Afisa-PR

A saúde da população brasileira está em risco!

Não à privatização da inspeção oficial de produtos de origem animal!

 

O ANFFA Sindical, a Unafa e a Anteffa, com o apoio da Afisa-PR - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná, preocupados com a saúde da população, posicionam-se contrárias à proposta apresentada pela atual gestão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que visa terceirizar os serviços do SISBI/POA.

Este serviço é realizado há mais de cem (100) anos por servidores públicos concursados e capacitados para a inspeção de produtos de origem animal, sem vínculo com os estabelecimentos produtores, fato que garante a qualidade dos produtos de origem animal.

Caso a privatização dos serviços oficiais de inspeção de produtos de origem animal seja levada a cabo, estes produtos seriam "inspecionados" por empregados contratados pelos próprios estabelecimentos produtores, passíveis das "pressões comerciais" de seus empregadores, e a segurança alimentar da população ficaria seriamente comprometida.

Destaca-se que o "modelo privaticionista" da inspeção de produtos de origem animal já foi testado em outros países que prezam pelo rigor sanitário ou semelhante ao nosso, resultando em imenso fracasso na segurança sanitária, tanto que, o modelo proposto não é aceito no âmbito do comércio internacional, especialmente, pela União Europeia (UE).

O serviço de inspeção de produtos de origem animal sempre foi público, gratuito e de qualidade, e a expectativa é de continue assim, ou seja, exercido pelo Pode Público através de fiscais concursados com poder de polícia administrativa.

 

Attachments:
Download this file (01_BOVINO.jpg)01_BOVINO.jpg[ ]855 kB
Download this file (02_AVES.jpg)02_AVES.jpg[ ]778 kB
Download this file (03_SUINO.jpg)03_SUINO.jpg[ ]847 kB
Download this file (04_PESCADO.jpg)04_PESCADO.jpg[ ]883 kB
Download this file (05_LEITE.jpg)05_LEITE.jpg[ ]717 kB
Download this file (06_OVOS_ (1).jpg)06_OVOS_ (1).jpg[ ]733 kB
Download this file (07_MEL.jpg)07_MEL.jpg[ ]810 kB