Afisa-PR

Na "dose segura": novo estudo toxicológico revela efeitos nocivos dos GBHs

Novo estudo, realizado por várias instituições científicas independentes em todo o mundo, descobriu que a exposição aos agrotóxicos herbicidas à base do i. a. glifosato [glyphosate-based herbicides (GBHs)] causou efeitos reprodutivos e de desenvolvimento em ratos machos e fêmeas, em um nível de dose tido nos EUA "como seguro" (1,75 mg/ kg pc/dia)

In the "safe dose": new toxicological study shows harmful effects of GBHs & A new study, made by several independent scientific institutions around the world, found that exposure to herbicide-based herbicides I.A. glyphosate-based herbicides (GBHs) caused reproductive and developmental effects in male and female rats at a dose level in the US "as safe" (1.75 mg / kg bw / day)

 

Um novo estudo, The Ramazzini Institute 13-week pilot study glyphosate-based herbicides administered at human-equivalent dose to Sprague Dawley rats: effects on development and endocrine system1, realizado por várias instituições científicas independentes em todo o mundo, descobriu que a exposição aos agrotóxicos herbicidas à base de glifosato [glyphosate-based herbicides (GBHs)], incluindo a marca comercial Roundup, revelou efeitos reprodutivos e de desenvolvimento em ratos machos e fêmeas, em um nível de dose tido "como seguro" (1,75 mg/ kg pc/dia) nos EUA, segundo a notícia Global Glyphosate Study Pilot Phase Shows Reproductive and Developmental Effects at 'Safe' Dose do Sustinable Pulse de 13 de março de 2019.

 

 

A exposição dos animais de laboratório aos GBHs foi associada a efeitos semelhantes aos andrógenos, incluindo um aumento estatisticamente significativo da distância anogenital [Anogenital distance (AGD)] em machos e fêmeas, atraso do primeiro estro e aumento da testosterona em fêmeas.

A AGD (a distância entre o ânus e os órgãos genitais) é um sensível marcador de ruptura endócrina pré-natal2, afetando o desenvolvimento do Trato Genital. A exposição a diferentes produtos químicos, incluindo agrotóxicos, tem sido associada previamente à alteração da AGD e outros efeitos endócrinos3, 4.

 

 

Esse é o quarto estudo compilado em uma série de artigos relacionados5 à fase piloto do Global Glyphosate Study desenvolvido pelo Instituto Ramazzini. Os primeiros resultados da fase piloto foram apresentados em 16 de maio de 2018 ao Parlamento Europeu. Os estudos anteriormente revisados mostram que a exposição aos GBHs leva a outros efeitos, incluindo a alteração da microbiota intestinal de ratos no início do desenvolvimento, particularmente antes do início da puberdade.

A fase piloto foi desenvolvida pelo Instituto Ramazzini e uma rede de parceiros científicos, incluindo a Universidade de Bolonha, o Hospital San Martino, o Instituto Superior de Saúde da Itália, a Universidade de Copenhague, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) a Icahn School of Medicine at Mount Sinai e a Universidade George Washington.

Esse estudo custou € 300.000 e  foi financiado por 30.000 pessoas na Itália associadas à cooperativa do Instituto Ramazzini.

Segundo a notícia, uma campanha colaborativa de financiamento (crowdfunding) foi lançada em auxílio a um abrangente estudo global de longo prazo sobre o agrotóxico glifosato que, amparados nos resultados já colhidos, agora tornou-se urgentemente necessário.

 

O agrotóxico glifosato

Desde 1974, os agrotóxicos herbicidas GBHs são os mais  utilizados na história humana: 18,9 bilhões de libras (8,6 bilhões de quilos) têm sido pulverizadas em todo o mundo. O uso dos GBHs aumentou 15 vezes depois que os cultivos geneticamente modificados foram introduzidas em 19966.

Em 2015, a International Agency for Research on Cancer (IARC) classificou o agrotóxico glifosato como "provável carcinógeno humano"7. A European Food Safety Authority (EFSA), na sequência da avaliação do German Federal Institute for Risk Assessment (BfR), no entanto, declarou que o glifosato "não é susceptível de representar um risco carcinogénico para humanos"8 e a European Chemicals Agency (ECHA) declarou que "as evidências científicas disponíveis não preenchiam os critérios para classificar o glifosato como carcinogênico, mutagênico ou tóxico para a reprodução"9. A Environmental Protection Agency (EPA) dos EUA ainda tem pendente uma nova avaliação do glifosato1.

 

A incerteza científica em torno do glifosato e GBHs

A incerteza científica em torno do glifosato e GBHs também levou às incertezas políticas: em novembro de 2017 os Estados-membros da União Europeia (UE), por mais 5 anos, concederam a prorrogação da autorização do glifosato e GBHs.

Foi nessa situação pouco clara que o Instituto Ramazzini e seus apoiadores ingressaram nessa questão no fornecimento de valiosos e independentes estaudos que permitem que agências reguladoras, governos e o público em geral de todos os países pudessem responder à pergunta: nos níveis reais de exposição, são seguros o glifosato e GBHs?

A fase piloto, tida como vital para um estudo abrangente de longo prazo, teve como objetivo obter informações gerais sobre a toxicidade dos GBHs em vários estágios iniciais da vida (nascimento, infância e adolescência) e identificação de marcadores precoces de exposição e efeito. O glifosato e um de seus formulados (Roundup Bioflow, MON 52276) foram testados em ratos Sprague Dawley, começando da vida pré-natal até 13 semanas após o desmame, expostos a uma dose de glifosato em água potável correspondente à dieta diária aceitável pela  Environmental Protection Agency (EPA)11, referida nos EUA como a dose de referência crónica (cRfD) (1,75 mg/kg/dia).

 

Estudo global do glifosato e a campanha colaborativa de financiamento 

O Instituto Ramazzini, com o apoio de outros institutos e universidades independentes na Europa e nos Estados Unidos, lançou uma campanha colaborativa de financiamento para a realização do mais abrangente estudo de longo prazo sobre o glifoato e GBHs. O estudo de longo prazo é necessário para ampliar e confirmar as evidências iniciais que surgiram durante a fase piloto. 

O orçamento total previsto para o estudo global é de € 5 milhões e já recebe apoio do público em geral, políticos e ONGs em todo o mundo.

 

O Instituto Ramazzini

Em mais de 40 anos de atividade, o Instituto Ramazzini estudou mais de 200 compostos químicos existentes no ambiente em geral e ocupacional e muitos de seus resultados forneceram uma sólida base científica para regular e limitar a exposição de várias dessas substâncias. Os exemplos incluem os químicos: cloreto de vinila, benzeno, formaldeído, tricloroetileno e mancozebe.

 

Declarações dos cientistas

Prof. Philip J. Landrigan, Schiller Institute for Integrated Science and Society, Boston College — "Este estudo muito importante do Instituto Ramazzini indica que o glifosato, o herbicida mais utilizado no mundo, tem efeitos negativos sobre o desenvolvimento reprodutivo em espécies de mamíferos, mesmo em níveis de exposição considerados atualmente seguros e legalmente aceitáveis. Embora esses resultados não sejam definitivos, eles são muito preocupantes e precisam ser acompanhados de perto pelas agências reguladoras nacionais e internacionais".

Dr. Fiorella Belpoggi, Cesare Maltoni Cancer Research Centre (CRCCM), Instituto Ramazzini — "Um estudo de longo prazo sobre os GBHs, abrangendo a vida intrauterina até a fase adulta avançada. é necessário para confirmar e explorar mais a evidência inicial de efeitos relacionados ao sistema endócrino e alterações de desenvolvimento surgidas no estudo piloto."

Prof. Jia Chen, Icahn School of Medicine at Mount Sinai, Nova York — "Os GBHs são uma preocupação de saúde pública significativa devido ao seu uso generalizado e acentuadamente aumentado e ainda não sabemos o suficiente sobre seus efeitos não cancerosos, em particular no desenvolvimento de crianças".

Dr. Alberto Mantovani, Italian National Institute of Health — "Uma característica relevante dos achados para os avaliadores de risco são os efeitos endócrino-reprodutivos definitivamente mais fortes induzidos pelo produto GBH em comparação com um nível de dose equivalente da substância pura glifosato. A sugestão de que outros componentes do GBH podem aumentar significativamente a toxicidade do glifosato definitivamente merece mais investigação".

Prof. Melissa J Perry, Universidade George Washington — "Embora o glifosato esteja presente há décadas, seu uso global aumentou rapidamente e sabemos surpreendentemente pouco sobre os efeitos na saúde humana decorrentes desse uso generalizado. Esse estudo em ratos usa doses que se comparam ao que os humanos são expostos em seus ambientes cotidianos, incluindo os alimentos que ingerimos. Essas descobertas mais recentes demonstram impactos importantes sobre a produção de hormônios que não devem ser ignorados. As conclusões do estudo como um todo fornecem informações originais valiosas para avaliar mais claramente os riscos à saúde para os seres humanos".

Anderson Joel Martino Andrade, Universidade Federal do Paraná (UFPR) — "Este estudo piloto mostra que o desenvolvimento do sistema reprodutivo parece ser particularmente sensível ao glifosato e que agrotóxicos formulados podem ter um perfil diferente de efeitos tóxicos do que ingredientes ativos isolados".

 

________

1 Manservisi F, Lesseur C, Panzacchi S, Mandrioli D, Falcioni L, Bua L, Manservigi M, Spinaci M, Galeati G, Mantovani A, Lorenzetti S, Miglio R, Andrade AM, Kristensen DM, Perry MJ, Swan SH, Chen J, Belpoggi F. The Ramazzini Institute 13-week pilot study glyphosate-based herbicides administered at human equivalent dose to Sprague-Dawley rats: effects on development and endocrine system. Environmental Health 2019;18:15.

2 Swan SH, Sathyanarayana S, Barrett ES, Janssen S, Liu F, Nguyen RH, Redmon JB; TIDES Study Team. First trimester phthalate exposure and anogenital distance in newborns. Hum Reprod. 2015 Apr;30(4):963-72.

3 Levine H, Jørgensen N, Martino-Andrade A, Mendiola J, Weksler-Derri D, Mindlis I, Pinotti R, Swan SH. Temporal trends in sperm count: a systematic review and meta-regression analysis. Hum Reprod Update. 2017 Nov 1;23(6):646-659.

4 Dalsager L, Christensen LE, Kongsholm MG, Kyhl HB, Nielsen F, Schoeters G, Jensen TK, Andersen HR. Associations of maternal exposure to organophosphate and pyrethroid insecticides and the herbicide 2,4-D with birth outcomes and anogenital distance at 3 months in the Odense Child Cohort. Reprod Toxicol. 2018 Mar;76:53-62.

5 Global Glyphosate Study Pilot Phase

6 Benbrook CM. Trends in glyphosate herbicide use in the United States and globally. Environ Sci Eur. 2016;28:3.

7 IARC (International Agency for Research on Cancer). Some Organophosphate Insecticides and Herbicides. IARC Monographs on the Evaluation of Carcinogenic Risks to Humans, Volume 112 (2017).

8 EFSA (European Food Safety Authority). Conclusion on the peer review of the pesticide risk assessment of the active substance glyphosate. EFSA Journal 2015;13(11):4302, 107 pp. doi: 10.2903/j.efsa.2015.4302.

9 European Chemical Agency (ECHA). Glyphosate not classified as a carcinogen by ECHA. ECHA/PR/17/06, 15 March 2017.

10 US Environmental Protection Agency (EPA). Draft Human Health and Ecological Risk Assessments for Glyphosate

11 US Environmental Protection Agency (EPA). Glyphosate: Chronic Dietary Exposure Assessement for the Section 3 Registration Action

 

Modificado em 20-1-2020 em 07:04

 

Matérias relacionadas:

1-4-2019 - Sustainable Pulse & Monsanto Spent $17 Million in One Year to Discredit International Cancer Agency over Glyphosate Classification [How badly did Monsanto want to discredit international cancer scientists who found the company’s glyphosate herbicide to be a probable human carcinogen and promote a counter message of glyphosate safety instead? Badly enough to allocate about $17 million for the mission, in just one year alone, according to evidence obtained by lawyers representing cancer victims suing Monsanto]

28-3-2019 - DW & Bayer é condenada a pagar indenização de US$ 80 milhões por glifosato [Júri nos EUA decide que empresa deverá indenizar vítima por não alertar sobre o risco apresentado pelo herbicida Roundup, amplamente utilizado ao redor do mundo mas, segundo a OMS, potencialmente cancerígeno]

28-3-2019 - Sustainable Pulse & US Jury Punishes Bayer with $81 Million Damages Ruling in Latest Glyphosate Cancer Trial [A jury in the U.S. has found for the second time that Bayer/Monsanto’s glyphosate-based herbicide Roundup causes cancer and awarded $81 Million in damages on Wednesday to the plaintiff Edwin Hardeman]

28-3-2019 - RFI & Monsanto deverá pagar multa para aposentado que atribui câncer a Roundup [A empresa Monsanto foi declarada culpada, nesta quarta-feira (28), de negligência por um júri da Califórnia e condenada a pagar US$ 81 milhões de dólares a Edwin Hardeman, um aposentado americano que sofre de um câncer que ele atribui ao herbicida Roundup]

27-3-2019 - The Guardian & Monsanto found liable for California man's cancer and ordered to pay $80m in damages [Agrochemical corporation found responsible for Roundup weedkiller's health risks in 'bellwether' federal trial]

25-3-2019 - Sustainable Pulse & Vietnam Bans Import of Glyphosate Herbicides after US Cancer Trial Verdict [Vietnam has announced that it has banned the import of all glyphosate-based herbicides with immediate effect following the latest cancer trial verdict from San Francisco, in a move which has shaken Bayer’s Asian market for its top-selling product. Hoang Trung, Director of the Plant Protection Department under the Ministry of Agriculture and Rural Development, stated Saturday to Tuoi Tre newspaper that  the import and trans-national trading of herbicides containing glyphosate would be banned immediately. Glyphosate herbicides are currently widely used in Vietnam]

22-3-2019 - DW & Sob suspeita nos EUA, glifosato segue inabalável no Brasil [Apontado como causador de câncer em julgamento na Califórnia, agrotóxico é o mais usado nas plantações brasileiras. Agronegócio acompanha com atenção]

21-3-2019 - GM Watch & Early exposure to pesticides – including glyphosate – linked to increased risk of autism [Exposure to common agricultural pesticides, including glyphosate, before birth and in the first year of life is associated with a small to moderately increased risk of autism spectrum disorder (ASD) compared with infants of women without such exposure, finds a study published in the BMJ]

21-3-2019 - Bloomberg & Roundup Judge Loosens His Grip on Monsanto Ghosts Haunting Bayer [(...) The judge was very clear about the challenge facing Bayer when he rejected earlier this month the company's request to throw out the case. He wrote that there is "strong evidence" from which a jury could conclude that "Monsanto does not particularly care whether its product is in fact giving people cancer, focusing instead on manipulating public opinion and undermining anyone who raises genuine and legitimate concerns about the issue." (...)]

21-3-2019 - Rede Brasil Atual & Agrotóxico glifosato tem nova condenação nos EUA por causar câncer [O júri ainda vai julgar a responsabilidade da Bayer, dona da Monsanto, que desenvolveu a fórmula. Em fevereiro, a Anvisa liberou o produto no Brasil, ignorando pesquisas que o apontam como cancerígeno]

21-3-2019 - Sustainable Pulse & Los Angeles County Suspends Use of Glyphosate Herbicides over Safety Concerns [The Los Angeles County Board of Supervisors directed all departments to stop using the world’s most used weedkiller glyphosate, it reported on Tuesday]

21-3-2019 - El País & Justiça dos EUA considera que herbicida da Monsanto liberado no Brasil causou segundo caso de câncer [A nova derrota judicial pode servir de precedente para milhares de ações contra o pesticida Roundup]

20-3-2019 - RFI & Ações da Bayer despencam após segunda condenação do glifosato na origem de um câncer [As ações do grupo alemão Bayer caíram mais de 10% na manhã desta quarta-feira (20) na bolsa de valores de Frankfurt, na Alemanha. A degringolada acontece no dia seguinte de a justiça americana considerar, pela segunda vez, o glifosato – princípio ativo do herbicida Roundup, marca comprada pela Bayer – como um produto cancerígeno]

20-3-2019 - CNN & Jurors say Roundup contributed to a 2nd man's cancer. Now thousands more cases against Monsanto await [A federal jury dealt a huge blow to Monsanto, saying its popular weedkiller Roundup was a substantial factor in causing a California man's cancer. It's the second time in eight months that a jury has reached such a decision. But Edwin Hardeman's case against Monsanto is the first to be tried in federal court. And thousands of similar cases are still pending at the federal or state level]

20-3-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & EUA: júri concluiu que o agrotóxico foi 'fator substancial' para câncer de agricultor [Depois de deliberar por uma semana o júri, integrado por cinco mulheres e um homem, chegou a um veredicto unânime em favor do agricultor Ed Hardeman, 70. Para chegar a essa decisão, o júri efetivamente rejeitou o argumento do fabricante do agrotóxico glifosato de que "não há como se saber o que causou seu linfoma não-Hodgkin" & USA: Jury concluded that agrotoxicity was'substantial factor' for farmer's cancer & After deliberating for a week the jury, integrated by five women and a man, reached a unanimous verdict in favor of farmer Ed Hardeman, 70. To reach this decision, the jury effectively rejected the manufacturer's argument of the agrotoxic glyphosate that "there isn't to know how what caused his non-Hodgkin's lymphoma"]20-3-2019 - BBC News & Weedkiller glyphosate a 'substantial' cancer factor [A US jury has found that one of the world's most widely-used weedkillers was a "substantial factor" in causing a man's cancer. Pharmaceutical group Bayer had strongly rejected claims that its glyphosate-based Roundup product was carcinogenic. But the jury in San Francisco ruled unanimously that it contributed to causing non-Hodgkin's lymphoma in California resident Edwin Hardeman. The next stage of the trial will consider Bayer's liability and damages]

20-3-2019 - Brasil de Fato & Júri nos EUA considera que o glifosato, herbicida mais usado no Brasil, causa câncer [Corte da Califórnia viu relação causal entre câncer e a exposição ao Roundup, herbicida da Bayer à base de glifosato]

19-3-2019 - Environmental Working Group (EWG) & EWG: Verdict in Roundup Trial Latest Blow to Bayer-Monsanto's Claims Glyphosate Doesn't Cause Cancer [Today's verdict in favor of a California man who said his cancer was caused by exposure to Bayer AG's Roundup weedkiller is further evidence that glyphosate, the herbicide's active ingredient, is carcinogenic to humans, said Environmental Working Group President Ken Cook]

19-3-2019 - The Guardian & Monsanto: Roundup substantial factor in man's cancer, jury finds in key verdict [Federal jury’s decision in case of man who said he used weedkiller for decades could affect hundreds of other plaintiffs]

19-3-2019 - Sustainable Pulse & California Jury Finds Roundup Weedkiller to be 'Substantial Factor' in Causing Man's Cancer [A California federal jury found Tuesday that Monsanto's Roundup weedkiller was likely a substantial factor in causing a man’s cancer, delivering a major blow to the Bayer AG unit in the first such federal bellwether trial and setting the stage for a second phase to determine damages]

18-3-2019 - Environmental Health News & What's the world's most widely used herbicide doing to tiny critters? [Glyphosate-based herbicides are not supposed to harm wildlife. But lab studies keep finding otherwise]

17-3-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Cientistas encontram novas evidências preocupantes entre agrotóxicos à base de glifosato e câncer [Um novo estudo — Exposure to Glyphosate-Based Herbicides and Risk for Non-Hodgkin Lymphoma: A Meta-Analysis and Supporting Evidence — sugere que pessoas expostas a "grandes doses" de agrotóxicos à base de glifosato "têm um risco elevado de desenvolver o linfoma não-Hodgkin" & Scientists find new worrying evidence of glyphosate-based pesticides and cancer & A new study - Exposure to Glyphosate-Based Herbicides and Risk for Non-Hodgkin Lymphoma: Meta-Analysis and Supporting Evidence - suggests that people exposed to "large doses" of glyphosate-based pesticides have a high risk of developing lymphoma non-Hodgkin's"]

17-3-2019 - Sustainable Pulse & New US Bill Aims to Limit Children's Exposure to Glyphosate Herbicides [Rep. Rosa DeLauro (D-Conn.) introduced legislation Friday to dramatically limit American children's exposure to glyphosate, the active ingredient in Monsanto's Roundup weedkiller, in food. The bill would not only ban pre-harvest spraying of glyphosate on oats but also require the federal government to test foods popular with children for the herbicide, which has been linked to cancer]

15-3-2019 - Press Release/Rosa DeLauro & DeLauro Introduces Keep Food Safe from Glyphosate Act [This week, Congresswoman Rosa DeLauro (CT-03) introduced the Keep Food Safe from Glyphosate Act, new legislation that would overturn the Trump Administration's decision to ignore glyphosate residues in the United States Department of Agriculture's (USDA) annual pesticide residue monitoring survey. Exposure to glyphosate—the weed killer made popular by Monsanto—was recently found to increase the risk of cancer by 41%. "American families deserve to know that the food they are eating and feeding to their children is safe," said Congresswoman DeLauro. "But that is not the case because the Trump Administration refuses to test our food for dangerous chemicals like glyphosate—an herbicide linked to increased risk of cancer. That is unconscionable. Congress needs to pass the Keep Food Safe from Glyphosate Act to ensure corporations are not profiting at the expense of Americans' health."]

15-3-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Na "dose segura": novo estudo toxicológico revela efeitos nocivos dos GBHs [Novo estudo, realizado por várias instituições científicas independentes em todo o mundo, descobriu que a exposição aos agrotóxicos herbicidas à base do i. a. glifosato [glyphosate-based herbicides (GBHs)] causou efeitos reprodutivos e de desenvolvimento em ratos machos e fêmeas, em um nível de dose tido nos EUA "como seguro" (1,75 mg/ kg pc/dia) - In the "safe dose": new toxicological study shows harmful effects of GBHs & A new study, made by several independent scientific institutions around the world, found that exposure to herbicide-based herbicides I.A. glyphosate-based herbicides (GBHs) caused reproductive and developmental effects in male and female rats at a dose level in the US "as safe" (1.75 mg / kg bw / day)]

14-3-2019 - Mother Jones & Scientists Found Worrisome New Evidence About Roundup and Cancer [A closely watched lawsuit against the weedkiller’s maker hinges on the link] 

14-3-2019 - Rede Brasil Atual & Nota técnica da Anvisa sobre glifosato ignora riscos à saúde da população [Documento do órgão afirma, por exemplo, que o agrotóxico não provoca mutação genética nem é cancerígeno, negando diversos estudos do meio científico. A nota técnica divulgada pela Anvisa sobre o uso de glifosato no Brasil, agrotóxico mais utilizado no país, "não é séria", segundo análise da pesquisadora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), Larissa Mies Bombardi, autora do Atlas Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia]

13-3-2019 - Sustainable Pulse & Global Glyphosate Study Pilot Phase Shows Reproductive and Developmental Effects at 'Safe' Dose [A new study, performed by multiple independent scientific institutions around the world, has found that exposure to glyphosate-based herbicides (GBHs), including Roundup, caused reproductive and developmental effects in both male and female rats, at a dose level currently considered safe in the U.S. (1.75 mg/kg bw/day)]

13-3-2019 - Le Monde & Le glyphosate suspecté d’être un perturbateur endocrinien [Une étude, publiée le 12 mars par un consortium international de chercheurs, ajoute une nouvelle controverse sur ce produit déjà soupçonné d’être génotoxique ou cancérogène]

11-3-2019 - The Ramazzini Institute & Global Glyphosate Study Pilot Phase Shows Reproductive and Developmental Effects at 'Safe' Dose [A new study has found that exposure to glyphosate-based herbicides (GBHs), including Roundup, caused reproductive and developmental effects in both male and female rats, at a dose level currently considered safe in the U.S. (1.75 mg/kg bw/day)]

10-3-2019 - Folha de S.Paulo & Licença para envenenar [No Congresso já houve CPI dos agrotóxicos; todos acharam melhor seguir 'o curso normal' (...) O Conselho de Pesquisa Científica da ONU denunciou o agrotóxico glifosato, na semana passada, como potencial causador de câncer. A França estabeleceu, há pouco, duras restrições a determinados agrotóxicos (...). A União Europeia proibiu o uso do agrotóxico atrazina e, já numerosos agrotóxicos com restrições, seguem-se outros. Todos eles, e muitos outros, por ameaça ao consumidor e envenenamento do meio ambiente. Esses agrotóxicos estão, porém, nos pratos e marmitas do almoço e do jantar brasileiros, no café da manhã e no lanche, em doses e guloseimas. E no ar (...)"]

8-3-2019 - WPBF & Lake Worth woman files billion dollar lawsuit against Bayer [Melanie LaFond blames RoundUp weed killer for her throat cancer]

8-3-2019 - Brasil de Fato & "Brasileiro sofre com problemas crônicos por uso de agrotóxicos", afirma pesquisadora [No programa Entre Vistas, da TVT, Larissa Bombardi ressaltou os perigos da aplicação intensiva de venenos nas lavouras]

7-3-2019 - Sustainable Pulse & European Court of Justice Orders EU Regulators to Publicly Release Secret Industry Glyphosate Studies [The European Court of Justice (ECJ) has ordered the European Food Safety Authority (EFSA) to release all of the secret carcinogenicity and toxicity pesticide industry studies on glyphosate to the general public, in a huge legal victory for public health protection. The full ECJ press release, published Thursday (...)]

7-3-2019 - Monitor Mercantil & Glifosato: consulta pública da Anvisa sobre o 'veneno' manipula dados [​​​​​​​Liberação de novos agrotóxicos para a agricultura atinge níveis preocupantes no governo Bolsonaro]

15-2-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Novo estudo evidencia que ligação entre o glifosato e o linfoma não-Hodgkin é mais forte do que o anteriormente relatado [Novo estudo da Universidade de Washington, EUA, fornece a análise mais atualizada do agrotóxico glifosato e sua ligação com o linfoma não-Hodgkin (LNH), e incorpora um estudo realizado em 2018 em mais de 54 mil pessoas que trabalham como aplicadores de agrotóxicos licenciados. Vários estudos e avaliações internacionais tiveram conclusões diferentes sobre se esse agrotóxico leva ao câncer em humanos & New study shows that the link among glyphosate and non-Hodgkin's lymphoma is stronger than previously reported & New study by the University of Washington, USA, provides the most up-to-date analysis of glyphosate agrotoxicity and its linkage to non-Hodgkin lymphoma (LNH), and incorporates a study conducted in 2018 in more than 54000 people working as pesticide applicators Licensed. Several international studies and assessments had different conclusions about whether this agrotoxicity causes cancer in humans]

19-1-2019 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & UE: avaliação da renovação do uso do agrotóxico glifosato foi baseada em plágio? [Relatório para o Parlamento Europeu sustenta que a renovação do uso do agrotóxico glifosato na União Europeia (EU) foi baseada em texto plagiado produzido pela própria Monsanto. Members of the European Parliament (MEPs) afirmam que relatório para o Parlamento Europeu "explica por que os reguladores da UE descartaram alertas sobre o perigo desse agrotóxico" & EU: Evaluation of the renewal of the use of agrotoxic glyphosate was based on plagiarism? & Report to the European Parliament maintains that the renewal of the use of glyphosate in the European Union (EU) was based on plagiated text produced by Monsanto itself. Members of the European Parliament (MEPs) state that a report to the explains why EU regulators have ruled out warnings about the danger of agrochemicals"]

11-12-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & China deve introduzir um LMR ao agrotóxico glifosato [A China deve introduzir um limite máximo de resíduo (LMR) de 200 partes por bilhão (ppb) ou menos ao agrotóxico glifosato, em todos as commodities agrícolas que importa, incluindo grãos, soja e outras leguminosas antes do final de 2019, segundo fontes do Sustainable Pulse & China should introduce an MRL to the agrotoxic glyphosate & China should introduce a maximum residue limit (MRL) of 200 parts per billion (ppb) or less to the agrotoxic glyphosate, in all agricultural commodities that matter, including grains, soybeans and other legumes before the end of 2019, according to sources of Sustainable Pulse]

9-12-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & EUA: relatório do CEH denuncia altos níveis de glifosato em mais de 70% dos lanches à base de cereais [O agrotóxico glifosato, o ingrediente ativo do herbicida mais utilizado no mundo, é aplicado em fazendas que cultivam milho, soja, aveia e centenas de outras culturas. Desses cultivos, o agrotóxico pode fazer o seu caminho para a comida & USA: Report of the CEH denounces high levels of glyphosate in more than 70% of cereal-based snacks & The agrotoxic glyphosate, the active ingredient of the most widely used herbicide in the world, is applied in farms that cultivate maize, soybean, oats and hundreds of other crops. Of these crops, agrochemicals can make their way to food]

9-11-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & O relatório da ONU contra os agrotóxicos não pode ser esquecido ["Usar mais agrotóxicos não tem nada a ver com a eliminação da fome. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), somos capazes de alimentar 9 bilhões de pessoas hoje. A produção está definitivamente aumentando, mas o problema é a pobreza, a desigualdade e a distribuição [de alimentos]". — Hilal Elver, relatora especial da ONU sobre o direito à alimentação & The UN report against pesticides can't  be forgotten & "Using more pesticides has nothing to do with the elimination of hunger. According to the United Nations Food and Agriculture Organization (FAO), we're able to feed 9 billion people today. The production is definitely increasing, but the problem is poverty, inequality and distribution [of food]". — Hilal Elver, UN Special rapporteur on the right to food]

20-10-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & União Europeia (UE): investigações do britânico The Independent e do Greenpeace revelaram tática de lobby em favor do glifosato [Ambientalistas acusaram os organizadores de uma "campanha de lobby de seis dígitos" destinada a defender um polêmico agrotóxico com o emprego de "táticas dos lobistas do tabaco" & European Union (EU): investigations by the British the Independent and Greenpeace revealed lobbying tactics in pro of glyphosate & Environmentalists accused the organizers of a "six-digit lobbying campaign" aimed at defending an agrotoxic polemic with the Use of "tobacco lobbyists' tactics"]

4-10-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Relatórios da FDA e da Cornell University mostram resíduos do agrotóxico glifosato em milho, soja e ração animal [Em 1999, o "nível seguro" (MRL, em inglês) estabelecido pela EPA para soja foi elevado de 0,1 mg / kg (100 ppb) para 20 mg / kg (20.000 ppb) nos EUA e na Europa. Da mesma forma, em 2004, o Limite Máximo de Resíduo (LMR) do agrotóxico glifosato no Brasil para soja foi elevado de 0,2 mg / kg (200 ppb) para 10 mg / kg (10.000 ppb) & FDA and Cornell University reports show residues of agrotoxic glyphosate in maize, soybean and animal feed & In 1999, the "Safe level" (MRL) established by the EPA for soybean was elevated from 0.1 mg/kg (100 ppb) to 20 mg/kg (20,000 ppb) in the U.S.A. and Europe. Similarly, in 2004, the maximum residue limit (MRL) of glyphosate agrotoxicity in Brazil for soybean was elevated from 0.2 mg/kg (200 ppb) to 10 mg/kg (10,000 ppb)]

19-8-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: agrotóxico glifosato e o alegado "risco zero para a saúde" [Diretor da Sociedade Rural Brasileira afirma em notícia que o "glifosato tem risco zero para a saúde" das pessoas e que o Ministério Público Federal quer "transformar 'disparates' em 'verdades absolutas'"; porém, a realidade toxicológica da formulação comercial do agrotóxico à base de glifosato é outra & Opinion by Direx: agrotoxic glyphosate and the alleged "zero risk to health" & Director of the Brazilian Rural Society says in the news that "glyphosate has zero risk to people's health" and that the Federal Public Ministry wants to "in 'absolute truths' "But the toxicological reality of the commercial formulation of glyphosate-based pesticide is another]

10-8-2018 - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná (Afisa-PR) & Opinião da Direx: o caso do agrotóxico glifosato [Cancelamento de registro, reavaliação toxicológica, câncer e julgamento nos EUA & Direx's Opinion: The Case of Agrotoxic Glyphosate & Cancellation of Registration, Toxicological re-evaluation, cancer and trial in the U.S.]