Afisa-PR

França anunciou um caso suspeito de doença da vaca louca

O Ministério da Agricultura da França anunciou terça-feira, 22 de março de um caso suspeito de encefalopatia espongiforme bovina ou BSE (do acrônimo inglês bovine spongiform encephalopathy), vulgarmente conhecida como doença da vaca louca

 

Segundo a notícia Un cas de "vache foll" suspecté en France (por Laurence Girard) do Le Monde de 23 de março de 2016, o Ministério da Agricultura da França anunciou na terça-feira (22) um caso suspeito de encefalopatia espongiforme bovina ou BSE (do acrônimo inglês bovine spongiform encephalopathy), vulgarmente conhecida como doença da vaca louca. 

O príon (proteinaceous infectious particles) foi detectado em uma vaca da raça salers em uma fazenda na região das Ardenas. O animal de 5 anos morreu prematuramente. Um teste realizado pelo laboratório da Agência Nacional para a Segurança da Saúde (ANSES) foi positivo.

No dia 18 de março a informação foi transmitida à Bruxelas e uma amostra foi enviada para um laboratório britânico para confirmar a suspeita, como quer regras da União Europeia (UE). A resposta deve ser dada no prazo de 8 a 10 dias.

Desde 2004, esta é a primeira vez que os casos de BSE detectados em França. No entanto, outros casos isolados foram em outros países europeus. Em particular, na Irlanda existe há um ano.

A França, em agosto de 2015, tinha estabelecido um insignificante risco de BSE no âmbito da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Essa situação em saúde animal tinha reaberto as portas dos mercados de Singapura, do Vietnã e do Canadá ao gado francês. No entanto, o caso de BSE na Irlanda, não impediu a França de manter as portas abertas do comércio dos EUA.

 

Notícias vinculadas:

13-2-2017 - Le Figaro & Vache folle: le prion détectable dans le sang [La méthode de deux équipes française et américaine donne l’espoir d’arriver un jour à faire la même chose pour d’autres maladies neurodégénératives comme la maladie de Parkinson ou d’Alzheimer]

23-3-2016 - Le Monde & Un cas de "vache foll" suspecté en France

22-3-2016 - Reuters Brasil & França registra caso suspeito de doença da vaca louca

22-3-2016 - Libération & Un cas de vache folle dans un élevage des Ardennes?

25-6-2015 - Libération & Irlande: le premier cas de vache folle détecté depuis 2013