Afisa-PR

Segurança alimentar: o vírus Sars-CoV-2 e o transporte entre países de alimentos congelados

Um epidemiologista chinês alertou que o vírus Sars-CoV-2 é particularmente resistente ao frio e pode sobreviver por meses a -4°C e por 20 anos a -20°C. Resistente ao congelamento, o vírus Sars-CoV-2 tem potencial para ser disseminado pelo transporte entre países de alimentos congelados 

 

Uma pesquisa epidemiológica em fase inicial revelou que a cepa de Sars-CoV-2 encontrada no mercado atacadista de alimentos de Xinfadi que assolou a capital Pequim é originária da Europa, porém, ela é mais antiga que o atual coronavírus europeu.

 

 

Pesquisas preliminares permitiram a  datação dessa cepa, conforme Zhang Yong, diretor assistente do Instituto Nacional para Controle e Prevenção de Doenças Virais (CDC, na sigla em inglês, National Institute for Viral Disease Control and Prevention), conforme a notícia China's CDC experts investigate Xinfadi market three times, announce groundbreaking virus tracing discovery (por Zhao Yusha) do Global Times de 19 de junho de 2020.

A epidemiologia genômica é um dos principais métodos utilizados para determinar a vida útil do vírus. "Precisamos primeiro sequenciar todo o genoma, antes de reunir todos os diferentes vírus para ver qual vírus sofreu mais mutações; ou seja, o vírus com mais mutações normalmente sugere que é o mais atual, enquanto aquele com menos mutações é o mais próximo do vírus original". Os vírus descobertos no mercado de Xinfadi "são muito mais antigos o que indica que eles circularam por um longo período em comparação com os vírus descobertos mais recentemente" e "que alguns cálculos ainda precisam ser concluídos por modelos matemáticos", disse Liu Jun, pesquisador do CDC.

Os virologistas chineses concluíram que é possível que o vírus Sars-CoV-2 não sofra mutação durante sua viagem, visto que pode ser embalado junto com os alimentos congelados mantidos em câmaras frias durante o transporte.

Desde o segundo surto no agora fechado mercado de Xinfadi, em três oportunidades os virologistas chineses o investigaram — em 14, 15 e 17 de junho — para agora anunciarem as novas descobertas.  

Inicialmente mais de 200 amostras foram coletadas de alimentos do mercado de Xinfadi, incluindo swabs em salmões, e muitas dessas amostras deram positivo para o novo coronavírus. Na segunda investigação, os virologistas chineses coletaram amostras a uma distância de dois quilômetros do mercado, com muitas amostras positivo para o vírus Sars-CoV-2. A terceira investigação se voltou especificamente para o sistema de água do mercado de Xinfadi, incluindo os locais onde eram mantidos os salmões.

"Tantas amostras positivas sinalizam que este local estava seriamente contaminado pelo vírus", disse Wu Guizhen, secretário do CDC ao jornal da Comissão Central de Inspeção Disciplinar (CCDI, na sigla em inglês, Central Commission for Discipline Inspection) do Partido Comunista da China (PCCh).

O pesquisador do CDC, Liu Jun, que também trabalhou na descoberta do Sars-CoV-2 no mercado de Huanan na cidade de Wuhan, considerado o marco zero do novo coronavírus, disse que "agora existem algumas especulações sobre como esse vírus chegou a Pequim". Os alimentos (peixes, frutos do mar etc.) podem ter sido os  responsáveis pelo surto na capital Pequim depois de terem sido transportados para o mercado de Xinfadi através da cadeia frigorífica. Outra possibilidade aventada é que uma pessoa infectada entrou no mercado e disseminou a Covid-19 para outras pessoas. Jun disse que "adivinhou onde o vírus poderia ter aterrissado", por isso, testaram primeiro as tábuas de cortar carne e os balcões, que são facilmente contaminados.

Jun disse que a "coleta de amostras é uma etapa vital no rastreamento do vírus", observando que diferentes amostras com resultado positivo podem levar a diferentes conclusões. Por exemplo, se o vírus for encontrado em alimentos com embalagens lacradas, isso prova que o vírus foi transportado para o interior do mercado através da cadeia frigorífica; se os alimentos estiverem fora das suas embalagens originais, isso pode levar a uma outra conclusão.

 

Ambientes frios e úmidos são favoráveis ao Sars-CoV-2

Liu Jun, que investigou o controverso mercado de alimentos de Wuhan por mais de 20 vezes e o mercado de Xinfadi por três vezes, disse que seus ambientes frios e úmidos são ideais para a sobrevivência e disseminação do novo coronavírus.

O epidemiologista chinês Li Lanjuan alertou que o vírus Sars-CoV-2 é particularmente resistente ao frio e pode sobreviver por meses a -4°C e por 20 anos a -20°C. Esse resistência explica porque esse vírus foi várias vezes encontrado nos mercados úmidos que foram investigados e porque esse vírus pode ser disseminado pelo transporte entre países de alimentos congelados.

Porém, não se pode chagar à conclusão de que o mercado úmido foi a origem do vírus apenas porque neste ocorreu um surto, disse Lanjuan. "O surto de Pequim nos oferece a oportunidade de reexaminar nossa especulação anterior de que o vírus teve origem na vida selvagem, porque, diferentemente do mercado úmido de Wuhan, é pequena a possibilidade de que a vida selvagem tenha causado o último surto de Pequim".

 

Sars-CoV-2 habitou o mercado de Xinfadi por um bom tempo  

"As grandes quantidades de amostras do mercado de Xinfadi com resultado positivo" indicam que o vírus habitava esse local há algum tempo. "Se o vírus tivesse acabado de chegar à cidade — um curto período de tempo — talvez não houvesse tantas amostras com resultado positivo; precisamos de mais dados antes de uma decisão final sobre sua origem", disse Zhang Yong, diretor assistente do CDC.

Gao Fu, diretor do CDC, disse que o recente surto de Pequim provavelmente não ocorreu no final de maio ou no início de junho, mas provavelmente começou a se espalhar um mês antes. "Nesse surto específico, muitos casos assintomáticos ou leves foram detectados, e é por isso que o [do mercado de alimentos de Xinfadi] ambiente tinha uma quantidade tão grande de amostras com resultado positivo".

A possível interação entre o Sars-CoV-2 e os alimentos congelados importados-exportados

Em relação à primeira transmissão do vírus para a China, há várias possibilidades em discussão. "Por exemplo, o vírus pode ter permanecido em alimentos congelados importados e não sofreu mutação devido à conservação e transporte em ambiente de congelamento, desde o exterior até a China", disse Yong. 

Também é possível que o vírus estivesse oculto em ambientes escuros e úmidos do mercado de Xinfadi, que não tivessem sido adequadamente desinfetados e esterilizados, antes que infectasse os moradores locais, causando sua lenta evolução. "No final, o que constatamos é que esse vírus está mais próximo do antigo vírus europeu", disse Yong.

 

 

A investigação epidemiológica e o big data poderão encontrar as conexões entre os casos, mas também poderão não determinar quais indivíduos disseminaram o vírus. "Esperamos que, através de testes de laboratório e análise da sequência do genoma, possamos identificar as rotas de transmissão", disse Yong.

O CDC da China assume a liderança "no estabelecimento de um sistema nacional de monitoramento e rastreamento de vírus baseado em todo o genoma viral, de modo a lidar com os atuais problemas associados à rastreabilidade do vírus, um assunto profundamente relacionado à segurança nacional", disse Yong. Assim sendo, segundo o Global Times, os cientistas chineses trabalham dia e noite para descobrir exatamente como um antigo vírus europeu pode ter chegado ao mercado de alimentos de Xinfadi na capital Pequim.

 

Novo surto da Covid-19: China intensifica sua fiscalização de produtos de origem animal

Conforme a notícia China steps up checks on meat, seafood after COVID-19 cases in market da Reuters de 15 de junho de 2020, várias províncias chinesas estão intensificando a fiscalização de produtos de origem animal e de frutos do mar frescos e congelados, incluindo produtos importados, após um novo surto de infecções por coronavírus vinculado a um mercado de alimentos em Pequim.

 

 

 

 

A intensificação da fiscalização provoca "receios de possíveis atrasos no manuseio de cargas ou até mesmo suspensões temporárias nas importações".

A China é a maior compradora de carne do mundo, com quase 4 milhões de toneladas importadas neste ano.

 

Efeito Orloff (eu sou você amanhã)...

Conforme a notícia Global report: China suspends US poultry imports from Covid-19-affected business [WHO reports record daily increase in coronavirus cases; Beijing doubles its daily coronavirus testing capacity to identify cluster-related cases] (por Alison Rourke) do The Guardian de 22-6-2020, a China suspendeu as importações de carne de frango de um frigorífico da Tyson em Arkansas, EUA, cujos trabalhadores foram atingidos pela Covid-19. Enquanto isso, os responsáveis chineses lutam para controlar um surto desta doença na capital Pequim.

 

 

 

As importações de carne de frango dos EUA para a China aumentaram desde que Pequim suspendeu em novembro (2019) uma proibição de quase cinco anos.

Os responsáveis chineses intensificaram a fiscalização de alimentos importados depois que novos surtos do novo coronavírus foram vinculados a um mercado atacadista de alimentos em Pequim há pouco mais de uma semana. 

Os responsáveis chineses, na semana passada, começaram carne, frutos do mar e produtos frescos e alguns portos de entrada estavam abrindo todas as embalagens de carne para realizar testes de detecção para o novo coronavírus.

Na sexta-feira (19), a alfândega pediu aos exportadores de alimentos que assinassem uma declaração de que seus produtos não estão contaminados pelo novo vírus.

 

Compradores chineses querem garantia para embarques de soja livres do novo coronavírus

De acordo com a notícia Exporters say China soy buyers want guarantee of coronavirus-free cargoes (Dominique Patton, Karl Plume) da Reuters de 23 de junho de 2020, os compradores de soja da China estão pedindo aos exportadores "que assinem uma declaração garantindo que suas cargas não estão contaminadas com o novo coronavírus", disseram nesta terça-feira (23) setores da indústria de soja dos EUA, Brasil e Canadá.

 

 

A China está tentando evitar qualquer risco de novas infecções por Covid-19 causadas por produtos agrícolas importados, "pois toma medidas agressivas para conter um recente aumento nas infecções por coronavírus vinculado a um grande mercado atacadista de alimentos" na capital Pequim.

A maioria das autoridades internacionais dizem "que não há evidências de que o coronavírus possa ser transmitido dos alimentos para as pessoas".

Dois traders que atuam na exportação de soja disseram à Reuters que suas empresas "não responderam à solicitação e estão procurando os responsáveis federais da agricultura ou grupos mais amplos do setor em busca de uma resposta unificada".

O departamento e os ministérios da agricultura, respectivamente, dos EUA, Brasil e Canadá "não responderam aos pedidos de comentários" da Reuters.

Na semana passada, exportadores de carne e de frutas disseram que a Administração Geral das Alfândegas (General Administration of Customs) da China pediu que assinassem declarações que garantissem a segurança de seus embarques à China.

Segundo a notícia Brazil soy exporters cannot promise China coronavirus-free cargos, ANEC says (por Ana Mano) da Reuters de 25 de junho de 2020, os exportadores brasileiros de grãos não devem dar à China a garantia solicitada de que suas cargas estão livres do novo coronavírus, pois isso exigiria testes extensivos, de acordo com a ANEC, uma associação que representa os comerciantes brasileiros.

 

 

A resposta à solicitação da China dos exportadores brasileiros enfatizará "que não há evidências de que o coronavírus possa ser transmitido por alimentos", disse um diretor da ANEC, durante uma exposição realizada pela internet.

Os membros da ANEC incluem a Cargill [CARG.UL], sediada nos EUA, e a chinesa Cofco [CNCOF.UL], assim como muitos dos principais comerciantes de commodities agrícolas do mundo.

A China é a maior compradora de soja do mundo e deve importar cerca de 94 milhões de toneladas na safra 2019/20, principalmente do Brasil e dos Estados Unidos.

A soja importada é esmagada para produzir farelo de soja para alimentar animais.

 

A recente solicitação da China pelas declarações de livre de coronavírus se aplica para os exportadores de todo o mundo e a todos os produtos agrícolas alimentícios

Segundo a notícia Canadian exporters should value China market amid pandemic1 do Global Times de 23 de junho de 2020, a China intensificou sua fiscalização agropecuária e práticas quarentenárias contra a importação de produtos agrícolas, após o último surto de coronavírus na capital Pequim. Uma investigação levada a cabo pelos responsáveis chineses constatou no mercado de alimentos de Xinfadi que uma tábua utilizada no corte de salmão importado testou positivo para o novo coronavírus. Com os riscos em torno da possível contaminação de produtos agrícolas pelo novo coronavírus, "foi razoável e necessário que o governo da China impusesse fiscalizações mais rigorosas para garantir a saúde e a segurança do povo chinês".

 

 

Lagostas canadenses exportadas para a China — Os exportadores canadenses de lagosta para a China estão sob pressão, pois além de experimentaram um declínio acentuado das suas exportações devido à pandemia, agora a China solicita declarações de produtos agrícolas alimentícios livres de coronavírus. Alguns exportadores canadenses se recusaram a oferecer as declarações solicitadas pela China. A medida canadense levantou "preocupações com conflitos comerciais" entre ambos países.  

Para países como o Canadá, "que exportam grandes quantidades de produtos agrícolas para a China todos os anos, a opção racional seria garantir a segurança alimentar das suas exportações" em conformidade com os requisitos aduaneiros da China. "Isso deve ser feito por meio de informação e colaboração eficientes", com o propósito de "garantir procedimentos aduaneiros mais suaves".  

A recente solicitação da China pelas declarações de livre de coronavírus se aplica para os exportadores de todo o mundo e a todos os produtos agrícolas alimentícios — Os importadores e clientes chineses estão mais cautelosos com a importação e consumo de produtos agrícolas alimentícios de outros países, "uma vez que aumentaram as preocupações" relacionadas à possível contaminação de alimentos pelo novo coronavírus. A medida tomada alivia as preocupações dos importadores e dos clientes chineses. Em outras palavras, a solicitação das declarações de livre de coronavírus acaba por beneficiar os próprios exportadores, pois permite o aumento das exportações para a China. 

Ao mesmo tempo que a China mantém rigorosas medidas de prevenção contra novos surtos de coronavírus o seu mercado importador gradualmente se abre para produtos agrícolas de todo o mundo. "Aproveitar as oportunidades" oferecidas pelo "mercado importador chinês contribuirá não apenas para as receitas" dos setores prejudicados pelos bloqueios causados pela pandemia, "mas também ajudará a economia global" que precisará se recuperar como um todo. 

Com relação à lagosta canadense exportada para a China, o Canadá fará uma "escolha que servirá fundamentalmente aos seus interesses nacionais essenciais", pois "trabalhar com a China foi e será comprovadamente uma decisão historicamente sábia". Eventualmente, "neste momento crítico de virada histórica, ajudará o Canadá a aumentar sua influência e presença" no mundo.

Cooperação bilateral — A notícia do Global Times trouxe como alerta final que "o tempo nunca espera" e "uma decisão prolongada" traduzirá a perda de mais oportunidades e gerará mais incertezas, e isso "obscurecerá  o cenário de cooperação bilateral” entre a China e o Canadá.

Um alerta mais do que claro para todos os países exportadores de produtos agrícolas alimentícios para a China.


Segurança alimentar: os alimentos e o novo surto de Covid-19 em Pequim

De acordo com a notícia Beijing's coronavirus outbreak do South China Morning Post (por Han Huang) de 24 de junho de 2020, o período de 55 dias transcorrido na capital Pequim sem nenhum novo caso de transmissão local de Covid-19 foi interrompido em 11 de junho. Os responsáveis chineses confirmaram que havia 256 casos locais entre 11 e 23 de junho. É relatado que o vírus se espalhou de Pequim para quatro outras províncias da China continental.

 

 

O epicentro do novo surto — O mercado de Xinfadi é um atacadista de alimentos no Distrito de Fengtai. Esse mercado foi identificado como o centro do surto, após a detecção do novo  coronavírus nas tábuas usadas para cortar a carne importada de salmão, embora seja improvável que o próprio peixe (vivo) seja o responsável pela transmissão da doença. O salmão que era vendido no mercado atacadista de Xinfadi veio do mercado Jingshen, a cerca de 10 km de Xinfadi.

Xinfadi é o maior mercado atacadista da Ásia, com mais de 2.000 barracas vendendo de tudo, de carnes e frutos do mar a frutas e legumes, o mercado é responsável por 80% dos alimentos frescos vendidos em Pequim, segundo a imprensa estatal. A estação rodoviária de longa distância de Xinfadi fica ao lado desse mercado.

Recentemente, houve outros casos de Covid-19 atribuídos a mais dois mercados de alimentos em Pequim. Ambos, no entanto, são muito menores que o mercado de Xinfadi.

Alastrando-se por 112 hectares, o mercado de Xinfadi é equivalente em tamanho a 157 campos de futebol e 22 vezes maior que o mercado de Huanan na cidade de Wuhan, considerado o marco zero do novo coronavírus. Segundo o governo municipal de Pequim, em 2020, cerca de 15.000 pessoas visitam o mercado por dia e 3.000 caminhões fazem entregas diárias de alimentos.

Felizmente, a resposta ao mais recente surto de coronavírus de Pequim foi rápida e eficaz e a situação será controlada, de acordo com os especialistas chineses. O acesso às áreas infectadas é estritamente controlado e estão em andamento testes em massa para a detecção da Covid-19.

 

Mercado de Xinfadi: área de carne bovina e ovina classificada como de risco extremamente alto

De acordo com a notícia Xinfadi's beef and lamb market labelled as 'extremely high risk area' do Global Times de 28 de junho de 2020, um total de 102 de todos os 311 casos confirmados em Pequim estava relacionado ao mercado de carne bovina e ovina de Xinfadi, portanto, a área foi classificada por especialistas em saúde como de risco extremamente alto, com mais 14 dias (totalizando 28 dias) de quarentena às pessoas que estão conectadas ao mercado e,  especialmente, à área designada como de risco extremamente alto.

Isso despertou preocupação dos consumidores chineses sobre se a carne bovina e ovina, como a de salmão, se tornarão as próximas "carnes não comestíveis".

Todos os 25 novos casos encontrados na sexta-feira (26) e no sábado (27) são de pessoas em quarentena coletiva, disse o vice-chefe do distrito de Fengtai, em Pequim, onde o mercado Xinfadi está localizado. Os 23 casos que foram encontrados no MGM International Hotel estão relacionados à seção de carne bovina e ovina no mercado de Xinfadi.

O distrito de Fengtai, em Pequim, prometeu realizar testes de ácido nucleico e de anticorpos séricos em pessoas em quarentena coletiva.

Essa decisão logo despertou preocupação entre os moradores locais sobre se a carne bovina e ovina ainda são comestíveis.  "O vírus vem do salmão ou da carne bovina e ovina? São necessários mais detalhes", insistiu um usuário do Sina Weibo

 

Reuters: testes em massa nos frigoríficos da JBS e da BRF em Dourados (MS) revelaram mais de 1.000 casos de Covid-19

A notícia Mass testing at JBS, BRF plants in Center West Brazil town reveals more than 1,000 COVID-19 cases (por Ana Mano) da Reuters de 3 de julho de 2020, informa que testes em massa de trabalhadores da indústria da carne revelaram um surto de novas infecções por coronavírus em frigoríficos operados pela JBS S. A. e pela rival BRF S. A. na cidade de Dourados (MS), disseram promotores do Ministério Público do Trabalho (MPT) à Reuters nesta sexta-feira, citando dados dos próprios frigoríficos.

 

 

Cerca de 1.075 trabalhadores de um frigorífico de carne suína da JBS em Dourados (MS) apresentaram resultado positivo para a Covid-19 (a partir de 1º de julho), representando 30% do total de testes processados, revelaram os dados. Cerca de 73 trabalhadores de um outro frigorífico de carne de frango da eram positivo em uma fábrica de frangos da BRF na mesma cidade, onde essa empresa emprega cerca de 1.500 pessoas, de acordo com os dados obtidos pela reportagem da Reuters.

 

Indústria da carne: China emite diretrizes internas para controle da Covid-19

Segundo a notícia China's NHC issues coronavirus control guidelines on meat processing firms (por Hallie Gu e Tom Daly; escrita por Shivani Singh; edição por Alex Richardson e Christian Schmollinger) da Reuters de 23 de julho de 2020, a Comissão Nacional de Saúde (NHC, na sigla em inglês, National Health Commission of the People's Republic of China) emitiu na última quinta-feira (23) diretrizes  que exigem que sua indústria da carne esteja livre do vírus SARS-CoV-2 que causa a Covid-19.

As diretrizes da NHC da China surgem depois que este país suspendeu suas importações de vários fornecedores em virtude de uma série de surtos de Covid-19 entre os trabalhadores de frigoríficos localizados nos continentes europeu e americano.

 

 

Pelas diretrizes da NHC, a indústria da carne deve possuir certificados de testes de ácido nucléico de diagnóstico para o novo coronavírus, além de outros certificados e registros de fiscalização, além de um "mecanismo completo de rastreabilidade" dos animais que são abatidos e industrializados.   

"Os locais de trabalho, incluindo os de abate, corte de carne, armazenamento e empacotamento são em sua maioria ambientes fechados, com baixa temperatura e densamente [com trabalhadores] povoados, onde o risco de propagação do vírus é bastante alto", disse a NHC.

O NHC também solicita que os frigoríficos locais realizem processos regulares e completos de limpeza e esterilização de todos os locais envolvidos, incluindo a criação de animais, abate, empacotamento e armazenamento a frio. Os animais a serem abatidos devem ser procedentes de áreas não epidêmicas, disse a NHC, porém, sem informar quais são os países "não epidêmicos".

Os frigoríficos localizados em áreas de médio e alto risco de disseminação da Covid-19 devem coletar cinco amostras do ambiente de trabalho, respectivamente, em frigoríficos (abate, corte e empacotamento), para a realização dos testes com ácido nucléico, enquanto aqueles localizados em áreas de baixo risco de disseminação devem adotar idêntico procedimento pelo menos uma vez por semana, de acordo com a NHC.

 

China detecta o SARS-CoV-2 em embalagens com camarões congelados 

Conforme a notícia Detectan coronavirus en un empaque de camarones congelados importados desde Ecuador en un restaurante en China da RT de 12 de agosto de 2020, uma fiscalização governamental de rotina em um restaurante na cidade de Wuhu, na província oriental de Anhui, encontrou o novo coronavírus em embalagens com camarões congelados importados do Equador.    

De acordo com uma notícia da Reuters, esse restaurante tinha armazenado os camarões em um freezer desde que os comprou.

 

 

No restaurante, trabalhadores e alimentos foram testados e os resultados foram negativo; bem como trabalhadores de uma empresa atacadista de camarão.

Segundo uma outra notícia da Reuters, um dia antes, em Yantai, uma cidade na província de Xantum foi relatado que o vírus SARS-Cov-2 foi encontrado em uma embalagem de mariscos congelados importados, embora a origem não fosse precisa.

Segundo uma notícia do Undercurrent News, vários veículos de imprensa como Reuters, Bloomberg, China Daily e Xinhua News informaram que amostras retiradas das embalagens de camarões congelados "deram positivo para o novo coronavírus", quando a Administração Geral da Alfândega da China (GACC, na sigla em inglês, General Administration of Customs People's Republic of China) anunciou as descobertas de contaminação pela primeira vez em 10 de julho passado.

 

______________

Artigo do Global Times compilado com base em uma entrevista com Pan Xiaoming, pesquisador do Instituto de Estudos Internacionais de Xangai (SIIS, na sigla em inglês, Shanghai Institute for International Studies). 

Modificado em 12-1-2021 em 07:42

 

Matérias relacionadas:

19-4-2021 - Sputnik & Impacto global das denúncias de Rússia e China sobre produtos do Brasil preocupa especialistas [Rússia e China levantaram preocupações distintas sobre produtos importados do Brasil apontando excesso de agrotóxicos e a presença do novo coronavírus. Sobre o imbróglio internacional, a Sputnik Brasil ouviu dois estudiosos sobre agronegócio, que explicaram as nuances do problema. Conforme publicou o jornal Valor Econômico no domingo (18), as embaixadas do Brasil na China e na Rússia informaram ao Ministério das Relações Exteriores brasileiro que foram detectados problemas em alimentos exportados para russos e chineses, que apontam "falta de controle" em relação aos produtos vindos do Brasil. (...)]

18-4-2021 - Diário do Nordeste & China e Rússia fazem queixas de agrotóxico e coronavírus em carne e soja exportadas pelo Brasil [Nos telegramas, as duas embaixadas disseram que os órgãos de fiscalização da Rússia e da China pediram providência ao Mapa]

30-12-2020 - Sputnik & China pede a exportadores, incluindo o Brasil, para desinfetarem carne embalada da COVID-19 [A Associação da Carne da China (CMA, na sigla em inglês) disse que os países que exportam carne têm a responsabilidade de evitar a contaminação pelo novo coronavírus tanto no interior como no exterior dos contêineres. Países que exportam carne à China precisam de redobrar esforços na desinfecção dos produtos, anunciou na terça-feira (29), um representante da indústria no país asiático, citado pela agência Reuters. (...) O contato com embalagens contaminadas pode levar a infecções em humanos, de acordo com a Associação da Carne da China. (...)]

7-12-2020 - RT & Un diario chino sugiere que el covid-19 se introdujo en el país asiático a través de carne importada [La enfermedad, que se cree se originó en un mercado de Wuhan, ya se ha cobrado la vida de más de un millón y medio de personas en todo el mundo. El diario chino The Global Times ha sugerido que el covid-19, que ya ha se ha cobrado la vida de más de un millón y medio de personas en todo el mundo, entró en el país asiático a través de carne importada, según un artículo publicado este domingo en dicho medio de comunicación. "No se puede descartar la posibilidad de que el coronavirus se haya transmitido de los productos de la cadena de frío a Wuhan, o más específicamente, al mercado húmedo de Huanan, donde la venta de productos congelados alguna vez fue frecuente", reza el texto. The Global Times asegura que "desde hace meses los crecientes brotes de covid-19 en China se han relacionado con productos congelados importados e incluso contenedores de envío, ya que los países occidentales enfrentan el embate de una nueva ola de contagios coincidiendo con la llegada del invierno". (...)]

7-12-2020 - Diário do Povo & Wuhan detecta novo coronavírus nas embalagens de carnes congeladas importadas do Brasil e Uruguai [De acordo com a Comissão Municipal de Saúde de Wuhan, no sábado (5), o Departamento Municipal de Controle e Prevenção de Doenças de Wuhan, realizou testes de rotina nos alimentos de frios importados do Centro de Armazenamento de Cadeias Frias de Changjing, no distrito de Hongshan. Durante o teste de monitoramento de ácido nucléico, uma amostra de lombo de porco congelado importado do Brasil e uma amostra de carne bovina desossada congelada importada do Uruguai testaram positivo. A sede da cidade de Wuhan adotou imediatamente medidas de emergência, como armazenamento de carga, triagem e isolamento de pessoal e desinfecção do local, amostragem e teste de ácido nucléico do ambiente e da equipe fora do armazenamento refrigerado, e simultaneamente conduzindo investigações epidemiológicas. Após investigação, foi identificado o exportador internacional de lombo de porco congelado importado do Brasil: SEAA ALIMENTOS LTDA, cujo código de registro é SIF: 15 e o número do lote de produção é SI27032020. (...)]

3-12-1010 - Reuters & China orders inspections to prevent COVID spread via cold chain [ China is carrying out sweeping inspections on food importers, supermarkets, e-commerce platforms and restaurants to prevent the spread of coronavirus through imported cold chain products, the country’s market regulator said on Wednesday. "The current epidemic prevention and control situation is still complex and austere, and the risk of the disease entering through imported cold chain links is continuously rising as the exchange of international personnel and goods increases," State Administration for Market Regulation said in a statement on its website. While China has already stepped up testing and disinfection of imported frozen products at ports and in local markets, driving up costs and curbing demand, the latest comments from Beijing showed inspections on cold chain imports would only strengthen. (...)]

16-11-2020 - Global Times & Was Wuhan outbreak caused by imported frozen products? [Possibility of overseas source growing with cold-chain infections: experts. The latest discoveries of novel coronavirus-contaminated imported frozen food have rekindled suspicions among residents and experts that the coronavirus found in Wuhan's Huanan seafood market, to which the first batch of patients reported in China was related, could also be imported. At least 10 Chinese cities have found the inner or outer packages of imported frozen food to be contaminated by the coronavirus at the Customs since June, such as beef from Brazil, pig knuckles from Germany, and shrimp from Brazil and Saudi Arabia, showing the virus could remain alive at low temperatures for a long time. The East China city of Qingdao reported infections where two "patients zero" of the outbreak in the city worked at a cold storage facility, and tracking of their working environment found contaminated imported frozen cod. North China's Tianjin Municipality in October also found a port loader had been infected. The cases are strong suggestions that frozen imported food carrying the coronavirus can get people infected, experts said. (...)] 

16-11-2020 - RT & China encuentra coronavirus en carne congelada y sus empaques provenientes de Sudamérica y Nueva Zelanda [El gigante asiático aumenta las pruebas en esos productos tras detectar el patógeno que causa el covid-19 en diferentes artículos importados. Las autoridades de China detectaron coronavirus en carne congelada importada y sus empaques procedentes de diferentes países de Sudamérica en varias ciudades del país, informa la agencia Reuters. En Jinan, capital de Shangdong, se dieron cuenta de esta situación cuando hallaron el microorganismo que causa el covid-19 tanto en carne y tripas de res como en sus empaques procedentes de Brasil, Bolivia y Nueva Zelanda. Estos productos entraron por los puertos de Shanghái y las más de 7.500 personas que habrían estado expuestas a un posible contagio dieron negativo al coronavirus. Asimismo, en Zhengzhou y Xian, capitales provinciales de Henan y Shaangxi, lo detectaron en empaques de carne de cerdo proveniente de Argentina, aunque aún no queda claro si ambos casos tienen relación. (...)]

14-11-2020 - CNN & China turns its attention to frozen foods in battle to eliminate virus threat, but experts remain skeptical [For months, China has been trying to completely eliminate the novel coronavirus after largely containing its initial outbreak. But small, sporadic clusters have continued to resurface, despite some of the world's strictest border restrictions and quarantine measures. Apart from incoming travelers, Chinese officials suspect the virus is being brought by another culprit -- imports of frozen food. The theory contradicts guidance from international health authorities. The World Health Organization says it is "highly unlikely that people can contract Covid-19 from food or food packaging," and the United States Centers for Disease Control and Prevention (CDC) says the risk is "thought to be very low." Both insist there is no evidence of such transmission. But China claims it has proven that it's possible to contract Covid-19 from food packaging and is doubling down on efforts to prevent it. "More and more evidence is showing that frozen seafood or meat products can bring viruses from outbreak countries into China," Wu Zunyou, chief epidemiologist of the Chinese CDC, said this week. (...)]

13-11-2020 - Sputnik & China teme que importação de alimentos congelados seja responsável por casos da COVID-19 [Nem a Organização Mundial de Saúde, nem especialistas ocidentais acreditam que haja evidência de infecção por baixa temperatura de comida que inclui frango brasileiro. A Organização Mundial de Saúde (OMS) não concorda. Especialistas sanitários ocidentais também não. Mas autoridades chinesas defendem que casos esporádicos da COVID-19 recentemente registrados tenham um culpado relacionado a baixas temperaturas: a importação de alimentos congeladosinformou a rede de TV a cabo CNN. A OMS alega ser "altamente improvável que as pessoas possam pegar COVID-19 de alimentos ou embalagens de comida" e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos diz que o risco é "considerado muito baixo". Ambos insistem que não há evidência de tal transmissão. Mas a China acha que há sim. "Cada vez mais provas estão mostrando que frutos do mar congelados ou produtos de carne podem trazer vírus de países com surtos", disse esta semana Wu Zunyou, epidemiologista-chefe do CDC chinês. Nos últimos cinco meses, a China disse ter detectado vestígios do coronavírus em uma série de produtos congelados importados ou em suas embalagens, incluindo camarões do Equador, lulas da Rússia, peixes da Noruega e da Indonésia e asas de carne de frango do Brasil. Mas especialistas dizem que os testes de ácido nuclêico da China podem estar detectando fragmentos genéticos de vírus mortos que não são mais infecciosos. (...)]

13-11-2020 - UOL & China encontra coronavírus em embalagens de carne bovina brasileira [A cidade chinesa de Wuhan divulgou hoje que detectou ontem o novo coronavírus em embalagens de um lote de 27 toneladas de carne bovina de origem brasileira. Segundo a Comissão Municipal de Saúde de Wuhan, três amostras positivas da covid-19 foram encontradas na parte externa de embalagens de carne bovina congeladas procedentes do Porto de Santos, o maior do Brasil, localizado no litoral de São Paulo]

13-11-2020 - Sputnik & China detecta coronavírus em embalagens de carne do Brasil [A cidade de Wuhan, tida como epicentro da epidemia de COVID-19 na China, informou ter encontrado traços do vírus SARS-CoV-2 em embalagens de carne importada do Brasil. O produto em ocasião seria da companhia Marfrig, uma das gigantes na produção de alimentos à base de proteína animal no mundo e com sede em São Paulo. Conforme publicou o portal UOL, a descoberta se deu enquanto autoridades chinesas têm intensificado os testes de alimentos congelados nesta semana, como parte do combate à COVID-19. Ao total, três amostras apresentaram resultado positivo para a presença do vírus na parte exterior das embalagens de carne bovina congelada e desossada no Brasil. A mercadoria chegou ao gigante asiático ainda em agosto e desde então tinha sido guardada em um frigorífico. Por sua vez, a empresa produtora preferiu não comentar o caso. A China vem verificando alimentos importados desde o final de junho, sendo que só em setembro encontrou 22 amostras com COVID-19 nas mercadorias. Da mesma forma, traços do coronavírus também foram encontrados em embalagem de carne bovina oriunda da Argentina. (...)]

13-11-2020 - Sputnik & China detecta SARS-CoV-2 em carregamento de carne argentina [Um carregamento de carne de origem argentina chegou à China com o novo coronavírus, e as autoridades sanitárias do país asiático estão investigando como o vírus foi parar dentro do transporte. As autoridades sanitárias chinesas detectaram no porto de Xangai, na segunda-feira (9), uma embalagem que mais tarde foi identificada como tendo carne argentina com SARS-CoV-2, afirmou na quinta-feira (12) o jornal La Nación. A carne foi levada para Nanjing, capital da província de Jiangsu, no leste da China, a cerca de mil quilômetros ao sul de Pequim, onde testou positivo para a presença do novo coronavírus na terça-feira (10), informou o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina. Foi realizado um teste de ácido nucléico na caixa com a carne, dando resultado positivo. A carne no interior, no entanto, estava livre do vírus. O governo argentino explicou que as autoridades da China haviam informado o Senasa dos resultados. A carne pertencia ao frigorífico argentino Gorina, e era transportada para a China através de um intermediário de exportação. A empresa está em risco de ser suspensa pelas autoridades chinesas, mas Carlos Riusech, CEO da Gorina, contou à mídia que sua empresa está "preparando um arquivo com documentação de apoio para ser baixado", e que, uma vez concluído, "a decisão fica nas mãos das autoridades chinesas". (...)]

11-11-2020 - Reuters & U.S. meat company sues New Mexico to stay open after COVID-19 cases [A U.S. meat company that supplies Walmart and Costco is suing New Mexico to fight a state order that seeks to close a production facility where more than 100 workers have tested positive for COVID-19. The lawsuit from Stampede Meat argues the plant in Sunland Park, New Mexico, should stay open under an executive order from President Donald Trump, pitting the federal government against local health officials as coronavirus infections rise. Trump in April ordered meat plants to stay open to protect the U.S. food supply, following virus outbreaks at slaughterhouses that slashed production and prompted retailers like Costco and Kroger to limit customers' purchases. (...)]

31-10-2020 - Sputnik & China diz que carne de porco do Brasil está contaminada com COVID-19 [Não é a primeira vez que a China encontra o vírus em carne importada do Brasil. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) emitiu uma nota em defesa dos produtos brasileiros. Um distrito da província chinesa de Shandong informou neste sábado (31) que pacotes de carne de porco congelada importada do Brasil testaram positivo para o coronavírus. As informações são da Reuters. Em julho, a China havia suspendido temporariamente as importações de carne suína de dois frigoríficos localizados no Brasil, da JBS e da BRF, ambos no Rio Grande do Sul. A reportagem deste sábado (31) afirma que governo local determinou que moradores do distrito de Wendeng, na cidade de Weihai, e que podem ter entrado em contato com a carne suína, devem informar às autoridades. A ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) publicou uma nota poucas horas depois rebatendo as acusações. (...)]

31-10-2020 - Global Times & Coronavirus-infected imported pork enters local restaurant in Yantai, close contact tracing underway [A batch of frozen pork products imported from Brazil with its outside package testing positive for coronavirus, are found to have entered a local barbecue restaurant and a seafood market in Yantai, East China’s Shandong Province, local authorities confirmed in an announcement on Saturday (...)]

31-10-2020 - Reuters & Autoridade local chinesa alerta para coronavírus em pacotes de carne suína do Brasil

26-9-2020 - Sputnik & China suspende compras de peixes de companhia brasileira após detectar coronavírus em embalagens [O governo chinês decidiu nesta sexta-feira (25) que vai parar de aceitar pedidos de importação da empresa brasileira Monteiro Indústria de Pescados Ltda por uma semana, a partir de 26 de setembro, após um pacote de peixe congelado testar positivo para o coronavírus. A Abipesca (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados), cujos integrantes exportam para a China 30% dos embarques nacionais, avaliou o ocorrido como um caso isolado e que ainda carece de informações. As informações foram publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo. A alfândega chinesa já havia dito que suspenderia importações de empresas cujos testes em produtos fossem positivos para o novo coronavírus por uma semana. O produto no qual teria sido identificado a contaminação é uma embalagem de peixe espada congelado. (...)]

10-9-2020 - Brasil de Fato & Confederações cobram ABPA mais responsabilidade contra covid-19 em frigoríficos [Durante a pandemia, frigoríficos dobram lucro, mas não adotam medidas de combate ao coronavírus. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) se reuniu virtualmente nessa quarta-feira (9) com representantes da Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação da CUT (Contac-CUT) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação e Afins (CNTA) para debater propostas das entidades relacionadas às medidas de prevenção e controle da covid-19 em frigoríficos. (...) "Como é possível uma empresa como a JBS, que foi a primeira a passar a Petrobras em receita num único trimestre, seguir com posturas intransigentes, arrogantes e desrespeitosas desta maneira? Entendemos que a produção no Brasil é importante, mas isso não pode acontecer às custas de exploração e sacrifício dos trabalhadores", explica o dirigente. Sem avanços na reunião com a ABPA, as confederações afirmaram que irão intensificar sua campanha não apenas no Brasil como em outros países do mundo, especialmente junto às nações consumidoras, para falar sobre a produção dos alimentos exportados pelo Brasil.  Também não está descartada a possibilidade de greve no país. (...)]

8-9-2020 & Reuters & Special Report: How COVID-19 swept the Brazilian slaughterhouses of JBS, world's top meatpacker [JBS SA, the world’s largest meatpacker, has vowed to keep the world fed during the coronavirus pandemic. Executives say the company has added more than 15,000 new workers in Brazil this year to crank out cuts of chicken, pork and beef, a lot of it for export. The meat giant's $629 million second-quarter net profit was almost twice what analysts expected. But that windfall has come at a cost: More than 4,000 JBS employees in Brazil are known to have tested positive for coronavirus and at least six have died from COVID-19, according to records from local health authorities and information gathered by prosecutors and three employee unions investigating the company. Outbreaks have struck at least 23 plants in seven states, prosecutors, health officials and union representatives told Reuters, helping to fuel the pandemic across South America’s largest country. (...)]

26-8-2020 - The Pig Site & Reader Q&A: why has China suspended imports from some foreign meat processors? [Reuters has responded to reader questions regarding China’s recent spate of import suspensions from foreign meat processing plants with reported COVID-19 infections. China, the world’s top meat importer, has suspended imports from some foreign meat packing plants where workers became infected with coronavirus. However, the import ban is being unevenly applied, raising questions.Why is China so wary of frozen food imports? China is the world's top meat importer, bringing in huge volumes in recent months because of a shortfall at home. Authorities in Beijing found heavy traces of the coronavirus in the meat and seafood sections of the Xinfadi market, a large wholesale food market in Beijing, after an outbreak there in June. (...)]

25-8-2020 - Folha de S.Paulo & Aurora suspende vendas de frango a China de unidade catarinense

24-8-2020 - Folha de S.Paulo & Ao menos 104 frigoríficos no Sul do país registram contaminação de funcionários por Covid

18-8-2020 - Rede Brasil Atual & Contaminação pela covid-19 em frigoríficos preocupa trabalhadores [Depois que a China encontrou o novo coronavírus em frango brasileiro, trabalhadores denunciam a falta de medidas de segurança nos frigoríficos. A contaminação pelo novo coronavírus se alastra pelos frigoríficos brasileiros e preocupa os trabalhadores e as organizações sindicais do setor. É um grave problema que coloca a vida dos trabalhadores em risco, mostra a reportagem é de Dayane Ponte, no Seu Jornal, na TVT, nesta segunda-feira (17). Nos últimos dias, os frigoríficos brasileiros ganharam destaque internacional. Isso ocorreu após a China dizer que encontrou o novo coronavírus em uma embalagem de frango congelado, importado do Brasil. Frigoríficos nacionais têm registrado alto número de trabalhadores contaminados pela covid-19. Em uma unidade no Paraná, por exemplo, mais de mil funcionários contraíram a doença. “Nós vimos aumentar exponencialmente a quantidade de infectados nos frigoríficos. Ao ponto de no último final de semana a gente chegar à casa de 5 mil trabalhadores nas plantas frigoríficas”, afirma o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do Paraná (FTIA-PR), Ernane Garcia Ferreira.Sem protocolos de controle - "O país não está tendo as ações devidas. As próprias atitudes que o presidente teve de incentivar as pessoas a não utilizarem máscaras, a irem para aglomerações, isso passou a ter um comportamento na sociedade. Os frigoríficos têm dois caminhos de contaminação. De fora para dentro, e tem lá dentro da produção. Essa situação não havia antes. Agora, ao ir para casa, ele leva para os seus familiares", diz José Modelski Júnior, secretário-geral da Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação da CUT (Contac). (...)]

17-8-2020 - Reuters & Hong Kong bans Brazil's Aurora chicken imports as massive COVID-19 tests scheduled [Brazil's third largest chicken and pork processor Central Cooperativa Aurora Alimentos has confirmed local press reports on Monday evening that Hong Kong had blocked imports from its chicken plant in Xaxim, Santa Catarina state, over coronavirus concerns. The confirmation of the ban comes on the same day the privately-owned company agreed to test 11,000 workers for coronavirus starting on Aug. 21 at four of its plants, according to a statement from labor prosecutors in Santa Catarina. (...)]

17-8-2020 - O joio e o trigo & Desconfinar os animais para desconfinar a humanidade [A picanha da JBS aos domingos ou uma vida "normal"? A escolha não parece difícil. Mas a questão é muito mais profunda e a chance de falsas soluções é grande. (...) Vamos, por um segundo, acreditar na tese de Huck de que existe um agronegócio bonzinho. Para ficar só nas notícias das últimas semanas: – a Fiocruz avisou a Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o surgimento de uma nova variedade de um vírus influenza H1N2 no Paraná; a variedade saltou de um porco à funcionária de um frigorífico em Ibiporã; dos 26 tipos de H1N2 detectados desde 2005, dois surgiram no Paraná, ambos a partir de frigoríficos de suínos. – mesmo diante da notícia, corporações pressionaram o governo do Paraná a revogar as medidas de prevenção adotadas diante da pandemia. E, claro, conseguiram. – uma investigação da Repórter Brasil mostrou como a JBS compra gado de fazendas desmatadoras da Amazônia. – o The Intercept mostrou como a empresa força os trabalhadores a usarem a mesma máscara por cinco dias. Ênfase: máscaras que custam pouquíssimo, praticamente nada à corporação. Com uma ficha dessas, nem faz falta recordar do episódio no qual o dono da JBS papeia sobre subornos com um presidente da República em plena madrugada de Brasília. Tem que manter isso daí, viu? Não, tem que mudar isso daí. O interessante, para não dizer o cruel, é que as mesmas corporações que criam o problema estão em ótima posição de lucrar com ele. Mais de uma vez. As tentativas de neutralizar a narrativa sobre os problemas da criação de animais confinados, convertendo-os numa mera questão de selos de boas práticas, são apenas o exemplo mais evidente. (...)]

17-8-2020 - Rede TVT & Covid-19 se alastra em frigoríficos brasileiros [A contaminação pelo novo coronavírus se alastra pelos frigoríficos brasileiros. Um grave problema que coloca a vida dos trabalhadores em risco. Só em frigorífico no Paraná, por exemplo, mais de mil funcionários contraíram a doença]

17-8-2020 - Reuters & Hong Kong bans Brazil's Aurora chicken imports as massive COVID-19 tests scheduled [Brazil's third largest chicken and pork processor Central Cooperativa Aurora Alimentos has confirmed local press reports on Monday evening that Hong Kong had blocked imports from its chicken plant in Xaxim, Santa Catarina state, over coronavirus concerns. The confirmation of the ban comes on the same day the privately-owned company agreed to test 11,000 workers for coronavirus starting on Aug. 21 at four of its plants, according to a statement from labor prosecutors in Santa Catarina. (...)]

14-8-2020 - Reuters & Chinese shoppers wary of frozen food imports after virus found [Chinese shoppers on Friday expressed dismay at news that traces of the coronavirus had been found on imported frozen food, with some saying they would avoid the products. Two cities in China on Thursday found the virus in frozen chicken wings imported from Brazil and shrimp from Ecuador, raising public concern even though the World Health Organization downplayed the risk of the virus entering the food chain. Shanghai resident Wang Chao said he would go for more local foods now. "I won't choose imported products, because right now the epidemic situation abroad is more serious than in China." (...)]

14-8-2020 & Diário do Centro do Mundo (DCM) & Frigoríficos brasileiros: explorando os trabalhadores como sempre, lucrando como nunca [Há uma máxima do senso comum que diz: – "Enquanto uns choram prejuízos, outros riem e lucram vendendo lenços". Pois bem, fazendo o recorte para uma das áreas classificadas como essenciais, podemos observar que a maioria dos frigoríficos brasileiros, desde do início da pandemia por Sars-CoV- 2, além de estar lucrando muito, sob vários aspectos, evidenciaram o seu lado mais perverso nas relações de trabalho. (...) O Estado do Paraná, até o mês de junho, vinha com uma conduta exemplar em relação às medidas de combate a COVID19, principalmente no setor frigorífico, quando ainda no mês de abril houve a primeira morte de uma trabalhadora da empresa GTFoods, de Paranavaí. Na sequência, o Secretário de Saúde reuniu os representantes dos trabalhadores e do setor patronal e iniciou um importante processo de cobrança de unificação de protocolos e coleta de informações. Cabe destacar a combativa e eficiente atuação do Ministério Público do Trabalho, através do Projeto Nacional de Frigoríficos, que em 05/05/2020 conseguiu firmar um importante Termo de Ajustamento de Conduta –TAC – com o grupo GTFoods. Só a partir de então a empresa passou a tomar medidas mais eficientes de proteção aos trabalhadores. Depois dos casos se multiplicarem pela região noroeste e norte do estado, vimos diversos outros absurdos ocorrerem num curto espaço de tempo. Tivemos o emblemático caso da Avenorte, em Cianorte, onde o Prefeito é um dos donos da empresa e que simplesmente se negou a tratar com o órgão sindical as medidas de prevenção e contenção dos casos de COVID19. Na ocasião, o Presidente do sindicato – SINTRACIA – já denunciava que pelo número elevado de casos na planta e que pela característica peculiar da empresa, de ter a necessidade buscar mão-de-obra em diversos municípios da região, iria causar uma onda de casos de COVID19 nesses pequenos municípios. Não deu outra. Em junho já havia mais casos de COVID 19 entre os funcionários da Avenorte do que em toda cidade de Cianorte. (...)]

14-8-2020 - Sputnik & Filipinas proíbem frango do Brasil por medo do novo coronavírus [As Filipinas proibiriam temporariamente a partir desta sexta-feira (14) as importações de carne de frango do Brasil por medo do novo coronavírus. A medida ocorre um dia depois que autoridades da cidade de Shenzhen, na China, alegaram ter encontrado traços do novo coronavírus em carregamentos de alimentos congelados importados do Brasil."Com os relatórios recentes da China e em conformidade com a Lei de Segurança Alimentar do país para regulamentar os operadores de empresas de alimentos e proteger os consumidores filipinos, é imposta a proibição temporária da importação de carne de frango", disse o Departamento de Agricultura das Filipinas em um comunicado, citado pela agência Reuters. (...)]

14-8-2020 - Reuters & Filipinas proíbem frango do Brasil por medo de coronavírus; ABPA não foi notificada [As Filipinas impuseram uma proibição temporária às importações de carne de frango do Brasil nesta sexta-feira depois que uma cidade na China disse ter encontrado traços do novo coronavírus em carregamentos de alimentos congelados importados, incluindo asas de frango do país sul-americano. As autoridades da cidade de Shenzhen identificaram o frango como proveniente de uma fábrica de propriedade da Aurora, a terceira maior exportadora de aves e suínos do Brasil. O Brasil tem o segundo pior surto de Covid-19 do mundo, depois dos Estados Unidos, registrando mais de 3,2 milhões de casos e mais de 105.000 mortes desde o início da pandemia. (...)]

13-8-2020 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & China detectou o SARS-CoV-2 na carne de frango congelada [Fiscalização da cidade de Shenzhen, província de Guangdong, China, descobriu o novo coronavírus na superfície da carne de frango congeladas importada do Brasil]

13-8-2020 - De olho nos ruralistas & CPT aponta irresponsabilidade de empresas na interiorização da pandemia [Em nota, Comissão Pastoral da Terra afirma que cadeias produtivas não se prepararam para seguir as recomendações da OMS, fator de expansão da Covid-19 junto com as "políticas equivocadas em nível nacional, estadual e municipal". A Comissão Pastoral da Terra (CPT) divulgou uma nota nesta quinta-feira (13) em que denuncia a contaminação em massa de trabalhadores do setor agroindustrial, entre outros no meio rural, por Covid-19. A organização responsabiliza as empresas pelas falhas em protocolos de segurança: "Frigoríficos, construtoras e mineradoras, principalmente, têm contribuído para a interiorização da tragédia sanitária e social que atinge a população brasileira". (...)]

13-8-2020 - El País & Covid-19 em frango brasileiro enviado à China, entre a guerra comercial e o medo do contágio [Segundo cidade chinesa, vírus estava em amostra coletada nas embalagens do produto originário de Santa Catarina. OMS descarta riscos de doença ser transmitida através da cadeia alimentar. Embaixada chinesa no Brasil diz que por ora, "não há novas restrições para a importação”. Autoridades chinesas informaram, nesta quinta-feira, que detectaram covid-19 em um carga de asas de frango importada do Brasil em um controle de rotina. De acordo com o informe, o vírus estava presente em uma amostra coletada na cidade de Shenzhen, perto de Hong Kong, no sul do país. O frango veio de uma planta da empresa brasileira Aurora, em Santa Catarina, segundo o Governo chinês. As pessoas que tiveram contato com os produtos contaminados testaram, no entanto, negativo para o coronavírus. O anúncio gerou, entretanto, preocupação sobre a possibilidade de que alimentos possam causar novos surtos da doença. O alerta chinês também colocou na mesa mais possível novo elemento na guerra comercial global. A notícia veio um dia depois que traços do coronavírus terem sido descobertos em embalagens de camarões congelados do Equador em uma cidade na província de Anhui, ao leste chinês. Nesta semana, o Governo da Nova Zelândia começou a investigar a hipótese de que um novo foco da doença no país ter começado em um frigorífico que recebe produtos importados. (...)]

12-8-2020 – RTÊ & NZ probes if outbreak linked to cool store, election may be delayed [New Zealand officials are investigating the possibility that its first Covid-19 cases in more than three months were imported by freight, as the country's biggest city plunged back into lockdown. The discovery of four infected family members in Auckland led Prime Minister Jacinda Ardern to swiftly reimpose tight restrictions in the city and social distancing measures across the entire country. The source of the outbreak has baffled health officials, who said they were confident there was no local transmission of the virus in New Zealand for 102 days. "We are working hard to put together pieces of the puzzle on how this family got infected," said Director General of Health, Ashley Bloomfield. (...)]

12-8-2020 - RT & Detectan coronavirus en un empaque de camarones congelados importados desde Ecuador en un restaurante en China [En julio pasado, China suspendió la importación de productos a tres empresas camaroneras ecuatorianas, pero ya levantó la sanción a una de las compañías. En la ciudad china de Wuhu, en la provincia oriental de Anhui, han detectado presencia del nuevo coronavirus en los empaques exteriores de camarones congelados importados de Ecuador, informó la televisión estatal del país asiático CCTV. Las autoridades encontraron las trazas del coronavirus en los productos que habían sido adquiridos por un restaurante de esa urbe, durante una inspección de rutina. Según el reporte de la CCTV, el restaurante había almacenado los productos contaminados en un congelador desde que hizo la compra. En el local, se hicieron pruebas a trabajadores y alimentos y los resultados salieron negativos; al igual que a los empleados de una empresa mayorista de camarones. Un día antes, en Yantai, una ciudad de la provincia de Shandong, se informó que fue hallado el virus en un empaque de mariscos congelados importados, aunque no se precisó el origen, reseña Reuters. (...)]

10-8-2020 & Reuters & Brazil's BRF registers 1,138 COVID-19 cases at a single meat plant, state data shows [A single BRF SA unit accounted for about 29% of COVID-19 cases at slaughterhouses in Brazil's Parana state, according to the most recent data available, underscoring the challenges for stemming outbreaks at meat plants. The data shows BRF's Toledo unit has had 1,138 confirmed COVID-19 cases while its Carambei plant had just five. Parana health authorities, which sent the numbers to Reuters upon request, confirmed a total of 3,979 COVID-19 cases at the state's slaughterhouses through July 24. "Although most companies have submitted a contingency plan for coping with COVID-19, cases continue to grow significantly," Parana health authorities said in an accompanying statement. In response to Reuters, BRF, the world's largest chicken exporter, said "there are no employees who tested positive for COVID-19 currently working at its Toledo and Carambei units." BRF did 11,000 coronavirus tests at Toledo alone, and said it is among the meatpackers that is testing more employees. (...)]

10-8-2020 - G1 & Fábrica da BRF registra 1.138 casos de Covid-19 em trabalhadores, no Paraná [Número representa 29% dos casos confirmados do novo coronavírus em frigoríficos do estado, segundo autoridades de saúde; trabalhadores diagnosticados são de unidade em Toledo. Uma fábrica do Grupo BRF em Toledo, no oeste do Paraná, teve 1.138 casos confirmados de Covid-19, segundo autoridades de saúde do estado.O número representa cerca de 29% dos casos de Covid-19 em frigoríficos do Paraná. Ainda conforme os registros, outros cinco casos foram confirmados na unidade da companhia em Carambeí. As autoridades de saúde confirmaram um total de 3.979 casos de Covid-19 nos frigoríficos paranaenses, até o dia 24 de julho. "Embora a maioria das empresas tenha apresentado um plano de contingência para o enfrentamento do COVID-19, os casos continuam a crescer de forma bastante expressiva", disseram, em comunicado. Casos e mortes - A BRF, considerada maior exportadora de carne de frango do mundo, afirmou que "não há nenhum colaborador testado positivamente para Covid-19 trabalhando atualmente nas unidades de Toledo e Carambeí." (...)]

7-8-2020 - De olho nos ruralistas & Esplanada da Morte (VIII) — Por exportações, Tereza Cristina minimiza surtos em frigoríficos [Ministra da Agricultura diz que casos de Covid-19 no setor têm "reverberação maior que o fato"; desde o início da pandemia, oito matadouros foram fechados pela Justiça; casos podem chegar a 400 mil trabalhadores, entre eles indígenas de seu estado, o Mato Grosso do Sul. O que vale mais: um contêiner de carne refrigerada rumo à China ou a vida de um trabalhador e de sua família? Para o governo do presidente Jair Bolsonaro, a pergunta é quase retórica. Chefe da pasta responsável por fiscalizar a atuação dos frigoríficos e, consequentemente, garantir a saúde e a segurança dos empregados, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, minimiza o número de infectados e mortos por Covid-19. Os surtos afetaram centenas de plantas pelo interior do país, levando ao fechamento completo de oito unidades, por determinação da Justiça. Ela é a oitava entre os retratados na série Esplanada da Morte, que, desde o dia 28 de julho, retrata o papel de cada ministro (entre outros executivos do governo Bolsonaro) na proliferação da pandemia e de uma cultura de banalização da morte. Durante o seminário "A força do agronegócio na retomada da economia”, promovido pelo site Jota no dia 21 de julho, a ministra — ex-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) — afirmou que o setor foi “um pouco afetado” pela pandemia por causa da saúde de seus funcionários, mas que a "reverberação às vezes é muito maior do que o fato". (...)]

6-8-2020 - The Intercept Brasil & JBS raciona máscaras para empregados após frigoríficos causarem surtos de Covid-19 [Funcionários da empresa tem que reutilizar máscaras molhadas por até cinco dias seguidos. ENTRE CARCAÇAS DE ANIMAIS e temperaturas de menos de 10 graus, os processos para tornar um pedaço de carne apto para o consumo envolvem muita umidade. Após oito horas de trabalho, é natural que as máscaras que os trabalhadores do setor frigorífico passaram a usar durante a pandemia de covid-19 fiquem encharcadas. Mesmo assim, em unidades da JBS de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, funcionários são obrigados a reutilizar o equipamento por cinco dias. Tivemos a acesso com exclusividade a relatórios da fiscalização do Ministério Público do Trabalho e a relatos de trabalhadores que mostram como a multinacional prefere economizar nos equipamentos de proteção individual, os EPIs, a resguardar a saúde de seus funcionários. O uso contínuo das máscaras PFF2, modelo fornecido aos funcionários, contraria normas sanitárias nacionais e até mesmo o que indica o rótulo do produto, que deixa claro se tratar de uma máscara descartável, a ser usada por apenas um turno. (...)]

31-7-2020 - Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Estaduais dos Serviços de Saúde e Previdência do Paraná (SindSaúde-PR) & Governo insiste em relaxamento de medidas sanitárias em frigoríficos na região de Cascavel [Apesar das indicações contrárias dos técnicos do Centro de Saúde do Trabalhador (CEST) da SESA, o governo estadual insiste em relaxar as exigências para o funcionamento de frigoríficos no Paraná, em especial na região de Cascavel, em pleno pico da pandemia da Covid-19. Sozinhos, os frigoríficos são responsáveis por mais de 3,2 mil casos confirmados da doença, o que corresponde a um total de aproximadamente 5% de todas as notificações no estado. Esse afrouxamento teve como ápice no último dia 16 de julho, com a revogação da Resolução 855/2020 da SESA, que previa medidas de prevenção. A decisão do governo é alvo de questionamento no Ministério Público. Embora Cascavel seja a quinta cidade mais populosa do Paraná, sua regional é a segunda em quantidade de contaminação no estado, com cerca de 6 mil casos confirmados, segundo boletim da Sesa publicado no dia 27. Entre junho e julho, teve um aumento de 39%. O município é o terceiro em mortes: 116. (...)]

31-7-2020 - Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) &  [O Anffa Sindical protocolou, nesta quarta-feira (29/07), uma representação (veja aqui) ao procurador-geral da República e chefe do Ministério Público Federal, Augusto Aras, solicitando instauração de processo de controle concentrado de constitucionalidade, com adoção de outras medidas cabíveis, contra o decreto n. 10.419. A norma regulamenta a inspeção ante mortem e post mortem de animais nas plantas frigoríficas. Ao tratar das incongruências no decreto, o documento ressalta que a normativa pretende "institucionalizar uma equipe anômala de atuação no Serviço de Inspeção Federal (SIF), em que o AFFA com formação em medicina veterinária funcionaria como 'mero coordenador' e 'supervisor', sendo a equipe integrada por Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal (AISIPOA) ou ocupantes dos demais cargos efetivos de atividades técnicas de fiscalização agropecuária, respeitadas as devidas competências". O documento cita ainda a ilegalidade presente no ato da contratação de profissionais com formação veterinária por contrato temporário, o que fere a regra constitucional do serviço público e viola o caráter estratégico das atividades de fiscalização e inspeção, que são típicas de Estado. Tal prática coloca ainda em "risco as seguranças agropecuária e sanitária e, consequentemente, vulnera a garantia de zelo pela saúde pública". (...)]

31-7-2020 - Globo Rural & Governo brasileiro diz que não testará carnes contra Covid-19 apesar de exigência da China [Ministério da Agricultura afirma que não há embasamento científico sobre risco de contaminação e destaca diálogo permanente com chineses. O Ministério da Agricultura descartou fazer qualquer tipo de teste e emitir um certificado que comprove que a carne in natura produzida no Brasil é livre de coronavírus. Essa foi uma das exigências adotadas pela China sobre as empresas que exportam alimentos ao país. A medida causou preocupação entre os frigoríficos brasileiros por não haver evidências científicas sobre o risco de contaminação. O país asiático é o maior parceiro comercial do Brasil e principal responsável pelo grande salto na venda de carnes no primeiro semestre. (...)]

31-7-2020 - Globo Rural & Um em cada três frigoríficos vetados pela China por risco de Covid-19 é brasileiro [País suspendeu compra de carne de 15 abatedouros em seis países desde junho. Nos últimos dois meses, a China suspendeu de forma unilateral a autorização de exportação de carne de 15 frigoríficos de seis diferentes países, dos quais cinco eram de empresas brasileiras. Ou seja, um em cada três vetos chineses por causa de Covid-19 envolve plantas do Brasil. De acordo com comunicados emitidos pela Administração-Geral de Aduanas da China (GACC, na sigla em inglês) desde o início de junho, 36 frigoríficos de 11 países deixaram de exportar para o mercado chinês, sendo que 21 suspenderam os embarques de forma voluntária. (...)]

30-7-2020 - Reuters & China orders regular coronavirus tests at wholesale markets [China asked local authorities to carry out regular coronavirus tests at wholesale markets, the country's health authority said on Thursday, part of an all-out effort to control the spread of the COVID-19 epidemic. China’s National Health Commission (NHC) has urged local authorities to strengthen monitoring for the coronavirus at major wholesale markets that can cover extensive neighbouring areas, especially those with stands selling frozen and refrigerated meats and seafood, or with moist and closed spaces, according to a notice published on the commission’s website. The guideline come after China’s capital city Beijing reported in early June a cluster of coronavirus infections that centred around a major wholesale market. (...)]

28-7-2020 - Globo Rural & Regras chinesas para Covid-19 na indústria de carne podem afetar frigoríficos no Brasil [Diretrizes publicadas na semana passada preveem testagem de Covid-19 no produto destinado ao processamento. As diretrizes dos Conselho Nacional de Saúde da China para a prevenção e controle da Covid-19 na indústria processadora de carne do país, publicadas na semana passada, podem gerar compromissos adicionais aos frigoríficos brasileiros habilitados a exportar para o mercado chinês. "A China não dá ponto sem nó. Provavelmente eles estão fazendo isso para depois poderem cobrar essas mesmas condições dos frigoríficos que abatem animais para exportar para eles", observa Ana Cecília Kreter, pesquisadora e editora da Carta de Conjuntura Agro do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O documento enumera uma série de regras para evitar o contágio de Covid-19 na indústria processadora de carne, com protocolos sanitários, padrões de circulação de ar, distanciamento entre trabalhadores e políticas de isolamento de casos suspeitos e confirmados. Em relação ao produto in natura, as diretrizes chinesas para o setor exigem que "além dos pedidos de ingresso e dos registros de inspeção de compra, os produtos importados de carne bovina e de aves deverão ter um 'certificado de teste de ácido nucleico' [para detecção de Covid-19] antes de serem produzidos nas fábricas". (...)]

27-7-2020 - The Pig Site & Meat companies concede that not all plant workers can socially distance [Smithfield Foods says that workers cannot be socially distant in all areas of its plants after US Senate testimony. Smithfield Foods, the world's biggest pork processor, said workers cannot be socially distant in all areas of its plants, in response to US senators who pressed mea tpackers on coronavirus outbreaks in slaughterhouses. Reuters reports that meat packers are under mounting pressure to protect workers after more than 16,000 employees in 23 states were infected with COVID-19. A CDC report released earlier in July showed that 86 workers died in circumstances related to the COVID-19 respiratory disease. (...)] 

26-7-2020 - DW & Científicos descubren que el coronavirus se transmitió a 8 metros de distancia en una planta procesadora de carne [El estudio de un brote en la instalación reveló que las condiciones ideales para la transmisión del virus por aire a grandes distancias son: bajas temperaturas, ausencia de aire fresco y una fuerte ventilación. Científicos alemanes concluyeron que el coronavirus puede transmitirse a una distancia de más de 8 metros, según un comunicado del Instituto Helmholtz de Enfermedades Infecciosas de Alemania (HZI). Esta capacidad del virus letal se descubrió durante el brote de coronavirus en la planta procesadora de carne Tönnies en Renania del Norte-Westfalia, ocurrido en mayo y que se saldó con unas 1.500 personas infectadas. Un estudio conjunto del Instituto Helmholtz, el Centro Médico Universitario de Hamburgo-Eppendorf (UKE), el Instituto Heinrich-Pette y el Instituto Leibniz de Virología Experimental (HPI), reconstruyó los eventos de transmisión iniciales en mayo de 2020 y sus resultados fueron publicados en la plataforma SSRN. Se descubrió que el brote fue originado en un solo empleado, y de él se transmitió a varios trabajadores en un radio de más de ocho metros. La transmisión principal tuvo lugar en la sala de deshuese, con fuerte circulación de aire y una temperatura permanente de 10 ºC.  (...)]

24-7-2020 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: investimento de R$ 100 milhões por si só pode não ser capaz de manter as exportações [Indústria da carne e Covid-19: são os países importadores de produtos agrícolas que ditam as regras e não o contrário]

24-7-2020 - Reuters & More German abattoir workers test positive for coronavirus [Thirty-one more workers at a German abattoir hit by a coronavirus outbreak in mid-June have this week tested positive, authorities said on Friday. Coronavirus outbreaks at several slaughterhouses in Germany have forced meatpacking plants to review cooling systems amid global concern over airborne transmission risks. (...)]

24-7-2020 - DW & Coronavírus pode ser transmitido em raio de oito metros, diz estudo [Pesquisadores analisam surto em frigorífico alemão e revelam que transmissão do vírus não depende apenas de proximidade social, mas também das condições do ambiente. Apenas um funcionário infectado transmitiu o novo coronavírus num raio de oito metros dentro do maior frigorífico da Alemanha, revelou um estudo divulgado nesta quinta-feira (23/07), que mapeou o surto de covid-19 que ocorreu no local. Em junho, mais de 1,4 mil funcionários do Tönnies, em Rheda-Wiedenbrück, na Renânia do Norte-Vestfália, testaram positivo para a doença. De acordo com os pesquisadores, as condições de trabalho no frigorífico tiveram um papel decisivo no surto. A principal transmissão ocorreu na região de corte, onde o ar circula a 10°C. Além disso, há pouca circulação de ar fresco no local. Essas características, somadas ao trabalho físico extenuante, teriam facilitado a propagação do vírus. "Sob essas condições, uma distância de 1,5 a três metros por si só, obviamente, não é suficiente para impedir a transmissão", afirmou Adam Frundhoff, um dos coautores do estudo realizado pelo Centro Helmholtz de Pesquisa de Infecções (HZI), de Braunschweig, em parceira com o Hospital Universitário de Hamburgo-Eppendorf (UKE) e o Instituto Leibniz para Virologia Experimental (HPI). (...)]

22-7-2020 -  BBC News Brasil & Covid-19 se alastra em frigoríficos e põe brasileiros e imigrantes em risco ["Atenção população haitiana: a prefeitura solicita que todos que apresentarem sintomas gripais liguem para sua unidade de saúde." Traduzida para os idiomas francês e crioulo haitiano, a mensagem é espalhada por carros de som em Xaxim, no oeste de Santa Catarina. A ideia é que chegue a parte dos 4 mil estrangeiros, a maioria haitianos, que vivem na cidade de 28 mil habitantes. Boa parte dos imigrantes que vivem nessa região do país tem um objetivo: juntar dinheiro para enviar à família. O caminho, para muitos deles, é o trabalho nos frigoríficos — que acabaram se tornando o epicentro de surtos de covid-19 em diversos Estados e têm contribuído para que a doença se espalhe no interior do país.O ambiente frio e úmido e o barulho das máquinas, que obriga aquele que quer ser ouvido pelos colegas a falar mais alto, favorece a disseminação do novo coronavírus nesses ambientes. Tanto é que, além do Brasil, países como Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, França e Espanha vêm enfrentando problemas semelhantes. (...)]

22-7-2020 - The Cattle Site & China's food imports must be declared coronavirus-free [China's customs authority has asked entities exporting food to China to sign a declaration that their goods have not been contaminated by the novel coronavirus. Reuters reports that three people were sent letters on Friday 19 June outlining new export requirements. The declaration, seen by Reuters, could be an effort by China to reduce the additional testing it has carried out on imported foods in the last week. According to one meat importer who signed the declaration, it could also make exporters responsible for guaranteeing their products' safety. (...)]

19-7-2020 - DW & Alemanha tem novo surto de coronavírus em frigorífico [Matadouro de aves na Baixa Saxônia confirma, até o momento, 66 casos de covid-19 entre funcionários e pessoas próximas. Em junho, explosão de infecções em outro frigorífico colocou 640 mil pessoas em isolamento. Autoridades de saúde da Alemanha informaram neste domingo (19/07) que um novo surto de covid-19 foi detectado em um frigorífico do país, com 66 casos confirmados até agora. O matadouro de aves pertence ao grupo Wiesenhof e fica na cidade de Lohne, no estado da Baixa Saxônia. As infecções foram confirmadas após a realização de testes em 1.046 pessoas que trabalham no local ou tiveram contato próximo com os funcionários. Os infectados, que moram em cidades diferentes, foram colocados em quarentena, assim como pessoas próximas a eles. Autoridades sanitárias locais ainda tentam rastrear outros indivíduos que podem ter tido contato com os contaminados. (...)]

18-7-2020 - Poder 360 & Sindicato pede indenização de R$ 200 mil à JBS por funcionários com covid-19 [Empresa diz não ter sido notificada. E que está tomando todas as precauções. Funcionários da JBS em Dourados (MS) pediram indenização de R$ 200 mil na Justiça do Trabalho. O valor é a soma das compensações devidas a cada trabalhador infectado pelo novo coronavírus mais R$ 100 mil para quem tenha sido exposto ao vírus no ambiente de trabalho. Autor da ação, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação da cidade disse ao jornal Folha de S. Paulo que dos 4.300 funcionários da unidade de Dourados, 1.075 contraíram o vírus. Além da compensação financeira, o sindicato pede que a JBS arque com custos de tratamento, exames, deslocamentos e internações. Em caso de morte de funcionário por covid-19, a JBS teria que pagar R$ 500 mil para a família e o custeio de uma bolsa a herdeiros. (...)]

17-7-2020 - Reuters & TRT manda todos os funcionários de fábrica da JBS no RS ficarem em casa por Covid-19 [O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª região decidiu que todos funcionários de uma fábrica de produtos de carne suína da JBS em Três Passos (RS) fiquem em casa por pelo menos 14 dias por causa de surto de coronavírus entre os trabalhadores. Procuradores do trabalho afirmam que o surto afetou 40% dos funcionários da fábrica. O tribunal tomou a decisão na quinta-feira. A fábrica tem cerca de 1.000 trabalhadores, segundo os procuradores e é uma de seis unidades do setor no Brasil impedidas de exportar para a China por causa de preocupações com o coronavírus. (...)]

15-7-2020 - Reuters & China asks Brazil to stop exports from two meat plants over coronavirus worries, source says [The Chinese government has asked Brazil to suspend exports from two meat plants over concerns about novel coronavirus outbreaks in food-processing facilities in the South American country, a person with direct knowledge of the matter told Reuters. China has already blocked exports from six meatpacking plants in Brazil, the world's second-hardest-hit country in the pandemic, with nearly 2 million cases of the respiratory disease. Of the two additional plants China would like to block, one produces beef and the other processes poultry, the person said, on condition of anonymity. China is the largest buyer of Brazilian beef, chicken and pork. (...)]

15-7-2020 - Money Times & China pede que Brasil suspenda exportações de 2 frigoríficos por temor de Covid-19 [O governo chinês pediu ao Brasil que suspenda as exportações de duas plantas frigoríficas devido a preocupações com novos surtos de coronavírus em unidades de processamento de alimentos no país, disse à Reuters uma pessoa com conhecimento direto do assunto. (...) Os bloqueios já atingiram alguns dos principais frigoríficos brasileiros como Marfrig Global Foods (MRFG3), que tem uma planta de bovinos suspensa pela China em Várzea Grande (MT), JBS (JBSS3), com uma unidade de aves e uma de suínos no Rio Grande do Sul, e BRF (BRFS3), que teve a planta de suínos em Lajeado (RS) bloqueada pelo país asiático. A China é o maior comprador brasileiro das carnes bovina, suína e de frango, e deve impulsionar os embarques de proteínas no país em 2020. (...)]

13-7-2020 - De Olho nos Ruralistas & Agronegócio pode ter infectado 400 mil trabalhadores no Brasil por Covid-19 [Confederação de funcionários da indústria da alimentação estima pelo menos 200 mil afetados; MPT tem 213 investigações abertas por surtos entre funcionários de frigoríficos em 22 estados; para infectologista, muitos se preocupam mais em não contaminar a carne. Preocupada com a alta incidência de Covid-19 nos frigoríficos brasileiros, a auxiliar de produção Elena Maria Debastiani, de 48 anos, resolveu deixar o filho, de 11 anos, na casa da irmã, perto de Nova Araçá, cidade de 4 mil habitantes na serra gaúcha. Dois meses depois, no dia 29 de maio, a decisão se mostrou acertada. Ela estava entre os 447 funcionários da Agroaraçá Indústria de Alimentos diagnosticados com o novo coronavírus. A empresa, especializada na venda de frangos, fez 1.296 testes, após um surto inicial, com 158 infectados e uma morte. (...) CONTAMINAÇÃO CHEGA A SUPERAR 50% DOS OPERÁRIOS. Segundo cálculos da Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (Contac), o setor do agronegócio, incluindo frango, suínos e bovinos, emprega hoje aproximadamente 800 mil pessoas no país. O secretário-geral da entidade, José Modelski Júnior, estima que de 25% a 50% delas tenham se infectado em decorrência da atividade nas fábricas: — Em alguns lugares as empresas fizeram controle através da busca ativa. Quem apresenta algum sintoma é afastado e ocorre acompanhamento. Aí a contaminação é menor, entre 25% e 30%. Mas há lugares onde foi feita testagem em massa e deu acima de 50% dos trabalhadores, contando os assintomáticos, os que já tiveram e outros com consequências mais graves. Essa é a realidade geral. (...) INTERDIÇÃO DOS MATADOUROS SÓ OCORRE EM CASOS EXTREMOS. O Ministério Público do Trabalho (MPT) tem 213 investigações ativas para apurar denúncias nas empresas do setor, em 22 estados. Os dados são de 7 de julho e incluem inquéritos civis, em fase mais avançada, e verificação de cumprimento de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs). (...) 'EMPRESAS SE PREOCUPAM MAIS EM NÃO CONTAMINAR A CARNE'. A médica infectologista Flávia Trench explica que os abatedouros funcionam como pequenas cidades, com um universo gigantesco de pessoas. "A gente fala de mil, 2 mil, 7 mil funcionários, vindos de diversas partes, às vezes de diversos municípios, e que chegam para trabalhar num ambiente gelado, fechado, um do lado do outro", afirma ela, que é professora na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), de Foz do Iguaçu (PR). (...)]]

13-7-2020 - Diário do Centro do Mundo (DCM) & Sem proteção e aglomerados: Funcionários denunciam descaso na JBS em meio à pandemia [A sala de corte de um frigorífico fica entre 10ºC e 12ºC e a longa exposição a baixas temperaturas pode causar riscos à saúde. O uso de roupas molhadas em ambientes frios pode acarretar gripe, resfriado, problemas respiratórios e até hipotermia. Estes são os riscos aos quais estão expostos os funcionários do frigorífico da JBS em Nova Veneza (SC). "O ambiente de frigorífico é úmido e o trabalhador está trabalhando molhado, tendo a possibilidade de ficar doente", diz Giseli Adão, trabalhadora da unidade da JBS em Nova Veneza (SC) e dirigente do Sindicato de Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Criciúma e Região (SINTIACR). (...) Na esfera da União, foram estabelecidas medidas pela portaria conjunta nº 19, já no estado de Santa Catarina há a Portaria 312, que prevê a distribuição de EPIs e o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os trabalhadores. Mas, segundo a funcionária, isso não está sendo cumprido: "Na portaria, álcool gel e tudo mais, tudo é bonitinho. Mas na produção não foi modificado nada. O frango é abatido da mesma forma e o distanciamento social não existe: uma distância, de nariz a nariz, de 80 cm". "Eles se preocupam muito com a qualidade do produto e atender ao mercado, mas o ambiente de trabalho pouco importa, o importante é a produção", critica Giseli. Para o Ministério Público do Trabalho (MPT), os trabalhadores em frigoríficos estão entre os mais vulneráveis à pandemia. O órgão apura 206 denúncias e tem 114 inquéritos abertos por casos de Covid-19 entre funcionários de frigoríficos. (...)]

11-7-2020 - BBC News Brasil & Coronavírus: doenças que passam de animais ao homem aumentam sem proteção ao meio ambiente, alerta ONU [As zoonoses — como são conhecidas as doenças que passam de animais para humanos — estão aumentando e seguirão nessa tendência se não houver uma ação coordenada para proteger a vida selvagem e o meio ambiente, alertam especialistas da ONU em um relatório. Eles culpam a alta demanda por proteína animal, a agricultura insustentável e as mudanças climáticas pelo aumento da quantidade de doenças como a covid-19, causada pelo novo coronavírus. (...)]

10-7-2020 - Reuters & Lobby da carne no Paraná resiste a regras de distanciamento em frigoríficos, mostra ofício [Representantes da indústria de processamento de carne pediram ao governo do Paraná, o maior Estado produtor e exportador de frango do Brasil, que reconsidere as regras locais destinadas a aumentar o espaçamento entre os trabalhadores em frigoríficos durante a pandemia de Covid-19, de acordo com um ofício visto pela Reuters. O lobby da carne argumenta que o distanciamento mínimo de 1,5 metro exigido pela Resolução 855, publicada em 1o de julho no Paraná, reduziria a produção nas fábricas em cerca de 43%, de acordo com o ofício de 2 de julho assinado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Sistema Ocepar e o Sindiavipar. A distância média dos trabalhadores nas unidades de produção de suínos e aves é de 0,85 centímetros, segundo o ofício. A portaria federal 19, que vigora desde junho e trata da operação de abatedouros brasileiros em meio à pandemia, deveria prevalecer sobre as normas estaduais, disse o ofício dos representantes da indústria. Mas as regras federais exigem apenas um metro de distanciamento físico nas fábricas, o que o Ministério Público do Trabalho em três Estados da Região Sul disseram à Reuters ser insuficiente. (...)]

10-7-2020 - DW & China detecta rastros de coronavírus em pacotes de alimentos do Equador [País asiático anuncia suspensão da importação de alimentos equatorianos após detectar vestígios em cargas de camarão. Temores com segurança alimentar aumentaram após surto de coronavírus iniciado em mercado de Pequim. A China anunciou nesta sexta-feira (10/07) a suspensão das importações de alimentos do Equador após encontrar rastros do novo coronavírus em embalagens de camarão. Os vestígios foram encontrados em contêineres com pacotes de camarão branco do Pacífico nos portos chineses de Dalian e Xiamen, segundo informou a Administração Geral de Alfândegas do país. Em comunicado, as autoridades disseram que testes com ácido nucleico em pacotes das empresas Industrial Pesqueira Santa Priscila, Empacreci e Edpacif apresentaram resultados positivos e que existe risco de transmissão da doença. A testagem constatou rastros do vírus nas embalagens externas, mas não nos alimentos ou na parte interna. Mesmo assim, as autoridades consideraram o sistema de gestão de segurança das empresas como inadequado. (...)"

8-7-2020 & Reuters & Brazil's largest pork state Santa Catarina may end pandemic worker-safety law [Santa Catarina, Brazil’s largest pork-producing state and No. 2 for poultry, may scrap local rules aimed at protecting food plant workers during the COVID-19 pandemic, the state’s labor prosecutors said on Wednesday, a move that would affect an estimated 480,000 meatpackers and related workers.The Santa Catarina government and the state health department did not immediately respond to requests for comment. Regulation 312, enacted by the state in May, determined that Santa Catarina meatpackers should remove pregnant women and Indigenous workers from food factories while enforcing 1.5-meter (4.9-foot) minimum distancing between employees on plant premises. Other provisions include supplying personal protective equipment, and immediately notifying suspected or confirmed cases of COVID-19 to the local health authorities. (...)]

8-7-2020 - Reuters & Brazil prosecutors probe coronavirus outbreaks in 10 meat plants in Mato Grosso [Brazilian labor prosecutors said on Wednesday they were investigating novel coronavirus outbreaks in at least 10 meat processing plants in Mato Grosso state, including confirmed cases at eight plants owned by the world’s largest meatpacker JBS SA. Meatpacking plants have been hot spots for spreading the coronavirus in Brazil and the United States as work is often carried out in close quarters and at low temperatures, which generally allow viruses to survive in the air longer. (...)]

6-7-2020 - G1 & MPT apura 206 denúncias e tem 114 inquéritos abertos por casos de Covid-19 entre funcionários de frigoríficos [Dados são até o dia 1º de julho. Ao todo, procuradores acompanham denúncias em 22 estados por conta da doença nas empresas. Rio Grande do Sul lidera número de denúncias e inquéritos. O Ministério Público do Trabalho (MPT) tem 114 inquéritos civis em andamento para apurar casos de Covid-19 entre funcionários de frigoríficos. Os dados são até o dia 1º de julho, de acordo com levantamento feito pela Procuradoria-Geral do Trabalho ao qual o G1 teve acesso. Os inquéritos são a fase mais avançada da atuação dos procuradores e surgiram a partir de 206 denúncias que ainda estão ativas e sendo apuradas em 22 estados. No material enviado, o Ministério Público do Trabalho não explica quantas empresas estão envolvidas e nem o nome dos frigoríficos. (...)]

6-7-2020 - G1 & Seis frigoríficos do Brasil têm exportações de carne suspensas para a China por preocupações com a Covid-19 [Asiáticos suspenderam as exportações de mais 2 frigoríficos de suínos do RS nesse fim de semana. No total, 5 unidades foram embargadas pelos chineses e 1 pelo governo brasileiro. A China suspendeu as importações de duas unidades processadoras de carne suína do Brasil pertencentes à JBS e à BRF, de acordo com a autoridade aduaneira chinesa, restringindo os embarques em meio a preocupações com o novo coronavírus. Agora, 6 unidades de frigoríficos brasileiros foram até agora impedidas de exportar para a China em meio a preocupações crescentes com os milhares de casos de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, entre trabalhadores da indústria no país. Desse total, 5 foram embargadas pelos chineses e 1 pelo Ministério da Agricultura do Brasil.A China suspendeu temporariamente as importações de uma unidade da BRF em Lajeado e de uma da JBS em Três Passos, ambas no Estado do Rio Grande do Sul, segundo publicação com data de sábado no site da Administração Geral de Alfândega da China (GACC, na sigla em inglês). (...)]

6-7-2020 - Reuters & Cerca de 20 empregados de unidade da JBS em Goiânia testam positivo para Covid-19 [A JBS informou nesta segunda-feira que 2,2% dos funcionários de sua unidade em Goiânia (GO), com 900 empregados, testaram positivo para Covid-19 e, por isso, estão afastados. (...)]

5-7-2020 - Reuters & China halts imports from two more Brazil meat plants amid COVID-19 concerns [China has suspended imports from two Brazilian pork plants owned by meatpackers JBS SA (JBSS3.SA) and BRF SA (BRFS3.SA), according to the Chinese customs authority, as it cracks down on meat shipments amid concerns about the new coronavirus. China is temporarily halting imports from a BRF plant in Lajeado and a JBS-owned Seara brand plant in Tres Passos, both in Brazil’s southern Rio Grande do Sul state, according to a posting dated Saturday on the General Administration of Customs China (GACC) website. The posting, which only identified the plants by registration numbers, gives no reason for the suspension. But Brazil is reeling from the second worst COVID-19 outbreak in the world behind the United States.China is the largest buyer of Brazilian pork, beef and chicken. It has requested that meat exporters globally certify their products are coronavirus free, which BRF, JBS and other Brazilian meatpackers have already done. (...)]

5-7-2020 - RT & China asegura que la cepa de gripe porcina descrita en un reciente estudio no es nueva y no infecta fácilmente a los humanos [A principios de la semana, un estudio advirtió de una nueva cepa de gripe porcina con el potencial de convertirse en pandemia.El Ministerio de Agricultura y Asuntos Rurales de China aclaró que la llamada cepa G4 del virus de la gripe porcina no es nueva, rechazando las conclusiones de un estudio publicado a principios de esta semana en la revista Proceedings of the National Academy of Sciences. El estudio advertía que un nuevo virus de la gripe porcina, llamado G4, se ha vuelto más infeccioso para los humanos y podría convertirse en un potencial "virus pandémico". No obstante, las autoridades chinas aseguraron este sábado que el virus ni infecta ni hace enfermar fácilmente a humanos y animales, informa Reuters. En palabras del ministerio, el estudio ha sido interpretado por los medios "de una manera exagerada y sin basarse en los hechos". Según un análisis realizado por el ministerio, el muestreo del estudio publicado es demasiado pequeño para ser representativo, al tiempo que el artículo carece de evidencia adecuada para mostrar que el virus G4 se ha convertido en la cepa dominante entre los cerdos. De acuerdo con el estudio, el virus de la cepa G4 "ha mostrado un fuerte aumento desde el 2016 y ese es el genotipo predominante en la circulación en cerdos detectado en al menos 10 provincias". (...)]

5-7-2020 - Reuters & China suspende importação de mais dois frigoríficos do Brasil em meio a receio sobre Covid-19 [A China suspendeu as importações de duas unidades processadoras de carne suína do Brasil pertencentes à JBS e à BRF, de acordo com a autoridade aduaneira chinesa, restringindo os embarques em meio a preocupações com o novo coronavírus. A China suspendeu temporariamente as importações de uma unidade da BRF em Lajeado e de uma da JBS em Três Passos, ambas no Estado do Rio Grande do Sul, segundo publicação com data de sábado no site da Administração Geral de Alfândega da China (GACC, na sigla em inglês). A BRF informou que a fábrica de Lajeado é a primeira da companhia a ser suspensa desde o início do Covid-19. A JBS já tem duas plantas suspensas. A publicação chinesa, que apenas identificou os frigoríficos por seu SIF, não dá o motivo para a suspensão. O Brasil é o segundo país com maior número de casos do novo coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. (...)]

3-7-2020 - Reuters & JBS plant in Brazil allowed to reopen again after COVID-19 outbreak [Brazilian meatpacker JBS SA has been allowed to reopen its chicken plant in the southern town of Passo Fundo after an outbreak of the novel coronavirus among its employees, the company told Reuters on Friday. "JBS confirms the resumption of activities in Passo Fundo," the company said. According to court documents seen by Reuters, judge Vania Maria Cunha Mattos understood that halting operations until an appeal is ruled could hurt economic activities. (...)]

30-6-2020 - RT & Una nueva cepa de gripe porcina con el potencial de convertirse en pandemia, descubierta en China [Hasta el momento, los especialistas no detectaron su transmisión de una persona a otra, pero sugieren que puede adaptarse y obtener esta capacidad. Un grupo de investigadores ha alertado en su último estudio sobre el brote de una nueva cepa de gripe porcina en China, que tiene el potencial de convertirse en una pandemia. En el marco de su investigación, cuyos resultados fueron publicados este 29 de junio en la revista Proceedings of the National Academy of Sciences, los especialistas analizaron más de 30.000 hisopos nasales, tomados de animales entre los años 2011 y 2018, y determinaron una infección con 179 virus de gripe porcina. De acuerdo con los científicos, el virus de la cepa G4 "ha mostrado un fuerte aumento desde el 2016 y ese es el genotipo predominante en la circulación en cerdos detectado en al menos 10 provincias". La revista Science indica que la cepa en cuestión es el resultado de la combinación de otras tres: una semejante a las que fueron detectadas en los pájaros en Europa y Asia, el H1N1 que provocó la pandemia de gripe en el 2009 y otro tipo de H1N1 que apareció de una mezcla de los virus de la gripe aviar, humana y porcina. (...)]

30-6-2020 - OutrasPalavras & Outro vírus pode saltar para os humanos [Alerta de cientistas chineses sobre nova gripe suína não precisa, por ora, provocar temor. Mas ajuda a compreender como a pecuária industrial favorece as pandemias. E mais: as corporações farmacêuticas especulam (muito!) com a covid-19. UMA NOVA PANDEMIA, MAS NÃO AGORA Um estudo publicado ontem no periódico Proceedings dof the National Academy of Sciences deixou muita gente de cabelo em pé. Não é para menos. Nele, cientistas chineses descrevem a descoberta de uma variante do vírus da gripe em porcos, com potencial para gerar uma pandemia. E o que poderia ser pior do que uma nova pandemia dentro da pandemia? A identificaçãode patógenos em animais com potencial de infectar humanos não é nada rara. Centenas ou milhares de animais de criação são sacrificados cada vez que isso ocorrre. Este ano mesmo, já durante a pandemia de covid-19, aconteceu na Alemanha e nas Filipinas, quando dois subtipos diferentes de gripe aviária foram encontrados em criações de frango e codorna, respectivamente. Criações de porco são consideradas especialmente dignas de atenção porque os vírus podem saltar com relativa facilidade desses bichos para seres humanos – embora, depois disso, a transmissão entre humanos seja incomum. No estudo em questão, os cientistas analisaram porcos em matadouros de dez províncias chinesas entre 2011 e 2018 e encontraram 179 vírus da gripe suína; a partir disso, viram que a variação G4 EA H1N1 (um nome provisório) era cada vez mais comum, tornando-se dominante desde 2016. Trata-se de um rearranjo de três linhagens: uma semelhante às linhagens encontradas em aves europeias e asiáticas; o H1N1 que causou a pandemia de 2009 e matou pelo menos 18 mil pessoas; e um H1N1 norte-americano que tem genes de vírus influenza aviário, humano e suíno. O que deixou os cientistasmais preocupados dessa vez é que o G4 já parece ter uma alta capacidade de infectar seres humanos. Sua estrutura molecular é parecida com a da variedade que causou a pandemia de 2009, e ele também foi capaz de infectar células humanas em laboratórios. Além disso, infectou bem furões, que têm padrão de vulnerabilidade similar ao de humanos. Mas a pior evidencia vem de que testes em 338 trabalhadores da indústria de carne suína: mostraram que 10% desses trabalhadores apresentaram anticorpos, já tendo sido portanto infectados. Além disso, a reportagem da Science reforça que o núcleo do G4 é um vírus da gripe aviária – para a qual qual os humanos não têm imunidade – com pedaços de cepas de mamíferos misturados. Agora, vamos às boas notícias. Em sua conta to Twitter, a virologista Angela Rasmussen, da Universidade de Columbia, explica que para se tornar um patógeno humano (bem antes de gerar uma pandemia) um vírus precisa entrar nas células humanas, se reproduzir, se multiplicar, transmitir para outro hospedeiro e causar uma doença. (...)]

29-6-2020 - RFI & Nova cepa do vírus da gripe suína pode provocar futura pandemia [Um grupo de pesquisadores descobriu uma nova cepa do vírus da gripe suína na China que apresenta todas as características capazes de provocar uma futura pandemia. O estudo foi publicado nesta segunda-feira (29) na revista científica americana PNAS. O vírus se chama G4 e descende do H1N1, que gerou a epidemia de 2009Segundo os autores, que integram universidades chinesas, ele possui todos os "traços" essenciais que geram uma grande adaptabilidade para contaminar os humanos. Para chegar a essa conclusão, os cientistas colheram entre 2011 e 2018, 30 mil amostras de secreções nasais de porcos dos abatedouros de 10 províncias chinesas e de um hospital veterinário. (...) Rebanhos podem ser fontes de futuras pandemias - Testes in-vitro também mostraram que a imunidade obtida no contato com outros vírus humanos da gripe comum não protegiam contra o G4. Outra má-notícia é que cerca de 10% dos trabalhadores e de pessoas que trabalhavam com os porcos foram contaminados, segundo os testes sanguíneos para detecção de anticorpos. (...)]

29-6-2020 - BBN News & Novo vírus da gripe com 'potencial pandêmico' é encontrado na China [Uma nova cepa do vírus da gripe com potencial de causar uma pandemia foi identificada na China, segundo um novo estudo. Essa linhagem surgiu recentemente e tem os porcos como hospedeiros, mas pode infectar seres humanos, dizem os autores da pesquisa.Os cientistas estão preocupados com o fato de que ela poderia sofrer uma mutação ainda maior e se espalhar facilmente de pessoa para pessoa e desencadear assim um surto global. (...) Qual é o perigo? O vírus, que os pesquisadores chamam de G4 EA H1N1, pode crescer e se multiplicar nas células que revestem as vias aéreas humanas. Eles descobriram evidências de infecção recente em pessoas que trabalhavam em matadouros e na indústria suína na China. As vacinas contra a gripe atuais não parecem proteger contra isso, embora possam ser adaptadas para isso, se necessário. Kin-Chow Chang, que trabalha na Universidade de Nottingham, no Reino Unido, disse à BBC: "No momento estamos distraídos com o coronavírus e com razão. Mas não devemos perder de vista novos vírus potencialmente perigosos". Embora esse novo vírus não seja um problema imediato, ele diz: "Não devemos ignorá-lo". (...)]

29-6-2020 - Reuters & Brazil says China bans three meatpacking plants amid COVID-19 pandemic [China's General Administration of Customs has temporarily banned the import of meat from three plants in Brazil amid concern over the novel coronavirus, according to the agriculture ministry on Monday. The ministry declined to name the companies affected by the decision and said China had not given a formal reason for the suspensions. Chinese customs authorities have recently asked Brazil for information about some establishments exporting to China following reports in the Brazilian press about cases of COVID-19 among their workers, the agriculture ministry said. All the information requested has been provided, the statement added. According to a source familiar with the matter, a plant operated by Marfrig in the town of Várzea Grande was one of three suspended facilities. According to a database on the ministry’s website, JBS’ chicken plant in Passo Fundo was banned by China on Friday and a plant operated by privately owned Minuano in the town of Lajeado was suspended on Monday (...)]

29-6-2020 - The Cattle Site & US food exporters sign safety declarations instead of virus-free guarantees [US food and feed exporters are shipping goods to China with letters assuring the safety of their cargo instead of the official virus-free declarations required by Chinese authorities. Reuters reports that Chinese customs authorities have requested official declarations that guarantee imports into China are free of the novel coronavirus. However, US food exporters have drafted their own letters certifying the safety of their shipments, a US agricultural export group said on 26 June. (...)]

29-6-2020 - Reuters & China suspende importações de 3 frigoríficos do Brasil, diz ministério [(...) Em comunicado, o ministério acrescentou que o órgão chinês responsável pela área (GACC) “solicitou recentemente informações sobre alguns estabelecimentos brasileiros que exportam para a China e que tiveram notícias divulgadas na imprensa do Brasil sobre casos da Covid-19 entre seus trabalhadores”. (...)]

26-6-2020 - Revista Globo Rural & Governo rebate MPT e descarta teste em massa para reabrir frigoríficos fechados por Covid [O Ministério da Economia contestou críticas feitas pelo Ministério Público do Trabalho à portaria para controlar doença na indústria. Ministério da Economia refutou as observações feitas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em nota técnica, sobre a portaria que definiu um protocolo único para prevenção e controle da Covid-19 em frigoríficos. Segundo o MPT, as regras divergem de normas editadas pelo próprio governo federal e de orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em nota, o Ministério da Economia afirma que o protocolo diz exatamente o contrário e reafirma que não é necessário testagem em massa de trabalhadores para reabrir unidades interditadas. (...)]

26-6-2020 - G1 & Frigorífico com quase 200 casos positivos de Covid-19 anuncia retorno das atividades com 40% dos colaboradores, no Paraná [Em 22 dias, 193 trabalhadores da Avenorte, de Cianorte, foram infectados pelo coronavírus; comunicado do frigorífico informou que os outros 60% dos colaboradores passarão por testes]

26-6-2020 - DW & "Eu ouvia colegas chorando de dor à noite" [Horas extras não remuneradas, supervisores aos berros e muita pressão. Em entrevista à DW, um romeno que trabalhou no maior frigorífico da Alemanha, novo foco da covid-19 no país, conta o que vivenciou. No sábado passado (20/06), o maior frigorífico da Alemanha, pertencente ao Grupo Tönnies e localizado no estado da Renânia do Norte-Vestfália, foi fechado por 14 dias após a eclosão de um surto de covid-19. (...) Em entrevista à DW, um ex-trabalhador romeno do frigorífico Tönnies descreve a pressão sofrida pelos trabalhadores, sujeitos a jornadas de trabalho de até 13 horas sem receberem pelas horas extras, a ameaças de supervisores e a alojamentos apertados. (...) Como eram as condições de trabalho? Era muito frio e úmido, e as esteiras andavam muito rápido. Ouvi colegas chorando no alojamento à noite porque estavam com dores terríveis, suas mãos estavam inchadas. Mas apoiávamo-nos uns aos outros e dizíamos: "Aguenta firme." Um amigo meu vivia me pedindo para trazê-lo junto. Ele queria trabalhar na Alemanha de qualquer jeito, e eu lhe disse: "Traga dinheiro suficiente para pagar uma passagem de volta para casa". Foi um bom conselho, porque depois de um único dia no Tönnies, meu amigo não aguentou e voltou à Romênia. Havia fiscalizações regulares? Quando os fiscais vinham, a velocidade da esteira era diminuída, tornando o nosso trabalho mais leve. Mas era sabido quando haveria fiscalização. Por que não se fiscaliza sem avisar antes? Aí os fiscais poderiam ver qual era realmente a situação. Como operário, o senhor foi instruído para tais fiscalizações? Disseram para não falarmos nada: "Quando a fiscalização chegar, digam que não falam alemão." Apesar de alguns de nós falarem. (...)]

25-6-2020 - Jornal do Comércio & Afagro alerta para exposição de fiscais agropecuários ao coronavírus [Os fiscais estaduais agropecuários fazem parte das categorias que estão na linha de frente do enfrentamento à pandemia. A categoria é responsável pela inspeção e fiscalização da produção de origem animal e vegetal em todas as etapas. "O nosso trabalho é essencial para garantir alimentos seguros e de qualidade à população, principalmente em um momento de pandemia", avalia o presidente da Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro), Pablo Fagundes Ataide. Aproveitando o Dia do Fiscal Estadual Agropecuário, comemorado nesta quinta-feira (25), o dirigente ressalta que sem o olhar atento do fiscal, os consumidores não teriam uma garantia sobre a qualidade e a procedência dos alimentos. (...)]

25-6-2020 & RT & El mecanismo para enfriar el aire de una planta de carne en Alemania propagó el coronavirus entre 1.500 empleados [Los aerosoles infecciosos y las partículas suspendidas circulaban en el aire en lugar de caer al suelo, provocando el contagio a gran escala. Un equipo de especialistas de la Universidad de Bonn ha determinado que el mecanismo para enfriar el aire de una planta de carne en Alemania propagó el coronavirus entre 1.500 empleados, informaron este miércoles medios locales. El hecho ocurrió en las instalaciones de la compañía alimenticia Toennies, ubicada en la ciudad de Rheda-Wiedenbrueck. Se sospecha que el brote de covid-19 se originó en el área de corte, una zona donde las personas trabajan en líneas de montaje y realizan un trabajo físico pesado. (...)]

25-6-2020 - G1 & Coronavírus matou 93 trabalhadores de frigoríficos nos EUA, diz sindicato [Cerca de 20 fábricas fecharam em abril, após milhares de trabalhadores testarem positivo para a Covid-19.O maior sindicato do setor de carnes dos Estados Unidos afirmou nesta quinta-feira (25) que 93 trabalhadores de frigoríficos e da indústria de processamento de alimentos do país morreram em decorrência da Covid-19, acrescentando que os riscos do novo coronavírus continuam para o setor.O United Food and Commercial Workers International Union, que também representa trabalhadores de mercados e drogarias, disse que mais de 196 de seus membros morreram por causa da doença, enquanto mais de 2.300 membros foram expostos ou afetados pelo vírus no último mês (...)]

25-6-2020 - Estado de Minas Gerais & Estudo mostra alta de COVID-19 em cidades do interior que têm frigoríficos [Situação é mais grave no Rio Grande do Sul, onde quase 5 mil trabalhadores de frigoríficos foram diagnosticados com o novo coronavírus.Considerado serviço essencial, o setor de carnes não parou as atividades em meio às medidas de segurança impostas devido à pandemia do novo coronavírus e costuma ter aglomeração de pessoas na linha de produção. Com isso, a preocupação de que a COVID-19 possa se espalhar entre esses profissionais está se tornando realidade. (...)]

24-6-2020 – Rede Brasil Atual & Frigoríficos aumentam propagação de covid-19 no interior do país [MPT aponta que empresas foram responsáveis pela disseminação do vírus em pequenas cidades. Os frigoríficos estão interiorizando o novo coronavírus. De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), dos 30 municípios do Rio Grande do Sul, que lideram o número de covid-19, 28 cedem mão de obra para frigoríficos. O problema se repete na região Norte do país, onde quatro trabalhadores da JBS infectados fizeram o teste por conta própria para conseguir afastamento. A reportagem da Agência Pública, conversou com algumas pessoas que sofreram com a irresponsabilidade das empresas. (...)]

24-6-2020 - Revista Globo Rural & China pede informações ao Brasil sobre prevenção contra Covid-19 em frigoríficos [Asiáticos querem que empresas assinem carta se responsabilizando integralmente por cargas caso elas estejam contaminada pelo coronavírus. O Ministério da Agricultura confirmou que a China pediu ao Brasil informações sobre adoção de medidas de prevenção contra a Covid-19 e paralisação de unidades industriais no país por causa de casos da doença. "Caso ocorram novos casos em que o estabelecimento não consiga fazer a contenção de seus trabalhadores, (os chineses) solicitam que sejam comunicados imediatamente. O que será cumprido", informou a pasta, por e-mail. (...)]

24-6-2020 - Revista Globo Rural & MPT diz que protocolo do governo contra Covid-19 em frigoríficos tem falhas e contraria orientações da OMS [Segundo procuradores, regras tendem a "incrementar e expandir os casos de contaminação nas plantas frigoríficas". Após ter suas observações ignoradas pelo governo na elaboração do protocolo único para controle e prevenção da Covid-19 em frigoríficos, o Ministério Público do Trabalho, por meio da sua Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho (Codemat), elaborou uma Nota Técnica apontando a ineficácia das novas normas diante de uma série de inconformidades com as orientações já divulgadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS)."A exigência de condições mais gravosas para o enquadramento como caso suspeito para os trabalhadores mostra-se, pois, como violação ao princípio da igualdade previsto no art. 5º, caput, da Constituição Federal", aponta o documento. (...)]

23-6-2020 - Reuters & Brazil meatpackers declare exports free from coronavirus at China's request [Brazilian meat processors JBS SA, BRF, Minerva and Marfrig have signed declarations at the request of Chinese authorities, saying their exports are free of the novel coronavirus, according to company sources and a statement. BRF, the world's largest chicken exporter, said in a statement on Tuesday that it had signed a declaration of coronavirus-free exports to China. The company added there was no evidence that the disease is transmitted by food. The three other firms declined to comment. A source close to Marfrig said the declaration requested by Chinese authorities was valid for cargoes en route to China and new contracts. Major meat-exporting nations, such as Brazil and the United States, have had tens of thousands of cases of COVID-19 among workers in meat plants.China has stepped up inspections of meat imports after a new cluster of virus infections in Beijing was linked to a wholesale food market. (...)"

23-6-2020 - Reuters & JBS ordered to test workers as more Brazil meat plants register COVID-19 cases [Food producer JBS SA was ordered to test all workers for COVID-19 at a Rio Grande do Sul meat plant, labor prosecutors said on Tuesday, on the same day they raised the number of meatpacking plants with confirmed cases of the novel coronavirus to 32. JBS declined to comment on the decision, saying the plant remained open. State prosecutors said a labor court ruled that JBS should test all workers at its Três Passos plant in five days, as well as put on paid leave any employees who test positive for COVID-19, for a minimum of 14 days. Slaughterhouses in 23 municipalities in Rio Grande do Sul state, the country's southernmost state, registered COVID-19 cases among food plant workers. The state is Brazil’s third-largest chicken exporter and producer. (...)]

23-6-2020 - Reuters & Brazil beef exporter, British pork plant halt China shipments over virus [China, the world's top meat importer, said on Tuesday a Brazilian beef exporter and a pork plant in Britain had voluntarily suspended exports because of coronavirus infections. Many meat exporting nations, such as Brazil and the United States, have seen thousands of cases of COVID-19, the respiratory disease caused by the virus, among workers in meat plants. Brazil's Agra Agroindustrial De Alimentos S.A. had voluntarily halted beef exports to China after a virus infection among its workforce, China’s General Administration of Customs said on its website. In a separate statement on its Weibo social media account, the department added that Britain’s Tulip had voluntarily suspended all pork exports from its Tipton plant in the West Midlands because of a virus outbreak. (...)]

23-6-2020 - Reuters & Exporters say China soy buyers want guarantee of coronavirus-free cargoes [China's soybean buyers are asking exporters to sign a letter guaranteeing their cargoes are not contaminated with the novel coronavirus, U.S., Brazilian and Canadian soy industry officials said on Tuesday. China is trying to prevent any risk of new COVID-19 infections from imported goods as it takes aggressive measures to contain a recent spike in coronavirus infections linked to a sprawling wholesale food market in Beijing. Most international authorities say there is no evidence that the coronavirus can be transmitted from food to people. Two grain export traders told Reuters that their companies have not responded to the request and are looking to federal agriculture officials or broader industry groups for a unified response.The U.S., Brazilian and Canadian departments of agriculture did not respond to requests for comment.(...)]

23-6-2020 - Agência Pública & Como frigoríficos propagaram o coronavírus em pequenas cidades do país  [No Norte, quatro trabalhadores da JBS infectados fizeram o teste por conta própria para conseguir afastamento. No sul, dos 30 municípios gaúchos que lideram o número de Covid-19, 28 cedem mão de obra para frigoríficos (...) Em Cianorte, município de 82 mil habitantes localizado no noroeste do Paraná, as atividades do frigorífico Avenorte foram suspensas por 14 dias após uma decisão da Justiça do Trabalho, no dia 22 de junho. Na liminar, o juiz Rodrigo da Costa Clazer pontua que, de 19 de maio a 9 de junho, 193 trabalhadores do abatedouro tiveram diagnóstico positivo para a Covid-19. O número representa 62% dos casos de contaminação pelo novo coronavírus na cidade. O deslocamento de trabalhadores de diversos municípios para cidades com sedes de frigoríficos é uma característica do setor em todo o país – e isso tem contribuído para a propagação do vírus por cidades do interior, pontua a procuradora Priscila Dibi Schvarcz, do MPT no Rio Grande do Sul. Os números da região Sul, que abriga a maior quantidade de abatedouros do país, chama atenção: em Concórdia, no oeste catarinense, trabalhadores de frigoríficos são mais da metade do número de casos de Covid-19 da cidade. No estado do Rio Grande do Sul, um terço dos casos confirmados da doença no estado, no fim de maio, eram trabalhadores de frigoríficos. Dos 30 municípios gaúchos que lideram o número de Covid-19 no estado, 28 são sede de frigoríficos ou cedem trabalhadores para as empresas, informou a procuradora do MPT. "O setor tem se apresentado como uma importante mola propulsora de casos, importante para a dispersão e interiorização da Covid-19 no Rio Grande do Sul", sentencia a procuradora do trabalho. (...) Esse cenário já se repetia em diversos frigoríficos pelo país: no início de maio, a Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT) anunciou inspeções em mais de 60 frigoríficos em 11 estados, entre eles Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Segundo relatório do Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), oito abatedouros paralisaram suas atividades durante o mês em decorrência da propagação da Covid-19. (...)]

23-6-2020 - DW & Surto em frigorífico provoca novo lockdown na Alemanha [Distrito no oeste do país volta a ter restrições sociais como as do início da pandemia após mais de 1.500 funcionários de frigorífico contraírem a covid-19. Focos localizados da doença levam a aumento de casos no país. O governo do estado alemão de Renânia do Norte-Vestfália ordenou nesta terça-feira (23/06) a suspensão parcial da vida pública por um período de uma semana no distrito de Gütersloh, no oeste do país, após 1.553 funcionários de um frigorífico sediado na região terem testado positivo para a covid-19. Segundo as autoridades locais, a população do distrito – que abriga o município homônimo de Gütersloh e tem cerca de 370 mil habitantes – voltará a sofrer, a princípio até a próxima terça-feira, os mesmos tipos de restrições que vigoraram em todo o país durante os primeiros estágios da pandemia, em março e abril. Entre outras medidas, está proibida na região a prática de esporte e outras atividades em lugares fechados, e cinemas e bares não poderão abrir. Os encontros em público só serão permitidos para pessoas do mesmo domicílio ou apenas duas pessoas de domicílios distintos. (...)]

22-6-2020 - The Guardian & Global report: China suspends US poultry imports from Covid-19-affected business [WHO reports record daily increase in coronavirus cases; Beijing doubles its daily coronavirus testing capacity to identify cluster-related cases (...) Imports of US poultry to China have surged since Beijing ended an almost five-year ban on the trade in November 2019. But authorities in the capital have stepped up oversight of imported foods after a new cluster of coronavirus cases were linked to a sprawling wholesale food market in Beijing just over a week ago. The city began testing meat, seafood and fresh produce last week and some ports were opening all containers of meat to carry out coronavirus tests. On Friday, customs asked food exporters to sign a declaration that their produce is not contaminated by the virus. The new Covid-19 outbreak, centred on the Xinfadi market in Beijing, prompted the swift reintroduction of restrictions in the capital, including residential lockdowns in 40 communities, travel restrictions, and school closures. More than 2 million people have been tested for the virus in Beijing in the past two weeks, according to the state-run Global Times. It said more than 200 people have now been confirmed with Covid-19 in the capital. (...)]

22-6-2020 - UOL & Juiz suspende atividades de frigorífico que tem 193 funcionários com covid [A Justiça do Trabalho do Paraná determinou hoje a suspensão de todas as atividades presenciais do frigorífico Avenorte Avícola, em Cianorte, por 14 dias. O juiz Rodrigo da Costa Clazer acatou uma ação movida pelo MPT (Ministério Público do Trabalho), que identificou um surto do novo coronavírus no local. Na decisão, o magistrado ressalta que o frigorífico tem 193 funcionários comprovadamente contaminados — "mais do que o montante do próprio município".... - Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/06/22/juiz-suspende-atividades-de-frigorifico-que-tem-193-funcionarios-com-covid.htm?cmpid=copiaecola]

21-6-2020 - Revista Globo Rural & Covid-19 acende alerta mundial sobre produção e consumo de alimentos de origem animal [Especialistas são unânimes em dizer que as pessoas ficarão cada vez mais exigentes em relação à segurança sanitária dos produtos.A tormenta causada pelo novo coronavírus mudou o mundo repentinamente e, após o caos, um fato é dado como certo: as pessoas ao redor do planeta deverão adotar novos hábitos de consumo. E isso impactará a produção de alimentos, como já ocorreu durante a crise, quando as medidas restritivas impostas para conter o avanço da pandemia infectaram importantes canais de consumo do agro.Os especialistas são unânimes sobre o cenário pós-Covid-19: o mundo ficará mais cuidadoso com o que come, principalmente com as carnes. A demanda por informações sobre as condições sanitárias em que foi produzida a proteína animal tende a ocorrer até mesmo na China, principal cliente do mundo e epicentro da crise mais recente. (...)]

21-6-2020 - UOL & Alemanha sofre para conter infecções locais de coronarírus [Oficiais da Renânia do Norte-Vestfália forçaram 6.500 funcionários e suas famílias a cumprirem quarentena no começo desta semana, depois de mais de 1.000 funcionários da empresa de processamento de carne Toennies testarem positivo para coronavírus. Armin Laschet, premier do estado da Renânia Norte-Vestfália convocou oficiais consulares da Polônia, Bulgária e Romênia para mobilizar tradutores para persuadir funcionários de uma fábrica local de processamento de carne a cumprirem o novo isolamento. "Há 1.300 propriedades onde moram funcionários e suas famílias e onde precisamos cumprir as regras da quarentena", disse Laschet, em uma entrevista coletiva, neste domingo, explicando que ... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2020/06/21/alemanha-sofre-para-conter-infeccoes-locais-de-coronavirus.htm?cmpid=copiaecola]

21-6-2020 - Reuters & China suspende importação de aves da fábrica da Tyson por causa da autoridade aduaneira Covid-1- [A autoridade aduaneira da China disse neste domingo que suspendeu as importações de produtos avícolas de uma planta de propriedade da processadora de carne americana Tyson Inc TSN.N que foi atingida pelo novo coronavírus. (...) A China também suspendeu os produtos suínos do processador alemão Toennies, na semana passada, após um surto de coronavírus entre centenas de seus trabalhadores. A China intensificou a supervisão de alimentos importados depois que um novo conjunto de casos de coronavírus foi vinculado a um mercado atacadista de alimentos na capital, há pouco mais de uma semana. Pequim começou a testar carne, frutos do mar e produtos frescos para o coronavírus na semana passada e alguns portos estavam abrindo todos os recipientes de carne para realizar testes de coronavírus. (...)]

20-6-2020 - Sputnik & Boas relações políticas ajudariam Brasil caso China corte importações de carne, diz especialista [Possível embargo às importações de carne do Brasil por parte da China só ocorreria por razões sanitárias, mas a questão política poderia ajudar a resolver o problema, disse especialista à Sputnik Brasil. Segundo coluna de Jamil Chade, do UOL, a embaixada brasileira em Pequim enviou comunicado para o Itamaraty alertando que a China pode impor barreiras para a compra de carne procedente do Brasil. "Na esteira do novo foco de COVID-19 em um mercado de alimentos nesta capital (Pequim), no dia 11/06/2020, as autoridades locais estão adotando medidas preventivas que poderão afetar as exportações brasileiras de produtos cárneos para o mercado chinês", afirma o texto da embaixada, segundo o colunista. Nas duas últimas semanas, Pequim lida com um novo surto do coronavírus, que segundo relatos pode ter entrado no país por meio de salmão importado, detectado em uma tábua de cortar de um vendedor de um mercado de alimentos.Em função disso, o país asiático reforçará a inspeção em alimentos importados, assim como iniciou uma campanha nacional de testagem em entregadores de alimentos e mercadorias. (...)]

20-6-2020 - DW & Fechado maior frigorífico da Alemanha devido a covid-19 [Estabelecimento Tönnies, na Renânia do Norte-Vestfália, apresenta mais de 3.100 infecções com o coronavírus entre seus 6.500 empregados. Governo estadual ordena quarentena e ameaça com isolamento regional. O frigorífico Tönnies, no estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália, foi fechado por 14 dias, neste sábado (20/06), depois que 1.029 de seus empregados apresentaram resultado positivo nos exames de covid-19. No total, já se registraram 3.127 casos da doença no maior estabelecimento do gênero na Alemanha. Aos 25 soldados da Bundeswehr (Forças Armadas alemãs) que já se encontram no local, vão juntar-se outros 40, dos quais 20 ajudarão na documentação, e 20 na localização das pessoas de contato dos infectados. Na sexta-feira se decidira que todos os 6.500 empregados da fábrica em Rheda-Wiedenbrück deveriam entrar em quarentena, juntamente com seus corresidentes. (...)]

19-6-2020 - Global Times & China's CDC experts investigate Xinfadi market three times, announce groundbreaking virus tracing discovery [An initial epidemiological survey shows the coronavirus strain detected at the Xinfadi market in Beijing came from Europe, yet it has existed longer than the current coronavirus strain circulating in Europe, Chinese virologists inferred. They say it is possible that the virus did not mutate during transport as it has been sealed in frozen food, stored in cold and damp conditions. (...) Sample collection is a vital step in virus tracing, said Liu, noting that different positive samples may lead to different conclusions. For example, if the virus is found in sealed frozen food, it would prove the virus was transported to the market via cold chain; if the frozen food was opened, that may lead to another conclusion, said Liu. (...) The coronavirus is particularly cold-resistant, and can survive for months at -4 C and 20 years at -20 C, which explains why the virus has been found several times in seafood markets, and can be transported across borders,  Chinese epidemiologist Li Lanjuan said on Friday. (...)]

19-6-2020 - Sputnik & China divulga dados do genoma de coronavírus encontrado em mercado de Pequim: 'Vírus é da Europa' [(...) "De acordo com resultados preliminares de estudos genômicos e epidemiológicos, o vírus é da Europa, mas é diferente do vírus que está se espalhando na Europa", disse Zhang Yong, oficial do CDC. "É mais antigo que o vírus que está se espalhando atualmente na Europa." (...) Zhang disse haver várias possibilidades de como o vírus chegou à China. "Poderia ter sido escondido em produtos alimentícios congelados importados ou estava escondido em algum ambiente escuro e úmido, como Xinfadi, com o ambiente não sendo desinfetado ou esterilizado", complementou. (...)]

19-6-2020 - RFI & Mais de 700 casos de Covid-19 são identificados no maior abatedouro da Europa, na Alemanha [Um abatedouro na região de Munique foi identificado como o novo foco de transmissão do coronavírus na Alemanha. Até o momento, 730 trabalhadores tiveram resultado positivo para o exame de Covid-19 entre 1.100 testados. Maior frigorífico da Europa, o abatedouro de Gütersloh tem 6.400 empregados e já havia sido denunciado por não seguir as regras de distanciamento social em suas dependências. Vídeos publicados em redes sociais mostram refeitórios cheios e empregados sem máscaras.A Alemanha, país menos atingido pela pandemia que seus vizinhos europeus, conta até esta sexta-feira (19) 190 mil pessoas contaminadas pelo vírus e 8.882 mortes relacionadas à Covid-19. A descoberta de um foco de disseminação no sul do país acendeu o alerta do governo, que já mandou fechar as escolas da região e vai testar todos os funcionários e suas famílias. Os contaminados ficarão em isolamento até sua recuperação. (...)]

18-6-2020 - UOL & Em telegrama, Itamaraty admite risco de barreira da China contra Brasil

18-6-2020 - BBC News Brasil & Coronavírus: por que as autoridades chinesas culpam o salmão pelo novo foco de covid-19 [Um salmão importado é o principal suspeito de um surto novo de covid-19 que está paralisando Pequim, segundo as autoridades. E as repercussões da situação estão chegando até o Chile, que é o segundo maior exportador de salmão do mundo. Segundo a cadeia chinesa CCTV, até quarta-feira as autoridades do país asiático só haviam proibido expressamente as importações de salmão da Europa, que seria a origem do pescado supostamente contaminado. Mas todas as vendas de salmão sofreram o impacto. Mesmo antes da proibição, diversos supermercados e restaurantes se apressaram em retirar o produto de circulação. "Apesar de não haver restrição oficial para a entrada do produto, o medo dos consumidores da China faz com que o salmão não esteja mais entrando no país", afirma uma reportagem do jornal chileno La Tercera. (...)]

18-6-2020 - El País & China declara que novo surto de covid em Pequim foi controlado [Epidemiologista-chefe do Centro de Controle de Doenças, Wu Zunyou, considera que o pico ocorreu no sábado passado. (...) Conforme observou Wu, as investigações epidemiológicas encontraram um maior número de contágios entre os peixeiros do mercado do que entre outros trabalhadores dessas instalações. Também começaram a mostrar sintomas antes dos demais. "No final do ano passado, quando surgiram os casos daquela pneumonia atípica no mercado de peixes Huanan, em Wuhan, suspeitamos que os animais selvagens podiam ser a causa. Agora o novo surto no mercado atacadista de Pequim nos fez olhar para trás em Wuhan, pois nos oferece uma nova direção para resolver o mistério." Na opinião dele, a origem do surto poderia estar relacionada ao armazenamento de frutos do mar a baixa temperatura e em um ambiente úmido, como ocorria no Xinfadi. "Ainda é preciso investigar mais, mas considero que estas condições permitem que o vírus possa se esconder e sobreviver", apontou o epidemiologista.(...)]

18-6-2020 - Brasil de Fato & RS tem 80 indígenas com coronavírus, a maioria foi contaminada em frigoríficos da JBS [Em audiência pública, representantes de diversas aldeias do estado relataram situação de alta vulnerabilidade. Os 80 casos de covid-19 confirmados em comunidades indígenas do Rio Grande do Sul acenderam o alerta para a vulnerabilidade dessa população. A maioria dos casos está vinculada aos indígenas que trabalham em frigoríficos da empresa JBS na fronteira com Santa Catarina, cujas aldeias estão localizadas na região norte do estado. O tema foi debatido nesta quarta-feira (17), na primeira audiência pública virtual da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. (...)]

17-6-2020 - Revista Globo Rural & Oito frigoríficos brasileiros foram interditados por causa da Covid-19 em maio [Dado consta em relatório do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Oito frigoríficos sob inspeção federal foram interditados em maio por problemas relacionados ao controle da Covid-19. Os dados são de relatório do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, vinculado ao Ministério da Agricultura. Segundo o estudo, feito com o objetivo de acompanhar os impactos da pandemia, 47 abatedouros paralisaram atividades no mês, mas 39 deles foram por motivos não relacionados à transmimssão do coronavírus.(...)]

16-6-2020 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: o novo coronavírus e a indústria de animais [O novo surto da Covid-19 de Pequim, no curto prazo, tem potencial para impactar as futuras exportações de produtos de origem animal]

15-6-2020 - Revista Globo Rural & BRF confirma morte de funcionário de frigorífico em Goiás por Covid-19 [Trabalhador era do grupo de risco e estava afastado desde abril. A BRF informou nesta segunda-feira (15/6) que um de seus funcionários morreu devido a complicações de saúde provocadas pelo novo coronavírus. Em nota, a empresa explica que o trabalhador da unidade de Rio Verde (GO) faleceu no sábado (13/6). Ele já estava afastado das suas atividades desde abril por ser do grupo de risco para a doença. (...)]

15-6-2020 - O joio e o trigo & Hipocrisia S/A.: o que a Globo não mostra sobre as empresas “solidárias” durante a pandemia [Jornal Nacional exibe “solidariedade” dos empresários brasileiros no combate à pandemia em horário nobre, mas omite que parte das empresas expõe trabalhadores a riscos e desrespeita legislação, além de apresentar volume de doações fora de contexto. (...) Hipocrisia - Já os R$ 400 milhões anunciados pela JBS, uma das maiores indústrias de alimentos do mundo (processa carnes bovina, suína, ovina e de frango), não representam muito ao se considerar o lucro líquido da empresa, que foi de RS 6,06 bilhões em 2019 – ou seja, 6,5%. Aliás, o suposto esforço da JBS em combater os efeitos do coronavírus no Brasil também contradiz com a prática, de um histórico nada solidário. Para se ter uma ideia, desde o início da pandemia há casos de funcionários colocados para trabalhar em situações de risco de vida. Um deles é o do frigorífico de aves da Seara Alimentos, que é da JBS, no município de Ipumirim, em Santa Catarina, que em 18 de maio foi interditado após fiscalização do Ministério do Trabalho. Na operação, foram encontradas irregularidades. A unidade vivia um surto de Covid, com 86 casos da doença confirmados. Os auditores fiscais encontraram aglomerações de trabalhadores em vários setores da produção, sobretudo na sala de corte, onde funcionários trabalhavam “ombro a ombro”, muito próximos um do outro. Também havia casos de pessoas com sintomas de Covid que não foram afastadas do trabalho e, ainda, funcionários que haviam testado positivo para coronavírus que receberam prescrição de medicamentos para a doença e seguiram trabalhando. Havia, também, mais de 40 trabalhadores do grupo de risco que seguiam em atividade. Um deles, com hipertensão, foi contaminado. Internado, teve de ser entubado e ficou por dez dias na UTI. Outra unidade da JBS também foi interditada em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, após a descoberta de um surto de coronavírus. (...)] 

12-6-2020 - Brasil de Fato & Frigoríficos do Paraná são alvo do Ministério Público após mais de 100 contaminados [Órgão pede afastamento imediato e testagem em massa de trabalhadores da Coopavel. No Oeste do Paraná, os frigoríficos "são uma grande mola propulsora da proliferação da covid-19". A afirmação é do vereador Paulo Porto (PT), da cidade de Cascavel, onde o Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou ação contra a Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (Coopavel), proprietária dos frigoríficos Frialves e Frisuínos, no ultimo dia 5. Na ação, o MPT pede o afastamento imediato e remunerado de todos os empregados e trabalhadores terceirizados das unidades pelo prazo mínimo de 14 dias e a realização de testagem em massa custeada pela empresa. A ação vem após uma série de recomendações do MPT à Coopavel em meses anteriores, alertando para a necessidade de adequação dos frigoríficos a normas que garantissem a proteção da saúde dos trabalhadores ao coronavírus. As recomendações pediam levantamento de trabalhadores com doenças crônicas, afastamento por tempo adequado daqueles com suspeita de Covid-19, respeito ao distanciamento entre os trabalhadores, fornecimento de equipamentos de proteção individual e transporte particular da empresa, que garantisse o distanciamento no deslocamento. "A conduta da ré se configura como gravíssima. [...] Hoje a ré possui o estarrecedor número de 118 casos de trabalhadores contaminados, sendo o segundo frigorífico em número de Covid positivo no Paraná", afirma o MPT na ação. (...)"]

10-6-2020 - OutrasPalavras & Indústria da carne: por que automatizar não é a solução [Altíssima densidade humana em frigoríficos, para aumentar produção, ajudou a espalhar covid-19. Mas substituir trabalhadores não resolverá. Reduzir o perigo à saúde exige diminuir consumo de animais e fazer transformação profunda no sistema. De todas as mudanças que a atual pandemia vai trazer para a vida social, a mais urgente e difícil de ser enfrentada refere-se a nossos hábitos alimentares e, particularmente, ao consumo de carne. É um setor que se apoia na densidade de pessoas que operam o abate e o processamento dos animais. E, também, na densidade dos animais nas fazendas e granjas, em espaços cada vez menores. Essas duas densidades articulam-se organicamente. As fábricas se rentabilizam à medida que aumentam sua capacidade de processamento de animais, abatidos em unidades cada vez maiores. O número de porcos criados, nos Estados Unidos, em fazendas com mais de cinco mil animais, passou de 5% em 1982 para 73% em 2017. O processamento da carne é feito em fábricas caracterizadas pelo ambiente frio, fechado e pela proximidade que os trabalhadores guardam entre si, para que a linha de produção possa avançar com rapidez. Nos anos 1970, uma fábrica padrão processava 3.000 frangos por hora. Em 1980, o total passa a processar 8.000 animais, chegando hoje a 15 mil aves por hora. (...)]

8-6-2020 - Revista Globo Rural & Distanciamento social em frigoríficos opõe trabalhadores e indústrias [Sindicatos defendem o uso de apenas 50% da mão de obra e o aumento de turnos para evitar aglomerações. Em meio a um crescente número de casos de Covid-19 em frigoríficos, uma das principais medidas de prevenção apontada pelas autoridades para aumentar o distanciamento na linha de produção ainda é tema de discussão no setor. Embora sindicatos e autoridades defendam a redução da mão de obra na indústria, a medida é alvo de críticas por entidades representativas de produtores de proteína animal. (...)]

5-6-2020 - Central Única dos Trabalhadores (CUT) & Por lucro, abatedouro em Cianorte (PR) tem mais casos de Covid que a própria cidade [Abatedouro de aves tem 93 casos confirmados de Covid 19,enquanto a cidade em que está instalado tem três casos a menos. Trabalhadores foram afastados, segundo o prefeito da Cianorte, um dos sócios da empresa]

5-6-2020 - UOL & Um setor infectado: propostas para as doenças do sistema agroalimentar... - Veja mais em https://tab.uol.com.br/colunas/ricardo-abramovay/2020/06/05/trabalhadores-infectados-para-que-a-carne-chegue-a-sua-mesa.htm?cmpid=copiaecola

5-6-2020 - Brasil de Fato & Cascavel é cidade do PR com maior crescimento dos números de covid-19, diz pesquisa [Com 468 casos e 9 óbitos, a cidade está com 90% de ocupação dos leitos de UTI; só no frigorífico Coopavel, são 53 casos. (...) Frigoríficos - Outro problema apontado pelo vereador são os frigoríficos. "Somente a Coopavel possui hoje 53 funcionários contaminados", conta. Enquadrados como serviços essenciais, empresas que processam carnes mantêm o funcionamento durante a quarentena e seus ambientes são propícios à disseminação do vírus por serem fechados, com baixas temperaturas, umidade e diversos postos de trabalho sem o distanciamento mínimo de segurança. (...)]

4-6-2020 - UOL & Abatedouro no Paraná registra mais casos de coronavírus que cidade inteira

4-6-2020 & The Pig Site & Brazil's labour prosecutors attempt to close pork plant due to coronavirus outbreak [On 3 June, labour prosecutors sought to close a JBS pork plant in southern Brazil after another COVID-19 outbreak was reported.In a document sent to Reuters, Brazilian labour prosecutors filed a petition with a local court demanding the closure of a JBS SA pork plant in Rio Grande do Sul due to a COVID-19 outbreak among plant workers. A decision is still pending. The prosecutors brought the case to close the facility after JBS failed to stem outbreaks of the coronavirus in its production units. According to evidence presented before the court, 21 out of 1,700 workers in that JBS factory have tested positive for the COVID-19 respiratory disease, and two are hospitalised. (...)]

4-6-2020 - Pig Progress & Covid-19: Only minor outbreaks at pork plants in Spain [How has Europe’s number 1 pig producing state Spain been doing with regard to Covid-19? A few slaughterhouses in Aragón initially appeared to have relatively high numbers of positive cases, but PCR testing confirmed the numbers were only average]

2-6-2020 - Uol & MPT: 1/3 dos casos de coronavírus no RS são de emprgados de frigoríficos [Os trabalhadores de frigoríficos correspondem a 34% do total de casos oficiais de coronavírus no Rio Grande do Sul. Ao todo, 3.201 funcionários de 24 unidades, localizadas em 18 municípios, testaram positivo para a doença, segundo levantamento do Ministério Público do Trabalho (MPT-RS). No estado foram registrados até ontem 9.332 casos oficiais e 224 mortes. Segundo a procuradora do MPT Priscila Dibi Schvarcz, os 28 municípios do estado com maior índice de casos por 100 mil habitantes são sedes de frigoríficos ou abrigam moradia de trabalhadores do setor. Na lista constam 13 empresas, entre elas a BRF, dona da Sabia e da Perdigão, e JBS, da Friboi. (...)]

30-5-2020 - South China Morning Post & The next pandemic might come from a factory farm in China or the US. Is the world prepared? [Modern intensive farming could well be a cause of future pandemics. As the world’s appetite for meat grows, the food industry is contributing to the overuse of antibiotics, and turbocharging the spread of antibiotic-resistant diseases. It should come as no surprise that a burger-lover like President Donald Trump has declared the United States’ crisis-hit meat industry as "critical infrastructure". More than 10,000 workers at 170 meatpacking plants have fallen victim to Covid-19, and many plants have temporarily shut. The meat giant Tyson Foods has warned that the US "food supply chain is breaking". But as the global pandemic puts in jeopardy America’s supply of steaks and burgers, those iconic American dietary birthrights, so Trump’s meat industry crisis might, for many in the world, be a welcome warning of the fundamental unsustainability of the meat industry worldwide.While the Covid-19 pandemic may have been linked to a squalid wildlife and seafood market in Wuhan, in central China, we should not forget that the 1918 Spanish flu pandemic is thought to have originated in pig farms. Modern intensive farming is less a victim of the present global pandemic than the likely cause of future pandemics. And, as concentrated animal feeding operations at the heart of modern intensive farming play a critical role in the propagation of zoonotic diseases – those spread from animals to humans – perhaps even more important is their role in the mass consumption of antibiotics, which has turbocharged the spread of diseases that are now resistant to antibiotics. Humans today consume less than a quarter of all the antibiotics produced and sold. Over three-quarters are produced for the meat industry, in particular in China, the US and Brazil, for two main reasons: for metaphylaxis, to enable farm animals to survive their brief but drab lives in industry-scale farms; and to fatten them up faster, so they can reach slaughter weight more quickly and profitably. (...)]

29-5-2020 - Globo Rural & JBS pretende sacrificar 650 mil aves se frigorífico não reabrir até segunda-feira em SC [Unidade em Ipumirim está fechada há 11 dias por determinação da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho de Santa Catarina]

29-5-2020 - Globo Rural & BRF confirma 135 casos de Covid-19 nos frigoríficos de Lajeado (RS) e Concórdia (SC) [Na unidade catarinense, nova série de exames reduziu de 338 para 49 o total de contaminações, mas resultado de 50 testes ainda não saiu]

29-5-2020 - Reuters & Coronavirus infects more than 3,000 U.S. meatpacking workers-union [More than 3,000 U.S. meatpacking workers have tested positive for COVID-19 and at least 44 workers have died, the country’s largest meatpacking union said on Thursday, reflecting an increasing toll on plant employees. (...)]

28-5-2020 - Reuters & Los Angeles union, joined by 'Pandemic Pig,' demands meatpacking plant closure [The union representing workers at a meatpacking plant near Los Angeles where at least 153 employees have come down with COVID-19 called on Thursday for the plant’s immediate closure, saying measures to control the outbreak were not working. The outbreak has hit over 10% of the workforce at the Smithfield-owned Farmer John plant, said John Grant, president of the local chapter of the United Food and Commercial Workers union. "It's dangerous and the problem with this is that it’s invisible, insidious and deadly," Grant said. "And so what you do is when a shark is in the water, you pull everyone out of the water and you make an assessment of what is going on. That's what has to happen right now, a sharp honest assessment of what is going on." (...)]

28-5-2020 – Uol & BRF e JBS viram polo de contaminação em região mais afetada de SC, diz MPT [(...) Situação é "gravíssima" O presidente da Amauc (Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense), Emerson Ari Reichert, disse ao UOL que a situação na região é "gravíssima". Reichert, que também é prefeito da cidade de Ipira, afirmou que a operação dos frigoríficos intensificou a pandemia na região. "A atividade demanda muita mão de obra e deslocamento de pessoas de uma cidade para outra. É essencial e não parou. Isso contribuiu com o aumento da contaminação na região." (...)]

27-5-2020 - RFI & Covid-19 chega à zona rural dos EUA e afeta cadeia de alimentos [Depois de causar dezenas de milhares de mortes nos grandes centros urbanos dos Estados Unidos, a Covid-19 está tendo um surto nas regiões rurais americanas. Além de trazer mortes para essas comunidades carentes em infraestrutura, a pandemia também acaba por afetar a cadeia de suprimentos e o consumidor americano. (...) Animais sacrificados e profissionais sob risco - A indústria de processamento de carne de US$ 185 bilhões de dólares tem sofrido com a pandemia. Os abatedouros de carne bovina e suína viram sua capacidade cair em cerca de 40%, com muitos animais tendo de ser sacrificados. Muitos frigoríficos fecharam, o que fez com que faltasse carne nos supermercados. Mais de 11 mil casos de Covid-19 e 63 mortes foram registradas nas principais empresas do setor, que inclui a JBS dos EUA, que é uma empresa subsidiária integral da brasileira JBS S.A. No final de abril, Donald Trump declarou que os frigoríficos faziam parte de uma “infraestrutura crítica” e ofereceu uma certa proteção a essas empresas contra possíveis processos e, assim, diversos frigoríficos voltaram às operações. Isso fez com que os sindicatos que representam os funcionários dessas empresas se manifestassem com força dizendo que o presidente americano tinha dado “carta branca” aos frigoríficos. As empresas implementaram diversas medidas de segurança, como telas protetoras entre os trabalhadores e passaram a oferecer incentivos financeiros aos trabalhadores dispostos a retornar às instalações.  (...)]

27-5-2020 - Globo Rural & Justiça suspende atividades em frigorífico da JBS em Rondônia [Foram confirmados 26 casos de coronavírus na unidade industrial da empresa em São Miguel do Guaporé]

27-5-2020 - The Pig Site & Smaller meat processors face backlogs as coronavirus continues to shutter large slaughterhouses [Small meat processors across the US and Canada report months-long bottlenecks as farmers search for abattoirs to process backlogged livestock. In an in-depth analysis by PJ Huffstutter and Rod Nickel from Reuters, small-scale slaughter operations report spikes in numbers as COVID-19 outbreaks at major US and Canadian meat plants force farmers and consumers to seek alternatives to a crucial supply chain link. Inside the small-scale Iowa abattoir Stanhope Locker and Market, owner Shaunna Zanker yawns with exhaustion as she listens to yet another farmer asking her to slaughter his pigs. (...)]

26-5-2020 - The Pig Site & BRF facility in Brazil records more than 300 COVID-19 cases [BRF has reported that nearly 340 meat packing workers at a single facility have tested positive for the coronavirus. On 25 May, BRF issued a statement reporting that 6.6 percent of its 5,132 workers at its Concórdia plant in southern Brazil have tested positive for the virus. Reuters reports that workers have been preemptively suspended after being diagnosed with rapid testing. The results from the rapid tests will be submitted to slower but more accurate diagnostic testing. "The news has caused concern about the high number of infections among workers, but we believe the impact on production will be marginal," said Régis Chinchila, an analyst for Terra Investimentos. There has been worldwide concern that the pandemic would disrupt food supplies. BRF's costs will rise because of measures to protect workers from the virus, Chinchila added. (...)]

26-5-2020 - BBN News Brasil & Coronavírus: frigoríficos concentram um terço dos casos de covid-19 no RS, diz Ministério Público do Trabalho [O Ministério Público do Trabalho (MPT) contabiliza 2.079 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus entre trabalhadores de 21 frigoríficos distribuídos por 16 municípios do Rio Grande do Sul. O número equivale a 32,1% dos 6.470 casos contabilizados pela Secretaria da Saúde do Estado até a tarde desta segunda-feira (25). O número total de trabalhadores nas 21 unidades é de 24.488, incluindo os que testaram positivo. Esse montante, por sua vez, equivale a quase 40% da mão de obra do setor no Rio Grande do Sul, que emprega cerca de 65 mil pessoas. Juntamente com o oeste de Santa Catarina, o Estado concentra o maior número de casos de covid-19 em frigoríficos no Brasil. "Esses são os mais recentes dados que possuímos, sobretudo em razão de grandes testagens em alguns frigoríficos", afirma a procuradora do Trabalho Priscila Schvarcz, gerente nacional adjunta da força-tarefa do MPT para adequação das condições de trabalho em frigoríficos. Ela atribui o alto índice de contaminação ao funcionamento das unidades, com mão de obra intensiva, aglomeração no transporte e trocas de turno e ambientes refrigerados. (...)]

25-5-2020 - Pig Progress & Covid-19: French, Dutch abattoir staff test positive [In Europe, not only slaughterhouses in Germany have reported their employees to have infections with coronavirus 2019 (Covid-19). There are also reports from France and the Netherlands about similar 'asymptomatic' occurrences, so far no major processing disruptions are reported. Meanwhile, Germany aims to change slaughterhouse labour rules. A Vion slaughterhouse in the Dutch city Groenlo was closed down last week after 45 people had tested positive for Covid-19. A subsequent closer look learnt that over 20% of employees tested positive with coronavirus, i.e. 147 out of 657. The plant is temporarily closed as all employees will have to go into home quarantine. Production is being taken over by other Vion plants. (...)]

25-5-2020 - BBC News Brasil & Coronavírus: o avanço silencioso da covid-19 em frigoríficos do Brasil [Neste vídeo, a repórter Camilla Veras Mota explica como quatro características ampliam a possibilidade de contaminação pelo novo coronavírus na indústria da carne, e como isso preocupa autoridades no Rio Grande do Sul e em países como Alemanha e Estados Unidos]

25-5-2020 - BBC News Brasil & Trabalhadores de frigoríficos somam um terço de casos de covid-2019 no RS, segundo MPT [O Ministério Público do Trabalho (MPT) contabiliza 2.079 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus entre trabalhadores de 21 frigoríficos distribuídos por 16 municípios do Rio Grande do Sul]

25-5-2020 - OutrasPalavras & Como frigoríficos destroçam os trabalhadores [Mais de 60 unidades são investigadas por desrespeitar protocolos de prevenção — e disseminar a covid-19. Gigantes como JBS e BRF (antiga Sadia) aglomeram até mil funcionários em ambientes fechados e sem distanciamento mínimo. (...) Nesse contexto geral, chama atenção o caso dos trabalhadores da indústria de processamento de carnes, que têm grande peso, tanto na matriz industrial do Brasil, quanto na de Santa Catarina. O Brasil é o maior produtor de carnes bovina, o primeiro exportador, e vende carne de frango para mais de 150 países. Em Santa Catarina, que é o segundo maior produtor de carne de frango do país, o setor tem grande peso no volume de produção, empregos, exportações, etc. O primeiro produto exportado por Santa Catarina no ano passado foi carnes de aves, que representou 24,13% da pauta exportadora; o segundo foi carne suína, com participação de 8,1% na pauta. Boa parte desse produto é exportado in natura, sem processamento industrial (coisa de país subdesenvolvido, registre-se). A indústria de carnes é um setor essencial, que não "pode parar", já que, com pandemia ou não, os alimentos têm que ser produzidos e processados industrialmente. Pelas características do processo de trabalho, que é intensivo em mão de obra, o risco de contaminação dos trabalhadores desse setor, pela covid-19, é muito grande. Não por acaso, mais de 60 frigoríficos em 11 estados do país estão sendo investigados pelo poder público neste período de pandemia, em função da falta de condições adequadas de prevenção à doença. Deve ser o setor da indústria de transformação com maior incidência de contaminação. (...)]

24-5-2020 - Globo Rural & Produção de carne bovina nos EUA cai 21% em abril por conta do coronavírus [Carne suína também teve queda, de 11%; animais estão sendo sacrificados por causa do fechamento de frigoríficos no país. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a produção de carne nos Estados Unidos registra queda expressiva, devido ao impacto do fechamento de processadoras no país. Em abril, a produção de carne bovina caiu 21% em relação a 2019. A suína, 11%. O fechamento de frigoríficos por conta de casos da Covid-19 nesses locais fez com que criadores passassem a sacrificar animais. A estimativa entre produtores é que 10 milhões de galinhas e 2 milhões de porcos foram descartados. Associações de defesa dos animais protestaram. Pelo lado dos trabalhadores do setor, cerca de 10 mil funcionários de frigoríficos norte-americanos contraíram a doença e 30 morreram. O fechamento das unidades de processamento fez as prateleiras de mercados esvaziarem e o preço das carnes subir 10% no mês. (...)]

24-5-2020 - Globo Rural & Coronavírus afeta funcionamento de frigoríficos e abates de emergência podem começar [Associação de empresas diz que setor está se organizando para evitar descartes e desabastecimento, mas federação de trabalhadores agrícolas do RS afirma que já existem animais que deveriam ter sido entregues aos frigoríficos há 15 dias.O Ministério Público do Trabalho informou que 21 frigoríficos tiveram casos confirmados de coronavírus no Brasil. O surto causou restrições de funcionamento em quatro unidades, duas delas em Lajeado, no Rio Grande do Sul. Ambas funcionam com metade da capacidade de processamento, para cumprir exigências para redução de contágio, acordadas com a Justiça.Carlos Senter, de Nova Bréscia, por exemplo, tem 100 mil frangos completando o ciclo de criação nesta semana, mas não sabe se serão recolhidos para abate no prazo."Tem lotes que já deveriam ter saído das granjas 15 dias atrás", afirmou Carlos Joel da Silva, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS). "Por outro lado, muitos galpões estão vazios porque a empresa não alojou novos lotes." (...)]

22-5-2020 - UOL & O sistema alimentar mundial está doente e a culpa não é da Covid-19... - Veja mais em https://tab.uol.com.br/colunas/ricardo-abramovay/2020/05/22/o-sistema-alimentar-mundial-esta-doente-e-a-culpa-nao-e-da-covid-19.htm?cmpid=copiaecola

22-5-2020 - G1 & Cinquenta funcionários de frigorífico de cidade com maior incidência de covid testam positivo: 'Sem sintomas' [Segundo o secretário municipal de Saúde de Guia Lopes da Laguna, Marcelo Gonçalves, alguns destes trabalhadores já tinham sido testado no início do mês e continuaram com o resultado positivo para a infecção. Cinquentafuncionários do frigorífico de Guia Lopes da Laguna, município com maior incidência de covid-19 em Mato Grosso do Sultestaram positivo para a doença. "Eles não apresentavam nenhum sintoma", disse o secretário de Saúde da cidade, Marcelo Gonçalves, em entrevista ao Bom Dia MS nesta sexta-feira (22). (...)]

22-5-2020 - Editora Elefante [Publicado no UOL Tab] & O sistema alimentar mundial está doente [A criação de animais em grande escala guarda as características mais marcantes da era industrial, no qual conhecimento, inteligência e informação em nada contribuem para reduzir sua inflexibilidade, o que o torna especialmente suscetível a crises como a que estamos vivendo. Metade dos 25 condados com maior incidência per capita de contaminação por Sars-Cov-2 nos EUA são dominados por grandes unidades de abate e processamento de carne de gado, de porcos e de aves. O setor já tinha um passivo de dez mil infectados e trinta mortos até o início de maio. Cerca de trezentos inspetores federais contraíram a doença até meados de maio. Trinta plantas suspenderam as operações no país. Dez milhões de aves já foram abatidas por afogamento, tiros ou produtos tóxicos. Um quarto da capacidade norte-americana de abate e processamento de porcos já fechou. Em diversas cidades da maior potência agrícola do mundo, falta carne nos supermercados. O desperdício e o trauma seriam dificilmente imagináveis algumas semanas atrás. Mas a destruição não atinge apenas os EUA. Só num grande frigorífico do estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália, 205 trabalhadores (quase todos romenos, búlgaros ou poloneses) estão contaminados. Na França os frigoríficos também se tornaram focos de propagação da pandemia. E no Brasil? No início desta semana, auditores fiscais do trabalho interditaram uma unidade de processamento da JBS em Ipumirim, em Santa Catarina: há informações de que 5% dos 1.500 funcionários trabalhando naquela unidade tiveram resultado positivo para a doença. No Rio Grande do Sul, já há 495 casos confirmados e, como os trabalhadores muitas vezes não moram próximo aos frigoríficos, a contaminação já atinge dezesseis municípios. É claro que em todo o mundo, e no Brasil não é diferente, as empresas se apressam em adotar medidas mitigadoras, na tentativa de cumprir as legislações locais e evitar a disseminação da doença. (...)]

21-5-2020 - Brasil de Fato & Frigoríficos reabrem no Rio Grande do Sul após acordo no MP; sindicato critica medida [Foram reabertos os frigoríficos BRF e Minuano, em Lajeado, terceiro município com mais casos da doença no estado. Os frigoríficos BRF e Minuano, ambos de Lajeado, retornarão às atividades, mas a saúde e a vida de seus trabalhadores permanecerão desprotegidas. É o que entende a Central Única dos Trabalhadores no Rio Grande do Sul (CUT/RS) após analisar os acordos firmados entre as duas unidades de processamento de carnes e o Ministério Público estadual (MP/RS). Os dois abatedouros foram interditados após surtos de covid-19.  Situado no Vale do Taquari, Lajeado é o terceiro município com mais casos da doença no Rio Grande do Sul, com 243 confirmados e 15 óbitos. "Além de não dialogar com os representantes dos funcionários, as medidas previstas nos acordos não impedem a aglomeração na linha de produção dos frigoríficos, permanecendo o alto risco de contágio", criticou o secretário de Políticas Sociais da CUT-RS, Reginaldo Rodrigues. Para ele, "o que pode evitar a disseminação do coronavírus é a implantação de três turnos de trabalho, cada um com seis horas de duração, como forma de reduzir o contato entre quem lá trabalha". (...)]

21-5-2020 - G1 & Frigorífico de município com incidência mais alta de covid-19 em MS testa funcionários para retomar atividades [251 funcionários de frigorífico em Guia Lopes da Laguna passaram por testes de coronavírus na manhã desta quinta-feira (21).Empresa estava fechada desde o último dia 8, quando 5 funcionários foram diagnosticados com covid-19. O frigorífico de Guia Lopes da Laguna, município no sudoeste de Mato Grosso do Sul com maior incidência de coronavírus no estado, se prepara para retomar as atividades. Fechado desde o último dia 8, após cinco funcionários testarem positivo para covid-19, a empresa pretende voltar aos trabalhos, com restrições, a partir desta sexta-feira (22). (...)]

20-5-2020 - Globo Rural & Abates extras aumentam risco de Covid-19 em frigoríficos, apontam fiscais federais [Com fechamento de unidades por conta da doença, empresas passaram a realizar mais turnos adicionais no país, aponta relatório]

20-5-2020 - Globo Rural & Covid-19: BRF é obrigada a afastar 50% dos trabalhadores de Concórdia [Medida será necessária para realização da testagem dos funcionários determinada pela Vigilância Sanitária de Santa Catarina. Empresa tem 144 casos confirmados da doença]

19-5-2020 - Vox & Why meatpacking plants have become coronavirus hot spots [Meatpacking facilities are inherently susceptible to Covid-19 outbreaks. Meatpacking plants have unexpectedly become the epicenters of coronavirus outbreaks in rural communities, putting workers and their neighbors in peril and slowing meat production across the country. Almost 5,000 plant workers across 19 states had tested positive for the virus as of April 27, according to the Centers for Disease Control and Prevention (CDC), and based on anecdotal reports in local media, the virus has since continued to spread in the facilities. At least 20 workers have died. Some 22 plants consequently closed. President Donald Trump nevertheless ordered the plants to stay open or reopen last month, and Bloomberg reported that infections have since risen in counties near large meatpacking facilities at more than twice the national rate. Communities in rural Texas and Nebraska have been particularly hard-hit. (...)]

19-5-2020 - The Pig Site & Brazil's BRF told to test all workers in Santa Catarina plants for COVID-19 [Brazilian meat processor BRF SA has been told by Santa Catarina state health authorities to reinforce COVID-19 containment measures. According to reporting in ReutersBRF has been told to reinforce measures to contain the spread of the novel coronavirus on production units in Santa Catarina state.These measures include testing all workers at BRF's Concórdia plant, which processes pork and poultry and is the company's biggest in the state by number of employees, around 5,000, a press representative told Reuters. (...)]

19-5-2020 - Brasil de Fato & Superintendência do Trabalho interdita indústria de aves Guaraves, na Paraíba [Fiscais fizeram testes rápidos e identificaram ao menos 49 funcionários com covid-19; Alpargatas também está na mira. A Superintendência Regional do Trabalho na Paraíba interditou, nesta terça-feira (19), a indústria de aves Guaraves, localizada na cidade de Guarabira, na Paraíba, após realizar testes rápidos para covid-19 com 200 funcionários e dar diagnóstico positivo para 49 desses profissionais. A indústria possui 1.200 trabalhadores. Os testes foram feitos um dia antes (18) por fiscais do trabalho. Segundo a Superintendência, a empresa estava descumprindo normas de proteção exigidas para conter a propagação do novo coronavírus. "Um empregado contaminado tem potencial para contaminar diversos outros trabalhadores e seus contactantes. Nesse sentido, não podemos deixar de exigir, com maior rigor ainda, o cumprimento das normas de proteção adequadas", afirmou Ana Mércia Vieira Fernandes, chefe da SST da Superintendência Regional do Trabalho na Paraíba. A fiscalização constatou que os trabalhadores não estavam utilizando os equipamentos de proteção individual necessários à segurança exigida para o momento. "A empresa não estava adotando algumas regras de higienização recomendadas, bem como faltavam aspectos básicos de cumprimento do distanciamento necessário entre os trabalhadores, na atividade", afirmou Nei Alexandre, auditor fiscal do Trabalho. (...)]

18-5-2020 - The Pig Site & US government issues COVID-19 guidance for pork industry [The US Department of Justice Antitrust Division provides guidance for collaboration among US hog farmers meeting the challenges of the coronavirus pandemic. The favourable decision is in response to a "business review" letter submitted to the DOJ by the National Pork Producers Council seeking permission to allow hog farmers greater flexibility in working to maximise the number of hogs entering the food supply, minimise the tragic need to euthanise hogs, and, facilitate the safe and orderly euthanisation of those hogs which are not able to enter the food supply. COVID-related pork packing plant closures and slowdowns have caused a severe back-up of pigs on farms. Overcrowding impacts pigs' ability to rest comfortably and may result in aggression and injuries. Maintaining air quality and temperatures that keep animals comfortable is also challenged. To prevent animal suffering, farmers are being forced to euthanise animals. "Our goal is to efficiently process as many hogs as possible into the food supply," said Howard "AV" Roth, NPPC president and a hog farmer from Wauzeka, Wisconsin. "Appropriate collaboration across the industry and with state and federal government officials will minimise the number of pigs that must be euthanised and ensure that it is handled humanely, and that disposal is environmentally sound." Following is an example of the type of productive industry collaboration NPPC cited in its letter to the DOJ: (...)]

18-5-2020 - GlobalMeat News & Danish Crown closes Southern Jutland slaughterhouse [Pork processor Danish Crown temporarily closed its Skærbæk slaughterhouse in Southern Jutland following the confirmation of coronavirus among sfatt at its main customer Westcrown]

18-5-2020 - Pig Progress & Covid-19: German pork plants test negative; fears in Italy [New tests in German pig slaughterhouses indicate that there are no further infections with Covid-19. In the meantime, worries in Italy increase. The outcome of the tests is good news for Germany’s pig industry, because over the last few weeks, prices have come down because of a reduced slaughter capacity. The situation, however, is not as bad as in the United States, where an acute shortage or slaughter capacity led to pork producers euthanising finisher pigs or aborting gestating sows, in an attempt to deal with overcrowded pens. (...)]

15-5-2020 - Nexo & Por que os frigoríficos são foco de disseminação do coronavírus [No Rio Grande do Sul, cidades com estabelecimentos do setor estão entre as mais atingidas pelo vírus. Ministério Público do Trabalho investiga empresas em 11 estados]

15-5-2020 - Reuters & UPDATE 1-BRF's coronavirus-hit chicken, pork plant in Brazil to reopen ahead of schedule [Operations at a Brazilian chicken and pork plant owned by BRF SA are expected to gradually resume starting on Friday, about a week ahead of schedule, after a shutdown due to a novel coronavirus outbreak, the company and an industry group said. (...) BRF, the world’s largest chicken exporter, later confirmed in a statement to Reuters that it had reached an agreement with local officials to reopen the plant, which was one of only two such facilities closed due to coronavirus outbreaks in Brazil. The company’s plant was ordered by a municipal court on May 8 to close for 15 days, and BRF said it made a series of commitments in order to obtain permission to resume operations. The company has agreed to test all its workers at the plant for COVID-19, the respiratory illness caused by the coronavirus, within 15 days and to forward those results immediately to Lajeado’s health authorities, according to a statement from the officials who negotiated the agreement. (...)]

15-5-2020 - The Guardian & US coronavirus hotspots linked to meat processing plants [Almost half the current Covid-19 hotspots in the US are linked to meat processing plants where poultry, pigs and cattle are slaughtered and packaged, which has led to the virus spiking in many small towns and prompted calls for urgent reforms to an industry beset by health and safety problems.At least 12 of the 25 hotspots in the US – counties with the highest per-capita infection rates – originated in meat factories where employees work side by side in cramped conditions, according to an analysis by the Guardian. In Nebraska, five counties have outbreaks linked to meat plants including Dakota county, where about one of every 14 residents has tested positive – the second-highest per capita infection rate in the US. As of Thursday, the Nebraska counties of Dakota, Hall, Dawson, Saline, and Colfax accounted for almost half the state’s 9,075 positive cases, according to data tracking by the New York Times. (...)]

14-5-2020 - RT & La carne se convierte en un alimento para ricos en EE.UU. a causa de la pandemia [En medio del cierrre de plantas y de la reducción de la producción de carne convencional, las variedades orgánicas o de razas especiales experimentan un auge. La pandemia del coronavirus en EE.UU. ha reducido la capacidad de los productores de carne del país y ha transformado la oferta de productos cárnicos. Muchos comercios experimentan un déficit de carne, al tiempo que abundan variedades especiales destinadas a aquellos con un mayor poder adquisitivo, informa Bloomberg. Así, la producción de variedades de lujo como la carne de cerdo de raza, de res alimentada con pasto y el pollo de campo han experimentado un alza, mientras que las megaplantas operadas por Tyson Foods y Cargill producen un 40 % menos de carne de res y cerdo convencional. La causa de este desequilibrio puede estar en el golpe que ha asestado la crisis sanitaria a los trabajadores de estas fábricas, que a menudo provienen de familias de bajos recursos. Alrededor del 44 % de ellos son hispanos, mientras que una cuarta parte son afroamericanos, dos de los grupos demográficos más vulnerables ante el coronavirus. Al menos 30 trabajadores del sector han muerto por coronavirus y más de 10.000 han sido infectados o expuestos al contagio en el país, según la Unión Internacional de Trabajadores del Comercio y de Alimentos, que señala que una treintena de fábricas han cerrado en algún momento en los últimos dos meses. La mayor parte de esos cierres se produjo en plantas de gran tamaño. (...)]

14-5-2020 - Food Navigator & German slaughterhouses under fire over 'insufficient precautionary measures' to block COVID-19 spread [An outbreak of corovavirus in German slaugheterhouses has placed the sector´s living and working conditions in the spotlight]

13-5-2020 - GlobalMeat News & Warning on 'high-risk nature' of meatpacking after COVID-19 clusters emerge [Fresh warning have been issued over the 'high-risk nature' of meat and poultry operations after news of fresh cases of COVID-19 - including one death - at meat companies in Northern Ireland emerged this week]

13-5-2020 - Eater & It's Still the Jungle Out There [More than a century after Upton Sinclair's novel about exploitation in America's meat industry, the coronavirus has revealed how little meatpacking has changed. (...) BBlackBlack Hawk County Sheriff Tony Thompson left the Tyson pork processing plant in Waterloo, Iowa, in disgust. On April 10, after receiving complaints from workers and community members, he and local health officials inspected the facility, which is responsible for about 5 percent of total U.S. pork production, according to industry estimates. "We walked out of that plant tour knowing those complaints were valid," says Thompson, who is also chair of the Black Hawk Emergency Management Commission. "They had a huge problem." (...)]

13-5-2020 - Bloomberg & There’s Plenty of Meat in America — For Those Who Can Afford It [While many regular American grocers are running out of meat, specialty food producers have plentiful supplies -- for those who can afford it. Production of luxe varieties like heritage pork, grass-fed beef and Amish-raised chicken are expanding at a time when coronavirus outbreaks at mammoth plants operated by Tyson Foods Inc. and Cargill Inc. have wiped out about 40% of conventional U.S. beef and pork capacity in recent weeks. So while lower-income consumers are finding meat hard to come by -- with Kroger Co. and Costco Wholesale Corp. rationing purchases -- richer Americans have their pick of fancy offerings that often cost twice as much, or more. (...)]

13-5-2020 - BBC News Brasil & Coronavírus: o avanço silencioso da covid-19 em frigoríficos do Brasil [O Rio Grande do Sul registrou surtos de covid-19 em pelo menos 12 frigoríficos. Já são quase 250 casos confirmados entre funcionários e cerca de 20 mil trabalhadores expostos, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde.O rápido aumento de infecções preocupa as autoridades de saúde porque este é um segmento intensivo em mão de obra - e sua própria estrutura operacional favorece a disseminação do novo coronavírus. O setor emprega 65 mil pessoas no Estado, calcula a procuradora do trabalho Priscila Dibi Schvarcz, que coordena o Projeto de Adequação das Condições de Trabalho nos Frigoríficos. Por estar incluído na lista de atividades essenciais, ele não foi obrigado pelos decretos de quarentena a suspender os trabalhos. (...)]

11-5-2020 - DW & Casos de covid-19 escancaram exploração de trabalhadores em frigoríficos alemães [Abatedouros da Alemanha registram centenas de casos de coronavírus em trabalhadores estrangeiros, entre eles muitos romenos e búlgaros. Casos levantam discussão sobre péssimas condições de alojamento e de proteção social]

11-5-2020 - G1 & Governo orienta frigoríficos a fazer 'busca ativa' por casos de Covid-19 e a afastar trabalhadores com sintomas [Manual com 72 orientações foi elaborado com o objetivo de conter a disseminação do novo coronavírus no ambiente de trabalho. Na linha de produção, orientação é colocar barreiras físicas.O Ministério da Agricultura divulgou nesta segunda-feira (11) um manual para orientar os frigoríficos do país a atuarem diante da pandemia do novo coronavírus. Entre as medidas propostas estão o monitoramento todos os casos de Covid-19 entre seus trabalhadores e o afastamento, por pelo menos 14 dias, daqueles que apresentarem sintomas da doença. O manual conta com 72 orientações. As medidas foram elaboradas conjuntamente, pelos ministérios da Economia, Agricultura e Saúde na última quinta-feira (7). A íntegra do manual pode ser acessada no site do Ministério da Agricultura.Na sexta-feira (8), o G1 mostrou que mais de 60 frigoríficos em 11 estados do país estão na mira do Ministério Público do Trabalho (MPT) por conta do combate à pandemia do novo coronavírus. Nos Estados Unidos, os frigoríficos se tornaram um dos focos da doença]

11-5-2020 - DW & Coronavirus breaks out in third German slaughterhouse [A slaughterhouse in the western city of Bochum has identified at least 22 coronavirus infections among its employees. Over 200 employees at another abattoir nearby have tested positive for the deadly virus]

11-5-2020 & Brasil de Fato & Com 18 mortes, Passo Fundo é a cidade gaúcha mais atingida pela covid-19 [Município sedia uma grande unidade de abate de aves do grupo JBS, agora interditada judicialmente, onde iniciou um surto. Com o registro de mais uma morte, Passo Fundo, na região Planalto Médio, tornou-se a cidade com maior número de óbitos pela covid-19 no Rio Grande do Sul. São, agora, 18 mortes contra 17 de Porto Alegre. O município tem somente 204 mil habitantes enquanto a capital gaúcha conta com 1,5 milhão. Mas Passo Fundo sedia uma grande unidade de abate de aves, agora interditada judicialmente, do grupo JBS – que reúne marcas como Friboi, Seara e Swift – onde se originou um surto da doença. Outra decisão judicial determinou a interdição, por 15 dias, da planta de processamento de carnes da BRF em Lajeado, município do Vale do Taquari, distante 100 km de Porto Alegre. O frigorífico, com 2,5 mil trabalhadores, foi identificado como foco de contágio de coronavírus.  A multa diária em caso de descumprimento da ordem é de R$ 1 milhão/dia. A empresa teria descumprido 11 medidas de proteção aos seus funcionários. (...)]

8-5-2020 - Pig Progress & Covid-19: US pig markets still suffer; Europe feels effects too [The pig industry in the US and Canada continues to feel the effects of Covid-19 and the pressure on packing plants. European pig processing plants also feel the effects of the virus more strongly] 

8-5-2020 - G1 & Ministério Público do Trabalho investiga controle da Covid-19 entre funcionários de 61 frigoríficos em 11 estados [Procuradores querem saber se empresas seguem as orientações das autoridades de saúde; locais costumam reunir centenas de trabalhadores nas linhas de produção, o que facilita a propagação do coronavírus. G1 acompanhou problemas em 17 unidades de 5 estados]

8-5-2020 - DW & Coronavirus outbreak closes German meat-packing plant [Days after Germany readied to ease coronavirus restrictions, three districts saw outbreaks that will delay reopening. After COVID-19 infections at slaughterhouses, two states will test all meat-processing workers]

8-5-2020 - Brasil de Fato & Foco de covid-19, frigoríficos com milhares de trabalhadores são interditados no RS [Medidas exigem que fábricas cumpram regras sanitárias para não colocar em risco a saúde de toda a população. Diversos frigoríficos no Rio Grande do Sul apresentaram surto de covid-19 entre seus trabalhadores. Esta semana, dois deles foram interditados: o frigorífico Nicolini, de Garibaldi, na Serra Gaúcha; e o o frigorífico JBS, em Passo Fundo, região do Planalto Médio. Nessa quinta-feira (7), a Prefeitura de Passo Fundo (RS) interditou por 15 dias todas as atividades do frigorífico JBS que funciona no município, devido a registros de casos do novo coronavírus na unidade. O local já havia sido interditado pela Justiça do Trabalho no dia 24 de abril e a retomada das atividades estava prevista para este sábado (9). Em nota divulgada no site da Prefeitura, as autoridades municipais afirmam que e interdição cautelar "é fundamentada no entendimento da Vigilância em Saúde do Município de que foram desrespeitadas regras sanitárias e epidemiológicas, o que pode colocar em risco a saúde de toda a população". "A empresa deveria providenciar monitoramento de todos os trabalhadores afastados, o que não teria ocorrido", diz trecho da nota. (...)]

7-5-2020 - G1 & Frigorífico que foi solidário no início da pandemia suspende atividades após funcionários testarem positivo para covid-19 [Funcionários de um frigorífico de Guia Lopes da Laguna (MS) tiraram uma foto com a frase: 'Nós estamos aqui por vocês, produzindo seu alimento, fique em casa por nós'.O Frigorifico Brasil Global, em Guia Lopes da Laguna, na região de fronteira com o Paraguai, em Mato Grosso do Sul, decidiu suspender as atividades nesta quinta-feira-feira (7), após cinco funcionários da empresa testarem positivo para a covid-19. O Frigorífico informou ao G1 que continuou com suas atividades durante a pandemia para atender a demanda de alimentos da população. Segundo o diretor Eduardo Manica, a empresa adotou várias medidas de prevenção a doença. Dispensou do trabalho os funcionários dos grupos de risco e determinou o uso de máscaras por todos os colaboradores, além de passar a medir a temperatura de todos eles. (...)]

1-5-2020 - Globo Rural & Frigoríficos omitem casos de Covid-19 no RS, diz Ministério Público do Trabalho [Segundo procuradora, prefeituras têm relatado dificuldades de obter dados de contaminação com indústria. Com 11 frigoríficos com casos confirmados de Covid-19, o Rio Grande do Sul apresenta a pior situação de contaminação pela doença entre trabalhadores do setor no país, segundo aponta a procuradora do trabalho em Passo Fundo, Priscila Dib Schvarcz. Integrante do Projeto Nacional de Adequação das Condições de Trabalho em Frigoríficos do Ministério Público do Trabalho, ela relata que o órgão tem recebido inúmeras denúncias de prefeituras locais relacionadas à sonegação de informações para o poder público. (...)]

30-4-2020 - MOV Show & DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ANIMAIS: A CAUSA DO NOVO CORONAVÍRUS? | SCHWARZA NA MOV [A ciência nos diz que muitas das epidemias que a humanidade já viveu estão diretamente ligadas com animais selvagens. Mas você sabe por que isso acontece? Puxa a cadeira e dá o play, Mover, porque tá na hora da aula com o Schwarza!]

27-4-2020 - Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro) & Covid-19: Afagro solicita medidas diferenciadas nos frigoríficos [Frente à pandemia do coronavírus, a Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro) solicitou providências no que diz respeito à adoção de medidas para as atividades industriais fiscalizadas pela Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) da Secretaria da Agricultura (Seapdr). A preocupação da entidade leva em consideração não somente a saúde dos servidores que atuam nas plantas, mas também a saúde dos colaboradores das empresas e o abastecimento seguro à população gaúcha. (...)]

26-4-2020 - GaúchaZH & Fiscais agropecuários do RS pedem procedimento padrão em frigoríficos [Solicitação está em documento encaminhado à Secretaria da Agricultura, responsável pelas unidades com inspeção estadual]

23-4-2020 - UOL & Fábrica da JBS em Passo Fundo tem surto de coronavírus; MPT investiga 

22-4-2020 - G1 & A remota processadora de carne de porco nos EUA que se tornou o maior foco de covid-19 no país [Unidade com 3,7 mil funcionários em Sioux Falls, no Estado de Dakota do Sul, da Smithfield Foods, maior produtor de carne de porco do mundo, teve mais de 600 casos confirmados do vírus; mas por quê?]

22-4-2020 - Food & Water Watch & Fact-Checking Smithfield's BS About Food Shortages During Coronavirus Shutdowns [Big Ag's biggest players benefit from making consumers think a food shortage is imminent if they're made to shut down. Here are the facts. A local Sioux Falls, South Dakota newspaper recently ran a heart-wrenching story about the first Smithfield worker to die of COVID-19. Louisa County, Iowa, home of Tyson Foods' Columbus Junction processing plant, is now 10th in the country in the number of COVID-19 cases per resident; the plant has reported 140 cases among workers. Dozens of packing plants and slaughterhouses across the country are now closed due to the virus which has spread rapidly among workers. (...)]

22-4-2020 - BBC News & A história por trás do maior foco de coronavírus nos EUA [Em uma fábrica de processamento de carne de porco em Dakota do Sul, o surto do coronavírus se espalhou na velocidade de um incêndio florestal, levantando dúvidas sobre o que a empresa fez para proteger os trabalhadores] 

21-4-2020 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropeucuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Pandemia de covid-19 prejudica a indústria pecuária estadunidense [A disseminação do vírus da covid-19 já infectou centenas de trabalhadores da indústria pecuária dos EUA e o fechamento de frigoríficos colocam esse país "perigosamente perto" de um déficit alimentar]

20-4-2020 - Food & Water Watch & Group Calls for Immediate Closure of All Slaughterhouses with Coronavirus Presence and National Guard Mobilization to Support Food Distribution [Pandemic shows cracks in our badly broken food system; growers need intervention to help redirect supplies where USDA and industry are failing. In response to the coronavirus spreading rapidly through the meat industry, the national advocacy organization Food & Water Action is calling for the complete and immediate shutdown of all slaughterhouses where the coronavirus has appeared - in employees, on-site inspectors, etc. - in order to prevent the wider spread of the virus in the industry and a much greater disruption of the food supply chain in days and weeks to come. Employees should continue to be compensated for the duration of plant closures. Additionally, Food & Water Action is calling on governors and the federal government to mobilize the National Guard to help redistribute existing food supplies and stockpiles as the virus sweeps across the country and concerns about access to food grow. (...)]

18-4-2020 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & USDA e indústria pecuária dos EUA negligenciam os trabalhadores da indústria da carne [Food & Water Watch: o Departamento de Agricultura (USDA) e a indústria pecuária dos EUA negligenciam os trabalhadores que garantem o suprimento alimentar dos estadunidenses e isso prejudicará o fornecimento de carne nesse país]

18-4-2020 - RT & Bloomberg alerta sobre la escasez de café en el mundo por el coronavirus [Es posible que no haya trabajadores suficientes para recolectar los granos de café de las próximas cosechas en medio de las restricciones impuestas por el nuevo coronavirus, el cierre de los bancos, las jornadas laborales reducidas y el miedo al contagio en las granjas, reporta Bloomberg, mencionando que la presión se siente aguda sobre todo en Colombia, Brasil y Perú, que representan casi dos tercios de la producción mundial de arábica. (...)]

17-4-2020 - Civil Eats & Poor Conditions at Meatpacking Plants Have Long Put Workers at Risk. The Pandemic Makes it Much Worse [Plant closures due to coronavirus outbreaks—and deaths—among workers underscore existing problems]

16-4-2020 - Food & Water Walch & USDA Is Removing Safeguards On Food While Everyone Else Is Fighting A Pandemic
[During a pandemic, being able to trust our food system is crucial for our stability. So why is the USDA sneakily approving industry requests to put profit over safety for food and workers? As the world focuses on the COVID-19 pandemic and its devastating impact on public health, the Trump Administration has been busy behind the scenes doubling down on its campaign to deregulate Big Ag. At the same time, it is not providing safeguards to food production workers and government inspectors who are being made to work on the frontlines without frontline employee protections. The USDA Is Playing Fast And Loose With Meat Inspection Lines During The Coronavirus Outbreak — USDA's Food Safety and Inspection Service (FSIS) is deregulating inspection in some of the largest pork processing facilities by reducing the number of inspectors assigned to the slaughter line. They turn over critical inspection tasks to untrained company employees, and remove the cap on how fast the line can run. FSIS anticipates that 40 hog slaughter facilities will convert to this method, which is being called the New Swine Inspection System (NSIS). Those 40 facilities process over 92% of all pork in the U.S. Some of the big names in pork processing are pushing for this, such as JBS, Tyson, Smithfield, Clemens, and Quality Pork Processors. In one plant that has been experimenting with the new system, FSIS inspectors have 2.6 seconds to determine whether the company employees have performed their tasks properly. As a consequence, it is not uncommon for hog carcasses to be contaminated with feces, hair, toe nails, and bile to be greenlit for processing into bacon, pork chops, hot dogs, sausage, and other pork products. (...)]

15-4-2020 - The New York Times & Smithfield Foods Shuts U.S. Bacon, Ham Plants as Coronavirus Hits Meat Sector [Smithfield Foods Inc, the world's largest pork processor, said on Wednesday it would shutter two U.S. plants that process bacon and ham, after closing a separate hog slaughterhouse because of an outbreak of the coronavirus among employees. The latest shutdowns show the domino effect that can occur when the closure of a major slaughterhouse removes raw materials that are turned into food for consumers. (...)]

15-4-2020 - Reuters & Smithfield Foods shuts U.S. bacon, ham plants as coronavirus hits meat sector [Smithfield Foods Inc, the world’s largest pork processor, said on Wednesday it would shutter two U.S. plants that process bacon and ham, after closing a separate hog slaughterhouse because of an outbreak of the coronavirus among employees. (...)]

14-4-2020 - Today & Meat factories are shutting down across the country: Will there be a shortage of food? [Will the Smithfield Foods plant closure cause a nationwide pork shortage? (...) On Sunday, Smithfield Farms, one of the nation's largest pork producers, announced it was closing one of its meat processing plants in South Dakota. But it wasn't just any plant. This particular facility in Sioux Falls is responsible for 4-5% of all U.S. pork production (according to figures provided by the company). It will be closed for at least two weeks. The closure comes after at least 300 of the facility's 3,700 employees tested positive for the novel coronavirus. The Virginia-based company is owned by China's WH Group, which is the world's largest pork producer, supplying meat for brands like Smithfield and Nathan's Famous. "The closure of this facility, combined with a growing list of other protein plants that have shuttered across our industry, is pushing our country perilously close to the edge in terms of our meat supply. It is impossible to keep our grocery stores stocked if our plants are not running," Kenneth M. Sullivan, Smithfield's president and chief executive officer, said in a statement released Sunday. "These facility closures will also have severe, perhaps disastrous, repercussions for many in the supply chain, first and foremost our nation’s livestock farmers." (...)]

14-4-2020 - The Philadelphia Inquirer & Slaughterhouses that supply America's meat are starting to close because of coronavirus [On Sunday, one of America's largest pork slaughterhouses shut down after more than 200 workers tested positive for the coronavirus. A day later, a massive beef-processing plant in Colorado announced it's winding down operations. In Canada at least five meat plants have halted operations since the end of March. And most companies haven't said exactly when they'll reopen.To be clear: Nobody is saying North America is running out of meat yet. In fact, refrigerated inventories remain robust across the U.S. and most plants remain open. But the virus, which has now infected hundreds of meat-plant workers in the region, is spreading — and the prospect of prolonged shutdowns has the boss of Smithfield, the world's top pork producer, warning America is "perilously close" to a shortfall. What makes meat supplies especially vulnerable is the fact that they need to be refrigerated. And there's only so much fridge space, said Krista Foster, who teaches Supply Chain Management at the University of Notre Dame's Mendoza College of Business. "Once the existing inventory is used up, consumers can expect to see smaller quantities of pork products in stores due to processing plant closures." (...)]

13-4-2020 - Food & Water Watch & USDA and Industry Are Neglecting Frontline Food Safety Workers and It’s Going to Impact Our Meat Supply [Smithfield Foods should've closed Sioux Falls facility weeks ago. Over the weekend, Smithfield Foods announced that it will be closing its Sioux Falls, South Dakota pork processing facility indefinitely in light of the coronavirus pandemic. The Sioux Falls plant produced four to five percent of pork production in the U.S., but its focus was on export markets. In response, Tony Corbo, Sr. Government Affairs Representative for Food & Water Action issued the following statement: "Of course high numbers of meat plant workers are starting to test positive for COVID-19. USDA and food production companies like Smithfield have steadfastly refused to respond to the coronavirus pandemic. Their workers - the people who are critical to our food supply chain - have been left unprotected as frontline responders. "Social distancing is impossible in meatpacking plants. The plants are incubators for spreading COVID-19 and neither the plant owners nor the USDA has provided adequate personal protective equipment (PPE) for workers and inspectors to use while on the job. Workers and inspectors at these plants must be immediately tested for COVID-19 and then immediately provided PPE and hazardous duty pay. We must treat these people who are critical to ensuring the safety of our food supply like the frontline workers that they are. (...)]

13-4-2020 - Bloomberg & Slaughterhouses That Supply America's Meat Are Starting to Close [On Sunday, one of America’s largest pork slaughterhouses shut down after more than 200 workers tested positive for the coronavirus. A day later, a massive beef-processing plant in Colorado announced it’s winding down operations. In Canada at least five meat plants have halted operations since the end of March. And most companies haven’t said exactly when they'll reopen. To be clear: Nobody is saying North America is running out of meat yet. In fact, refrigerated inventories remain robust across the U.S. and most plants remain open. But the virus, which has now infected hundreds of meat-plant workers in the region, is spreading -- and the prospect of prolonged shutdowns has the boss of Smithfield, the world’s top pork producer, warning America is "perilously close" to a shortfall. (...)]

11-4-2020 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: em xeque-mate a "área livre de febre aftosa sem vacinação"!? [Apanhada no contrapé pela mortal pandemia de covid-19, há "futuro" para a "área livre de febre aftosa sem vacinação" do governo Ratinho Junior? Seus defensores insistirão (remando contra a maré) nela ou retomarão a política de vacinação?]

8-4-2020 - Food & Water Match & The COVID-19 Pandemic Shows Banning Factory Farms Is More Important Than Ever [When a crisis hits, Americans need a food system that's resilient enough to withstand the storm. Here's how banning factory farms can help make that happen. My great grandparents once owned the only grocery store in their tiny, western North Dakota town, where they sold ground beef and roasts from cattle they purchased and processed locally. The store stood for generations, until a Super Walmart opened up in Williston twenty miles away. Similar stories could be told all across rural America, where once thriving rural communities with diverse agricultural systems now struggle to survive, with the shuttering of the local grocery store the final death knell. Agribusiness giants claim that the current food system—characterized by industrial practices and rampant consolidation—is necessary to feed the world. But the coronavirus pandemic is disproving this narrative; major supermarkets are struggling to meet the demand for staples like meat and milk, not due to food shortages but rather the disruption of supply chains. As experts have long warned, the highly consolidated, industrial food system is in fact less resilient than the regional, diversified systems it replaced.  We need smaller, more diverse crop-and-livestock systems and regional food hubs—and a new bill in Congress, the Farm System Reform Act (FSRA), provides the roadmap forward. (...)]

6-4-2020 - Sputnik & China aponta 'racismo' de Weintraub e critica declarações 'desprezíveis' no Twitter [A Embaixada da China no Brasil divulgou um comunicado no início da madrugada desta segunda-feira no qual criticou duramente o ministro da Educação do Brasil, Abraham Weintraub, que ridicularizou o sotaque de asiáticos e fez acusações contra Pequim]

28-3-2020 - Brasil de Fato & Trabalhadores de frigorífico em SC relatam medo e desespero por conta do coronavírus [Nas maiores empresas de produção suína do país, funcionários convivem com transporte lotado e aglomerações. Os frigoríficos do Sul do país estão operando sem restrições durante a quarentena que tenta conter a pandemia do covid-19. O impacto sobre a vida e a saúde dos trabalhadores se tornou motivo de preocupação desde o começo da semana, quando imagens enviadas por trabalhadores da Aurora e da BR Foods (BRF), em Chapecó (SC), mostraram que as empresas não estão adotando medidas suficientes de prevenção. Santa Catarina começou 2020 com o melhor desempenho histórico em volume de exportação de carne suína e de frango, com um faturamento acima de US$ 3 bilhões. É um dos principais polos de produção de proteína animal do mundo. Mas a pujança econômica não se reflete nos cuidados com a saúde dos trabalhadores. Ao manter a produção com foco nos resultados econômicos, as empresas expõem os trabalhadores ao coronavírus, sem restringir o contato, aplicar medidas de segurança no transporte e evitar momentos de aglomeração. (...)] 

23-3-2020 - Brasil de Fato & Frigoríficos descumprem normas e expõem milhares de trabalhadores ao coronavírus [Todos os dias, 5,5 mil trabalhadores se movimentam em torno do maior frigorífico brasileiro de abates de suínos, a unidade 1 do Frigorífico Aurora, localizada em Chapecó, principal cidade da região Oeste de Santa Catarina. Trabalhadores chegam em grandes grupos, oriundos dos bairros periféricos e de 20 pequenos municípios da região. São transportados por dezenas de ônibus, sempre lotados, sempre com pressa, de olho no relógio, nas metas e nos prazos. Nas linhas de abate, corte e embalagem de carnes, homens e mulheres seguem suas rotinas, suas vidas. É preciso garantir que os alimentos cheguem aos lares brasileiros e a diversos países ao redor do mundo. A rotina é extenuante e arriscada, envolve equipamentos de corte, materiais sensíveis, regras de segurança. Sempre foi assim, estão acostumados. Mas agora há um novo componente: o tic tac invisível de uma bomba relógio prestes a estourar. Aqui, do jeito que estão trabalhando, é impossível implantar protocolos de segurança que garantam a proteção contra o coronavírus. A pandemia já chegou a essa região. (...)] 

23-3-2020 - Brasil de Fato & Frigoríficos descumprem normas e expõem milhares de trabalhadores ao coronavírus, em Chapecó (SC) [Todos os dias, 5,5 mil trabalhadores se movimentam em torno do maior frigorífico brasileiro de abates de suínos, a unidade 1 do Frigorífico Aurora, localizada em Chapecó, principal cidade da região Oeste de Santa Catarina. A pandemia já chegou a essa região. Mas pouco está sendo feito pelas indústrias. A pandemia dissemina medo e angústia entre os trabalhadores, que imploram pela redução do ritmo e por medidas de proteção. Sob o risco de contaminação generalizada, os trabalhadores acusam a empresa de se preocupar apenas em manter a produção. Todos os dias, 5,5 mil trabalhadores se movimentam em torno do maior frigorífico brasileiro de abates de suínos, a unidade 1 do Frigorífico Aurora, localizada em Chapecó, principal cidade da região Oeste de Santa Catarina. A pandemia já chegou a essa região. Mas pouco está sendo feito pelas indústrias. A pandemia dissemina medo e angústia entre os trabalhadores, que imploram pela redução do ritmo e por medidas de proteção. Sob o risco de contaminação generalizada, os trabalhadores acusam a empresa de se preocupar apenas em manter a produção]

22-3-2020 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: exige-se o cumprimento do art. 1º do Decreto 4.320/2020! [Caso contrário, conclamamos que o coletivo de fiscais agropecuários promova imediata greve branca total (braços cruzados) na defesa agropecuária do Paraná contra a notoriamente politicista "área livre de febre aftosa sem vacinação"]

21-3-2020 - APP Sindicato & Governador Ratinho coloca em risco vida de funcionários(as) da educação [Novo decreto (4316/2020), publicado neste sábado(21), define que a entrega de merenda escolar será mantida mesmo com estabelecimentos sem estudantes]

21-3-2020 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: infelizmente, parece que teremos "heróis" na fiscalização agropecuária do Paraná [Trata-se de um governo (sic) que impõe risco de morte por decreto e que acredita que os supostos "dividendos políticos" advindos da "área livre" são "mais importantes" que a preservação da vida do fiscal agropecuário do estado]

19-3-2020 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: o Decreto 4.260/2020 e a suspensão dos deslocamentos e viagens a trabalho [Trata-se da  vida do fiscal agropecuário (e dos seus familiares) que está em risco!]

19-3-2020 - Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro) & Secretaria da Agricultura expõe produtores rurais e servidores ao coronavírus [(...) Segundo o presidente da Afagro, Pablo Fagundes Ataide, que participou da reunião com o secretário da Agricultura Covatti Filho, a orientação do titular da pasta é que os servidores façam regime de revezamento e tomem os devidos cuidados com higiene. Contudo, no interior há inspetorias com somente um ou dois servidores. Por este motivo, tal medida não é eficiente pois os produtores que se dirigem às inspetorias para comprovar a vacinação do rebanho ficarão ainda mais tempo aguardando atendimento. “É um contrassenso manter uma campanha de vacinação que promove a aglomeração de produtores nas agropecuárias, nas inspetorias e nos sindicatos rurais. Neste momento, é contribuir para agravar a situação de calamidade”, descreve Ataide. “É lamentável perceber a falta de preocupação com a saúde pública”, acrescenta a vice-presidente da Afagro, Beatriz Scalzili. (...)]  

18-3-2020 - Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro-RS) & Coronavírus: Afagro denuncia aglomeração de pessoas nas inspetorias [(...) Ao longo de toda a terça-feira (17/3), a diretoria da Afagro buscou, sem sucesso, informações sobre medidas preventivas junto ao gabinete do secretário Covatti Filho e também junto às chefias. Isto porque a entidade recebeu muitas informações, vindas do interior, sobre a concentração de pessoas nas inspetorias. Conforme divulgado pela imprensa nesta quarta-feira (18/3), o titular da pasta garantiu que o coronavírus não afetará a campanha da vacinação contra a febre aftosa. Tal declaração demonstra que a preocupação primeira é atender aos interesses econômicos do Estado. Até o momento, os servidores da Secretaria da Agricultura apenas receberam a orientação de fazer a distribuição de fichas (senhas) para evitar aglomerações nas inspetorias de defesa agropecuária, porém seguem trabalhando normalmente. Contudo, a tendência é que os produtores se desloquem até as inspetorias para saber o que está ocorrendo. Agrava a situação a ausência de produtos de higiene e limpeza. Muitos municípios não têm sequer sabonete para que os servidores possam higienizar corretamente as mãos, tampouco álcool gel. Neste momento, para evitar a circulação e reduzir a circulação de pessoas, tanto nas inspetorias quanto nas agropecuárias, onde a vacina é comercializada, a medida mais urgente e prudente é suspender, por pelo menos 15 dias, a campanha de vacinação. (...)]