Afisa-PR
Fiscalizações agropecuárias de dezesseis países da Europa relataram 561 surtos de vírus da influenza aviária altamente patogênica (HPAI, na sigla em inglês, Highly Pathogenic Avian Influenza) na avifauna e em aves de criações domésticas e industriais, de acordo com o relatório Avian influenza overview August – December 2020 da European Food Safety Authority (EFSA)

Crédito imagem: Philippe Hugen | AFP (imagem publicada no La Croix)
Leia mais...
Afisa-PR
Relatório da britânica Open Cages alerta que os vírus da gripe aviária, mais frequentes do que nunca e altamente infecciosos, fariam o da Covid-19 parecer moderado

Crédito imagem: The Bureau of Investigative Journalism
Conforme a notícia Cheap supermarket chicken risking 'catastrophic' new pandemics, report warns (por Jane Dalton) do The Independent de 9 de novembro de 2020, a organização britânica de defesa do bem-estar dos animais Open Cages, publicou o relatório British Pandemic | The Cruelty and Danger of Supermarket Chicken no qual alerta que a carne de frango de baixo custo (o produto de origem animal final) que é vendida nos supermercados do Reino Unido tem potencial para desencadear novas e catastróficas pandemias.
Leia mais...
Afisa-PR
Infortúnio da natureza ou mais uma consequência originária do "modelo" intensivo de exploração capitalista aplicado às atividades neoagropecuárias?

Crédito imagem: Firstpost
O coronavírus, que causa a síndrome da diarreia aguda em suínos (SADS-CoV), "pulou" de morcegos e infectou (é transmitida através das fezes de morcego-de-ferradura-grande) suínos em toda a China desde que foi descoberto pela primeira vez em 2016. Esse vírus é especialmente fatal para leitões. Surtos do vírus SADS-CoV têm potencial para causar prejuízos econômicos em países dependentes da exploração da indústria suína.
Leia mais...
Afisa-PR

Crédito imagem: Eduard Korniyenko | Reuters (divulgada na AAAS)
Conforme a notícia Erster Verdachtsfall von Afrikanischer Schweinepest in Brandenburg do RBB24 de 9 de setembro de 2020, na quarta-feira (9) o Laboratório de Berlim-Brandenburg (LLBB, na sigla em alemão, Landerslabor Berlin-Brandenburg) recebeu uma carcaça suspeita de javali selvagem encontrada no distrito de Spree-Neisse que faz fronteira com a Polônia.
Uma amostra coletada dessa carcaça suspeita foi enviada do LLBB para um laboratório de referência nacional, o Instituto Friedrich-Loeffler (FLI, na sigla em alemão, Friedrich-Loeffler-Insitut), onde um exame virológico confirmou a presença do vírus da peste suína africana (PSA) em território alemão.
Leia mais...