Afisa-PR

EUA: primeira carne produzida em laboratório poderá chegar ao mercado consumidor em três anos

Pesquisa entre consumidores norte-americanos aponta que a maioria quer que a carne de laboratório seja claramente rotulada

 

Segundo a notícia Public overwhelmingly favors term ‘lab-grown’ over ‘clean’ meat do Food Safety News de 16 de julho de 2018, O Consumer Reports, publicado pelo Consumers Union (Sindicato dos Consumidores) sem fins lucrativos com 7 milhões de membros, informou na semana passada os resultados de uma pesquisa, mostrando que o público espera que a carne produzida em laboratório, a partir do cultivo de células animais, seja claramente rotulada. Os resultados mostram que o público não é favorável à linguagem daqueles que impulsionam esse novo produto.

“Por uma margem esmagadora, nossa pesquisa descobriu que os consumidores querem rótulos claros que identifiquem a carne produzida em laboratório a partir do cultivo de células animais”, disse o Dr. Michael Hansen, cientista sênior da Consumers Union, divisão de defesa do Consumer Reports.

“Os reguladores federais devem garantir que esses emergentes produtos alimentares sejam claramente rotulados para que os consumidores possam fazer escolhas informadas para suas famílias e facilmente distingui-los da carne convencional”.

A pesquisa por telefone da Consumer Reports descobriu que 49 por cento disseram que a nova carne deveria ser rotulada como “carne, mas acompanhada de uma explicação sobre como é produzida”, enquanto outros 40 por cento disseram que ela deveria ser rotulada como “algo diferente de carne”. Apenas cinco por cento acharam que deveria ser rotulado como carne “sem mais explicações”.

 

 

Essa nova tecnologia, que foi tema de um fórum da U. S. Food & Drug Administration (FDA) em 12 de julho, envolve a captura de células animais (apropriado para fins alimentícios) e a obtenção delas para se diferenciarem em um meio de crescimento adequado que contém vitaminas, lipídios, aminoácidos e hormônios de crescimento, incluindo fetos de bezerros.

Durante seu depoimento na reunião da FDA, Hansen observou que as cubas nas quais são cultivadas a carne de laboratório contêm células animais em uma grande solução nutritiva, que pode ser contaminada com bactérias causadoras de doenças, vírus, fungos e micoplasmas.

O Consumers Union não é o primeiro a submeter para pesquisas entre os consumidores a carne cultivada produzida em laboratório, que permanece em grande parte em um estágio de pesquisa e desenvolvimento (em vez de produção).

Dizem que os investidores da nova carne de laboratório incluem os tradicionais gigantes da indústria de carnes Tyson e Cargill, além de bilionários como Bill Gates e Richard Branson. Um hambúrguer produzido em laboratório criado em 2013 custou US $ 300.000.

Nos EUA, a primeira carne criada em laboratório poderá chegar ao mercado em cerca de três anos.

 

  

EUA: qual órgão público fiscalizará a carne produzida em laboratório

Nos EUA a discussão é sobre qual órgão público terá jurisdição para fiscalizar a carne de laboratório. Segundo a notícia Jurisdiction issues raised over lab-grown meat (por Aidan Fortune) da Global Meat News de 13 de julho de 2018, a National Cattlemen’s Beef Association (NCBA) levantou questões sobre qual órgão do governo dos EUA teria jurisdição sobre produtos de carne cultivados em laboratório.

A NCBA defende que a jurisdição deveria ser do Food Safety and Inspection Service (FSIS) & U. S. Department of Agriculture, não obstante reconhecer o debate interno entre a Food and Drug Administration (FDA) e o USDA & FSIS.

Para Danielle Beck, diretoria de assuntos governamentais da NCBA, “Do ponto de vista da segurança alimentar, é extremamente importante que todos os produtos alimentícios de carne, independentemente do método de produção, estejam sujeitos ao mesmo conjunto de rigoroso de padrões físicos, biológicos e químicos; que os estabelecimentos estejam sujeitos à inspeção continua” e “Estes objetivos críticos de supervisão da segurança alimentar só podem ser realizados caso o USDA esteja em conformidade com a lei e afirme sua jurisdição sobre os produtos carne produzidos em laboratório.”

 

Modificado em 1-12-2018 em 17:58

 

Matérias vinculadas:

8-6-2019 - El País "Em uma década haverá carne sintética de laboratório" [O projeto e a manipulação da matéria em escala microscópica são dirigidos para o setor agroalimentar, sanitário, a biônica e a internet das coisas]

22-3-2019 - RFI & Estudo mostra que carne sintética é mais poluidora [Uma pesquisa da universidade de Oxford, publicada no dia 19 de fevereiro na revista Frontiers in Sustainable Food Systems, concluiu que o produto, a longo termo, pode ser mais nefasto para o meio-ambiente do que a carne oriunda da criação de gado tradicional. O motivo seria a energia usada na produção pelas incubadoras]

20-8-2018 - DW & Carne de laboratório já é realidade [Comer carne sem que um animal precise morrer por isso. Na Universidade de Maastricht pesquisadores estão desenvolvendo carne a partir de células de bichos vivos. A ideia é que no futuro nenhum animal precise morrer com essa finalidade]

19-7-2018 - Food Safety News & Political impact lingers after two main events in meat industry

16-7-2018 - Food Safety News & Public overwhelmingly favors term 'lab-grown' over 'clean' meat [Consumer Reports, published by the 7 million-member nonprofit Consumers Union, last week reported on survey results showing the public expects laboratory-produced meat from cultured animal cells to be clearly labeled. The results show the public favors different language that those pushing the new products]

13-7-2018 - GlobalMeat News & Jurisdiction issues raised over lab-grown meat

14-8-2017 - Gizmodo & Behind the Hype of 'Lab-Grown' Meat

29-12-2015 - DW & Carne desenvolvida em laboratório pode ser o futuro da alimentação [O método consiste em cultivar células bovinas em laboratório e a partir daí produzir a carne. Um processo no qual nenhum animal precisaria morrer] 

17-10-2015 - BBC News & Pesquisadores querem colocar carne artificial à venda em até 5 anos [A equipe de pesquisadores holandeses que conseguiu sintetizar o primeiro hambúrguer de laboratório afirma que espera começar a vender o produto dentro de cinco anos]