Afisa-PR

Os insetos estão em declínio global devido às monoculturas industriais

O uso pesado de agrotóxicos nas monoculturas industriais dizima os insetos polinizadores e ameaça a produção de alimentos — já que 75% dos cultivos agrícolas mais importantes dependem dos insetos polinizadores

  

O declínio dos insetos no planeta, que ameaça a produção de alimentos, é denunciado no Insect Atlas (Atlas dos Insetos) divulgado de 9 de junho pela Heinrich Böll Foundation e pelos Friends of the Earth Europe.

 

 

Segundo a notícia Global insect collapse driven by industrial farming, says new Insect Atlas dos Friends of the Earth Europe de 9 de junho de 2020, a população dos insetos polinizadores está declínio global em todo o mundo devido às monoculturas industriais que fazem uso pesado de agrotóxicos. 

Os insetos mantém em funcionamento o sistema ecológico do planeta e  garantem a produção de alimentos — já que 75% dos cultivos agrícolas mais importantes dependem  dos insetos polinizadores.  

 

 

O Atlas dos Insetos alerta que:

 

(a) 41% das espécies de insetos estão em declínio global e um terço está ameaçada de extinção.

(b) Os insetos polinizadores, que contribuem diretamente por cerca de um terço da produção mundial de alimentos, estão ameaçados: pelo menos uma em cada dez espécies de abelhas e borboletas na Europa está ameaçada de extinção.

(c) O uso de agrotóxicos aumentou cinco vezes desde 1950, com mais de 4 milhões de toneladas despejadas nos cultivos agrícolas em todo o mundo a cada ano. Dois terços do comércio de agrotóxicos são dominados por quatro empresas: BASF, Bayer, Syngenta e Corteva.

(d) A explosão das monoculturas industriais fez com que áreas densamente povoadas com insetos na Argentina e no Brasil fossem utilizadas para o cultivo da soja com uso pesado de agrotóxicos. No mundo todo, os cultivos de soja cobrem aproximadamente 123 milhões de hectares — uma área 3,5 vezes o tamanho da Alemanha.

 

 

 

Na notícia, a ativista de agricultura e alimentos dos Friends of the Earth Europe, Mute Schimpf, disse: "As evidências são claras: o uso de agrotóxicos está destruindo as populações e os ecossistemas dos insetos em todo o mundo e está ameaçando a produção de alimentos. A maior parte do mercado de agrotóxicos é controlada por poucas empresas, e, se elas não forem controladas, continuarão a usar a sua imensa influência política para manter um sistema de monoculturas industriais que continuará impactando o meio ambiente e destruindo as comunidades rurais".

Na notícia, a presidente da Heinrich Böll Foundation, Barbara Unmüßig, alertou: "A perda global de insetos é dramática. As monoculturas industriais com plantas energéticas ou forrageiras [para atender as necessidades da UE] estão impulsionando, em países como Brasil ou Indonésia, desmatamento, monótonos desertos agrícolas e aplicação ilimitada de agrotóxicos. Na Argentina, desde os anos 90, o uso de agrotóxicos aumentou dez vezes. Os agrotóxicos de grandes empresas químicas como a Bayer e a BASF, que não são mais autorizados na UE, continuam sendo comercializados globalmente. Como consequência, quase 50% dos agrotóxicos no Quênia e mais de 30% no Brasil são altamente tóxicos para as abelhas. No acordo UE & Mercosul também foi negociado uma redução tarifária para produtos químicos, incluindo os agrotóxicos. O objetivo de exportar ainda mais agrotóxicos às regiões mais biodiversificadas do mundo zomba de todos os esforços nacionais de sustentabilidade".

 

 

O Atlas dos Insetos revela também como a UE pode apoiar modelos sustentáveis de cultivos vegetais que evitam o colapso da população de insetos, garantem a produção de alimentos e bons meios de subsistência para agricultores e trabalhadores rurais, os quais incluem:

 

(a) Redução em 80% (até 2030) do uso de agrotóxicos nos cultivos de vegetais, com uma transição justa para os agricultores — uma proposta que é apoiada por mais de 350.000 cidadãos da EU.

(b) Reforma radical da Política Agrícola Comum (PAC, na sigla em inglês, Common Agricultural Policy) para remover pagamentos diretos não direcionados e prejudiciais, reservando pelo menos 50% do orçamento da PAC para os objetivos ambientais, da natureza e do clima e apoiando os agricultores na transição para a agroecologia.

(c) Eliminação gradual dos métodos agrícolas que aumentam o uso de agrotóxicos, como o cultivo de plantas geneticamente modificadas.

(d) Adoção de urgentes medidas para alcançar as metas sugeridas nas estratégias europeias Sustainable food – 'farm to fork' (F2F) e Biodiversity (BDS) para incrementar os cultivos orgânicos, bem como reduzir (até 2030) o uso de agrotóxicos e de fertilizantes.

(e) Redução da produção e do consumo de carne proveniente da indústria intensiva de animais e de outros produtos de origem animal e apoio às opções alimentares baseadas em proteínas vegetais.

(f) Redução da demanda geral da UE por [importações de] agrocommodities, a fim de reduzir o desmatamento global.

 

Barbara Unmüßig continuou: "As estratégias BDS e F2F são os primeiros passos para uma transição sustentável do setor agrícola europeu. Mas não são suficientes — para proteger os insetos, não apenas precisamos de boas intenções, mas também de estratégias muito específicas e direcionadas. A PAC deve ser remodelada para que finalmente contribua de maneira decisiva e tangível para uma agricultura aliada dos insetos benéficos e do meio ambiente. Apenas 20% dos agricultores europeus recebem 80% dos subsídios da PAC — e isso não pode mais ser justificado. Os subsídios para as grandes propriedades rurais, dos quais apenas alguns fazendeiros se beneficiam, devem ser redirecionados em apoio às pequenas propriedades rurais para que elas sejam ambientalmente e socialmente viáveis".  

A fim de alcançar a mudança fundamental necessária para salvar as populações de insetos, o Parlamento Europeu e o Conselho devem aumentar drasticamente a ambição da Comissão nos âmbitos das estratégias F2F e BDS.

A Heinrich-Böll-Stiftung e os Friends of the Earth Europe reivindicam uma nova legislação capaz de reduzir em 80% (até 2030) o uso de agrotóxicos na UE, além de outras medidas que abram caminho para sistemas alimentares ecológicos e mais justos.

 

A UE e os agrotóxicos neonicotinóides

Com relação à proteção das abelhas, chama a atenção o caso dos neonicotinóides (neonics), que são substâncias ativas sistêmicas (são absorvidos pela planta e transportados para as folhas, flores, raízes, caules, pólen e néctar) presentes nas formulações comerciais de agrotóxicos usados nas monoculturas industriais para o controle de insetos nocivos. Os neonics são agrotóxicos quimicamente “semelhantes à nicotina” e afetam o sistema nervoso central dos insetos, levando-os à paralisia e morte.

Em 2013, a Comissão Europeia restringiu severamente o uso dos agrotóxicos neonics à base das substâncias ativas clotianidinaimidaclopridotiametoxam para proteger as abelhas dos seus efeitos nocivos . A medida restritiva da Comissão (Regulamento de Execução (UE) 485/2013) foi baseada em uma avaliação de risco feita em 2012 pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA, na sigla em inglês, European Food Safety Authority).  Esses três produtos neonics foram proibidos no tratamento foliar nas culturas atrativas para as abelhas, excetuando o uso em estufas e após a floração. Simultaneamente, os fabricantes dessas três substâncias foram obrigados a fornecer dados adicionais (denominados informações confirmatórias) para cada uma das substâncias ativas, a fim de confirmar que eles eram seguros nas utilizações que ainda eram permitidas.

Após a avaliação das informações confirmatórias pela EFSA essas três substâncias ativas tiveram seus usos externos (ao ar livre) não permitidos, pois foram consideradas não seguras devido aos riscos que foram identificados para as abelhas. No final do processo de reavaliação, os serviços da Comissão mantiveram as propostas de proibição completa para o uso ao ar livre.  As propostas proibitivas da Comissão foram apoiadas por uma maioria qualificada de Estados-membros no Comité de Regulamentação em 27 de abril de 2018.

Os regulamentos de execução da Comissão que alteram as condições de autorização para essas três substâncias ativas neonics foram publicadas no Jornal Oficial da União Europeia em 30 de maio de 2018. A nova regulamentação proíbe todos os usos ao ar livre das substâncias ativas neonics imidacloprido, clotianidina e tiametoxam — conforme, respectivamente, os Regulamentos de Execução 2018/783, 2018/784 e 2018/785 — e apenas o uso em estufas permanentes ainda é possível.

À luz destas restrições, os fabricantes dos neonics clotianidina e tiametoxam retiraram os seus pedidos de autorização. As autorizações dessas substâncias expiraram na UE em 31 de janeiro de 2019 e 30 de abril de 2019, respectivamente. O prazo para envio do processo de renovação da autorização do imidacloprido expirou 31 de janeiro de 2020. O prazo de validade da autorização na UE do imidacloprido (apenas para uso interno em estufas permanentes) é 31 de julho de 2022.

Uma outro substância ativa neonic, o tiaclopride, é um candidato à substituição na EU pois, com base em suas propriedades químicas, descobriu-se que também é um disruptor endócrino (ficou comprovada sua nocividade ao  equilíbrio hormonal de humanos e animais). A autorização para o tiaclopride expira em 30 de abril de 2020. Com base na conclusão da EFSA, publicada no início de 2019, a Comissão propôs aos Estados-membros no Comitê de Regulamentação a não renovação da autorização desse neonic. Em 22 de outubro de 2019, o Comitê emitiu à presente proposta um parecer favorável à não renovação da autorização da substância ativa tiacloprido.

 

O governo do Paraná e a sua "política de autorização" do comércio e do uso dos agrotóxicos neonicotinóides

(a) Substância ativa imidacloprido 

 

O governo estadual, se valendo da Lei 7.827/1983 e da Portaria 91/2015, concedeu e mantém os cadastros que autorizam o comércio e o uso em território estadual da substância ativa neonic com monografia I 13 imidacloprido autorizada no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Conforme a Lista de agrotóxicos aptos para comércio e uso no Paraná de 5 de junho de 2020, o governo estadual mantém vinte e seis (26) cadastros que autorizam o comércio e o uso das seguintes formulações comerciais com o i. a. imidacloprido: Bamako 700 WG, Cigaral, Confidor Supra, Connect, Cropstar, DiamanteBR, Evidence 700 WG, Galeão, Galil SC, Gaucho FS, Granary, Imaxi 700 WG, Imidacloprid Nortox, Imidacloprid Nufarm 700 WG, Imadocloprid 350 SC, Imidacloprid 600 FS, Imadogold 700 WG, Much 600 FS, Nuprid 700 WG, Pratico, Premier, Premier Plus, Provado 200 SC, Saluzi 600 FS, Sombrero e Winner.  

 

(b) Substância ativa clotianidina

 

Idem, da substância ativa neonic com monografia M64 clotianidina autorizada no Brasil pela Anvisa.

Conforme a Lista de agrotóxicos aptos para comércio e uso no Paraná de 5 de junho de 2020, o governo estadual mantém dois (2) cadastros que autorizam o comércio e o uso das seguintes formulações comerciais com o i. a. clotianidina: Inside FS e Poncho. 

 

(c) Substância ativa tiametoxam

 

Idem, da substância ativa neonic com monografia T48 tiametoxam autorizada no Brasil pela Anvisa.

Conforme a Lista de agrotóxicos aptos para comércio e uso no Paraná de 5 de junho de 2020, o governo estadual mantém dezoito (18) cadastros que autorizam o comércio e o uso das seguintes formulações comerciais com o i. a. tiametoxam: Actara 250 WG, Acatara 750 SG, Adage 350 FS, Alika, Cricen,Cruiser 350 FS, Cruiser 600 FS, Cruiser Advanced, Cruiser Opti, Dividend Supreme, Durivo, Eforia, Engeo, Engeo Pleno S, ImparBR, Platinum Neo, Verdadeiro 600 WG e Voliam Flexi.  

 

(d) Substância ativa tiacloprido

 

Idem, da substância ativa neonic com monografia T49 tiacloprido autorizada no Brasil pela Anvisa.

Conforme a Lista de agrotóxicos aptos para comércio e uso no Paraná de 5 de junho de 2020, o governo estadual mantém um (1) cadastro que autoriza o comércio e o uso da formulação comercial Calypso com a substância ativa tiacloprido.  

 

Modificado em 3-1-2021 em 11:55

 

Matérias relacionadas:

10-7-2020 - The Guardian & Brussels failing to protect bees, says watchdog [EU loopholes allow use of banned pesticides known to be major killers of key species. Bees and other wild pollinators are not being protected from decline by the EU, with loopholes even allowing for the use of banned pesticides known to be major killers of key species. A report from the European court of auditors has found that Brussels' efforts to prevent the decline of bees, wasps, hoverflies, butterflies, moths, and beetles have been largely ineffective. Just one full-time official within the European commission has been tasked with working on an EU "pollinators initiative" launched with great fanfare two years ago. The number of hours of work dedicated to combating the impact of pesticides equated to a second full-time equivalent, the watchdog has reported. (...)]

24-6-2020 - Brasil de Fato & O que a nuvem de gafanhotos que pode chegar ao Brasil tem a ver com o agronegócio? [Ambientalista alerta para o desequilíbrio ecológico associado ao sumiço dos controles naturais e mudanças climáticas. (...) Monoculturas e desequilíbrio - O diretor da Associação Brasileira de Agroecologia Leonardo Melgarejo explica que o fenômeno é uma expressão do desequilíbrio ecológico que favorece esta grande população de insetos, associada ao sumiço dos chamados "controles naturais", com a extinção ou a redução drástica das populações de pássaros, aranhas, e pequenos roedores, como a mulita e as preás. O habitat desses animais está dando lugar aos projetos cada vez mais extensivos do agronegócio. "Todos comem gafanhotos e isto tudo está desaparecendo com o avanço da soja e das outras monoculturas extensivas. O uso de venenos que ataca algumas culturas também mata os predadores desses insetos", argumenta. (...) Perigo para as abelhas e outros polinizadores - Outra preocupação ambiental apontada por Melgarejo é que, se a nuvem de gafanhotos chegar ao Brasil, o combate será feito com uso intenso de inseticidas que poderão acabar com as abelhas e outros animais. "O controle vem sendo feito com veneno, muito veneno. Os venenos que foram utilizados na última crise foram o Fipronil, a Sipermetrina, o Tiametoxam, estes todos são venenos que nós temos associados a mortandade das abelhas. Então a situação é alarmante", alertou. "Temos que torcer que os técnicos da Argentina consigam controlar, reter esta nuvem de gafanhotos lá, porque se chegar aqui no Brasil possivelmente nós vamos usar a mesma estratégia, pulverização e venenos que acabam com as abelhas. Os companheiros argentinos estão fazendo um bom trabalho no controle da organização social para enfrentar a pandemia de covid-19 e esperamos que façam também um bom trabalho de controle biológico nesta praga de gafanhotos." (...)]

21-6-2020 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & As abrangentes estratégias F2F e BDS da Comissão Europeia [Através do seu ambicioso Pacto Ecológico Europeu a Comissão almeja na União Europeia (UE) um sistema alimentar saudável e sustentável. Esta não é uma boa notícia para os países exportadores de produtos agrícolas para a UE que dependem fortemente do uso de agrotóxicos]

21-6-2020 - Rede Brasil Atual & Entidades latino-americanas pedem à OEA ações de proteção às abelhas [As 219 entidades querem que a Organização recomende medidas urgentes em relação aos agrotóxicos envolvidos na morte de colmeias]

31-5-2020 - BBC News Brasil & Avanço da soja cria 'cemitério de colmeias' no interior do Pará [Cercada de plantios de soja por todos os lados, a Chácara João do Mel, em Belterra, no oeste do Pará, é como uma ilha de biodiversidade que ainda reflete a natureza amazônica em um cenário formado por áreas desmatadas a perder de vista]

29-11-2019 & G1 & Pesquisa da USP de São Carlos e UFV mostra que fungicida 'envelhece' e mata abelhas [Pesquisadores observaram insetos contaminados por 10 dias dentro da colmeia, 65% morreram e as outras passaram a se comportar como 'idosas']

Yahoo Finanças & Dossiê Agrotóxico: Morte de 500 milhões de abelhas reacende debate sobre riscos de saúde [(...) Há meses, no entanto, esse “drama essencial da vida” parece estar sendo dirigido por Quentin Tarantino: entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019, cerca de 500 milhões de abelhas foram encontradas mortas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Análises laboratoriais e laudos técnicos — como o do Laboratório Nacional Agropecuário do Rio Grande do Sul (Lanagro-RS), do Ministério da Agricultura — apontam para a presença de agrotóxicos nas abelhas mortas, no mel, nas crias e nos favos. (...)]

17-10-2019 - UOL & Apicultores gaúchos temem desaparecimento de abelhas com aumento da liberação de pesticidas

5-10-2019 - Instituto Humanitas Unisinos (IHU) & Colmeias expostas a herbicidas definham e morrem em três meses. Entrevista especial com Rubens Nodari [O uso de fipronil, inseticida usado no tratamento de sementes de soja, foi identificado como a principal causa da mortandade de mais de 50 milhões de abelhas no início deste ano em Santa Catarina. De acordo com o agrônomo Rubens Nodari, resíduos dessa substância foram encontrados em percentuais muito superiores à dose letal permitida no laudo realizado pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, que investigava o caso. "Alguns agricultores ou produtores de soja transgênica que estão chegando perto dos apiários, estão usando a aplicação foliar e essa aplicação provoca imediatamente a contaminação do pólen e, eventualmente, do néctar", informa. Na entrevista a seguir, concedida por telefone à IHU On-Line, o pesquisador explica que produtos químicos à base de fipronil têm uma dose letal baixa para organismos não alvos, como as abelhas, quando aplicados no solo. Entretanto, na aplicação foliar, adverte, a quantidade de resíduo presente no pólen das plantas será muito alta, aumentando as chances de contaminação dos polinizadores. A mortandade das abelhas em Santa Catarina, diz, possivelmente aconteceu por causa do uso indevido do produto. "Na floração ou próximo da floração, os agricultores da região, na tentativa de controlar uma praga que ocorreu, lançaram mão do fipronil, que não é nem indicado para isso. Portanto, aconteceram duas irregularidades simultaneamente: primeiro, foi feita uma aplicação aérea próxima do florescimento e aí o pólen já estava em desenvolvimento e, segundo, essa substância foi utilizada para um uso não autorizado", esclarece. Professor do Programa de Pós-Graduação Ecossistemas Agrícolas e Naturais da Universidade Federal de Santa Catarina, Nodari assegura que a morte de grandes quantidades de abelhas nos últimos anos está diretamente relacionada ao uso de agrotóxicos. "Há ainda uma grande controvérsia: a maioria dos técnicos formados há mais tempo diz que a principal causa da morte das abelhas são as doenças. De fato, as doenças em abelhas causam mortandade, mas o que temos assistido nos últimos tempos são episódios recorrentes de um efeito bastante agudo, causado por agrotóxicos", diz. (...)]

4-10-2019 - Instituto Humanitas Unisinos (IHU) & Governo Bolsonaro celebra Dia das Abelhas liberando ainda mais agrotóxicos [Número de substâncias aprovadas em 2019 já passa de 400. Muitos desses produtos são proibidos na União Europeia. Chega de veneno! A reportagem é de Mariana Campos, publicada por Greenpeace, 09-10-2019. Hoje é o Dia Nacional das Abelhas e o Dia Nacional da Agroecologia, duas datas importantes para quem valoriza uma alimentação saudável e sem veneno para todas as pessoas. Parece que o governo Bolsonaro escolheu esse dia a dedo e liberou mais 57 agrotóxicos no país, mostrando que não está preocupado com a saúde da população e do meio ambiente. Já são 410 novos agrotóxicos desde o início de 2019 – número que supera o total de quase todos os anos anteriores (a exceção é 2018). O ritmo de aprovações de agrotóxicos é, de longe, o mais acelerado da última década. “Já batemos recordes de anos anteriores inteiros e ainda estamos em outubro. Chegaremos ao fim de dezembro com um triste recorde. Muitos desses produtos são proibidos na União Europeia. Por que os europeus são poupados, mas os brasileiros não?”, questiona Iran Magno, da campanha de Agricultura e Alimentação do Greenpeace Brasil. (...)"

22-8-2019 - Pública & Com aprovação de mais agrotóxicos, apicultores temem novo extermínio de abelhas [Última leva de aprovações do governo Bolsonaro incluiu seis produtos com Sulfoxaflor; pesticida é apontado como causador de morte de enxames]

14-8-2019 - G1 RS & MP encaminha pedido de suspensão de inseticida que causou mortandade de abelhas no RS [Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente pede restrição do uso do inseticida Fipronil, na modalidade foliar. Inquérito apurou que, em 32 municípios gaúchos, em torno de 400 milhões de abelhas morreram entre outubro do ano passado e março deste ano. A Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre encaminhou, nesta quarta-feira (14), um pedido para que o governo avalie a possibilidade de restrição do uso do inseticida Fipronil, na modalidade foliar. O agrotóxico é responsável pela mortandade de milhões de abelhas no estado este ano. O Ministério Público pediu a suspensão provisória do registro do produto no Cadastro Estadual de Registro de Agrotóxicos. O ofício foi encaminhado à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e às Secretarias da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, e de Meio Ambiente e Infraestrutura. (...)]

14-8-2019 - Sul 21 & MP pede suspensão de inseticida responsável pela morte de abelhas no RS [Nesta quarta-feira (14), o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MP-RS) encaminhou um despacho solicitando que a modalidade foliar do inseticida fipronil, agrotóxico relacionado à morte de abelhas em colmeias gaúchas, tenha uso suspenso no Estado. O produto foi apontado pelo Laboratório Nacional Agropecuário (LANAGRO) como um dos três inseticidas responsáveis por dizimar 40% de 480 colmeias do interior do Estado em outubro de 2018. Ainda, o fipronil também é visto pela Câmara Setorial de Abelhas, produtos e serviços da Secretaria Estadual de Agricultura como responsável por cerca de 80% das mortes desses insetos entre o final de 2018 e o início de 2019. No despacho, o MP-RS afirma que “parece não haver dúvida de que o produto, na versão foliar, notadamente pelo mau uso, é uma causa importante da mortandade de abelhas no Estado” e que, por isso, “impõe-se avançar na limitação da sua comercialização e uso, especialmente às vésperas do início da safra”. Além da modalidade foliar, ou seja, com aplicação nas folhas, o fipronil também é utilizado na agricultura de outras formas, sendo aplicado no solo, em tratamento de semente e por meio de irrigações. O inseticida é usado para combater insetos como cupins e formigas, mas por atuar no sistema nervoso central dos insetos, acaba matando também as abelhas. (...)]

25-7-2019 - Lupa & #Verificamos: É verdadeiro que agrotóxicos liberados pelo governo contém ativo que extermina abelhas [(...) A informação analisada pela Lupa é verdadeira. Um estudo da Universidade de Holloway, em Londres, mostrou que o sulfoxaflor diminui a população de abelhas em até 54%. Na segunda-feira (22), o Ministério da Agricultura aprovou o registro de mais 51 agrotóxicos – e em ao menos seis deles o princípio ativo sulfoxaflor está presente. O órgão apontou que a utilização dos produtos deve ter restrições de uso estabelecidas pelo Ibama (...)]

24-7-2019 - Folhape & Laudo mostra que agrotóxicos causaram morte de milhões de abelhas [O número de mortes pode ser muito maior porque os casos nem sempre se tornam públicos e não há uma base de dados oficial]

22-7-2019 - Fórum & Governo Bolsonaro autoriza agrotóxico que extermina abelhas; liberações de produtos chega a 262 em 2019 [O sulfoxaflor foi o responsável pela morte de meio bilhão de abelhas nos três primeiros meses de 2019, quando estava em fase de testes. Durante audiência na Câmara em abril, ministra Tereza Cristina foi indagada sobre o extermínio dos polinizadores e disse que o agrotóxico havia entrado de maneira ilegal no Brasil]

22-7-2019 - Rede Brasil Atual & Governo libera mais 51 agrotóxicos; um deles ameaça abelhas polinizadoras [Chega a 290 o total de produtos liberados em 205 dias de governo Bolsonaro]

8-5-2019 - Brasil de Fato & Venenos agrícolas matam meio bilhão de abelhas nos últimos 3 meses [O problema não pode ser mais ignorado: a mortandade de abelhas no Brasil chega a 500 milhões apenas nos últimos 90 dias]

2-5-2019 - Instituto Humanitas Unisinos (IHU) & Mortandade de abelhas é indicador biológico: tudo pode estar contaminado [Entrevista especial com Dayson Castilhos. A correlação entre o uso de agrotóxicos em lavouras agrícolas e a mortandade de abelhas é apontada em estudo recente, realizado por Dayson Castilhos, autor da tese de doutorado "Desaparecimento e morte de abelhas no Brasil, registrados no aplicativo Bee Alert". A partir de análises toxicológicas em duas matrizes de abelhas africanizadas em seis estados brasileiros, Castilhos afirma que foram encontrados altos níveis de agrotóxicos."Nas abelhas coletadas mortas encontramos uma frequência de contaminação de 92%, ou seja, este percentual estava contido nas amostras a nível letal. Nas abelhas coletadas vivas encontramos uma frequência de contaminação de 14%, sendo esse percentual quantificado a nível sub-letal", informa. Segundo ele, a partir das análises realizadas foi possível "determinar o índice de mortalidade de colônias em todo o Brasil, com destaque para os estados mais impactantes como RS, SC, SP, MS e MT. Nesses estados, dentre os apicultores que perderam abelhas o índice de perda de colônias chegou a 52%" (...)]

16-4-2019 - G1 & Milhares de abelhas morrem e uso de agrotóxico pode ser a causa em Santa Cruz da Conceição [Pesquisador da Unesp de Rio Claro analisou as características da mortandade em apiário]

10-4-2019 - Independent & New 'safe' pesticides to replace banned chemicals still hurt bees, scientists say [Chemicals combined with common fungicides appear to impact bee survival and behaviour]

9-4-2019 - De Olho nos Ruralistas & Ministra erra ao dizer que agrotóxico responsável por morte de abelhas no RS não tem registro no Brasil [Durante audiência pública na Câmara, Tereza Cristina contestou estudos sobre intoxicação por pesticidas e negou que o Sulfoxaflor, causador da morte de meio bilhão de abelhas, tenha sido registrado no Brasil; fabricado pela Dow AgroSciences, produto foi liberado em janeiro [...] Esse inseticida foi liberado em janeiro, por meio do Ato nº 1 do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas, após ter sido aprovado nos últimos dias do governo de Michel Temer. Produzido pela Dow AgroSciences, o Sulfoxaflor é classificado pela Anvisa como “medianamente tóxico”, mas fora do Brasil é alvo de polêmica. Em agosto, pesquisadores da Universidade de Londres demonstraram que, sob certas condições, o inseticida tem um impacto negativo sobre a produção reprodutiva de colônias de abelhas, reduzindo em 54% o tamanho das colmeias. Em 2015, o produto teve seu registro cancelado nos Estados Unidos após uma decisão da Corte de Apelações de São Francisco indicar que a Agência de Proteção Ambiental [EPA, na sigla em inglês] falhou em considerar os impactos do Sulfoxaflor sobre insetos polinizadores. Um ano depois, a EPA voltou a conceder o registro, mas com abrangência limitada (...)]

30-3-2018 - Sul21 & Morte de abelhas por agrotóxicos gera representação junto ao Ministério Público Estadual no RS [(...) O fato novo registrado agora é o resultado de laudos científicos que confirmam essa informação e já servem de amparo para uma representação coletiva apresentada junto ao Ministério Público Estadual (MPE/RS) pedindo a abertura de inquérito civil público e propondo ação civil pública e ação penal junto à toda cadeia de responsabilidade que envolve utilizadores, aplicadores, revendedores, distribuidores, importadores e fabricantes (...)]

16-3-2019 - Meio Norte & Extinção de abelhas ameaça o Piauí [Uso de agrotóxicos associado à estiagem limita a variedade genética dos insetos e tem afetado, sobretudo, as abelhas, bioindicadores para condições ambientais. Sua dizimação pode afetar toda a vida na Terra]

7-3-2019 - Carta Campinas & Com 500 milhões de abelhas mortas em três meses, agricultura brasileira pode entrar em colapso [Nos últimos três meses, mais de 500 milhões de abelhas foram encontradas mortas por apicultores apenas em quatro estados brasileiros, revela reportagem de Pedro Guigori para a Agência Pública e Repórter Brasil. Foram 400 milhões no Rio Grande do Sul, 7 milhões em São Paulo, 50 milhões em Santa Catarina e 45 milhões em Mato Grosso do Sul, segundo estimativas de Associações de apicultura, secretarias de Agricultura e pesquisas realizadas por universidades. O principal causador, afirmam especialistas e pesquisas laboratoriais analisadas pela reportagem, é o contato com agrotóxicos à base de neonicotinoides e de Fipronil, produto proibido na Europa há mais de uma década. Esses ingredientes ativos são inseticidas, fatais para insetos, como é o caso da abelha, e quando aplicados por pulverização aérea se espalham pelo ambiente, relata o texto. Recentemente, um grupo de pesquisadores brasileiros alertaram em relatório que o desmatamento e o agrotóxico são atualmente os principais inimigos dos agricultores brasileiros]

7-3-2019 - Por trás do Alimento & Fim das abelhas? Cidade gaúcha de Cruz Alta perdeu 20% das colmeias [Apicultores dizem que crise começou no final do ano passado com uso desenfreado de agrotóxicos. Cerca de 100 milhões de abelhas morreram na cidade, um quinto do total de abelhas mortas no país]

7-3-2019 - Repórter Brasil & Apicultores brasileiros encontram meio bilhão de abelhas mortas em três meses [Casos foram detectados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Análises laboratoriais identificaram agrotóxicos em cerca de 80% dos enxames mortos no RS]

26-2-2019 - Euractiv & EU Commission to crack down on recalcitrant member states over neonicotinoids [The European Commission will trigger a never-before-used option against two member states over the abuse of so-called "emergency authorisations" for neonicotinoids, European Commissioner for Health and Food Safety Vytenis Andriukaitis said in a letter sent to NGOs, dated 19 February and seen by EURACTIV]

9-2-2019 - Instituto Humanitas Unisinos (IHU) & A contaminação do meio ambiente e a mortandade das abelhas no RS [Entrevista especial com José Renato de Oliveira Barcelos. "Há uma disputa de narrativas, há várias opiniões no sentido contrário, ou seja, o problema está colocado e precisa ser resolvido de alguma maneira", resume José Renato de Oliveira Barcelos, especialista em direito ambiental, ao comentar os discursos de apicultores e agricultores que divergem sobre as implicações do uso de agrotóxico nas lavouras gaúchas]

25-1-2019 - Food Navigator & Controversial pesticides, single-use cutlery ban, GMOs and 'dual quality': A round-up of EU News & views [European Commission to relax stance on 'bee-killing' pesticides?]

25-1-2019 - Gaúcha ZH & Lisandra Dornelles: extinção de abelhas ameaça o cultivo de alimentos [Presidente da CRMV defende a adoção de políticas voltadas à preservação, de propostas alternativas à monocultura e leis e fiscalização para o uso correto de defensivos agrícolas

5-12-2018 - Hygeia analytics & Research Team Documents Key Behavioral Changes in Bumblebees Exposed to Neonic Imidacloprid Using Robot-Guided Camera System [We know that neonicotinoid insecticides are no-good for bees and other pollinators, even at very low levels of exposure. We know the major neonic — imidacloprid (Admire®) — is the single most acutely toxic pesticide to bees ever discovered, narrowly edging out the former #1 methyl parathion. But scientists are still trying to figure just how and why neonics seem to trigger honeybee and wild pollinator colony collapse at exposure levels well below those sufficient to kill bees outright. In a new study published in the journal Science last month, a team led by researchers from Harvard used high-tech methods to measure the impact of the imidacloprid on bumblebee behavior]

23-11-2018 - The Guardian & Scientist unveils blueprint to save bees and enrich farmers [Urgent planting of wildflowers will attract pollinators and boost farmers’ food crops, expert to tell UN]

21-11-2018 - Mongabay & Camera-wielding robot records effects of pesticide on bees' behavior ["It's easy to quantify if insects are dead," said Harvard post-doctoral fellow James Crall, lead author of the recent study "Neonicotinoid exposure disrupts bumblebee nest behavior, social networks, and thermoregulation." What’s more challenging, according to Crall, is studying behavioral changes in living insects, specifically bees in this case. It’s now well-known that bees, vital to crop production and the survival of flowering plants, are in trouble. Neonicotinoid compounds, the most popular type of insecticides, have been shown in various studies to negatively impact wild bee populations as well, most notably by reducing colony sizes. However, the specific ways that these compounds shrink a colony’s size is still not well-understood. That’s where the robot comes in]

9-11-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & O relatório da ONU contra os agrotóxicos não pode ser esquecido ["Usar mais agrotóxicos não tem nada a ver com a eliminação da fome. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), somos capazes de alimentar 9 bilhões de pessoas hoje. A produção está definitivamente aumentando, mas o problema é a pobreza, a desigualdade e a distribuição [de alimentos]". — Hilal Elver, relatora especial da ONU sobre o direito à alimentação & The UN report against pesticides can't be forgotten & "Using more pesticides has nothing to do with the elimination of hunger. According to the United Nations Food and Agriculture Organization (FAO), we're able to feed 9 billion people today. The production is definitely increasing, but the problem is poverty, inequality and distribution [of food]". — Hilal Elver, UN Special rapporteur on the right to food.]

16-10-2018 - The Guardian & Invasion of the ‘frankenbees’: the danger of building a better bee [Beekeepers are sounding the alarm about the latest developments in genetically modified pollinators]

27-9-2018 - Galileu & Agrotóxico mais usado no mundo está ajudando a exterminar abelhas [Segundo estudo, o glifosato, princípio ativo do Roundup da Monsanto, afeta o microbioma intestinal das abelhas e as deixa vulneráveis à infecções]

24-9-2018 - Sustainable Pulse & Glyphosate Linked to Bee Deaths in Shocking New University of Texas Study [The world’s most widely used weedkiller glyphosate may also be indirectly killing bees. New research from The University of Texas at Austin shows that honey bees exposed to glyphosate, the active ingredient in Roundup, lose some of the beneficial bacteria in their guts and are more susceptible to infection and death from harmful bacteria]

24-9-2018 - The Guardian & Monsanto's global weedkiller harms honeybees, research finds [Glyphosate – the most used pesticide ever – damages the good bacteria in honeybee guts, making them more prone to deadly infections]

13-9-2018 - Greenpeace & S.O.S., as abelhas pedem socorro [O doce das abelhas vai muito além do mel. Esses insetos oferecem um serviço de valor inestimável: a polinização. Colocá-las sob ameaça é um tiro no pé]

1-9-2018 - Le Monde & Les pesticides néonicotinoïdes désormais interdits pour protéger les abeilles [Disponibles depuis le milieu des années 1990, les néonicotinoïdes sont devenus les insecticides les plus utilisés dans le monde]

31-8-2018 - The Telegraph & France becomes first country in Europe to ban all five pesticides killing bees [France will take a radical step towards protecting its dwindling bee population on Saturday by becoming the first country in Europe to ban all five pesticides researchers believe are killing off the insects]

30-8-2018 - UOL & Abelhas criam dependência em pesticidas como humanos se viciam em nicotina

29-8-2018 - The Guardian & 'Like nicotine': Bees develop preference for pesticides, study shows [Insects’ acquired taste for pesticide-laced food is similar to nicotine addiction in smokers, say scientists]

29-8-2018 - Imperial College London & The more pesticides bees eat, the more they like them [Bumblebees acquire a taste for pesticide-laced food as they become more exposed to it, a behaviour showing possible symptoms of addiction] 

29-8-2018 - Libération & Les pesticides néonicotinoïdes interdits à partir de samedi [Après des années de controverses, les pesticides néonicotinoïdes seront bannis à partir de samedi en France, une interdiction destinée à protéger les colonies d'abeilles en déclin mais dénoncée par les agriculteurs qui réclament du temps pour développer des alternatives]

29-8-2018 - The Royal Society & Foraging bumblebees acquire a preference for neonicotinoid-treated food with prolonged exposure

6-8-2018 - The Garden Island & Roundup found in 1/3 of Kauai honey on store shelves [Kauai bees are bringing more than just pollen back into their hives when they return from foraging, according to a recently released, peer- reviewed study published by Kauai scientists. Glyphosate, also known as Roundup, was in about one-third of honey sampled from store shelves on the island. It was also found in 27 percent of the 59 hives sampled island-wide]

4-8-2018 - The Guardian & Trump administration lifts ban on pesticides linked to declining bee numbers [Environmentalists say lifting the restriction poses a grave threat to pollinating insects]

24-7-2018 - Instituto Humanitas Unisinos (IHU) & Apicultores de SP enfrentam a morte de milhões de abelhas [Apicultores de São Paulo enfrentam um problema grave: abelhas aparecem mortas, aos milhões. O assunto despertou interesse de pesquisadores de duas universidades paulistas. Só em um sítio em Pirassununga, região central de São Paulo, 50 caixas foram perdidas, o que equivale a quase dois milhões de abelhas mortas em abril. Com tantas perdas, os apicultores paulistas querem saber o que tem provocado as mortes. Em busca dessas respostas, pesquisadores da Unesp e da Universidade Federal de São Carlos coletaram amostras das abelhas mortas. Em 78 cidades de São Paulo, os pesquisadores calculam que quase 255 milhões de abelhas morreram entre os anos de 2014 e 2017, e 107 produtores enfrentaram o problema. Na maioria dos casos, o uso de agrotóxicos provocou a mortandade]

6-5-2018 - Rede Brasil Atual & MPF aponta série de inconstitucionalidades no 'Pacote do Veneno' [Relatório do ruralista Luiz Nishimori, que deve ser votado nesta terça (8), ignora os efeitos à saúde e ao meio ambiente e permite o registro de produtos que causam câncer e malformações]

4-5-2018 - Rede Brasil Atual & Conselho Nacional de Saúde recomenda veto ao 'Pacote do Veneno' [Para o órgão do Ministério da Saúde, projeto aumenta a permissividade e flexibilização do uso de agrotóxicos ao reduzir a atuação dos órgãos de saúde e meio ambiente, ampliando a competência do setor agrícola]

1-5-2018 - FarmIreland & EU nations back ban on insecticides to protect honey bees

30-4-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & União Europeia (UE) proibirá totalmente o uso externo de três agrotóxicos neonicotinóides [O uso externo será totalmente proibido e os agrotóxicos neonicotinóides imidaclopride, clotianidina e tiametoxame só poderão ser usados em estufas permanentes sem contato com as abelhas]

27-4-2018 - European Commission - Daily News & Protecting bees: EU set to completely ban outdoor use of pesticides harmful to bees

27-4-2018 - European Commission & Current status of the neonicotinoids in the EU [27 April 2018: Member States endorsed the Commission's proposals to completely ban the outdoor uses of the three active substances (...) The Commission will adopt the Regulations in the coming weeks] 

27-4-2018 PAN UK & A win for all pollinators/Grat result for pollinators as ban on bee-toxic pesticides made permanent [The new restrictions amount to an almost complete ban since the three neonictoinoids in question – clothianidin, imidacloprid and thiamethoxam – are no longer allowed to be used on any crop that is grown outdoors. The only permitted use is for plants that are grown within a permanent greenhouse and spend their entire lifecycle, from germination to harvest, inside]

31-3-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & UE um passo mais perto da proibição total de três agrotóxicos tóxicos às abelhas [Agrotóxicos neonicotinóides à base dos ingredientes ativos clotianidina, imadaclopride e tiametoxam na mira da Autoridade Europeia de Normas Alimentares (European Food Standards Authority - EFSA). E no Brasil? E no Estado do Paraná?]

8-3-2018 - Global Reasearch & Death and Extinction of the Bees [This article was originally published in March 2014]

28-2-2018 - European Food Safety Authority & Neonicotinoids: risks to bees confirmed [Most uses of neonicotinoid pesticides represent a risk to wild bees and honeybees, according to assessments published today by EFSA. The Authority has updated its risk assessments of three neonicotinoids – clothianidin, imidacloprid and thiamethoxam – that are currently subject to restrictions in the EU because of the threat they pose to bees] 

23-2-2018 - Pesticide Action Network (PAN UK) & One step closer to ban on three bee-toxic pesticides

18-12-2017 - Rede Brasil Atual & Para governo Temer, parceria com setor do agrotóxico para pesquisar abelhas é 'avanço' [Especialistas ouvidos pela RBA defendem pesquisas públicas e isentas, sem financiamento direto e a influência dos fabricantes de produtos relacionados à mortandade dos insetos que atuam na reprodução vegetal]

8-11-2017 - National Geographic & O que acontece se as abelhas desaparecerem? [Abelhas selvagens e abelhas russas podem nos ajudar. Uma abelha rainha, em condições normais, tem uma vida que dura de dois a três anos. Nos Estados Unidos, porém, os apicultores viram essa expectativa de vida cair em mais da metade na última década, por motivos ainda desconhecidos. Essa é uma das muitas questões em aberto associadas à mortalidade das abelhas, um fenômeno alarmante causado por uma mescla de fatores, entre os quais parasitas, pesticidas e perda de hábitat]

5-10-2017 - The Guardian & Honey tests reveal global contamination by bee-harming pesticides [Neonicotinoid insecticides are found in 75% of global honey samples and half contain a cocktail of chemicals]

31-7-2017 - Stupnik & Mel venenoso: 'ingrediente de Monsanto' está matando apicultura [O uso do polêmico herbicida glifosato em plantações de soja está causando dores de cabeça em outros setores agrícolas]

12-7-2017 - Unearthed/Greenpeace & Emails show Bayer and Syngenta fought scientists for data on bees study [Bayer and Syngenta repeatedly asked scientists to give them raw data on a major new study which found that neonicotinoid pesticides cause harm to bees before it was published, according to emails obtained under Freedom of Information (FOI) rules]

7-3-2017 - Rede Brasil Atual & Mortandade de abelhas por agrotóxicos põe em risco produção de alimentos e biodiversidade [Mais do que produzir mel, elas são fundamentais na polinização de mais de 70% das culturas agrícolas, da flora e têm papel importante na preservação das matas e florestas]

21-8-2017 - De Olho nos Ruralistas & Pesquisador explica por que agrotóxicos são principais culpados por desaparecimento de abelhas [Lionel Gonçalves afirma que risco de um mundo sem abelhas já está próximo; geneticista que criou a campanha ‘bee or not to be’ aponta utilização de pesticidas com nicotina]

26-1-2017 - De Olho nos Ruralistas & Syngenta faz greenwashing com morte de abelhas [Recinto das Abelhas, criado em parceria com multinacional, “ensina” que elas estão morrendo apenas no hemisfério Norte]

16-1-2017 - Greenpeace Brasil & Agrotóxico ameaça vida das abelhas e de outros animais [Pesticidas à base de nicotina são grande risco não apenas às abelhas, ameaçadas de extinção, mas também para outros animais como borboletas, aves e insetos]

21-9-2016 - Unearthed/Greenpeace & Neonicotinoids: Unpublished industry studies detail harm to bee health [Independent experts believe the studies may understate the risk to bees from the pesticides]

4-3-2014 - Liberty Voice & Monsanto’s Pesticides Are Partly Responsible for the Collapse of the Bee

24-7-2013 - Plos One & Crop Pollination Exposes Honey Bees to Pesticides Which Alters Their Susceptibility to the Gut Pathogen Nosema ceranae

24-7-2013 - QZ & BEE APOCALYPSE NOW/Scientists discover what’s killing the bees and it’s worse than you thought

16-7-2013 & European Commission & Bee Health: EU takes additional measures on pesticides to better protect Europe’s bees

2-5-2013 - U. S. Department of Agriculture & USDA and EPA Release New Report on Honey Bee Health

s/d - Statista & Top 10 honey producing U.S. states in 2017 (in 1,000 pounds)*

s/d - Associação Paulista de Apicultores Criadores de Abelhas Melíficas Europeias (APACAME) & Um alerta sobre os prejuízos causados pelos pesticidas na apicultura e meliponicultura no Brasil