Afisa-PR

Rússia confirma o primeiro caso de infecção humana pelo vírus H5N8

Segundo o serviço de saúde (Rospotrebnadzor) da Rússia este é o primeiro caso confirmado no mundo de infecção humana pelo vírus da gripe aviária A (H5N8)

 

Pelo menos sete empregados de uma granja avícola no sul da Rússia foram diagnosticados com um novo tipo de gripe aviária

A responsável pelo serviço de saúde (Rospotrebnadzor) da Rússia, Anna Y. Popova, disse que trata-se do primeiro caso confirmado no mundo de infecção humana pelo vírus da gripe aviária A (H5N8), conforme a notícia Rusia reporta los primeros casos del mundo de gripe aviar H5N8 en humanos da RT de 20 de fevereiro de 2021.

"Cientistas do Vector Center [Centro de Pesquisa Estatal de Virologia e Biotecnologia da Rússia] isolaram material genético desse tipo de gripe aviária de sete empregados de uma granja avícola no sul da Rússia, onde um surto entre a população avícola foi registrado em dezembro de 2020", explicou hoje (20) Popova durante uma coletiva de imprensa.

 

 

 

A chefe do Rospotrebnadzor também destacou que esse caso "foi controlado, visto que todas as medidas de proteção às pessoas e aos animais foram realizadas em um prazo muito curto".

"Todas as pessoas, os sete indivíduos de que falo hoje (20), se sentem bem, seu curso clínico foi muito suave. Mas, ao mesmo tempo, nossos cientistas foram capazes de identificar mudanças no corpo humano e na resposta imunológica para encontrar esse vírus nos sete empregados da granja aviária", disse Popova.

 

O vírus H5N8 pode "aprender" a ser transmitido entre humanos

Popova disse também que ainda não houve nenhum caso de transmissão do vírus H5N8 de pessoa para pessoa. "Até agora, vemos que o novo patógeno da gripe aviária A (H5N8) é capaz de se espalhar de aves para humanos. [O vírus] Ele superou a barreira das espécies. No entanto, esta variante [ainda] não é transmitida de pessoa para pessoa" e que "a detecção dessas alterações, quando o vírus ainda não adquiriu a propriedade de ser transmitido de pessoa a pessoa, dá a todos nós, ao mundo inteiro, tempo para nos prepararmos para os cenários possíveis e, assim, responder de maneira adequada e oportuna: desenvolver sistemas de testar e preparar plataformas de vacinas antes que esse vírus se torne mais patogênico e perigoso para o ser humano e adquira a capacidade de transmissão de pessoa a pessoa".

 

 

No entanto, a rapidez das mutações pode "permitir que ele ultrapasse a barreira" das espécies, ou seja, o vírus H5N8 pode "aprender" a ser transmitido entre humanos, alertou a chefe do Rospotrebnadzor. A este respeito, Popova destacou a importância da descoberta dos cientistas russos, pois "a detecção dessas alterações, quando o vírus ainda não adquiriu a propriedade de ser transmitido de pessoa a pessoa, dá a todos nós, ao mundo inteiro, tempo para nos prepararmos para os cenários possíveis e, assim, responder de maneira adequada e oportuna: desenvolver sistemas de testar e preparar plataformas de vacinas antes que esse vírus se torne mais patogênico e perigoso para o ser humano e adquira a capacidade de transmissão de pessoa a pessoa".

A Rússia enviou informações à Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o primeiro caso de infecção humana pelo novo tipo de gripe aviária. Além disso, Vector Center já colocou os dados de sequenciamento completo do genoma do vírus A (H5N8) com as mutações que o permitiram superar a barreira interespécie", disse Popova.

 

Modificado em 20-2-2021 em 23:33 

 

Matérias relacionadas:

20-2-2021 - Reuters & Russia reports world's first case of human infection with H5N8 bird flu [Russia has registered the first case of a strain of bird flu virus named A(H5N8) being passed to humans from birds and has reported the matter to the World Health Organization (WHO), Anna Popova, head of consumer health watchdog Rospotrebnadzor, said on Saturday. Outbreaks of the H5N8 strain have been reported in Russia, Europe, China, the Middle East and North Africa in recent months but so far only in poultry. Other strains - H5N1, H7N9 and H9N2 - have been known here) to spread to humans. (...)]

20-2-2021 - RFI & Rússia anuncia sete casos de transmissão da cepa H5N8 de gripe aviária a humanos [Autoridades russas afirmaram, neste sábado (20), que detectaram os primeiros casos de transmissão da cepa H5N8 da gripe aviária para seres humanos. Moscou já informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre esta "importante descoberta". (...) OMS quer avaliar impacto das contaminações - A OMS confirmou que a Rússia a havia informado as contaminações e que, se fossem "confirmadas", seria "a primeira vez que o H5N8 infecta pessoas". De acordo com a organização, humanos já podem ser infectados pelas cepas H5N1, H7N9 e H9N2. "Estamos em contato com as autoridades [russas] para reunir mais informações e avaliar o impacto deste fato na saúde pública", acrescentou a organização. O vírus da gripe aviária está presente em vários países europeus. Recentemente, na França, milhões de animais foram sacrificados para conter avanço da doença. (...)] 

2-1-2021 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & HPAI se dissemina na Europa [Fiscalizações agropecuárias de dezesseis países da Europa relataram 561 surtos de vírus da influenza aviária altamente patogênica (HPAI, na sigla em inglês, Highly Pathogenic Avian Influenza) na avifauna e em aves de criações domésticas e industriais, de acordo com o relatório Avian influenza overview August – December 2020 da European Food Safety Authority (EFSA)]

10-11-2020 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Os vírus da influenza aviária, mais frequentes do que nunca, e o risco de uma nova pandemia  [Relatório da britânica Open Cages alerta que os vírus da gripe aviária, mais frequentes do que nunca e altamente infecciosos, fariam o da Covid-19 parecer moderado]