Afisa-PR

HPAI se dissemina na Europa

Fiscalizações agropecuárias de dezesseis países da Europa relataram 561 surtos de vírus da influenza aviária altamente patogênica (HPAI, na sigla em inglês, Highly Pathogenic Avian Influenza) na avifauna e em aves de criações domésticas e industriais, de acordo com o relatório Avian influenza overview August – December 2020 da European Food Safety Authority (EFSA)

 

Frangos H5N8 HPAI

Crédito imagem: Philippe Hugen | AFP (imagem publicada no La Croix)

 

Conforme a notícia Francia ordena el sacrificio de aves de corral en casi 100 municipios para contener los brotes de gripe aviar  da RT de 30 de dezembro de 2021, em virtude do acentuado aumento no número de surtos1 de gripe aviária, a França ordenou o abate preventivo de aves em cerda de cem municípios, principalmente nos departamentos de Landes e Pirenéus Atlânticos, ambos na região administrativa da Nova Aquitânia (localizada na fronteira com a Espanha). 

 

 

Conforme a notícia Grippe aviaire: l'abattage préventif de volailles étendu à une centaine de communes (por S. Co. com AFP) do Le Parisien de 29 de dezembro de 2020, o governo da França publicou no último dia 29 de dezembro um decreto onde reconhece "a propagação do vírus responsável por uma forma de gripe aviária de alta patogenicidade, do subtipo H5N8que se dissemina na avifauna e em aves de criações domésticas e industriais, em particular palmípedes, e, em virtude da necessidade de prevenir o risco de extensão e acelerar o controle da epizootia, ordena um abate preventivo.

 

 

 

Na semana passada, segundo a notícia do Le Parisien, ocorreu o abate preventivo de 40.000 patos no departamento de Landes. O abate foi ordenado para conter a disseminação da gripe aviária, detectada em 18 surtos na França. Como vários países europeus, a França enfrenta um episódio de HPAI desde meados de novembro.

 

______

Segundo a notícia Europe: More than 500 avian influenza detections, Most in Germany (por News Desk) do Outbreak News de 11 de dezembro de 2020, desde meados de agosto de 2020 as fiscalizações agropecuários de dezesseis países europeus relataram 561 surtos de vírus da influenza aviária altamente patogênica (HPAI) em aves selvagens, aves domésticas e aves criadas industrialmente, de acordo com o relatório Avian influenza overview August – December 2020 da European Food Safety Authority (EFSA).

O vírus (H5N8) afeta exclusivamente aves. Não é transmissível aos humanos. 

 

Matéria relacionada:

10-11-2020 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Os vírus da influenza aviária, mais frequentes do que nunca, e o risco de uma nova pandemia  [Relatório da britânica Open Cages alerta que os vírus da gripe aviária, mais frequentes do que nunca e altamente infecciosos, fariam o da Covid-19 parecer moderado]