Afisa-PR

Afisa-PR reivindica a criação da GFI

Os dirigentes nomeados pelo governo Richa à defesa agropecuária deixaram de atender essa importante reivindicação

 

Afisa PR 16 JPEG

 

A Afisa-PR - Associação dos Fiscais da Defesa Agropecuária do Estado do Paraná, visto que o modelo de autarquização escolhido pelo governo Richa à defesa agropecuária do Estado do Paraná precisa de correção (despreza a necessidade de separar os serviços da fiscalização de insumos e serviços destinados à agricultura da vigilância e defesa sanitária vegetal), protocolou requerimento junto à autarquia de defesa agropecuária do estado, reivindicou a criação da Gerência de Fiscalização de Insumos e Serviços Agrícolas (GFI) no âmbito da diretoria de defesa agropecuária.

A Afisa-PR defende que esta divisão encontra ressonância no modelo adotado pelo MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (mediante o modelo que preconiza o DFIA/DSA - Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas).

O modelo de gerência única para atender duas atividades distintas - que por dotação orgânica e modo operacional são vertentes fundamentalmente diferentes e distintas entre si – não é satisfatório, pois não permite o atendimento adequado de  ambas atividades. 

A continuidade desse modelo inadequado, implicará no rebaixamento qualitativo obtido nos últimos anos em vigilância e defesa sanitária vegetal - alcançado graças à eficiente divisão existente à época do extinto Defis - Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária. Sem esta divisão haverá inevitável deterioração da qualidade dos serviços prestados em ambas as atividades.

 

Afisa-PR critica a “transversalidade de ações”

A Afisa-PR também critica a política de “transversalidade de ações” adotada pela autarquia de defesa agropecuária do estado, imposta sem discussão entre os fiscais da defesa agropecuária,  visto que impossibilita adequado controle técnico, pela superficialidade de conhecimento técnico em todas as atividades da defesa agropecuária, fato que impacta substancialmente a qualidade da fiscalização agropecuária pública.

 

Modificado em 16-2-2019 em 09:29

 

Attachments:
Download this file (Requerimento_sob_protocolado_13.003.149-8.pdf)Requerimento_sob_protocolado_13.003.149-8.pdf[Requer-se a criação da GFI no âmbito da Adapar]410 kB