Afisa-PR

OIE e seu Sexto Plano Estratégico (2016/2020)

As prioridades da OIE para proteger os animais e as pessoas contra os riscos à saúde global de forma mais eficaz, para promover o intercâmbio de informações e para fortalecer os serviços veterinários nacionais

 

Para proteger os animais e as pessoas contra os riscos à saúde global de forma mais eficaz, para promover o intercâmbio de informações e para fortalecer os serviços veterinários nacionais: estas são as prioridades escolhidas pela OIE - Organização Mundial de Saúde Animal, de agora até 2020, no âmbito do seu Sexto Plano Estratégico1. Para uma compreensão mais clara dos componentes que lhe permitam alcançar estes objetivos, o OIE publicou um novo infográfico explicativo.

Paris, 21 de abril de 2016 - Aprovada pela Assembleia Mundial de delegados para a OIE em maio de 2015, o Sexto Plano Estratégico da OIE tem como objetivo promover a excelência, transparência, comunicação e cooperação, como as bases de moderna governação da saúde animal. Com base nas realizações de planos estratégicos anteriores, ele garante que a OIE continuará a responder eficazmente aos grandes desafios que a sociedade enfrenta e, como esses desafios evoluir, e adaptar-se em conformidade. A Organização reafirma o seu compromisso com a proteção da saúde e bem-estar dos animais em todo o mundo, apoiando assim a prosperidade econômica, bem como o bem-estar social e ambiental das populações humanas.

Para este fim, a OIE continua a desenvolver normas internacionais e recomendações para seus 180 países membros, com base nos mais recentes avanços científicos em colaboração com a sua rede de conhecimentos dos mais de 300 centros de referência e muitos parceiros.

"Proteção dos animais, preservando o nosso futuro" 

As atividades da OIE irão centrar-se em três objetivos estratégicos:

 

(a) melhorar a saúde e bem-estar dos animais e da segurança dos produtos de origem animal e alimentos de origem animal, e reduzir a propagação de doenças animais. A implementação da abordagem "One Health" será crucial na superação dos riscos encontrados na interface entre os seres humanos, animais e meio ambiente;

(b) estabelecer a confiança entre os participantes e parceiros comerciais no comércio transfronteiriço de animais e seus produtos, através da transparência e boa comunicação sobre as doenças epidemiologicamente importantes e, acima de tudo, através das normas da OIE sobre a segurança da saúde animal durante as negociações;

(c) reforçar as capacidades dos serviços veterinários e a resiliência das suas atividades, reforçando o suporte para os países membros.

 

Hoje, mais do que nunca, as missões da OIE são decididas por sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social das nossas comunidades, ao mesmo tempo proteger a saúde de todos os seres vivos e o ambiente que compartilhamos.

"Na execução do Plano Estratégico Sexta, continuamos o compromisso da OIE para a melhoria da qualidade de nossos serviços veterinários, uma vez que estes são a pedra angular da saúde global eficaz e essencial se quisermos enfrentar os futuros desafios do nosso planeta", explica a Dra. Monique Eloit, Diretora Geral da OIE.

 

_____________

O texto completo do Sexto Plano Estratégico, bem como seu infográfico explicativo, estão disponíveis no site da OIE: www.oie.int

 

Links úteis: (a) Consulte o Sexto Plano Estratégico da OIE; (b) Infográfico explicativo

 

Fonte: http://www.oie.int