Afisa-PR
A PSA mostra o seu potencial destrutivo na República Dominicana
E aqui os neoliberais se movem para privatizar a fiscalização agropecuária (ainda) pública!
As a clearer picture emerges about the seriousness of the African #Swine Fever situation in the Dominican Republic, 1 conclusion stands. Up until now, the country’s smaller #pork producers are hit hardest.
— PigProgress.net (@PigProgress) August 6, 2021
Read more ⏩ https://t.co/SqD3LADDNz#PPA #ASF #ASP #AVP #biosecurity pic.twitter.com/Ergspz22f4
Conforme uma notícia do portal Pig Progress, a fiscalização agropecuária da República Dominicana solicita que os agricultores evitem fazer e compartilhar filmagens e fotos sobre a PSA.
No entanto, as cenas que são flagradas na República Dominicana são idênticas às de países da Ásia e da Europa Oriental igualmente afetados pela terrível doença. Suínos doentes amontoados, mortos dentro e fora de criações, máquinas removendo carcaças ou cavando covas, muitas pessoas usando equipamentos de proteção individual e, claro, o desespero dos agricultores que perdem sua fonte de renda.
A pergunta que não quer calar: e se terrível doença aparecer e encontrar moleza, facilidade, ou seja: encontrar uma "fiscalização" (que deveria ser mantida integralmente pública e atividade exclusiva de estado) privatizada, sob "autocontrole"?
Ora, já adiantamos que se isso acontecer não é/será problema nosso! Isso é/será um problema político e econômico exclusivo dos governos [sic!] neoliberais e do seu fiel aliado agro$.
#AfricanSwineFever confirmed on two Dominican Republic pig farms https://t.co/7OdhTMHHmY#pig #pigs #pignews #agriculture #agriculturenews #farmnews #farm #farming #animals #animalnews pic.twitter.com/h1FoZPqPPh
— The Pig Site (@thepigsite) July 30, 2021
O governo deve estar preparado para enfrentar "o pior da história"
Uma notícia do Diario Libre informa que um dos maiores agricultores de suínos da República Dominica alertou que
o governo tem que se preparar para enfrentar o pior da história, porque quando a peste suína africana entrou há 79 anos, eram 3 ou 4 suínos e agora são criações que têm muito investimento em genética e em biossegurança.
ASF in the Americas is no science fiction at all https://t.co/GQPfzFWk8l
— Afisa-PR (@AFISAPR) August 11, 2021
O agricultor dominicano definiu a PSA como "devastadora", devido à sua capacidade de se disseminar nas pequenas e médias criações com pouca biossegurança, e aniquilar completamente os animais de criação suscetíveis.
Modificado em 15-8-2021 em 10:18
Matérias relacionadas:
29-7-2021 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Após quase 40 anos a mortal PSA retorna ao Continente Americano [Os casos foram detectados pelo programa de vigilância cooperativo entre os estadunidenses e a República Dominicana]
10-9-2020 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Mortal vírus da PSA na Alemanha [Ministra do BMEL alemão confirma a presença do vírus da peste suína africana no Estado de Brandemburgo]
29-2-2020 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & O intercâmbio com a Voivodia da Grande Polônia de um país com surtos de PSA [A peste suína africana (PSA) é uma grave ameaça e se dissemina mundo afora; não obstante, o governo Ratinho Junior intenciona renovar uma cooperação técnica que visa intensificar presença no Paraná (com um rebanho de 41,4 milhões de suínos) de comitivas de um país com surtos desta mortal doença para os suínos]