Afisa-PR

Opinião da Direx: Rússia não levantará sanções a carne brasileira!

"O Rosselkhoznadzor não é uma agência comercial ou uma estrutura política"

Direx opinion: Russia will not lift sanctions against Brazilian beef! &  "Rosselkhoznadzor is not a commercial agency or a political structure"

 

Afisa PR 16 JPEG

 

A porta-voz oficial do Rosselkhoznadzor, Iúlia Melano, esclareceu que "A permissão da parte brasileira não tem nada a ver com o embargo russo. O Rosselkhoznadzor não é uma agência comercial ou uma estrutura política. Assim, o levantamento do embargo sobre a carne brasileira será possível apenas caso nossos parceiros comerciais consigam garantir o fornecimento de produtos excepcionalmente seguros, sem hormônios de crescimento. O serviço nunca comercializaria a saúde dos cidadãos russos", segundo a notícia Rússia não levantará sanções a carne brasileira (por Dmítri Golub) do Rússia Beyond de 21 de dezembro de 2017.

Para a Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR), o caso do uso do cloridrato de ractopamina não se limita à ocasional deficiência na prestação de serviço público em fiscalização agropecuária.

Existe um "ambiente de desestruturação" do serviço público, onde as as decisões são tomadas não em favor do interesse público, mas em atrelamento às boas relações, entenda-se "parcerias", entre certos comissionados de confiança nomeados para cargos estratégicos da fiscalização agropecuária pública com certos setores da política partidária e da iniciativa privada. Nesse "ambiente de desestruturação", inevitavelmente, há uma desmoralização em prejuízo de uma atividade fundamental e estratégia do serviço público, que deveria preservar seu caráter autônomo e cumprir suas obrigações institucionais de acordo com a legislação.

O uso da substância proibida ractopamina é uma situação antiga e notória. Não é de hoje que o país corre elevado risco de perder seu mais importante mercado importador de carne, a Rússia, visto que nos últimos anos ocorreu a intensificação do uso dessa contestada substância no processo de engorda dos animais.

O recente embargo russo é um claro exemplo de consequência negativa advinda do "ambiente de desestruturação" da fiscalização agropecuária pública. Qualquer legislação que venha proibir o uso do cloridrato de ractopamina não será efetivamente cumprida se não houver capacidade de fiscalização agropecuária pública. Não obstante as autoridades nadarem contra a corrente, houve proibição da Rússia contra a carne, pois a fiscalização agropecuária pública necessita de política pública de Estado eficiente, permanente e de longo prazo, de investimento público, e de contingente adequado de fiscais agropecuários públicos. Sem essas providências, não há como o Estado realizar efetiva fiscalização. Esse é o ponto central que ninguém quer seriamente discutir.

Some-se ao "ambiente de desestruturação" suscitado o neoliberalismo o fato de que certos comissionados de confiança nomeados para cargos estratégicos por setores da política partidária e da iniciativa privada, comportam-se como despachantes dos interesses privados, visto que estão subordinados à "governança" privada etc.

Some-se também as iniciativas em curso que visam privatizar a saúde pública e a segurança alimentar da população. São os casos dos inconstitucionais e ilegais projetos de lei 334/20152 e 326/20163. Assim sendo, preliminarmente cria-se deliberadamente um "ambiente de desestruturação" na fiscalização agropecuária pública para que depois se "justifique" a sua privatização com base em um contestado e ineficiente "modelo" importado dos EUA que é rotundamente rejeitado pelas normas de saúde pública e segurança alimentar da União Europeia (UE).

A fiscalização agropecuária deve se manter pública, com poder de polícia administrativa, em ambiente de autonomia legal e técnica, imune aos conflitos de interesse, interferências e ingerências, onde haja respeito ao interesse público, competência profissional, virtude ética, do saber fazer e do saber agir para que a legislação seja cumprida de forma a garantir confiabilidade e credibilidade às commodities agrícolas produzidas.

A fiscalização pública de produtos de origem animal também não pode ser alvo de nenhum lobby que almeja privatizá-la, sob pena de relativização da saúde pública e da segurança alimentar em prejuízo da população. Mesmo assim, certos comissionados de confiança nomeados para cargos estratégicos do serviço público, locupletando-se deliberadamente desse "ambiente de desestruturação", promoveram a privatização em detrimento das fiscalizações públicas de produtos de origem animal de alguns estados.

A fiscalização agropecuária pública deve se submeter ao Decreto 5.741/2006 que assenta e organiza o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) em uma base pública, portanto, não sem motivo o privatizante PLS 326/20163 , nesse deliberado "ambiente de desestruturação", intenciona sumariamente revogá-lo.

Enquanto a Rússia e seu Rosselkhoznadzor repudiam qualquer qualquer forma de "estrutura comercial e política" e de "comercialização da saúde das pessoas", aqui se faz o contrário, ou seja, se "apresenta" para o comércio internacional uma fiscalização agropecuária pública sob interferência da política partidária, vulnerabilizada pelas nomeações de comissionados de confiança para seus cargos estratégicos, sob ingerência do setor privado, constantemente desmoralizada por operações policiais, com "inúmeras falhas" (apud Comissão Europeia), no topo dos rechados de fronteira (apud RASFF) etc. 

 

Exportação de carne: Rússia libera 9 frigoríficos

Segundo a notícia Rússia retira embargo a carne suína e bovina do Brasil do Sputnik de 31 de outubro de 2018, "O Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) avaliou as medidas tomadas pelo lado brasileiro quanto à eliminação das violações identificadas quanto ao uso de ractopamina na alimentação do gado, além de resultados dos estudos laboratoriais de produtos fabricados por empresas nacionais" e "A carne brasileira foi embargada no mercado russo desde novembro de 2017 pelo uso de ractopamina, substância proibida em alimentos na Rússia. Com a queda da restrição, o Brasil poderá voltar a exportar para o país a partir de amanhã, 1 de novembro".

Não é a primeira vez que a Rússia suspende e depois libera a importação de carne brasileira por motivos de segurança alimentar. Em 2013, o governo do primeiro-ministro Dmitri Medvedev já havia embargado a carne oriunda de três estados brasileiros por causa da mesma contaminação com o hormônio de crescimento ractopamina.

 

_________

1 Assista ao vídeo 13/2017 da presidência da Afisa-PR.

2 Projeto de lei 334/2015; autor: Marco Tebaldi (PSDB-SC); Apresentação: 11/02/2015; Ementa: Altera o art. 4º da Lei nº 1283 de 18 de dezembro de 1.950, regulamentado pelo decreto nº 30.691 de 29 de março de 1952, que dispõe sobre a inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, e dá outras providências; Explicação da Ementa: Permite que Estados e Municípios realizem a inspeção sanitária de produtos de origem animal; Situação: Aguardando Parecer do Relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC); relator atual: Onyx Lorenzoni (DEM-RS).

3 Projeto de Lei do Senado 326/2016; autoria:  Dário Berger (PMDB-SC);  Natureza: Norma geral; Assunto: Econômico - agricultura, pecuária e abastecimento; Ementa e explicação da ementa: Institui a Política Nacional de Defesa Agropecuária; Explicação da Ementa: "Institui a Política Nacional de Defesa Agropecuária, com a finalidade de proteção do meio ambiente, da economia nacional e da saúde humana"; relator atual: Ronaldo Caiado (DEM-MT).

 

Modificado em 4-3-2018 em 13:00

 

Notícias vinculadas:

31-10-2018 - Reuters & Rússia vai retirar restrições a importações de carnes suína e bovina de 9 fornecedores do Brasil [O órgão regulador de segurança na agricultura da Rússia disse nesta quarta-feira que permitirá importações de carnes suína e bovina de nove fornecedores do Brasil a partir de 1º de novembro, incluindo um frigorífico da Minerva Foods e outro operado pela processadora de alimentos de capital privado Aurora Alimentos]

31-10-2018 - Sputnik & Rússia retira embargo a carne suína e bovina do Brasil [O Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) avaliou as medidas tomadas pelo lado brasileiro quanto à eliminação das violações identificadas quanto ao uso de ractopamina na alimentação do gado, além de resultados dos estudos laboratoriais de produtos fabricados por empresas nacionais]

26-10-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Segurança alimentar: alimentos inseguros custam US$ 110 bilhões por ano aos países de baixa e média renda [Estudo do Banco Mundial: seu economista agrícola líder e co-autor do estudo, Steven Jaffee, afirmou que os governos dos países de baixa e média renda — caso do Brasil, citado nesse estudo — precisam ser mais inteligentes para investir em segurança alimentar e monitorar o impacto das intervenções que fazem & Food security: Unsafe food costs US $110 billion per year to low and middle-income countries & World Bank Study: it´s leading agricultural economist and co-author, Steven Jaffee, said the governments of the low-and middle-income countries — the case of Brazil, cited in this study — need to be smarter to invest in food security and Monitor the impact of interventions that make]

11-9-2018 - Sputnik & Empresário agrícola russo: 'Mercado brasileiro é grande, mas não é chave' [A Rússia, sendo anteriormente grande consumidora de carne brasileira, continua fechada para as importações do país devido ao uso fragmentado de ractapamina nas rações. Quais são as chances deste embargo ser algum dia cancelado? E caso seja, será que as vendas ficarão no mesmo nível?]

10-8-2018 - Sputnik & Altos e baixos: o que atrapalha reabertura do mercado russo para carne brasileira? [A dinâmica do comércio bilateral russo-brasileiro parece estar passando hoje em dia tanto por subidas como por quedas em diferentes áreas. Pelo menos foi essa a impressão que dá a conversa da Sputnik Brasil com Yulia Melano, porta-voz do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia, Rosselkhoznadzor]

8-8-2018 - Sputnik & Brasil pode retomar exportação de carne suína para a Rússia no fim do mês [O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Blairo Maggi, afirmou que as áreas técnicas do setor agropecuário de Brasil e Rússia finalmente ajustaram suas demandas para o restabelecimento das exportações de carne suína brasileira para o mercado russo, o que, segundo ele, pode acontecer até o fim deste mês]

22-7-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & O Brasil é considerado um país-chave no mercado mundial de carne [Porém, o Brasil, ao invés de se preparar para se fixar cada vez mais e de se  manter com sucesso no mercado global de carne, optou por ser “colecionador” de suspensões, embargos e bloqueios]

19-7-2018 - Global Meat News & Russia's meat imports continue to shrink [Russia imported 203,500 tonnes (t) of meat during the first halt oi 2018, a drop of almost 70% compared with same period in 2017, the Federal Customs Service (FCS) said in a statement on its website on 15 July]

19-7-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) Opinião da Direx: a perda do significativo mercado de carne da Rússia [Caso ractopamina: o Brasil respondia por 90% da carne suína importada pela Rússia! Hoje, corresponde a 0%! E os responsáveis?]

20-7-2018 - Global Meat News & Meat industry adjusting to Russia countersanctions [The Russian and European Union (EU) meat industries are beginning to accept Russia's ban on meat and livertock as an ongoing fact, with Presidente Vladimir Putin extending the exiting embargo on imports of meat and other food products to Russia from western countries and allies until 31 December 2019]

27-1-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Rússia: encontro teve como tema central a proibição da carne [Autoridades russas destacaram que proíbem o uso do cloridrato de ractopamina na produção de carne & Russia: meeting had as its central theme the ban on brazilian meat & Russian authorities have highlighted that prohibit the use of Ractopamine in meat production]

22-1-2018 - Russia Beyond & Rússia impede importação de 42 toneladas de carne brasileira ilegal [Produto detido na segunda maior cidade russa e será devolvido ao país latino-americano]

19-1-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Cloridrato de ractopamina foi banido em 160 países! E no Brasil? [Reportagem do Sputnik afirma que o "aditivo" de crescimento ractopamina, proibido na maioria dos países, incluindo a União Europeia, China e a Rússia, encontra-se "autorizado no Brasil" &Ractopamine hydrochloride was banned in 160 countries! And in Brazil? & The report of the "Sputnik" growth additive Ractopamine, banned in most countries, including the European Union, China and Russia, is "authorized in Brazil"]

18-1-2018 - Sputnik & Rússia se compromete a avaliar rapidamente a reabertura ao mercado a carne do Brasil [O compromisso foi firmado entre o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luís Rangel e o chefe do Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária (Rosselkhoznadzor) da Rússia durante encontro na Alemanha]

16-1-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: Rússia não levantará sanções a carne brasileira! [“O Rosselkhoznadzor não é uma agência comercial ou uma estrutura política”]

21-12-2017 - Russia Beyond & Rússia não levantará sanções a carne brasileira [“Serviço fitossanitário russo nunca comercializaria a saúde dos cidadãos russos”, diz porta-voz do Rosselkhoznadzor]

16-12-2017 - Sputnik & Rússia impõe restrições à importação de carne bovina e suína do Brasil [O Serviço Federal de Controle Veterinário e Fitossanitário da Rússia (Rosselkhoznadzor) informou nesta segunda-feira a imposição de restrições temporárias às importações de carne bovina e suína do Brasil para a Rússia a partir em 1º de dezembro]

22-11-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Rússia tem alternativas viáveis para substituir a carne brasileira [O Brasil deve reestruturar seu sistema de fiscalização agropecuária e abandonar iniciativas que visam privatizá-lo]

22-11-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Rosselkhoznadzor russo comenta declaração brasileira [Rosselkhoznadzor acredita que não há base na declaração do lado brasileiro]

21-11-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Rússia impõe restrições à importação de carne bovina e suína do Brasil [Em nota oficial o Serviço Federal de Controle Veterinário e Fitossanitário da Rússia (Rosselkhoznadzor) conta sua versão]

21-11-2017 - Sputnik & Brasil pede provas à Rússia de presença de estimulantes na carne brasileira [O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (Mapa) solicitou às autoridades russas certificados do serviço de inspeção e os respetivos laudos laboratoriais indicando a presença de substâncias proibidas na carne brasileira, alvo de sanções anunciadas ontem pelo serviço veterinário e fitossanitário da Rússia, o Rosselkhoznadzor]

20-11-2017 - Sputnik & Rússia impõe restrições à importação de carne bovina e suína do Brasil [O Serviço Federal de Controle Veterinário e Fitossanitário da Rússia (Rosselkhoznadzor) informou nesta segunda-feira a imposição de restrições temporárias às importações de carne bovina e suína do Brasil para a Rússia a partir em 1º de dezembro]

15-11-2017 - Brasil 247 - Rússia analisa banir importações de carne suína e de gado do Brasil [O órgão de vigilância agrícola da Rússia está considerando proibir toda a importação de carne suína e bovina do Brasil após encontrar o aditivo alimentar ractopamina em alguns embarques, disse à Reuters na quarta-feira a porta-voz do regulador, Yulia Shvabauskene]

15-11-2017 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Rosselkhoznadzor russo flagra ractopamina na carne brasileira [Serviço oficial russo, antes do final desta semana, pode proibir o abastecimento de carne bovina e suína importada do Brasil]