A Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) se propõe à valorização do serviço público, em especial proveito do desenvolvimento da fiscalização agropecuária deste estado e agentes envolvidos, balizada por ações que visam aperfeiçoar, corrigir, desenvolver e o preservar interesse público em benefício da fiscalização agropecuária promovida pelo poder público.

A expressão das suas opiniões sempre se fez de forma escrita e direcionada a quem compete, a revelar sua convicção e responsabilidade.

Foi exatamente na esteira dessa coerência que expediu o Ofício 11-Afisa-PR/2016 de 17 de fevereiro de 2016, encaminhado por via protocolar ao diretor administrativo financeiro da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Adalberto Luiz Valiati, atribuindo-lhe faltas e falhas enquanto gestor público e recomendando providências, inclusive sua exoneração de seu cargo em comissão.

A veemência das palavras foi posta ao escrutínio do poder judiciário como ofensiva à sua honra e serviu de paradigma para a melhor orientação da política associativa desenvolvida pela Afisa-PR.

Em revista ao que lá se contém e atendendo decisão judicial, a Afisa-PR expressa aqui sua retratação, fazendo desta a oportunidade para ressaltar que decorre justamente da condução ostentada por Adalberto Luiz Valiati percebida na política de governo voltada à fiscalização agropecuária no âmbito deste estado.