Afisa-PR

UE: eurodeputados aprovam proposta de regulamento que limitará o uso de antibióticos em animais

Importações de produtos de origem animal pela União Europeia (UE): contra a proliferação das superbactérias, proposta de regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho impedirá o uso de antibióticos "como promotores de crescimento" em animais de criação. A UE, com essa medida, alerta os países altamente dependentes de exportação da carne e seus derivados, notadamente, os que "compensam sua pecuária de baixa qualidade"

EU: MEPs approve proposal for a regulation that will limit the use of antibiotics in animals & Imports of products of animal origin by the European Union (EU): Against the proliferation of Superbacteria, proposal for a regulation of the European Parliament and of the Council will prevent the use of antibiotics "as growth promoters" in breeding animals. The EU, with this measure, alerts highly dependent countries of exporting meat and its derivatives, notably those that "compensate for low-quality livestock"

 

EU limitacao uso antibioticos animais

Crédito imagem: The Guardian & Photograph: Alamy Stock Photo

 

A notícia MEPs back plans to halt spread of drug resistance from animals to humans do New European Parliament de 25 de outubro de 2018, informa que na última quinta-feira (25), os eurodeputados aprovaram por 583 votos favoráveis; 16 contra e 20 abstenções, uma proposta de regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho, que altera o Regulamento (CE) 726/2004 que atualmente "estabelece procedimentos comunitários de autorização e de fiscalização de medicamentos par auso humano e veterinário". Essa proposta, que em até 2022 se tornará lei, contempla um conjunto de limitações ao uso de antibióticos em animais saudáveis criados e posteriormente destinados à alimentação das pessoas. O objetivo dessa proposta é restringir a proliferação de bactérias resistentes a múltiplos antibióticos, chamadas superbactérias, que são de difícil tratamento médico; preservar antibióticos viáveis para seres humanos; incentivar a inovação e submeter os produtos de origem animal importados pela União Europeia (UE) aos novos padrões.

Segundo a notícia do Parlamento Europeu, essa medida baseia-se no recente alerta feito pelo European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC) — Centro Europeu de Controle e Prevensão de Doenças — de que as bactérias presentes nos seres humanos, nos alimentos e nos animais continuam a mostrar resistência aos antibióticos mais amplamente utilizados. Os cientistas dizem que a resistência à ciprofloxacina, um antibiótico que é extremamente importante para o tratamento de infecções humanas, é muito alta na bactéria Campylobacter, reduzindo assim as opções para o tratamento eficaz de graves infecções transmitidas pelo consumo de alimentos contaminados. A bactéria Salmonella, com cepas resistentes a múltiplos antibióticos, continua a se espalhar pela Europa.

 

 

Limitar o uso de antibióticos nas criações de animais

A proposta de regulamento preconiza que os medicamentos de uso veterinário, em nenhuma circunstância, deverão servir "para melhorar o desempenho ou compensar a pecuária de baixa qualidade". Isso limitará o uso de antibióticos como uma medida preventiva — uso profilático —, desde que na ausência de sinais clínicos de infecção "para animais solteiros" e não para "grupos de animais". Os antibióticos só poderão ser prescritos e utilizados nos animais quando isso for plenamente justificado por um médico veterinário e nos casos em que há um "alto risco de infecção".

O uso metafilático, ou seja, o tratamento de um grupo de animais quando apenas um deles apresenta sinais de infecção, pela proposta de regulamento, deverá ser o "último recurso", e só ocorrerá quando o médico veterinário tiver diagnosticado uma infecção e prescrito a necessária medicação antibiótica.

 

Preservar antibióticos viáveis para salvar a vida das pessoas

Para ajudar a combater a resistência bacteriana, a proposta de regulamento visará capacitar a Comissão Europeia para que possa selecionar os antibióticos que serão reservados apenas para o tratamento dos seres humanos.

 

Importações: nova legislação da UE impedirá o uso de antibióticos "como promotores de crescimento" em animais

Os produtos de origem animal importados pela UE terão de cumprir as novas regras, ou seja, não será permitido o uso de antibióticos com o propósito de "melhorar o crescimento de animais" em ambiente de "compensação de pecuária de baixa qualidade". 

 

Necessidade de inovação

A proposta de regulamento, para incentivar a pesquisa de novos antibióticos, estabelecerá incentivos que incluirá um período mais longo de proteção da documentação técnica sobre novos medicamentos antibióticos e proteção comercial para inovadoras substâncias ativas. Também protegerá investimentos significativos em dados gerados para melhorar um antibiótico já existente ou para mantê-lo no mercado consumidor.

A eurodeputada francesa, Françoise Grossetête, relatora da proposta de regulamento, esclareceu que "Este é um passo importante para a saúde pública. Além dos agricultores ou proprietários de animais, o uso de medicamentos veterinários diz respeito a todos nós, porque tem um impacto direto em nosso meio ambiente e em nossa alimentação; em resumo, na nossa saúde. Graças a esta lei, reduziremos o consumo de antibióticos nas explorações pecuárias, uma importante fonte de resistência que é depois transmitida aos seres humanos. A resistência aos antibióticos é uma verdadeira espada de Dâmocles, ameaçando enviar nosso sistema de saúde de volta à Idade Média".

 

Próximos passos

A proposta de regulamento ainda terá de ser formalmente adaptada pelo Conselho antes da publicação no Jornal Oficial da União Europeia (UE).

 

Ração medicamentosa

Numa votação separada, os eurodeputados também aprovaram por 583 votos a favor; 31 contra e 6 abstenções, uma proposta de regulamento que tornará mais responsável a produção, venda e utilização de ração medicamentosa a fim de combater a proliferação das superbactérias.

 

Vitória para a saúde pública e para o bem-estar animal

A notícia European parliament approves curbs on use of antibiotics on farm animals (por Arthur Neslen) do The Guardian de 25 de outubro de 2018, com relação à aprovação pelo Parlamento Europeu de uma proposta de regulamento que visa restringir o uso de antibióticos em animais de criação saudáveis para deter a propagação de superbactérias resistentes ao tratamento médico, afirma que em média na Europa os animais consomem mais antibióticos do que os seres humanos, visto que na criação de bovinos em fazendas industriais, os agricultores usam rotineiramente antibióticos "como profilaxia contra a ocorrência ou propagação de doenças".

Porém, com pelo menos 25 mil pessoas morrendo na Europa todos os anos devido a infecções resistentes aos antibióticos, os cientistas alertaram que, sem reformas na legislação, em breve as intervenções médicas de rotina podem se tornar impossíveis em benefício das pessoas.

A proposta de regulamento aprovada no Parlamento Europeu, proibirá o uso de antibióticos reservados aos seres humanos em medicina veterinária, bem como, o uso não prescrito de antibióticos em animais de criação. Os médicos veterinários terão de fornecer dados sobre o volume e as vendas de medicamentos antibióticos, e os alimentos importados de origem animal precisarão atender aos padrões da UE, particularmente quanto ao uso de antibióticos que visam o "aumento do crescimento".

A eurodeputada britânica, Molly Scott Cato, disse que o pacote aprovado garantirá que os antibióticos continuem "disponíveis e eficazes quando precisarmos deles". "As restrições ao uso de antibióticos também irão desafiar o modelo de agricultura industrial, onde os animais sofrem condições terríveis e são alojados juntos em condições insalubres", disse ela. "Sem o uso rotineiro de antibióticos, os agricultores terão de adotar melhores práticas agrícolas que melhorem a vida dos animais de criação em toda a UE. Esta é uma grande vitória para a saúde pública e para o bem-estar animal".

 

 

FSA da Inglaterra revela níveis de bactérias resistentes a antibióticos na carne suína e de frango

Segundo a notícia FSA study reveals antibiotic-resistant bacteria levels in pork and chicken (por Joe Whitworth) da Food Safety News de 7 de setembro de 2018, a quantidade de resistência antimicrobiana (AMR) em bactérias encontradas em carne de porco e frango à venda no Reino Unido foi revelada por uma pesquisa feita pela Food Standards Agency (FSA).

A AMR foi detectada na proporção de todos os tipos de bactérias examinadas, com resistência às drogas clinicamente mais importantes, geralmente mais prevalentes em isolados de frango do que suínos.

No entanto, a FSA disse que o risco de adquirir infecções bacterianas relacionadas a AMR da carne de porco e de frango é baixo, desde que sejam preparados e manipulados higienicamente.

A pesquisa realizada em setembro e outubro de 2017 determinou a prevalência de AMR em bactérias patogênicas e indicadoras da condição higiênica da carne de frango fresco e congelado para venda, como aves inteiras ou porções e carne de porco moída à venda no varejo no Reino Unido. Quarenta amostras do estudo tinham um código de aprovação não-britânico, apenas cinco amostras de frango e nenhuma de porco era de fora da União Europeia.

Antibióticos são usados na agricultura para tratar ou prevenir doenças nos animais. Isso pode aumentar o risco de resistência antimicrobiana em bactérias ou organismos patogênicos no intestino dos animais ou no ambiente das fazendas de criação. A carne pode ficar contaminada com agentes patogênicos resistentes a antimicrobianos do intestino do animal durante o abate ou por contaminação cruzada no meio ambiente, enquanto frutas e vegetais podem estar contaminados pelo meio ambiente ou pela água de irrigação.

Uma revisão da AMR na cadeia alimentar pela FSA em 2016 constatou a falta de dados sobre a prevalência em alimentos produzidos na Grã-Bretanha, levando à dificuldade de monitorar tendências ou produzir avaliações de risco para a exposição dos consumidores.

Steve Wearne, diretor de política alimentar da FSA, disse que o surgimento e disseminação da RAM representa uma ameaça global significativa em termos de saúde pública e impacto econômico.

"Além de reduzir o uso de antibióticos nas fazendas, também precisamos entender o papel que os alimentos desempenham na AMR e trabalhamos com o Quadram Institute para entender como a resistência surge e como as bactérias resistentes sobrevivem e são transmitidas pela cadeia alimentar. O uso de antibióticos no setor de carne de frango diminuiu 82% entre 2012 e 2017 e o uso de antibióticos em porcos do Reino Unido caiu pela metade entre 2015 e 2017", disse ele.

 

Proteção Animal Mundial - bactérias multiresistentes aos antibióticos são encontradas na carne de suíno do Brasil

Segundo a notícia Bactérias multirresistentes são encontradas em carne de porco vendida em supermercados no Brasil do Proteção Animal Mundial de 13 de dezembro de 2018 (Pesquisa realizada em quatro países, entre eles o Brasil, mediu o impacto do uso excessivo de antibióticos no sistema de criação de porcos). 

Uma pesquisa encomendada pela Proteção Animal Mundial encontrou bactérias multirresistentes em amostras de carne de porco vendida em algumas das principais redes de supermercados do Brasil, Austrália, Espanha e Tailândia.

No Brasil, cem amostras foram coletadas nas redes Carrefour, Extra, Pão de Açúcar e Walmart e analisadas pela Universidade de São Paulo. Em todas elas, os testes detectaram a presença generalizada de bactérias resistentes a antibióticos.


 

EUA: uso de antibióticos em animais de criação caiu em 2017

Segundo a notícia USA: Antibiotics usage came down in 2017 (por Vincent ter Beek) do Pig Progress de 24 de dezembro de 2018, as vendas em 2017 de importantes antibióticos aprovados  para uso em animais diminuíram 33% nos EUA.

Esse foi um dos resultados mais importantes do relatório Antimicrobials Sold or Distributed for Use in Food-Producing Animals de 2017 da U. S. Food & Drug Administration dos EUA. A FDA resume os dados anuais sobre o uso de drogas em animais com ingredientes ativos antimicrobianos, pois deve ser informado a quantidade de cada antibiótico que foi comercializado com esse propósito.

As mudanças no comércio de antibióticos nos EUA — O relatório da FDA, segundo a notícia, é "particularmente interessante, pois reflete as mudanças no comércio" de antibióticos dos EUA "desde a completa implantação do Guidance for Industry (GFI) 213". Esta orientação, que entrou em vigor em janeiro de 2017, implicava que os antibióticos que são medicamentos importantes na medicina humana (especificamente, antibióticos usados ​​na alimentação e na água) teriam um status diferente. Eles não teriam mais o status de over-the-counter (OTC) – "mercado de balcão" ou disponibilidade de antibióticos de venda livre em lojas veterinárias –, mas uma prescrição (receituário) ou o status de mercadologia da Veterinary Feed Directive (VFD) – uma declaração escrita de um médico veterinário que autoriza o proprietário ou criador  a obter e usar ração animal contendo drogas ou antibióticos VFD para tratar seus animais de acordo com as instruções de uso aprovadas pela FDA.

Quando comparado a 2015, a queda no comércio de antibióticos para os animais (de importância para a saúde humana) é ainda mais forte – 43% em comparação a 2017. O ano de 2015 foi considerado nos EUA “o ano de pico de comércio” de antibióticos para animais. Quando comparado com o ano de 2009, no primeiro em que os antibióticos começaram a ser monitorizados nos EUA, a queda foi de 28%.

As tetraciclinas, representando o maior volume do comércio doméstico (3.535.701 kg em 2017), diminuíram 40% de 2016 para 2017.

 

Superbactérias: OIE relata que os antibióticos ainda são usados ​​para impulsionar o crescimento animal

Com base na notícia retransmitida da Reutes OIE reports that antibiotics are still being used to boost animal growth pela The Poultry News de 15 de fevereiro de 2019, agricultores de 45 países ainda usam antibióticos para impulsionar o crescimento animal

Os agricultores ainda estão envolvidos nessa prática, apesar das advertências dos especialistas em saúde e da proibição da prática em muitas partes do mundo.

A notícia New report shows global shift in use of antibiotics in animals da Organização Mundial de Saúde (OIE) de 14 de fevereiro de 2019, que traz o relatório OIE Annual report on antimicrobial agentes intendend for use in animals [Better understanding of the global situation] sobre o uso de drogas na pecuária, dos 155 países que relataram dados de 2015 a 2017, 45 disseram que os antibióticos foram dados aos animais para prevenir infecções e engordá-los. Entre eles, 12 países disseram que uma droga "último recurso" conhecida como colistina ainda está sendo usada como promotora de crescimento.

O uso de antibióticos para promover o crescimento em animais saudáveis ​​foi proibido na União Europeia desde 2006 e nos Estados Unidos desde 2017, porque alimenta o desenvolvimento de infecções por superbactérias perigosas e resistentes a antibióticos utilizados em humanos.

O relatório da OIE disse que dos 45 países que relataram o uso continuado de antibióticos para promoção do crescimento, 18 estão nas Américas, 14 na Ásia e Oceania e 10 na África.

"Esta prática coloca em risco muitos dos antibióticos que hoje tomamos como eficientes, tanto para animais quanto para seres humanos", disse.

 

 

Modificado em 16-2-2019 em 16:12

 

Matérias vinculadas:

27-2-2019 - Food Safety News & Antimicrobial resistance in Europe continues to increase [Antimicrobials used to treat diseases such as campylobacteriosis and salmonellosis are becoming less effective, according to a new research report. The European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC) and European Food Safety Authority (EFSA) report confirmed the rise in antibiotic resistance identified in previous years. Data on antimicrobial resistance (AMR) in zoonotic and indicator bacteria in 2017, submitted by 28 EU member states, were analyzed by EFSA and ECDC. AMR data on food and food-producing animals specifically targeted fattening pigs and calves less than 1 year of age and their meat.

15-2-2019 - The Poultry Site & OIE reports that antibiotics are still being used to boost animal growth [According to reporting by Thomson Reuters, farmers in 45 countries still use antibiotics to boost animal growth]

 

 

14-2-2019 - World Organization for Animal Health (OIE) & New report shows global shift in use of antibiotics in animals [Figures released in a new report today by the World Organisation for Animal Health (OIE) show positive global progress on the regulation and monitoring of antimicrobial use in animals. The report aims to build the capacity of all countries to collect critical data on the use of antimicrobials in animals]

14-2-2019 - Reuters & Precious antibiotics still being used to boost animal growth: OIE [Farmers in 45 countries still use antibiotics to boost animal growth, despite warnings from health experts and bans on the practice in many parts of the world, the World Organization for Animal Health (OIE) said on Thursday]

1-2-2019 - Global Meat News & Antibiotic use in animals drops in UK [A new report into antibiotic use in the UK has revealed signifiant reductions over the past four years]

 

 

24-12-2018 - Pig Progress & USA: Antibiotics usage came down in 2017 [The sales of medically important antimicrobials approved for use in food-producing animals decreased by 33% in 2017 in the United States.That was one of the most important outcomes of a recent report by the US Food & Drug Administration (FDA). The FDA summarises annual data on usage of animal drugs with an antimicrobial active ingredients as it has to be reported how much of each has been sold or distributed]

19-12-2018 - Global Meat News & FDA reveals declining sales of antibiotics for animals [Sales and distribution of all medical antimicrobials intended for use in food-producing animals within North America decreased by 33% during 2016 and 2017, figures released by the US Food and Drug Administration (FDA) have revealed]

13-12-2018 - World Animal Protection & You Are What You Eat: Superbugs in Supermarkets (vídeo)

13-12-2018 - Proteção Mundial Animal (World Animal Protection) & Bactérias multirresistentes são encontradas em carne de porco vendida em supermercados no Brasil [Pesquisa realizada em quatro países, entre eles o Brasil, mediu o impacto do uso excessivo de antibióticos no sistema de criação de porcos]

13-12-2018 - The Pig Site & Superbugs found in pork products from Carrefour in Spain, Tesco Lotus in Thailand and Walmart in Brazil [Bacteria resistant to antibiotics most critically important to humans has been found in pork from supermarket shelves in Brazil, Spain and Thailand]

7-12-2018 - Poultry World & Sanderson Farms changes antibiotics policy [One of the largest US poultry companies has announced that it will stop using antibiotics considered medically important for humans for disease prevention in its live poultry operations]

8-12-201 8 - Food Safety News & Denmark probes pork link in Salmonella outbreak; strain is antibiotic resistant [The bacterium Salmonella monophasic Typhimurium (O: 4.5,12; H: i, -) is resistant to ampicillin, sulfamethoxazole and tetracycline. Whole genome sequencing has found the strains are closely related and identified by sequence-type 5296]

27-11-2018 - Eurogroup for Animals & The True cost of poor farm animal welfare: tons of animal feed contamined with antimicrobial resistance genes [The contamination of several thousands of tons of animal feed with a genetically-modified vitamin causing antimicrobial resistance is yet another evidence of the risks factory farming poses to animal and human health. The intensive livestock sector’s overreliance on feed supplements to ensure the survival of animals kept in conditions unnatural to their species proves to be unsustainable. This scandal reinforces the urgent need to reform European animal agriculture towards more humane, safer systems that benefit both the animals and the general public]

 

 

26-11-2018 - European Commission & Questions and Answers on the new legislation on Veterinary Medicinal Products (VMP) and Medicated Feed

23-11-2018 - RFI & Reportagem revela existência de transgênicos proibidos em animais para abate na Europa [Uma matéria investigativa feita pelo jornal Le Monde mostrou que a vitamina B2, um aditivo proibido pela UE, foi encontrado em grandes quantidades em alimentos para porcos, frangos e gado para abate. Conhecida como riboflavina, ela é produzida por uma cepa geneticamente modificada de uma bactéria, conhecida como Bacillus Subtilis KCCM-10445]

Food & Water Watch & Antibiotic Resistance 101

19-11-2018 - The Poultry Site & Germany tackles antimicrobial resistance [The German Federal Institute for Risk Assessment (BfR) organised two symposia dealing with microbial risks in food in November 2018: "Food-associated viruses" (7 November) and "Antimicrobial resistance in the food chain" (8-9 November)]

WE NEED YOU to follow the "Five Only" rules to handle antimicrobials with care

 

 

World Organization for Animal Health (OIE) & WE NEED YOU to follow the "Five Only" rules to handle antimicrobials with care

14-11-2018 - The Poultry Site & We need you to handle antimicrobials with care", says OIE [The World Organisation for Animal Health kicks off World Antibiotics Awareness Week 2018 with a call to action for all animal health stakeholders: "We all have a role to play to protect these invaluable medicines"]

9-11-2018 - Food Safety News & Researchers find antibiotic resistance genes on leafy greens [Researchers from a German institute have expanded knowledge about produce harboring antibiotic resistance genes that often escape traditional molecular detection methods]

The Bureau of Investigative Journalism & Top Superbugs [An antimicrobial drug is one used against a microorganism – like a bacteria, a virus, a parasite, or a fungus – which causes a disease. Antimicrobial resistance – or AMR - refers to those microorganisms becoming immune to the drugs used to treat them. They are colloquially known as superbugs]

31-10-2018 - Food Manutacture & Warning over antibiotic use standards [Anu post-Brexit trade deals involving meat and dairy imported into the UK should meet the same standards on antiiotic use as trose produced in the UE, a House of Commons committee report has argued]

29-10-2018 - Euro News & New EU rules will force Australian farmers to choose between treatment or trade | View

6-10-2018- Global Meat News & Danish animal antibiotic usage drops [Danish aufhorities have reported another dip in the number of antibiotics used in its livestock production]

26-10-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Segurança alimentar: alimentos inseguros custam US$ 110 bilhões por ano aos países de baixa e média renda [Estudo do Banco Mundial: seu economista agrícola líder e co-autor do estudo, Steven Jaffee, afirmou que os governos dos países de baixa e média renda — caso do Brasil, citado nesse estudo — precisam ser mais inteligentes para investir em segurança alimentar e monitorar o impacto das intervenções que fazem & Food security: Unsafe food costs US $110 billion per year to low and middle-income countries & World Bank Study: it´s leading agricultural economist and co-author, Steven Jaffee, said the governments of the low-and middle-income countries — the case of Brazil, cited in this study — need to be smarter to invest in food security and Monitor the impact of interventions that make]

26-10-2018 - Meat + Poultry & EU approves limits on antibiotics use in farm animals [The European Parliament approved limits on the use of antibiotics in farm animals produced for food. The limits are aimed at keeping drug-resistant bacteria out of food. The legislation was adopted with 583 votes to 16 and 20 abstentions. The European Council must formally adopt the agreement before publication in the Official Journal]

25-10-2018 - The Guardian & European parliament approves curbs on use of antibiotics on farm animals [Move is aimed at halting the spread of ‘superbugs’ resistant to medical treatment]

25-10-2018 - News European Parliament & MEPs back plans to halt spread of drug resistance from animals to humans [Curb use of antibiotics on farms to keep drug-resistant bacteria out of food; Antimicrobials to be reserved for humans; Measures to encourage innovation; Imported foods will have to meet EU standards]

 

 

25-10-2018 - Food Safety News & Unsafe food in LMICs costs $110 billion a year – World Bank [The impact of unsafe food costs low- and middle-income economies about $110 billion in lost productivity and medical expenses each year, according to the World Bank]

19-10-2018 - Estadão & Tudo sobre: Operação Carne Fraca

19-10-2018 - The Poultry Site & Salmonella infections linked to raw chicken products in 29 states [USA - CDC and public health and regulatory officials in several states have been investigating a multi-state outbreak of Salmonella Infantis infections linked to raw chicken products]

19-10-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & União Europeia (UE): novo relatório questiona modelo de criação intensiva de frango [Para o Eurogroup for Animals, um novo relatório da AgriBusiness Consulting, é "um argumento convincente para repensar completamente o modelo de criação intensiva de frango que predomina na União Europeia (UE) e que ameaça a saúde pública, polui o meio ambiente e pouco faz para respeitar o bem-estar animal". A criação intensiva de frango vincula-se à resistência de importantes bactérias a múltiplas substâncias antibióticas]

19-10-2018 - Poultry World & Intensive broiler farming, rise in antimicrobial resistance [Intensive broiler rearing practices in the EU is contributing to the rise in antimicrobial resistance in bacteria of zoonotic importance, a new report has claimed]

18-10-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) EUA: surto de Salmonella resistente a antibióticos e contestado déjà vu como "política de segurança alimentar" [Lições a serem aprendidas: é preciso pode contar com uma fiscalização agropecuária pública plena e de excelência; é preciso valorizar o fiscal agropecuária público; é preciso contestar a inconstitucional e ilegal privatização em detrimento da fiscalização pública de produtos de origem animal — já levada a cabo em alguns estados, inclusive, no Paraná — e é preciso resguardar a segurança alimentar da população & U.S.A.: Antibiotic-resistant Salmonella outbreak and contested déjà vu as "food safety policy" & Lessons to be learned: it´s necessary to have a full and excellent public agricultural inspection; It´s necessary to value the public agricultural inspector; It´s necessary to challenge the unconstitutional and illegal privatization to the detriment of public oversight of animal products — already put into practice in some states, including in Paraná — and it´s necessary to safeguard the food security of the population]

18-10-2018 - Food Safety News & Lawmaker says new outbreak shows USDA, poultry industry need to act [Five years after U.S. representatives wrote to the USDA about the agency’s “unacceptable” response to Salmonella outbreaks traced to chicken, one of the lawmakers says déjà vu is not acceptable as a food safety policy]

16-10-2018 - Eurogroup for Animals & New report demonstrates detrimental impacts of intensive broiler chicken farming on public health and the environment, besides animal welfare [A new report of AgriBusiness Consulting makes a compelling case for a complete rethinking of the industrial intensive chicken production model that predominates in the EU and that threatens public health, pollutes the environment, and does little to respect animal welfare]

16-10-2018 - Food Safety Magazine & Being the Third Eye in a Plant with a Problem - Listeria, Salmonella, Extraneous Materials, or Worse?

17-10-2018 - Food Safety News & Raw chicken sickens 92 with antibiotic-resistant Salmonella [Federal official are investigating an outbreak of antibiotic-resistant Salmonella that has sickened at least 92 people and had been traced to raw chicken from multiple sources and sold under various brands]

12-10-2018 - The Bureau of Investigative Journalism & World’s biggest animal drugs company sells antibiotics to fatten livestock in India despite superbug risk [The world’s largest animal drugs company has been accused of double standards and of fuelling the development of superbugs by selling antibiotics to farmers in India for purposes now banned in Europe and America]

4-10-2018 - Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul (Afagro) & Inspeção privada em indústrias ainda não decola no RS, diz reportagem do jornal Zero Hora

30-9-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Fiscalização de produtos de origem animal do Paraná: MAPA presta esclarecimentos à Afisa-PR [As opções de "gestão pública" em detrimento de parte da fiscalização de produtos de origem animal do governo do Paraná são equivocadas e possuem potencial para colocar em risco a segurança alimentar da população paranaense: o governo Richa nomeou o staff comissionado em turno para o órgão de fiscalização agropecuária do estado; o governo Borghetti o manteve]

26-9-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Carne de frango com Salmonella: relatório do RASFF da Comissão Europeia elencou o Brasil como "top 10" de rechaços nas fronteiras da UE [Brasil: "Top 10 - number of notifications by country of origin". É preciso fiscalização agropecuária pública — credibilidade e confiabilidade — plena e de excelência. É preciso valorizar o fiscal agropecuário público & Salmonella Chicken meat: European Commission's RASFF report listed Brazil as "Top 10" of the EU's border bumps & Brazil: "Top 10-number of notifications by country of origin". It takes public agricultural inspection — credibility and reliability — full and excellent. It´s necessary to value the public agricultural inspector]

26-9-2018 - Poultry World & Poultry issues dominate European Commission Rapid Alert System for Food and Feed annual report [Poultry issues across Europe led to a large number of alerts recorded by the European Commission’s Rapid Alert System for Food and Feed (RASFF), according to its annual report, released this week]

16-9-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: a mudança de comando na DG(SANTE) da Comissão Europeia [Sem que se garanta plena credibilidade e confiabilidade —  que só a fiscalização agropecuária pública pode oferecer, para o desgosto dos neoliberais brasileiros —, o Brasil pode enterrar suas expectativas de "retomar a exportação" a pleno vapor de proteína animal para a União Europeia (UE). A intenção de privatizar a fiscalização agropecuária pública está absolutamente fora de cogitação & Opinion of the Direx: the change of command in DG (SANTE) of the European Commission to ensure full & Without credibility and reliability — that only agricultural public inspection oversight can offer, to the chagrin of the Brazilian neo-liberal —, the Brazil can bury their expectations of "resume export" the full blast of animal protein to the European Union (EU). The intention to privatize agricultural public inspection is absolutely out of the question]

7-9-2018 - Food Safety News & FSA study reveals antibiotic-resistant bacteria levels in pork and chicken [The survey done in September and October 2017 determined the prevalence of AMR in pathogenic and hygiene indicator bacteria isolated from fresh and frozen chicken for sale as whole birds or portions, and fresh ground pork on retail sale in the United Kingdom. Forty samples in the study had a non-UK approval code, only five chicken samples and no pork mince were from outside the European Union. Antibiotics are used in agriculture to treat or prevent disease. This may increase the risk of antimicrobial resistance in pathogenic bacteria or organisms in the animal gut or farm environment. Meat may become contaminated with antimicrobial-resistant pathogens from the animal gut during slaughter, or through cross-contamination from the environment, whilst fruit and vegetables may be tainted from the environment or irrigation water]

2-9-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & EUA: as perigosas drogas flagradas na carne [Como é tratada essa questão no Brasil? E no Paraná, onde os frigoríficos habilitados sob a chancela estadual operam com "fiscalização" terceirizada? A segurança alimentar da população é uma questão muito séria! É preciso fiscalização agropecuária pública (e não privatizada ou terceirizada) plena e de excelência. É preciso valorizar o fiscal agropecuário público & USA: the dangerous drugs found in meat is treated As this issue & in Brazil? And in Parana, where enabled refrigerators under the State certification operate with "oversight" outsourced? The food security of the population is a very serious issue! Agricultural surveillance is needed (and not privatized or outsourced) full and excellence. It is necessary to value the agricultural inspection]

27-8-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: os fiscais agropecuários do Estado do Paraná, tratados como "menos iguais", são desvalorizados e injustamente remunerados [Fundamental e estratégica para o contexto socioeconômico do Estado do Paraná, sua fiscalização agropecuária pública é subvalorizada e precisa se desenvolver]

19-7-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) &  Opinião da Direx: a perda do significativo mercado de carne da Rússia [Caso ractopamina: o Brasil respondia por 90% da carne suína importada pela Rússia! Hoje, corresponde a 0%! E os responsáveis?]

7-6-2018 - Food & Water Watch & Big Ag’s False Solution [Ag-Gag Laws Are Really Just a Ploy to Protect Profits]

7-6-2018 - Global Meat News & Eastern europe discusses antibiotic resistance [Strong concerns over the use of antibiotics in the meat indstry have been aired recently in Russia, Ukraine and Estonia]

 

 

16-5-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & As vulnerabilidades globais contra a exportação da carne [Os investidores do setor, se querem proteger seus ativos, devem exigir um maior progresso da indústria em questões como segurança alimentar, antibióticos e bem-estar animal. A Afisa-PR acrescenta à análise a imperiosa e inevitável promoção, por parte do Poder Público, de fiscalização agropecuária de excelência — e não a que só existe na “propaganda de governos de plantão”, prejudicada pela interferência da política partidária (nomeações de comissionados de confiança), enfraquecida pela ingerência do setor privado, adulteração da segurança alimentar como “lógica de mercado”, falha pela ausência de adequado investimento público, não eficiente pela falta de política de Estado permanente e de longo prazo etc.]

14-5-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & União Europeia (UE) publicou o Regulamento de Execução (UE) 2018/700 contra a carne do Brasil [O Anexo do Regulamento de Execução (UE) nº 2018/700 discrimina a relação dos frigoríficos brasileiros que deixaram de se enquadrar no art. 12 do Regulamento (CE) nº 854/2004 da União Europeia, portanto, impedidos de exportar carne. O Estado do Paraná, líder na produção de carne de frango, é o maior prejudicado!]

11-7-2017 - BBC News Brasil & Superbactérias avançam no Brasil e levam autoridades de saúde a correr contra o tempo [Bactérias que não respondem a antibióticos vêm aumentando a taxas alarmantes no Brasil e já são responsáveis por ao menos 23 mil mortes anuais no país, afirmam especialistas]

8-3-2018 - Global Meat News & Danish pork industry works on antibiotic-free pork production [The Danish government has allocated DKK12.5 mllion (m) to a three-year research project into to reduce the need for antibiotics among its pigs]

28-10-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & The Guardian: Testes na carne suína britânica encontram cepa de superbactéria [Amostras de carne de suína consumida no Reino Unido estavam contaminadas com a estirpe da superbactéria MRSA (methicillin-resistant Staphylococcus aureus)]

22-10-2016 - De Olhos nos Ruralistas & Descoberta superbactéria na carne de porco britânica [Sobreuso veterinário de antibióticos megapotentes, que a OMS recomenda aplicar apenas em casos críticos, reforça revelação feita pelo jornal The Guardian]

20-11-2016 - BBC Brasil News & O mundo está à beira de um apocalipse dos antibióticos? [Todo ano, pelo menos 700 mil pessoas morrem de infecções resistentes a medicamentos]

25-10-2016 - De Olho nos Ruralistas & Descoberta superbactéria na carne de porco britânica [Sobreuso veterinário de antibióticos megapotentes, que a OMS recomenda aplicar apenas em casos críticos, reforça revelação feita pelo jornal The Guardian]

3-10-2016 - The Guardian & Revealed: MRSA variant found in British pork at Asda and Sainsbury's [Tests find UK-produced pork products infected with the livestock strain of the superbug, with potentially serious implications for human health]

10-9-2016 - Food Safety News & Change is what’s predictable about the future of food safety 

12-8-2016 - Agência FAPESP & Encontrada no Brasil bactéria resistente a um dos mais poderosos antibióticos [Recentemente descoberto na China e também encontrado em países da Europa, da Ásia e da África, o gene mcr-1, que causa resistência a uma classe de antibióticos utilizados justamente para tratar infecções por bactérias multirresistentes, foi identificado pela primeira vez no Brasil em cepas da bactéria Escherichia coli isoladas de animais de produção]

1-6-2016 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Especialistas alertam sobre as consequências da privatização da inspeção de produtos de origem animal [Além da insegurança alimentar é flagrante a inconstitucionalidade da privatização em prejuízo da fiscalização pública de produtos de origem animal]

4-6-2016 - Folha de S. Paulo & Superbactérias

19-5-2016 - BBC News Brasil & Superbactérias matarão uma pessoa a cada 3 segundos em 2050 [Superbactérias irão matar uma pessoa a cada três segundos em 2050 se medidas não forem tomadas imediatamente, de acordo com o relatório encomendado pelo governo britânico e divulgado nesta quinta-feira]

7-1-2016 - The Guardian &  Three years on from the horsemeat scandal: 3 lessons we have learned [Smaller businesses do not have the resources to map out dangers of food fraud in their supply chain, warns the expert who led the horsemeat inquiry]

23-11-2015 - Food & Water Watch & New Documents Reveal Major Flaws in Nation’s Food Safety Inspection System [Records obtained by Food & Water Watch show that food safety inspectors are overworked, and it's threatening our nation's food supply]

18-6-2015 - The Guardian & What is the superbug LA-MRSA CC398 and why is it spreading on farms? [The threat of MRSA in hospitals has generated an urgent response, but an MRSA variant is spreading from farm livestock to supermarket meat unchecked]

4-9-2014 - The Independent & Horsemeat scandal report calls for national food crime unit [It called for a 'zero tolerance' approach to food fraud to prevent the same thing happening again in the future]

23-4-2013 - CleanSafe & CleanSafe and The Horse Meat Scandal [It has been impossible to avoid the recent horse meat scandal.  Since Irish food inspectors first announced in January that traces of horse meat had been found in beefburgers sold in a number of prominent UK supermarket chains, stories have continued to emerge up until the present day where the government has promised a “wide ranging” strategic review of the scandal]

 

Attachments:
Download this file (Annual_Report_AMR_3.pdf)Annual_Report_AMR_3.pdf[ ]2564 kB