morreram por causa de venenos agrícolas. Cerca de 40.000 pessoas foram atendidas no sistema de saúde brasileiro após serem expostas a agrotóxicos nos últimos dez anos, segundo um levantamento inédito feito pela Pública com base nos dados do Ministério da Saúde. Desse total, 26.000 pacientes tiveram intoxicação confirmada por médicos, com sinais clínicos como náuseas, diarreias ou problemas respiratórios, ou mesmo alterações bioquímicas no sangue e urina detectadas por exames laboratoriais. A média equivale a sete pessoas intoxicadas por dia]

11-8-2018 - BBC News Brasil & Fabricante de agrotóxicos é condenada a pagar mais de R$ 1 bilhão a americano que teve câncer [A companhia Monsanto, gigante da indústria química e do agronegócio, foi condenada pela Justiça americana a pagar US$ 289 milhões (R$ 1,1 bilhão) a um homem com câncer]

11-8-2018 - The Sun & 'KILLER' WEED KILLER? Does Roundup weed killer cause cancer, what is glyphosate and how many people are suing Monsanto? [Popular garden treatment Roundup has been one of the bestselling weed killers in the US since the 1970s]

11-8-2018 - The Guardian & Monsanto ordered to pay $289m as jury rules weedkiller caused man's cancer [Court finds in favor of DeWayne Johnson, ill man who was first to take Roundup maker to trial over allegations]

11-8-2018 - Reuters & Monsanto é condenada a pagar US$289 mi em 1º julgamento de câncer relacionado ao Roundup

s/d - Baum Hedlind Aristei Goldman PC & Where is Glyphosate Banned? [A number of cities, counties, states and countries throughout the world have taken steps to either restrict or ban glyphosate, the active ingredient in Monsanto’s Roundup weed killer]

10-8-2018 - Food Navigator & 'EU food chain most stringent in the world': EFSA hails high pesticide residue compliance [The European Union has the "most stringent and controlled" food chain in the world, the bloc's health and food safety chief suggested after food safety regulators found more than 98% of food is within legal limits for pesticide residue]

10-8-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: o caso do agrotóxico glifosato [Cancelamento de registro, reavaliação toxicológica, câncer e julgamento nos EUA & Direx's Opinion: The Case of Agrotoxic Glyphosate & Cancellation of Registration, Toxicological re-evaluation, cancer and trial in the U.S.]

9-8-2018 - Independent (FarmIreland) & First trial alleging Monsanto's Roundup causes cancer goes to jury

s/d - United Nations Human Rights/Office of the High Commissioner & Comments on legislation and policy [Project of Law No. 6.299 of 2002, amending Law No. 7.802 of 11 July 1989 OL BRA 5/2018]

8-8-2018 - De Olho nos Ruralistas & Composto do Agente Laranja começa a contaminar o Mato Grosso [Produtores de soja e milho transgênicos na Bacia do Juruena substituem glifosato pelo herbicida 2,4-D, que deve ter seu uso quintuplicado nos próximos anos]

8-8-2018 - Brasil de Fato & Soja e uso excessivo de agrotóxicos modificam apicultura no Oeste do Pará ["Estamos no meio, ilhados. Só o que a gente vê é agrotóxico", diz apicultor de Mojuí dos Campos]

6-8-2018 Agência de Jornalismo Investigativo (Publica) & 26 mil brasileiros foram intoxicados por agrotóxicos nos últimos dez anos [Levantamento inédito feito pela Pública revela ainda que 1.824 morreram por causa de venenos agrícolas (...) Desde 2007, mais de 12 mil pessoas tentaram suicídio com agrotóxicos em todo o Brasil. Dessas tentativas, 1.582 resultaram em mortes. Outras 231 tiveram cura, mas com sequelas. A maioria absoluta das tentativas de suicídio ocorreu no Paraná, com 2.140 registros. Em seguida vêm São Paulo e Pernambuco (...) O estado brasileiro com a maior quantidade absoluta de exposições e intoxicações por agrotóxicos desde 2007 é o Paraná, com 4.648 registros. O estado é o segundo do Brasil com maior área plantada do país e também o segundo com a maior quantidade de estabelecimentos que utilizam agrotóxicos, segundo dados do Censo Agro 2017, do IBGE. Entre as principais produções agrícolas no estado estão cevada, feijão, milho, trigo e soja. Após o Paraná, São Paulo e Minas Gerais são os estados com maior quantidade absoluta de estabelecimentos que utilizam venenos agrícolas]

6-8-2018 - The Garden Island & Roundup found in 1/3 of Kauai honey on store shelves [Kauai bees are bringing more than just pollen back into their hives when they return from foraging, according to a recently released, peer- reviewed study published by Kauai scientists. Glyphosate, also known as Roundup, was in about one-third of honey sampled from store shelves on the island. It was also found in 27 percent of the 59 hives sampled island-wide]

7-8-2018 - Brasil de Fato & Pesquisa detecta agrotóxico glifosato em amostras de leite materno no Piauí [Suspeita é de abuso no uso ou contaminação da água consumida pela população]

6-8-2018 - Reuters & Justiça suspende produtos que tenham glifosato e outros agroquímicos

4-8-2018 - The Guardian & Trump administration lifts ban on pesticides linked to declining bee numbers [Environmentalists say lifting the restriction poses a grave threat to pollinating insects]

1-8-2018 - Pesticide Action Network Europe (PAN Europe) & Toxic mixtures of pesticide residues in fruit and vegetables keep on flooding EU markets [Toxic mixtures of pesticide residues in fruit and vegetables keep on flooding EU markets; 68% of the table grapes and 65% of the strawberries contain more than one pesticide. Food Authority EFSA published this week its pesticide residue monitoring report (data for 2016) on the level of contamination of vegetables and fruit in European food outlets. The percentage of multiple residues in consumed European vegetables and fruit increased again to the extreme high rate of 30,1 % as the graph below shows. Almost 1 in 3 of all fruit/vegetable-products sold in Europe contain more than one pesticide contaminant. The combined toxic effects of these pesticides have not been assessed by the European Authorities. Accumulating scientific evidence shows that pesticides can have synergistic or additive effects when combined, increasing the toxicity of each pesticides alone. Another such scientific study was published this month]

28-7-2018 - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) & Abrasco lança Dossiê contra o Pacote do Veneno e pela implementação da PNaRA [ACESSE AQUI a versão em PDF do Dossiê Científico e Técnico]

27-7-2018 - Paraná Portal & Operação Webcida combate o comércio irregular de agrotóxicos pela internet [Uma operação conjunta deflagrada ao longo desta semana, no Paraná e do Rio Grande do Sul, retirou de operação um esquema de venda de agrotóxicos de forma ilegal, pela internet. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), responsável pela denuncia que iniciou a força-tarefa, o produto é perigoso e precisa de uma receita agrônoma para a utilização. Segundo Alexandre Gaio, promotor do Ministério Público, o problema é a venda indiscriminada. "Essa venda só pode ser destinada aos agricultores, pecuaristas e os profissionais habilitados a emitirem receita agronômica. Esse tipo de venda causa riscos ao meio ambiente e à saúde de quem compra", afirmou]

27-7-2018 - Gazeta do Povo & Esquema de venda ilegal de agrotóxicos na internet usava até grandes varejistas [Coordenada pelo Ministério Público, operação multou quatro empresas; uma delas do Paraná]

27-7-2018 - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) & Operação Webcida pune venda irregular de agrotóxicos pela internet [Paraná e Rio Grande do Sul & Mapa participou das ações coordenadas pelos ministérios públicos do PR e do RS]

27-7-2018 - Revista IHU On-line & Agrotóxicos: Má-formação congênita e puberdade precoce, uma herança maldita do agronegócio [A pesquisa realizada recentemente pela médica e professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri, Ada Pontes Aguiar, intitulada "Más-formações congênitas, puberdade precoce e agrotóxicos: uma herança maldita do agronegócio para a Chapada do Apodi (CE)", soma-se a uma série de outros estudos feitos no país para demonstrar as implicações dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente]

27-7-2018 - Revista IHU On-line & Uso de agrotóxicos aumenta no RS, segundo censo agropecuário

26-7-2018 - Agência IBGE Notícias & Censo Agro 2017: resultados preliminares mostram queda de 2,0% no número de estabelecimentos e alta de 5% na área total

25-7-2018 - European Food Safety Authority (EFSA) & Pesticides in food: latest figures remain steady [Europeans continue to eat food that is largely free of pesticide residues or which contains levels of residues within legal limits, the latest monitoring figures show]

Vídeo "Atlas do uso de agrotóxicos no Brasil associa intoxicações ao agronegócio". Entrevista publicada em 5-7-2016

Vídeo "Em breve em vossos pratos... voluntariamente ou a força!" Documentário publicado em 31-10-2015

Vídeo "O mundo segundo a Monsanto". Documentário publicado em 20-4-2013 

6-7-2018 - O Globo & Uso de agrotóxicos aumenta 21% em 11 anos no Brasil [Em 2017, um terço ou 1,68 milhão de produtores agrícolas usou defensivos]

24-7-2018 - Instituto Humanitas Unisinos (IHU) & Apicultores de SP enfrentam a morte de milhões de abelhas [Apicultores de São Paulo enfrentam um problema grave: abelhas aparecem mortas, aos milhões. O assunto despertou interesse de pesquisadores de duas universidades paulistas. Só em um sítio em Pirassununga, região central de São Paulo, 50 caixas foram perdidas, o que equivale a quase dois milhões de abelhas mortas em abril. Com tantas perdas, os apicultores paulistas querem saber o que tem provocado as mortes. Em busca dessas respostas, pesquisadores da Unesp e da Universidade Federal de São Carlos coletaram amostras das abelhas mortas. Em 78 cidades de São Paulo, os pesquisadores calculam que quase 255 milhões de abelhas morreram entre os anos de 2014 e 2017, e 107 produtores enfrentaram o problema. Na maioria dos casos, o uso de agrotóxicos provocou a mortandade]

24-7-2018 - Revista IHU On-line & Apicultores de SP enfrentam a morte de milhões de abelhas [Pesquisadores divulgam relatório sobre causa das mortes. Na maioria dos casos, o uso de agrotóxicos provocou a mortandade]

23-7-2018 - CGN & Vereadores orientam escolas quanto à distribuição do 'Agrinho' [O Programa é promovido pelo Sistema FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), em parceira com o SENAR-PR e o Governo do Estado (...) Um documento assinado pelos vereadores da Comissão de Educação, Paulo Porto e Olavo Santos, foi entregue a todas as escolas municipais de Cascavel, com o objetivo de orientar acerca da distribuição do  "Agrinho". Disfarçado de um programa de educação ambiental, o Agrinho ensina as crianças do campo a usarem agrotóxicos. "Pedagogicamente, o programa é uma aberração. Ao afirmar soberanamente um único modelo de agricultura (com uso indiscriminado de venenos), ignora outros modelos realmente sustentáveis, tal como a agricultura orgânica, agroecologia, permacultura, etc.", destaca o texto]

20-7-2018 - Repórter Brasil & “É diário”, professor denuncia intoxicação por agrotóxicos como algo recorrente em escolas rurais [Ele foi ameaçado e proibido de falar com a imprensa depois que seus alunos passaram a apresentar sintomas frequentes de contaminação. Estudo da Human Rights Watch aponta que problema é sistemático no Brasil rural]

20-7-2018 - Sputnik & Alteração na lei dos agrotóxicos deve ser rejeitada, diz Human Rights Watch ["Ao invés de enfraquecer ainda mais as suas leis, o Brasil precisa urgentemente de um plano para reduzir o uso de pesticidas altamente perigosos", declarou à AFP o diretor associado do programa ambiental da HRW, Richard Pearshouse]

20-7-2018 - Human Rights Watch & Brasil: Intoxicações por Agrotóxicos em Zonas Rurais [Brasileiros Sofrem Efeitos na Saúde e Retaliações em Caso de Denúncia]

20-7-2018 - Human Rights Watch (HRW) & "Você não quer mais respirar veneno" [As falhas do Brasil na proteção de comunidades rurais expostas à dispersão de agrotóxicos]

20-7-2018 - Revista IHU On-Line & Defensor público fala sobre o desafio do combate ao uso de agrotóxicos em São Paulo e em todo o Brasil

19-7-2018 - Brasil de Fato & Parlamentares pedem investigação do lobby dos agrotóxicos [Técnicos de diversos órgãos realizaram viagem paga por empresas transnacionais]

19-7-2018 - ArteTV & Argentina: Post-Glyphosate Pioneers [Can we produce enough food without herbicides such as Glyphosate? The EU has decided to renew its licence for a further 5 years although some worry about its environmental impact. A report from Argentina where a handful of farmers could be showing us a post-Glyphosate future]

18-7-2018 - Pesticide Action Network Europe & The collapse of the Endocrine Disruptors' policy: Commission's ultimate gift to the pesticide industry [Europeans and the environment will continue to be exposed to pesticides that cause endocrine-related diseases to humans, animals and wildlife, according to this week's Commission's proposal. The proposal is an amendment to the regulation of Endocrine Disrupting (ED) pesticides (1107/2009, Annex II 3.6.5. and 3.8.2) to introduce the unrealistic and dangerous concept of 'negligible risk' and increase the presence of these harmful substances in our food by hundreds or thousand times]

18-7-2018 - PT na Câmara & Basf, Syngenta, Nufarm, Bayer e governo Temer poderão sofrer investigação por conflito de interesse na liberação de agrotóxicos [Os deputados Nilto Tatto (PT-SP) e Patrus Ananias (PT-MG) protocolaram, nesta quarta-feira (18), uma representação na Procuradoria Geral da República (PGR) para apurar possíveis conflitos de interesses envolvendo o governo federal e as multinacionais Basf, Syngenta, Nufarm e Bayer CropScience, gigantes do agronegócio que atuam no Brasil]

18-7-2018 - Brasil de Fato & O 'agro' é sujo: veneno, mortes e destruição da natureza definem agronegócio [Por seus planos de negócios, multinacionais comprometem a alimentação mundial]

16-7-2018 - Brasil de Fato & Multinacionais ampliam controle da cadeia alimentar por meio do monopólio de dados [Pat Mooney, pesquisador canadense, argumenta que transgênicos já dão lugar à disputa pela agricultura digital]

16-7-2018 - Gazeta do Povo & Após vitória em lei de agrotóxicos, ruralistas querem restringir venda de orgânicos [Projeto da bancada ruralista, em tramitação na Câmara, obriga agricultor familiar a integrar organização de controle social para comercializar seus produtos cultivados sem uso de pesticidas]

15-7-2018 - Correio Braziliense & Agrotóxicos atingem, diretamente, a saúde de próstata, pênis e testículos [Segundo a OMS, a exposição a pesticidas pode aumentar risco endocrinológico, especialmente no que diz respeito ao sistema reprodutivo masculino]

15-7-2018 - The Intercept Brasil & "Agradeça aos agrotóxicos por estar vivo" - o que está por trás do livro [Nesta semana o Congresso em Foco revelou que Luiz Nishimori (PR – PR), relator do PL do Veneno, é dono de duas empresas que comercializam agrotóxicos. Confrontado com o flagrante conflito de interesses, Nishimori desconversou: "Minha vida pessoal não tem nada a ver com a atuação parlamentar". Esse mesmo nível de desfaçatez parece estar presente entre quase todos os defensores da PL do Veneno. Quando aparece alguém defendendo com unhas e dentes o liberou-geral da nova lei, pode jogar o nome no Google que você encontrará alguma ligação com o agronegócio. É batata]. 

13-7-2018 - The Intercept Brasil & Tour de fiscais de agrotóxicos brasileiros pago pelos EUA expõe a zona cinza da liberação de pesticidas [Nove servidores do Ministério da Agricultura, Anvisa e Ibama desembarcaram nos Estados Unidos em março a convite do governo norte-americano – o brasileiro bancou apenas as passagens – para um evento co-organizado por uma consultoria que trabalha para fabricantes de agrotóxicos. O périplo incluiu quatro dias de visitas a fábricas de pesticidas, todas com negócios por aqui: Basf, Syngenta, Nufarm e Bayer CropScience]

12-7-2018 - De Olho nos Ruralistas & Relator do PL do Veneno, Luiz Nishimori vendeu agrotóxicos no Paraná [Deputado e a mulher Akemi controlam empresa Mariagro, que também comercializou sementes e fertilizantes na região de Maringá; projeto de lei flexibiliza acesso a pesticidas]

12-7-2018 - De Olho nos Ruralistas & Deputado pró-agrotóxicos promoveu Mitsui, empresa flagrada com venenos ilegais na BA [Nishimori apoiou entrada da multinacional japonesa em Moçambique; braço agropecuário no Brasil cresceu com fertilizantes no Cerrado e foi flagrado com agrotóxicos proibidos]

11-7-2018 - Pesticide Action Network UK & Working to reduce global suicide by pesticide ingestion [Out of the 800 000 individuals who die from suicide worldwide each year – one death every 40 seconds – about 15-20% die from pesticide self-poisoning]

11-7-2018 - ONUBR Nações Unidas no Brasil & Mudanças na lei de agrotóxicos no Brasil violariam direitos humanos, afirmam relatores da ONU [Relatores das Nações Unidas enviaram no início de junho (13) um comunicado ao governo brasileiro manifestando preocupações com as propostas de mudança da lei de agrotóxicos no país. Os especialistas alertaram que, caso aprovadas, tais alterações violarão direitos humanos de trabalhadores rurais, comunidades locais e consumidores dos alimentos produzidos com a ajuda de pesticidas. De acordo com os relatores, alguns pontos do projeto de lei revisam as regulações para registro de pesticidas e seu uso no Brasil com o objetivo de tornar as regras mais flexíveis, facilitando o registro e a propaganda desses produtos no país. Essas modificações podem enfraquecer a regulação e o controle de pesticidas perigosos no Brasil, maior consumidor e importador desses produtos no mundo] 

11-7-2018 & Brasil de Fato & Monsanto vai a julgamento nos EUA por agrotóxico cancerígeno [Composto à base de químico glifosato corresponde a 50% do mercado brasileiro de agrotóxicos]

11-7-2018 - Observatório do clima & Agromitômetro: verdades e mentiras no discurso dos ruralistas sobre pesticidas [Checamos algumas das principais afirmações feitas pelos deputados que querem mudar a lei de agrotóxicos]

10-7-2018 - The Intercept Brasil & 'Quando alguém me diz que agrotóxicos não fazem mal, eu mostro minhas mãos' [Édi Almeida é filho de agrônomo. Foi natural que seguisse o caminho do pai, trabalhando na fiscalização de agrotóxicos no campo na região do Vale do São Francisco, um dos principais pólos produtores de frutas para exportação do país. A proximidade com o tema – ele também estudou na universidade sobre os riscos do consumo irregular de agrotóxicos –, no entanto, não o livrou de sentir na pele os efeitos devastantes dos produtos. Desde o ano passado, Almeida se recupera de uma polineuropatia crônica,  problema de saúde que o fez sentir paralisia nas pernas; depois, os nervos dos braços foram afetados, obrigando-o a passar por duas cirurgias]

8-7-2018 - The Intercept Brasil & Ciência fajuta e propaganda enganosa: entenda tudo o que está errado no PL do veneno [Semana passada, um projeto de lei que flexibiliza o uso de agrotóxicos no país foi aprovado em uma comissão especial da Câmara criada para tratar do tema. Após debates intensos, o Projeto de Lei (PL) nº 6.299/2002, conhecido como PL do Veneno, foi aprovado com uma votação avassaladora: 18 a 9. O projeto ainda passará pela apreciação do Plenário da Câmara e, em seguida, voltará para o Senado. Com a bancada ruralista aliada às bancadas da Bíblia e da bala, a expectativa é de que o projeto seja aprovado com tranquilidade]

5-7-2018 - Revista Fórum & Petição contra PL do Veneno reúne quase 1 milhão de assinaturas [Campanha busca barrar proposta já aprovada em Comissão da Câmara dos Deputados que amplia ainda mais o uso de agrotóxicos no país. A petição "Chega de agrotóxicos" disponibilizada on line por uma série de entidades já soma cerca de 1 milhão de assinaturas. O movimento busca apoio da sociedade para a aprovação do Projeto de Lei 6670/2016 que institui a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRA) e ao mesmo tempo para barrar o Projeto de Lei (PL) 6299/2002, conhecido como "PL do Veneno"]

5-7-2018 - CartaCapital & As sequelas dos agrotóxicos para trabalhadores rurais [Após chegada de agrotóxicos, zonas rurais registram aumento de casos de câncer, bebês com má-formação e puberdade precoce]

5-7-2018 - El País & A operação para afrouxar ainda mais a lei de agrotóxicos no Brasil, na contramão do mundo [Projeto aprovado em comissão especial da Câmara prevê esconder o termo agrotóxico de produtos e dá mais poder para Ministério da Agricultura para deliberar sobre substâncias permitidas. O Brasil é conhecido por ser bastante permissivo com relação aos agrotóxicos, os pesticidas usados na agricultura para conter pragas nas plantações. Muitos deles são proibidos na Europa e nos Estados Unidos por estarem relacionados ao câncer e doenças genéticas, mas aqui estão liberados. Um projeto de lei, de número 6299/02 e apelidado de PL do Veneno por organizações e ativistas contrários a ele, tem como objetivo afrouxar ainda mais as normas que regulam o uso dessas substâncias no país. Ele vem sendo patrocinado pela bancada ruralista no Congresso, cujo expoente máximo é o atual ministro da Agricultura Blairo Maggi, um dos maiores produtores rurais do Mato Grosso e autor do plano em 2002, quando ainda era senador]

4-7-2018 - Revista IHU On-line & ONU alerta para poluição das águas por abuso de agrotóxicos no campo [Poluição causada por práticas agrícolas insustentáveis é um problema crescente mas frequentemente subestimado por formuladores de políticas e agricultores]

4-7-2018 - Revista IHU On-line & O discurso da modernização levará ao desmonte do sistema regulatório dos agrotóxicos [Entrevista especial com Fernando Carneiro. A decisão favorável da Comissão Especial da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei nº 6.229/2002, que propõe a simplificação do registro de agrotóxicos no país, “vai representar, para o Brasil, um retrocesso de 30 anos em relação ao que podemos considerar como cuidados necessários em termos de saúde e meio ambiente”, avalia Fernando Carneiro, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz do Ceará, na entrevista a seguir, concedida por telefone à IHU On-Line]

4-7-2018 - El País & "O PL dos agrotóxicos vai ter um impacto direto na saúde do trabalhador rural" [Para Fernando Carneiro, pesquisador da Fiocruz, deixar o registro de novos produtos a cargo de Ministério da Agricultura, como prevê projeto de lei, representa perigo para a população brasileira. Na última segunda-feira (25), a comissão especial criada na Câmara dos Deputados para discutir o projeto de lei 6.299/2002, que propõe alterações na atual legislação de agrotóxicos, aprovou texto que divide opiniões. De um lado, empresários do agronegócio comemoram o parecer do relator Luiz Nishimori (PR-PR) sob o argumento de que moderniza a aprovação e regulação dos pesticidas. Do outro, organizações de promoção à saúde coletiva e defesa do meio ambiente afirmam que o relatório flexibiliza significativamente o processo, o que representa riscos não só aos trabalhadores do campo, mas também aos consumidores dos alimentos expostos aos agrotóxicos]

3-7-2018 - Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia & Posicionamento da SBEM em Relação ao Projeto de Lei 6.299/2002

2-7-2018 = Technical University of Denmark & DTU Food & National Food Institute & Mixture of pesticides causes lower birth weight in rats [Pregnant rats that are given a mixture of pesticides at doses that individually are not harmful, risk having offspring with lower birth weight, studies from DTU show]

30-6-2018 - Portal Vermelho & Renúncia fiscal com agrotóxicos é de R$ 9 bilhões no Brasil, diz TCU [O Brasil deixou de arrecadar R$ 9 bilhões no período de 2010 a 2017 somente com a isenção fiscal da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e do PIS/Pasep para o setor de agrotóxicos. Esses tributos têm papel relevante para subsidiar a seguridade social, que inclui as áreas de saúde, educação e assistência social]

30-6-2018 - El País & A operação para afrouxar ainda mais a lei de agrotóxicos no Brasil, na contramão do mundo [Projeto aprovado em comissão especial da Câmara prevê esconder o termo agrotóxico de produtos e dá mais poder para Ministério da Agricultura para deliberar sobre substâncias permitidas]

29-6-2018 - Puglia Reporter & Glifosato e altri fitofarmaci nell'acqua in Puglia, partono le ricerche per evitare danni alla popolazione - video

29-6-2018 - Rede Brasil Atual & Renúncia fiscal com agrotóxicos é de R$ 9 bilhões no Brasil, segundo o TCU [Valor estimado deixou de ser arrecadado entre 2010 e 2017 com alíquota zero de Cofins e PIS/Pasep, tributos importantes para a seguridade social, que incluem saúde, educação e assistência social]

28-6-2018 - Revista Instituto Humanitas Unisinos (IHU) On-line & 30% dos agrotóxicos liberados no Brasil foram banidos da Europa [Do ponto de vista de saúde pública e ambiental, é insustentável qualquer argumento em defesa da atual política de agrotóxicos no país. Por que não buscar os padrões de segurança empregados na Europa? As mudanças propostas na regulação sinalizam mais retrocessos. O modelo não tem nada a ver com saúde. É claramente uma opção política, relacionada à pressão da bancada ruralista e das empresas de agrotóxicos. Ponto]

28-6-2018 - Revista Instituto Humanitas Unisinos (IHU) On-line & Anvisa continuará a denunciar riscos do PL 6299/02, que altera lei e ‘flexibiliza’ o uso de agrotóxicos

27-6-2018 - BBC & Na contramão de Europa e EUA, Brasil caminha para liberar mais agrotóxicos [Se o novo PL 6.299/2002, aprovado na noite de segunda-feira por uma comissão especial da Câmara dos Deputados, virar a nova lei de agrotóxicos, o Brasil estará na contramão das decisões recentes de países da União Europeia]

27-6-2018 - G1 & A monocultura e os agrotóxicos no banco dos réus

26-6-2018 - The Guardian & 'Toxic garbage will be sold here': Outcry as Brazil moves to loosen pesticide laws [A controversial bill, dubbed the 'poison package', is set to go to Brazilian Congress]

26-6-2018 - G1 & Anvisa lista riscos de nove agrotóxicos proibidos para alertar sobre impacto de possível mudança em lei [Comissão aprovou projeto de lei que só veta agrotóxico se risco for 'inaceitável'. Anvisa questiona falta de detalhamento da lei e relator compara produtos à cafeína]

26-6-2018 & Ministério Público Federal (MPF) & MPF aponta inconstitucionalidade no PL dos agrotóxicos [Em nota técnica, Ministério Público Federal detalha seis pontos em que o projeto de lei desrespeita a Constituição]

26-6-2018 - Rede Brasil Atual & Saiba quem são os deputados que votaram a favor do Pacote do Veneno [Comissão especial que aprovou conjunto de leis promoveu sessão em que foi proibida a entrada de organizações contrárias ao "liberou geral" de agrotóxicos pela bancada ruralista]

26-6-2018 - Revista Instutito Humanitas Unisinos (IHU) On-line & Comissão especial aprova PL que simplifica registro de agrotóxicos no País

25-6-2017 - Rede Brasil Atual & Pacote do Veneno é aprovado em comissão e vai a plenário da Câmara [Inconstitucional, projeto que permite o uso de agrotóxicos que nem foram testados no Brasil, inclusive os causadores de câncer e malformações, entre outros problemas graves, está a poucos passos de virar lei]

24-6-2018 - Rede Brasil Atual & Saiba por que o Pacote do Veneno é ruim para o Brasil [Desprezando os danos ambientais e à saúde, os ruralistas repetem que o Brasil precisa de mais agrotóxicos para alimentar o mundo. Se o mundo está banindo esses produtos, quem vai comprar a produção?]

24-6-2018 - Rede Brasil Atual & Vítimas dos agrotóxicos são 25% de crianças e adolescentes [Em Minas e Mato Grosso, 30% dos intoxicados têm de 0 a 4 anos. Na faixa etária dos 10 aos 14 anos, o segundo maior motivo de intoxicação por esses produtos é a tentativa de suicídio]

25-6-2018 - Greenpeace & Farra do veneno recebe sinal verde na Câmara [Deputados ruralistas dão as costas à sociedade e aprovam o Pacote do Veneno em reunião a portas fechadas. Além de potenciais impactos ambientais, esses parlamentares colocaram sob sua mira a saúde dos brasileiros]

22-6-2018 - Observatório do Clima & O playbook do agrotóxico (ou como ganhar qualquer debate tendo maioria no Congresso)

21-6-2018 - Brasil de Fato & Ruralistas interditam debate sobre agrotóxicos na Câmara [Bancada se recusa a ouvir diversas entidades em discussão sobre Projeto de Lei]

21-6-2018 - De Olho nos Ruralistas & Novo defensor dos agrotóxicos, Nizan Guanaes tem casa de campo com horta orgânica [Publicitário contratado para melhorar imagem do agronegócio vendeu touros e promoveu o Canal Rural; ele tem imóvel na Fazenda Boa Vista, condomínio rural da aristocracia de SP]

20-6-2018 - Associação Brasileira de Saúde Coletiva & Comissão sobre PL do veneno recebe parte 3 do Dossiê Abrasco [Dossiê Científico e Técnico contra o Projeto da Lei do Veneno (PL 6.299/2002) e a favor do Projeto de Lei que instituiu a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos – PNARA – Parte 3]

18-6-2018 - Repórter Brasil & Agrotóxicos seriam causa de puberdade precoce em bebês, aponta pesquisa [Meninas de um ano que desenvolveram mamas moram em comunidades cercadas de plantações no Ceará. Críticos dizem que projeto de lei dos agrotóxicos aumenta risco de intoxicações] 

Dois anos atrás - Sweet Venom (Doce Veneno) & The purpose of the documentary film “Sweet Venom” is to shed light on the truth about the risks behind the use of pesticides, about the dark side of the food industry, and to raise awareness about the silent deaths and the problems surrounding these risks

19-6-2018 - Rede Brasil Atual & ONU envia carta ao governo brasileiro alertando contra o Pacote do Veneno [Segundo documento assinado por cinco relatores, o pacote fere o direito do povo brasileiro a um ambiente seguro, limpo, saudável e sustentável, à alimentação, à água segura e à saúde física e mental]

13-6-2018 - RT & Toxinas en tu mesa: La amenaza del glisofato - Documental de RT [¿Qué no hará una madre para proteger a su hijo? Una periodista, preocupada por la alergia de su hijo a los lácteos, se desplaza al Reino Unido, Alemania, Estados Unidos y la India en busca de respuestas. Y las encuentra, solo que más turbadoras y de mayor alcance de lo que esperaba. El glifosato, un herbicida de uso común en los cultivos de transgénicos, parece estar detrás de auténticas tragedias personales y de una amenaza global: algo que supera con mucho a un simple picor alérgico en el ojo]

12-6-2018 - Brasil de Fato & Entidades apresentam projeto de redução de consumo de agrotóxicos [Concebida inicialmente pela sociedade civil organizada, proposta confronta interesses da bancada ruralista]

11-6-2018 - Sputnik & Campeão mundial de agrotóxicos, Brasil prejudica pequeno produtor e população (EXCLUSIVO) [O Brasil é hoje o maior consumidor mundial de agrotóxicos. Muitos destes produtos estão banidos em seus países de origem por seus riscos à saúde e encontram nas leis brasileiras uma guarida e um mercado próspero. A Sputnik Brasil traz entrevistas e relatos dos impactos dos agroquímicos na população e no meio ambiente]

8-6-2018 - Sputnik & Molotov e perseguição: o preço de questionar o agronegócio (EXCLUSIVO) [Nadar contra o poder do agronegócio no Mato Grosso do Sul significa contrariar interesses poderosos. A Sputnik Brasil encontrou histórias de ameaças, perseguição e pressão política contra quem quebra o silêncio que envolve o latifúndio]

8-6-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & MPPR ingressa com Ação Civil Pública contra a Adapar e seu diretor presidente [Ação Civil Pública envolve a prescrição do receituário agronômico e o uso de agrotóxicos]

8-6-2018 - Brasil de Fato & Paraná tem o maior número de suicídios por consumo de agrotóxicos, revela pesquisa [20% de todo agrotóxico comercializado mundialmente é consumido pelo Brasil]

7-6-2018 - Instituto Humanitas Unisinos (IHU) & Projeto que facilita uso de agrotóxicos divide deputados e emperra na Câmara [Há quase um mês, a comissão especial que analisa o projeto que altera as regras de comercialização de agrotóxicos tenta, sem sucesso, debater o relatório apresentado pelo deputado Luiz Nishimori (PR-PR). O texto (PL 6299/2002) limita a atuação de órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) na liberação de (...) agrotóxicos]

6-6-2018 - Revista IHU On-line & Projeto que facilita uso de agrotóxicos divide deputados e emperra na Câmara [Não há data prevista para que os deputados se reúnam novamente] 

6-6-2018 - Brasil de Fato & Bayer compra Monsanto e tenta apagar história manchada da empresa [Multinacional do agronegócio deixa de existir formalmente, mas práticas criminosas continuam]

5-6-2018 - Publica & O agro não é pop [Como a bancada ruralista se articula para aprovar o projeto de lei que pretende liberar o uso de agrotóxicos no Brasil e é contestado por mais de 280 entidades da área da saúde e ambiente]

5-6-2018 - Publica & Conversa com um lobista [Em entrevista à Publica, o diretor do Instituto Pensar Agropecuária (IPA) João Henrique Hummel defende a liberação dos agrotóxicos e do uso de armas nas fazendas]

5-6-2018 - Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR) & Em ação, MPPR requer adoção de medidas para coibir uso de agrotóxicos

4-6-2018 - The Guardian & Monsanto to ditch its infamous name after sale to Bayer [Activists say deal is ‘marriage made in hell’, creating world’s most powerful agribusiness]

3-6-2018 - Brasil de Fato & Com incentivo do governo, Brasil lidera uso de agrotóxicos que matam 184 por ano [Isenção fiscal do PIS, redução de 60% no ICMS e limite alto para contamição da água explicam o uso massificado de veneno]

3-6-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Regulamentação de agrotóxicos: As lições aprendidas no processo de negociação do TTIP entre a UE e os EUA [Redução de padrões ambientais e de saúde, solapamento de processos democráticos e enfraquecimento de regulamentação: lições que caem como uma luva para o Brasil em época de «aprovação» pela Câmara dos Deputados do pacote do veneno! & Regulating pesticides: The lessons learned in the process of TTIP negotiation among the EU and the USA & Decresead of environmental and health standards, undermining democratic processes and weakening of regulation: lessons that fall like a glove to Brazil in time of 'approval  by the Chamber of deputies of the biggest pack pesticides!]

1-6-2018 - Robyn O'Brien & The Dangers of Weedkiller: Why We Can No Longer Ignore Glyphosate

30-5-2018 - G1 & Projeto de Lei sobre agrotóxicos, o 'PL do veneno' põe o lucro acima da saúde das pessoas

29-5-2018 - DN & França compromete-se a abandonar glifosato até 2021 mesmo sem lei europeia [Em novembro, a União Europeia decidiu renovar a licença do herbicida por cinco anos]

29-5-2018 - Sputnik & 'Pacote do Veneno' vem para acabar com pragas ou com agronegócio brasileiro? [A PL 6.299/2002, ou "Pacote do Veneno", pode flexibilizar o uso de agrotóxicos no país. Sputnik Brasil conversou com especialistas para entender os prós e contras do projeto]

29-5-2018 - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) & Dossiê Científico contra Pacote de Veneno e a favor da Política Nacional de Redução de Agrotóxicos 

28-5-2018 & Brasil de Fato & Comunidade científica rechaça “Lei do Veneno” sob análise na Câmara [Manifesto da Sociedade Brasileira pelo Progresso Científico foi subscrito por 23 entidades]

27-5-2018 - Gazeta do Povo & Encampada por paranaense, polêmica alteração na “lei dos agrotóxicos” será votada dia 29

26-5-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: o PL 6.299 é injustificável e sem conteúdo! [O PL 6.299, conhecido como "pacote do veneno", intenciona revogar a Lei dos Agrotóxicos vigente!]

25-5-2018 - JC Notícias 70 SBPC & Sociedades científicas endossam manifesto da SBPC contra Projeto que altera lei dos agrotóxicos

24-5-2018 - Revista IHU On-line & Controle biológico como alternativa ao consumo excessivo de agrotóxicos. Entrevista especial com José Roberto Parra

24-5-2018 - Rede Brasil Atual & Usinas, bancos, agrotóxicos, tabaco e armas financiam a 'bancada do veneno' [Saiba quais são as empresas por trás das campanhas eleitorais dos políticos que querem mudar as regras para facilitar o registro, produção, venda e uso de agrotóxicos. População rejeita mudanças]

22-5-2018 - Portal SBPC & SBPC se manifesta contra Projeto de Lei que altera lei dos agrotóxicos [“Alertamos a sociedade brasileira para os efeitos potencialmente catastróficos da aprovação deste PL para a saúde pública”, enfatiza a entidade, conclamando que haja um debate mais amplo e aprofundado sobre as possíveis consequências do projeto de lei]

21-5-2018 - Nexo & Quais são os pontos do projeto que flexibiliza as regras sobre agrotóxicos [O ‘Nexo’ conversou com a pesquisadora da USP Larissa Mies Bombardi sobre as propostas de alteração na lei]

19-5-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & A Afisa-PR é contra a aprovação do pacote do veneno [A Afisa-PR também é contra o substitutivo da Comissão Especial vinculado ao PL 6.299 assinado pelo relator Luiz Nishimori (PR-PR). Setores interessados exclusivamente em bilionários lucros, com essa medida, querem intencionam revogar a Lei 7.802 para "liberar geral" o já pandêmico comércio e uso de agrotóxicos no Brasil]

18-5-2018 - El País & Médicos e MPF tentam barrar lei ruralista sobre agrotóxicos apelidada de “pacote de veneno” [Projeto em discussão na Câmara pode acelerar registro de "defensivos agrícolas" e diminuir poder de órgãos de saúde e meio ambiente]

16-5-2018 - Central Única dos Trabalhadores (CUT) & Pressão da oposição adia votação do ‘Pacote do Veneno’ para final de maio [Nesta quarta (16), no mesmo horário da sessão especial para analisar o PL, um tuitaço com a hashtag #ChegaDeAgrotóxicos mobilizou as redes sociais e ajudou na pressão para adiar a votação]

16-5-2018 - Brasil de Fato & Votação de “Pacote do veneno” tem novo adiamento [De interesse da bancada ruralista, proposta coleciona críticos entre deputados, especialistas e militantes]

16-5-2018 - Rede Brasil Atual & Pressão aumenta e ruralistas não conseguem votar o 'Pacote do Veneno' [Projetos que pretendem facilitar ainda mais o registro, venda e utilização de agrotóxicos não foram à votação em comissão, após três horas de debates. Tema poderá ser votado no próximo dia 29]

16-5-2018 - Rede Brasil Atual & Procuradores do Trabalho pedem rejeição do 'pacote do veneno' [Proposta que flexibiliza uso de agrotóxicos, programada para ser votada nesta quarta (16), coloca em risco a saúde e a vida dos trabalhadores]

16-5-2018 - O Globo & Anvisa e entidades se manifestam contra PL dos agrotóxicos [Proposta, que tramita na Câmara, propõe que produtos não passem por avaliação sobre riscos à saúde]

15-5-2018 - Revisa IHU On-line & A ameaça do "Pacote do Veneno" [No momento em que a China amplia o rigor para o trato com o meio ambiente, o Brasil afrouxa as regras para a indústria de agrotóxicos]

14-5-2018 - Rede Brasil Atual & Bancada ruralista quer votar 'pacote do veneno' nesta semana [Dentre as medidas, deputados pretendem alterar o nome dos agrotóxicos, que passariam a se chamar "fitossanitários", de modo a encobrir o risco do uso dessas substâncias]

14-5-2018 - Pesticide Action Network UK (PAN-UK) & Pesticide Regulation: Lessons learned from negotiating an EU-US trade deal

13-5-2018 - Observatório do Clima & Desastres ambientais vão para a conta do agro, diz ministro

11-5-2018 - CartaCapital & Repúdio ao 'pacote do veneno', que pode reduzir o controle sobre agrotóxicos [Gigantescas multinacionais faturam 10 bilhões de dólares por ano vendendo agrotóxicos no Brasil. Em 15 anos o faturamento delas cresceu quase 400%]

11-5-2018 - Rede TVT & Brasil, o paraíso do agrotóxico

9-5-2018 - R7 & Menor controle de agrotóxicos põe pessoas em risco, dizem órgãos [Anvisa, Fiocruz e Greenpeace se manifestam contra projeto de lei que inclui substâncias já proibidas e exclui órgãos de saúde do controle de agrotóxicos]

8-5-2018 - Revista IHU On-line & Projeto de Lei 6299/2002, que flexibiliza registro de agrotóxicos, afetará saúde e meio ambiente, afirma MPF [Em nota técnica, Ministério Público Federal destaca inconstitucionalidades do projeto de lei que deve ser apreciado na Câmara dos Deputados na terça-feira (8)]

s/d - Greenpeace & Segura este abacaxi [Os agrotóxicos que vão parar na sua mesa]

s/d - Central Única dos Trabalhadores (CUT) & Cartilha "Agrotóxicos: Impactos na Vida e no Trabalho"

7-5-2018 - UOL & Propostas de projeto de agrotóxicos são inconstitucionais, afirma MPF...

7-5-2018 - Jornal do Brasil & Propostas de projeto de agrotóxicos são inconstitucionais, afirma MPF

7-5-2018 - Rede Brasil Atual & Fiocruz divulga nota contra aprovação do 'Pacote do Veneno' [Para o órgão do Ministério da Saúde, interesses econômicos não podem se sobrepor à defesa da vida. Outras entidades de saúde e direitos humanos também são contra o Pacote, que será votado nesta terça (8)]

7-5-2018 - Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e Pela Vida & Para Conselho Nacional dos Direitos Humanos, PL 6299/02 (Pacote do Veneno) banaliza uso de agrotóxicos no Brasil

6-5-2018 - Rede Brasil Atual & MPF aponta série de inconstitucionalidades no 'Pacote do Veneno' [Relatório do ruralista Luiz Nishimori, que deve ser votado nesta terça (8), ignora os efeitos à saúde e ao meio ambiente e permite o registro de produtos que causam câncer e malformações]

6-5-2018 - Viomundo & Bohn Gass desmascara Pacote do Veneno que bancada ruralista quer aprovar; assista!

4-5-2018 - Rede Brasil Atual & Conselho Nacional de Saúde recomenda veto ao 'Pacote do Veneno' [Para o órgão do Ministério da Saúde, projeto aumenta a permissividade e flexibilização do uso de agrotóxicos ao reduzir a atuação dos órgãos de saúde e meio ambiente, ampliando a competência do setor agrícola]

1-5-2018 - FarmIreland & EU nations back ban on insecticides to protect honey bees

30-4-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & União Europeia (UE) proibirá totalmente o uso externo de três agrotóxicos neonicotinóides [O uso externo será totalmente proibido e os agrotóxicos neonicotinóides imidaclopride, clotianidina e tiametoxame só poderão ser usados em estufas permanentes sem contato com as abelhas]

27-4-2018 - European Commission - Daily News & Protecting bees: EU set to completely ban outdoor use of pesticides harmful to bees

27-4-2018 - European Commission & Current status of the neonicotinoids in the EU [27 April 2018: Member States endorsed the Commission's proposals to completely ban the outdoor uses of the three active substances (...) The Commission will adopt the Regulations in the coming weeks]

27-4-2018 - Pesticide Action Network UK (PAN UK) & A win for all pollinators [Grat result for pollinators as ban on bee-toxic pesticides made permanent. The new restrictions amount to an almost complete ban since the three neonictoinoids in question – clothianidin, imidacloprid and thiamethoxam – are no longer allowed to be used on any crop that is grown outdoors. The only permitted use is for plants that are grown within a permanent greenhouse and spend their entire lifecycle, from germination to harvest, inside]

26-4-2018 - Rede Brasil Atual & Agricultura de SP tem apenas um fiscal para monitorar agrotóxicos [Sem monitoramento e com isenção de impostos que supera R$ 1,2 bilhão ao ano, produtos causam câncer e outros males e prejuízos incalculáveis ao SUS. Projeto quer proibir pulverização aérea]

19-4-2018 - De Olho nos Ruralistas & Agrotóxicos proibidos são apreendidos na BA em fazenda da gigante japonesa Agrícola Xingu [Empresa pertence à multinacional Mitsui, que teve uma receita de US$ 40 bilhões no mundo em 2017; um dos produtos interditados é o benzoato de emamectina, de uso controlado]

12-4-2018 - Greenpeace Brasil & Como os impostos moldam a nossa alimentação [O abismo de taxação entre alimentos industrializados e opções saudáveis, além das enormes isenções de impostos para os agrotóxicos, minam o direito de escolha do consumidor e afetam a saúde da população]

31-3-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & UE um passo mais perto da proibição total de três agrotóxicos tóxicos às abelhas [Agrotóxicos neonicotinóides à base dos ingredientes ativos clotianidina, imadaclopride e tiametoxam na mira da Autoridade Europeia de Normas Alimentares (European Food Standards Authority - EFSA). E no Brasil? E no Estado do Paraná?]

29-3-2018 - Sputnik & Agrotóxicos não são regulados de maneira satisfatória no Brasil, diz ex-gerente da Anvisa [Os alimentos que os brasileiros comem e o meio ambiente estão expostos a possíveis contaminações por agrotóxicos porque o Brasil não faz uma regulação eficiente do setor, afirma Luiz Cláudio Meirelles - pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e ex-gerente Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)]

27-3-2018 - Presidência da República/Segurança Alimentar e Nutricional & Sociedade civil quer reverter leis que isentam agrotóxicos e tributam comida de verdade

26-3-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) Agrotóxico paraquate: The Intercept Brasil denuncia "66 dias de lobby" ["A própria Anvisa mudou o seu parecer em fins de novembro, autorizando o uso do composto até 2020. Além disso, a agência suavizou textos que devem ser exibidos no rótulo do agrotóxico" — The Intercept Brasil]

26-3-2018 - The Intercept Brasil & 66 dias de lobby: Uma máquina de pressão fez a  Anvisa voltar atrás e liberar um perigoso agrotóxico [A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, proibiu no Brasil em setembro do ano passado, o uso de um agrotóxico chamado paraquate. O produto – popular nas lavouras como dessecante, uma técnica que acelera a maturação de plantas antes da colheita – provoca a morte em caso de intoxicação grave e está ligado ao aumento da incidência da doença de Parkinson. Um parecer da Anvisa já havia indicado a proibição, argumentando que “há plausibilidade científica da associação entre a exposição ao Paraquate e a Doença de Parkinson quando se considera, em conjunto, os indícios presentes nos estudos”. Ele foi reavaliado a pedido dos produtores do componente químico. Novamente, a proibição venceu]

22-3-2018 - El País & Brasileiros não sabem se tem agrotóxicos na água que bebem [O sistema nacional de monitoramento de água potável é vergonhosamente inadequado para detectar a ameaça de substâncias nocivas]

21-3-2018 - The Guardian & 'Catastrophe' as France's bird population collapses due to pesticides [Dozens of species have seen their numbers decline, in some cases by two-thirds, because insects they feed on have disappeared]

20-3-2018 - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) & Iniciado controle eletrônico do agrotóxico Paraquate [Controle do Paraquate e seus termos de responsabilidade serão feitos por sistema eletrônico a partir do dia 22 de março]

19-3-2018 - Ministério Público Federal (MPF) & Empresas que contaminaram 92 pessoas com uso irregular de agrotóxicos são condenadas por danos morais coletivos [Em 2013, alunos, professores e funcionários de escola rural em Rio Verde (GO) sofreram com os efeitos de pulverização aérea feita com agrotóxico proibido]

17-3-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & [Via Instituto Humanistas Unisinos/Adital] Uso de agrotóxicos. A falta de fiscalização e ética profissional aumentam os problemas [Confira entrevista com Juliano Ritter, Fernando da Silva e Alexandre Russini sobre a necessidade de redução do uso de agrotóxicos]

11-3-2018 - Rede Brasil Atual & Temer deixa de arrecadar pelo menos R$ 1,3 bi com isenções aos agrotóxicos [Setor que movimentou cerca de R$ 30 bilhões no ano recolheu em média 12% de ICMS e não paga nada de IPI. Além disso, cada dólar gasto com agrotóxico corresponde a R$ 1,28 com tratamentos de saúde]

9-3-2018 - The Intercept Brasil & Aprovação de agrotóxicos pode sair das mãos dos cientistas e parar no colo dos políticos [Governo federal e o Congresso podem acelerar uma fila silenciosa que afeta diretamente a saúde: o processo de liberação de agrotóxicos. A bancada ruralista tem como prioridade a votação de um Projeto de Lei que acaba com o poder de veto de órgãos técnicos como a Anvisa e o Ibama na aprovação dos componentes químicos]

8-3-2018 - Global Reasearch & Death and Extinction of the Bees [This article was originally published in March 2014]

8-3-2018 - G1 & Agrotóxicos podem causar câncer, apontam pesquisas [Estudos conduzidos por diversos órgãos de pesquisa alertam para risco de doenças. Curitiba tem Seminário Internacional sobre o tema & O Brasil já é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo: todo ano, consumimos o equivalente a mais de 7 litros de agrotóxicos por pessoa. Em alguns estados, como o Paraná, o índice é pior: chega a 8,7 litros de agrotóxicos por pessoa]

3-2-2018 - Instituto Humanitas Unisinos (IHU) & MPF solicita que Ministério da Agricultura disponibilize dados de comercialização de agrotóxicos no Brasil [O Ministério Público Federal (MPF) solicitou que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) disponibilize dados sobre a comercialização de agrotóxicos no Brasil. A procuradora regional da República na 3ª Região Fátima Borghi enviou ofício requerendo que informações referentes às vendas realizadas nos últimos dez anos, por tipo de cultura, possam ser consultadas pela população e interessados na página do órgão na internet]

2-3-2018 - Rede Brasil Atual & Metais pesados, hormônios e agrotóxicos estão na água que chega às torneiras [Análises apontam contaminação em amostras de fontes de abastecimento de SP, RJ, SC e CE, inclusive de água que passou por estação de tratamento. E as concentrações vão muito além do limite permitido]

28-2-2018 - Pesticide Action Network UK & One step closer to ban on three bee-toxic pesticides

28-2-2018 - European Food Safety Authority & Neonicotinoids: risks to bees confirmed [Most uses of neonicotinoid pesticides represent a risk to wild bees and honeybees, according to assessments published today by EFSA. The Authority has updated its risk assessments of three neonicotinoids – clothianidin, imidacloprid and thiamethoxam – that are currently subject to restrictions in the EU because of the threat they pose to bees]

23-2-2018 - Pesticide Action Network (PAN UK) & One step closer to ban on three bee-toxic pesticides

30-1-2018 - R7 & Agrotóxico, o perigo invisível: Brasil, o campeão no uso de agrotóxicos [Pesquisadora indica que a cada 2 dias e meio, uma pessoa morre no Brasil intoxicada por alguma substância da fórmula desses produtos]

29-1-2018 - Câmera Record & No primeiro episódio da websérie exclusiva, entenda com o agrotóxico causa problemas de saúde

2017 - Greenpace & Risques environnementaux des pesticides néonicotinoïdes

28-12-2017 - Rede Brasil Atual & Agrotóxicos fazem pássaros perder peso e o rumo em seus voos para se reproduzir  [Segundo pesquisas, os agrotóxicos que estão matando e alterando o fluxo migratório de diversas aves são os mesmos que exterminam abelhas no mundo todo, pondo em risco a reprodução vegetal]

20-12-2017 - Food & Water Watch & EPA Gives Monsanto an Early Holiday Present [Remember weedkiller and environmental nightmare, Roundup? EPA continues to argue that it does not cause cancer - dismissing concerns from independent scientists and mounting evidence suggesting otherwise]

18-12-2017 - Robyn O'Brien & The Roundup Revenue Stream: 2.6 Billion Pounds of Monsanto’s Glyphosate Sprayed on U.S. Farmland in 20 Years

18-12-2017 - Rede Brasil Atual & Para governo Temer, parceria com setor do agrotóxico para pesquisar abelhas é 'avanço' [Especialistas ouvidos pela RBA defendem pesquisas públicas e isentas, sem financiamento direto e a influência dos fabricantes de produtos relacionados à mortandade dos insetos que atuam na reprodução vegetal]

4-12-2017 Revista IHU On-line & Agrotóxicos: Atlas do envenenamento alimentar no Brasil ["Mais da metade dos agrotóxicos usados no Brasil hoje são banidos em países da União Europeia e nos Estados Unidos" analisa Luiz Marques, professor livre-docente do Departamento de História do IFCH /Unicamp]

5-12-2017 - Brasil de Fato & Agrotóxicos como arma química: a permanente guerra agrária no Brasil [Venenos agrícolas são usados como tática de guerra contra as comunidades quilombolas]

4-12-2017 - Brasil de Fato & Parlamentares brasileiros e o lobby da Syngenta [No dia 19 de setembro a Anvisa publicou um documento em que manifestou seu voto pela interdição do herbicida]

4-12-2017 - Brasil de Fato & Agricultura da morte: estudo mostra que produtos brasileiros têm alto nível de veneno [Países da União Europeia (UE) são os que mais compram produtos agrícolas com agrotóxicos do Brasil]

1-12-2017 - Justificando & Agrotóxicos: o setor econômico do veneno não dorme

29-11-2017 - The Guardian & Common pesticide can make migrating birds lose their way, research shows [The experimental study is the first to directly show harm to songbirds, extending the known impacts of neonicotinoids beyond insects]

28-11-2017 - Rede Brasil Atual & No Brasil, um continente de monoculturas banhado em agrotóxicos [Atlas da Contaminação 2017, de Larissa Bombardi, da USP, descortina toda a violência silenciosa no campo brasileiro, que intoxica bebês e crianças, causa câncer e outras doenças, malformações e morte]

27-11-2017 - Repórter Brasil & Agrotóxicos: Brasil libera quantidade até 5 mil vezes maior do que Europa [O debate sobre o uso de agrotóxicos ganhou um novo capítulo, e ele não é bom para o Brasil. Estudo inédito revelou o abismo que existe entre a legislação brasileira e a da União Europeia sobre o limite aceitável de resíduos na água e nos alimentos. A contaminação da água é o que mais chama a atenção, com a lei brasileira permitindo limite 5 mil vezes superior ao máximo que é permitido na água potável da Europa. No caso do feijão e da soja, a lei brasileira permite o uso no cultivo de quantidade 400 e 200 vezes superior ao permitido na Europa]

27-11-2017 - De Olho nos Ruraistas & Europa compra do Brasil comida produzida com agrotóxicos que ela proíbe [Atlas lançado na Geografia-USP mostra que país exporta alimentos com pesticidas banidos pela UE; 27 países importam café regado com 30 venenos que eles vetam]

24-11-2017 - MPA & Nem pop, nem tec: agro é crise

23-11-2017 - Brasil de Fato & Syngenta patrocina viagem de parlamentares ruralistas brasileiros à Suíça [Viagem ocorreu após proibição de uso no Brasil de substância produzida pela empresa transnacional]

21-11-2017 - Brasil de Fato & "O agronegócio está no governo, é o governo”, afirma engenheiro agrônomo [Governo Temer liberou Benzoato de Emamectina no país; Confira entrevista especial com o especialista Leonardo Melgarejo]

17-11-2017 - Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida & Ato de repúdio à bancada ruralista cancela reunião de parlamentares com governo suíço

17-11-2017 - Public Eye & Brazil bans paraquat – Switzerland supports Syngenta’s behind-the-scenes lobbying

13-11-2017 - Brasil de Fato & Em novo livro, jornalista Carey Gillam joga luz na batalha contra o agrotóxico [Entre os assuntos abordados, a autora faz uma análise dos perigos potenciais do glifosato e das iniciativas da Monsanto]

13-11-2017 & Brasil de Fato & Banimento do glifosato na Europa pode estar próximo [Caso não consiga uma reautorização de uso até 15 de dezembro, o agrotóxico será banido da União Europeia]

11-11-2017 - Rede Brasil Atual & 'Pacote do veneno' em doses homeopáticas: Anvisa libera agrotóxico perigoso [Em 2010, a própria agência rejeitou sua liberação por considerar "seus efeitos neurotóxicos e a existência de outros produtos já registrados e com menor toxicidade utilizados para o mesmo fim"]

9-11-2017 - DW & EU fails to agree on glyphosate license renewal [The European Commission has again hit a wall in renewing the approval for the weedkiller glyphosate. The vote comes after 18 months of agonizing over the controversial herbicide]

9-11-2017 - Greenpeace & Antes proibido, perigoso agrotóxico é liberado no Brasil [Benzoato de Emamectina, que tem efeitos neurotóxicos marcantes segundo a própria Anvisa, tem o registro aceito após pedido indefirido em 2010]

8-11-2017 - Brasil de Fato & Fim do Glifosato na Europa pode ser um marco histórico na luta contra os agrotóxicos

2-11-2-17 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Agrotóxicos na sua mesa: segura este abacaxi! [Greenpeace lança relatório sobre agricultura brasileira e novos testes de alimentos para mostrar como os agrotóxicos acabam na  mesa da sua família]

1-11-2017 - Diário Causa Operária & Latifundiários jogam agrotóxicos nas aldeias para atacar indígenas

1-11-2017 - Brasil de Fato & Metade dos alimentos no Brasil contém agrotóxicos, diz estudo do Greenpeace [Movimentos populares fazem campanha para aprovar a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNARA)]

31-10-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: o gravíssimo problema do agrotóxico paraquate [É inaceitável que a avaliação toxicológica do conhecidíssimo agrotóxico paraquate tenha se arrastado desde 2008! Este agrotóxico "foi produzido pela primeira vez, com propósitos comerciais pela Sinon Corporation, em 1961 para ICI, (atualmente pela Syngenta) e é hoje um dos herbicidas mais usados". Em uso há 56 anos, sua toxicologia — toxicodinâmica e toxicocinética — para os  seres humanos há muito tempo é amplamente conhecida]

30-10-2017 - Brasil de Fato & O Brasil proíbe o paraquat; o lobby prepara-se [A luta apenas começou, mas a decisão das autoridades brasileiras é um golpe duro para empresa suíça Syngenta]

30-10-2017 - Rede Brasil Atual & Alckmin abre mão de R$ 1,2 bilhão por ano para incentivar uso de agrotóxicos [O valor corresponde ao rombo no orçamento estadual em 2015. Desde 1995, agricultura e pecuária, que usam esses produtos, respondem por apenas 0,1% do ICMS arrecadado]

24-10-2017 - The Guardian & EU on brink of historic decision on pervasive glyphosate weedkiller [Glyphosate is found in 60% of UK bread and environmentalists welcome a ban but industry warn of uproar among farmers if herbicide is phased out]

23-10-2017 - Public Eye & Brasilien verbietet Paraquat – Lobby formiert sich [Ein wichtiger Entscheid in einem wichtigen Markt: Brasilien hat beschlossen, das Syngenta-Herbizid Paraquat aufgrund seiner gesundheitsschädigenden Wirkung zu verbieten – nach einer dreijährigen Übergangsfrist. Allerdings könnte das geplante Verbot verhindert werden, wenn bis dahin neue Studien die Behörden von der Unbedenklichkeit des Paraquat-Einsatzes überzeugen]

20-10-2017 - Rede Brasil Atual & Raquel Dodge considera que isenções fiscais aos agrotóxicos são inconstitucionais [Para procuradora-geral da República, ao conceder isenção às indústrias o Estado fomenta o uso de agrotóxicos e assim descumpre o dever constitucional de preservar a saúde e o meio ambiente]

20-10-2017 - BBC News & A emenda em projeto de lei que expõe Pantanal a avanço de agrotóxicos a hidrelétricas [Enquanto a Amazônia voltou às manchetes neste ano com idas e vindas do governo Michel Temer (PMDB) na extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), o Pantanal, patrimônio ambiental brasileiro, reconhecido pela ONU como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera, passa por um momento chave para seu futuro]

10-10-2017 - Civil Earts & Reporting on the World’s Most Controversial Farm Chemical [Veteran journalist Carey Gillam’s new book sheds light on the ongoing battle over glyphosate, the nation's most commonly used herbicide]

9-10-2017 - Rede Brasil Atual & Guerra da França ao glifosato deve acelerar aprovação do 'Pacote do Veneno' no Brasil [Fabricantes pressionam por medidas que permitam a desova de estoques encalhados. Entidades de saúde e de defesa do consumidor denunciam proposta de Medida Provisória que libere novos agrotóxicos]

6-10-2017 - De Olho nos Ruralistas & Agrotóxicos causam má-formação em bebês no Brasil e nos EUA, apontam estudos [Pesquisas mostram que tem aumentado risco de deformidades congênitas; abortos espontâneos no Paraná também estão relacionados ao uso de pesticidas]

5-10-2017 - The Guardian & Honey tests reveal global contamination by bee-harming pesticides [Neonicotinoid insecticides are found in 75% of global honey samples and half contain a cocktail of chemicals]

22-9-2017 - The Guardian & Assumed safety of pesticide use is false, says top government scientist [Damning assessment by one of the UK’s chief scientific advisers says global regulations have ignored the impacts of ‘dosing whole landscapes’ and must change]

29-9-2017 - Brasil de Fato & ANVISA proíbe o uso do agrotóxico paraquate; medida só valerá daqui 3 anos [Nos melhores casos, o contato com o veneno leva à morte rápida. Nos piores, leva à fibrose pulmonar e morte lenta]

29-9-2017 - Brasil de Fato & Projeto de Lei que institui política de redução de agrotóxicos está parado na Câmara [Movimentos populares e parlamentares de oposição criticam demora; criação de comissão depende de presidente da Casa]

23-9-2017 - Brasil de Fato & Mapa colaborativo identifica casos de contaminação por agrotóxicos no Paraná [Estado é o terceiro maior consumidor de venenos agrícolas do país]

20-9-2017 - Brasil de Fato & Paraquate é banido por ser mutagênico, "só que não" [A prova mais concreta e cristalina de que, para a Anvisa, os interesses econômicos estão acima da saúde da população foi dada ontem. Depois de 10 anos de reavaliação, a Anvisa finalmente concluiu que o Paraquat deve ser banido, a exemplo do que já ocorre no mundo inteiro. No entanto, mesmo concluindo que a substância apresenta riscos graves e irreversíveis para a saúde, a Anvisa decretou um período de 3 anos de phase-out, ou seja: o paraquat faz mal para a saúde, mas só daqui a 3 anos. Até lá, continuamos contando as vítimas]

12-9-2017 - Rede Brasil Atual & Agroecologia ainda é ignorada pela 'monocultura' da mídia [Mídia dedica 95% de seu espaço ao agronegócio e 5% a técnicas sustentáveis, dadas como "alternativas" ou "exóticas". Em congresso de agroecologia, pesquisadora destaca reportagens da RBA]

4-9-2017 - Stutnik & Para especialista, Monsanto não conseguirá provar sua inocência na morte de muitas pessoas [Monsanto, a empresa norte-americana que produz herbicida Roundup - recordista de vendas no mundo agrícola e supostamente cancerígeno - está lutando com a Organização Mundial da Saúde (OMS) pela sua reputação e pela possibilidade de não ser responsabilizada pelos danos que seus produtos já causaram]

3-9-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) &  Paraná: Associação entre malformações congênitas e o uso de agrotóxicos em monoculturas [Estudo confirma a relação de malformação ao consumo de agrotóxicos na região de Cascavel]

31-8-2017 - Le Monde Diplomatique & A chantagem das transnacionais em nome da segurança alimentar & A grande batalha em torno dos transgênicos na África [Preocupadas com o desenvolvimento de transgênicos no mundo, diversas entidades acusam as grandes fabricantes de sementes de crime ecológico. Em abril de 2017, elas condenaram simbolicamente a Monsanto em um tribunal popular organizado em Haia. Na África, os enfrentamentos entre os pró e os anti-transgênicos acabou de começar…]

29-8-2017 - Nature & Agricultural pesticide use and adverse birth outcomes in the San Joaquin Valley of California

21-8-2-17 - Catve & Confirmada relação de malformação ao consumo de agrotóxico em Cascavel [Pesquisa da FioCruz coloca a região com o maior número de casos no Paraná]

21-8-2017 - Scielo & Associação entre malformações congênitas e a utilização de agrotóxicos em monoculturas no Paraná, Brasil [Association between birth defects and the use ofagrochemicals in monocultures in the state of Paraná, Brazil]

10-8-2017 - De Olhos nos Ruralistas & Agrotóxicos impactam o sangue e afetam doadores, diz dissertação na USP [Estudo na Faculdade de Medicina da USP-Ribeirão diz que glifosato pode promover alterações hepáticas e levar a danos ao fígado e anemia]

9-8-2017 - Sustainable Pulse & Monsanto Admits Untested Roundup Herbicide Could Cause Cancer in Secret Court Documents [In secret internal Monsanto documents released last week by legal firms in the U.S. it was revealed how Monsanto scientists admitted that they were aware of the possible carcinogenic and genotoxic risk posed by their number one product, the glyphosate-based herbicide – Roundup]

3-8-2017 - De Olhos nos Ruralistas & MP que libera agrotóxicos "vai piorar o que já é ruim", diz pesquisadora da Fiocruz [Medida Provisória faz parte de acordo de Temer com ruralistas; Karen Friedrich a define como "uma temeridade"; Ibama aponta potencial cancerígeno]

31-7-2017 - Stupnik & Mel venenoso: 'ingrediente de Monsanto' está matando apicultura [O uso do polêmico herbicida glifosato em plantações de soja está causando dores de cabeça em outros setores agrícolas]

24-7-2017 - Viomundo & Para capturar os votos que podem salvá-lo, Michel Temer está disposto a envenenar ainda mais o Brasil

23-7-2017 - Rede Brasil Atual & Reportagens da série 'Envenenados' mostram efeitos nocivos dos agrotóxicos [Série especial com sete reportagens da Rádio Brasil Atual trata de casos emblemáticos envolvendo uso de substâncias, toleradas no Brasil, que afetam a saúde e o meio ambiente]

5-6-2017 - CartaCapital & Projeto de Lei cria "vazio legal" na legislação brasileira de agrotóxicos [O Projeto de Lei 3200/15, de autoria do deputado federal Luis Covatti (PP-RS), e o Pacote Veneno, que estão em tramitação na Câmara dos Deputados, alteram a legislação de agrotóxicos no Brasil em diversas esferas, como pesquisa, produção, comercialização, utilização e fiscalização, aumentando o consumo deste produto no mercado. Para especialista do Greenpeace, esses projetos refletem o modelo do agronegócio brasileiro]

25-4-2017 - Justificando & Agrotóxicos, violações de direitos e estado de exceção

24-4-2017 - Outras Palavras & Agrotóxicos: como o governo quer a liberação total [Reivindicada há muito pela indústria, MP  pode liberar “provisoriamente” venenos que, nos estudos experimentais, mostram indução do câncer, complicações hormonais, infertilidade, abortos e outras doenças gravíssimas]

13-4-2017 - Pesticide Action Network Europe & How many pesticides did you eat today? Plenty according to European Food Safety Authority

5-4-2017 – Brasil de Fato & Não existe controle do Estado sobre a venda de agrotóxicos no Brasil [Nesta segunda-feira (3), o jornal Valor Econômico noticiou nova queda no faturamento das empresas de agrotóxicos no Brasil. Fontes do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) afirmam que, em 2016, a venda de agrotóxicos rendeu US$ 9,56 bilhões, levemente abaixo dos US$ 9,6 bilhões recebidos em 2015. Mas o que será que este dado tem a nos revelar? Que uma avassaladora onda de consciência vem assaltando as mentes do agronegócio brasileiro e levando os fazendeiros a desistirem dos agrotóxicos e apostarem numa produção limpa? Difícil de acreditar…]

7-3-2017 - The Guardian & UN experts denounce 'myth' pesticides are necessary to feed the world [Report warns of catastrophic consequences and blames manufacturers for 'systematic denial of harms' and 'unethical marketing tactics'.The idea that pesticides are essential to feed a fast-growing global population is a myth, according to UN food and pollution experts. A new report, being presented to the UN human rights council on Wednesday, is severely critical of the global corporations that manufacture pesticides, accusing them of the "systematic denial of harms", "aggressive, unethical marketing tactics" and heavy lobbying of governments which has “obstructed reforms and paralysed global pesticide restrictions."]

7-3-2017 - Rede Brasil Atual & Mortandade de abelhas por agrotóxicos põe em risco produção de alimentos e biodiversidade [Mais do que produzir mel, elas são fundamentais na polinização de mais de 70% das culturas agrícolas, da flora e têm papel importante na preservação das matas e florestas]

2-3-2017 - Brasil de Fato & Estudo identifica agrotóxicos mais frequentes em alimentos consumidos no Brasil [Entre as substâncias autorizadas no país está o brometo de metila, utilizado como inseticida para o controle de pragas]

3-2-2017 & Rede Brasil Atual & Temer antecipa 'pacote do veneno' e proíbe Anvisa de se manifestar sobre agrotóxicos [Ministério da Agricultura assume controle das informações sobre venenos já registrados. Pasta dirigida por Blairo Maggi vai excluir Anvisa e Ibama e controlar sozinha registro de novos agroquímicos]

1-2-2017 - De Olho nos Ruralistas & Brasil é denunciado na OEA por negligência com trabalhadores intoxicados por DDT [Servidores buscam reparação pelo envenenamento por pesticidas usados contra vetores da malária, febre amarela e dengue]

16-1-2017 - Greenpeace Brasil & Agrotóxico ameaça vida das abelhas e de outros animais [Pesticidas à base de nicotina são grande risco não apenas às abelhas, ameaçadas de extinção, mas também para outros animais como borboletas, aves e insetos]

17-1-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Agrotóxicos como fenômeno social  [Existe um outro fenômeno social igualmente destrutivo: o uso e o comércio indiscriminado e irresponsável de agrotóxicos]

17-1-2017 - De Olho nos Ruralistas & Argentina: quando agrotóxicos envenenam e matam crianças [Família indígena entra na Justiça contra pulverizações em plantações de tomate que levaram à morte um menino de 4 anos e deixaram menina de 5 anos em coma]

17-1-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Agrotóxicos como fenômeno social [Existe um outro fenômeno social igualmente destrutivo: o uso e o comércio indiscriminado e irresponsável de agrotóxicos]

16-1-2017 - Greenpeace Brasil & Agrotóxico ameaça vida das abelhas e de outros animais [Pesticidas à base de nicotina são grande risco não apenas às abelhas, ameaçadas de extinção, mas também para outros animais como borboletas, aves e insetos]

31-10-2016 - De Olho nos Ruralistas & Intoxicações por agrotóxico quadruplicam no Sudeste; donas de casa estão entre principais vítimas [Pesquisa do Ministério da Saúde revela: volume de veneno por área plantada aumenta a passos largos no país, assim como o de pessoas intoxicadas; De Olho publica série com dados por região]

2-7-2016 - Outras Palavras & Um Atlas de nossa agricultura envenenada [Professora da USP produz primeira série de mapas sobre uso, abuso e tragédias relacionadas aos agrotóxicos no Brasil. Dados demonstram: alternativa é rever modelo baseado no agronegócio] 

16-6-2016 - Nexo & Agrotóxico: de salvador da lavoura a aliado incômodo

29-4-2016 - Revista IHU On-line & Brasil: líder mundial no uso de agrotóxicos [Além de permitir o uso de pesticidas proibidos em outros países, o Brasil ainda exonera os impostos dessas substâncias]

2-4-2015 - Reuters Investigates & Why Brazil has a big appetite for risky pesticides [In this farming superpower, agricultural chemicals - including paraquat – face lax regulation. And in the rural northeast, rampant use has led to sickness and violence]

27-1-2015 Revista IHU On-line & A fragilidade da Anvisa e o uso indiscriminado de agrotóxicos no Brasil [Entrevista especial com Victor Manoel Pelaez Alvarez & “As agências reguladoras estão em fase de desmanche. Isso faz com que o modelo de regulação e controle seja inviabilizado”, destaca o pesquisador]

2015 - Dossiê ABRASCO: Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na Saúde

16-7-2013 & European Commission & Bee Health: EU takes additional measures on pesticides to better protect Europe’s bees

s/d - Associação Paulista de Apicultores Criadores de Abelhas Melíficas Europeias (APACAME) & Um alerta sobre os prejuízos causados pelos pesticidas na apicultura e meliponicultura no Brasil

18-4-2012 - EPSJV & Fiocruz & Agrotóxicos: um mercado bilionário e cada vez mais concentrado [Seminário realizado na Anvisa mostra o processo de concentração da produção e comercialização de insumos agrícolas. Pesquisador alerta para risco à  soberania nacional]