Afisa-PR

OIE e seu Sexto Plano Estratégico (2016-2020)

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) tem se esforçado para melhorar a saúde animal, através de uma maior transparência da informação das doenças dos animais e de uma melhor regulamentação do comércio de animais e produtos de origem animal

 

[Tradução livre] Desde a sua criação em 1924, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) tem se esforçado para melhorar a saúde animal, através de uma maior transparência da informação das doenças dos animais e de uma melhor regulamentação do comércio de animais e produtos de origem animal. Para este fim, a Organização tem ao longo dos últimos 90 anos foi o desenvolvimento de normas com base científica para aprovação por consenso de seus países membros.

Além de seus pilares tradicionais de fixação de normas e transparência, o mandato da Organização tem vindo expandido para incluir ajudando os serviços nacionais de veterinária para lidar com os muitos desafios de saúde e bem-estar animal que enfrentam todos os dias.

Crises sanitárias recorrentes, os riscos associados com a globalização do comércio, bem como questões ambientais tornam ainda mais imperativo manter esta dinâmica. O envolvimento da OIE em programas globais e em apoiar seus países membros embarcar nas várias fases do processo para avaliar os serviços veterinários nacionais (OIE PVS Pathway) agora é um pilar fundamental do mandato da OIE.

Nas últimas décadas, graças à confiança de seus 180 países membros e doadores, uma eficiente rede de especialistas e Centros de Referência e uma equipe de funcionários altamente comprometidos, a OIE sofreu uma evolução sem precedentes, que lhe permite adquirir maior reconhecimento internacional e ganhar legitimidade na paisagem institucional internacional. Assim, o nosso compromisso comum para uma melhor governação veterinária, ajudando a promover um desenvolvimento econômico e social sustentável do setor pecuário, mas também um futuro melhor para as populações rurais e subnutridas do mundo está agora bem estabelecido e apoiado pela comunidade internacional.

No entanto, existe agora a necessidade de adaptar a forma como a organização e suas funções corpos para refletir as mudanças do nosso tempo e as expectativas da sociedade.

Em 29 de Maio de 2015, a Assembleia Mundial de Delegados da OIE (Assembleia) aprovou por unanimidade Sexto Plano Estratégico da OIE para o período 2016-2020. A implementação deste plano estratégico, com as metas operacionais estabelecidas para cada um dos seus objetivos estratégicos, será, portanto, o tema norteador para as atividades da OIE durante os próximos cinco anos, período que corresponde ao meu mandato como Diretor Geral.

O programa de trabalho plurianual em fase de elaboração em prontidão para apresentação na próxima Sessão Geral da Assembleia (maio de 2016) terá como base os resultados obtidos nos últimos anos. Na verdade, o Plano Estratégico Sexta vem na sequência de planos estratégicos anteriores para garantir que os desenvolvimentos que já se beneficiaram Países OIE membros será mantida e consolidada.

No entanto, os delegados também solicitaram que as missões fundamentais da OIE, ou seja, o desenvolvimento de normas sanitárias que regem a circulação de animais e produtos de origem animal e a divulgação de informações das doenças dos animais, continuam a ser central para os compromissos da Organização, com especial cuidado a ser tomado para assegurar a excelência de especialização e a transparência dos procedimentos. Os procedimentos operacionais de órgãos de decisão da OIE vai, portanto, ser revistos para ter em conta este pedido.

Para pôr em prática o mandato que tenham sido concedidas e para proteger a credibilidade da Organização, o Programa de Trabalho 2016-2020 procurará, portanto, promover a excelência, a transparência e a solidariedade como elementos inerentes à governação da saúde animal moderno. Para este fim, os três objetivos estratégicos do Sexto Plano Estratégico irá apoiar nossas atividades nos próximos meses em relação aos pilares do mandato da OIE.

 

Melhorar a saúde e bem-estar animal pela gestão adequada dos riscos

Este objetivo aborda a saúde animal e o bem-estar, a segurança sanitária dos animais, produtos animais e os alimentos derivados de animais, movimento transfronteiriço de doenças e gestão de riscos com base científica da doença na interface-animal-ambiente humano sob o conceito "One Health". Para garantir a sua aplicação integral, e, consequentemente, o desenvolvimento contínuo e oportuna de normas científicas, recomendações atualizados e orientações, a OIE já, durante as primeiras semanas de 2016, embarcou em modernizar sua governação. Este programa de trabalho tem o objetivo de evoluir para mais ciência e uma maior transparência na especialidade:

 

1 - garantindo a excelência do conhecimento científico, a base para normas e recomendações da OIE, dentro das comissões especializadas e grupos de trabalho, bem como na rede global de Centros de Referência. propostas concretas será feita com o objetivo de adaptar os procedimentos para a seleção dos peritos, em conformidade com os textos de base atualmente em vigor, e fortalecendo as capacidades internas de secretariados científicos da Organização;

2 - fazendo as avaliações que antecedem o reconhecimento oficial do estado de doença animal países membros mais robusto;

3 - formalizando os procedimentos de trabalho envolvidos e melhorar a transparência e responsabilização perante os países membros e parceiros.

 

Além disso, a natureza ambiciosa do Sexto Plano Estratégico significa que a OIE deve continuar a procurar sinergias nas parcerias que forjou com inúmeras organizações internacionais e em um nível regional. Assim, o acordo tripartido OIE-OMS-FAO [1] e os compromissos daí resultantes na luta contra a raiva ou resistência antimicrobiana servir como um exemplo claro de como valioso essas parcerias pode ser quando a cooperação é encorajado ativamente.

Um novo impulso será iniciado para dar a essas parcerias uma nova direção para ajudar a alcançar os objetivos acima referidos. Além disso, a colaboração com agências de avaliação nacional e regional científica dos riscos para identificar áreas potenciais para "pooling" de trabalho e colaborações inovadoras com Centros de Referência de explorar de forma mais eficaz o trabalho que está sendo feito neste campo e melhorar a visibilidade da OIE em revistas científicas de renome, são todas as avenidas que serão exploradas.

 

Reforçar a confiança através da transparência e da comunicação

Diversas são as atividades da OIE; que vão desde a recolha da informação das doenças dos animais notificados por seus países membros, capitalizando e disseminar conhecimentos científicos e técnicos, fornecendo conhecimentos técnicos. Temos de continuar a promover e explorar plenamente todo o trabalho realizado, e facilitar a sua utilização para o benefício de nossos países membros e parceiros:

 

1 - através de uma melhor utilização da informação das doenças dos animais disponível em WAHIS, nomeadamente fazendo epidemiológica e analisa amplamente disponíveis cartográfica;

2 - por renovar as ferramentas de informação e comunicação externos, nomeadamente fazendo site da OIE mais atraente, inclusive para aqueles no setor de saúde pública.

 

Garantir a capacidade dos serviços veterinários e a sustentabilidade das suas atividades

Para atingir este objetivo fundamental do mandato da OIE, a dinâmica do apoio a países membros terá de ser aumentado. Sobre este ponto, gostaria de reafirmar que a OIE fala em nome dos seus 180 países membros e apoia-los de várias maneiras diferentes:

 

1 - contribuindo para discussões globais e regionais sobre a melhoria da governação sanitária; através do reforço da qualidade dos serviços veterinários, incluindo a formação e apoio às políticas sanitárias, nomeadamente através dos vários estágios do PVS Caminho;

2 - tanto os êxitos e deficiências identificadas pelos países beneficiários serão analisados para permitir a adaptação constante da PVS Caminho para as necessidades dos Serviços Veterinários que solicitam esse apoio;

3 - por seu envolvimento na análise de situações de emergência que possam surgir durante crises sanitárias, juntamente com o nosso tradicional parceiros institucionais, FAO e da OMS.

 

Nos últimos anos, você terá visto as mudanças benéficas que a OIE tem sofrido sob a liderança do Dr. Vallat, Diretor Geral de 2000 a 2015. Esta é a plataforma na qual todas as equipes da OIE, na sede e nas Regionais e Sub Representações Regionais, continuará a aplicar as suas competências para a modernização da OIE e aumentar a sua influência.

Mais do que nunca, as missões da OIE estão fazendo uma contribuição crucial para o desenvolvimento econômico e social das populações e para proteger a saúde dos seres vivos e do meio ambiente. Sexto Plano Estratégico da OIE será implementado a fim de manter o compromisso da nossa organização em apoiar a melhoria da qualidade dos serviços veterinários, a pedra angular da governação sanitária mundial eficiente, o que é crucial se quisermos enfrentar os futuros desafios que enfrenta nosso planeta.

 

Monique Eloit

 

Diretora Geral

 

___________

[1]     Ver Boletim, não. 2011-2 , pp. 55-58.