Afisa-PR

A Dinamarca prova que é possível construir uma suinocultura próspera com drástica redução de antibióticos

A Dinamarca, que cria 32 milhões de suínos por ano, e que está entre os principais países exportadores de carne suína do mundo, prova que um país pode construir uma próspera indústria suína com drástica redução do uso de antibióticos 

 

 Denmark NYT

Pesquisadores da Universidade de Copenhague pesando e contando porcos. Crédito imagem: Ciril Jazbec (para o The New York Times)

  

Em uma fazenda industrial da Dinamarca com 35 mil suínos é provável que eles tenham receberam apenas um único tratamento com antibióticos antes de serem vendidos aos frigoríficos. Às vezes, um quarto ou mais desse plantel chega aos frigoríficos sem ser tratado com antibióticos. Conforme a notícia Denmark Raises Antibiotic-Free Pigs. Why Can't the U.S.? (por Andrew Jacobs) do The New York Times de 6 de dezembro de 2019, como no mundo disparou o uso indiscriminado de antibióticos na criação industrial de animais, excesso que potencializa o surgimento de bactérias resistentes a múltiplos antibióticos importantes para a saúde dos seres humanos, a Dinamarca, que está entre os principais países exportadores de carne suína do mundo, prova que um país pode construir uma próspera indústria suína com drástica redução do uso de antibióticos.

Os suinocultores estadunidenses também estão restringindo o uso indiscriminado de antibióticos, embora de uma forma mais lenta. Embora a legislação da Food & Drug Administration (FDA) dos EUA proíba o uso de antibióticos na promoção do crescimento de animais, alguns suinocultores ainda fazem este uso na expectativa de "aumentarem" os seus lucros. 

 

 

Os suinocultores estadunidenses usam antibióticos a uma taxa sete vezes maior do que os suinocultores da Dinamarca, conforme um relatório de 2018 do Natural Resources Defense Council (NRDC). O uso excessivo de antibióticos tanto em humanos quanto em animais de criação faz com que as bactérias mais perigosas evoluam seus mecanismos de resistência para superar a eficiência dos antibióticos desenvolvidos para matá-las.

Atualmente em todo o mundo as infecções resistentes aos antibióticos cobram 700.000 vidas por ano, incluindo 35.000 nos EUA. Sem uma ação radical, as Nações Unidas estimaram que em até 2050 em o mundo bactérias resistentes aos antibióticos ceifarão 10 milhões de vidas.

 

 

O exemplo dinamarquês

A indústria da carne suína nos EUA argumenta que os antibióticos são essenciais na manutenção dos animais saudáveis ​​e baixos os custos com rações alimentares. Mas a Dinamarca prova que é possível a criação em grande escala de suínos sem o uso de antibióticos que também são importantes na preservação da saúde dos seres humanos. 

"Ao mudar a maneira como os agricultores criam animais, a Dinamarca prova que você pode reduzir substancialmente o uso de antibióticos na criação de suínos e que isso pode ser feito sem qualquer impacto a longo prazo na produtividade", disse Lucie Collineau, médica veterinária francesa que estuda o uso de antibióticos na criação de suínos na Europa.

As mudanças na Dinamarca foram alcançadas através da adoção de uma legislação mais rígida e da retirada de um incentivo financeiro que estimulava os médicos veterinários prescreverem livremente antibióticos para os agricultores. 

 

Reviravolta voluntária

Grande parte dessa reviravolta foi voluntária e veio dos agricultores que aprenderam como criar animais para mantê-los mais saudáveis. Proporcionar aos suínos mais espaço, adequada ventilação e higiene nos galpões de confinamento e redução do estresse, são melhorias que tornam os animais criados mais vulneráveis às doenças infecciosas. 

Porém, [em um país de histórica tradição liberal onde os "lucros estão em primeiro lugar"] nos EUA os esforços da Dinamarca são colocados em dúvida. Os esforços da Dinamarca para reduzir o uso indiscriminado de antibióticos na sua indústria suína "não tiveram impacto mensurável na saúde pública, nem levaram a uma redução na prevalência de doenças entre os animais", disse Heather Fowler, médica veterinária e diretora de produção e saúde pública do conselho National Pork Board, um grupo comercial financiado pelos suinocultores e supervisionado pelo governo dos EUA.  

Fowler sustenta que o National Pork Board prioriza a "administração voluntária" de antibióticos, o que "significa usar o antibiótico certo para a bactéria certa e pelo tempo certo". Os suinocultores estadunidenses "estão comprometidos com o que é certo para os suínos, pessoas e o planeta", alega Fowler.

Obviamente, muitos especialistas em saúde pública não "compram" as teses defendidas pelo National Pork Board. "Os argumentos da indústria suína americana são espúrios e totalmente embaraçosos", disse Lance Price, diretor do Antibiotic Resistance Action Center [Centro de Ação de Resistência a Antibióticos] da Universidade George Washington dos EUA.

Price afirma que as críticas da indústria da carne suína estadunidense à Dinamarca, Holanda e outros países que reduziram o uso de antibióticos são frequentemente baseadas "em uma análise seletiva e cínica das informações". "Para o bem da humanidade, os eles [os suinocultores estadunidenses] precisam assumir alguma responsabilidade por seu papel nessa crise [proliferação de bactérias resistentes a múltiplos antibióticos] antes que seja tarde demais", disse Price. 

A legislação asseverada já desencorajou o uso indiscriminado de antibióticos na pecuária que também são importantes para a saúde humana. Os consumidores, ao que parece, provam que "são agentes de mudança especialmente poderosos". Em resposta à mudança de opinião pública, redes de fast-food como McDonald's, Taco Bell e Wendy's deixaram de comprar carne de frango de agricultores que usam antibióticos que também são importantes para a proteção da saúde humana. O McDonald's anunciou no ano passado que começaria a reduzir as compras de carne bovina de animais tratados com antibióticos. Mais da metade dos frangos dos EUA agora são criados sem os antibióticos, de acordo com o National Chicken Council [Conselho Nacional de Frangos]. Desde 2015, o uso de antibióticos em frangos caiu 47% e em suínos 35%, segundo a FDA dos EUA.

Os suinocultores estadunidenses alegam que "é desafiador abandonar os antibióticos" porque os suínos vivem mais do que os frangos — em média  seis meses versus seis semanas — situação "que aumenta as chances de adoecimento de um suíno". A experiência dinamarquesa, no entanto, mostra que é possível criar comercialmente suínos saudáveis com o uso muito menor de antibióticos. Representantes da indústria suína na Dinamarca alegam "que nos próximos cinco anos esperam produzir 1,5 milhão de suínos completamente livres de antibióticos (ante 200.000 em 2018).

 

Difusão de conhecimento veterinário; não comércio de antibióticos

A Dinamarca cria anualmente 32 milhões de suínos, mas abriga apenas 6 milhões de habitantes. Em 1995, como a carne suína é importante na culinária dinamarquesa, houve muita reação quando seu governo, preocupado com o aumento das doenças infecciosas causadas por bactérias resistentes a múltiplos antibióticos, proibiu que os médicos veterinários comercializassem antibióticos diretamente aos agricultores e removeu os incentivos para prescrições desnecessárias.

Na Dinamarca, os médicos veterinários podem prescrever antibióticos, mas apenas nos locais onde se comercializam biocidas. Os médicos veterinários da Dinamarca não ficaram felizes, mas havia um lado positivo: a legislação mais rigorosa exigia que os agricultores pagassem honorários pelas visitas regulares, uma medida que minimizou a oposição desses profissionais, disse Ken Steen Pedersen, que supervisiona a saúde suína na Danish Veterinary Association [Associação Veterinária Dinamarquesa]. "Os médicos veterinários perceberam que poderiam ganhar dinheiro com a difusão de conhecimentos e conselhos veterinários aos agricultores, em vez de venderem antibióticos", disse Pedersen.

A legislação mais restritiva foi a primeira de uma série de medidas governamentais que mudaram radicalmente na Dinamarca a relação entre a indústria pecuária e o uso de antibióticos. Nos anos que se seguiram, o governo dinamarquês abandonou lentamente o uso de antibióticos como promotores de crescimento; introduziu impostos mais altos sobre os antibióticos importantes para os seres humanos e proibiu o uso amplo daqueles que são essenciais para a preservação da saúde humana.

 

As punições pelos temidos cartões 

Há também as punições pelos temidos cartões amarelos. Desde 2010, o governo dinamarquês estabeleceu metas nacionais para redução do uso de antibióticos em animais, começando com 10% nos primeiros quatro anos e depois 15% nos cinco anos seguintes. As fazendas de criação que excederam as metas governamentais receberam um cartão amarelo, um "emblema de desonra" que em 2018 foi dado para 30 das 3.100 criações industriais de suínos da Dinamarca.

Nos últimos anos, poucos suinocultores receberam o cartão amarelo mais de uma vez e nenhum recebeu o cartão vermelho, algo que é muito mais sério devido à reicidência de não conformidade, disse Elisabeth Okholm Nielsen, que supervisiona o programa de cartões para o Ministry of Environment and food of Denmark [Ministério do Meio Ambiente e Alimento]. "Que eu saiba, nenhum agricultor deixou a suinocultura devido ao sistema de cartões amarelos", disse Nielsen.

 

Competição entre suinocultores pela redução de antibióticos

A redução do uso de antibióticos tornou-se um esporte competitivo entre os suinocultores dinamarqueses, que podem comparar o próprio uso com o dos vizinhos através de dados mensais divulgados pelo governo.

Um suinocultor da Jutlândia que nunca foi punido pelo sistema de cartões orgulha-se mostrar à reportagem do NYT uma tabela que traçava nos últimos três anos o próprio uso de antibióticos. Na maioria dos anos, a quantidade de antibióticos usados em sua fazenda ficou bem abaixo do limite, que desde 2010 foi reduzida em nove vezes.  

 

 

Um outro agricultor, Michael Nielsen, disse que a chave do seu sucesso estava na mudança da maneira como vem criando milhares de suínos em sua fazenda, não muito longe de Copenhague. Nielson alimenta seus animais com grãos caseiros de trigo e de cevada, fornece iluminação natural nos galpões onde as porcas dão à luz e construiu "zonas de segurança" em cada baia para que os animais recém-nascidos tenham um lugar para dormir e segurança contra o potencialmente fatal esmagamento pelo peso de suas gigantescas mães.

Os suínos criados por Nielsen também conseguem manter suas caudas intactas, ao contrário dos leitões norte-americanos ou até mesmo dinamarqueses, cujas caudas são amputadas sem anestésicos para evitar as "mordidas de cauda" (canibalismo) que podem ocorrer em baias próximas. "Quero mostrar que é possível criar industrialmente e com melhor bem-estar animal", disse Nielsen. "Tento tornar a vida dos suínos o mais livre possível de estresse".

Para reduzir o estresse nos leitões que às vezes levam a incidência de diarreia infecciosa, Nielsen e a maioria dos suinocultores dinamarqueses permitem que mamem por um mês ou mais antes de separá-los de suas mães (uma semana a mais do que nos EUA).

E, em um esforço para dar às porcas criadeiras mais espaço para se levantarem e se alongarem, Nielsen aumentou o tamanho das baias de confinamento em 50%, "um sacrifício significativo para os suinocultores cujas margens de lucro geralmente são muito pequenas".

 

Mudanças radicais

As mudanças na Dinamarca que visaram a redução das taxas de resistência das bactérias a múltiplos antibióticos foram radicais, e seu progresso foi minuciosamente documentado no relatório anual Danmap "que se tornou o padrão-ouro" aos pesquisadores de todo o mundo que procuram entender a conexão entre uso de antibióticos e resistência das bactérias.

Uma das primeiras descobertas que constam no Danmap indica que a proibição em 1995 do antibiótico avoparcina nos bovinos levou ao virtual desaparecimento em frangos dinamarquesas das bactérias resistentes a ele. "Esse foi realmente um momento maravilhoso para nós", disse Johanne Ellis-Iversen, epidemiologista médica veterinária do National Food Institute [Instituto Nacional de Alimentos] da Dinamarca.

Os Estados Unidos, por sua vez, "não coletam dados de fazenda em fazenda sobre o uso de antibióticos e elabora apenas uma estimativa nacional da quantidade de antibióticos usados nos bovinos". Os pesquisadores reclamam que eles são geralmente impedidos de realizarem suas pesquisas em fazendas dos EUA. Não é assim na Dinamarca. "Os agricultores dinamarqueses se orgulham de seu trabalho e não sentem necessidade de esconder nada", disse Anders Rhod Larsen, microbiologista do Statens Serum Institut, financiado pelo governo dinamarquês, o qual frequentemente realiza pesquisas de campo em fazendas de suínos. "Há também um senso de responsabilidade compartilhado, ou seja, de que juntos temos que resolver esse problema".

Muitas das medidas adotadas pela Dinamarca estão sendo adotadas pelos criadores de suínos em toda a Europa. No ano passado, o governo dinamarquês anunciou que criaria um centro internacional para o estudo da resistência a antibióticos, com sede em Copenhague, e que empregaria centenas de pesquisadores.

 

 

 

 

Ainda assim, "no mundo em desenvolvimento, onde o aumento da renda alimenta crescentes demandas por proteína animal", o uso de antibióticos na pecuária continua aumentando. Um recente estudo previu que o consumo de antibióticos pelos animais de criação subirá 67% na próxima década em todo o mundo, superando em muito o aumento do consumo de antibióticos pelos seres humanos.

Christian Fink Hansen, diretor de pesquisa em suínos da Seges, uma cooperativa de pesquisa financiada por agricultores dinamarqueses, alertou que o impacto da redução de antibióticos na pecuária será limitado, caso outros países continuarem com o uso descontrolado de antibióticos. 

"Em um mundo cada vez mais globalizado, nenhum nível de diligência adotada pelos suinocultores da Dinamarca protegerá esse país de bactérias resistentes a múltiplos antibióticos que facilmente podem atravessar suas fronteiras". "Não é possível proibir as pessoas de viajarem à Tailândia de férias", disse Hansen. "Fazemos todo o possível para combater esse problema que é global, mas temos consciência que não podemos fazer isso sozinhos".

Modificado em 16-12-2019 em 08:22 

 

Matérias vinculadas:

12-12-2019 - The Pig Site & New study sheds light on the spread of antimicrobial resistance genes in swine herds [Emerging research has linked total antimicrobial use during the fattening stage and increased internal biosecurity on-farm with higher counts of resistance genes across pig farms in Europe. A cross-sectional study of 176 conventional pig farms from nine different European countries has linked different on-farm activities with the development of antimicrobial resistance genes. By analysing faecal samples from the farms, researchers concluded that total antimicrobial use during fattening is correlated with the development and horizontal transfer of resistance genes between pigs. The researchers were able to identify resistance genes for tetracycline and macrolide antibiotics in the collected faecal samples. The study, published in the Journal of Antimicrobial Chemotherapyalso found that internal biosecurity measures were positively correlated with higher counts of resistance genes for macrolide drugs.(...)]

18-11-2019 - BBC News Brasil & Por que uso de antibióticos na agropecuária preocupa médicos e cientistas [Há quatro anos, em uma fazenda de criação intensiva em Xangai, na China, um exame feito em um porco prestes a ser abatido encontrou uma bactéria resistente ao antibiótico colistina. O achado acendeu um alerta que ecoou pelo mundo — cada vez mais temeroso com a capacidade que microrganismos têm demonstrado em driblar tratamentos à base de antibióticos]

 

 

27-10-2019 - BBC News Brasil & Sem apoio, pesquisa que pode resolver problema mundial das superbactérias trava no Brasil [A Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o ex-presidente americano Barack Obama são algumas das figuras e entidades mais conhecidas que fizeram alertas sobre o crescimento exponencial das superbactérias e seu risco para a população]

19-9-2019 - The Center For Disease Dynamics, Economics & Policy (CDDEP) & Global Trends in Antimicrobial Resistance in Animals in Low- and Middle-Income Countries [(...) Hotspots of multidrug-resistance in animals were seen in north-eastern India, north-eastern China, northern Pakistan, Iran, eastern Turkey, the south coast of Brazil, the Nile River delta, the Red River delta in Vietnam and the areas surrounding Mexico City and Johannesburg. Uncertainty in resistance estimates was common in rural and isolated regions where point prevalence data was lacking. (...)]

28-7-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Índia proíbe o uso do antibiótico colistina em animais usados na alimentação humana [A descoberta de um gene resistente à colistina (antibiótico de "última instância") que pode transcender entre bactérias, conferindo resistência para superbactérias nunca expostas à droga, enviou em 2015 "ondas de choque ao mundo médico". O uso do antibiótico colistina como "promotor do crescimento" em animais usados na alimentação humana é proibido no Brasil] 

 

 

2-5-2019 - Food Safety News & Researchers predict increasing severity of Salmonella outbreaks [Future Salmonella outbreaks are likely to become more severe, according to researchers from an Australian university. The team from the University of Sydney used more than 17,000 Salmonella Typhimurium isolates collected from 2008 to 2016 to demonstrate that genetic networks of Salmonella are linked through a few degrees of separation, likely indicating an increasing severity of infections in future epidemics. The study demonstrated Salmonella networks operate as "small-worlds," in which the entire world is linked through a short chain of connections, or degrees. esearchers believe this close degree of pathogen separation could lead to the emergence of an aggressive strain, increasing the chances for a superbug. Findings published in the journal Nature – Scientific Reports earlier this month challenge the existing view that seasonal epidemics are associated with random sets of co-circulating Salmonella Typhimurium genotypes. (...)]

17-4-2019 - The Poultry Site & Cheap chicken a major health risk, finds study [Research from Germanwatch found more than half of tested chickens contained antibiotic-resistant bacteria. (...) The study of Berlin of chicken meat samples from large discounters was commissioned by the environmental and consumer protection organisation Germanwatch and has revealed alarming findings: 59 portions of chicken meat - purchased from Lidl, Netto, Real, Aldi (North and South) and Penny - or more than every second sample (56 percent) is contaminated with antibiotic-resistant pathogens. Every fifth sample has several different resistances and more than every third sample is contaminated with bacteria resistant to reserve or human critical antibiotics - special antibiotics that have to work in sick people in an emergency when other antibiotics stop working]

 

 

 

17-4-2019 - DW & Estudo detecta superbactérias em carne de frango industrializada [Análise aponta que mais da metade da carne de frango vendida em supermercados alemães de baixo custo está contaminada com microrganismos resistentes a antibióticos, indicando seu uso excessivo em granjas industriais]

 

 

16-4-2019 - Germanwatch & Antibiotika-resistente Erreger in mehr als jeder zweiten Fleischprobe [Untersuchung im Auftrag von Germanwatch: 56 Prozent der getesteten Hähnchen mit resistenten Erregern / Bei jedem dritten Hähnchen sogar Resistenzen gegen Antibiotika der höchsten Priorität für Menschen / Germanwatch fordert Verbot des Einsatzes der für Menschen wichtigsten Antibiotika, eine Abgabe auf alle anderen Antibiotika in der Tierhaltung sowie Gesetze für mehr Tierschutz im Stall] 

26-3-2019 - U. S. Pirg & The rise of chickens raised without medically important antibiotics [How consumer demand spurred industry-wide change]

27-2-2019 - Food Safety News & Antimicrobial resistance in Europe continues to increase [Antimicrobials used to treat diseases such as campylobacteriosis and salmonellosis are becoming less effective, according to a new research report. The European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC) and European Food Safety Authority (EFSA) report confirmed the rise in antibiotic resistance identified in previous years. Data on antimicrobial resistance (AMR) in zoonotic and indicator bacteria in 2017, submitted by 28 EU member states, were analyzed by EFSA and ECDC. AMR data on food and food-producing animals specifically targeted fattening pigs and calves less than 1 year of age and their meat.

15-2-2019 - The Poultry Site & OIE reports that antibiotics are still being used to boost animal growth [According to reporting by Thomson Reuters, farmers in 45 countries still use antibiotics to boost animal growth]

 

 

14-2-2019 - World Organization for Animal Health (OIE) & New report shows global shift in use of antibiotics in animals [Figures released in a new report today by the World Organisation for Animal Health (OIE) show positive global progress on the regulation and monitoring of antimicrobial use in animals. The report aims to build the capacity of all countries to collect critical data on the use of antimicrobials in animals]

14-2-2019 - Reuters & Precious antibiotics still being used to boost animal growth: OIE [Farmers in 45 countries still use antibiotics to boost animal growth, despite warnings from health experts and bans on the practice in many parts of the world, the World Organization for Animal Health (OIE) said on Thursday]

1-2-2019 - Global Meat News & Antibiotic use in animals drops in UK [A new report into antibiotic use in the UK has revealed signifiant reductions over the past four years]

 

 

24-12-2018 - Pig Progress & USA: Antibiotics usage came down in 2017 [The sales of medically important antimicrobials approved for use in food-producing animals decreased by 33% in 2017 in the United States.That was one of the most important outcomes of a recent report by the US Food & Drug Administration (FDA). The FDA summarises annual data on usage of animal drugs with an antimicrobial active ingredients as it has to be reported how much of each has been sold or distributed]

19-12-2018 - Global Meat News & FDA reveals declining sales of antibiotics for animals [Sales and distribution of all medical antimicrobials intended for use in food-producing animals within North America decreased by 33% during 2016 and 2017, figures released by the US Food and Drug Administration (FDA) have revealed]

13-12-2018 - World Animal Protection & You Are What You Eat: Superbugs in Supermarkets (vídeo)

13-12-2018 - Proteção Mundial Animal (World Animal Protection) & Bactérias multirresistentes são encontradas em carne de porco vendida em supermercados no Brasil [Pesquisa realizada em quatro países, entre eles o Brasil, mediu o impacto do uso excessivo de antibióticos no sistema de criação de porcos]

13-12-2018 - The Pig Site & Superbugs found in pork products from Carrefour in Spain, Tesco Lotus in Thailand and Walmart in Brazil [Bacteria resistant to antibiotics most critically important to humans has been found in pork from supermarket shelves in Brazil, Spain and Thailand]

7-12-2018 - Poultry World & Sanderson Farms changes antibiotics policy [One of the largest US poultry companies has announced that it will stop using antibiotics considered medically important for humans for disease prevention in its live poultry operations]

8-12-201 8 - Food Safety News & Denmark probes pork link in Salmonella outbreak; strain is antibiotic resistant [The bacterium Salmonella monophasic Typhimurium (O: 4.5,12; H: i, -) is resistant to ampicillin, sulfamethoxazole and tetracycline. Whole genome sequencing has found the strains are closely related and identified by sequence-type 5296]

27-11-2018 - Eurogroup for Animals & The True cost of poor farm animal welfare: tons of animal feed contamined with antimicrobial resistance genes [The contamination of several thousands of tons of animal feed with a genetically-modified vitamin causing antimicrobial resistance is yet another evidence of the risks factory farming poses to animal and human health. The intensive livestock sector’s overreliance on feed supplements to ensure the survival of animals kept in conditions unnatural to their species proves to be unsustainable. This scandal reinforces the urgent need to reform European animal agriculture towards more humane, safer systems that benefit both the animals and the general public]

 

 

26-11-2018 - European Commission & Questions and Answers on the new legislation on Veterinary Medicinal Products (VMP) and Medicated Feed

23-11-2018 - RFI & Reportagem revela existência de transgênicos proibidos em animais para abate na Europa [Uma matéria investigativa feita pelo jornal Le Monde mostrou que a vitamina B2, um aditivo proibido pela UE, foi encontrado em grandes quantidades em alimentos para porcos, frangos e gado para abate. Conhecida como riboflavina, ela é produzida por uma cepa geneticamente modificada de uma bactéria, conhecida como Bacillus Subtilis KCCM-10445]

Food & Water Watch & Antibiotic Resistance 101

19-11-2018 - The Poultry Site & Germany tackles antimicrobial resistance [The German Federal Institute for Risk Assessment (BfR) organised two symposia dealing with microbial risks in food in November 2018: "Food-associated viruses" (7 November) and "Antimicrobial resistance in the food chain" (8-9 November)]

WE NEED YOU to follow the "Five Only" rules to handle antimicrobials with care

 

 

World Organization for Animal Health (OIE) & WE NEED YOU to follow the "Five Only" rules to handle antimicrobials with care

14-11-2018 - The Poultry Site & We need you to handle antimicrobials with care", says OIE [The World Organisation for Animal Health kicks off World Antibiotics Awareness Week 2018 with a call to action for all animal health stakeholders: "We all have a role to play to protect these invaluable medicines"]

9-11-2018 - Food Safety News & Researchers find antibiotic resistance genes on leafy greens [Researchers from a German institute have expanded knowledge about produce harboring antibiotic resistance genes that often escape traditional molecular detection methods]

The Bureau of Investigative Journalism & Top Superbugs [An antimicrobial drug is one used against a microorganism – like a bacteria, a virus, a parasite, or a fungus – which causes a disease. Antimicrobial resistance – or AMR - refers to those microorganisms becoming immune to the drugs used to treat them. They are colloquially known as superbugs]

31-10-2018 - Food Manutacture & Warning over antibiotic use standards [Anu post-Brexit trade deals involving meat and dairy imported into the UK should meet the same standards on antiiotic use as trose produced in the UE, a House of Commons committee report has argued]

29-10-2018 - Euro News & New EU rules will force Australian farmers to choose between treatment or trade | View

6-10-2018- Global Meat News & Danish animal antibiotic usage drops [Danish aufhorities have reported another dip in the number of antibiotics used in its livestock production]

27-10-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & UE: eurodeputados aprovam proposta de regulamento que limitará o uso de antibióticos em animais [Importações de produtos de origem animal pela União Europeia (UE): contra a proliferação das superbactérias, proposta de regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho impedirá o uso de antibióticos "como promotores de crescimento" em animais de criação. A UE, com essa medida, alerta os países altamente dependentes de exportação da carne e seus derivados, notadamente, os que "compensam sua pecuária de baixa qualidade" - EU: MEPs approve proposal for a regulation that will limit the use of antibiotics in animals & Imports of products of animal origin by the European Union (EU): Against the proliferation of Superbacteria, proposal for a regulation of the European Parliament and of the Council will prevent the use of antibiotics "as growth promoters" in breeding animals. The EU, with this measure, alerts highly dependent countries of exporting meat and its derivatives, notably those that "compensate for low-quality livestock"]

 

 

26-10-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Segurança alimentar: alimentos inseguros custam US$ 110 bilhões por ano aos países de baixa e média renda [Estudo do Banco Mundial: seu economista agrícola líder e co-autor do estudo, Steven Jaffee, afirmou que os governos dos países de baixa e média renda — caso do Brasil, citado nesse estudo — precisam ser mais inteligentes para investir em segurança alimentar e monitorar o impacto das intervenções que fazem & Food security: Unsafe food costs US $110 billion per year to low and middle-income countries & World Bank Study: it´s leading agricultural economist and co-author, Steven Jaffee, said the governments of the low-and middle-income countries — the case of Brazil, cited in this study — need to be smarter to invest in food security and Monitor the impact of interventions that make]

26-10-2018 - Meat + Poultry & EU approves limits on antibiotics use in farm animals [The European Parliament approved limits on the use of antibiotics in farm animals produced for food. The limits are aimed at keeping drug-resistant bacteria out of food. The legislation was adopted with 583 votes to 16 and 20 abstentions. The European Council must formally adopt the agreement before publication in the Official Journal]

25-10-2018 - The Guardian & European parliament approves curbs on use of antibiotics on farm animals [Move is aimed at halting the spread of ‘superbugs’ resistant to medical treatment]

25-10-2018 - News European Parliament & MEPs back plans to halt spread of drug resistance from animals to humans [Curb use of antibiotics on farms to keep drug-resistant bacteria out of food; Antimicrobials to be reserved for humans; Measures to encourage innovation; Imported foods will have to meet EU standards]

 

 

25-10-2018 - Food Safety News & Unsafe food in LMICs costs $110 billion a year – World Bank [The impact of unsafe food costs low- and middle-income economies about $110 billion in lost productivity and medical expenses each year, according to the World Bank]

19-10-2018 - Estadão & Tudo sobre: Operação Carne Fraca

19-10-2018 - The Poultry Site & Salmonella infections linked to raw chicken products in 29 states [USA - CDC and public health and regulatory officials in several states have been investigating a multi-state outbreak of Salmonella Infantis infections linked to raw chicken products]

19-10-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & União Europeia (UE): novo relatório questiona modelo de criação intensiva de frango [Para o Eurogroup for Animals, um novo relatório da AgriBusiness Consulting, é "um argumento convincente para repensar completamente o modelo de criação intensiva de frango que predomina na União Europeia (UE) e que ameaça a saúde pública, polui o meio ambiente e pouco faz para respeitar o bem-estar animal". A criação intensiva de frango vincula-se à resistência de importantes bactérias a múltiplas substâncias antibióticas]

19-10-2018 - Poultry World & Intensive broiler farming, rise in antimicrobial resistance [Intensive broiler rearing practices in the EU is contributing to the rise in antimicrobial resistance in bacteria of zoonotic importance, a new report has claimed]

18-10-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) EUA: surto de Salmonella resistente a antibióticos e contestado déjà vu como "política de segurança alimentar" [Lições a serem aprendidas: é preciso pode contar com uma fiscalização agropecuária pública plena e de excelência; é preciso valorizar o fiscal agropecuária público; é preciso contestar a inconstitucional e ilegal privatização em detrimento da fiscalização pública de produtos de origem animal — já levada a cabo em alguns estados, inclusive, no Paraná — e é preciso resguardar a segurança alimentar da população & U.S.A.: Antibiotic-resistant Salmonella outbreak and contested déjà vu as "food safety policy" & Lessons to be learned: it´s necessary to have a full and excellent public agricultural inspection; It´s necessary to value the public agricultural inspector; It´s necessary to challenge the unconstitutional and illegal privatization to the detriment of public oversight of animal products — already put into practice in some states, including in Paraná — and it´s necessary to safeguard the food security of the population]

18-10-2018 - Food Safety News & Lawmaker says new outbreak shows USDA, poultry industry need to act [Five years after U.S. representatives wrote to the USDA about the agency’s “unacceptable” response to Salmonella outbreaks traced to chicken, one of the lawmakers says déjà vu is not acceptable as a food safety policy]

16-10-2018 - Eurogroup for Animals & New report demonstrates detrimental impacts of intensive broiler chicken farming on public health and the environment, besides animal welfare [A new report of AgriBusiness Consulting makes a compelling case for a complete rethinking of the industrial intensive chicken production model that predominates in the EU and that threatens public health, pollutes the environment, and does little to respect animal welfare]

16-10-2018 - Food Safety Magazine & Being the Third Eye in a Plant with a Problem - Listeria, Salmonella, Extraneous Materials, or Worse?

17-10-2018 - Food Safety News & Raw chicken sickens 92 with antibiotic-resistant Salmonella [Federal official are investigating an outbreak of antibiotic-resistant Salmonella that has sickened at least 92 people and had been traced to raw chicken from multiple sources and sold under various brands]

12-10-2018 - The Bureau of Investigative Journalism & World’s biggest animal drugs company sells antibiotics to fatten livestock in India despite superbug risk [The world’s largest animal drugs company has been accused of double standards and of fuelling the development of superbugs by selling antibiotics to farmers in India for purposes now banned in Europe and America]

4-10-2018 - Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro) & Inspeção privada em indústrias ainda não decola no RS, diz reportagem do jornal Zero Hora

30-9-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Fiscalização de produtos de origem animal do Paraná: MAPA presta esclarecimentos à Afisa-PR [As opções de "gestão pública" em detrimento de parte da fiscalização de produtos de origem animal do governo do Paraná são equivocadas e possuem potencial para colocar em risco a segurança alimentar da população paranaense: o governo Richa nomeou o staff comissionado em turno para o órgão de fiscalização agropecuária do estado; o governo Borghetti o manteve]

26-9-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Carne de frango com Salmonella: relatório do RASFF da Comissão Europeia elencou o Brasil como "top 10" de rechaços nas fronteiras da UE [Brasil: "Top 10 - number of notifications by country of origin". É preciso fiscalização agropecuária pública — credibilidade e confiabilidade — plena e de excelência. É preciso valorizar o fiscal agropecuário público & Salmonella Chicken meat: European Commission's RASFF report listed Brazil as "Top 10" of the EU's border bumps & Brazil: "Top 10-number of notifications by country of origin". It takes public agricultural inspection — credibility and reliability — full and excellent. It´s necessary to value the public agricultural inspector]

26-9-2018 - Poultry World & Poultry issues dominate European Commission Rapid Alert System for Food and Feed annual report [Poultry issues across Europe led to a large number of alerts recorded by the European Commission’s Rapid Alert System for Food and Feed (RASFF), according to its annual report, released this week]

16-9-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: a mudança de comando na DG(SANTE) da Comissão Europeia [Sem que se garanta plena credibilidade e confiabilidade —  que só a fiscalização agropecuária pública pode oferecer, para o desgosto dos neoliberais brasileiros —, o Brasil pode enterrar suas expectativas de "retomar a exportação" a pleno vapor de proteína animal para a União Europeia (UE). A intenção de privatizar a fiscalização agropecuária pública está absolutamente fora de cogitação & Opinion of the Direx: the change of command in DG (SANTE) of the European Commission to ensure full & Without credibility and reliability — that only agricultural public inspection oversight can offer, to the chagrin of the Brazilian neo-liberal —, the Brazil can bury their expectations of "resume export" the full blast of animal protein to the European Union (EU). The intention to privatize agricultural public inspection is absolutely out of the question]

7-9-2018 - Food Safety News & FSA study reveals antibiotic-resistant bacteria levels in pork and chicken [The survey done in September and October 2017 determined the prevalence of AMR in pathogenic and hygiene indicator bacteria isolated from fresh and frozen chicken for sale as whole birds or portions, and fresh ground pork on retail sale in the United Kingdom. Forty samples in the study had a non-UK approval code, only five chicken samples and no pork mince were from outside the European Union. Antibiotics are used in agriculture to treat or prevent disease. This may increase the risk of antimicrobial resistance in pathogenic bacteria or organisms in the animal gut or farm environment. Meat may become contaminated with antimicrobial-resistant pathogens from the animal gut during slaughter, or through cross-contamination from the environment, whilst fruit and vegetables may be tainted from the environment or irrigation water]

2-9-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & EUA: as perigosas drogas flagradas na carne [Como é tratada essa questão no Brasil? E no Paraná, onde os frigoríficos habilitados sob a chancela estadual operam com "fiscalização" terceirizada? A segurança alimentar da população é uma questão muito séria! É preciso fiscalização agropecuária pública (e não privatizada ou terceirizada) plena e de excelência. É preciso valorizar o fiscal agropecuário público & USA: the dangerous drugs found in meat is treated As this issue & in Brazil? And in Parana, where enabled refrigerators under the State certification operate with "oversight" outsourced? The food security of the population is a very serious issue! Agricultural surveillance is needed (and not privatized or outsourced) full and excellence. It is necessary to value the agricultural inspection]

27-8-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: os fiscais agropecuários do Estado do Paraná, tratados como "menos iguais", são desvalorizados e injustamente remunerados [Fundamental e estratégica para o contexto socioeconômico do Estado do Paraná, sua fiscalização agropecuária pública é subvalorizada e precisa se desenvolver]

19-7-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) &  Opinião da Direx: a perda do significativo mercado de carne da Rússia [Caso ractopamina: o Brasil respondia por 90% da carne suína importada pela Rússia! Hoje, corresponde a 0%! E os responsáveis?]

7-6-2018 - Food & Water Watch & Big Ag’s False Solution [Ag-Gag Laws Are Really Just a Ploy to Protect Profits]

7-6-2018 - Global Meat News & Eastern europe discusses antibiotic resistance [Strong concerns over the use of antibiotics in the meat indstry have been aired recently in Russia, Ukraine and Estonia]

 

 

16-5-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & As vulnerabilidades globais contra a exportação da carne [Os investidores do setor, se querem proteger seus ativos, devem exigir um maior progresso da indústria em questões como segurança alimentar, antibióticos e bem-estar animal. A Afisa-PR acrescenta à análise a imperiosa e inevitável promoção, por parte do Poder Público, de fiscalização agropecuária de excelência — e não a que só existe na “propaganda de governos de plantão”, prejudicada pela interferência da política partidária (nomeações de comissionados de confiança), enfraquecida pela ingerência do setor privado, adulteração da segurança alimentar como “lógica de mercado”, falha pela ausência de adequado investimento público, não eficiente pela falta de política de Estado permanente e de longo prazo etc.]

14-5-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & União Europeia (UE) publicou o Regulamento de Execução (UE) 2018/700 contra a carne do Brasil [O Anexo do Regulamento de Execução (UE) nº 2018/700 discrimina a relação dos frigoríficos brasileiros que deixaram de se enquadrar no art. 12 do Regulamento (CE) nº 854/2004 da União Europeia, portanto, impedidos de exportar carne. O Estado do Paraná, líder na produção de carne de frango, é o maior prejudicado!]

11-7-2017 - BBC News Brasil & Superbactérias avançam no Brasil e levam autoridades de saúde a correr contra o tempo [Bactérias que não respondem a antibióticos vêm aumentando a taxas alarmantes no Brasil e já são responsáveis por ao menos 23 mil mortes anuais no país, afirmam especialistas]

8-3-2018 - Global Meat News & Danish pork industry works on antibiotic-free pork production [The Danish government has allocated DKK12.5 mllion (m) to a three-year research project into to reduce the need for antibiotics among its pigs]

28-10-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & The Guardian: Testes na carne suína britânica encontram cepa de superbactéria [Amostras de carne de suína consumida no Reino Unido estavam contaminadas com a estirpe da superbactéria MRSA (methicillin-resistant Staphylococcus aureus)]

22-10-2016 - De Olhos nos Ruralistas & Descoberta superbactéria na carne de porco britânica [Sobreuso veterinário de antibióticos megapotentes, que a OMS recomenda aplicar apenas em casos críticos, reforça revelação feita pelo jornal The Guardian]

20-11-2016 - BBC Brasil News & O mundo está à beira de um apocalipse dos antibióticos? [Todo ano, pelo menos 700 mil pessoas morrem de infecções resistentes a medicamentos]

25-10-2016 - De Olho nos Ruralistas & Descoberta superbactéria na carne de porco britânica [Sobreuso veterinário de antibióticos megapotentes, que a OMS recomenda aplicar apenas em casos críticos, reforça revelação feita pelo jornal The Guardian]

3-10-2016 - The Guardian & Revealed: MRSA variant found in British pork at Asda and Sainsbury's [Tests find UK-produced pork products infected with the livestock strain of the superbug, with potentially serious implications for human health]

10-9-2016 - Food Safety News & Change is what’s predictable about the future of food safety 

12-8-2016 - Agência FAPESP & Encontrada no Brasil bactéria resistente a um dos mais poderosos antibióticos [Recentemente descoberto na China e também encontrado em países da Europa, da Ásia e da África, o gene mcr-1, que causa resistência a uma classe de antibióticos utilizados justamente para tratar infecções por bactérias multirresistentes, foi identificado pela primeira vez no Brasil em cepas da bactéria Escherichia coli isoladas de animais de produção]

1-6-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Especialistas alertam sobre as consequências da privatização da inspeção de produtos de origem animal [Além da insegurança alimentar é flagrante a inconstitucionalidade da privatização em prejuízo da fiscalização pública de produtos de origem animal]

4-6-2016 - Folha de S. Paulo & Superbactérias

19-5-2016 - BBC News Brasil & Superbactérias matarão uma pessoa a cada 3 segundos em 2050 [Superbactérias irão matar uma pessoa a cada três segundos em 2050 se medidas não forem tomadas imediatamente, de acordo com o relatório encomendado pelo governo britânico e divulgado nesta quinta-feira]

7-1-2016 - The Guardian &  Three years on from the horsemeat scandal: 3 lessons we have learned [Smaller businesses do not have the resources to map out dangers of food fraud in their supply chain, warns the expert who led the horsemeat inquiry]

23-11-2015 - Food & Water Watch & New Documents Reveal Major Flaws in Nation’s Food Safety Inspection System [Records obtained by Food & Water Watch show that food safety inspectors are overworked, and it's threatening our nation's food supply]

18-6-2015 - The Guardian & What is the superbug LA-MRSA CC398 and why is it spreading on farms? [The threat of MRSA in hospitals has generated an urgent response, but an MRSA variant is spreading from farm livestock to supermarket meat unchecked]

4-9-2014 - The Independent & Horsemeat scandal report calls for national food crime unit [It called for a 'zero tolerance' approach to food fraud to prevent the same thing happening again in the future]

23-4-2013 - CleanSafe & CleanSafe and The Horse Meat Scandal [It has been impossible to avoid the recent horse meat scandal.  Since Irish food inspectors first announced in January that traces of horse meat had been found in beefburgers sold in a number of prominent UK supermarket chains, stories have continued to emerge up until the present day where the government has promised a “wide ranging” strategic review of the scandal]

  

Attachments:
Download this file (2395-Texte de l'article-16958-2-10-20190819.pdf)INRA Sciense & Impact[Apport de la sociologie à l'étude de la réduction d'usage des antibiotiques]721 kB
Download this file (Antimicrobials Sold or Distributed for Use in Food-Producing Animals.pdf)FDA/USA - Summary Report, 2017, Center Veterinary Medicine[Antimicrobials Sold or Distributed for Use in Food-Producing Animals]578 kB
Download this file (better-bacon-pork-industry-antibiotics-ib.pdf)Natural Resources Defense Council (NRDC) - Better Bacon[Why it's high time the U. S. Pork Industry stoppe pigging out on antibiotics]358 kB
Download this file (ehp.122-A160.pdf)News & Spheres of Influence[Reduced antibiotic use in livestock & How Denmark tackled Resistence]2071 kB
Download this file (Yellow Card, English version, 180517.pdf)Ministry of Environment and Food of Denmark & Danish Veterinary and Food Adminis[Special provisions for the reduction of the consumption of antibiotics in pig holdings (the yellow card initiative)]352 kB