Por Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR)

 

 

À maioria que integra a CFDA: estude os acontecimentos do passado para compreender o presente e vislumbrar (as reais – e não ilusórias – possibilidades) o futuro.

À maioria que integra a CFDA: recomendamos a leitura/estudo dos documentos juntados ao protocolado nº 15.231.345-4 [...] falecido no final de 2018.

Reflita: foram os então "patrões" da época que reivindicaram ao governo que serviam a "readequação" e a "salvação geral", e... nada, nem uma vírgula foi atendida, pois os tempos já eram neoliberais (o último bonde para a CFDA passou em 2015 quando manjadíssimos quintas-colunas pró-"patrões" minaram a tentativa de greve por tempo indeterminado no setor)!

Um conjunto de reivindicações extremamente complexas, salvacionistas (todo balaio de gatos tem como efeito colateral esse incontornável problema — por isso no passado lutamos quase 10 anos pela CFDA); que visam "unificar" (pura ficção nos atuais tempos) carreiras; que extrapolam as últimas remunerações da carreira própria etc., etc., tem 110% de chance de não ser atendido pelas várias instâncias decisivas (todas apresentadas no protocolo acima citado) do governo em turno. Além da análise jurídica e de impacto orçamentário, o chamado "APL" (a 4ª tentativa) terá que enfrentar um dificílimo trâmite (se é que tramitará) pela frente: Seap, Sepl, Sefa, Comissão de Política Salarial, Casa Civil, chefe do Poder Executivo etc. Logo, não há "solução" remuneratória "salvadora" (não se iluda com esta possibilidade) no curto e médio prazo.

Conclusão: reivindicações simples (quem sabe até uma única gratificação indenizatória compatível com a política de subsídio), restrita ao âmbito da CFDA que conta com pouquíssimos indivíduos, evidentemente, teria mais chance de sucesso.

Infelizmente, a maioria da CFDA resolveu (e não foi por falta de aviso) dissolver sua carreira própria no balaio de gatos (quantidade na atual quadra do serviço público estatutário é mortal, pois os tempos são de neoliberalismo radical). "Estratégia" sem norte, errática e 110% equivocada. Assim sendo, todos da CFDA (a minoria consciente e a maioria desinformada) nada colherão e enfrentarão um longo passado (de aprofundamento da desvalorização com injustiça salarial) pela frente.

No mais, torça para que ocorra data-base no ano que vem.

Faça o print. Nos cobre no futuro.

 

Matéria vinculada:

28-12-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Os três protocolos vinculados às não cumpridas promessas de "aumento salarial" [Um alerta contra a suicida síndrome balaio de gatos! O fiscal da defesa agropecuária da Lei 17.187 não pode negligenciar seu exclusivo potencial reivindicatório com questões remuneratórias não amplamente e democraticamente discutidas; que "misturam" carreiras antagônicas; com "demandas" confusas e intransponíveis e desvinculadas da sua singular condição de integrante de carreira própria e típica de Estado. Os novos e difíceis tempos no serviço público exigem outra estratégia remuneratória, completamente diferente, para que seja possível plena valorização profissional com justiça salarial]