Afisa-PR

Rosselkhoznadzor russo flagra ractopamina na carne brasileira

Serviço oficial russo, antes do final desta semana, pode proibir o abastecimento de carne bovina e suína importada do Brasil

 

De acordo com a notícia da agência TASS de 15 de novembro, antes do final desta semana, o Rosselkhoznadzor da Rússia poderá proibir o abastecimento de carne bovina e suína importada do Brasil:

 

"A Rússia pode proibir no final de semana o fornecimento de carne bovina e suína do Brasil devido à descoberta de ractopamina, que é utilizada para acelerar o crescimento de animais. Isto foi relatado à TASS pelo representante oficial do Rosselkhoznadzor, Yulia Shvabauskene.

'A proibição deve ser estendida a todas as empresas brasileiras para carne de porco e carne bovina', disse Shvabauskene, acrescentando que até a sexta-feira, 17 de novembro, a proibição será introduzida caso confirmada a presença de ractopamina.

O Rosselkhoznadzor observou anteriormente que ao usar ractopamina em suínos, o ganho diário médio é aumentado em 10%, enquanto a ingestão diária média de ração é reduzida em 6%. Ractopamina é adicionada à alimentação de porcos na última fase de engorda, quando o crescimento do tecido muscular diminui e a gordura começa a aumentar. A droga divide as gorduras e promove a construção muscular intensiva.

No sentido farmacológico, a ractopamina é um beta-adrenostimulador de um grupo com adrenalina, mas não se destina a uso médico. Consumir carne humana e subprodutos animais que receberam ractopamina com alimentos estimulantes do crescimento podem causar envenenamento, manifestados em sinais clínicos como distúrbios do ritmo cardíaco, dores de cabeça, espasmos musculares, aumento da pressão arterial. O efeito desse estimulante em uma pessoa não é totalmente compreendido, no entanto, o uso de produtos com restos de ractopamina para pessoas com doenças do sistema cardiovascular é perigoso.

Atualmente, a ractopamina é usada nos EUA, Canadá, Brasil, México e outros 25 países, a substância é proibida para uso na União Europeia, China, Rússia e outros (mais de 120 países)."

 

 

A notícia da Gazeta Parlamentar, uma edição da Assembleia Federal da Federação Russa, de 15 de novembro, afirma que "O Rosselkhoznadzor lembrou que em 2014 a Rússia já restringiu a importação de carne brasileira devido ao conteúdo de ractopamina" e que "Os colegas brasileiros comprometeram-se a garantir a segurança do suprimento, mas aparentemente 'perderam o controle', sugeriu o Rosselkhoznadzor".

 

Modificado em 6-11-2018 em 10:23

 

Notícias vinculadas:

14/11/2017 - Россельхознадзор / Новости & Россельхознадзором принято решение о введении режима усиленного лабораторного контроля в отношении продукции четырех бразильских предприятий [O Rosselkhoznadzor decidiu introduzir um regime de controle de laboratório aprimorado em relação à carne de quatro empresas brasileiras]

15/11/2017 - Gazeta Parlamentar [Edição da Assembleia Federal da Federação Russa] & Россия может запретить поставки мяса из Бразилии [A Rússia pode proibir o fornecimento de carne do Brasil]

15/11/2017 - Reuters & Rússia analisa banir importações de carne suína e de gado do Brasil, diz órgão regulador

15/11/2017 - Brasil 247 & RÚSSIA ANALISA BANIR IMPORTAÇÕES DE CARNE SUÍNA E DE GADO DO BRASIL

15/11/2017 - TACC & Россия до конца недели может запретить поставки свинины и говядины из Бразилии